Agora eu vou te contar quais são os alimentos certos para aliviar a sua ansiedade, porque tem alimentos que têm os nutrientes certos para melhorar a saúde do seu cérebro e te tirar dessa lama da ansiedade. Entendeu? Porque tem aquele ditado "de médico e louco, todo mundo tem um pouco".
Já ouviu falar? Eu atualizei ele e o ditado fica assim: "De médico, louco e ansioso, todo mundo tem um pouco". Eu mesma sou assim, nadinha ansiosa.
Sabe aquele pensamento? Você pensa, pensa, repensa nas mesmas coisas, aquele pensamento meio obsessivo, aquela preocupação por algo que, de repente, você não sabe, não tem, né? Não existe, mas tá preocupado com uma coisa ruim que pode acontecer com alguma coisa que, né?
Ou então você fica pensando e repensando uma situação que aconteceu, imaginando como seria se tivesse acontecido e como, né? Esse tipo de sensação de descontrole com o seu sentimento é a ansiedade. E quem é que não pensa demais de vez em quando, né?
Ou se sente um pouco, pouquinho ansioso? Eu, de vez em quando, confesso que fazer esse conteúdo pra ansiedade me deixou um pouquinho ansiosa, porque eu queria fazer o conteúdo melhor que eu pudesse. Mas também me ajudou a verificar, a olhar com mais clareza para ferramentas que existem na natureza, que podem ajudar a livrar você, a te tirar dessa ansiedade.
Por isso, me ajudou. Eu espero que te ajude, e já vai dando um like, porque esse conteúdo é um pouco de todo mundo nos dias que correm, né? Quem nunca sofreu assim, deu ali uma palpitaçãozinha com alguma questão que tava chegando e tal?
Por isso, se inscreve no canal, dá um like nesse vídeo e separa o vídeo para mandar para alguém, quando for necessário. Manda já também para não esquecer. Depois também pode ser exagerei.
E hoje a gente vai pôr em prática aquela frase antiga e sempre atual de Hipócrates, o pai da Medicina, que é um ídolo para mim, que diz: "Faça do seu alimento o seu remédio. " E hoje a gente vai usar o alimento para fazer show pra ansiedade. Bora comigo!
E para começar bem gostosinho a diminuir a ansiedade, vamos ao chocolatinho meio amargo. Quanto mais amargo, melhor, porque é no amargo do cacau que moram os nutrientes que estimulam a produção de endorfina, que mandam embora depressão, ansiedade, estresse. Ok?
Além disso, tem ácido oleico, um óleo importantíssimo. Que é essencial, ou seja, que o corpo não consegue produzir e que faz com que o corpo equilibre. Os flavonoides do cacau têm um sabor que te lembram que se você tiver afim de dar um presente funcional para alguém que tá passando por uma fase mais tensa e ansiosa da vida, lembra: tem que ser muito amargo, porque aí você arrisca a diminuir a ansiedade da pessoa e aumentar o índice de massa corporal dela.
Não sei se esse é o objetivo da pessoa ansiosa. Então, para abaixar a ansiedade do indivíduo, uma caixinha de chocolate meio amargo, muito amargo, o mais amargo possível. Ninguém cai de compulsão comendo um tabletinho de chocolate meio amargo.
Você pode fazer isso com chocolate ao leite, mas chocolate meio amargo você come. Quanto mais amargo, menos a possibilidade de você cair no pecado de comer demais. Você vai começar todos os dias, a partir de hoje, a comer de manhã um quadradinho.
Já não é um quadradinho porque eu dei dentadinha aqui, mas imagina que é um. Ah, tem aqui outro quadradinho que eu não vou dar a dentadinha para você ver. Um quadradinho de chocolate meio amargo.
Se você for capaz de comer 70%, mas se você for capaz de comer 80%, 90%, se você for capaz de comer 100%. Uma vez, eu comprei um 100% e me arrependi amargamente, é literal, amargamente, que eu me arrependi, porque eu nunca vi um negócio tão amargo na vida. Mas faz bem!
Agora, tem que ter coragem para comer o chocolatinho meio amargo. Mas olha: ansiedade para longe! Todos os dias, um pedacinho de chocolatinho meio amargo é por mim.
