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Video Transcript:
portal do Consolador divulgando a mensagem do bem o seu canal de difusão do Espírita divulgando construindo unificando e aproximando as pessoas com Jesus e Kardec construindo um mundo de fraternidade Olá meus amigos do canal portal do Consolador sejam todos bem-vindos e que Jesus nos envolva em sua paz em seu amor e nós estamos aqui com o nosso amigo trabalhador incansável divulgador da doutrina espírita Haroldo Dutra Dias e vai fazer o estudo para nós seja bem-vindo Haroldo oh Consolação saudade aí dos nossos queridos de Juiz de Fora desse movimento espírita tão tão intenso tão sério tão
dedicado é uma alegria para mim para nós também é uma grande alegria ter você aqui eh nós vamos fazer a nossa prece de abertura e passamos a palavra para o Aroldo que vai nos trazer o tema testemunhos de fé de Maria de magdala Então nós vamos a querido mestre Jesus amor maior de nossas vidas aqui nos encontramos senhor entrando em sintonia contigo nas vibrações desta prece para agradecer a oportunidade abençoada e queremos te rogar senhor que envolva todo nós na tua paz na tua luz e no teu amor abençoa o nosso encontro de hoje envolve
o nosso querido Aroldo nas tuas mais ricas bênçãos de amor de paz e de luz que ele seja inspirado e que nós possamos apreender todos os ensinamentos que ele vem nos trazer e Em Teu Nome Jesus em nome de Deus nosso pai em nome dos Espíritos bemfeito eh benfeitores amigos e nossos protetores que nós pedimos permissão para iniciarmos o estudo desta noite e que assim seja Senhor então a palavra é sua Aroldo Ô Consolação Eu que agradeço principalmente porque falar de Maria de magdala e do exemplo de transformação dela é sempre um desafio nós sabemos
que no curso da nossa evolução espiritual um dos temas mais desafiadores para o espírito é a sua afetividade e a sua sexualidade até que o espírito adquira autodomínio até que o espírito seja capaz de conviver com a sua carência afetiva com a sede de amor que todos nós temos até que o espírito aprenda a canalizar a sua energia sexual que é energia cocriadora até que ele saiba canalizar essa energia muitos séculos são gastos e ao longo desses séculos decisões equivocadas são tomadas decisões precipitadas vinculações de muita dor de muito sofrimento processos expiatórios de resgate Dolorosos
porque é da Lei divina e cada criatura seja livre na sua intimidade para eleger seus laços afetivos e para decidir Como irá utilizar suas forças sexuais no entanto é também lei que toda vez que causarmos sofrimento e dor ao outro sejamos os responsáveis pela reparação sejamos os responsáveis por restabelecer os Elos de harmonias que foram quebrados com a nossa imprevidência com o nosso egoísmo com o nosso desejo insaciável com a nossa capacidade de autodomínio portanto diz o espírito Emanuel no livro vida e Sexo que raríssimos espíritos raríssimos espíritos em evolução no planeta estão isentos das
grandes quedas na área da sexualidade raríssimos de nós muito raros são aqueles espíritos que não tenham vinculações de dor vinculações que dizem respeito a relacionamentos que foram pautados apenas nos cinco sentidos no culto da sensualidade relações que foram construídas Com base no egoísmo feroz Num sentimento de possessividade de exclusividade porque demanda muito séculos até que o espírito aprenda a manifestar com equilíbrio seu amor até que ele aprenda a receber e dar amor sem que isso represente desequilibrar causar desarmonia para a evolução para o destino do outro E no caso do Evangelho nós temos esse exemplo
extraordinário dessa figura que morava em uma cidade muito próxima de Cafarnaum magdalo ou migdol em hebra e essa Maria de migdol Maria de magdala era uma cortesã de naquela época em que o império romano controlava todo o comércio toda a vida política social e econômica dos habitantes da Galileia em torno daquele Lago do tiberíades diversas embarcações levavam e traziam produtos Comerciantes de todo o mediterrâneo por ali passavam aquele local era um uma uma grande confluência das mais diversas etnias das mais diversas culturas embora a Galileia fosse uma região essencialmente agrícola uma região de pesca em
