o Olá sejam bem-vindos sejam bem-vindas ao oito minutos esse programa lendário né Porque oito minutos é sempre uma meta e vamos tentar atingir a meta de fazer em 8 minutos pois bem o mas o que vale é o exercício né é esse da gente começar aqui eu gostaria de fazer um pedido para você que me assistir agora eu queria pedir para você se inscrever no canal e clicar no Sininho para receber as notificações quando entrar vídeo novo se você gostar do vídeo e curta compartilhe e comente o vídeo o comentário importante porque primeiro eu quero
saber o que você acha que ela aprender com você e para que a gente consiga formar essa comunidade de pessoas que querem sempre aprender Qual que é o tema de hoje temos um tema polêmico o tema que que vem sendo muito discutido muito falado muito comentado que é necropolítica o que que é necropolítica eu confesso para vocês nos usos do termo negro política Há muitos usos que colocam o termo fora de contexto Por que fala de necropolítica é falar de algo que tem um apelo muito forte né de necro de morte política da Morte frente
no contexto que a gente vive hoje a uma um aumento crescente da violência uma banalização da vida então é uma palavra que mobiliza muitos significados Só que não é com polícia um conceito esse eu queria dizer e como todo conceito envolvido numa Trama teórica e como toda teoria se refere portanto a fenômenos que tem especificidade no mundo concreto mundo real Na vida material obviamente que eu não vou poder entrar nas grandes polêmicas não nesse vídeo A gente pode gravar um outro depois para falar disso falar sobre se o conselho de neco política ele realmente tem
uma operacionalidade no sentido de nos apresentar de maneira nova fenômenos que são fenômenos específicos do nosso tempo ou se necropolítica é um conceito que não explica muita coisa as relações de neco política com outros conceitos e particularmente com outras teorias o outras filosofias por exemplo com a relação de necropolítica com o Marxismo então vejam que há vários temas que são correlatos mas eu quero agora olhar para o conceito tal como ele Foi estabelecido por seu autor achei lambe é o filósofo amor o Ney já falamos de o que em 2013 escreve o texto né Neco
político é um ensaio em que ele vai nos colocar diante desse conselho pela primeira vez depois desse conceito vai ser tratado de maneira mais um dia assim mas Ampla mais profunda o seu livro políticas da inimizade Tá então vamos falar aqui sobre Neco política em outro minutos e eu posso entender o caneco política vamos entender o primeiro que é corante fase Neco político nós estamos falando portanto de formas de dominação e diferentes modos de exercício do Poder Então a gente vai ter que antes falar de neco política fala de um conceito que é um dos
conceitos que vai formar o ambiente teórico a partir do qual achille mbembe vai falar de neco política ou falar de biopolitica biopolítico um conceito que é manejado por Michel Foucault não é também nós falamos ali Michel ficou no outro vídeo aqui em que puxa o cocô ele seguindo todo uma uma trilha de pesquisa que é a trilha que o liga ao biopoder análise das formas de dominação das múltiplas formas de dominação e sujeição o show ficou ele vai no livro dele é em defesa da sociedade falar sobre o racismo de estado vai falar portanto dentro
da própria Gênese e da formação do estado moderno ou estado contemporâneo e aí que focou ele vai nos apresentar a ideia de que as formas de dominação e toda a sociedade articula diferentes formas de dominação se estabelece uma bastante distinta das vistas anteriormente justamente porque o Estado Moderno eles surgem de exigências materiais econômicas únicas a sociedade capitalista ao se constituir ela também vai engendrando novas formas de dominação e de sujeição ou seja modos distintos do exercício de poder o contradizendo para gente que é muito interessante é que não se pode ver o poder é e
a maneira com que o poder que se organiza e se manifesta sem que nós olhemos para a história obviamente que as formas de dominação o Olá de organizados elas respondem sim e atendem sim a uma certa é a uma historicidade vamos entender que passa um cone está tentando analisar o poder a partir a partir da sua concretude a partir da sua existência o poder é sempre poder sobre o corpo do outro o poder portanto mais forma ideia de poder o poder não se esgota naquilo que os juristas dizem que é poder o poder não se
esgota portanto na lógica da soberania o poder exercício concreto de dominação e sujeição nas suas múltiplas e variadas formas e portanto a noção de biopolitica que o cocô vai nos apresentar diz respeito a uma forma específica de dominação que surgiu justamente no contexto do século 19 fala de poder portanto nessa perspectiva concreta material é falar portanto Dos sentidos Dos dois exercícios o e dos sentidos da vida e da morte então cocô vai dizer que a partir do século 19 os sentidos da vida e morte o exercício do deixar viver do fazer morrer vão ganhar um
