Campo Harmônico - Aprenda como aplicar nas músicas

12.51k views3527 WordsCopy TextShare
Daniel Bertamini
Campo Harmônico - Aprenda como aplicar nas músicas. Nesse vídeo eu ensino como aprender campo harmôn...
Video Transcript:
e fala rapaziada eu sou Daniel vitamina E esse é o canal para musicos amadores profissionais se você não me conhece me segue no Insta aqui em baixo vou deixar o arroba é a roupa Daniel abertamente se inscreve no canal também de toda semana eu compartilho vídeo aqui de teoria musical muitas aulas também eu faço um trabalho também diário no Instagram tudo dia eu respondo as caixinhas perguntas que a galera me manda lá e aqui no YouTube eu posso vídeo toda semana inclusive Esse vídeo é uma série de vídeo que eu tô fazendo sobre acordes eu
coloquei uma votação lá no Instagram para tu voltar né entre harmonia e improvisação e a galera escolheu para falar mais sobre harmonia e exatamente disso que eu tô falando nessa corrente vídeo Esse é o segundo vídeo da playlist que eu vou colocar o primeiro se você não viu ainda vou deixar aqui em cima eu falei sobre o sistema CAGED né então se você não viu corre lá e dando continuidade a isso também eu vou falar hoje sobre o campo harmônico porque agora a gente vai entrar um pouco na Esfera teórica que é muito importante todo
mundo e pela compreensão mesmo do que tá fazendo que tá tocando que tá ouvindo e ajuda muito na improvisação na composição enfim é faz parte ali daqueles conceitos básicos que todo mundo tem que ter e hoje no vídeo vou esclarecer tudo para vocês beleza vamos lá então galera porque estudar o campo harmônico né porque que é tão importante assim gente setenta por cento das músicas oitenta por cento das músicas que você ouve por aí é São músicas básicas simples né que são de fácil assimilação principalmente a música pop EA música do sertanejo em vários estilos
Nos esquemas sofisticados também como na música brasileira no gesto a gente aplica muitas campo harmônico que tem tudo a ver também como tonalismo né música tonal ou seja tudo gira em torno de um tom e exatamente isso que o campo harmônico cobre Além do fato de que se você tem os conhecimentos você consegue tirar músicas de ouvido né porque você vai estudando Ali vai estudando em todos os tons e vai-se familiarizando com esses campos harmônicos e consegue perceber música com muito mais facilidade mas já começa a identificar os acordes né pelo conhecimento mesmo Deus do
céu ouvir algo que você pratica ali e aí quando aparece na música uma progressão uma coisa mais Clichê porque tem muito disso você falou parece que eu conheço né então basicamente era a música que ouves o que que é fazer a relação né Treinar esse ouvido relativo baseado em algo que você já conhece que tá no seu conhecimento vamos lá o que que é o campo harmônico né o campo harmônico é um conjunto que acordes e esses acorda eles fazem parte de uma mesma família Teoricamente essa família que que que é uma metáfora né são
os tons então se você tem um pão de dó você tem ali na escolinha de dó e cada cor e cada notinha dessa escala vai gerar um acorde para gente e esses acordes entre si fazem parte do campo harmônico de dó né então eles estão compartilhando da mesma família e aí um estudo campo harmônico a gente se depara com um campo harmônico maior e o menor Qual que é a diferença é muita gente faz confusão com isso é basicamente gente o campo harmônico menor ele é uma relativização do campo harmônico maior então se você tem
ali esse conhecimento do campo harmônico maior fica muito mais fácil entender o menor posteriormente então por isso que a gente tem que formar mesmo uma base ele estudando o campo harmônico para depois expandir e começar a entender o porquê que eles são parecidos Quais são as semelhanças né e basicamente é isso no campo harmônico maior a gente tem uma estrutura Ou seja a gente vê o comprar Mônico como graus assim como na imagem que tá passando aí para vocês e essa estrutura ela é imutável né Ou seja a gente tem ali é especificamente Qual o
grau que é maior cobrar o que é menor que qual grau que é diminuto isso não muda o que que vai mudar as famílias os tons e a gente entendendo estendo bem claro esse conceito nosso cabeça inclusive já adianto que que é importante a gente decorar essa forminha né Qual a forminha que eu tô falando primeiro grau maior segundo grau menor terceiro grau menor também o quarto e o quinto esperar uma e no sexto grau ele vai ser menor e no sétimo vai ser aqui minuto ou seja isso não muda isso Vai facilitar a gente
