Wittgenstein e os Jogos de Linguagem

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Professor Krauss
O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951) é, sem dúvida, um dos mais influentes do século...
Video Transcript:
Olá saudações filosóficas certamente você já deve ter se dado conta que ao longo da história da filosofia vários pensadores se debruçaram sobre problemas específicos que eles consideravam os mais importantes tipo os existencialistas eles vão olhar para o significado da existência o sentido da existência porque nós estamos aqui enquanto racionalistas e empiristas vão se questionar sobre qual é a ferramenta que o ser humano utiliza para poder produzir conhecimento pois é nós poderemos aqui Alencar várias fases e várias correntes mais um foco Desse nosso quatro é um grande personagem da Filosofia Contemporânea um cara chamado vou dividir
em estar em um cara e vai dizer que os problemas filosóficos são de outra ordem não são necessariamente de ordem existencialista o ecossistema lógica ou ontológica a gente vai ver qual é a Wagner desse cara fica ligado solta vida e olha olha [Música] abrir o bicho tomate que eu tenho pra começo de conversa Vale destacar que luzes José Johann Vikings tem foi um dos mais importantes filósofos do século 20 um cara que bebeu da Matemática foi membro do Círculo de Viena e Louvor na história da lógica nos anos 20 e é um cara que é
considerado um dos grandes ícones e criadores da chamada filosofia analítica seus escritos iniciais foram inspirados pelos conceitos de Arthur schopenhauer bem como pelas grandes elaborações lógicas daquele que possa ser considerado aí o grande referencial para ver quem está em que foi ninguém mais ninguém menos que perto do Brasil é importante destacar também que vi quem está em foi um é mais importantes estudiosos de Cambridge e que o seu pensamento pode ser dividido em duas fases então fiquem estar ele vai dizer que os problemas filosóficos eles são problemas de linguagem e isso significa que dentro da
filosofia analítica para você compreender o que é que a filosofia analítica se propõe ela se propõe a analisar Justamente a linguagem o uso da linguagem dentro de uma perspectiva lógica e é isso que vi quem está em vai de certa forma capitanear na história da filosofia no século 20 a tentativa bem por empurro o Rigor lógico e racional alguns da linguagem que quem sai ele parte de dentro de um preço boi aqui tempo por exemplo quando a gente pega um grupo de cientistas em um determinado ramo com a física a astrofísica a matemática física quântica
química Eng e quando nós pegamos um grupo e simplista se eles começam a conversar sobre um determinado tema é possível evidentemente que haja divergências entre eles mas a margem de entendimento e até de consenso muito maior do que esse a gente pega a por exemplo a linguagem do cotidiano então entenda por um lado nós temos a linguagem científica por outro nós temos a linguagem do cotidiano uma linguagem do cotidiano ela é muito Ampla ela é muito aberta é muito subjetiva que nós temos uma margem muito maior para a mazy interpretações e consequentemente falta de entendimento
sobre as coisas e de acordo com vítima está em a própria filosofia era afetada por isso porque ela não segue necessariamente o Rigor que a gente encontra objetivo nas Ciências da Natureza Então quem sai ele vai dizer o seguinte a linguagem ela serve para designar quadros e coisas então e vamos estabelecer essa conexão até certo ponto empírica até ser ponto empírica entre as palavras e as coisas que os fatos tanto que o próprio vi que está aí vai dizer aquilo sobre o qual não se pode falar é melhor calar então longe de qualquer tipo de
especulação conjectura ou subjetividade homem está em ele está apelando para essa objetividade parece Rigor lógico ciente passagem toda essa construção linguística ela se encontra fundamentalmente uma obra que é uma das mais magníficas da Vitória recebe da filosofia O que é um tratado lógico-filosófico diga-se passagem quando vi tem está em ele publica o tratado lógico-filosófico ele simplesmente ele acredita que não há mais nada a ser acrescentando que não há nada mais é ser produzido em forma vamos ver se e agora na filosofia e tudo foi resolvido os problemas filosóficos estão resolvidos Por que finalmente alguém resolveu
chegar e dizer olha toda essa confusão que a gente tem e que é acirrada em determinados momentos da história da filosofia a falta de entendimento e não se dá apenas na Esfera da filosofia não faz da esfera social ela pode ser resolvido Ele simplesmente com ajustes específicos e objetivos sobre o uso da linguagem e aí quem está e ele abandonar filosofia ele vai se dedicar a lecionar não não verdade mas não que é compatível com as escolas que nós temos em níveis introdutório de formação de estudantes e vai explicar outras atividades como por exemplo a
atividade de Engenharia e arquitetura ele vai projetar uma casa para irmã dele então ele vai simplesmente e levar uma vida normal diferente de um acadêmico um gênio da história da filosofia e aí o vídeo quem está em dados a sua vida ele percebe que talvez ele não tenha necessariamente resolvido os problemas filosóficos e talvez o próprio cliente está chegando à conclusão que talvez ele tenha cometido um grande erro ok ok houve um equívoco em equívoco houve um equívoco aí por isso que se costuma falar sobre o primeiro de quem está em o seguro quem está
o primeiro do tratado lógico-filosófico e o segundo das investigações filosóficas o segundo item está em ele vem justamente para criticar tudo aquilo que o primeiro Face é o mesmo cara Em outro momento em sua vida ele percebe que apelar para toda aquela objetividade lógica Talvez não tenha sido A melhor solução a ser apresentada E aí o que é que ele vai para o corpo ele vai para o povo chamado jogos de linguagem muito mais do que tentar estabelecer uma lógica apenas uma ideia do uso da linguagem que seja até certo ponto técnica ele vai para
o pulso e entre olha existem usos específicos da linguagem existem funções que possuem uma lógica particular a gente pode ter uma linguagem mais poética a gente pode ter uma linguagem mais apelando para o ludi dentro de um viés mais cultural dentro de uma perspectiva E dialogar com a religião então nós temos muitas peculiaridades linguísticas e o que é que ele vai dizer ele vai ter o seguinte o fato de nós termos o lógicas diferentes para usos da linguagem de forma diferente não significa dizer que não quer saber o entendimento entre as pessoas na verdade nós
temos um Desafio o desafio de entender a lógica interna de cada jogo da linguagem então entenda o primeiro ver quem sai ele se assemelha muito ao homem gramático sabe em groso enquanto o segundo é um cara que lembra muito mais um poeta filósofo um cara e compreende que a linguagem ela possui múltiplos significados e que mesmo tendo múltiplos significados é possível sim identificar a lógica interna de cada jogo por sinal o segundo vídeo quem está em ele compreende que essa subjetividade linguística ela colabora para que a gente compra ainda de uma forma mais efetiva a
realidade aquilo que faz parte da nossa vida em sociedade a descrição daquilo que se vê ela pode se dar de múltiplas formas que dentro de jogos de linguagem inscrição específico então fica aqui registrado esse nosso papo filosófico sobre vida Oi e esse papo mais que esteja se encerrando por vídeo mas ele continua aqui nos comentários você pode deixar suas impressões as suas críticas à sua pergunta aproveita para se inscrever para compartilhar para ativar as notificações nós acabamos de ultrapassar a barreira dos 35 mil inscritos eu quero agradecer a você é você que faz no canal
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