olá pessoal aqui eu posso tocar com a dani novamente hoje o quadro teorias e mistério a gente vai conversar sobre este assunto você sabe pra que serve como harmônico você conhece canônico já usou e na sua performance ou nos seus nos seus arranjos enfim você sabe para que serve vamos começar a conversar sobre isso seguinte campo harmônico [Aplausos] toda vez que a gente começa a pensar sobre a harmonia e sob os acordes que existem numa música e como que a gente pode usar eles ou não usá los ou trocá los por outro lado a gente
começa a cogitar esse tipo de raciocínio a indicar automaticamente para o conceito de campo harmônico o campo harmônico nada mais é do que o conjunto de acordes que a gente pode usar numa da tonalidade de acordo com as funções que esses acordes assume nesta tonalidade ou seja pra entendemos esse conceito precisa está muito claro na nossa mente dois outros com três outros conceitos antes que são escalas tonalidades e acordes porque o campo harmônico é a junção de tudo isto campo escalas tonalidades e acordes tudo isso integrado forma o que a gente vai conversar hoje que
é o campo a neste mar e harmony estava lá vamos conversar um pouquinho disso é vocês sabem o que é a tonalidade ou como reconhecer a qualidade do sistema tonal ele foi desenvolvido e foi sedimentado a partir na verdade já no final do século 16 ea partir do século 17 precisamos conhecido como barroco o sistema tonal estava já bem definido digamos assim é com as suas regras com os seus livros de regras harmônicas e de composição em contraponto e as definições está muito bem sedimentados a partir do século 17 que a perda do barroco até
então a música não estava não tinha essa preocupação da tonalidade era ela seguiu o sistema do modalismo a tonalidade é um sistema musical onde digamos que existe um ímã eu gosto da analogia com lima porque o tom ele ele tem em cima no centro dele e tudo que acontece todas as organizações de acordes de notas tudo que acontece sempre são encadeados e vão e vão e voltam pra estima então é um sistema que tem uma estabilidade muito grande porque todos os movimentos que estão acontecendo do compositor faz para desenvolver ele sempre volta para o mesmo
ímã que é o centro tonal da música então tudo isso é muito bonito mas sem entender nada né então vamos lá no jeito prático negócio seguinte à do século 17 ao século 19 17 18 19 a música foi praticamente total ela ela seguiu nesse princípio da finalidade que é um sistema que de certa forma amarrar o compositor o compositor bom compositor ele consegue dentro das amarras fazer coisas geniais coisas lindas coisas que nos arrepio né essa é a habilidade dos bons compositores mas isso foi diferente a partir do século 20 porque no século 21 já
começaram a se desamarra duas dessas vezes nós tonight e eles queriam experimentar coisas que não fossem tonais eles já estavam num dos lados de certa forma de tudo que estava sendo desenvolvido a partir do século 20 começaram a explorar novos horizontes musicais novas propostas novas sonoridades novas experimentações mas antes disso 17 18 19 todo o sistema era total e quando a gente olha uma partitura de um jeito bem simplista a gente identifica a tonalidade a partir da escala que está sendo usada naquela música por isso que eu falei que ia do conceito de escala junto
o boca ainda que apesar do conceito de escala junto com a tonalidade porque vou dar um exemplo aqui a música começa aqui em 2004 a música muito bonita é bonita música non fame radle é que vamos continuar a música quem do [Música] nossa que talento de composição o compositor que a família do réu do caminho passou na só o dodô não descobriram ainda mas enfim vamos lá quando eu era pequena composição aqui durante a frase musical net é uma frase na música mas enfim uma frase quando a gente olha essa frase aqui é daí eu
falo que estão que esse e aí você fala não sei ou fala sei é do maior como eu sei que dá maior dentre outras características eu olho aqui observo a armadura de clave que que é a armadura da clave a armadura é a sequência de sucedidos ou de b boys que essa que essa frase que essa música que tem ou não como no meu caso não paguem nada né eu não coloquei nada é porque esta é a escala que eu estou usando de dó maior dó maior da maior é uma escala que você já deve
ter aprendido que não tem nenhum acidente ela é toda natural ou a relativa dela né ea relativa é lá menor escala relativa dela também não tem nenhum acidente ou seja eu olho com essa partitura aqui e de cara só por observar a armadura que é o conjunto é de acidentes que viria logo após a claro só para observar essa armadura e o solo duas possibilidades da humanidade que são as possibilidades baseadas na amadora dessas escalas porém tem que optar né eu tenho que decidir se ela é realmente da maior ou se ela menor como fazer
isso aí eu vou analisar a estrutura da minha frase vou analisar melhor na música vamos perceber os movimentos porque lembro que eu falei que o que a tonalidade ela é um ímã ela tem um sempre tonal onde todos os movimentos vão gravitando ao redor dela sempre volta para cima e aí de novo discurso começa a acontecer vêm os eventos e aí de repente volta por cima e se imagina é o centro tonal é a tônica é a nota principal do acordo do accord datado na escala ou seja eu vou ter que definir vou ter que
observar se os movimentos da frase movimentos melódicos e os movimentos certa forma rítmicos mais harmônicos também estão sempre indo em direção ao dó ou seja estão indo em direção ao lá estão de um jeito simples esta eu posso olhar como que as frases finalizam e olhar principalmente como finalizou lá no final da música literalmente no último passo é aqui nessa minha pequena mas uma pequena frase aqui você pode ver que encaminhei sempre a resolução da frase prodon que tinha um primeiro impulso é errado eu já resolvi aqui dá um certo repouso comecei de novo me
vaz o lá sol do de novo e repousem dou de novo essa moça tá muito simples não tem nenhum outro elemento para finalizar não tem acordes total uma melodia ainda assim eu perceber que esse movimento da melodia sempre volta para o dó e isso foi intencional porque eu queria compor algo em dó maior então isso não tá em função do la menor tem função de dó principalmente causa das últimas notas essa é uma análise simplista que eu falei tá bom bem simplista mas se está vendo que eu encaminho por dólar tem uma outra coisa também