entender e transpor né para outros tons a ouvir as músicas saber né Em qual tonalidade que elas estão enfim por isso é importante certo então como eu falei comprar Mônica ele é um conjunto de acordes Ok só que para gente antes da gente entender o funcionamento desse tempo a Mônica A gente precisa entender como são formados os acordes para aí sim entender Por que que essa estrutura é imutável E por que que essa estrutura desse jeito né Já vi muita gente tenta entender camparmonico 100 anos entender essa questão dos acordes e fica perdido né fala
nossa mas por que que o segundo da menor Porque que o terceira menor e porque aí se perde não consegue dar continuidade nos estudos Então vamos lá vamos entender esses acordes aí como o Acorde é formado né todo acorde é formado pelo empilhamento de terças Ou seja a partir da tônica da primeira nota se a gente empilhar essas terças o ponto acorde só que nesse assunto já surgem mais dois que é o seguinte se empilhamos três notas geramos um acorde de três notas né e seriam as tres isso a gente continua empilhar essas notas geramos
as pedras ou seja entre eles são acordes com três notas e pétalas são acordes com quatro notas o exemplo aqui ó da maior né eu vou ter que ir de nota Mi dó mi Sol dó de mim ou seja basicamente só são três notas nesse acorde né tô aqui se a gente tira esse dedo aqui ó tá vendo que aqui é dói aqui ó e aqui vira um se eu já tenho uma corte formato do quatro notas e de onde ele surgiu né basicamente é só entender as terças Conforme falei ali ó um bilhete terça
me só e sim Então essas notas que compõem o Acorde até te dou Tá certo então vamos voltar um pouco ali para você nos confunde e vamos montar a corte por acorde para a gente entender a formação desse campo harmônico basicamente eu vou pegar Aqui a escala de dó maior e ó e vou enviar as terças saindo de cada grau aqui vamos ver o que que dá ó eu vou enviar aqui a terça e eu vou ter dó ré mi três né dó-ré-mi ou seja o Acorde de dó 1º grau eu vou ter dó de
mim se eu vou continuar aqui interessa ter só de mim eu vou ter me faço sol ou seja terça de mim é a nota sol então acrescentamos aqui no nosso acorde beleza como a gente está falando de trade já formamos o primeiro acorde ele é maior né lembro que eu falei da estrutura e mutável alá O quadrinho aqui se eu continuar aquilo que dessas terças eu vou chegar em ré né o segundo grau ali vamos ver se ele vai ser maior ou menor né então não é aqui ó eu vou empilhar terça ré mi fá
re mi fa terça né Depois eu vou empilhar terça a partir do fá sol lá trem nota Me acorde né de é minha nora essa terça aqui ela é menor então é uma corda em ré Menor Mas por que que esse acorde menor não é maior porque se fosse maior né é maior aqui ó eu teria fá sustenido e a gente não tem na na escala de dó fá sustenido a gente tem Faro né ó e aí vira menor e o que que definição acorda maior ou menor a própria terça dele então se a terça
for menor Ou acorda é menor se esse a terça for maior o acorde maior Beleza então a seguindo a estrutura aqui fizemos acorde maior primeiro grau segundo grau acorde menor se a gente for seguir ali Terceiro Grau né mi mi fá sol depois de sol vamos empilhar de Novo Sol lá sim pronto fechou um acorde de mim no campo harmônico de dó eu vou ter me né sol e sim sim o ou seja menor que aí gente se a gente for seguir toda essa escala fazer esse processo dentro da escala de dó maior nós vamos
achar essa estrutura do campo harmônico né então eu vou fazer tudo aqui não porque você já tem um quadrinho aí você já sabem que o primeiro grau é muito maior o segundo é menor terceiro menor enfim até a gente chegar no diminuto E aí a gente completa esse campo hormônio Então vamos passar aqui de novo esse campo harmônico de dó maior né gente fica assim ó primeiro grau segundo grau 3º Grau e Menor aqui né 4º grau sua maior quinto grau só o maior sexto grau lá menor 7º graus se diminuto e por fim o
oitavo Grau né primeiro grau de novo no a maior Então tá beleza já entendemos estrutura como que é formado os acorde é formado camparmonico e esse fosse em outro Tom né muita gente se confunde aí E se fosse um só o maior por exemplo Qual que é o passo para gente achar esse campo harmônico saber quais acordes estão nessa nessa família né de sol maior simples primeiro passo o que que é a gente pegar a escala de sol maior né a gente não fez isso com dó aqui ó a gente faz o mesma coisa com
