Pedagogia Histórico-Crítica | Pedagogia para Concurso

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Fabiana Firmino
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Video Transcript:
[Música] olá pessoal bom a aula de hoje é sobre pedagogia histórico-crítica nós vamos falar sobre as principais idéias que constam dentro dessa pedagogia desse dessa tendência pedagógica dessa concepção desse pensamento de todas essas idéias que compõem a pedagogia histórico crítica nós vamos resolver questões também pra não ficar nenhuma dúvida aí na hora da sua prova então preste atenção nas principais informações lembrando que tivemos aula de tendências pedagógicas e é esta parte aqui desta aula vai tratar somente das idéias da pedagogia histórico crítica lembrando que esta nomenclatura pedagogia histórico crítica está relacionada à saviano então o
autor desta pedagogia é saviani e ele é quem que traz todas essas idéias ele é que traz todas essas idéias e e traz também um novo pensamento novo olhar para o desenvolvimento do processo educativo dentro das instituições então preste atenção aqui nas principais informações da aula de hoje pedagogia histórico-crítica ouvidas bom dúvidas é é muita gente me pergunta muita gente é a borda na nas redes sociais na página no facebook no próprio youtube no instagram a respeito desta dúvida que há aqui tem pedagogia crítico social dos conteúdos eu coloquei e e pedagogia histórico crítica porque
porque tem uma dúvida que a respeito desta nomenclatura certo então quando o edital traz é por exemplo tendências pedagógicas o edital na prova pode cair todas as tendências e quando o edital traz tendências pedagógicas e também traz pedagogia histórico-crítica então quem está especificando que ele vai cobrar e poderá cobrar questões a respeito de da pedagogia histórico crítica específica quando o autor saviani então assim 1º que a pedagogia crítico social dos conteúdos é a pedagogia a tendência que o banco tem o autor de banho a pedagogia histórico crítica é a tendência que tem o autor fabiana
então cada um é vai trabalhar ali com as suas ideias cada um colocou ali as suas idéias dentro dessas pedagogias dessas tendências então aqui histórico que escutar e dizer somente de fabiane e aí não é a mesma coisa alguns professores também você já deve ter ouvido isso não é a mesma coisa certamente a mesma coisa mas as duas as duas pedagogia das duas tendências elas são baseadas nos mesmos autores ou seja libânio e saviani eles estudaram e tiraram ali elaborar as suas idéias através dos mesmos autores nardes backes é manacor dentre outros vários então esses
dois autores eles tenha uma base a mesma o mesmo há mesmo a mesma base teórica então por isso que tem esta esta confusão mas com os autores eles estiveram ali tinha tiraram as suas ideias cada um elaborou em sua ideia mas os autores que eles pesquisaram são os mesmos autores por isso que tem é também nos quadros das tendências se você digitar no google por exemplo o quadro das tendências pedagógicas todos os quadros vão trazer ali a última tendência é crítico social dos conteúdos ou pedagogia histórico-crítica então assim porque é uma forma de dar tzar
colocar as duas ali juntas porque as duas ou uma é do rebanho ou outra quero saber é por isso que coloca ali ou uma ou outra mas a diferença sim e isso você deve saber e aí quando a gente fala como quando nós professores falamos na que tem uma diferença que não é a mesma coisa tanto é que sabe a nicole classifique ele coloca ali ele cita a tendência crítica social dos conteúdos de banho e depois logo em seguida ele coloca a dele então não é exatamente a mesma coisa mas quando nós professores falamos isso
é se é o aluno ele pode ficar com dúvida porque lembrando que todas as informações que eu passo aqui é pra resolver questões de prova é pra você passar no concurso público e as próprias bancas algumas elas tratam essas tendências como se fosse uma só uma ou outra como trouxe aqui pra você ver a questão aqui é que se preste atenção aqui na questão da icann é preste atenção aqui considerando considerando a pedagogia crítica social dos conteúdos ou histórico-crítico preste atenção aqui esta banca ela tratou como se fosse uma ou outra então as tropas bancas