que induziria isso quando o compositor usa a tonalidade de lá menor qualquer trabalho do menor onde lá que no caso seria lá quando ele quer compor na tonalidade menor ele sempre não sempre não mas a maioria das vezes ele vai usar a forma harmônica dessa escala ea formar mônica é aquela que tem um sétimo grau elevado né eu espero que saiba que será que sabe não sei vamos comentar melhor sobre isso aí vamos fazer um parêntese aqui e vamos falar um pouquinho sobre as escalas que acho que é importante falar sobre as escalas bom lá
na grécia há muito tempo atrás né bastante tempo atrás é eles já definiram e já usavam as escalas modais para compor música ele pra fazer a sonoridade da música só que eram diversas escalas modais e dessas escalas cada uma delas tinha uma sensação uma sonoridade já perceberam isso lá atrás inclusive platão tem relatos que ele fala da importância de você se preocupa com o ethos é isso que ele falava que é a sensação que passava pela sua sonoridade da escala que seria usar pra compor passava-se uma intenção uma sensação energética se pode falar assim que
induzir o windows e os jovens é uma certa prática então ele falava isso o plantel era muito preocupado com a educação dos jovens nessa época ele falava que o tipo de música escala estava usando a escala mudar o que usava para compor em induzir certas sensações que poderiam ser benéfica ou não para a educação que você queria possibilitar o jovem ou seja desde a grécia eles já tinham essa seqüência de escalas e cada uma dessas escalas eram 17 escalas uma para cada nota em uma escala prova projeto natural do natural ainda me faz sol e
se só lá e se cada uma dessas escalas transmite uma sensação de acordo com a seqüência de de acordo com o modo dela que nada mais é do que a seqüência de tons m tons que vão acontecendo entre as notas é e assim a música veio até o final do século 16 baseada na sonoridade de cada de cada modo e o ethos que eu queria trazer daquele modo pra minha composição entendeu então ela veio assim até o século 16 mas depois os compositores e me escapa agora exatamente por que mas depois eles começaram a centralizar
a composição em duas escalas apenas que era a escala até então chamada de junho e escala chamada de óleo a escala jônio passou a ser chamada para nós de maior da escala e olha dos gregos passou pra gente é chamada de menor elas são escalas que quando a gente toca a gente percebe a diferença dietas existe uma associação assim atacante disse que a escala maior ela traz uma certa euforia uma certa alegria uma sonoridade mais alegre do que a escala é olha que a escala menor que uma escala um pouco mais triste um pouco mais
introspectiva a gente sente isso quando a gente escuta uma música uma música um pouco mais triste ela tá usando essa escala que a composição dela talvez não tenha piorado ainda mais a partir de hoje vai começar a ver toda música um pouco mais é introspectivo um pouco mais triste ela está usando essa unidade aqui e as músicas mais alegres estão usando sempre essa a kim e isso a gente sente hoje porque a partir do século 17 focou nessas duas centralizou nessas duas pra poder desenvolver um sistema tonal ou fazia baseado nessa escala ou fazer nesta
quinta ou direcionar para isso e há mais por aí você entende como que antes existiam os outros vetos né e eles usavam os outros 10 e não tinha preocupação de de ter amarras de ter centro detectar voltando isso que eu falei não tinha uma música mais estática mas por sensação mas enfim hoje a gente não usa mais esse nome tá a gente usa maior e menor e seguinte que diferencia uma escala da outra além da sonoridade e acabei de falar o que diferencia a elas é a seqüência de tom semitons isso é um modo é
o modo maior e o modo menor de um modo menor a a característica do modo maior é essa daqui ó exemplo a escala modelo para o modo maior escala que começa na nota dó escala de que começa na nota dó ela tem a seguinte distribuição alto de dó a reta derrame tholl de mia farr gm tom faz othon só laton lá si dó sidó cm tom então ela tem a sequência tomtom cm tomtom semitons essa é a distribuição de tom semitons que surge de uma forma natural aqui na escala é só a distribuir notas né
não é fácil lá si dó isso surge naturalmente o modo menor já tem uma outra disposição de todos os sectores o isso começa pela escala de lá ó o modo menor de lá a ser top se a dó do recto ó ó pá só tô só laton então a seqüência da outra é tons e me tomtom cm tomtom bom trabalho só muda a disposição de tons semitons então o conceito de modo maior é aquele que tem o cm tentou sem entre a nota 3 e 4 entre os graus 3 e 4 e também entre os
graus 78 tão modo maior é aquele que tem o cimi tons entre os graus 3 e 4 e 7 8 em todos os outros graus da escala fica tom sobre tom tom sobre tom já o módulo menor o conceito de moda menor é aquele que tem semitons entre os graus 2 e 3 e 5 e 6 da escala em todos os outros fica à distância de tom o que está a sequência tom sobre tom tom sobre tom tom e daí e daí que é essa diferença de exposição acredite é essa diferença de exposição a sons
e tons que traz a sensação diferente da escala que traz essa coisa mais introspectiva que eu falei que é típico da sonoridade dessa escala e ter essa coisa mais alegre um pouco mais expansivos a gente pode dizer pra escala maior curioso né e é isso mesmo daí o seguinte os olha os gregos perceber isso fim mas eles já perceberam isso e daí seguinte pensei comigo é cada escala se eu começar a escala no hair é uma outra exposição estão a subir tão cedo começa na escala de mim é uma outra exposição cada um é uma
sensação diferente porém os compositores que iriam ser capaz de começar a nota ré e deixar mesmo o mesmo é tudo a mesma sensação dessa que começar a nota minc deixará mesmo a sensação e e não dava porque começava na nota ré já tinha outra solução sobre tons outra sensação foi a partir daí começar começou a surgir necessidade de acidentes né de que você levar uma nota outra para conseguir manter essa disposição intervalar ó quer ver como uma outra forma com a minha pauta aqui eu falei né modo maior tom tom m ton ton então tem
que ter isso integral certo então começar na nota até então entrou ré mi fá sol lá que eu estou fazendo certo aqui tem que ter tom da at&t tholl daqui terceiro top aqui tô aqui tom disse e totem que ser tom de novo egito a ré tem que ser o tom certo tendo que se emitam tem que ficar entre as notas 3 e 4 entre 7 e 8 assim eu consigo fazer com que essa escala seja uma escala de ré do modo maior e então transmita a mesma sensação vamos ver se ela tá pensa comigo
