Em todas as áreas da sociedade, existem diversas pessoas que revolucionaram a forma como nós lidamos com o mundo. Na ciência, nós tivemos Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein. Na arte, nós tivemos Van Gogh, Leonardo Da Vinci e até Picasso.
Na filosofia, nós temos nomes como Platão, Kant e Nietzsche. Mas quando o assunto é guerra, um único nome se destaca como o mais revolucionário de todos os tempos: Napoleão Bonaparte. Você já deve ter ouvido sobre ele em suas aulas de história.
Quem sabe, você ouviu sobre a Revolução Francesa ou sobre o fato dele ser pitchulinha. Ou até sobre seu império gigantesco e suas enormes conquistas. Mas como isso aconteceu?
Como Napoleão Bonaparte chegou ao poder? E quais estratégias ele usou para sair de apenas mais um cidadão comum para se tornar o maior líder de uma nação em polvorosa? Hoje, no Investigando - Cinzas.
Oi, eu sou o Tinôco e Napoleão é um dos nomes mais conhecidos da história quando o assunto é guerra! Este é o nome que mais revolucionou a arte de guerrear na história e, sem sombra de dúvidas, mudou o mundo para sempre. Hoje em dia, felizmente, nós estamos em um mundo um pouco mais pacífico do que em 1800, mas se você quer se sentir participando de um combate, eu tenho a solução para você: World of Tanks é um jogo totalmente gratuito para PC, que com gráficos bem trabalhados e extremamente realistas, consegue replicar com impressionante precisão os tanques e os cenários reais da Segunda Guerra Mundial.
Então não perca tempo e clique no primeiro link da descrição para se registrar e finalmente poder jogar. Para você que está começando, com esse link já vai estar valendo um código especial que te dará 7 dias de premium grátis, 250 mil créditos e o Cromwell B, um incrível tanque britânico que é apenas um dos muitos outros disponíveis no jogo. Além disso, você também terá a chance de aproveitar por tempo limitado esses três tanques aqui.
E para você que já tem uma conta, mas não joga a mais de 30 dias nenhum jogo da Wargaming, essa é a sua oportunidade de já voltar com tudo. Com o código COMBAT, você terá acesso a 3 dias de premium, um visual diferenciado para os seus tanques e por 1 semana você também vai poder jogar com o tanque especial Centurion. E antes que você comece a reclamar, todo mundo que já tem esse tanque será recompensado com 100 mil créditos.
Só tem benefício! Enfim, a nossa história começa aqui. Esta é Córsega, uma pequena ilha que causou uma enorme disputa territorial entre duas grandes potências europeias: a Itália e a França.
Durante a Antiguidade, Córsega pertencia ao Império Romano. Durante a Idade Média, ela passou pelas mãos dos francos. Anos mais tarde, até 1768, a ilha pertenceu à Gênova, na atual Itália.
Quando finalmente foi reconquistada pelos franceses. E então, nós chegamos no ano de 1769, onde lá na Córsega nascia uma das figuras mais importantes da história moderna: Napoleone di Buonaparte. Este era apenas um dos oito filhos do casal Carlos Buonaparte e Maria Ramolino.
E assim, você deve ter percebido que esse nome “Napoleone di Buonaparte” não é muito bem um nome francês. E isso acontece justamente pelas disputas territoriais que eu comentei anteriormente. Se ele tivesse nascido apenas 1 ano antes, possivelmente Napoleão seria italiano.
Enfim, desde muito novo, Napoleão teve contato com a guerra. Ele iniciou seus estudos na Academia Militar em Autun, para onde se mudou com sua família. Esta época foi de extrema importância para a formação do caráter de Napoleão.
Por ter vindo de um lugar distante e desconhecido, ele era frequentemente alvo de xenofobia pelos seus colegas de classe. Assim, Napoleão começou a se tornar uma pessoa cada vez mais fechada e melancólica, desenvolvendo um grande apreço pela literatura e pela matemática. O tempo passou e, com 15 anos, ele foi admitido em uma prestigiada escola militar de Paris, onde treinou para se tornar oficial de artilharia.
Depois de se formar, Bonaparte foi nomeado como segundo-tenente, a posição mais baixa da hierarquia militar. Durante esse período, seu pai veio a falecer e Napoleão teve de voltar à Córsega para lidar com a herança de sua família. O que ele não sabia é que nesse curto período que ele passou fora, a França basicamente mudaria para sempre os rumos da humanidade.
