nós vamos abrir a palavra de Deus na carta do apóstolo Paulo aos Efésios Capítulo primeiro vamos estar iniciando hoje esta série de Exposições bíblicas nesta carta de Paulo aos Efésios hoje leremos dos versos primeiro ao 14º Paulo Apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus graça vós outros e paz da parte de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo bendito Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos Tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões Celestiais em Cristo assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos Santos irrepreensíveis ante ele e em amor nos predestinou para ele para adoção de filhos por meio de Jesus Cristo segundo o Beneplácito de sua vontade para o louvor da Glória de sua graça que ele nos concedeu gratuitamente no Amado no qual temos a redenção pelo seu sangue a remissão dos pecados segundo a riqueza da sua graça que Deus derramou abundantemente sobre nós Em toda a sabedoria e prudência desvendando noos O Mistério da sua vontade segundo o seu Beneplácito que propusera em Cristo de fazer convergir nele na dispensação da plenitude dos tempos todas as coisas tanto as do céu como as da terra nele Digo no qual fomos também feitos herança predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade Aim de sermos para louvor da sua glória nós os que de antemão esperamos em Cristo em quem também vós depois que ouvistes a palavra da verdade o evangelho da vossa salvação tendo nele também crido fostes selados com o Espírito Santo da Promessa o qual é o penhor da nossa até ao Resgate da sua propriedade em louvor da sua glória Amém nós vamos meditar sobre o tema a igreja de Deus o povo mais rico do mundo a igreja de Deus o povo mais rico do mundo vocês bem se lembram que o apóstolo Paulo na sua segunda viagem missionária passar por Éfeso que era uma das maiores cidades da Ásia menor um dos maiores Centros Comerciais da Ásia menor onde ficava uma das sete maravilhas do mundo antigo o Templo de Diana a deusa dos Efésios quando Paulo retorna paraa sua terceira viagem missionária ele permanece nessa cidade 3 anos ensinando de casa em casa e publicamente e ele diz com lágrimas pregando arrependimento e a fé em Jesus Cristo ensinando todo o conselho de Deus dando razão para que toda a Ásia conhecesse o evangelho de Jesus Cristo ele deixa Éfeso vai para Jerusalém é presa em Jerusalém Fica dois anos preso em cesareia marítima e vai preso para Roma e nessa primeira prisão em Roma ele escreve esta carta e esta é uma das cartas mais preciosas que nós temos do apóstolo Paulo conhecida como a carta que mais trabalha a Teologia da Igreja da eclesiologia e neste capítulo primeiro Paulo vai logo de início nos três primeiros versos falar sobre três coisas rápidas primeiro o remetente da carta segundo destinatário da carta e terceiro o objetivo da carta quem é o remetente versículo 1 diz Paulo Apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus vejam vocês que ele é Apóstolo de Cristo não por Inspiração própria nem por autoc comissionamento ou por usurpação da função nem por indicação ou delegação humana ele é Apóstolo por vontade e escolha Soberana de Deus depois ele fala sobre os destinatários dessa carta ainda no verso primeiro aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus esta palavra Santos incomoda muita gente de vez enquanto eu cumprimento irmão como é que vai Santo e a pessoa tem uma reação meio estranha não eu não sou santo não e muitas vezes é porque nós ainda não entendemos o sentido de santo da Bíblia a ideia que ainda paira na mente de nós cada um de nós de que Santo é uma pessoa que já morreu e que em função da vida que levou ela é canonizada e então ela se torna Santo ou santa mas não é essa concepção bíblica que Paulo estabelece aqui ele não tá falando dos crentes que morreram que são santos tô falando de crente vivo de gente que tá vivendo com ele de gente que tem as mesmas lutas as mesmas tensões os mesmos conflitos e aqui significa aquele povo que foi separado por Deus para ser um povo diferente e para servir a Deus então se alguém lhe chamar de Santo e de Santa não se estranhe não porque a pessoa está usando um termo próprio e correto se você pertence a Jesus ele diz aos santos e fiéis porque todo Santo tem que ser fiel e todo fiel tem que ser santo a ideia de santo não é de alguém que não tenha Pecado Se for assim não haveria ninguém Santo exceto Jesus mas é alguém que foi separado por Deus para servir a Deus então você é santo e fiel e ele estabelece aí aos santos e fiéis em Éfeso ou melhor a os santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo veja você que o crente é cidadão de Dois Mundos ele vive em Éfeso e ele vive em Cristo ele tanto está geograficamente residindo numa cidade como ele está misticamente residindo