de ré até me um tom de mim até farum semitons não pode não pode porque eu estou fazendo outra configuração de de tons semitons e outra sociedade tem que ter tom decidi me afastar um semi tô à tôa e amplie o fac ó faça-o falando um pouquinho pra frente e ganhar uns unido ele aumenta a distância dele a uma distância dele ele se localiza em outro lugar ele abre distância dessas notas é agora sim tem bom concorda entendeu agora vamos seguir de fácil tendo a sol ficou semi tom porque é de fácil ter ido pra
só é um time tão ao colocar esse acidente aqui para resolver esse intervalo eu já resolvi também esse outro sensacional perfeito vamos continuar de sol laton efeito de la a se romper feito disse adoce dós emitam não pode não pode tem que ter tom de novo você tem que ter tom m tom eu vou ter que fazer a mesma coisa que o a mesma coisa porque aí sim eu consigo fazer de novo abre distância a bola ganhou um time toma mais com tons instância é ótimo e de dó sustenido para a ré button agora sim
agora consegui fazer uma escala que começa a nota ré e que obedece que segue à disposição característica do mundo maior que essa exposição aqui vem então tom sobre tom tom sobre tom conseguindo fazer isso pronto eu tenho a tonalidade de ré maior e é daí que começa a surgir o que a gente chama de armaduras de clube você já deve ter reparado mas toda vez que eu escrevi uma música em ré maior ela tem que tentam a nota faca um susto unido ea nota dó com o sucedido senão não consigo fazer com que soy com
a mesma vibração da the doc era maior naturalmente traz nenhum acidente então os compositores já ficam aqui ó do lado da classe eufa eo dó porque isso tem que ser fixo na música isso tem que ficar o tempo todo não posso falar tur além do natural uma vez ou outra eu até posso como um efeito cromático na música tudo bem uma dissonância mas não posso fazer um o tempo todo porque significa que as caracteriza a sonoridade típica da moda maior entendeu então por isso que vai vim aqui do lado da clave já vem e se
faz bonito e esse dote unido e aí sempre aqui nem sempre aqui porque eles organizaram que aqui nessa linha mas o fato é que nesse espaço aqui é o espaço por dó eles colocam acidente que daí a música sangue e vai embora na foto uma fórmula que por exemplo não posso fazer sem fórmula de compasso entendeu então lembra quando eu falei que de uma forma simplista você olha na armadura que você vai olhar na armadura de classe que é a seqüência de sustento de memória que pode aparecer e aí você já reconhecendo essa sequência você
consegue saber do outonalidades possíveis porque eu já sei já decorei que entrar de ré sempre tem essas duas aqui só que você pode falar assim ai meu caramba eu vou ter que decorar quais são os acidentes e eu tenho que descobrir quais um acidente para cada uma das notas se eu começar a falar de mim vai ser o presidente vai ter que decorar isso tem um jeito prático ó você pode pegar no seu caderno e construir escala de mim por exemplo e fazer que nem eu fiz aqui na escala de ré colocar a linha d
e fazê lo até a distribuição tom sobre tom tom sobre tom e seu ver coisas que a gente precisa ter e vai ter fixamente sempre sempre a mesma quantidade para aquela escola que começou e o ou seja pode cortar caminho e já ir pra por uma regrinha prática que tem aqui e você tenta e decorando essa regra porque o os compositores perceberam os compositores não teórico perceber que existe uma ordem uma ordem dos temidos aqui eles aparecerem na música a dor só é lá nem lê esse como assim eles aparecerem na música não é isso
é que eles repararam assim quando você começa a primeira escala que é de dó primeiro escalão não têm nada que é de dó maior é a escala que naturalmente tinha aquela sequência dó tomtom semitons hamilton que acabou de ver mas aí quando você fala de rec eu falei eu pensava ter dois acidentes eles perceberam que de cinco em cinco notas o dó uma quinta cima só uma quinta cima é uma quinta cima lá uma quinta cima e e de cinco em cinco notas de forma o que chamamos de ciclo das quintas que é onde a
gente coloca as tonalidades a de cinco em cinco notas começa aqui rodó da maior depois uma quinta cima só uma quinta cima é acima na acima me acima se acima em cima dó de novo e fechou de cinco em cinco notas de quintas em quintas vai sempre acrescentando apenas um acidente e os teóricos perceberam isso dá maior não tem nada é zero de sustenido não tem nada zero tá vendo mas é de sol maior já tem um substituto vai ter um fim definido a de ré como a gente viu ali apresenta dois unidos adela apresenta
três admin apresenta quatro onde se apresenta cinco adefa apresenta seis ea de dólar apresentasse 7 dez efe a mim como assim adoro a 0 e agora que é dj set num na não entende nada é porque tem uma diferença espero que eu expliquei isso já segurei assegura que já explicou está mas a partir dessas dessa sequência que vai aumentando o sucedido eles em cadeia organizar encadearam esse ciclo das quintas e pela organização deles definir essa ordem sustenidos aqui ou seja quando vêem personalidade de sol que só tem uns unido e se uns tênis é esse
aqui é o foco é sempre o ffa a escala de sol só vai ter esse primeiro aqui a escala de réquiem 2b tse o firewall como a gente viu a escala de lá que vai ter três vai ser este este e este ou seja que bacana que eles perceberam não tem como a escala de lá ter essa aqui o esse não tem porque pra aparecer e se tem que aparecer todos os outros é muito legal você pode fazer o seu caderno e colocado de cada linha você vai ver que realmente é isso a escala de
lá vai dar esses três aqui nessa nessa seqüência ele que é legal a escala de mim vai dar esses quatro e escala disse weihl daqui e assim vai entendeu então existe uma ordem para você decorar de subtenentes que aparecem a ordem é fator só revela mê esse fim ela nem se fala só que ela tem que decorar olha só ela disse vai ficar na sua cabeça porque o que economiza muito tempo quando você pensa na escala de 1.100 fácil admitem 4 seguido a do sol e ré já sacou que os quatro primeiro entendeu que deu
e agora presta de casa de cora só tem que decorar olha só ela nem se fala da sua relação e se fala da sua receita para salvar a vice aí pensei comigo essa escala de faro esta escala de doc eu falei que ia voltar pra explicar voltar agora essa escala de falha de dólar tem que ser superiores ou seja fã de falha de fazer seis fadas só revela me até que também faturou só revela mi fá do sol revela mim ou seja essa nota quifa ela já está unida e organizada não posso falar assim ela
