[Música] Olá concurseiros concurseiras Como estão eu sou a professora Taim vanini hoje eu vim apresentar uma obra eh história das ideias pedagógicas no Brasil d dermeval saviani o dermeval saviani Ele é professor filósofo e pedagogo Brasileiro né como vocês sabem e ele tem uma obra que bem importante né história das ideias pedagógicas no Brasil que trata basicamente da nossa trajetória né Eh enquanto um enquanto um país que ofereceu educação ali desde lá do descobrimento até os alguns anos atrás né Essa obra ela não chega até os dias de hoje ela chega ali por volta do
ano do início dos anos 2000 2001 porque a ideia é basicamente falar dos 500 anos né de pedagogia aqui dentro do Brasil bom eh essa a obra ela é um pouco longa né então assim não tem como a gente falar de todos os tópicos a gente vai falar de uma forma mais resumida mas englobando sempre os tópicos principais acerca de todo esse movimento o dermeval ele separou o livro em fases né Ele separa em quatro fases essas fases estão voltadas aos primeiros anos depois ali eh ao já o Brasil República o início do do de
1900 e o quarto período mais recente que é ali como eu falei para vocês meados dos anos 2000 2001 né então Vamos por partes vamos começar aqui com os primeiros tópicos eu vou virar pros slides vou deixar dar um foco maior aqui pros slides para que vocês possam acompanhar cada pedacinho aqui da da divisão que o savian fez na obra certo então Ótima aula para vocês teremos também algumas questões relacionadas a a essa obra né e vejo vocês depois então boa aula Até mais então esse é o título história das ideias pedagógicas no Brasil dermeval
avian que tá a capa né essa versão de 2010 mas claro houve houve outras versões anteriores dessa obra bom Aqui tem uma citação que eu achei interessante do dermeval que ela diz que para pedagogia histórico-crítica a educação é o ato de produzir direta e intencionalmente em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens né a pedagogia histórico-crítica ela é alvo da pesquisa do dermerval saviane né todos os não só esse livro mas como outros livros dele também tratam disso da pedagogia histórico-crítica Então essa meio que é o a
vertente ali o principal foco das obras do dermerval Começando aqui então com a obra propriamente dita os objetivos do livro Como eu disse é tratar dessa dessa periodização dos da educação brasileira desde o descobrimento até o início dos anos 2000 como que a pedagogia foi se concebendo o que que foi sendo apresentado Que tipo de pedagogia foi utilizada em cada fase né esse tipo de coisa esses são os objetivos principais do livro eh o dermeval ele começa falando algo antes de a gente entrar paraas fases mesmo tem uma umas questões interessantes aqui ele fala que
teoria da educação e pedagogia não são a mesma coisa porque muita gente segundo ele Muita gente confunde esses dois tópicos né Ele diz que quando se fala de concepções educacionais quando se fala de teoria da Educação não se fala do fazer pedagogia né se fala realmente da da teoria de tudo isso mas quando se fala de pedagogia é interessante lembrar que a gente não apenas observa ideias né quando a gente observa a história da pedagogia eh a gente não apenas observa as ideias e evoluções mas também trata da execução do da educação né então ele
fala que a teoria da educação é uma coisa é uma coisa mais realmente teórica que não tem muita prática enquanto que a a pedagogia realmente não apenas observa mas também trata da execução né então ele começa o livro ali falando acerca desses dois tópicos depois o dermeval começa falar como que era uma certa organização que existia na época do descobrimento ele fala que existiam Claro várias tribos de de índios aqui no Brasil mas tinham os Tupinambás que foram descritos pelo florestan Fernandes em um tipo de organização que eles já tinham né Eh nos Tupinambás que