a escala de sol maior qualquer diferença A única diferença entre dó maior e só o maior o fá né indo ó a gente tem fa natural no sol vamos ter o fá sustenido Então a gente tem um acidente de diferença em dó maior não temos nenhum e sustenido um sol temos um que é exatamente no sofá Então fica assim ó sol lá si dó ré mi fá sustenido no é só que essa única notinha já muda todo o contexto dessa família e aí é só fazer a mesma coisa que a gente fez sem dó e
sol por exemplo vamos empilhar as terças aqui partindo de sol né eu vou ter só Olá se ou seja só os Sininho se a gente continuar empilhar essas terça vou ter só um é Hair Ou seja já formou a cliente né então acorde sol ele tem as notas sol si ré ré né ou seja primeiro grau ali vai ser maior vai continuar maior né o segundo ele vai continuar menor Vocês estão vendo quadrinho ali agora de só o maior então o segundo tá falando aqui que é lá menor né vamos conferir ó lá qualquer terça
nós qualquer terça me ou seja ou DOC se esse lá fosse maior ele seria dó sustenido né mas não é isso que a gente quer como na escala de sol a gente tem dó e não dó sustenido o acorde de Lá é menor seguindo terceiro grau é o se E empilhando terças sim re fá sustenido se menor 4º Grau né dó vou ter que ir dó me só ou seja dorme sol ou seja terça maior acorde maior e aí a gente vai seguindo toda essa estrutura o quinto grau ele é maior né então qual foi
a diferença ali do campo harmônico de dó maior para-sol maior essa notinha do fá sustenido e Isso mudou quais acordes o ré maior né Que lindo a gente tinha o menor aqui agora me só a gente tem o rei maior mudou-se também lembra que no se ele era o sétimo grau de minuto agora ele é o se terceiro grau menor porque é um fá sustenido a e agora o sol ele se Manteve né Olá menor se Manteve por cima não mudou o dó se Manteve o ré né é maior que mudou o sexto grau seria
o terceiro grau de dólar ó o próprio menor mesmo e o sétimo grau é o fá sustenido diminuto né então você tem que uma notinha já desconfigura todo o campo harmônico e além dessas é diferenças entre os campos harmônicos tem também a questão dos graus Então se dó o me ele era terceiro grau menor e um sol o me ele é sexto grau menor né mas que sejam os mesmos acordes aqui eles cumprem funções dentro desse campo harmônico só que funções diferentes e quando eu falo e funções harmônicas o quê que isso quer dizer esses
acordes dependendo da posição do esses graus eles cumprem funções mesmo dentro dessa tonalidade Então antes da gente alguma a press as funções harmônicas que eu vou falar mais aprofundado para vocês entenderem melhor eu recomendo que vocês façam isso em outros tons né é comecem achar esses outros sons de dó maior de sol de lá né de ré de mim ou seja cada campo harmônico aqui vai gerar acordes e notas diferentes baseado nas escalas de cada um tá agora vamos entender as funções harmônicas que eu falei ali a gente tem basicamente três funções tonica subdominante e
dominante então vou passar rapidamente por cada função e falar das características de cada um a função tônica ela ela na função de resolução é a função que dá o tom da música né então por exemplo ó tá vendo que o sol Ele prepara para o dono né ó é isso que vai cumprir essa função de um acorde Tonico né o subdominante ele dá uma sensação ele fica ali no meio termo entre a resolução ea e ele fica ansiosamente esperando por um significado ali na música né então se a gente tem que é o Ou seja
a gente Não Para música aqui não tem como parar não fala né ele pede uma continuação né você e olha como que que Essas funções prepararam para a tônica é exatamente isso que caracteriza o tonalismo como que do fa eu tô indo embora tá gente ou seja eu fiz fa só enorme né Eu não parei nem no fa ele não pede uma resolução aqui ele pede para continuar música O Sol a minha como cindere essa notinha aqui ó e disse essa resolução né embora então já deu pra sentir um pouco ali de cada função né
no quinto grau a gente tem a função dominante que é o que o quinto grau de dó ele é sol né porque a dominante não tem a característica da do trítono e essa atenção aqui não é resolução né a gente não começa uma música assim ó e nem termina ela né E essa atenção ela pede uma resolução para a vó tá vendo o fá ele quer ir para o mim ó Nilce que aí para o dó né Se fosse Peter and I E aí e vamos entender ele porque cada grau porque cada acorde tá nessas