é natural não existe mais o fafá porque o próprio faz é o primeiro acidente então essa escala aqui ela chama fácil tenido aí porque as outras não por que as outras não tinham acidente já pensa a escala de sol só tinha um zunido era o facto não tem nada no sol então aquela chama só o fazem porque ela que vou tocar só vai tocar como faz o organismo não está só é natural entendi que ela tem fai dó não tem nada a ver com renan não teria nada de choque ainda então ré quando foi tocada
natural pois que aquela chama ré a escala de lá a do sol não tem nada de pular lá não está alterado terá do fado e solta a nota lá é natural que esta chama lá natural porque o lago natural mas quando chega no fa é a primeira que já tem o nome aqui consultando a mesma cara desse não tinha escola de se tem falado do sol revela não tenho se ainda você tá pra frente entendeu isso acontece com didó também então essas duas casas aqui não são as mesmas são diferentes escalas de dólar não tem
nada e escala de dó sustenido tem sete sustenidos pelo mesmo motivo de ficar definido que o doc alterada não tem nota do natural tem a nota dó sustenido na escala entenderam legal não é então daí os teóricos perceber essa organização assad essa disposição em quinto e com essa disposição vai vai usando essa sequência do sucedido eles também perceberam isso a escala menor op pensa que o negócio era ganhar e fazer que nem a gente fez para de dó a escala menor que era aquela do lar ela vai ter que te vou fazer por exemplo de
mim eu quero que admiro agora quero começar a matar me mas eu quero que ela tenha a mesma sequência pradella menor se lembra qualquer sequência de lennon vão voltar aqui ó aqui ó menor ela tom-m tom tom sobre tom tom tom sobre tom tom sobre tom lembro que vi ontem 30 o 2º 3º 5º e 6º então essa configuração que naturalmente traz a sonoridade mais fechada mas não perspectiva um pouco mais triste assim do da escala menor eu quero que essa mesma sonoridade volte para a escala de mim volte não permaneça né esteja na escala
de mim também então eu vou obedecer ou seja ontem que está aqui entre os graus 23 cm tom aqui e entre os graus 5 6 1 2 3 4 5 6 aqui também tem que ter cm tom os dois jogadores têm que ter capital e entre todos os outros têm que ter tom tem mais um tem que assim possa me tomtom semitons dom certo bom ver o time pra falar de kharja transmitam mi fá m tom natural não pode ter que ter tom você tem um cemitério e eu tenho personal então eu vou ter que
ampliar vou ter que aumentar esse intervalo é preciso aumentar eu coloco um sustenido aqui nessa notinha que a gente vai pra frente e aumenta certo agora tem um tom de mim até faz tudo ok daí a mesma coisa aconteceu na de reta onde fez um exemplo ao colocar isso segredo pra resolver se estão aqui eu acabei também já resolvendo esses m tom porque antes do fato só não era assim então era tom natural e não podia estava maior do que podia ser ao colocar esse fato treino aqui eu abrir distância entre eles mas eu fechei
com o aproximar essa nota dessa aproximei elas e fechei a distância que consumir toc toc é isso ótimo né de sol para lá dom perfeito de lá prá se tom perfeito que se prova do crescimento natural ótimo perfeito está resolvido que dá pra raptou e de repente me tomtom é que sensacional eu acabei de descobrir que a escala de mim só precisa de uns temido que aos 3 na nota fa ou seja a armadura dela vir aqui com o fato não é ilegal e daí a gente volta para o ciclo das quintas aqui as escalas
menores também ó ciclo das quintas ó eu faço assim devido aqui ó a primeira escala que está aqui é de lá que é aquela escola que tem 03 não tem nada porque naturalmente ela era do menor se eu for uma quinta assim de lá ir na quinta cima se uma quinta sigma pharma quinta cima dó dando certo né ácido ré mi mi fá sol lá si dó ré mi fá fá sol lá si dó que dó ei e de um book do sistema é isso é isso viajando aqui pensando no momento estão pensando e harry
faz só lá tá certo o acerto está certo ó essa escala que vai ter uns unido essa escala que vai ter dois os meninos essa vai ter 3 a 1 já entendi por que o meu cérebro deu aquele bug de visual do cérebro porque seguinte realmente acabou de construir de mim ea gente viu que admitem que ter um ferido que é o ffa essa que teria dois e aí entra aquela mesma ordem um sucedâneo do lado ó é o mesmo padrão há uma coincidência de ordem ó pá só eu é lá me esse mesmo padrão
que se aplica ao escrever aqui e decorando fa do sol ré lá me se me se fala da sua relação a isso disse ó escala de se terem os dois organismos ou seja faea dó a escala de fato teria três meses ou seja a do sol o ffa do sol não tem faturado o fado é estendido a hipótese de um bug na cabeça da tia chegou tudo continua acidente aqui essa escala que chama passos de nido e não falar natural gente chama fácil ter ido porque o fac mesmo treinar escalas maiores dessa aqui também ó
chama dó sustenido porque ela só de quatro tenistas para manter essa configuração fadon sol e ré então é do interino e aqui só foi punido e aqui é essa ferida e aqui nas trilhas sério sério porque ela começa a usar todos os dentes que já estão aqui acidentado de ficar sentado da acidentes e toques utilizando a primeira nota da escala tá bom então você vê aquele ciclo das quintas que tem para as escalas maiores também tem as escalas menores e aí é daí que surge a correspondência entre elas ó vão fazer um ciclo aqui ó
ciclo em ciclo é bom dividir aqui ok do lado de fora eu vou colocar as escalas maiores são essas escalas maiores e colocar uma visão que está maior só maior elas organizam e quintas assim maior e maior e maior mas também do maior do nosso querido maior certo e do lado de dentro eu vou colocar as menores essa aqui é de lá menor e essa aqui é a de me ver lá me se menor fácil menor dó sustenido menor sol sustenido nó sustenido menor e aqui lá sustenido menor e elas ocupam a mesma posição aqui
porque a característica dessas duas aqui é ter 10 reunido a característica dessas aqui é ter uns tendo a característica dessas aqui é ter dois e dessas aqui é ter três dessas aqui e destas daqui a cinco seis e estas duas aqui para terminar 7 lembra que eu falei aqui atrás no começo da aula e quando eu olho a armadura de clave eu consiga isolar duas tonalidades por causa disso ó causa disso ó uma mesma armadura é ela equivalente a duas unidades no maior ou menor está vendo uma armadura que tem uns unido tem duas escalas