em Cristo É isso que Paulo quer reforçar aí para nós nesta carta no verso 3 o apóstolo Paulo vai mostrar o objetivo desta carta bendito Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos Tem abençoado com toda a sorte bênção espiritual nas regiões celestes em cristo eu não sei se você já parou para perceber que este é o maior parágrafo da Bíblia do verso 3 ao verso 14 não tem ponto final vai ter o ponto final lá no finalzinho do 14 e ser como uma cascata como a cachoeira que vai rolando montanha baixo como a bola de neve que vai crescendo montanha baixo e Paulo promp num cântico de adoração de louvor e ele não consegue parar ele não consegue estancar esse fluxo de louvor e de adoração que explode em seu peito e em sua alma ele tem três coisas para nos dizer aí primeiro a fonte das nossas bênçãos bendito o Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos Tem abençoado Deus e pai é a fonte de toda a bênção que temos segundo aza das nossas bã são bos espirituais é muito interessante que na antiga dispensação o povo terreno povo de Israel recebia como recompensa da sua obediência sua obediência bênçãos terrenas lá em Deuteronômio Capítulo 28 versos de 1 a 1 mas nós como povo de Deus no Isra de nós somos abençoados não apenas com bênçãos materiais mas Sobretudo com bênçãos espirituais e com toda a sorte de bênção espiritual e finalmente ele diz a esfera dessas bênçãos nas regiões Celestiais em cristo jesus é aqui nesta carta que Paulo trabalha essa teologia das regiões Celestiais em Cristo veja você e você está tanto nas regiões Celestiais como você também está em Cristo aliás essa expressão em Cristo aparece ah repetidas vezes nesta carta você está enxertado em Cristo vinculada a Cristo misticamente ligado ao Senhor Jesus Cristo ou seja você não é simplesmente um cidadão terreno Mas você sobre tudo um cidadão Celestial e por isso você é abençoado nas regiões Celestiais e abençoado em cristo eu queria que você olhasse agora para esse texto dos versos 3 a 14 com um detalhe isso é um Cântico com três estrofes eu não sei se você Já identificou identificou esse detalhe mas veja o Versículo 6 para louvor da Glória de sua graça veja o verso 12 a fim de sermos para o louvor da sua glória veja o verso 14 na parte final em louvor da sua glória perceberam uma repetição aí um estribilho cada estrofe dessa termina com esse estribilho para o louvor da sua glória para o louvor da sua glória para o louvor da sua glória em cada uma dessas estrofes Paulo está enfatizando a ação da Trindade em nossa redenção a primeira estrofe vai dos versos 3S aos versos 6 e Paulo está falando olhando pro passado na eternidade passada e vendo a obra que Deus Pai realizou por nós na eternidade e ele termina para o louvor da sua glória dos versos 7 aos versos 12 ele está identificando a obra de Jesus Cristo que que ele realizou por nós na história não na eternidade mas na e termina para o louvor da sua glória e os versos 13 e 14 ele está olhando pra obra do Espírito Santo em nós e a consumação desta obra também na eternidade final para o louvor da sua glória eu quero dizer para você que o fim principal do homem qual é mesmo glorificar a Deus E qual é o fim principal de Deus DrJohn Piper escreve um dos seus livros e começa com essa pergunta invertida Qual é o fim principal de Deus a pergunta do catecismo não é essa Qual o fim principal de Deus a pergunta do catecismo Qual o fim principal do homem fim principal do homem é glorificar a Deus E qual é o fim principal de Deus o fim principal de Deus é glorificar a si mesmo não pode existir outro centro no universo a não ser Deus mesmo toda a obra da Redenção tem um fim maior Qual é o fim maior da obra da Redenção é a glória do próprio Deus e agora nós vamos examinar esses três aspectos deste texto as três estrofes deste Cântico o primeiro ponto que nós vamos examinar são as bênçãos procedentes de Deus pai para nós e a primeira benção que você encontra tá aí no Versículo 4ro assim como nos escolheu nele ele nos escolheu essa é a primeira benção que você pode identificar aí no texto eu queria que você observasse sete coisas aí nesse Versículo 4 a primeira delas quem é o autor dessa escolha ou dessa eleição Versículo é é claro assim como nos escolheu quem nos escolheu Deus Pai o autor da nossa eleição é Deus Deus o pai não fomos nós quem o escolhemos Mas foi ele quem nos escolheu aliás Romanos Capítulo 3 Versículo 11 diz que o homem pecador não busca Deus não procura Deus mas a Bíblia diz em Lucas 10:19 que jesus veio buscar o que estava perdido então não o homem que procura é Deus quem procura o homem n o homem quem elege a Deus é Deus quem elege o homem a segunda coisa desse Versículo é a natureza dessa eleição Deus nos escolheu para si de acordo com o seu Beneplácito Versículo 5 nos predestinou para