e eu que resolvo muitas questões de concursos também tenho dois livros meu último livro de foi publicado só de questões de concurso próximo livro também será de sol de questões eu tenho que primeiro livro de ldb esquematizada esses livros com a professora fernanda lima então eu tenho um costume já há muito tempo há anos de resolver questões de provas principalmente também aqui para os nossos vídeos e eu percebo em algumas bancas elas cobram e elas tratam aliás vezes a mesma concepção porque as duas possuem as idéias semelhantes uma foi elaborada por saviano saviani ea outra
foi elaborada por libar então esta é a dúvida que você tem que ter aí na sua cabeça muito claro isso você precisa compreender cada autor possui a sua tendência e quando a gente fala quando eu tô aqui no vídeo há uma tendência concepção pensamento porque é essa também a nomenclatura que pode mudar e os editais eles trazem também é alguns editais podendo instituto federal utilizam nomenclaturas secretaria de educação utiliza outra nomenclatura concurso da prefeitura a gente vê uma outra nomenclatura mas é porque os autores eles colocam desta forma libano queda eles falam de tendências pedagógicas
é gadotti eu já vim falar no pensamento pedagógico saviani fala em concepção pedagógica vir tão simples essa nomenclatura vai variando mas quer dizer estas ideias da educação o desenvolvimento da educação adequada é o seu período histórico é isso bom pedagogia histórico crítico em sua base bom a pedagogia histórico crítica que foi elaborada por saviani e fabiane mesmo fala que essa pedagogia não está é totalmente fechada não está fechado ele ainda trabalha ainda está em constante transformação não é uma obra totalmente fechada como ele mesmo coloca e ela possui ali a sua davi ela tem ali
duas bases que são muito importantes ali para o que complementam digamos assim as idéias dessa pedagogia que a psicologia histórico cultural e o materialismo histórico dialético então essas essas bases elas complementam todas as idéias referentes ao desenvolvimento dessa pedagogia então a psicologia histórico cultural que vai trazer ali todas todos os elementos entre vários outros aspectos vai trazer-lhe elementos que vão contribuir contribuir para é desenvolver esta aprendizagem é porque dentro da psicologia histórico-cultural aprendizagem ela vai ocorrer através desse processo de interação de interação com o outro interação também com o próprio é com próprios elementos culturais
que bom é é desencadear aí o desenvolvimento do psiquismo humano e o materialismo histórico dialético que é o materialismo histórico histórico dialético ml a base da teoria marxista então é sabine também é utiliza de marcas idéias de marco para complementar e todas as idéias da sua pedagogia o materialismo histórico dialético ele vai falar que o desenvolvimento martins fala que o desenvolvimento vai ocorrer de dentro pra fora e sim a sociedade historicamente moldada é que irá desenvolver que irá propor a me fazendo com que essas idéias chegue nos indivíduos que vão é a utilizando ali quer
dizer modificando e atuando na forma deste indivíduo pensar então esta sociedade historicamente já modificada que vai influenciar o pensamento do indivíduo e também nós temos a questão de ela não ser totalmente conteudista somente conteudista ela vai falar sobre a importância sim desses conteúdos todos esses conteúdos sistematiza as que são passados sem geração em geração historicamente por isso que fala sobre essa parte histórica vai ressaltar sem toda a importância do desenvolvimento desses conteúdos porém esses conteúdos eles são desenvolvidos de acordo também com a própria levando em consideração a realidade dos seus participantes fazendo com que haja
ali uma certa perplexidade em relação ao recebimento desses conteúdos não é receber os conteúdos de uma forma passiva com a simples transmissão do conhecimento não então ela vai trabalhar todo este processo também dos conteúdos ea e trouxe que justamente uma questão que vai falar sobre isso com relação às concepções pedagógicas julgue o próximo índice é para você não perder é a base dessa pedagogia histórico-crítica conteúdos culturais universais são esses conteúdos que eu falei passado de geração em geração e que colocou incorporados pela humanidade nem estará fazendo aquilo que eu falei em parte a realidade social