função dos produtos das exportações e das trocas comerciais havia um certo clima cosmopolitano e onde há intensa movimentação social comercial e política evidentemente se instauram as relações afetivas Os encontros os desencontros é o palco para os grandes dramas as grandes histórias envolvendo a afetividade e a Sexualidade e esse era o caso de Maria de magdala Maria de magdala era uma cortesã que mantinha um sítio luxuoso onde ela comerciava o próprio corpo comerciava sua beleza extraordinária e atraía cidadãos do império romano de outras etnias abastados Comerciantes membros do exército políticos que vinham adquirir algumas horas de
prazer junto à aquela jovem belíssima que comerciava a própria beleza e o próprio corpo O Grande Desafio desse estilo de vida é que ele exalta ele exacerba o os sentidos físicos sempre ao lado da prostituição há o culto de todos os sentidos físicos não só da sexualidade não só do afeto não somente do prazer sexual mas do paladar do cheiro do da audição da Visão Então se imaginarmos o local para iaco em que morava Maria de magdala era um lugar encantador aos olhos dançarinas belíssimas uma propriedade suntuosa uma visão extraordinária do Lago de genezaré [Música]
incensos perfumes frutas tudo preparado tudo articulado para proporcionar o máximo de prazer aos sentidos música movimento Sensações sabores cheiros tudo isso para levar aqueles espíritos encarnados a uma experiência de máximo prazer de máximo de máxima percepção ou de máximo uso dos Sentidos Allan Kardec na codificação perguntando aos espíritos sobre os desafios da Encarnação ele escuta dos Espíritos superiores que a sensualidade é um dos grandes desafios não sensualidade no sentido de sexualidade mas de sensualidade em relação aos sentidos físicos né super exitação dos Sentidos físicos então a sensualidade que prende o espírito na retaguarda da evolução
não é apenas a sensualidade sexual a sensualidade da audição tudo aquilo que sucita a audição tudo aquilo que super escita a visão tudo aquilo que super escita o paladar o olfato o tato as Sensações físicas as sensações de prazer essa super excitação faz com que o espírito perca autoconsciência E especialmente autodomínio é que o prazer em excesso Relaxa as fibras da Alma O prazer em excesso nos torna fracos do ponto de vista da vontade o espírito vai gradativamente perdendo força na sua determinação vai ficando cada vez menos determinado cada vez mais entregue ao prazer imediato
com o tempo Ele tem dificuldade de manter disciplina Ele tem dificuldade de fazer alguma coisa que implique em sacrifício ele tem dificuldade de fazer alguma coisa que não Dê prazer imediato e com isso ele vai se enfraquecendo Porque as grandes conquistas do Espírito exigem esforço dor disciplina autocontrole até mesmo um esportista uma esportista quando Quer alcançar um troféu passa horas e horas treinando sentindo dor no corpo chegando ao limite do seu condicionamento físico para que possa obter uma medalha de ouro um troféu é doloroso as conquistas que realmente engrandecem o espírito não proporcionam prazer imediato
proporcionam prazer a longo prazo Se o Espírito está super excitado nos seus sentidos Ele tem dificuldade de se entregar a disciplina e a essas conquistas e morredor do espírito Imortal era nesse ambiente que estava mergulhada Maria de magdala ela estava totalmente presa nesse jogo de sensações ela estava presa nessas teias da Super excitação dos Sentidos físicos e veja su excitação muitas vezes proporcionada pela riqueza material Pelo dinheiro que tudo pode comprar e que muitas vezes compra o que não precisa compra em excesso e que muitas vezes essas Posses materiais são responsáveis por esse enfraquecimento das
fibras Morais do Espírito Imortal era o caso de Maria de magdala além disso é também da Lei Divina que nós estejamos cercados daqueles seres que sintonizam conosco seja no plano dos encarnados como no plano dos encarnados Maria de magdala não só estava cercada de dançarinas de fornecedores de bebida de fornecedores de comidas voluptuosas ela não só estava cercada de um imenso contingente de pessoas sintonizadas com aquela super excitação dos Sentidos ela também estava sintonizada com uma multidão de entidades desencarnadas cujo objetivo era voltar a experimentar as Sensações físicas é a lei de sintonia em razão