que podem ter se uns unido a maior ea menor também da amadora com dois dos feridos tem que ser daqui por isso essa regrinha prática que eu falei essa regra tem que ficar decorando assim é qual é a escala que têm zero qual é a escala maior que 30 com a escala menor que 30 agentes de couro e daí você já quando se olha a quantidade sustenidos você já vai pra uma escala legal isso né mas tem um jeito bem prático de você decorar bem prático mesmo essas escalas aqui são chamadas de escalas relativas a
cada página desse cada país vizinho de si é chamado de escalas relativas a essas são duas escalas relativas a essas são duas escalas relativas à quito música relativas a qui 12h na ativa relativas relativa relativa relativa essa aqui é relativa dessa não é só aqui é relativa dessa porque o conceito de escala relativa são aquelas que têm a mesma armadura tá bom não tem a mesma quantidade de suspendido ou de mau não falei nada de mal mas vou falar já então o conceito de escalas relativas à escola que tem a mesma armadura e como que
você decora rapidinhas escalas rotativas se baseando na idéia de que elas têm a distância de três notas uma da outra é ó de dobrá la doce lá há três notas de sol para mim salvar mim é doce de la plata salvar dom sempre três altas entre elas é uma coincidência muito legal isso né que fez com que os compositores históricos perceberam e colocaram aqui já mastigadinho para a gente na teoria do ciclo das quintas sensacional né e decora rapidinho é você pode decorar por exemplo as maiores e aí você conta três notas abaixo de cada
uma das maiores e você acha a menor que pode também tem a mesma madura não né muito legal porém agora a gente tem que saber que existe esse mesmo ciclo para as escalas com de monções é porque eu não sei se te chamou atenção se você fica pensando que eu não completei o circo o círculo que o ciclo toda vez o eu só consegui fazer até aqui mais tensas pedacinhos aqui tem escala aqui também está vendo não sei se chamou atenção isso mas é que é essa daqui este é um pedacinho das casas que precisam
de monções para acontecer isso porque você sabe que existem doze notas apenas né na nossa ordenação de nossa senhora do ó pensa comigo a pensar que a votação dó é fazer que nem só a fazer aqui mas que nem tô só lá e se repete pode não começar next novo dolly é sempre assim certo certo é que aqui entre essas duas aqui já existe o cm tentou natural certo então me fará esse dó time tão natural tá e entre as outras notas entre as outras notas este tom de distância certo certo e daí e daí
que se existe tom que quer dizer que existe uma nota aqui no meio do tom porque porque um tom é igual a 2 m tons ele pode ser dividido ele pode ser dividido um tom é 2 m tons então eu tenho meio tom mais meio tom dalton então aqui sempre tem uma nota que eu posso encontrar aqui no meio desses tons e no meio do filme tal possa encontrar nota não nosso sistema ocidental de música no ocidente o cemitério é a menor distância que 62 sons e nos e nos instrumentos temperado está aqui mesmo nos
no ocidente em instrumentos não temperados como violino a voz humana e outros instrumentos você consegue ter distâncias menores são os micro tons aqui no meio está porém nosso ouvido não está treinado para identificar então a gente não está acostumado a ouvir os micro tons então a gente não percebe até que você tenha me ouvido a perceber né então aqui a gente não consegue ainda ouviu mil micro tons distâncias menores por isso a gente diz que não encontra nenhuma nota que tá só porque a gente não tá treinando pra mim e nos sistemas dental a gente
encontra uma nota apenas aqui no meio que seria semitons só que a gente já se sabe que entre tom existe 9 como as que são os micro tons ou seja nove notas que daria pra ouvir aqui no meio mas enfim vamos para a teoria da idéia que só tem uma nota no meio que mesmo tac a nova que divide o tom aqui bom quem essa nota aqui essa aqui é aquelas que são dos acidentes o porquê porque quando eu aumento o cemitério vizinho vem pra cá no dó então ele chama dó sustenido ou quando eu
faço um movimento de voltar se eu voltar eu tenho que chamar de ré bemol que mal é que volta ao time tom que 10m tom então essas notas aqui na verdade são a mesma nota dó sustenido e ré bemol de novo né no nosso sistema ocidental em instrumento temperadas por que o instrumento não temperados não é não é a mesma nota que são micro tons diferentes mas a gente não tem essa percepção aguçada pra dá pra identificar então essa nós aqui são chamadas de henna harmônicas ditas como notas que tem nome diferente né dos 30
um nome é mau é outro mas o som é o mesmo é o som é o mesmo acontece a mesma coisa aqui ó se eu subir um pouquinho ré eu venho aqui em cima o resto estendido ou se eu desse um pouquinho é um meio de mall são a mesma nota notas harmônicas ou aqui mesmo processo a subir um pouquinho fa um susto e medo de ser um pouquinho sol sol bemol notas harmônicas a mesma nota que se encontra aqui no meio e assim maior se vocês entenderão já ficou fácil de acompanhar nessa você não
entendeu que entendeu entendendo greve porque de socorro de uma outra forma bom então aqui a gente tem o que eu queria mostrar pra você é que a princípio a gente acha que existem sete notas nossos instrumentos temperados né porém não existe as sete notas do é e fá sol lá esse set mas existem é só mais uma mais uma mas uma mais uma e mais uma então existem 12 sons e não faz se 77 mas esses cinco aqui existem 12 sons que eu quero dizer com isso existem 12 escalas também entendeu porque eu não vou
te escala que começa só nessas novas naturais proposta mais cara que começa nessa nota que ou nessa nota ou nessa ou nessa e aí é o espaço do ciclo que eu não fechei ó eu só fechei uma duas três quatro cinco seis sete oito fotos aqui 9 10 11 12 também vai fechar o ciclo inteiro que são as notas que também existem porém porque eu não fechei ainda porque eu fechei pra vocês exemplo das casas apenas com sustenido mas vai ter escalas que estão aqui que não precisam disso tenistas precisam de mall na armadura para
manter a mesma idéia de tons e me tomtom semitons m tom na maior ou tom sobre tom tom sobre tom tom na menor teve a mesma disposição com bom fazer um exemplo pra ficar claro ó seguinte lá nossa força está manchado né mas vamos lá outro exemplo vamos ver por exemplo a escala que começa na nota em uma escala de fato certo eu quero que essa escala seja do tipo fá maior quero que ela seja maior que ela tem a sonoridade mais alegre mais dinâmica então ela ser maior ela tem que ter os imitam entre