Durante todo esse período, a França passava por uma grande crise econômica e o Rei Luís XVI estava lidando com isso da pior maneira possível. Naquela época, somente a classe mais baixa da sociedade pagava impostos, o que logo de cara já não faz o menor sentido. Mas agora, ele resolveu também começar a cobrar impostos do Clero e da Nobreza, o que fez todo mundo ficar boladíssimo com ele.
Assim, começou na França uma confusão inacreditável. Ninguém mais aguentava o rei fazendo o que quiser com esse poder absoluto. Então, o povo se uniu contra isso.
A principal representação desse poder do rei era a chamada Bastilha - que era basicamente uma prisão para os inimigos da monarquia cheia de armas e que estava sendo desativada. Assim, milhares de pessoas resolvem se unir para tomar a bastilha na mão. E assim foi feito.
Pouco tempo depois é introduzida a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, uma nova Constituição que ia contra o poder absoluto do rei. Esses dois eventos são representados como o começo da Revolução Francesa. E no meio de tudo isso estava Napoleão, um jovem militar de baixa patente, cidadão francês de origem corsa que estava vendo o mundo entrando em colapso.
Então, ele não tinha outra escolha que não fosse apoiar a revolução, entendendo que esta poderia ser uma grande oportunidade de ascensão na sua carreira. Napoleão se juntou à chamada Sociedade dos Amigos da Constituição. Esse grupo realizava suas reuniões no Convento de São Jacobo, e, por isso, eles começaram a ser conhecidos como os Jacobinos.
Você já deve ter ouvido esse nome na escola, mas não tinha ideia do que era, né? E agora você está tendo que ver um vídeo no youtube de um cara muito bonitão te explicando o que o seu professor te explicou há 10 anos atrás, como que pode uma coisa dessa? !
Enquanto isso, a França como um todo se via cada vez mais de ponta cabeça. Com uma nova constituição, todo o sistema administrativo do país estava sendo revisto. Assim, o Rei Luiz XVI foi, aos poucos, perdendo todo o poder que ele tinha.
Diante dessa situação, ele resolve fugir secretamente de Paris com a sua esposa, mas… eles foram pegos! A população que já estava bolada, ficou ainda mais bolada, o que inclui o Napoleão. Todo mundo queria que ele fosse destronado, afinal de contas ele estava traindo a sua própria nação, mas isso não aconteceu.
Na verdade, ele foi posto de volta no trono, o que só deixou todo mundo ainda mais bolado. Assim, a galera resolve que não dá mais, e uma multidão resolve invadir o Palácio das Tulherias, dando um pau nos guardas que estavam lá e jogando tanto o rei quanto a esposa dele na prisão do próprio castelo. Com isso, a monarquia francesa é abolida, nascendo assim, a República Francesa.
E pouco tempo depois, o rei Luís XVI é guilhotinado. Só que o problema foi que tudo isso causou um verdadeiro pânico entre as outras monarquias da Europa, que ficaram com um cagaço enorme da França influenciar seu povo a fazer o mesmo. Assim, toda essa galera se uniu no que ficou conhecida como a Primeira Coalizão, para atacar a França revolucionária.
Vendo isso, a França também ficou com um cagaço enorme e resolve promover militares de baixa patente. E é aí que Napoleão se torna capitão. E logo depois, ele participa de uma batalha que mudaria sua vida para sempre.
O plano era integrar a Córsega à República Francesa. Assim, Napoleão foi direcionado como líder de 400 soldados que iriam conquistar a ilha, mas… deu errado. Assim, ele teve que meter o pé de lá, fugindo para a cidade de Toulon em 1793.
O problema é que essa cidade foi um dos alvos das invasões da Primeira Coalizão. Assim, o porto de Toulon estava completamente ocupado por tropas britânicas. E adivinha quem foi colocado como responsável para pegar o porto de volta?
Ele mesmo, Napoleão Bonaparte. Só que assim… a cidade tinha um muro enorme ao redor… dezenas de fortes, além de 22 mil soldados inimigos defendendo… então assim, digamos que seria um pouco complicado. Mas o Bona tinha uma carta na manga.
Ele percebeu que poderia acabar com essa batalha conquistando apenas um único forte. Já que, com o domínio dele, os franceses poderiam atirar nos navios britânicos atracados no porto, forçando todos os soldados inimigos a fugir com eles. E foi dito e feito!