E agora, a gente quer o quê? Boa comunicação entre os neurônios! Quero que os meus neurônios fofoquito.
Uma das coisas mais importantes num cérebro ativo é um cérebro que passa a informação necessária. Assim funciona, entendeu? E para funcionar, eu preciso de vitamina do Complexo B.
Por isso, levedura de cerveja. Levedura de cerveja é um tipo de fungo, é um fermento natural rico em Complexo B: B1, B2, B3, B9. Isso faz com que a comunicação entre os neurônios funcione e isso é o oposto de um cérebro deprimido; é um cérebro ativo que se conversa.
Sabe como é? Comunicação é tudo na vida, né? Uma ou duas colheres de sopa durante o dia.
Atenção: eu vou pôr a minha levedura num copinho de suco de laranja, agora sem coar. E pode ser o suco que você quiser! Vitamina C também é excelente antioxidante para o cérebro, para a vida, para tudo.
Então, eu vou colocar a minha levedura aqui no meu copinho de suco. Vou fazer este copo flutuar com o poder da minha mente. E o que a gente vai fazer é pôr nesse copo flutuante de suco uma colher de sopa generosa.
Eu não consegui encher aquela de levedura de cerveja, veja você! E eu tenho esse alimento para mandar embora depressão e ansiedade, né? Porque o negócio tá junto do outro, às vezes.
Lembra: uma ou duas colherzinhas de sopa de levedura de cerveja por dia. Sempre lembra que isso não é um remédio, é um alimento que se comporta como um remédio e é maravilhoso para diminuir sua ansiedade. Só receita boa nesse canal, porque é uma delícia esse negócio!
Hum, elevadora! De cerveja, não é ruim; não tem gosto ruim, pode dar para a criançada, pode dar para quem for maravilhoso. Sabe, criançada que eu digo é porque eles são mais chatos, né?
Pro marido chato também dá. Enfim, é fácil de você ver a influência do que você come no seu intestino: prende ou solta, dá diarreia; na sua pele, dá espinha ou não dá, né? Engorda ou emagrece.
Mas a alimentação influencia também a regulação hormonal, a qualidade do seu sono e a intensidade da sua ansiedade. E é por isso que você vai comer, a partir de hoje, intencionalmente, os alimentos certos, ricos nos nutrientes que você sabe que vão te ajudar a lidar melhor com o estresse e a ansiedade do dia a dia. Porque, infelizmente, o estresse e a ansiedade do dia a dia não dá para se pôr no canto do prato, né?
Você tem que pôr no centro do prato os alimentos que te ajudam a lidar com o estresse e a ansiedade, que nem sempre dá para você tirar da sua vida, não é? Então vamos encarar a vida como ela é e receber da natureza o que ela pode dar pra gente. Porque se é natural, é de Deus; se é de Deus, é bom.
Os alimentos são riquíssimos em nutrientes que te fazem bem. E eu estou falando de alimentos porque você poderia pensar: "Ah, então vou ver os alimentos que são ricos em nutrientes e vou pegar os nutrientes nos comprimidos". Não é a mesma coisa, porque nos alimentos você tem o magnésio, que a gente vai falar da importância no cérebro, mas você tem a vitamina D, você tem a vitamina C.
Os alimentos não são só magnésio; é todo o conjunto que papai do céu preparou que faz com que o alimento seja o seu remédio e não o nutriente. E como a gente está falando de cérebro, eu não podia deixar de falar dos ômegas 3 na melhora da função cerebral, melhora da memória, melhora da capacidade de lidar com estresse e a melhora da função dos neurotransmissores dopamina e serotonina, que têm a ver com bem-estar, prazer e satisfação. Eu estou falando de ômega-3, presente na sardinha, no atum, na cavala, no salmão.
Entendeu? Os ômegas dos peixes gordos são excelentes para garantir uma boa saúde cerebral. E quando você está com o cérebro tinindo ali, pronto, pega, né?
Tipo o goleiro, ele apanha a bola, ele não deixa a peteca cair. E então você consegue lidar melhor com as questões de estresse e ansiedade. Lembra: estresse e ansiedade vão estar sempre na sua vida, mais ou menos, dependendo da fase que você está passando.