disso ela estava cercada de entidades que queriam Sugar suas energias espirituais que queriam sentir prazer com ela e com as atividades dela então o o texto evangélico nos conta que Maria de magdala estava quase que subjugada por entidades que se aproveitam dessas circunstâncias em que ela viia magdal que se aproveitava desse seu estilo de vida para experimentarem prazer como os encarnados espíritos que estavam vibrando na mesma faixa daqueles encarnados Então veja eram espíritos encarnados e espíritos desencarnados todos buscando prazer imediato todos buscando super excitação dos Sentidos todos com o mesmo objetivo portanto todos eles com
as fibras Morais rel acontece que Maria de magdala já estava começando entrar num processo de exaustão de saturação ela participava de tudo aquilo ela usufruía de Todas aquelas facilidades usufruía de todo aquele prazer mas estava começando a brotar raízes de tédio já estavam começando a brotar na alma de Maria de magdala raízes de [Música] amargura o espírito sabe na sua consciência mais profunda o espírito sabe quando Está estacionado quando está estagnado e o resultado disso é tédio amargura desencanto perda do sentido então aquilo que antes proporcionava a Maria de magdala um encanto uma excitação uma
energia uma sensação de Vitória agora não mais não mais era visível que ela já não estava se sentindo tão bem com aquele estilo de vida ela começava a procurar algo mais além disso a sua carência afetiva carência espiritual que é própria de todos nós nós fomos criados para amar e sermos amados é natural que tenhamos sede de amor é natural sede de carinho de afeto de atenção de compreensão de companhia é natural e naquele ambiente em meio a aquelas relações superficiais em meio à aquelas relações em que todos estavam a apenas buscando seus próprios interesses
em que todos estavam buscando apenas prazer imediato Maria de magdala não se sentia amada ela se sentia desejada ela se sentia admirada se sentia invejada percebia o despeito a inveja a de muitos e percebia também a Volúpia de outros que queriam apenas usá-la para obter um prazer imediato ela não sentia naquele ambiente o amor verdadeiro o amor Genuino aquele amor que dá sem esperar nada em troca aquele amor que se doa que quer dar mais e receber menos ela estava num conjunto de relações em que as pessoas só queriam receber então eram relações desequilibradas relações
de abuso relações de parasitismo de vampirismo em que as pessoas só queriam sugar a dela Sugar pedir tirar raríssimos vinham para dar algo nesse estado de desencanto nesse estado de saturação nesse estado de saturação Maria de magdala tem o seu primeiro encontro com o Cristo com Jesus e quando ela escuta as pregações de Jesus quando ela se coloca ao lado daquela figura extraordinária pela primeira vez pela primeira vez na sua existência física naquela existência elas encontra alguém que não quer tirar nada dela pela primeira vez ela encontra alguém que não quer pedir nada que não
pede nada que não tira nada pela primeira vez ela encontra alguém que só quer doar e mais pela primeira vez naquela existência física ela encontra alguém que lhe dá um amor puro Sem interesse pessoal sem egoísmo sem orgulho amor incondicional Incondicional e ainda e ainda pela primeira vez naquela existência física ela está diante de um homem que não não quer não quer extrair dela nenhum tipo de sensação física Jesus não estava interessado naquilo que os outros homens que procuravam Maria de magdala naquele seu sítio maravilhoso em magdala Jesus não estava interessado n ele não tinha
interesse em super excitação do físicos pelo contrário Maria de magdala recebe do Cristo um amor espiritual desinteressado fraterno e aquilo ela nunca tinha experimentado ela nunca havia se relacionado com alguém que quisesse apenas doar sem pedir nada em troca sem usá-la sem aproveitar do seu corpo da sua beleza dos seus bens ela nunca nunca havia experimentado isso o Cristo não lhe pedia nada nada o Cristo não tinha interesse e nenhum dos Prazeres que ela vendia o Cristo não estava em busca daquilo Então ela procura Jesus por uma conversa privada particular e é claro que quando