novo status E por que isso por conta das mudanças socioeconômicas que ocorre a partir do século 19 e que não importa também uma mudança na concepção de soberania vejo que deixa de ser o poder de tirar a vida para ser o poder de controlar a vida de mantê-la de prolongá-la a partir do século 19 nós sabemos é o surgimento da sociedade Industrial portanto eu tenho aqui a Plenitude das relações sociais que vão mudar o capitalismo a partir do século 19 a soberania é Portanto torna-se o poder de suspensão da Morte veja que interessante me fazer
viver e deixar morrer Vamos a um exemplo quem trabalha com saúde pública quem trabalha com saneamento quem trabalha com transporte ou abastecimento sábado que eu tô falando e não só quem trabalha Tá mas para quem necessita disso e fala de necessidade é importante porque nós todos precisamos de saúde pública então mesmo aqueles que acham a Eu tenho um plano de saúde vejo não importa você tem plano de saúde ou não a organização do sistema de saúde e tem que ter necessariamente público ver se fossemos o ministério da saúde ou pelo menos deveria ter um né
seja o ministério da saúde que controla portanto as políticas de saúde mesmo para aqueles que têm a possibilidade de ser atendendo em redes particulares as redes particulares elas dependem importante de uma organização que é feita a partir do poder do estado O saneamento básico também ninguém ninguém cuida do próprio saneamento O saneamento básico é algo que todo mundo precisa ter à disposição mesma mente até para poder manter olha só a sua vida biológica controlar as doenças que podem sim nos atingir quando uma é muito mas não sabe perguntar diz que não que não têm acesso
a saneamento básico no Brasil e portanto está sujeita a uma série de problemas que afetam a sua vida rede de transporte abastecimento mas não se alguma pessoa rica que ela vai abrir uma estrada para ela mesmo passar é preciso que haja um poder público para abrir essa estrada cuidar da Segurança Pública que eu tô falando aqui são exemplos de exercício do Poder estatal para a manutenção da vida é preciso manter a vida porque eu na sociedade capitalista é uma sociedade portanto que se pauta né a partir de uma lógica de mercado os trabalhadores da própria
lógica da organização da relação de classe ela precisa portanto ser mantida isso pressupõe uma manutenção da vida dentro de certas condições fundamentais para reprodução da vida social Então tem que eu tenho aqui o estado mãe a vida porque ausência do Estado seria o bem charmoso her tô montando a gente tá no meio de uma pandemia se não houvesse os sistemas de saúde as pessoas maior vez que tá acontecendo no Brasil diante da negligência diante diante da ausência de uma liderança política diante de políticas de saúde que sejam minimamente consistente veja só que está acontecendo no
Brasil hoje momento que gravar esse vídeo nós estamos com mais de 500 mil pessoas mortas de sendo que segundo pesquisas um muitas dessas morta a grande maioria delas poderia ter sido evitada se houvesse portanto uma coordenação nacional e o estado que cuidasse minimamente das políticas de saúde o biopoder Né que é o que vai redundar que vai gerar hábil política no sentido mais amplo é um novo modo de exercício do a vida cada vez mais atenção palavras e ficou disciplinar e regulamentador Mas vai ficar questão se o poder do estado se manifesta como tecnologia de
sustentação e prolongamento da vida o que tornaria possível assassínio a determinação da Morte ele ficou vai colocar o elemento fundamental que é o racismo o racismo faz parte da formação dos estados modernos não existe possibilidade de descolar estado e racismo porque o racismo é justamente o que vai permitir que se manifestem os mecanismos de morte no sentido de que aqueles que serão Deixados Para Morrer e vamos voltar para nossa reflexão onde que não vai haver O saneamento básico onde não haverá a sistemas de saúde onde não haverá Segurança Pública é são Justamente esse lugares e
existem pessoas que serão associadas a determinados grupos sociais racializados o fogo já tá mostrando isso pra gente e aí a ideia de racismo de estado Praça do folclore que ele vai dizer quase não há funcionamento moderno do estado que em certo momento inseto limite Em certas condições não passe pelo racismo Michel ficou em um defesa da sociedade portanto para o racismo tem duas funções ligadas ao poder do estado é a de fragmentação de divisão no que ele chama de continuum biológico da espécie onde você vai introduzir uma série de hierarquias distinções classificações de raças aí
