Marte é o quarto planeta a partir do Sol, com uma aparência vermelha enferrujada distinta e duas luas incomuns Fobos e Deimos. O Planeta Vermelho é um mundo frio e desértico dentro do nosso sistema solar. Com uma atmosfera muito rarefeita, esse planeta empoeirado e sem vida, até onde sabemos está longe de ser monótono.
Através das missões realizadas na superfície do planeta vermelho, depois da Terra é o lugar no sistema solar onde temos mais informações tanto científicas quanto visuais. No vídeo de hoje veremos e ouviremos como é o dia e a noite em Marte. Sejam bem-vindos ao canal ASTROOM, o seu lugar para a astronomia.
Se você gosta de temas relacionados ao universo, e após assistir a esse conteúdo e gostar, considere inscrever-se aqui no canal caso não seja um inscrito. Em 30 de julho de 2020 era lançado da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, o Rover Perseverance da NASA. O lançamento foi feito em um foguete Atlas V levando junto com o rover o helicóptero Ingenuity.
A viagem do Rover Perseverance ao espaço profundo correu bem e o rover chegou a Marte, 6 meses e meio após a decolagem, em 18 de fevereiro de 2021 conforme planejado. Nos angustiantes “sete minutos de terror”, o rover mergulhou na atmosfera marciana, descartou o seu escudo térmico e lançou o maior paraquedas já construído para Marte, abrandando sua descida até à superfície do planeta vermelho. As câmeras do rover, em seu guindaste e sua concha traseira capturaram a descida até o solo, incluindo o momento em que o guindaste, pairando sobre a superfície marciana, baixou o Perseverance ao solo para um pouso perfeito.
O rover Perseverance pousou com segurança em Marte e começou a inspecionar sua nova casa, a cratera Jezero. Um antigo leito de lago com 45 km de largura e onde possível vida microbiana poderia ter se desenvolvido. Jezero também abriga os restos de um antigo delta de rio, cuja estrutura sugere que a água encheu e drenou do local pelo menos duas vezes.
A MRO também detectou minerais no local que foram quimicamente alterados pela água. Dentre as principais missões do Rover Perseverance que é a procura de sinais de vida microbiana antiga, o que avançará na busca da NASA para explorar a habitabilidade passada de Marte, a coleta de amostras de rochas e solo marciano, armazenando-as em tubos selados para serem coletadas por uma missão futura e transportadas de volta à Terra para análise detalhada, testar tecnologias para ajudar a preparar o caminho para a futura exploração humana de Marte. O Rover Perseverance da NASA também está nos presenteando através de suas câmeras e microfones com imagens, sons e vídeos espetaculares no planeta vermelho.
Como veremos agora. O rover usou uma de suas câmeras de navegação para capturar esses redemoinhos de poeira girando pela cratera de Jezero em 20 de julho de 2021. O vídeo foi aprimorado para mostrar o máximo de detalhes, com alguma distorção de cores.
Agora assista com a captação do som na superfície marciana. Este pôr do sol em Marte foi capturado pelo sistema de câmera Mastcam-Z em 9 de novembro de 2021. O pôr do sol marciano normalmente se destaca pela sua distinta cor azul .
A poeira fina na atmosfera permite que a luz azul penetre a atmosfera com mais eficiência do que as cores com comprimentos de onda mais longos. Aqui o rover Curiosity gravou dois vídeos de 25 quadros mostrando a passagem de 12 horas do dia marciano, em 8 de novembro de 2023. Os comandos para capturar as imagens que compõem estes vídeos foram dos últimos que os engenheiros enviaram ao rover antes do início da conjunção solar de Marte – um período de várias semanas em que o Sol está entre a Terra e Marte.
Como o plasma do Sol pode interferir nas comunicações de rádio, as missões da NASA em Marte deixam de enviar comandos para suas espaçonaves durante a conjunção, paralisando temporariamente as missões. Porém os Roveres ainda transmitem por rádio seu estado de saúde durante este período. Em geral, o Rover Perseverance realiza a maior parte de suas atividades durante o dia.
Isto ocorre em parte porque o rover precisa de luz para tirar fotos ou dirigir usando navegação automática, mas também porque há mais energia disponível. Quando a noite cai, o mesmo acontece com as temperaturas, o que significa que é necessária mais energia para manter os equipamentos aquecidos, deixando menos para a ciência. No entanto, você pode se surpreender com o quanto o Perseverance faz à noite.
Esta imagem panorâmica, obtida em 20 de fevereiro de 2021, pelas câmeras Navcams, a bordo do rover, foi reunida a partir de seis imagens individuais depois de serem enviadas de volta à Terra. O rover Perseverance também usou sua câmera Mastcam-Z para observar Fobos, uma das duas luas de Marte, em 12 de janeiro de 2022. A equipe do Perseverance fez esta imagem para medir a quantidade de poeira na atmosfera noturna do planeta, que pode ser comparada a medições semelhantes feitas por imagens do Sol durante o dia.
Um objetivo fundamental das missões em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga, caracterizando a geologia e o clima passado do planeta, e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos. A missão Mars Perseverance também faz parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA, que inclui as missões Artemis à Lua que ajudarão a preparar para possíveis futuras explorações humanas no Planeta Vermelho. Gostou desse conteúdo.
Envie esse vídeo para um amigo que gosta de astronomia e universo, e ajude o canal com seu like. Meu muito obrigado, e até a próxima.