ele para adoção de filhos por meio de Jesus segundo o Beneplácito da sua vontade o que significa isso significa que a desta escolha não está em nós mas nele mesmo Deus não nos escolheu porque nos achou bons porque viu em nós virtudes porque viu em nós méritos porque viu em nós qualidades que atraísse a sua benevolência mas Deus olhou para si mesmo pro seu bom prazer e então ele nos escolheu a motivação está nele mesmo terceira coisa quem é o objeto desta escolha Paulo diz no verso 4 assim como nos escolheu grif esta expressão aí ele nos escolheu que significa isso que Paulo está fazendo uma distinção ele tá referindo à igreja ele está fazendo a distinção entre a igreja e o mundo porque ele vai definir no capítulo do que o mundo está perdido versículo um ele diz que o mundo está morto as pessoas sem Cristo estão mortas no verso 2is ele vai dizer que elas elas estão segundo andando segundo a o curso do mundo segundo o principados os príncipes da potestade do ar do espírito que agora atua nos filhos da desobediência no Versículo 12 eue diz que eles estão sem Deus e sem esperança no mundo o que que Paulo está querendo dizer é que a salvação não há não é universalista a ideia de que Deus Vai salvar todo mundo no final é uma falácia é uma mentira eu engano é interessante que o aquele que foi considerado o maior teólogo do século XX carart erradamente afirma que em conexão com Cristo todos os homens sem distinção são eleitos e que a distinção básica não é entre eleitos e não eleitos e sim entre os que têm consciência de sua eleição e os que não a Tê isso é um equívoco isso é um engano Paulo faz referência aí até a própria expressão eleição pela lógica se você elege significa que você faz uma escolha então não pode ser a todos a salvação não é universalista somente aqueles que creem em Cristo que recebem a Cristo que nascem de novo que põ a sua confiança no Senhor Jesus serão salvos portanto não há salvação Universal quarto lugar o fundamento da eleição Deus nos escolheu em Cristo o que significa isso significa queridos que a eleição não anula a obra de Deus em Jesus muita gente equivocada mente acha porque Deus elegeu então de qualquer maneira a pessoa vai ser Salv o que não é verdade o mesmo Deus que estabeleceu os fins a salvação estabeleceu os meios e Deus estabeleceu que a nossa redenção que a nossa salvação efetuar-se ia por meio da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo da obra sacrificial substitutiva e expiatória de Cristo quarto lugar quinto lugar qual é o tempo da eleição assim como nos escolheu nele em Cristo antes da fundação do mundo então a eleição não foi no tempo ela foi na eternidade Deus nos escolheu antes de lançar os fundamentos da terra não existíamos ainda e Deus já havia colocado o seu amor e o seu coração em nós sexto lugar Qual é o propósito da Escolha divina ele nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo Para quê Para sermos Santos e repreensíveis perante ele em amor preste atenção que há alguns segmentos que equivocam que torcem ou que não entendem bem essa questão da eleição dizendo o seguinte que a eleição é fundamentada na presciência divina que a eleição é da seguinte maneira porque Deus previu que eu ia crer ele me escolheu não ia não é bem assim que a Bíblia ensina não é porque Deus previu que eu ia crer que Deus me escolheu porque Deus me escolheu eu cri Deus não nos escolheu porque éramos Santos e repreensíveis mas para sermos Santos e repreensíveis se era para sermos Santos e repreensíveis significa fica que quando Deus nos escolheu nós não éramos Santos e irrepreensíveis Deus não nos escolheu porque Nós cremos Nós cremos porque Deus nos escolheu Deus não nos escolheu porque praticávamos boas obras Mas nós somos feitura dele criados em Cristo para as boas obras então a eleição não é não é consequência da Fé Mas a eleição é é a causa da fé é isso que Paulo está nos ensinando aí agora em sétimo lugar eu queria que você tirasse para concluir essa parte da Escolha Divina três lições sobre a questão da eleição primeiro a doutrina da eleição é uma revelação divina e não uma especulação humana tá aí no texto revelação de Deus não especulação humana segundo a doutrina da eleição é um incentivo à Santidade não a desculpa pro pecado Deus nos escolheu para sermos Santos e não Para vivermos irrefletidamente terceiro a doutrina da eleição é um estímulo à humildade e não um motivo para orgulho ninguém po bater no peito eu sou eleito de jeito nenhum todo o foco da eleição está na Soberania de Deus e nos méritos de Cristo e nunca em virtudes pretensas que possamos ter então não cabe vaidade nem orgulho segunda bênção que nós temos da parte de Deus Pai Versículo 5 é adoção veja aí ele nos predestinou para ele para adoção de filhos então no coração amoroso de Deus Ele nos destinou