respectivas funções né Lembra que eu falei que Olá menor ele é relativo Dodô maior porque o que Compartilhamos muitas notas em comum Quais são as notas de lá menor né eu vou ter que ir lá dó e me quais são as notas de dó eu vou ter dó mi e sol ou seja só Olá ali né e o sol que não tão e Semelhança mas a nota o dó e o me que exatamente a tônica EA terça de dó são as mesmas notas Então esse são relativos Então os dois ambos com que a função tônica
e esse Terceiro Grau né Porque que o menor ele ele tá dando ali como função tônica também lembra desse empilhamento de terças que ia que a formação desse acorde imagina ali que depois da terceira nota da triad é o ímpio ainda mais uma nota eu voltei anotasse né porque ó me sol de novo eu vou para o ou seja por meio que o Acorde de do com sétima maior porém se a gente for ver aqui as notas que compõem essa acorde basicamente isso é o que né é menor com sétima então por isso que tem
de novo o menor ele também é relativo de dó ou seja dó lá menor e Menor eles estão na função tônica e o subdominante Né o 4º grau ali que tá mostrando o quarto e o segundo grau vamos pelo quarto né Ele é a função subdominante alpha' e Lembra que eu falei que todo sexto grau ali de um acorde maior é o seu relativo menor ou seja assim como lá menor é para dó temos todos os outros relativos né pareces acordes maiores então o fá Qual que é a sexta de fá fá sol lá si
dó ré 6 ou seja é menor que é o segundo grau de dó e também vai ter essa função subdominante né então os dois são relativos E é isso que faz os dois compartilharem a mesma função harmônica o subdominante a mesma coisa a gente tem sol né lembra que eu falei ali no começo do vídeo que o sol vai dar essa atenção e vai pedir essa resolução em dó é o mesmo para o se né diminuto ó basicamente são as mesmas notas também se a gente for ver né o si diminuto aqui ó si fá
mi ré né mesma coisa ali do sol se e que a gente continua empilhando essas terças assim com a gente fez em dó e achou o menor a gente vai achar o sim né porque ó só se é empilhar de novo essa terça geral até tarde que fa ou seja em si diminuto eu vou ter que se fa e ré ou seja bem parecido né olha como que o perito não é o mesmo né ó ó E aí galera só com esse conhecimento aí você já tem essa noção do campo harmônico Ok e agora vamos
entender isso na prática basicamente vou deixar uma colinha para vocês aqui a música tonal né a música pop ela caminha assim ó o primeiro com passa vou ter Tonico no segundo geralmente a Tonico também não não é uma regra tá gente é o que normalmente se deu para ir no terceiro compasso subdominante e no quarto compasso dominante vamos ficar isso aí na função tônica vou aplicar o Acorde de dó maior subdominante fa dominante sol em Volta Para não né então vamos lá vamos tocar uma base aqui ó baseado nisso que a gente conversou agora né
ó ó o Ou seja eu tô aqui tudo aquilo que eu falei ali né porém dá para gente começar a substituir isso então na função tônica ali vamos brincar um pouco com aqueles acordes que são relativos que eu falei né ao invés de usar dó no segundo compasso eu vou usar lá menor ou quando fica um bom então de menor né aí se você já está abre o universo né poderia começar em minha nora que que eu fiz aqui usei o menor lá menor quando foi para subir dominante eu não usei o falso e o
rei menor e no sol eu usei o diminuto aqui né outro exemplo agora eu não sei lá para para algo mais sofisticado né na bossa nova na música brasileira e [Música] o ou seja brinquei aqui com Harmonia né Aonde era a função tônica misturei ali os acordes na onde era subdominante misturei o facão ré menor enfim basicamente é isso vocês vão ver assim sessenta por cento e eu falei setenta por cento umas músicas aí como exercícios dessa aula já recomendo que vocês tirem músicas ou então analisem as músicas que você já sabem Eu recomendo também
que sejam músicas fáceis nesse início né E vai analisando ali Qual o grau que é qual o Tom que tá Qual a função harmônica Quais são os relativos desse dessa tonalidade e vai tentando substituir toca e substitui os acordes né já vai ser um ótimo exercício para vocês praticarem aí na semana toda enfim da galera se vocês curtiram não se esqueça de deixar o like nesse vídeo se inscreve no canal esse método crescer manda esse vídeo para um amigo músculo chega se você é novo também não me segue no Instagram vai lá deixe nos comentários
ali no meu último Pois fala assim vim aqui no YouTube eu vou gostar de saber disso E aí galera espero ter ajudado e grande abraço falou
Related Videos
Exercício de PENTATÔNICA Que Mudou Para Sempre a Minha Forma de Tocar!