o terceiro eo quarto grau característica do modo maior e entre o sétimo eo oitavo característica do modo maior nos outros graus tem que ser tudo à distância de ton ton ton ton ton então tem que ser assim para ter aquela sensação da escala que doc tem naturalmente vamos conferir se tem por lá mesmo processo de fato é só o tom certinho de só laton fechado agora de lá se tem tom também e aí tinha que ter semi tão e aí ó a maior do que pode tá vendo de lá se tem tom e não pode
ter tom tem que ter cm tom eu vou ter que diminuir essa distância está com um tom se eu vou ter que diminuir eu posso fazer dois assassinos eu posso colocar o sucedido aqui pensei comigo porque o lattaquié ó destaque pois assim lá e se nessa distância que é de um tom eu posso fazer e se lá ficar com o tênis vem pra cá e fechar um pouco a distância certa daí seria semitons acerto ou posso fazer esse aqui vim pra cá e ele vira bemol e aí eu fecho a distância do mesmo jeito certo
qual as duas alternativas e posso fazer então o ciclo bemol olá consulta unido quem sabe tempo não posso fazê las unido não posso dizê las tendo sabe por que eu não posso ser bastante de uma pegadinha porque se eu boto março tendo aqui eu mexo nesse aqui ó se eu fiz eu boto o sucedido no lar ou altere essa distância que até então estava certa de só lá também não posso mexer que o lateral estava certo já vai passar outro problema a resolver o problema da tap vai fazer outro não não funciona então a solução
não é essa que a solução é essa daqui minha mãe os irmãos quem você faz ela vinha atrás e fechou a distância do mesmo jeito tá bom entendeu-se bemol e aí olha que legal ao mesmo tempo a resolver um problema que tinha aqui porque antes desse adoro você me tão natural cm tony podia te tom mas como eu fiz se andar para trás eu ele um bom né ele abriu distância da outra nota também para trás então agora ele aguentou ficar tonk né aí já resolveu um ótimo e do recto on e resolveu de novo
apronto de rehab tom está pronto e de minha pha então tá pronto tô errado ai que chopin estava indo a esta escala de fato ela tem que ter o sibemol apenas isso o se que tem que ficar de mall tá vendo é daí que surge a ordem dos de monções que foi organizada percebida pelos teóricos assim como a ordem dos bandidos a hora dos demais é se é só do que decorar essa sequência também vai fazer sol ré lá me se é a sequência do sucedido fada só revelar nomes e renomes e e essa aqui
se me lá é só do ifá é a sequência é a ordem dos demais que eles vão aparecendo similar ao da facime lá é só do faraó tem truque lei de trás pra frente lê a do sol ré lá me se do sol a miss ifa do sol ré lá me se é a ordem do sultão unidos olha que legal aqui ó dos unidos e daqui pra lá é hora de os de mães a mesma coisa assim ao contrário ou seja agora falta só ela me disse você consegue fazer a volta dela e à volta
delas mais similar só do fato sofá é demais pra dor só revela messias turismo agora é hora de cobrar agora pode decorar ó vamos lá eu vou preencher aqui ou ciclano de novo agora vou conseguir colocar aqui as 12 escalas que existem ó pega o doc era aquela escala maior que tem zero sustenido tem nada e também tem zero de mall ela não tem nada de bom também se eu andar no sentido anti-horário aqui em quinta do mesmo jeito isso é cíclico de quinta do mesmo jeito ó sentido anti-horário atrás do silala sol pa família
é docinho viu a sua família e do silam nossa família que tocou sim sim uma só família só me resta do silala sol eu andei aqui é essa vai ser a primeira escala quando eu ando no sentido anti-horário maior para ele essa vai ser a escala que precisa ter um de mall a gente fez ela é realmente de um baby doll que era não se essa escala que vai aparecer com dois de mons essa escola que vai aparecer com 3 bilhões essa vai ser com 4 essa vai ser com cinco essa vai ser concelho é
falta mais um então tem que ser mais uma escala com sete demônios de novo do set só que ó lembra dos demais é o que se lê lá só do sofá essa é a ordem dos b-boys bom é hora dos tênis do só é lá e esse essa é a ordem dos seus tênis está é ó a escala desse ela de cara já aparece com 2 de mós que e que sendo que o primeiro deles é o nome da escola é o se é aquela mesma coisa que eu expliquei na escala construído essa escala não
chama se na verdade ela vai chamar-se bemol porque de cara tinha se não vai ter nada se natural para ser tocada ela vai ter que ser seguidas e de mall então eu acho que ela chama-se bemol e daí pra frente todos vão ter bom nome o que admira a usar esses três primeiros assim me lá tá vendo chama-me bemol lá bemol ré bemol sob um maior e dó bemol maior também uma coincidência somente o ffa que eu tenho um demônio nome dele porque ele usa somente ou se aqui na madeira não tem nada a ver
com o fado então ele é natural só ele que o restante conhecido de ser tudo com bom nome legal não é você pode testar você pode pegar a escolinha lado nota-se b mostra como essa não se mostra ver que realmente vai ter dois acidentes no sie nome e aqui a preencher as outras escalas em que já tinha feito agora é colocar todas na ordem pra cá é mais cinco que você conta em pra cá é como se fosse menos cinco anos e vai vai voltando às notas então do sol é me se eu faço tem
medo e dó sustenido essa que tem essa tem dois tem 34 essa tem 56 e essa aqui tem 78 legal legal né vocês viram que tiveram aqui 3 da escala só essa essa e essa que coincidiram na mesma local do ciclo porque na verdade acontece o seguinte a gente tem sete escalas contra o temido ó com certeza que não conta porque a 0 não conta uma duas três quatro cinco seis sete escalas porque existem sete horas para serem assentadas então até que você possa enfrentar todas se fala mais cara diferente né concordam existe sete horas
projetado do réu mil face ao lar se você tem sete escalas construído e também tem sete escalas com barbosa só uma duas três quatro cinco seis 777 da 14 e tem uma escala sem nada que é o dó então 15 escala porém só existe 12 notas todos os sons nosso sistema ocidental nos instrumentos temperado só 12 lembra então como é que vai ter 15 escalas não tem 15 na verdade só tem 12 sons é por isso que essas aqui ó estão no mesmo lugar essas escalas aqui apesar do nome diferente elas têm o mesmo som