caracterizam a concepção de um histórico crítica da pedagogia então é justamente essa questão está correta sem a questão do da bancas esta questão está correta e fala sobre isso sobre esses conteúdos culturais incorporados em pela unidade eles são trabalhados eles são sem trabalhados é em face à realidade social porque eles estão colocados de acordo com aquela realidade então não é simplesmente é trabalhar o repassar esse conhecimento de qualquer forma não ele vai levar em consideração da pedagogia história política deverá ser levado em consideração todo é é a realidade desses participantes fazendo se um link digamos
assim conquistar sendo trabalhado ano com que este aluno perceba também e possa também atuar de acordo com o que ele está estudam de acordo com o que ele está vendo dentro do ambiente educacional fazendo um link ali para que haja também essa importância de disse criticar de se contestar digamos assim não é receber de qualquer forma a que nós temos é esse conteúdo aqui justamente fazendo um link com o que acabei de falar sobre essa transmissão desses conteúdos sobre o desenvolvimento desses conteúdos é interessante é importante você compreender aqui dois pontos que são colocados também
quando o assunto é concurso público dentro dessa questão de como se desenvolver esses conteúdos inclusive isso aqui foi assunto de prova é no último concurso da secretaria de educação do distrito federal esse que foi assunto de prova e vai falar sobre as concepções as teorias contra hegemônicas e as teorias hegemônicas isso aqui é importante você saber porque dentro desse processo de trabalhar a educação dentro de si de todo esse processo ele que envolve a educação nós temos aqui esta e se esses dois grupos esses dois grupos de teorias as teorias hegemônicas e as teorias contra
hegemônicas suas teorias hegemônicas elas são aquelas teorias em que os conteúdos são trabalhados de uma forma mais passiva então há aquele aquela forma de se manter a sociedade por isso que falo em hegemonia então o próprio nome também dessas teorias já falam então essa teoria ejea teorias que demoníacas vamos trabalhar com essa questão da educação mas não lá esta criticidade como nós vemos aqui dentro da pedagogia histórico crítica e do outro lado nós temos as teorias contra hegemônicas e essas teorias sim elas um digamos assim bater de frente elas vão contra essa questão desse conservadorismo
então dentro dessas tendências dessas teorias contra hegemônicas teorias contra hegemônicas elas vão contra essa questão de se conservar então há ali esse processo disse e transformar de utilizar a educação para transformar assim a a sociedade transformar lhe o seu meio social dentro dessas então nós temos as germânicas e contra hegemônicas que nós estamos vendo aqui dentro as teorias contra hegemônicas é que se encontra ea pedagogia histórico-crítica então é sabe ele divide as teorias contra hegemônicas em 4 que vai tratar ali sob a própria pedagogia e educação popular e da pedagogia pela prática pedagogia crítica social
dos conteúdos libânio e pedagogia histórico-crítica ele divide sim então preste atenção aqui como ele coloca é em termos teóricos pedagógico surgiam tentativa de elaborar propostas efetivas para orientar a prática educativa foi o que eu falei na direção transformador ou seja nós vamos transformar aqui com essas teorias contra hegemônicas as quais podem ser renunciada na forma de quatro modalidades então esse equipe para você não ter dúvida né saiu diretamente do livro de saviano e aí são as teorias contra hegemônicas são pedagogia e educação popular pedagogia da prática pedagogia crítica social dos conteúdos e líbano ele mesmo
coloca e depois ele coloca dele pedagogia histórico-crítico tenha 15 justamente a questão acho que eu trouxe a questão aqui é que vai falar não trouxe mas tem uma questão nós vamos resolver no final do vídeo que vai falar justamente isso é importante então você ter e isso em mente porque eu trouxe para você entender que a pedagogia histórico-crítico está deste outro lado do lado das teorias conta hegemônicas quem e aí nós temos aqui a pedagogia e educação escolar pedagogo de histórico creche e educação escolar e aí a ele fala o sabiá e fala como que
