[Música] hoje o mundo todo conhece lovecraft hoje a mitologia dos Deuses Anciões dos grandes antigos de cutulo tornou-se o Panteão do horror da Leitura que a ficção científica e a fantasia fazem do Cosmos considerado um dos maiores nomes da literatura Howard Philips lovecraft criou uma obra que transcendeu as páginas dos livros enquanto seus Monstros e mundos fantásticos foram o norte de gerações de escritores fascinados pelo terror do oculto o chamado horror lovecraftiano se tornou também um fenômeno bastante presente em outras mídias de rpgs de mesa e bandas de heav metal H Filmes séries e jogos
abordagens do tema que por vezes conseguiram ser tão marcantes quanto as próprias criações do autor ao explorar as diferentes Faces do cosmicismo boas-vindas a mais um vídeo do Central Pandora aqui é Sora e Hoje vamos falar sobre o fenômeno lovecraftiano através dos filmes e séries comentando como diferentes obras usam as particularidades desse tipo de horror nas suas narrativas roda vinheta porque agora vamos contemplar os abismos da loucura desde tempos passados os monstros vagam pelo Imaginário dos autores de ficção de seres oriundos do folclore que ganh ou novas leituras H Monstros rastejantes nas ruínas dos castelos
ou resultados de experimentos de cientistas ambiciosos em suas tentativas de desafiar a natureza mas enquanto seres como Bruxas vampiros e lobisomens povoavam os pesadelos das pessoas no século XX não eram esses os terrores que causavam pesadelos em lovecraft resultado de aflições da sua mente perturbada e habitada por ideias controversas moldada em uma forte obsessão pelo passado e em um pavor do mundo moderno o horror de lovecraft foge do convencional ao adotar como principal elemento o terror inconcebível entidades cósmicas cultos e Segredos antigos que revelam a nossa ignorância e incapacidade perante o Cosmos um terror de
filosofia niilista que frequentemente leva seus personagens a um estado de loucura eu diria que lovecraft é um escritor que tem uma história som sombria e um tanto curiosa ao compreender o lado obscuro da sua mente fica fácil ver o sentido por trás de muitos elementos das suas histórias e uma excelente fonte para conhecer mais não só sobre a figura do autor mas também sobre como ele se tornou um fenômeno pop que transcendeu a literatura é o livro necronom com vida e morte de HP lovecraft lançado aqui no Brasil pela Editora Dark Side nesse terceiro Volume
da coleção tentacular nós temos uma biografia do autor onde o historiador norte-americano da Scott Pool mergulha em diferentes aspectos da vida de lovecraft para explorar como as manifestações contemporâneas foram parte importante da fundação do seu horror E para isso Ele conta com cartas relatos de pessoas conhecidas e até a análise das influências do autor montando assim um tipo de raio x macabro dessa figura tão admirada sem deixar de lado uma visão um tanto provocativa sobre o seu lado controverso uma leitura que eu recomendo não só pros entusiastas do autor mas também para quem busca uma
interessante análise de como se formam fenômenos pop das ficções que transcendem o Imaginário e tmam a nossa realidade se você se interessou é só acessar o link aí na descrição e fazer a sua compra por ele porque assim você Ainda ajuda o Central Pandora a continuar levando a ficção científica por todas as galáxias falecido em 1937 aos 46 anos de idade lovecraft foi um autor que não viu o sucesso da sua obra em Vida as suas histórias só foram começar a ganhar popularidade mesmo na década de 70 nos anos 60 já tinham sido feitas algumas
adaptações de histórias suas essas pouco fiéis ao material base como é o caso de o castelo assombrado que tem parte da premissa de o caso de Charles Dex steward ou morte para um monstro de 60 65 filme de Boris klof parcialmente inspirado em a cor que caiu do espaço mas para mim o mais interessante representante do terror cósmico na década de 60 é o filme O Homem dos olhos de raio x nele um cientista desenvolve uma substância capaz de fazer com que o olho humano enxergue além do espectro comum ao se colocar como cobaia do
próprio experimento inicialmente ele começa a ver através de coisas mais finas Como folhas de papel as roupas das pessoas mas com o tempo seus olhos vão se tornando verdadeiras máquinas de raio x permitindo enxergar até mesmo o interior de corpos humanos e não demora pros efeitos dessa substância que soava como um milagre da Medicina começar a ir além dos limites imaginados pelo cientista no protagonista vemos uma figura típica das histórias lovecraftianas o cientista ambicioso que acaba ultrapassando limites que o fazem se deparar com o oculto por fim a substância criada por ele o leva a