são as escalas chamadas de enero únicas assim como as botinhas lá que estava no mesmo lugar ela tem nome diferente ela tem escrita diferente é bemol dó sustenido mas é o som no que toca ao mesmo e porque recebe malta no mesmo lugar que gostaria de aqui ó bom lembrar isso aqui de novo ó a ré bemol está no mesmo lugar que gosto unido aqui ó é a mesma apesar do nome ser diferente a escala e da armadura é diferente também o som é o mesmo para se acostumar mesmo sob mall está no mesmo lugar
que o fato de janeiro a relação harmônica apesar da escrita diferente até aqui conheci disse a mesma quantidade uma coincidência a quantidade de motos unido mas elas são a mesma sonoridade e essa aqui também se pode falar por mim nós mas dói mall não tem dó de moc não tem dado bom não tem como tratar bem montada codó tem apenas um se eu falei que dorme mal assim realmente porque se você tentar colocar dobby mal aqui não tem nenhuma nota no meio que já é um hábito é a menor distância possível então quando o tempo
diminuiu então eu caí pra cá o se é a mesma coisa que dá o irmão tá vendo uma curiosidade essas novas aqui o meio pa e sido que já tem só se emitam entre eles se eu colocar por exemplo me sustém unido e já cai direto no pa então aqui é a mesma coisa que falar nisso tendo é fato se eu colocar fa bemol é nome porque não existe nada no meio é uma vaga na outra já que o cene do aumento já vem pra cá porque é só um time tão aumentou semitons vem pra
cá diminuiu semitons vem pra cá então o dogma diminuiu subtom caiu aqui é a mesma que se dobre móveis uma coisa que o se então essas três escalas aqui são as escalas chamadas de harmônicas mas é só tem nome e escrita diferente no papel porque na hora de soar só a mesma coisa e daí a gente fechou o ciclo de todas as escalas maiores das 12 escolas maiores na sequência de memória sustenta que elas podem tempo legal né você tem que decorar roda só relapse sim lá é só do fato de você vai sacana ordem
aqui tudo isso que a gente fez prazos maiores templos menores também preenchem ó pega um papel mais um ciclo aí grandão divide em quatro pais coloca mais duas divisões aqui entre cada parte coloca a primeira escala aqui que é a de lá menor que aquela escala que naturalmente ela tem zero sustenido 0 bemol e ela traz uma sonoridade mais fechada pouco mais triste digamos assim mais introspectiva certo vou mandar no sentido anti horário e no sentido horário mas cinco notas para cá - sem provas pra lá sentido horário mi menor sinnott pa sustendo menor dó
sustenido menor sol sustenido menor que a do sol já tinha é um susto em nível menor 'ela sustenido menor sete escalas com uma duas três quatro cinco seis sete essa confúncio seguida essa com dois tenentes essa com três certezas festa com quatro seguido esta com cinco e esta com um sorriso tímido e esta com sete vou mandar no sentido anti-horário agora lá só família ré é menor é doce la sol só o menor só família redor do menor fosse lá só o fará a menor família é doce se vai ter que se lhe mall menor
é por causa daquela sequência de b-boys né nesse momento que aparece sílvio já o primeiro de modo amador além da similar da fa ele vai saber bom já se lá só o família me bemol menor me redor se lá na mão menor o ré bemol ou só dois e mais o dó três demais quatro regiões 5 bilhões 6 demais e 7 de maio opes fechou mesmo caso aqui das escalas e mônica só essa e essa é a mesma coisa acontece a mesma coisa é uma coincidência muito bacana [Música] legal também e aí se lembra que
cada posição aqui têm uma maior que fica aqui né que está três notas acima são as causas relativas três notas acima né lá si dó é a da maior que 0 mi fá sol é de sol maior que tem uns unido se do é é de ré maior que dois unidos passou lá lá lá maior tem que isso funciona pra cá rev fafá maior tem um mau só assim se uma maior é do re mi mi bemol maior fá sol lá lá bemol maior lembra em cada em cada lugar aqui do ciclo têm escala relativa
maior que têm a mesma duração eu falei mãos entendeu tudo isso e aí eu vou explicando para você só uma regrinha uma cesta a gente pode fazer assim pra você olhar a partitura olhar madura e conseguir fazer como fizemos no começo da aula a gente fez o que isolou duas possibilidades de escala tá bom um certo mas o tema da nossa aula não é escalas da nossa aula é daí é só expliquei um ovo é isso mesmo que em escala o primeiro tópico que está envolvido com o segundo tópico que a tonalidade então atualidade ela
se usa de uma escala pra pra ter como como centro tonal onde todo o restante do discurso fazendo os acordes que eu vou colocando estão nesse sentido dessa escala na principal nota da escala na tônica da escala tudo volta pra ela totalidade ela se vinculam a escala usa uma escala que é a maior ou a menor e aí tudo que eu vou organizando vai desembocando nessa principal nota da escala que a primeira nota só que quando eu falo tudo que eu vou desenvolvendo tudo o que daiane é tudo que tem a ver com os acordes
e aí olha que eu coloco acordes nessa parada junto aqui aí eu fechei o ponto estou começando a falar de campo único olha que legal porque o compositor quando ele vai compor ele pensa na tonalidade militar mas ele também pensa é nossa' coisa que ele vai poder usar essa tonalidade para ele poder caminhar e etah e da vazão para as idéias melódicas delito da melodia do apoio de um acorde da harmonia e aí isso é o campeoníssimo são as possibilidades de a corte que eu possa associada com esta novidade olha que legal então agora findo
esse comentário aqui né das escalas vamos começar agora associar os acordes da escala e qualquer lixo a gente escreveu em 1 a 1 agora a cair para os acordes então vou compor a minha música estava compondo a maior lembra que eu fiz uma composição da maior quero usar forte saque para a conclusão da maior eu não quero ficar só na minha melodia que eu fiz eu quero colocar um acompanhamento harmônico para enriquecer essa melodia ela começa a fazer sentido certo que a corte que vou poder usar eu tenho que pensar o seguinte eu pego a
minha escala de base que a escala de dó escala de dóia escala modelo para as maiores ela tem acidente idêntico tm tom entre o terceiro eo quarto grau naturalmente e entre os sétimo e oitavo certo certo é a escala modelo não tem nada 000 de mall na amadora que é coisa que eu posso pô sabe como é que eu faço eu monto acorde aqui em cima de cada uma dessas notas de cada uma dessas notas você não sei se você já aprendeu que para montar o acorde tem que colocar uma terça e uma quinta acima
