bom o vídeo de hoje surgiu a partir de uma sugestão de um de vocês que foi o seguinte como que a gente consegue identificar um roteiro ruim dando um vídeo de hoje estamos aqui para identificar sete sinais de um roteiro ruim nome é Vera Góes e você está assistindo a narratologia é é bem então quer dizer que cima o roteiro tivessem ser mais significa que ele é ruim Olha você ver honesta com você seu roteiro tiver um desses sinais já é uma coisa assim bem grave você vai entendendo O porquê disso o nome do vídeo
eu faço muita consultoria e eu tenho minhas turmas têm os meus alunos e eu lido muito com projeto de quem tá começando de quem tá iniciando e esse vídeo também engloba alguns erros comuns que a gente começa quando a gente está começando e já quero começar logo no primeiro dele porque o primeiro deles assim é batata é muito comum cê tá começando você acaba fazendo isso com o seu protagonista que é o que é protagonista passivo Poxa bem mas qualquer problema do protagonista para cima o que é que tem etc gente é muito grave Principalmente
quando você tá falando de uma narrativa clássica A não ser que você esteja fazendo uma narrativa moderna que você tenha consciência sobre isso e que o seu protagonista seja passivo em prol do seu tema da sua crítica etc são outros quinhentos mas Oi Maria de vocês duas cá fazer um filme que atinge muitas pessoas ou uma série que é feita para passar numa plataforma e atingir muitas e muitas pessoas e ser muito popular se eu sei que é o que a maioria busca e é um desejo muito bacana por muito tempo aqui no Brasil a
gente não tinha esse desejo né a gente sempre buscou fazer uma arte mais de Vanguarda um cinema de autor que era sempre com público muito restrito né e é muito bacana hoje a gente vê esses novos roteiristas e diretores entrando com essa visão mais popular mais industrial mais pop e se você tem essa visão potência objetivo você não pode em hipótese alguma ter um protagonista passivo o quê que isso quer dizer quer dizer que quem toma as decisões importantes sobre a narrativa não seu protagonista O que que é muito comum de acontecer como é que
se identifica que seu protagonista da passiva as coisas acontecem com ele e ele reage ou seja não foi um conflito que ele causou ou algo que ele buscou resolver e isso que ele tentou resolver ele acabou causando o outro problema aí não é por exemplo aconteceu um negócio e daí a gente ver a reação das pra e o aconteceu um negócio e na verdade o código fonte que tomou uma atitude o protagonista tá vivendo as consequências dessa atitude que o código antes de tomou e pude protagonista passiva assim é um péssimo parâmetro para o seu
roteiro também muito cuidado com ele segundo sinal de que talvez o seu roteiro esteja ruim muito personagem Nossa essa outra que assim Gente do céu é voz só sabe qual o problema de você ter muito personagem né e com que que está relacionada É assim que você pensa Poxa mas nem te explicar Aí força do meu personagem né até triplicar infância dele pô então é melhor eu mostrar que é uma babá que criou ele né Tá bom então vou deixar a babá na Trama também E aí eu já tenho que ter o pai já tem
que ter a mãe E aí a esposa EA cunhada e o filho porque é uma pessoa não é uma pessoa normal conhece muitas pessoas Então eu preciso ter essa vida que pareça é que essa novela semelhança que o galera semelhança né Dá uma olhada no meu vídeo que eu falo sobre animação porque ela é o debate essa questão da Vera você e com a veridicção que é o que sempre nos interessa muito mais né então se você acaba querendo muito personagem Porque você pensa ela tá da Vera semelhança entendeu aí você vai olhar os personagens
que realmente tem alguma função gramática uma função narrativa consistente então tipo 2 outras ou por exemplo tem dois personagens têm opção aqui outra ali e eles tranquilamente poderia ser um personagem sofre tipo um irmão e um amigo eles fazem a mesma função narrativa boa economizar agora tornar um personagem só é um primo pronto mas vai chegar ali no meio do caminho eu sou a maior assassina de personagem nos projetos que eu entro gente personagem sobrando comigo não tem sério eu tenho pavor de personagem sobrando narrativa para negócio aqui só gasta dinheiro para mim eu preciso