contemplar o inconcebível uma realidade que o leva a completa loucura o cientista louco lovecraftiano aparece também no filme reanimator de Stuart Gordon adaptação de um conto do autor que nasceu como uma paródia do clássico Frankenstein de Mary Shelly estrelado por Jeffrey coms como o insano Herbert West o filme conta a história do estudante de medicina que cria um soro capaz de trazer os mortos de volta à Vida uma descoberta que acaba se tornando uma obsessão e o leva por caminhos cada vez mais [Música] sinistros deixar de lado o aspecto Soturno do conto de lovecraft apostando
no arma juvenil dos filmes de terror dos anos 80 com o gore exagerado nudez e uma comédia bem macabra rator traz uma interessante representação do personagem de lovecraft um jovem tão obsecado pela sua ciência que mesmo não tendo intenções necessariamente ruins coloca todas a sua volta diante de grandes tragédias sendo a maior delas o terror de retornar do Reino dos [Música] mortos a boa recepção de reanimator levaria stur Gordon a explorar depois uma outra adaptação lovecraftiana essa do conto do além mais uma vez explorando os limites da ciência o filme conta a história de cientistas
que criaram o resonator uma máquina de estímulo da glândula pineal que poderia proporcionar o aumento da percepção humana Porém esse experimento acaba revelando uma outra dimensão do além habitada por criaturas grotescas que colocam aqueles estudiosos Diante Do Lado Oculto da mente humana apostando no horror corporal o filme mostra o cientista se tornando uma monstruosidade à medida em que vai se perdendo no senso da realidade isso ao mesmo tempo em que a ambiciosa Psiquiatra Catherine mcmichaels uma estudiosa da mente também se vê vítima da insanidade do seu levando o conto de lovecraft para Tempos Modernos do
além se utiliza do tema da ambição científica e dos Horrores das dimensões inimagináveis para abordar os demônios interiores dos seres humanos a contemplação da face malna que é mantida escondida tal qual uma realidade oculta É frequente na obra do autor a contemplação de realidades que destróem as mentes dos protagonistas narrativas onde as leis e interesses e até emoções humanas se mostram completamente insignificantes um grande fã de lovecraft Dan OB benon fez um brilante uso da filosofia e imagética do terror cósmico em alien o oitavo passageiro ao colocar os seus protagonistas diante de um cenário niilista
e que desafia a ideia do antropocentrismo a descoberta de uma realidade muito maior com criaturas que se mostravam indiferentes à existência da humanidade no universo outro cineasta fortemente influenciado por lovecraft foi John Carpenter muito lembrado por também explorar a essência da sua obra no clássico O Enigma de Outro Mundo além de trazer a ideia da indiferença cósmica colocando a humanidade diante de um alienígena de propósitos desconhecidos o filme de Carpenter também se destaca por expressar muito bem o horror indes ível das criaturas lovecraftianas um ser de forma indefinida que nos é mostrado apenas como uma
destruição da forma original algo que poderia muito bem ser descrito de forma parecida com o inominável da famosa história de lovecraft a coisa estava por todo lugar uma gelatina um lodo ainda assim tinha formas milhares de formas de horror além de toda a memória havia olhos e uma deformidade era o Abismo o redemoinho a abominação das abominações Carter aquilo era o inominável carpinter é um diretor que gosta de explorar as diferentes Faces do horror que coloca seus personagens diante de terrores que S como verdadeiros enigmas isso é algo que ressoa bastante com o horror de
lovecraft não a toa que tempos depois ele seria o diretor daquela que eu considero a mais perfeita representação de lovecraft no cinema um artifício muito usado pelo autor nas suas histórias é o de conduzir o leitor pela insanidade dos seus personagens aquele tipo de personagem que chega falando Ei eu pareço louco mas Escuta aqui a minha história e de repente nós estamos presos no mesmo labirinto de terror e confusão do narrador e Carpenter consegue reproduzir esse artifício com perfeição em a beira da loucura no filme estrelado por sunil o investigador John Trent é contratado por