ele cita aqui eles não tinham assim uma educação pautada em pedagogia mas eles tinham três pilares que os ajudavam a passar o conhecimento pros seus pros seus filhos pros seus netos e esses três pilares esses três princípios eram esses aqui que eu trouxe para vocês ó que era a força da tradição que seria um tipo de saber puro uma intuição né a força da ação que seria aprender a fazer fazendo e a força do exemplo que era como os os adultos e os mais velhos serviam de modelo para os menores ele cita que havia educação
mas não havia pedagogia e eram esses três princípios que baseavam ali que serviam de de rumo para que os Tupinambás passassem seus conhecimentos que era a força da tradição que é o Saber puro a intuição a força da ação que é aprender a fazer algo fazendo não tinha outro jeito e a força do exemplo que é como os adultos e os mais velhos serviam de modelo então esses eram os tópicos aqui dos Tupinambás na época do descobrimento né como eu disse foram explorados aqui não pelo saviani Mas pelo florestan Fernandes e o saviani cita o
florestan dentro do livro dele aqui gente eu trouxe algumas coisas que o que o algumas questões que o demal saviani Colocou também baseado no florestan Fernandes que era a forma como os os Tupinambás se organizavam dentro da tribo vou ler aqui com vocês ó em sua organização social os Tupinambás distinguiam cinco grupos de idade tanto para o homem como para a mulher os peitam que eram designação dos recém-nascidos até Começar a andar eles se distinguiam em kunumi Miri que eram as crianças do sexo masculino até 78 anos e o cug natin Miri que eram as
meninas até 7 anos depois tinham os kunumi que eram os meninos dos oit aos 15 anos e o cug natin que eram as meninas dos 7 aos 15 anos depois tinham os kunumi Açu que eram os rapazes dos 15 aos 25 anos e o kugan TIM que eram as meninas dos sete aos 15 anos depois tinham os kunumi Açu os rapazes dos 15 aos 25 e os cugino as moças dos 15 aos 25 e o auá os homens dos 25 aos 40 e nesse grupo se distinguiu os homens casados pelo nome de mendar AM e
kugan e a mulher dos 25 aos 40 anos que era a mulher casada denominada kug suari e finalmente o tu que era o homem de 40 anos em diante e as mulheres de 40 anos em diante tinham essa designação aqui ó pessoal que é o a inui ess era as Essas eram as mulheres com mais de 40 anos como seria só mais uma informação eu não coloquei aqui não coloquei uma nova colagem né então eram mulheres com mais de 40 anos então essa era a divisão que havia nas tribos que havia nas tribos dos supin
que se baseavam nesses três princípios eu trouxe isso justamente para demonstrar uma primeira forma de organização Uma primeira forma de pedagogia né de ensino que a gente pode visualizar dentro do das nossas terras brasileiras né a gente pensa muito na chegada dos portugueses Como que foi a gente sabe que vieram os Jesuítas que trabalharam todo o aspecto Educacional dos índios dos filhos dos Nobres dos próprios filhos dos portugueses que vinham ao Brasil mas antes disso já tinha uma certa organização né talvez fosse até mais organizado do que hoje em alguns aspectos né gente mas eh
eh são esses esses os títulos aqui aqui recebidos pelos pelos Tupinambás né recebidos não os títulos colocados ali pelos Tupinambás certo continuando aqui do continuidade a nossa a nossa aula então nos primeiros 50 anos de colonização os portugueses tentaram se apropriar dos recursos da colônia disputando com a França e Holanda Portugal decidiu ocupar o Brasil de forma mais sistemática criando o governo geral do Brasil né em 1548 o Tomé de Souza foi nomeado governador-geral do Brasil e trouxe do e trouxe de Portugal seis Jesuítas que eram liderados pelo Padre Manuel da Nobre inicia-se Então a
primeira forma sistematizada de educação busca-se catequisar os índios e instaurar o catolicismo em solo brasileiro são construídos colégios e seminários onde começam a circular ideias pedagógicas então nos primeiros 50 anos ali a gente teve essa disputa de terras França Holanda Portugal até que Portugal ocupou ali de uma forma mais sistemática com o governo geral do Brasil e a partir disso com a chegada ali dos dos Jesuítas a gente teve essa busca pela catequização dos índios e essa eh necessidade ali de instaurar o catolicismo ok aqui não entraremos muito em detalhes e opiniões pessoais eu vou