arranjar mais um ator e daí é mais caro Cash ainda sabe tudo fica mais complicado aí aí eu peço nós não aparece a quatro episódios vamos ter que trazer só vai aparecer não nosso desnecessário Desnecessário isso só que também é desnecessário é você não ser escrito nesse canal porque Oi aqui é necessária para o seu roteiro é você se inscrever nesse canal se você se inscreve nesse canal você automaticamente se torna o roteirista melhor gente o negócio assim de mágica há vários relatos de vários roteiristas se inscrever no canal só roteirista melhor o negócio impressionante
recomendo que você faça o mesmo terceiro sinal de um roteiro ruim esse aqui ah eu não canso de falar aqui nesse canal formatação errada não sei se você caiu de paraquedas aqui nesse vídeo mais existe uma formatação padrão para escrever o roteiro audiovisual Pois é você não pode escrever no word tipo mentiram para vocês vocês falar não sei por escrever no word não dá esse sabe o que que é muito comum também é muito comum que um roteiro de narrativa ruim tem a formatação errada gente vocês podem abrir o site que tem um monte de
roteiro convive lá no narratologia. Com.br você encontra roteiro mas lá eu faço uma seleção só para pagar roteiros bacanas tem muito roteiro em português também mas você vai começa Abrir roteiros que você sabe que a gente filme ruim nessa Vai começa Abrir gente a batata a formatação está cagada Porque pensa aqui comigo a criatura não teve preocupação com a forma natação de roteiro vocês acham que ela vai se preocupar com a narrativa vocês acham que ela vai se preocupar com a unidade dramática você acha que ela vai perguntar se preocupar com protagonista passivo não não
gente às vezes que eu vou com a forma atenção que o negócio aqui assim vou dominar a linguagem visual é assim o beabá é o básico do roteirista e a pessoa não te procurou negociar os provoca narrativa da entendeu E se você não quiser ser um desses roteiristas que escreve mal formata mal pelo amor de Deus meu curso de formatação tem as inscrições continuar você pode entrar a gente na madrugada do dia Trinta e Um de dezembro você pode se matricular nesse curso então clica aqui tá sempre tá descrição no primeiro comentário você pode clicar
aqui se matricular no curso de formatação de roteiro para você aprender a ser um roteirista de verdade quarto sinal de que o seu projeto seu roteiro só narrativa não tá muito legal essa a gente também assim é uma coisa que eu conversei com outros colegas professores de roteiro o identifica é o seguinte você pergunta para pessoas você pergunta para o roteirista procurador do projeto seguinte me conta a premissa do seu projeto em cinco minutos a pessoa começa bem assim é não é que tipo assim é tem lugar tem universo não dá uma prova não tem
tem esse personagem a heroína né É um prato é mulher e mulher protagonista e aí ela precisa você já sabe que a pessoa não sabe que ela não sabe do pequeno projeto dela não sabe o dia que se trata a história que ela quer contar entendeu você perguntar a pessoa demorar para responder é a pessoa começar a contar e ela se enrolar e ela mudar começa a falar do universo depois fala do personagem depois para locação em volta para o universo aí vai para aqui gente uma pessoa que ela tem bom domínio que ela tem
consciência da narrativa que ela tá contando que ela tem consciência de um projeto dela ela vai falar rápido sabe o que que é o Projeto dela é algo É sobre o quê que é o seu projeto e você responder é sobre isso isso isso a partir do conflito tal tal tal Nossa Serasa tá falando com o Rodrigo Está profissional aí é outra coisa aí você tá falando com alguém que sabe como tá a história não é assim ai que eu queria falar sobre você queria falar você não fala no seu conflito é isso que você
tá me comunicando não cara se você tem o domínio se você entende sua narrativa se sentem seu projeto alguém te pergunta sobre o que que é o seu projeto e você responde rapidamente quinto se não indica o seu roteiro não está saudável ausência de conflito Nossa esse daqui a outra também que fosse chega triste assim né Fabi vocês já ouviram falar ajudado em ter ouvido falar até por mim também já falei isso algumas vezes aqui no canal de alguns jurados e alguns avaliadores de edital que Len as primeiras 15 páginas do roteiro e sem 15