ele chegou também na utilização deste nome eu trouxe aqui há uma fala dele segundo percurso da da da pedagogia da pedagogia de mim não sabiam a pedagogia histórico crítica pode ser considerada de sinônimo de pedagogia dialética então devido a diferentes interpretações do termo pedagogia dialética o autor deu preferência à denominada são pedagogia histórico-crítica ele coloca li que em certo momento ele do seu trabalho desenvolvimento todo seu trabalho ele resolveu utilizar este nome e não colocar o nome de pedagogia dialética por conta que este nome poderia é trazer diferentes conotações então ele utilizou a palavra pedagogia
histórico crítica para denominar e todo toda sua obra todo o trabalho ali todo o desenvolvimento do que ele vem trabalhando dentro dessa perspectiva diddy das suas ideias e aí ele fala da pedagogia histórico que estão o próprio nome e lembrando que essa questão da dialética ela faz parte ali então você vê que ela é uma base dessa pedagogia dialética é justamente aquele quando se você for procurar aí o conceito você vai achar ele é o conceito relacionado a este diálogo mas também essa questão de de contraposição de idéias de poder se trabalhar de poder refutar
essa ideia de poder de poder contestar essas idéias tudo isso faz parte ali dentro desse processo histórico porque não tem como desvincular a educação desse processo histórico momento histórico ele é muito importante também ele vai sim conseguir definir o que será ali o esse desenvolvimento momento histórico é muito importante também obedecer e é levado em consideração dentro desenvolvimento e dessas idéias da educação a escola tem um significado único nessa pedagogia pois é a base para o desenvolvimento histórico da sociedade com certeza logo vemos a possibilidade de educação transformadora a partir do momento que a instituição
opte por uma base que lhe proporcione tal ação com certeza uma escola que articule com a superação da sociedade vigente há uma sociedade socialista assim mensura fabiano então a escola tem um papel fundamental sim e ele fala justamente é é como que é importante é o desenvolvimento desta pedagogia histórico crítica se você for colocar por exemplo o momento atual nós estamos vivendo essa que quando se tenha um quadro na naquela aula de tendências que odeia você tem um quadro de intendentes então os primeiros indícios de façam no nosso país de educação é aquela educação bem
tradicional conservadora então não tinha esse espaço para se refletir não tinha espaço para poder trocar idéias e depois veio aquele momento de renovação do ensino com a escola nova mas também ainda conservou ainda não foi dentro daquele momento de transformação seria ali um momento de democracia mas com no sentido de participar do aluno poder tem mais experiência dentro desse processo educativo e aí depois nós tivemos o tecnicismo que está muito relacionada a essa questão de preparo para o mercado de trabalho aí logo depois com as tendências e libertadora de paulo freire paulo freire trouxe toda
essa renovação é com trazendo essa perspectiva de participação dos alunos e também valorizam muito o diálogo ea própria vivência e também nós tivemos a outra tendência deverá libertar aq também nesse sentido de deter mais autonomia dentro desse processo também com liberdade de poder se ensinar e aprender e aí nós temos aqui esta última é que é o que nós estamos vivendo agora então quando fala que a escola tem essa base ela tem esse papel fundamental nesse sentido democrático o professor ea instituição eles devem trabalhar nesse sentido e devem também cada vez mais respeitar este espaço
democrático então a tendência com a pedagogia histórico crítica ela é uma teoria por exemplo dentro da secretaria de educação do distrito federal o currículo da secretaria adota se essa teoria no sentido de que ela é lá no período atual uma das mais completas porque ela envolve todo todo ela consegue envolver todo o processo de ensino então o aluno ele não é só mais um não é só mais um participante não é só mais um ali dentro da sala de aula essa pedagogia ela consegue envolver ela traz elementos que que podem desenvolver e também levar em
consideração o aluno tanto no aspecto social no aspecto intelectual e no aspecto cognitivo tudo isso é muito importante então essa tendência ela consegue envolver todos esses aspectos trazendo ali um realmente um desenvolvimento pleno do indivíduo do aluno levando em consideração também a importância está trabalhar os conteúdos conteúdos sistematizadas que são organizados e são repassadas de geração em geração mas não é trabalhado de uma forma mecânica ela coloca assim este desenvolvimento com esses conteúdos é no sentido de se é renovar também nesse sentido de poder participar e contestar porque é essa ideia porque isso é verdadeiro