Jesus aceita recebê-la os apóstolos eh ficam chocados chocados uma onda de preconceito invade os apóstolos muito natural muito natural isso os apóstolos não entendiam talvez eles imaginassem que as intenções dela fossem más intenções Talvez os apóstolos imaginassem que Maria de magdala estava preparando uma armadilha para Jesus ou na ingenuidade dos Apóstolos eles imaginavam que Maria de magdala poderia ser uma pedra de tropeço para o Cristo os apóstolos não tinham uma compreensão profunda da grandeza espiritual de Jesus eles também não estavam preparados para compreender um amor de tamanha magnitude Eles não eram capazes de compreender completamente
a evolução Espiritual do Cristo por essas e várias outras razões eles permitiram que Maria de magdala conversasse com Jesus mas com muita restrição muito preocupados com muito preconceito e de certo modo com uma certa raiva dela mas ela vence essa animosidade e vai conversar com Jesus então no livro Boa Nova Humberto de Campos registra esse encontro com uma beleza extraordinária nos diz Humberto de Campos que Maria de magdala diz Jesus senhor ouvi a vossa palavra consoladora e ven ao vosso encontro tendes a clarividência do céu e podeis adivinhar como tenho vivido Então ela já chega
confessando e aqui a gente percebe a sinceridade dela ela não esconde sou uma filha do pecado né e aqui ela usa um eufemismo para prostituta né filha do pecado é um eufemismo uma expressão para dizer eu sou uma cortesã eu sou uma prostituta todos me condenam entretanto mestre observai como Tenho sede do verdadeiro amor então ela faz uma confissão de conscia aqui é o espírito conversando com o Cristo não é mais a personalidade Maria de magdala aqui ela tá falando do fundo da Alma mestre você sabe eu tenho sede do verdadeiro amor ela está confessando
que naquele ambiente ela não está podendo usufruir do verdadeiro amor mas apenas do prazer minha existência com todos os prazeres tem sido estéo e Amargurado então aqui a gente percebe uma nítida distinção entre felicidade e Prazer felicidade e Prazer são coisas diferentes porque o prazer é limitado e o prazer dura pouco tempo então se alguém faz um um bolo de chocolate maravilhoso me d o desejo de comer uma fatia desse bolo de chocolate a primeira fatia vai me dar um prazer imenso a segunda fatia do bolo já não vai dar tanto prazer se você tiver
na quinta fatia prazer já diminuiu muito se você tiver que comer 10 fatias desse bolo talvez você sinta náusea Então veja o mesmo bolo que provocou prazer na primeira fatia talvez provoque náusea na décima fatia porque o prazer é limitado O prazer é sensorial a felicidade não não há limite paraa felicidade porque a felicidade é genuína é intrínseca é do espírito Então o que ela tá dizendo é que ela tava mergulhada no prazer mas o o prazer em excesso dá náusea o prazer em excesso enjoa uma comida saborosa ficar comendo todo dia em muita quantidade
eu não quero mais era o que tava acontecendo com ela ela estava com a sede do verdadeiro amor então ela chora e Jesus diz para ela Maria levanta os olhos para o céu e regozija-te no caminho porque escutaste a a boa nova do reino e Deus te abençoa as alegrias acaso Poderias pensar que alguém no mundo estivesse condenado a ao pecado eterno onde então o amor de nosso pai nunca viste a primavera dar flores sobre uma casa em ruínas Olha a metáfora que Jesus utilizou sim uma casa em ruína quando chega a primavera essas ruínas
não se cobrem de flores Então por que que alguém que tá errando não pode regenerar Por que alguém que está em equívoco não pode voltar atrás e recompor o destino as ruínas são as criaturas humanas porém as Flores São as esperanças em Deus sobre todas as falências e Desventuras próprias do homem as bênçãos paternais de Deus descem e chamam sentes hoje esse novo sol a iluminarte o destino esse Novo Sol é iluminarte o destino caminha agora sob a sua luz porque o amor cobre a multidão de Pecados então Jesus ratifica Jesus endossa que elas que