o racismo ele vai estabelecer uma linha divisória entre em que é superior com a inferior entre bons e maus e entre quem merece e ver e aqueles que podem morrer e aqueles que vão ter a vida prolongada e aqueles que vão simplesmente se abandonados o que deve permanecer vivos e aqueles que serão mortos e aí a segunda função ficou vai dizer é permitir uma relação positiva com a morte no outro né Então veja que o fuh colhi e faz uma distinção ele vai dizer ah não se trata daquela relação militar não é guerreira que que
para alguém viver Depende de matar o inimigo é pior do que isso trata-se do que ele vai chamar de uma relação positiva com a morte do outro em que eu desejo a morte do outro não tenho me faz mal mas porque ele é um degenerado ele é uma normal ele pertence a uma raça ruim ele é uma infestação então vejam que esse vejo que nos grandes morticínios dos grandes assassinatos nos grandes genocídios você associaram pessoas animais que são animais peçonhentos ou animais que causam doença é também algo relacionado diretamente esse desejo da morte no outro
eu não quero com o O que é radicalmente diferente de mim ele é um degenerado Tô vendo que a raça ela vai funcionar e muito nas políticas estatais de controle e de exercício de dominação então mesmo com cores e o seguinte que o racismo ele vai ser uma condição de aceitabilidade da morte do outro tá mesmo onde você tenha o discurso Liberal democrático mas agora o que que é necro política não é que o político acho que ele bebe ele vai se servir isso é importante dizer mas não como um conceito que vai dialogar não
só com a base que a ideia de Bill política do pho.co mas vai dialogar também com outras é teorias e outros autores com quem eu achei bem Vai dialogar primeiro que ele vai olhar e muito para para os autores é para os autores do movimento negro em tudo né que são de intelectuais de países entre pais negros e países que a utilizados pela França e que se envolveram diretamente é nas lutas pela libertação de seus países em África e no Caribe transformou e Aimê César são os dois dois autores com que o bebê vai de
alugar esses dois autores tanto o o falam como César eles vão acrescentar algo na na Azul que não é tão explorada que a ideia da experiência Colonial porque pro formou e tu César o terror O tem o a experiência de terror A experiência da Total incerteza a experiência da Morte e nos espera todo momento é algo que já foi inaugurado pela experiência colonial e o exemplo maior que se costuma dar em relação a isso é o nazismo né no serviço estado nazista que ele segundo bem ele é o mesmo tempo racista assassino e suicida Ou
seja a experiência da Morte Total onde conselho de neco política e 9 em é isso o que ele traz de novo ele vai dizer o seguinte também uma outra questão Para se entender o ficou quando ele fala de biopolítica e não tá tentando tem alguma maneira mostrar como as formas de dominação elas são históricas ela se modificam a forma de organizar e de exercer o poder que o poder sobre o corpo do outro sobre a vida a morte é se modifica é e ganha novos sentidos a medida que a história ela vai se desenvolvendo que
ela vai passando Pois é o que o que eu acho ele mesmo tá colocando para gente aqui houve uma mudança não captada é por ficou ele morreu e 84 mas 84 já em 84 já o ano da moto ficou já se tinham Mudança Já se podemos ver mudanças em relação a maneira com que o mundo e o capital se organiza essa do regime fordista na sociedade industrial para a sociedade neoliberal é uma sociedade em que as mudanças econômicas elas vão produzir uma nova dinâmica em relação a exercícios bom então se antes você tinha que de
alguma maneira dentro dessa loja que continua sendo uma lógica de estado estado racista do Estado também é que tem mecanismos de produção da violência da Morte você tem diante da experiência da nova experiência neoliberal você tem você tem que lidar portanto com os excedentes se tem que lidar portanto com aqueles que não serão incorporados que não serão incorporados à a dinâmica do capitalismo é que não podem ser incorporados diante do processo de desagregação de decomposição social causado por tanto pelas por essas mudanças no regime de acumulação E aí você vai precisar de modo de regulação
a modo de regulação quer dizer a maneira como que você vai organizar política e juridicamente a sociedade então acho ele bem vai dizer que é E ontem na momento que não se pode apenas falar de Bill política e não se pode estender o terror apenas a lógica Colonial é preciso entender agora o exercício da dominação como exercício que expande e vejo que seu ponto mais importante expande a lógica Colonial para todos os lugares do mundo então vejo que a loja Colonial que ficava restrita às colônias administradas pela Europa agora é o próprio modo com que