porque isso aqui não é falso tudo isso também quando você vai contestar algum conteúdo você precisa de muito mais disciplina para estudar pra você pesquisar para você poder com certeza conseguir comprovar esta ideia que você está trabalhando então a 111 constante desenvolvimento então esta esta pedagogia ela consegue sim trabalhar todos esses elementos e ela é sim uma das mais completas por isso que hoje atualmente a secretaria de educação do distrito federal assim como outras secretarias também adotam aí essa teoria dentro do dos seus documentos oficiais e de acordo com a concepção histórico indica valorização da
escola como instrumento de apropriação saber que contribui para a eliminação da seletividade social favorecendo portanto a construção da democracia então mostra se a questão está correta mostra assim a importância de se construir de como construir esses conhecimentos primeiro com a participação de forma democrática dentro do processo de ensino é respeitando esses conteúdos respeitando todo também todos os participantes e levando em consideração as experiências desses participantes porque aqui também há uma liberdade liberdade para se trabalhar tanto por parte do professor também por parte do aluno a essa liberdade também mas tudo de uma forma muito é
digamos organizado de uma forma muito é completa consegue se assim amarrar todos esses elementos de uma forma mais completa para que a assim esse pelo desenvolvimento do aluno ele tem a oportunidade de se desenvolver e também com este tipo de de de trabalho o aluno consegue sim é atuar no seu ambiente social transformando porque ele não é um alienado como diz alguns autores ele sabe sim ele tem é ele sabe da sua importância e consegue compreender a sua importância dentro da de atuação aí dentro desse ambiente social e aqui tem a questão a própria a
teoria que histórico-crítico proporcionar aos educadores a uma consciente a conscientização sobre o papel da educação transformadora entendendo a importância do contexto que há entre educação e política com certeza é a escola sempre participou e sem participar adultos de classe e inclusive isso aqui também é um com dentro do contexto do currículo da secretaria de educação do distrito federal que adota ea teoria crítica dentro também como base do dos seus seu desenvolvimento e as teorias críticas elas um é contestar justamente ali essa questão vão trabalhar desenvolver essa questão da luta de classes essa questão da ideologia
também dentro desse ambiente então quem fala aqui dessa questão de se trabalhar de uma forma política também nesse sentido de participação nesse sentido de democracia nesse sentido também de compreender a sua atuação dentro tanto no ambiente escolar quanto no ambiente social isso aqui também é muito importante faz parte do contexto dessa pedagogia e o método bom método também que é também é pode cair na sua prova e também trouxe questão sobre isso ela é dentro dessa perspectiva da pedagogia histórico que ela possuía de um método de trabalho bem consistente também isso é muito importante é
como eu falei ela consegue ali não é amarrada consegue desenvolver um trabalho muito bem organizado sabendo é de onde está saindo e também pensando e se nesse onde se quer chegar então aquele ponto de partida mas também pensando nessa questão de onde de 1 de que pretende se com isso então ela tem ali ela utiliza esse método que eu coloquei aqui pra você entender que a prática social inicial ou seja é o ponto de partida é um ponto de partida e aqui seria o ponto de chegada então tenha essa é uma certa organização diante desse
desenvolvimento e aí nós temos aqui no meio nós temos a problematização que o próprio nome já fala na serão colocados ali todos os questionamentos tudo o que será trabalhado será pensado há instrumentalização que será colocada ali esses instrumentos tanto teórico quanto os instrumentos práticos nem também de conteúdo e nós temos acatar se acatasse que vai viabilizar a incorporação como elementos é integrante da própria vida dos alunos então nós temos esta esta essa dinâmica que passando próximo acho que eu trouxe mas o lá na frente vou falar de novo a fundamentação teórica da pedagogia histórico crítica