23:15
Exercício de PENTATÔNICA Que Mudou Para Se...
Daniel Bertamini
193,937 views
COMO TOCAR DE OUVIDO, USANDO A TABELA DE CAMPO HARMÔNICO
1:26:20
COMO TOCAR DE OUVIDO, USANDO A TABELA DE C...
Canal do violão e guitarra
16,247 views
Intervalos/Notas Alvo na GUITARRA TODA - Pentatônica Maior e Menor
40:30
Intervalos/Notas Alvo na GUITARRA TODA - P...
Daniel Bertamini
11,510 views
4 ACORDES OBRIGATÓRIOS que todo guitarrista e violonista deve aprender
22:02
4 ACORDES OBRIGATÓRIOS que todo guitarrist...
Daniel Bertamini
2,394 views
A ORIGEM DO CAMPO HARMÔNICO MENOR, MENOR HARMÔNICO E MENOR MELÓDICO
18:53
A ORIGEM DO CAMPO HARMÔNICO MENOR, MENOR H...
Mauricio Alabama
12,424 views
E AGORA QUAL É O PRÓXIMO ACORDE? Aprenda a Usar o Campo Harmônico a seu favor!
21:28
E AGORA QUAL É O PRÓXIMO ACORDE? Aprenda a...
Evandro Nunes
110,092 views
HARMONIA FUNCIONAL na PRÁTICA para TREINAR O OUVIDO
17:30
HARMONIA FUNCIONAL na PRÁTICA para TREINAR...
Harmonia com João Braulio
24,988 views
Pra que serve campo harmônico e como utilizá-lo
10:50
Pra que serve campo harmônico e como utili...
Canal do Campo Harmônico
3,421 views
Análise de Campo Harmônico | Como tocar na PRÁTICA
22:36
Análise de Campo Harmônico | Como tocar na...
Cauê Magrini
33,292 views
Dominando o Campo harmônico: Guia Completo Para Iniciantes!
26:58
Dominando o Campo harmônico: Guia Completo...
Daniel Bertamini
8,027 views
ESCALA PENTATÔNICA NA GUITARRA: Blue Note e Frases no Braço Todo!
42:44
ESCALA PENTATÔNICA NA GUITARRA: Blue Note ...
Daniel Bertamini
14,686 views
PENTATÔNICA MAIOR I Eu me sentia travado até entender isso!
24:09
PENTATÔNICA MAIOR I Eu me sentia travado a...
Daniel Bertamini
34,537 views
Como decorar a TABELA DO CAMPO HARMÔNICO  em menos de 10 MINUTOS | Prof Michael Santtos  !
7:53
Como decorar a TABELA DO CAMPO HARMÔNICO ...
Prof. Michael Santtos
6,710 views
COMO TOCAR DE OUVIDO EM 15 MINUTOS USANDO CAMPO HARMÔNICO
13:49
COMO TOCAR DE OUVIDO EM 15 MINUTOS USANDO ...
Canal do violão e guitarra
35,551 views
CAMPO HARMÔNICO - Você sabe aplicar NA PRÁTICA! | ToqueMaisBaixo Ep171
11:44
CAMPO HARMÔNICO - Você sabe aplicar NA PRÁ...
ToqueMaisBaixo by DUVALLE
52,968 views
Como Tocar Acordes no Braço todo da Guitarra - CAGED!
28:02
Como Tocar Acordes no Braço todo da Guitar...
Daniel Bertamini
23,678 views
Harmonic Field on the Guitar IN PRACTICE for EVERY MUSICIAN TO REALLY LEARN Beginner to Intermediate
19:08
Harmonic Field on the Guitar IN PRACTICE f...
Arranjador Marcony
21,076 views
Campo Harmônico sem mistério – 1 aula para 1.000 dúvidas
39:53
Campo Harmônico sem mistério – 1 aula para...
Descomplicando a Música
1,133,174 views
🎸Como saber O PRÓXIMO ACORDE da MÚSICA! MACETE ARREBATADOR pra TIRAR MÚSICAS de OUVIDO no VIOLÃO
22:33
🎸Como saber O PRÓXIMO ACORDE da MÚSICA! M...
Gean Pacheco
107,492 views
PENTATÔNICA POR ACORDE - As notas dos acordes na ponta dos seus dedos
14:19
PENTATÔNICA POR ACORDE - As notas dos acor...
Daniel Bertamini
20,976 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com