realmente só seguir o livro mas mas todo mundo já tem meio que uma ideia construída acerca de tudo isso que se passou seguindo em frente os Agora sim pessoal vamos começar a a dividir essas partes aqui cada momento da da pedagogia brasileira né da pedagogia instaurada aqui no Brasil então lá foi falado no slide anterior que os primeiros 50 anos foram mais de disputa né até que se até que Portugal realmente tomou à frente de tudo primeiro período então que o dermaval sav ele coloca é de 1549 a 1759 ele chama de monopólio da vertente
religiosa da pedagogia tradicional e ele subdivide esse monopólio da vertente religiosa da pedagogia Tradicional em algumas fases E aí o que que eu fiz gente eu peguei essas fases que o que o dermeval colocou e eu trouxe os principais pontos de cada uma certo vamos começar então bom só pelo título do primeiro período que ele fala monopólio da vertente religiosa fica bem claro que esses primeiros anos foram muito voltados ao catolicismo a essa necessidade de trazer realmente uma concepção religiosa para os índios e para os filhos dos Portugueses e para enfim para as crianças emal
que viviam aqui no Brasil ele chama ali a primeira parte desse desse primeiro período de pedagogia brasílica ou período heroico tá E nesse nessa pedagogia brasílica ou período heroico ele coloca alguns pontos né claro ele tinha um esse esse período tinha um processo educativo articulado principalmente ali a catequese Né e essa catequese era voltada principalmente aos índios mas também aos filhos dos Colonos também rolou nessa época pessoal de serem trazidos ao Brasil órfãos de Portugal e crianças Órfã de Portugal para estudar nas escolas Jesuítas para que isso chamasse a atenção dos pais dos dos dos
que tinham filhos né para que eles vissem assim ah crianças portuguesas estão estudando nas escolas então talvez eu possa colocar o meu filho também já que não são só índios que estudam nessa escola então Eh aconteceu de trazerem órfãos de Portugal para chamar a atenção dos pais que viviam dos dos Colonos que viviam aqui no Brasil também gente havia essa necessidade essa busca pela soberania Portuguesa que eu já vou falar um pouquinho mais para vocês mas outras coisas também interessantes interessantes e tristes pode se dizer que aconteceram nessa fase é que os índios eram aprisionados
eles eles eram forçados a trabalhar e muitas vezes né dizia-se que as ideias educacionais se se opor a isso essa obrigação de aprisionar os índios Mas dava pelas pelas conclusões do saviani na verdade essas ideias de essas ideias educacionais elas buscavam a soberania portuguesa ante aos índios né então aconteceu também de os os Jesuítas aprenderem latim para poder ficar mais próximo para poder entender melhor ali os índios né e educá-los diante ali das suas próprias concepções o que acontece basicamente é que os portugueses não quiseram assim saber muito o que que os índios já tinham
essa organização anterior que eles já tinham como que eram os ensinos que eles passavam pros seus filhos netos não eles já chegaram querendo instaurar uma soberania Portuguesa e sempre buscando ali a a questão do catolicismo né dos Jesuítas também uma coisa que aconteceu ali gente além dos Jesuítas aprenderem Latin além dessa busca pela soberania desse processo educativo articulado da catequese também aconteceu de os de os Jesuítas trazerem aos indígenas uma concepção dualista sobre as coisas que a gente chama aqui aliás que o dermeval chama de Dom dominância espiritual que consiste em que gente em criar
realmente duas sabe uma uma questão bem dualista colocar questões sobre o bem e o mal sobre o céu inferno sobre Deus e o Diabo sobre ã igreja anjos sabe todas as questões assim realmente essa dominação espiritual para trazer os índios pro catolicismo Para assustá-los para que eles tivessem questionamentos voltados a isso porque antes disso eles não pensavam Nessas questões eles não tinham noção de bem de mal de céu de inferno de Deus e diabo Então tudo isso foi trazido pros indios pelos Jesuítas né Então tudo isso fazia parte dessa soberania portuguesa tudo isso também fazia
