Picadura picadura, picadura de mosquito. Picadinha picadinha, picadinha da vacina PICA PICA VACINA OBRIGATÓRIA É O FIM DA PICADA E O COMEÇO DA REVOLTA DA VACINA Cara, esse país é cheio de mosquitos, impressionante. Mas isso é no tempo antigo, no tempo em que o Brasil tinha mosquito.
Agora já se livraram, ainda bem que não tem mais nada Acabamos com a dengue, acabamos com a febre amarela não tem mais nada disso Mas houve uma época muito primitiva em que o Rio de Janeiro era cheio de mosquito. O mosquito chamado Aedes Aegypti, o horrível que veio do Egito é isso que quer dizer Aedes Aegypti quer dizer o horrível que veio no Egito. A p!
@# do mosquito viajou do Egito até aqui. Acho que veio em sarcófago, em uma múmia né é um mosquito realmente terrível que transmite especialmente a febre amarela. A febre amarela assolou o Rio de Janeiro, teve um surto e 150 que foi um horror Dom Pedro || fugiu para Petrópolis, só morria gente com vômito negro.
A febre amarela, que nunca mais voltará ao Brasil e isso nós distinguimos só países muito primitivos, muito chinelões tem febre amarela, portanto não é o caso do Brasil que talvez possa ter febre verde e amarela, mas ai é outra coisa A febre amarela foi um flagelo no Brasil e inclusive um flagelo não só a de uma tragédia humana, mas também uma tragédia econômica porque os navios que virão da Europa diziam: vá direto para a Europa para Buenos Aires sem passar pelo infectado infecto Rio de Janeiro onde e na Bahia também havia muita febre amarela uma coisa terrível. Ai surge o grande doutor Osvaldo Cruz tinha estudado em Paris, né com o pessoal ligado ao Castero ao Emílio, sanitaristas incríveis e quando o Rodrigues Alves assume o Rodrigues Alves que tinha perdido uma filha para febre amarela. Quando ele assume o comando do Brasil terceiro presidente civil ele decide que vai sanear o Rio de Janeiro e ele pergunta quem é esse Osvaldo Cruz que todo mundo falava ele tinha menos de 30 anos o Osvaldo Cruz e ele disse eu não acabar com a febre amarela em um ano pode me fuzilar Ele não foi fuzilado porque ele acabou com a febre amarela.
Ele criou as brigadas mata-mosquitos e as pessoas ficavam já furiosas que. . .
porque como um mosquito que vai transmitir isso? Achavam que o mosquito não transmitia nada , ele já sabia, já tinha sido descoberto por médicos americanos em Cuba de que a febre amarela era transmitida pela p! @#$% do mosquito além da dengue, da chikungunya e do cacete a quatro coisa horrorosa.
E aí ele passou a criar essas brigadas mata-mosquitos que entravam na casa das pessoas, especialmente das pessoas pobres e nos morros e eram super mal recebidos e acabou a febre amarela, nunca mais vai voltar a febre amarela Não há o menor problema de febre amarela no Brasil, para sempre graças ao Oswaldo Cruz você sabe disso tão bem quanto eu, porque você é uma pessoa ligada Também havia a peste bubônica. A peste bubônica era transmitida pela pulga do rako. O doutor Osvaldo Cruz determinou que todos os ratos tinham ser cassados no Rio de Janeiro e começou uma caça ao rato porque ele ofereceu patacas ou florins ou caraminguás.
Ele ofereceu a moeda da época que agora não está me ocorrendo, centavos daquela moeda para as pessoas que matassem ratos e levassem ratos para determinados postos de saúde do governo É uma das maiores demonstrações da civilidade e da cidadania do brasileiro. Pessoas passaram a criar rato falando sério. descobriram três caras que na periferia do Rio de Janeiro criavam rato e eram os caras que mais levavam rato "olha aqui o rato, olha aqui" e ganhavam dinheiro com ratos.
Eles estavam criando ratos, cara eles estavam criando os ratos até que descobriram, os caras foram presas e rararararara. Acabou a peste bubônica que ele já tinha combatido inclusive em Santos, cidade portuária de um grandes surtos dessa peste Só daí chegamos, agora isso tudo aí é introdução cara, isso tudo aí é introdução porque agora que chegou na revolta da vacina O Brasil também tinha varíola, o mundo inteiro tinha varíola e tinha sido descoberto recentemente a vacina contra varíola, que consistia de você injetar o vírus da própria varíola que vinha do boi e você tinha que injetará aquela coisa e aí o Osvaldo Cruz forçou o Rodrigues Alves a obrigar ao congresso nacional a aprovar a lei da vacina. A lei da vacina obrigatória foi aprovada em 31 de outubro de 1904 pelo congresso uma votação tumultuada e inclusive Olavo Bilac, Rui Barbosa eram contra a vacina não apenas pelo fato de que teria um vírus inoculado no seu corpo, mas também porque era contra a liberdade individual, né.
Como é que você não tem o direito de dizer não quero vacina não tinha o direito de não querer, tinha que tomar a tal vacina e então deu essa enorme confusão. Quando veio essa aprovação então houve uma revolta muito grande. Dentre os motivos da revolta era pelo seguinte que as pessoas teriam que tomar a vacina em casa e as mulheres tenham tomar também no ombro e você sabe que ombros desmandos eles podem despertar um desejo sexual nas pessoas.