essa saturação que esse tédio que esse esgotamento era o prenúncio de uma primavera espiritual e que essa sede de amor que ela estava sentindo era genuína era verdadeira e essa sede de amor iria conduzi-la a uma Regeneração a um ressurgimento a uma recuperação das fibras espirituais é então ela diz assim no entanto senhor tenho amado e Tenho sede de amor e Jesus Responde para ela sim tua sede é Real o mundo viciou todas as fontes de Redenção e é imprescindível compreenda que em suas Sendas a virtude tem de marchar por uma porta muito estreita geralmente
um homem deseja ser bom com os outros ou honesto com os demais ouvid dando que o caminho onde todos passam é de fácil acesso e de marcha sem edificações a virtude no mundo foi transformada na porta larga da conveniência própria né porque Todas aquelas pessoas ali eram convenientes eram boas em público e no particular nem tanto aos que amam os que L pertencem ao ciclo pessoal os que são sinceros com seus amigos os que defendem seus familiares os que adoram os deuses do favor o que verdadeiramente ama porém conhece a renúncia Suprema a todos os
bens do mundo e vive feliz na sua senda de trabalho para o difícil acesso às luzes da Redenção E aí Jesus começa a explicar a Maria de magdala o verdadeiro amor só o amor que renuncia sabe caminhar para a vida Suprema porque o verdadeiro amor é o amor que doa é o amor que faz sacrifício é o amor que abre mão é o amor que cuida mais do interesse do Amado do que do próprio interesse Esse é o verdadeiro amor né e é dessa conversa é desse encontro que Maria de magdala extrai forças para tomar
uma decisão muito radical muito intensa e que irá transformar essa cortesã de magdala em uma das sublimes personagens do Evangelho Maria de magdala resolve deixar tudo deixar tudo segir a Jesus e depois da crucificação de Jesus ela se torna uma mãe querida dos leprosos é uma história de superação a história de alguém que venceu vícios pesados de alguém que se desvinculou muito rapidamente com muita intensidade dos equívocos de alguém que soube trocar o prazer imediato pelo amor eterno esse sol que aquece os nossos corações e que ilumina os nossos caminhos é por isso que nos
diz Emanuel o exemplo de Maria de magdala é tão grandioso é tão grandioso porque ela é o exemplo de quem abandonou o vício o exemplo dela é tão Sublime e quando Jesus resolve dar ao mundo a notícia de que a morte é apenas uma passagem e de que ele estava vivo ele dá primeira notícia a Maria de magdala ele que poderia ter dado a notícia por primeiro para sua mãe prefere dar a notícia para Maria de magdala como uma forma de marcar para sempre no Evangelho o exemplo de Maria de magdala e dar a ela
um prêmio uma recompensa pelo gigantesco esforço que ela estava fazendo para abandonar todos os vícios e conquistar o verdadeiro amor eu devolvo a palavra a nossa anfitriã Consolação para as perguntas da noite Obrigada Arudo Muito lindo esse exemplo né é comovente e Emmanuel fala no toque da Alma né em determinado momento há aquele toque da alma e esse toque da alma de Maria de magdala é uma coisa assim comovente muito né verdade e olha só Haroldo eh Maria de magdal e Paulo São dois exemplos extraordinários de transformação íntima são os maiores um uns dos maiores
que nós temos na história só que Maria só que Paulo era um doutor da Lei ele já conhecia a lei e Maria de magdala não conhecia nada não é pelo menos que a gente saiba não tem referência que ela conhecia alguma coisa aí nós podemos dizer que a transformação de Maria de magdala foi muito mais profunda e muito mais difícil que é de pau muito mais difícil Consolação o emel chega a abordar esse tema e ele diz assim no caso de Paulo ele era um espírito que tropeçou no fanatismo é não no vício Saul de
Tasso era extremamente fiel extremamente dedicado observador das normas religiosas do seu tempo o que aconteceu com Saulo é que ele se entregou a secura de coração então ele é aquele fanático que não consegue amar aquele fanático religioso que não tem empatia pelo outro aquele fanático religioso que em nome da sua fé é capaz de matar é um outro tipo de queda no caso de Maria de magdala é uma recuperação uma Regeneração mais difícil diz Emmanuel porque ela estava mergulhada no vício na exacerbação dos Sentidos e a gente sabe vendo os casos de vício por exemplo