uma editora para descobrir o paradeiro de suther Kane o maior escritor de terror do momento que tinha desaparecido bem nas vésperas do lançamento do seu novo livro assim como nas obras de lovecraft o filme começa com o John já internado em uma instituição psiquiátrica com a mente em frangalhos e ao ouvir a sua história nós descobrimos como um homem tão culto e pé no chão foi cada vez mais emergindo em um estado de loucura em a beira da loucura Inter mescla temas lovecraftianos como realidades alternativas a descoberta de seres antigos e até mesmo cultos e
fanatismo para comentar a relação entre a crença e a concepção da realidade um fenômeno pop bizarro que inicialmente vai consumindo os seus leitores e logo vai tomando até mesmo a realidade daqueles alheios à sua existência uma brilhante atualização ismo que explora muito bem tanto os seus temas quanto a sua estética se passando em Uma cidadezinha que parecia parada no tempo HOB zand é mais do que apenas um ponto anacrônico na história ela é também o palco de acontecimentos sinistros um lugar onde são concretizados os horrores de Uma Mente criativa perturbada a cidade da história de
Carpenter é um equivalente à versão fictícia da nova Inglaterra onde acontecem as histórias de lovecraft com sua arcan que abriga a universidade miskatonic palco de todo tipo de eventos bizarros ou as sombrias insm e dwis uma geografia sinistra que coloca a nossa realidade no mesmo plano que diferentes horrores um cenário que inspirou outros pontos bem conhecidos entre os fãs de terror como a famosa Castle rock de Stephen King e que passou a ser chamado de país lovecraft não a toa que esse é o título de lovecraft country série utiliza de temas frequentes do trabalho do
autor notadamente racista para caramba em uma representação dos Horrores das revoltas raciais dos anos 50 em uma América que esconde em suas sombras rituais de magia cultos e Segredos antigos a série comenta o quanto a realidade pode ser tão assustadora quanto histórias de terror quando as pessoas resolvem exprimir o seu lado monstruoso apesar de menos frequente em séries a temática lovecraftiana não é uma novidade no formato a clássica série The alter limits apesar de não ter nenhuma adaptação Direta do trabalho do autor trouxe em alguns dos seus episódios temas que exploravam as ideias do horror
de lovecraft como os segredos cósmicos a insignificância humana e os limites daquilo que é concebível a primeira temporada de True detective apesar de deixar o seu lado Sobrenatural em questão também carrega muito da Filosofia lovecraftiana na sua Trama investigativa das referências a carcosa e o rei de amarelo criações de ambrose Bears que posteriormente foram Integradas aos mitos de cutulo aos horrores que são representados através da magnitude dos seus efeitos sobre as mentes dos detetives unindo temas como a dicotomia entre religião e racionalidade questionamentos sobre moral e uma filosofia profundamente soturna e pessimista a história dos
detetives Martin Hart e rustin cole consegue evocar com mais estria o espírito das obras de lovecraft já em night Gallery de Rod sterling uma irmã de Além da Imaginação mais focada no horror Sobrenatural não só referências foram feitas ao autor de providence Mas algumas histórias também receberam adaptações sendo uma delas do famoso o modelo de pikman conto que depois ganhou outra excelente representação na mais recente gabinete de curiosidades de Guilhermo del del touro outra série que eu não poderia deixar de dar destaque nesse vídeo fortemente inspirado por lovecraft no seu estilo cinematográfico del toro traz
na série antológica versões das famosas histórias weird criadas ou adaptadas por cineastas modernos e no quesito cosmicismo um episódio que se destacou para mim foi a autópsia esse baseado em um conto do autor Michael she que é conhecido por ser um grande adepto do terror cósmico em uma bizarra história de Invasão Alienígena a autópsia nos apresenta um invasor cósmico culto que toma corpos de hospedeiros humanos para obter uma coisa que ele era incapaz na sua forma original um alienígena Cruel que mantém a sua vítima ainda consciente enquanto eleva ao máximo os seus sentidos transformando o
corpo em uma prisão onde o ego é completamente suprimido outro Episódio interessante é a inspeção de panos cosmatos um diretor que já é também conhecido por apostar bastante em referência às lovecraftianas na as suas obras muito carregadas por insanidade e psicodelismo nele quatro figuras notáveis são levadas até a mansão de um ricaço excêntrico para viver uma experiência única composta em sua maior parte por um grande diálogo a inspeção se dedica a um interessante estudo dos seus personagens antes de colocá-los Diante do desconhecido Mentes Brilhantes que no fim são levadas a inspecionar um artefato que representa