Imagina os homens aceitarem que os ombros de suas mulheres fossem expostos ao olhar de outro homem que ainda por cima da uma picada uma pica,, picadura picadura picadura. Não vai doer nada a picadura. A picadura vai entrar lá é só uma picadinha só uma picadinha.
Bota o ombrinho pra fora, bota o ombrinho e pá revolta total. Não, na minha casa não entra picadura. Não tem picadura na minha casa!
Meu, foi um merdeiro gigante, mas é claro que quando você estuda essa revolta, especialmente como o Nicolau Sevcenko, um grande, maravilhoso historiador brasileiro apesar do nome que estudou você descobre que é óbvio que havia muitas outras inquietações por trás, recém tinha sido feito o bota-abaixo né, porque o projeto do Rodrigues Alves era sanear a cidade do Rio de Janeiro e civilizada lá Então eles derrubaram cerca de 2 mil casas na região central do Rio de Janeiro que ainda eram região colonial de ruas estreitas, de ruas sujas para abrir o boulevard da civilização avenida central, hoje avenida Ro Branco que algum dia será tema aqui no ENEM. Então simplesmente enxotaram as pessoas para os morros, especialmente o morro da Providência e morros no bairro da Saúde e no bairro da Gamboa na zona portuária do Rio de Janeiro havia uma carestia enorme desde o governo Campos Sales. Havia um desemprego em massa , era num país quase tão horroroso quanto.
. . quanto.
. . não sei, algum país aí na época do Brasil, eu não sei, em uma época ruim do Brasil não me lembro de nenhuma época ruim do Brasil.
Não me lembro de nenhuma época que tenha tido inflação, não me me lembro de nenhuma época que tenha tido desemprego, talvez você se lembre e imagina então época bem ruim como aquela que você nunca viveu, era essa Então evidentemente o povo ainda com um argumento que nem esse. Pô, os caras vão entrar na minha casa Primeiro entraram na minha casa, pulverizaram a minha casa com aquele pó Depois não me deixaram criar rato em paz, que ela é a única alimentação depois, depois ainda vão querer botar uma picapedura no ombro na minha mulher não é possível. Então cara houve uma revolta popular gigante, as pessoas saíram na rua no dia 14 e 15 de novembro de 1904, quebraram a cidade inteira e tinha grupos de capoeiristas e teve um grupo de negros no bairro da Saúde que virou ao contrário um poste e fez de conta que não tenham e as pessoas acharam.
. . o exército achou que era cachão.
Sim, exército porque depois da polícia ter saído às ruas quem teve que combater a volta foi o exército, mas o exército estava leal, porções do exército que estavam leais ao Rodrigues Alves porque o exército na verdade estava conspirando grandemente, porque outra vertente dessa revolta da vacina foi que a escola militar da Praia Vermelha da onde tinha saído especialmente Benjamin Constant que tinha sido o grande articulador do golpe militar republicano de 1889 estava já farta de de cafeicultores paulistas no poder e aí houve esta insurreição militar liderada pelo tenente coronel Lauro Sodré, que aproveitando-se dessa vertigem geral, dessa febre amarela, verde e azul que tomou conta do Rio de Janeiro dessa mosquitama, desta picadura por tudo que é lado saiu às ruas com um contingente militar tentando derrubar o governo civil de Rodrigues Alves que reagiu ,disse: - Só morto sairei do catete. Haha, não é sensacional? Uma frase que muito tempo depois o Getúlio diria só que cumpriu e o Rodrigues Alves não precisou cumprir porque ele venceu a revolta.
Primeiro a vacina foi suspensa né A vacina foi suspensa no dia 11 de novembro. A vacina foi decretada 31 de outubro, as primeiras confusões foram 10 de novembro, no dia 11 de novembro de 1904 o congresso recuou, suspendeu a vacina a revolta explodiu mesmo bem na época da república 14 e 15 de novembro de 1904 e foi duramente reprimida Em 20 de novembro de 1904 a situação estava contornada ,Rodrigues Alves no poder, Lauro Sodré preso e aí a melhor parte a escola militar da Praia Vermelha foi destruída, destruída, arrasada Passaram com um trator por cima da escola que era um centro de conspiração constante desde que o Brasil se tornara um regime republicano na mão dos civis e assim acaba a história para os golpistas, mas não acaba para o povo que continua levando picadura e levando picadinha lá nas suas favelas e na zona portuária do Rio de Janeiro, Gamboa, Saúde Morro da Providência até que algum dia eles vão acabar descendo do morro pro asfalto e aí quem vai levar a picadura de mosquito e picadinha de vacina vai acabar sendo tu. Haha Então é isso aí meu chapa.
Essa foi a revolta da vacina e essa revolta revela né como a ignorância, como a controvérsia, como a desigualdade social acabavam tornando no passado esse país um país turbulento. Ainda bem que hoje acabou a mosquitama, tchau O QUE VOCÊ ACABA DE VER ESTÁ REPLETO DE GENERALIZAÇÕES E SIMPLIFICAÇÕES MAS O QUADRO GERAL ERA ESSE AÍ MESMO. AGORA SE VOCÊ QUISER SABER COMO AS COISAS DE FATO FORAM.
AH, ENTÃO VOCÊ VAI TER QUE LER!