dessa nota eu calculo essa regra básica assim toda a nota é fundamental é a tônica é a primeira aí eu tenho que colocar uma terça cima dela e uma quinta cima dela tão do regime do ré mi fá sol ré mi fá m façam lá me faz só se assim vai montando aqui agora já rapidinho uma terça-feira dói aqui ok que é aqui é que dayanne vamos tentar melhorar isso deixei sido aqui deixa ele aqui e sair com um pouquinho melhor isso também dó manter 15 os acordes 10 agora eu coloquei os acordes aqui ó
em cima coloquei uma terça e uma quinta acima de cada nota da escala que legal agora vou começar a entender que a corte são esse sol esse aqui é o corte da nota dó essa nota é essa derrota me esse é o faç sol e celular esse é o se e esse é o corte de dó de novo vamos lá vamos ver que tipo de acord você já sabe que os acordes podem ser pelo menos esses acordes aqui que são as três né eles podem ser de quatro tipos maior menor diminuto em aumentada e aí
eu vou ver o que surgiu aqui tem que analisar e cobrir analisavam pior de dólar até mesmo uma taxa maior de dólar até sol uma quinta justa terça é maior e quinta justa o acorde é maior vamos criar aqui para lembrar o corte maior corte menor o acorde diminuto e o acorde aumentado ó no maior tem que ter terça maior e quinta justa no menor tem que ter terça menor e quinta justa no diminuto tem que ter terça menor também ea quinta diminuta e no aumentado até já tem que voltar a ser maior ea quinta
tem que ser aumentada resulta da maior é a quinta taxa justa terça maior quinta justa é o quarto maior preço por nada que droga a cifra dó apenas os e ré ré mi fá terça menor pegou myfarm fato é menor ea quinta de revelar justa terço menor quinta luta é um acorde menor tem que pôr um e vizinho aqui nasci pra cá estão porque nem eu o acorde de mim me faz sol mi fá pegou e me tomtom até ser menor que essa menor ea quinta de ms justa mesmo caso um acorde não é legal
agora aqui em fá fá sol lá ter essa maior fá sol lá dessa maior e aí de fato toque da justiça terça a quinta junto à corte maior vamos fazer nada só wallace terça maior esse do ré não só as e do rec entanto também não fazer nada ilegal e daí lá lá si dó terça menor é a lazio é a minha quinta justa terça menor a quinta justa lá menor é só uma corte menor se se do récife do cimi dom erwin do ré terça menor se tornarm faca quinta de luta é um que
a quinta que é naturalmente diminuta lembrando desse até fa é a quinta naturalmente diminuta então terça menor e quinta diminuta ó aparecer um acorde minuto aqui ilegal foi bolinha que o primeiro acorde que apareceu diminuto dó voltou né olha que legal daí a gente diz o seguinte o primeiro acorde foi um acorde maior ou a segunda code foi um acorde do tipo menor o terceiro acorde um acorde menor o quarto foi uma ford maior vacinada o quinto foi maior o sexto foi menor o sétimo foi diminuto e 8º oitava um de novo em conta essa
repetição do 1 olha que legal tá vendo é a gente pode fazer essa cifragem aqui mas essa cifragem é de harmonia é popular existe uma outra cifragem que a harmonia tradicional onde coloca assim os graus maiores nos coloca como letra maiúscula então o número 1 ano e aqui como ele é menor e eu coloco ele e minúsculo sem colocar o ilsinho só coloco como se fosse duas letras z pequenininha aqui eu coloco três letras e pequenininha porque o acorde menor eu coloco aqui de novo em um número romano maiúsculo e aqui maiúsculo e aqui pequenininho
e aqui pequenininho também com uma bolinha e acabou essa é uma outra forma de se fra cifraram de analisar assim né porque cifra isso aqui são as letras do alfabeto né essa aqui é uma forma de análise do do accord dentro da posição que ele tá né porque isso aqui é o acorde do 1º grau a posição do primeiro grau essas esse sistema que onde eu vou colocando o ilsinho tal qual a citronela é da harmonia popular e esse aqui é de harmonia tradicional dependendo do livro que você estiver seguindo pra ver aí você vai
encontrar esse sistema de análise e possível encontrar isso aqui tá legal né legal né então daí vem a minha pergunta pra que é que serve volta a usar a hora que quiser aqui canônico serve pra que serve para ampliar o seu conhecimento e as suas formas de lidar com um discurso musical você vai conhecendo isso você consegue compor você consegue realizar você consegue interpretar melhor você entende o que o compositor estava estava querendo dizer porque ele colocou naquele momento em que ele acorde com a expectativa que ele usa com aquele recorde mas pra isso envolve
conceitos que vão além e ainda é preciso falar pra vocês que funções tonais porque eu mostrei que o campo harmônico é o fato de eu colocar um acorde associado com uma escala numa da tonalidade certo isso é a natureza do campeonato agora quando você começa a manipular e alguns autor monica seu favor você tem um leque de é uma fé um alerta de bomba e ferramentas para você usar no seu discurso musical seja como tempo seja como compositor seja seja como arranjador você consegue agora ter aqui a ferramenta é como se eu tivesse ter entregado
aqui o martelo o prego as tintas e os pincéis sair agora a gente vai nos próximos vídeos aprofundar esse conhecimento porque você sabe o que fazer com esse mantendo esse treco onde você pode bater eles terão como você pode fazer se você não quiser colocar ele pra quem quiser colocar um parafuso e que eu uso para poder colocar parafusos entendendo então a gente tem que aprofundar esse conhecimento emergir muito mais aí sim você vai começar a se sentir com ferramentas potentes na sua mão e começar a extrair cada vez mais possibilidades estão respondendo a uma
pergunta para que serve um harmônico serve pra você ter liberdade para criar para reorganizar para brincar com as sonoridades para interpretar melhor o compositor fez muito bacana isso né você gostou da aula eu espero que sim esse assunto é bastante densa tem muita informação porque você tem que entender esses três aspectos escala tonalidade e os acordes então se não tiver muito bem sedimentado na sua mente mesmo você perde o raciocínio e no meio do caminho você se perde então é um assunto dance mas é um assunto que nos diferencia enquanto músicos dominar isso aqui é
muito gostoso traz muita muita liberdade pra você vai sentir isso e nós vamos continuar esse episódio vai aprofundar isso nos próximos assunto tá bom só aí galera espero que tenham gostado curte aí curta nossa página compõem nosso canal segue a gente não está grande se você conhece no instagram mas procura a gente possa tocar no instagram compartilha com os amigos ajuda a divulgar o canal e isso vai fazer com que a gente consiga compartilhar cada vez mais conhecimento e entusiasmo pela música valeu por hoje é só espero que aproveitem mais