o inconcebível algo que coloca à prova os limites da sua sanidade uma típica história lovecraftiana que ganha um aspecto bem interessante quando combinada com o estilo característico de cosmatos que consegue fazer do episódio uma verdadeira viagem psicodélica voltando aos filmes a linha que marca o compreensível também é explorada de forma muito interessante em Aniquilação de Alex Gallant esse baseado em um livro de mesmo nome nele uma equipe de cientistas é enviada em uma edição para uma zona isolada afetada por uma coisa chamada apenas de brilho dentro do brilho elas se deparam com uma natureza repleta
de anomalias novas formas que vão do Belo ao aterrorizante além de seguir por um caminho diferente da maioria das histórias do terror cósmico onde o inexplicável é sempre retratado como algo exclusivamente maligno Aniquilação também se diferencia por apostar em não nos dizer o que é o brilho em sua forma definit mas sim no que ele é capaz de causar nas transformações e jornadas internas nas quais os personagens se vem quando se deparam com aquela coisa incompreensível enquanto no audiovisual muitas vezes se opta por usar artifícios para ocultar as suas criaturas ou dar a elas formas
grotescas e indescritíveis o filme de garland é sagaz ao representar o brilho como um reflexo estranho da realidade moldado de forma a evocar o desespero existencial do terror cósmico e quando falamos nas realidades inconcebíveis do cosmicismo Vale destacar ainda a cor que caiu do espaço de Richard Stanley que adapta o famoso conto de lovecraft nele acompanhamos a história de um lugar que por um Infortúnio do destino recebe a presença de uma coisa Alienígena uma cor inexplicável capaz de causar estranhas transformações em tudo à sua volta em uma mídia onde os visuais são algo primordial de
fato é impossível representar uma cor que não existe por isso Stanley se utiliza da adaptação para nos aproximar da família Gardner e explorar toda a estranheza por trás da trama de forma mais introspectiva uma loucura que vai se revelando enquanto tudo é tomado pela cor de forma parecida com Aniquilação ele transita do fascinante para um horror corporal bizarro aá Enigma de Outro Mundo apostando no roxo uma cor que no cinema é muito associada ao Místico ele é efetivo ao criar uma ambientação marcante que coloca muito bem na tela o terror daqueles eventos da chegada daquela
cor que tal qual o brilho tem propósitos e até poderes que estão além da nossa capacidade de compreensão a cor que caiu do espaço é uma viagem cheia de insanidade que se torna ainda mais Insana graças à presença de ncolas cade um cara que praticamente nasceu pro cosmicismo por fim ao falar de usos distintos do cosmicismo eu não poderia deixar de comentar também o nevoeiro de Frank darabont baseado em um conto de Stephen King que é um forte adepto da filosofia de horror de lovecraft ele retrata pessoas aprisionadas em um mercado quando uma névoa misteriosa
aparece e toma a cidade a dotando a visão mais pessimista do cosmicismo o filme coloca humanos diante de uma ameaça inconcebível ao mesmo tempo em que aponta que às vezes os maiores horrores não são aqueles que estão na Neva mas sim aqueles que estão ao nosso lado sem fazer questão nenhuma de esconder a sua presença é inegável quando se fala na influência da obra de lovecraft na Cultura pop nada ganha do que hoje é chamado de os mitos de cutulo criaturas Como o próprio cutulo shof ou o horror de dwi não só foram reproduzidas em
diferentes histórias mas escritores influenciados pelo autor também começaram a criar as suas próprias versões das criaturas cósmicas o famoso necronomicon O Livro dos Mortos aparece como um dos principais elementos do horror na franquia Evil Dead de São ry o Soturno e misterioso o mensag iro do último dia traz uma interessante adaptação de niala totp até mesmo Ridley Scott em Prometeus fez uma releitura espacial de nas Montanhas da Loucura revelando os engenheiros como seres cósmicos que criavam e destruíam Planetas um segredo oculto no passado da humanidade mas se tem um filme que se destaca por evocar