o exercício do Poder vai se dar ou seja não se trata Apenas mais do fazer viver e deixar morrer se trata agora do exercício da Morte como forma de gestão política é preciso não é mais sustentar a vida é produzir a morte então achei bem diálogo a conta só não com César mas ele vai dialogar também com outros autores ele vai dialogar a medida com a teoria do valor de Marx mais um diálogo muito tenso muito complicado quero já adiantar que as análises que achei bem me faz no seu no seu artigo nesta política sobre
Marques São análises muito complicadas inclusive muito contestáveis mas que merece um vídeo especial para gente falar disso e merece um mais do que o vídeo merece uma atingir um peso para falar e como está relacionada diretamente com a experiência da Achei bem e as posições políticas de achille mbembe também que são muito específicas Mas a questão é que análise de como as mudanças econômicas afetam também o modo de exercício do poder do estado EA maneira com que o sentido socialmente da da sociedade são produzidos essa análise que nós podemos encontrar no Marxismo de outra forma
ele também vai dialogar também com olha só que e como é como vários diálogos para fazer o conserto com Hannah área e quando ela vai falar sobre é como os regimes totalitários na Europa São Na verdade uma extenção tá com uma imensa reserva nem fez uma extenção do colonialismo para a Europa isso que foi o nazismo e o fascismo é mês é em análise vai dizer a mesma coisa né no outro sentido vai dizer olha o que o nazismo e o fascismo são nada mais do que extensão do que a Europa fez na África agora
aplicada a sua própria território é isso que esses autores vão dizer importante também falar que o conselho de neco política ele se vincula ao conceito de estado de exceção na de cálcio it estado de exceção permanente de Giorgio agamben no contexto em caneco política se torna a forma de gestão Davi e a partir da produção sistemática da morte eu tenho portanto é a instalação de estado de exceção se da suspensão do direito é ido pleno exercício do poder é sem qualquer tipo de limite numa racionalidade estabelecido por uma racionalidade jurídica eu tenho a suspensão no
chamado estado de direito que nada significa nada significa porque para calcinit o estado é uma coisa o direito era a outra o estado era a unidade política ao passo que o direito era um resultado também de uma produção do exercício do poder político o direito Portanto ele era acessório nunca principal e dessa maneira a possibilidade de suspensão é do do direito é algo que garante Portanto o exercício da é uma parte da produção sistemática da Morte basta lembrar o que acontece nas periferias basta lembrar o que acontece nas favelas Basta ver os assassinatos que ocorrem
a partir de ações policiais e de vejo mesmo quando Supremo Tribunal Federal diz que não pode ser realizações durante a pandemia a polícia vai realiza e promove é assassinatos e também não deixa diante de tragédias como as que aconteceram recentemente no Rio de Janeiro e acontecem também em outros lugares do país esse estado de exceção não é apenas uma declaração de um que se dá a partir de um golpe de estado não é necessário que se faça isso não é necessário que se deu um golpe de maneira tradicional todos os dias é um golpe todos
os dias é um golpe diferente e por quê que é um golpe diferente porque todo a todos os pactos todas as formas de limitação do Poder dados pelo direito são subvertidos em nome do exercício do Poder por certos grupos que se apropriam do estado para interesses particulares e para que isso tem a vez eles precisam produzir sistematicamente a morte então é isso que a necro política né que o política portanto ela não se descola de uma isso felicidade que olha portanto para circunstâncias econômicas e sociais que o mundo se estabelece bom então obviamente que não
deu oito minutos É eu imagino são Pontos importantes para que nós possamos pensar o que é esse conceito e como se concentre não pode ser descontextualizado primeiro de uma Trama teórica muito rica equivale cima análise crítica não tem que olhar criticamente preconceito olhar os seus limites ao mesmo tempo nós temos que essa cama teórica tem relação Direta com o contexto histórico-social que nós não podemos abrir mão sobre o risco de fazermos coisas que que não tem embasamento filosófico e científico 8 minutos Muito obrigado a você que ficou aqui até agora que viu esse vídeo quero
reiterar se inscreva no canal Aperte o Sininho para receber as notificações curta se você gostar do vídeo comente quero saber mais você achou sobre o conceito o e sobre essa discussão acerca da né com política muito obrigado a todos e todas a gente se vê no próximo 8 minutos E aí