Aqui a sacada é ter a capacidade de lidar bem com o estresse e a ansiedade, e esses alimentos ricos nesses nutrientes são capazes de te ajudar a lidar com o estresse e a ansiedade. Fora que, quando você come peixe, você não come uma outra coisa ruim, entendeu? E não vale peixe frito, já fica aqui o recado.
Agora tem uma sacada da melhor combinação pra sua vida para te livrar da ansiedade: salada de tomate, atenção com sementes de abóbora! Tá vendo aqui? Ah, não tem sementes de abóbora, que têm magnésio e que têm a vitamina E.
Joga na salada semente de girassol, entendeu? Sacou? Aí tá.
Não tem semente de linhaça? Vale! O que importa aqui é que as sementes, em geral, têm uma quantidade de magnésio e o magnésio ajuda a regular os receptores e os neurotransmissores da serotonina, que é aquela sensação, aquela substância que te faz sentir bem, que te traz bem-estar.
Então, essa salada aqui, rica em vitamina C do tomate, vitamina E e o magnésio presente nas sementes, torna esse prato básico, simples, um elixir para acalmar, aliviar e mandar embora a sua ansiedade. Gosta? Eu adoro essa combinação perfeita entre a vitamina C do tomate, a vitamina E e o magnésio das sementes de abóbora ou de girassol, como você preferir.
Ajudam você a diminuir os efeitos negativos do estresse e a diminuir o cansaço e a ansiedade. Quer dizer, e é gostoso! Então você tem uma salada super saudável, um copinho de suco com levedura de cerveja e, para finalizar, um chocolatinho meio amargo.
Ó, fico sem palavras! A refeição, né? Do ansioso?
Não. A refeição do não ansioso que já resolve o problema da ansiedade com esse prato, com essa combinação incrível, entendeu? Então, ansioso foi, foi porque eu aprendi a comer com a TTI.
Olha para aqui! E para fechar com chave de ouro, uma vitamina de banana com nozes. É que ninguém pode falar mal da banana, né?
Quase unanimidade: a banana. Mas a combinação da banana, rica em triptofano, precursor da serotonina, que é o hormônio relacionado ao bom humor e bem-estar, que manda a ansiedade para fora, faz com que essa combinação com as nozes, rica em ômega-3, selênio, zinco, vitamina E, tudo, torne-se a bebida para mandar embora a ansiedade. O legal da noz é que dá.
Você olha para ela e já fala: "É cérebro, faz bem pro cérebro". Ó, o formato dela fechada parece o cabeção, não parece? Não.
Aí você abre. Olha só! E é um cérebro lá dentro!
É incrível! Tá aí um negócio legal pra você tomar no café da manhã. Não deu tempo porque não tinha tempo de bater a banana, não sei o que vai no lanche, entendeu?
E aí você se alimenta, tem nutrientes e se livra da ansiedade. A ansiedade nem sempre é uma doença mental, mas a ansiedade pode ser tratada com medicamento, entendeu? Então, se o seu médico disse para você que você tem que tomar remédio para ansiedade, quem vai mexer na prescrição do seu médico é só ele, né?
Eu não estou dizendo para você tirar a medicação porque agora você vai comer melhor. Você vai comer melhor porque a vida te exige comer melhor. Porque eu.
. . Tô te dizendo para comer melhor porque você tem que ficar mais saudável, não só a mente, mas o corpo também.
Então é isso: a vida é assim, cheia de emoções, e a ansiedade é uma delas. A gente tem que saber lidar com ela, né? E agora você tem essas opções, todas essas ferramentas que você pode pôr no seu dia para que os efeitos negativos do estresse e da ansiedade sejam menos negativos na sua vida e você consiga, então, olhar para os problemas com uma mente mais saudável e brilhante, que você é, genial como você é.
Entendeu? Então é usar os alimentos a seu favor. E se você precisar de mais alguma coisa, escreve que eu adoro responder os comentários dos vídeos.
E se quiser também ver outra coisa sobre como se livrar da sua ansiedade, clica neste vídeo sobre aromaterapia. Adoro também, excelente ferramenta. Então até a próxima!