que também é importante para você entender o que eu falei no primeiro slide porque lhe banho que fala sobre a tendência crítico social dos conteúdos e sabendo que vai falar aqui da pedagogia histórico-crítica eles utilizaram os mesmos autores se basearam nesses autores então por isso que é essas teorias são semelhantes então nós temos aqui uma na corda snyder diz marx makarenko então temos vários outros no próprio livro pedagogia histórico-crítica de sabe anne que até trouxe ele quando você olha atrás todos esses autores também bane também pesquisou e as suas ideias né foram retiradas ali foram
é pensada com base nesses autores então esse aqui pra você é compreender também à semelhança desta dessas idéias a pedagogia isto a pedagogia histórico-crítica evidencia sua fundamentação inspirada nesse histórico nesse teórico que eu mencionei o pro povo educação ligada à realidade econômica e sócio cultural dos alunos com certeza vai conectando ensinam reflexão e como consequência um ato transformador da realidade e prática social ela conecta todos esses elementos é baseado nas idéias em todo esse estudo e teórico por parte pré desses autores que sabe anne e estudou fazendo esta conexão sim desses estudos e também do
próprio processo de ensino realizando ali essa conexão com com certeza com a realidade desses alunos e aqui fala não somente realidade constando como se fosse um ser um aluno constando como se fosse só mais um adendo processo de ensino não levando em consideração este aluno dentro desse aspecto social cultural e fazendo este link com esta realidade bom a pedagogia histórico-crítica esclarece sobre a importância do sujeito na construção da história justamente isso aqui como eu falei e ser sujeito que fazem parte desse processo eles são levados em consideração dentro da sua totalidade o currículo em movimento
na secretaria de educação do distrito federal que tracem tem como base nem coloca ali essa teoria pedagogia histórico-crítica ali como dentro de todo o todo o seu estudo e apresenta principalmente ali é todas as idéias e de desenvolvimento baseada que nessa pedagogia ocorrida em movimento já lino nos pressupostos teóricos por exemplo é fazendo relação disse de levar em consideração toda essa história ele coloca ali o documento ele coloca em primeiro e traz um dado um gráfico é uma tabela colocando ali a realidade a situação de vulnerabilidade dos alunos esses alunos que são atendidos ali dentro
de toda a secretaria de educação e logo em seguida atrás ali elementos da pedagogia histórico-crítico fazer neste link sim porque não é somente é desenvolver é esse todas essas idéias sem levar em consideração não tá o próprio próprio documento coloca ali como que está este aluno para receber hoje este este processo de ensino esse processo educativo para fazer parte desse processo então como é que está esse aluno seja mostrar dou lhe o grau de vulnerabilidade desses alunos e mostrando aí com o que que esses elementos se encaixam ali dentro de de toda esta parte teórica
que o professor ea instituição e todos devem levar em consideração fazendo sim é parte neste link dessa realidade e também trazendo esses elementos que fazem parte elementos de vida é cada aluno possui carrega a sua história e tudo isso deve ser levado em consideração durante esse desenvolvimento essa construção aqui da história da importância do sujeito na construção da história na perspectiva da pedagogia histórico-crítica o estudo dos conteúdos curriculares tomará a prática social dos estudantes como elemento para a problematização diária na escola e sala de aula e se sustentar na mediação necessária entre sujeitos por meio
da linguagem que revela o signo sentidos culturais a prática social é compreendida assim como um conjunto de saberes né ou seja como um todo conjunto de saberes experiências e percepções construídas pelo estudante levando sim essa em consideração toda essa realidade como eu falei em sua trajetória pessoal cada um carrega sua experiência como eu disse que sua história nem de sua trajetória pessoal e acadêmica que é transposto para o estudo dos conhecimentos científicos e é justamente isso aí que fala o currículo movimento é que eu trouxe mais ou menos claro isaac como que faz parte como