Com a estratégia desenvolvida pelo jovem Napoleão, o ataque francês foi bem-sucedido e o domínio sob Toulon foi recuperado. Esta é considerada a primeira grande vitória na vida de Bonaparte, onde ele deu seus primeiros passos para se tornar um dos militares mais influentes da história. Com todo esse furdúncio, Napoleão entrou na mira de alguns homens poderosos da França, que começaram a ver nele um líder promissor.
Um desses homens era Augustin Robespierre, irmão mais novo do novo líder jacobino Maximilien Robespierre, que chegando ao poder na França, nomeou Napoleão como Comandante de Artilharia do Exército Francês na Itália como General de brigada no início de 1794, elaborando planos para atacar o Reino da Sardenha na chamada Batalha de Saorge. Aqui, ele mais uma vez demonstrou sua insana capacidade de criar estratégias. Isso porque, ao invés de tentar um ataque direto como muitas vezes era feito, ele ordenou que parte de suas forças seguissem pelo litoral, flanqueando as forças austríacas que lá estavam, conseguindo assim, cercar a cidade.
E com isso dando certo foi papinha! Depois dessa campanha, Robespierre enviou Napoleão à Gênova. O problema foi que, enquanto ele estava lá, o governo de Robespierre caiu, e quando eu digo caiu, eu quero dizer a guilhotina que caiu no pescoço dele.
Assim, quem assume o poder na França é o chamado Diretório, que achou o Napoleão meio suspeito, já que ele estava diretamente associado com os Robespierres. Então ele rodou, ficando duas semanas na cadeia vendo o sol nascer quadrado. Ele só não ficou mais tempo porque o novo governo achou que ele poderia ser útil graças às suas habilidades de liderança e de seu papel como estrategista militar.
Assim, Napoleão seguiu crescendo em sua carreira militar e começou a ganhar cada vez mais reconhecimento. Meses depois, rolou uma treta entre os monarquistas em Paris e o Diretório que estava no poder, e Napoleão foi escolhido vice-líder no comando das forças que defenderiam o governo no Palácio das Tulherias. Bonaparte, se lembrava exatamente que há apenas 3 anos, a população sozinha havia massacrado a Guarda do Rei.
E isso poderia ter acontecido novamente se não fosse por ele. No dia 5 de outubro de 1795, mais de 7 mil homens avançaram rumo ao Palácio com o objetivo de derrubar o governo e restaurar a monarquia. Napoleão tinha que impedir isso, e assim, ele resolveu posicionar seus canhões.
Ele esperou a população chegar o mais perto possível e atirou a queima roupa, causando um enorme pânico entre o povo e encerrando o levante. Com essa vitória, ele sobe mais algumas casinhas na hierarquia militar, atingindo o último e mais alto posto dentro do exército, se tornando Chefe do Exército Francês na Itália sob o título de General de Divisão. Emplacando, logo em seguida, uma série de vitórias importantíssimas nas batalhas de Castiglione, Bassano, Arcole e Rivoli.
Só para deixar claro que nós já estamos planejando um vídeo somente sobre as estratégias militares dele, beleza? Hoje o nosso foco vai ser mais como ele chegou no poder. Enfim, com isso a França passou a controlar a maior parte do norte da Itália e dos Países Baixos.
Só para você ter uma noção do tamanho dessa campanha, o exército francês venceu 18 batalhas, principalmente por conta das táticas e da exímia liderança de Napoleão. Eles capturaram mais de 150 mil prisioneiros e saquearam mais de 50 milhões de libras francesas nesse período. Além de roubar centenas de pinturas e esculturas que posteriormente ficaram expostas no Arco do Triunfo e no Museu do Louvre em Paris.
Nesse momento, Napoleão tinha apenas 28 anos de idade e mesmo tendo conquistado tanto, isso ainda era pouquíssimo comparado com o que estava por vir. Vendo o seu poder começando a aumentar, Napoleão começou uma campanha para se promover como um grande herói do povo. Em todos os territórios que ele conquistava, rolava uma grande marcha militar e Napoleão sempre ia logo atrás com seu cavalo branco sendo saudado como um herói libertador da Itália.