em drogas em alcoolismo o quão é difícil o quão difícil é a pessoa se libertar das garras do vício e e ela fica então como esse grande símbolo na boa nova Maria de magdala é o grande símbolo de alguém que se liberta dos vícios a gente tem outra pergunta aquio o deserto simic pode ser comparado em uma metáfora ao lugar ideal para uma meditação profunda Paulo viveu no deserto por três longos anos Maria de magdala atravessou esse deserto interior Todos nós temos necessidade de viver um tempo no deserto íntimo é é importante a gente entender
que assim Maria de magdala enquanto estava em magdala como uma cortesã ela estava num tipo de deserto uhum embora cercada de muitas pessoas senti um vazio na alma e quando ela resolve se dedicar aos leprosos embora ela estivesse cercada de seres que precisavam da assistência dela interiormente ela tava sozinha então o deserto não está não é não significa estar longe das pessoas sim deserto não significa estar isolado da convivência o deserto tem um sentido de autocontenção de disciplina afetiva de disciplina interior É como se eu estivesse atravessando a porta estreita E e essa sensação de
solidão essa sensação de de que ainda não cheguei de que eu estou caminhando é um [Música] deserto muito bom eh tem uma outra pergunta aqui Aroldo Em sua opinião Qual é a essência da Fé capaz de fazer com que Maria Madalena transportasse suas próprias montanhas íntimas ou transpus né pegando lá o que Jesus disse a fé transporta montanhas eu penso que o que moveu Maria de magdala foi o amor é e a a fé dela no Cristo e na Boa Nova foi Fruto do Amor Puro do amor Genuino que ela recebeu de Jesus foi esse
amor que moveu de magdal então a a confiança a fé dela foi construída nessa experiência direta de amor Sublime que ela teve e isso é importante porque fé não é acreditar fé é confiar e você só confia em quem você ama é então se eu não desenvolvo um amor a Deus um amor ao Cristo fica difícil confiar né acreditar é fácil confiar é mais difícil é aquilo que a aquela frase da Joana né da Joana De Angeles que fala que quem conhece Jesus jamais consegue ser o mesmo né nem que seja um tempo depois como
aconteceu com pbos lentos então a própria irradiação desse amor imenso de Jesus motivou Maria de magdala envolveu né fortaleceu para que ela pudesse empreender esse trabalho de Reforma Íntima não é isso verdade é então você quer acrescentar mais alguma coisa não e nós agradecemos ao Aroldo pela pelo carinho pela disponibilidade por esse estudo tão belo né E que nos motiva que nos dá esperança de que todos nós podemos eh fazer esse trabalho de Reforma Íntima né de melhor de nos tornarmos pessoas melhores tá bom ar Muito obrigado oh E aí eu gostaria de te explorar
vamos dizer assim mais um pouco para você fazer a prece de encerramento vamos muito obrigado agradeço mestre Jesus pai de infinita bondade olhando para esse exemplo recuado no tempo de Maria de magdala nós te suplicamos senhor que possamos também ser envolvidos no teu amor que possamos seguir o exemplo dela e também vencer os nossos vícios as nossas imperfeições E possamos também manifestar esse amor [Música] Sublime que não exige compreensão que não exige recompensa que não exige Retribuição que a nossa alma possa se fortalecer na tua bondade a fim de vencermos todas as grades todas as
algemas que nos prendem a um passado de erros Te pedimos também senhor que nos inspire a todos nós aos nossos familiares ao nosso país ao mundo como um todo tão necessitado da tua Paz da tua bondade do teu esclarecimento esteja conosco senhor agora em todos os momentos da nossa vida que assim seja mestre que assim seja então mais uma vez muito obrigado Aroldo Obrigado aos amigos que estiveram conosco aqueles que irão assistir mais tarde né Essa palestra e quem ainda não é inscrito no canal por favor se inscreva porque vai ser muito bom nós termos
condições de cada vez mais divulgar a mensagem espírita muita paz para todos que Jesus abençoe o nosso esforço Muito [Música] obrigado l
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