para sermos filhos nós éramos escravos nós estávamos mortos nós estávamos sem esperança no mundo nós estávamos perdidos nós estávamos cegos nós estávamos com coração endurecido e Deus foi lá e nos tomou nessa situação desesperadora e nos fez e nos adotou na sua família um filho adotado tinha o nome do pai a herança do pai e todas as prerrogativas de um filho Genuíno e verdadeiro então nós fomos escolhidos e adotados na família de Deus a terceira coisa no Versículo 6 que Deus nos deu bênçãos da parte de Deus para o louvor da sua glória para o louvor da Glória de sua graça que ele nos concedeu gratuitamente no amado ou que ele nos aceitou gratuitamente no Amado O que é interessante isso irmãos Deus os aceitou em Jesus Deus não nos aceitou fora de Jesus mas em Jesus o que significa isso significa que através de Jesus Deus nos aceita por quê Porque a nossa Justiça diz a bíblia que é como um trapo de imundícia Mas pela obra de Cristo Deus nos aceita como justos Cristo nos substituiu Cristo nos representou Cristo pagou a nossa dívida Cristo nos tornou aos olhos de Deus pega aquela ideia do pródigo que chega na casa do pai com lama de chiqueiro com a roupa suja e rasgada e o que que o pai faz com ele o pai o abraça e o pai o beija não diz a Bíblia que o pai diz pro menino olha vai lá tomar um banho primeiro depois que você tiver perfumado e cheiroso vem cá que eu vou te dar um abraço e eu vou te receber não o pai corre ao encontro dele e o abraça e o beijo com cheiro de chiqueiro a Bíblia diz que Deus nos aceitou do jeito que nós viemos Deus nos convida de braços abertos e quando nós chegamos a ele em Jesus nós somos aceitos nós somos recebidos nós somos introduzidos na família de Deus é isso que Paulo está querendo nos ensinar aais são as de de elei ado e aceita vamos ver em segundo lugar os versos 7 a 12 Quais são as bos procedentes do filho de Jesus Cristo versículo 7 Diz aí que ele nos redimiu qual temos a redenção aquio signica mercadoria no mercado e quando Paulo escreveu esta carta no Império Romano tinha aproximadamente 60 milhões de escravos que eram levados pros mercados e vendido como se vende uma um produto que você tem na sua casa como uma mobília por exemplo só que alguém podia comprar um escravo e torná-lo livre pagar o preço dele e dizer para ele agora você está livre você não é escravo mais o que na verdade Jesus fez conosco foi isso nós é escravos escravos do pecado escravos da Lei escravos do mundo escravos do diabo e Jesus Cristo veio e nos comprou e o preço que ele pagou foi o seu sangue e ele nos tornou livres e agoraos Então redimidos é isso que querendo nos ensinar nesse Versículo Versículo S ainda outra bênção depois que ele nos redimiu ele nos perdoou versículo 7 diz pelo seu sangue a remissão dos pecados segundo a riqueza da sua graça remissão de Pecado aqui é perdão deixa eu explicar isso às vezes nós entendemos erradamente o perdão de Deus Você já escutou a frase de que o justo não perdoa e é verdade o justo não perdoa o justo não pode perdoar a competência do justo é aplicar a lei doa a quem doer doa quem doer agora então como é que Deus pode nos perdoar se ele é justo Deus não podia chegar S algumas coisas Deus é todo poderoso Mas algumas coisas Deus não pode fazer Deus não pode negar-se a si mesmo Deus não pode contradizer-se a si mesmo Como é que Deus nos perdoou então Deus não chegou para nós olha Você cometeu esse e esse e esse e esse e esse e esse pecado faz de conta que isso não existe mais tá tudo Perdoado Deus não faz isso por quê Porque ele é justo Então como é que Deus perdoou noos Alguém teve que pagar e quem é que teve que pagar eu não podia pagar se eu fosse pagar a minha própria dívida eu não ia jamais saudar essa dívida lembra da parábola que Jesus contou do credor incompassivo às vezes Nós não entendemos aquela parábola porque ela está colocada com moeda que não é a nossa moeda corrente e a gente perde a lição por isso se a gente não trocar a moeda e dar a moeda na moeda corrente Jesus disse que tinha lá um homem que devia 10. 000 talentos e que chegou pro seu senhor disse olha me perdoa porque tem paciência comigo porque tudo eu te Pagarei Jesus usando essa parábola conta duas hipérboles a primeira hipérbole é a possibilidade do um homem dever na Palestina 10. 000 talentos a segundo hipérbole é do homem dizer tem paciência comigo que tudo te Pagarei as duas coisas eram exageradas o que que são 10.
000 talentos 10. 000 talentos significa 350. 000 kg de ouro um talento São 35 kg 10.
000 talentos são 350. 000 kg de ouro para vocês terem uma ideia todos os impostos do país eram 800 talentos por ano 10. 000 talentos eram os impostos da Nação inteira durante 13 anos e meio para vocês terem uma ideia para um homem ganhar 10.
000 Talentos na Palestina eu tinha que trabalhar 150.