Dentro do exército ele também ganhava cada vez mais moral. Já que ele foi o principal responsável pelo aumento da qualidade de vida entre os soldados, se tornando cada vez mais um líder ali dentro. Mas depois de um tempo ele começou a despirocar legal por conta da fama.
Só nesse meio tempo, ele mandou fazer mais de 37 pinturas diferentes sobre si mesmo. Tendo também a rua de sua casa renomeada para a “Rua da Vitória”. Com toda essa atenção, o Diretório começou a ficar preocupado e com uma pitadinha de ciúme.
Já que o governo francês era visto pela população como um bando de corrupto. Enquanto o Napoleão estava sendo tratado como o cara mais cabuloso do planeta Terra! Assim, vendo que a monarquia estava a um passo de ser restaurada, o Diretório resolveu dar um Golpe de Estado apoiado por Napoleão.
E deu certo! Assim, Bonaparte é colocado como responsável para realizar a maior vontade da França de todos os tempos: Invadir a Grã-Bretanha. Só que assim né, isso tudo é mais complicado do que parece, principalmente naquela época que a Inglaterra era absurdamente cabulosa.
Então, ele percebeu que um ataque “indireto” seria a melhor opção, buscando enfraquecer o país economicamente. Assim, Napoleão decidiu lançar uma expedição militar para tomar o Egito, uma importante rota comercial entre a Inglaterra e suas colônias no Oriente, como a Índia, por exemplo, a maior fonte de renda do Império Britânico. Então, ele foi lá, viu as pirâmides, mandou fazer um quadro legal, descobriu uma pedra que eu já contei nesse vídeo aqui e saiu na mão com uma galera, estabelecendo o domínio francês no Egito.
Só que a Inglaterra resolveu revidar, atacando navios franceses no que ficou conhecido como a Batalha do Nilo. Isso impediu que Napoleão estabelecesse um domínio sobre o Mar Mediterrâneo e deu uma boa avacalhada em seus planos no Egito. E pra piorar ainda mais, no meio de tudo isso, foi formada a Segunda Coalizão, que atacou a França por todas as fronteiras.
Assim, o Diretório, mais uma vez, começa a perder força. E quando Napoleão volta para a França depois de tudo isso, ele é recebido, mais uma vez, como um herói do país. Vendo que a situação estava começando a ficar inviável, um dos membros do Diretório resolveu começar a planejar seu golpe de estado.
Se unindo aos militares, comandados por Napoleão, para fazer isso acontecer. Assim, no dia 9 de novembro de 1799, os conspiradores forçaram o Conselho dos Quinhentos a dissolver o Diretório e a nomear três cônsules provisórios. Dessa forma, Jean-Jacques-Régis de Cambacérès e Charles-François Lebrun foram nomeados, respectivamente, segundo e terceiro cônsules, enquanto Napoleão Bonaparte se tornou oficialmente o Primeiro Cônsul da República Francesa com seus 30 anos de idade.
Assim, ele passou a ter o poder de propor leis e nomear as pessoas que iriam aprová-las, estabelecendo então um governo centralizador e ditatorial com uma máscara democrática. As pessoas nem tinham ideia na época, mas estava entrando no poder um dos nomes mais importantes da história humana. E o que vem em seguida é o que nós conhecemos como a Era Napoleônica.
Se você gostou de ouvir sobre as estratégias de guerra de Napoleão, eu tenho certeza que você também vai adorar jogar World of Tanks, onde você vai poder usar tanques incríveis da Segunda Guerra para dividir e conquistar seus inimigos. É só clicar no primeiro link aqui da descrição e usar o código COMBAT para ganhar uma série de benefícios na hora de começar a jogar. Lembrando que esse código está valendo tanto para quem está começando a jogar agora quanto para quem já tem uma conta, mas não joga nenhum jogo da Wargaming a pelo menos 30 dias.
Enfim, esse foi o vídeo, eu espero que você tenha gostado. Se você gostou, deixe o seu like, se inscreva no canal aqui embaixo, se você gosta aqui do canal eu tenho certeza que também você vai gostar do podcast Assim Falou Tinôco. É só clicar aqui na descrição que eu tenho certeza que você vai gostar.
Assista esse vídeo e esse vídeo aqui também me siga nas redes sociais @tinocandotv. Muito obrigado pelo seu acesso e até o próximo vídeo. Valeu, falou, um grande abraço do Tinôco e lembre-se: a existência é passageira.
Tchau!