que é desenvolvido este método ou seja esse ponto é pensado se nesse ponto de partir desse ponto de chegada ou seja é onde se quer chegar é pensa ali onde nós estamos saindo mas pensando também com aquela visão de até onde eu quero chegar com esse aluno e esse processo ali no meio que a problematização como eu já havia falado serão introduzidas daqueles questionamentos colocado ali tudo que será pensado e trabalhado estudado pesquisado fazer neste link com um na realidade esses alunos a instrumentalização que vai levar em consideração a introdução claro de se esconder esses
elementos teóricos e também elementos práticos ea própria catarse em si que é a introdução desses elementos ali na vida social dos alunos fazendo todo este link aqui fazendo todo este processo de desenvolvimento e aqui eu trouxe algumas questões vamos resolver umas questões para você não ter nenhuma dúvida sobre a essência da pedagogia histórico crítica de acordo com a tendência progressista histórico-crítica a educação deve estar centralizada no aluno o professor deve garantir um relacionamento de respeito promovendo a aprendizagem baseada na motivação na er simulação de problemas aqui ele trocou aqui seria uma questão das tendências 10
pedagógicas e ele trocou aqui as idéias dada a tendência ele colocou a tendência histórico crítica lembrando que como eu falei essas nomenclaturas elas podem variar que chamou tendência histórico crítica assim como eu fiz o vídeo inteiro é às vezes falam tendências vezes pedagogia mas essa nomenclatura é variável e aqui ele trocou não seria a tendência histórico crítica seria a renovada progressive vista que leva em consideração aqui essa questão de do relacionamento de respeito e centrada animais no aluno por isso a questão está errada o método pedagógico da pedagogia histórico-crítica contempla as seguintes etapas então aqui
pra você ter a certeza do que eu falei este método é como que a realizar investimento através destas etapas e é sempre tem questões sobre é este método então vamos prestar atenção prática social inicial como falei problematização e instrumentalização catasse e tática social final e aí o principal defensor dessa tendência é quem é ou saviani somente ele como eu falei ele é o autor dessa tendência ele é dele como eu falei esta tendência se pedagogia suas idéias é dele seria que justamente a letra é de revival saviano a história da educação no brasil foi marcada
por duas grandes correntes pedagógicas sim a liberal ea progressista isso que nós vemos no nosso vídeo de tendências pedagógicas doze dos grupos as tendências histórico-crítica tecnicismo renovado não diretiva libertária corresponde a corrente liberal a questão está errada misturou aquino e misturou um monte de tendências e aqui em pernambuco as tendências é histórico que isto é preciso inovar no ambiente militar corresponde a liberal a história política não é liberal por isso ficou errada é progressista dentro dessa nomenclatura que ela é faz parte das tendências progressistas por isso a questão ficou errada vale a pena você revê
estudar o nosso vídeo de tendências pedagógicas do nosso material também de tendências pedagógicas para você não tem nenhuma dúvida em relação à obra escola de democracia e de miguel saviani é um livro muito interessante muito importante também que fala sobre essas idéias da pedagogia história política sabe ele defende o trabalho com os conteúdos culturais como elemento de construção de uma pedagogia verdadeiramente revolucionário assim sabe ele fala e city de utilizar com certeza todos dentro dessa parte dessas pedagogia dessas tendências de transformar a realidade é dizer sim revolucionar a questão está correta acerca das concepções pedagógicas
contas e mônica olha aqui ó a nomenclatura que eu mencionei no vídeo julgue o item que se segue e que fala para pedagogia histórico crítica à prática educativa parte de uma situação hipotética e tem como finalidade a prática social bom aqui a questão ficou errada porque essa essa partir de uma situação hipotética não a todo momento eu falo dessa questão de se levar em consideração esta realidade dos participantes e aí com o nosso método como nós vimos é que tem cinco etapas parte da prática social inicial não parte de uma da situação hipotética muito pelo