parte dessa dominância espiritual de querer realmente trazer os índios para essa questão católica né Então esse foi o primeiro momento aqui da do primeiro período que é o monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional Na continuidade a gente tem aqui mais uma fase que é a institucionalização da pedagogia jesuítica ou Hatch studiorum Então a gente tem aqui esse Hat studiorum o que que é isso né isso aqui Pessoal esse essa esse termo aqui em latim ele é uma espécie de coletânia fundamentada em experiências acontecidas no colégio romano e adicionada algumas observações pedagógicas de diversos outros
colégios era uma forma de instruir rapidamente todos os Jesuítas docentes todos os professores Jesuítas sobre a natureza extensão e as obrigações do seu cargo é como se fosse uma espécie de cartilha Vou colocar aqui ó uma espécie de cartilha dos professores Jesuítas então eh tem essa esse Ráo studiorum que é justamente isso Hum que é era uma forma de eles terem uma noção do que do que que eles deveriam fazer ali diante dos seus alunos né como se fosse realmente a busca ali por por como é que eu posso dizer para sintetizar experiências acontecidas no
no colégio Romano experiências pedagógicas experiências que aconteciam e que serviam de base para instruir ali os os professores Jesuítas certo ele diz aqui que o hat studiorum ele tinha 67 regras que cobriam todas as atividades dos agentes diretamente ligados ao ensino então tem essa segunda parte aqui do primeiro período bom dentro dessa dessa dessa segunda fase aqui dessa segunda parte do da primeira fase a gente tem principalmente essas regras que deveriam ser seguidas por todas as escolas Jesuítas que é justamente o hat studiorum E essas regras elas tinham sido submetidas a testes em a alguns
testes em 1584 e depois foram ciladas e promulgadas em 1588 eh O que mais os índios foram dizimados ou subjulgar por isso os colégios atendiam principalmente aos filhos da Elite que depois concluíam seus estudos em Portugal ou em Coimbra E aí essa parte é interessante né Eh ele fala aqui que muitos muitos dos Índios foram dizimados Ou foram subjugados no sentido de índios não precisam de educação não precisam desse tipo de de informação Então os colégios que surgiam ali na época iriam atender principalmente os filhos da Elite e que depois iam para Portugal iam paraa
Europa de forma geral para concluir seus estudos para fazer um curso superior enfim também nessa época foi nomeado ali o primeiro ministro Sebastião de Carvalho Melo que passou a reger ali o destino das colônias portuguesas houve ali um conflito né entre A coroa portuguesa e os Jesuítas houve uma ruptura E aí daí que saiu a nomeação desse primeiro ministro que é o Sebastião de Carvalho Melo e depois gente os Jesuítas foram expulsos e os colégios Jesuítas foram fechados E aí surgiram as chamadas aulas régias as aulas régias que a gente vai falar um pouquinho sobre
elas elas são basicamente ali uma primeira sistematização do ensino público e Laico Laico porque era era para ser um ensino que não tem mais relação com a religião eh a origem das aulas rédias ela provém do marqus de Pombal que vocês vão ver logo mais que é a pedagogia chamada de pedagogia pombalina e o marqus ele instituiu várias várias reformas políticas administrativas econômicas ele baseava muito em ideais iluministas então o as aulas rég as aulas chamadas de régias eram ali a primeira sistematização do ensino público que buscava alhe ser Laico né não estar mais atrelado
à questão dos do do do catolicismo dos Jesuítas né Lembrando que tudo isso que eu coloquei aqui foi acontecendo em uma ordem cronológica certo pessoal bom na sequência a gente vai falar do período dois né a gente já viu o período um podem ver que ele dura ali de 1549 a 1759 Essa foi a organização feita pelo dermal saviani e nós continuaremos então com nosso segundo período da história da pedagogia no Brasil logo mais o nosso segundo vídeo certo pessoal vejo vocês logo mais