páginas máximo 20 o roteiro não diz porque ele veio em a ler posicionamento com qual Eu particularmente concordo Pois é é sobre isso gente é sobre você tá na página 15 na página 20 de um Outeiro de 90 páginas que protagonista não disse para ti ver propaganda ser passivo ou acontece nada com ele você gasta cinco páginas para contextualizar para apresentar o universo e o personagem com um monte de aula dispositivo você não apresenta conflito você introduz um monte de personagem até a página 15 o celular ou conseguiu aprender o protagonista o nome do protagonista
de direitos e já tá ali com 10 8 personagens ali para o seu espectador e essa coisa do conflito gente você não apresentar conflito até a página 20 é muito grave quando a gente está falando de uma narrativa clássica quando está falando de uma narrativa para muitas pessoas uma narrativa mais popular Tome muito cuidado com isso então e muito cuidado também para não resolver o conflito no meio do filme conflito é para estabelecer até estourando 20 minutos do longa e para terminar e os últimos dez minutos do longa Ai bem na série série A mesma
coisa séria para você estabelecer um conflito até metade do episódio e para resolver só no último Episódio da última temporada é lá que resolve o conflito né para resolver no meio do caminho daí para se machucando a Deus Dará sem conversar eu tiro o conflito sentir o motor você tira a tensão dramática você tira tudo precisa ter conflito hashtag mais conflito se você concorda comigo a pessoa descontextualizado nessa hora ela chega nesse vídeo pensa vender os essa criatura ela gosta de tratar né ela gosta de confusão agora eu construído mas só que a gente tá
doente né roupa está sempre uma criatura um pouco esquisito assim texto sinal de que o seu roteiro está precisando de ajuda troca de protagonista Esse é muito comum sério esse daqui em série de hoje que eu recebo a mensagem a seguir no Instagram né que está gerando assim até eu tenho protagonista que ele é só da primeira temporada da série aí na segunda temporada eu mudo de protagonista dá para fazer isso é porque eu não vi nenhuma série fazendo isso só que dá para fazer então é só Já respondeu a própria pergunta é quando ela
diz assim eu nunca vi nenhuma série boa né decente fazer isso né dá para fazer aí você vai estar assim deu um tiro no seu pé se você fizer isso né já falei várias vezes aqui no canal não canso de repetir porque esse é um dos grandes segredos da narrativa de série que muita gente insiste em ignorar que é o que sim você mostra ali no piloto protagonista conflito universo estrutura do episódio que você está fazendo um pacto com as audiência você está fazendo um contrato Olha eu te prometo entregar este episódio do início ao
vai ver Friends são dez temporadas do mesmo tipo de conflito com os mesmos personagens do mesmo universo até o mês missionário faz tudo igual o espectador e comprou aquilo no piloto ele não comprou outra coisa Tá então você quer mudar de protagonista no meio do caminho Isso é isso é uma quebra drástica com seu espectador suas faz com seus pés você tá traindo seus pecados quando você faz isso tá então Oi gente trocar de protagonista não é legal sétimo e último sinal de que o seu roteiro seu projeto não está legal ausência de unidade seja
ela unidade dramática no caso de uma narrativa clássica unidade temática no caso de uma narrativa moderna ou unidade estética no caso de uma narrativa contemporânea o ser humano ele gosta que as coisas façam sentido ele não gosta de não entender em algum grau esta unidade eu preciso estar presente né na unidade de ação esta unidade está muito mais clara né Sem na cena você tem a mesma unidade que sem na cena você tem ali um protagonista com mesmo conflito indo fazer uma coisa só se ela postando uma causalidade lógica se você tá falando de uma
unidade temática acontecendo tem séries e em longas de narrativa moderna você tem ali todas as cenas todas as trompas amarradas pelo mesmo tema todas as tramas do subtexto no fundo falam sobre a mesma coisa E no caso de uma narrativa contemporânea pós-estruturalista você tenha de uma unidade estética que amarra tudo E aí Manoel conflito mas você tem um estética Você tem uma sensação que se faz presente ao longo de todo o filme Como por exemplo longa-metragem a grande beleza é um longa-metragem que prioriza muito mais essa sensação EA sanidade estética não se esquece dá uma
olhada no meu curso completo de formatação de um roteiro de me seguir nas redes sociais que deixar um like no vídeo e muito obrigada pela sua audiência