contrário é justamente ali dentro da realidade dos participantes então não é hipotético por isso a questão ficou errada os movimentos populares e que falou mais uma vez a a nomenclatura é contra hegemônicas concepções pedagógicas conta germânicas junho e tem se que se segue aos movimentos populares fortalecer a educação popular contrapondo-os as instituições eta estatais e escolaridade estão ficou correta como disse também ali naquela naquela naquela primeira parte ali de das concepções da cp das concepções pedagógicas contra-hegemônicas que sabendo dividir em quatro ele coloca uma das primeiras e seria justamente essa essa questão de educação popular
e é lembrando que essas é pedagogias conta de mônica são aquelas que lutam contra a burguesia capitalista questão está correta sim lembrando também que o nosso material é uma pedagogia para o concurso nós temos láááá o pdf de pedagogia histórico crítico e também lá você vai encontrar o nosso material pra você lê dermeval saviani o idealizador da pedagogia por ele denominada mais uma vez então lembrando sempre é esta pedagogia história crítica é de fabiano então e também você pode perceber que não faltam questões sobre isso então mais um aqui é o idealizador da pedagogia histórico-crítica
a questão seria a letra b este é o nome que ele utilizou inclusive para não ter erro é cada detalhe aqui de vídeo de do que eu vou passar é é pensado muito bem pensado através das questões e através do estudo teórico como eu falei até porque eles chegam nesse nome que antes ele ele pensou em falar em pedagogia dialética demais depois ele trocou até para não ter nenhum problema com um a nomenclatura é por um tempo dialética de denominar e diferentes é com anotações que ele trocou e colocou deixou o pedagogia histórico crítica que
a banda trouxe várias voltando aqui um pouquinho várias nomenclaturas para vocês se confundir mas é pedagogia histórico-crítica bom o método da concepção bancária é a opressão ante diálogo confirmando nem negando concepção bancária é aquela pedagogia tradicional e o paulo freire ele combinou esse tipo de educação é bom o método da concepção bancária a opressão ante diálogo configura se então a educação é exercida como a prática da dominação em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receber em depósitos guardá-los e arquivados a que dizia paulo freire - nessa estação
paulo freire critica a tendência pedagogia histórico crítica não há pedagogia tradicional que vai falar sobre educação bancária pedagogia tradicional a questão ficou errado ele trocou aqui pela pedagogia histórico político que a gente e hoje todas as idéias a tendência pedagógica coloca a prática social como ponto de partida e ponto de chegada do processo de ensino com certeza lembrando centro desse ponto de partida e também pensando aonde se quer chegar é dentro do que nós vimos hoje na prática social que os professores encontraram os grandes temas para o ensino processo de aprendizagem deveria começar pela problematização
estado da prática social estaria baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas dos alunos e aqui fala na qual seria a alternativa que preenche corretamente a lacuna qual seria essa lacuna que a tendência qual seria justamente a que nós já vimos hoje a progressista histórico-crítica pedagogia histórico-crítica então a questão seria a letra a ok no que concerne sobre a pedagogia histórico-crítica julho o item paulo freire representante da pedagogia progressista histórico crítica não né paulo freire é representante da libertadores então a questão ficou errado na histórico crítica lembrando sempre será saviani ele é que é o idealizador dessa
pedagogia então a questão ficou errada julgue o item junho a respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas de um item subseqüente relativa à educação brasileira e aí diz o seguinte segundo a concepção histórico crítica que se caracteriza por uma visão essencialista de homem ou seja por um essência universal imutável imutável não né aqui a gente já ficou bem esquisito com já a educação muda a existência particular real de cada educando a essência universal ao ideal e ao que define como ser humano a questão ficou errada no primeiro por restringir tanto falar que é imutável questão
totalmente errada por isso essa questão está errado acho que acabou nem todas as questões aqui bom essas foram as principais informações sobre pedagogia histórico crítica e espero vocês no próximo vídeo [Música]
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