não apenas A aura dos mitos de cutulo mas também o espírito das revistas PP é feitiço mortal de 1991 passado em uma Los Angeles alternativa dos anos 40 onde a magia se tornou algo comum o filme estrelado por Fred Ward nos apresenta Harry lovecraft um investigador encarregado da busca por um livro roubado livro esse que era nada menos que o necronomicon o grimório que tem o poder de evocar os antigos colocando um detetive que se recusa a usar Magia em meio ao mundo de Bruxas e cultos obscuros feitiço mortal usa de várias fórmulas tradicionais para
criar um um terror despretencioso mas cativante com uma ambientação e personagens que parecem saídos direto de uma velha revista Word Fiction falando no lado Esotérico do horror lovecraftiano um outro elemento muito marcante na sua obra é a presença dos cultos de adoração aos antigos um antiquário e fascinado pelo oculto o autor apresenta em muitas das suas histórias personagens descobrindo Segredos enterrados no passado algo que que ao mesmo tempo que lhe oferecia conforto também causava pavor Afinal o que poderia existir oculto no passado uma parte invisível do tempo onde ele não via uma explicação pro presente
mas sim uma relação de possessão a impressão constante de que o presente poderia se tornar uma vítima do passado daquele que ele chama de mares sombrios da infinitude em histórias como o chamado de cutulo ou a sombra de insm vemos um reflexo desse medo do autor coisas antigas que estavam prestes a consumir o presente e para isso muitas vezes Contavam com seus cultos fanáticos dedicados aos propósitos dos antigos Os cultos foram explorados em diferentes obras lovecraftianas no cinema seja em adaptações de histórias do autor ou releituras modernas em oculto da dupla Murad e benção dois
irmãos vão até o acampamento de um antigo culto do qual eles tinham escapado na infância e chegando lá eles descobrem que por trás da sua comunidade Próspera existia um segredo muito mais sinistro como Já diz o título nacional de fato se trata de um culto porém o que liderava aquela comunidade era algo muito maior do que o imaginado uma coisa capaz de criar anomalias que vamos desvendando ao longo da narrativa mas cujos propósitos permanece desconhecido uma das minhas coisas favoritas sobre o culto é que ele usa de uns artifícios bem inteligentes para manter nas sombras
o seu segredo cósmico e Justamente por isso ele traz uma das mais assustadoras representações do que há por trás da Escuridão ele cria uma dúvida se o que estamos vendo é o que queremos acreditar ou o que tememos estar vendo outra obra muito interessante envolvendo a presença de cultos é Devid a sinistra história de um grupo de moradores de uma pequena cidade que acaba preso em um hospital do lado de fora ocultistas misteriosos impedem a sua saída enquanto no interior desse Hospital coisas cada vez mais sinistras vão tomando forma com uma ideia que inicialmente pode
até lembrar o nevoeiro trocando as criaturas da névoa por cultistas Devid segue por uma premissa mais básica de ocultismo mas que consegue ser extremamente aterrorizante ao combinar as suas criaturas com aqueles cultistas silenciosos não vemos seus rostos não conhecemos suas ões e nem mesmo o seu propósito uma coisa que só vai se revelando à medida em que a Trama começa a se aprofundar nos seus segredos mais obscuros uma das coisas que mais surpreende em devoid é o seu uso do horror corporal tal qual o Enigma de Outro Mundo de Carpenter ele traz criaturas que são
surpreendentemente complexas e exprimem bem A Essência dos Monstros grotescos das obras de lovecraft criaturas que surgem como resultado da presença de uma uma entidade Poderosa evocada por uma mente perturbada em uma tentativa de desafiar a morte quando as forças do oculto são trazidas à realidade a humanidade se desfaz e somos levados a contemplar o vazio do abismo e esse foi o nosso vídeo explorando as diferentes Faces do horror lovecraftiano no cinema e TV Estamos devendo para vocês falar mais de jogos lovecraftianos né então saibam que vem aí e para conhecer mais de lovecraft e da
sua obra é só acessar o link que estará aí na descrição para adquirir mais esse excelente lançamento da dark side para mais ficção científica e seus diferentes universos continuem aqui no Central Pandora e antes de encerrar um agradecimento especial aos primeiros imediatos Joel Melo e mestre J aos membros da ponte de comando sarin pedrox e Guilherme an e Os oficiais de ciências luí Ferreira luí Alberto e William França pessoas essenciais na nossa missão de levar a ficção científica por todas as Galáxias