Curso POO Teoria #09 - Exercícios de POO

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Curso em Vídeo
Nessa aula de POO, vamos fazer alguns exercícios de Programação Orientada a Objeto conceituais que j...
Video Transcript:
olá pequeno gafanhoto seja bem vindo a mais uma aula de seu curso de programação orientada a objeto aquele curso caprichado que você sabe que eu tocava chances a bártoli foi muito negativa vendo o meu nome é gustavo guanabara eu sou professor e agora nós chegamos a mais uma aula conceitual e na verdade ela não é uma aula conceitual porque nós vamos fazer aqui na 9ª aula é praticar porque o seguinte eu não sei qual é a fórmula do aprendizado não sei qual é a fórmula para se aprender mas eu sei a forma de não se
aprender que é não praticar nós tivemos até agora oito aulas conceituais bem pesadas agente viu desde o início de junho dos conceitos de orientação objeto nós vimos os pilares nós começamos com o pilar de encapsulamento nós falamos de relacionamento entre classes falamos sobre agregação fizemos exercícios mas na verdade a grande maioria das vezes eu faço exercício pra vocês chegou a hora agora na nona aula e eu passar um desafio pra vocês e vocês desenvolverem na linguagem que você escolher que seja orientado a objeto na verdade essa aula teórica ela vai cobrar conceitos teóricos e essa
aula é um oferecimento do sistema do campo de ensino que é o nosso patrocinador e que têm cursos preparatórios nas áreas militares inclusive para profissionais técnicos se você fez o segundo grau técnico em informática você pode ser um militar você pode entrar para o corpo de praças e você pode ser através de concurso um cabo da marinha ou um sargento da aeronáutica tudo vai depender do seu esforço já falei várias vezes aqui sobre educandos mas nunca falei especificamente sobre os preparatórios e mais pra frente vou te explicar um pouco melhor o que eu fiz foi
o seguinte eu separei algumas questões que já caíram em concursos vocês vão ver como é simples resolver esses problemas e na verdade são questões que caíram até alguns anos atrás e que se você está fazendo curso com a gente com certeza você sabe a resposta então esquema vai funcionar o seguinte eu vou botar que estão aqui do lado a gente vai lá eu vou ler junto com você aí você pausa responde à pergunta e logo em seguida eu volto com a resposta e os comentários em relação é a beleza vamos fazer assim eu preciso que
você pause e tem a resposta não adianta você ficar assistindo parado larvas bióleo vai fazendo aí é terminou próximo vídeo não é assim que funciona se você perceber aqui na parte de cima vai aparecer que concurso que essa questão caiu em que ano ela caiu eu separei há questões do concurso ea gsk é da aeronáutica e do cap pb que é da marinha depois eu explico melhor que cada um deles mas vamos partir logo para a primeira questão essa questão é do cap de 2006 ela diz o seguinte uma casa estava uma planta arquitetônica assim
como um objeto está para eu voltar às opções a b c ou d um método uma propriedade uma classe ou um atributo la para o seu vídeo responde à pergunta ele já retorne você deve saber o que é uma planta arquitetônica quando você vai construir uma casa você tem que ter aquele papel desenhar lá quais são as medidas que você saber a quantidade de material você sabe como é que vai ficar casa quando você tem uma planta arquitetônica você não tem uma casa você tem um modelo que vai ser seguido para você poder construir a
casa não pode desenhar uma planta arquitetônica lá e fala sem pronto agora tenho uma casa bota ponta no chão cento em cima e você está morando é assim que funciona a planta arquitetônica serve como uma base para implementar pra instanciar um objeto que é objeto que você quer que a casa traçando um paralelo entre o mundo real ea programação orientada a objetos que esse é o objetivo da programação orientada a objeto a gente tem um componente onde a gente não tem um objeto ainda mas a gente diz tudo aquilo que o objeto vai ter e
que vai fazer esse componente é uma classe então havendo aqui uma casa estava uma planta arquitetônica assim como o objeto está para uma classe letras e eu espero que você tenha acertado parte para a próxima questão aqui é essa caiu em agências a questão da aeronáutica de 2015 a questão muito recente e ela diz o seguinte a programação orientada a objetos se preocupa em produzir software que tem as seguintes características que ele coloca as opções lá e aí ficou confuso nesta daí é muito a palavra né e nunca se esqueça o seguinte o macete que
eu te dei o beijo que passei lembra do comer nada é c é o mr n/c de confiável o de oportuno m de manuten nível é de extensível rd reutilizável e me dê natural fica simples você lembrar se você é bom lembrar do comer nada e aí é só olhar aqui ó qual deles tem por exemplo a letra b ali tem natural beleza mensurável mencionado tá fora então esquece a letra b e letras e confiável beleza reutilizável sim está sensível mensurável corto mensurável na letra de extensivo natural mencionada ele e seu irmão mensurável alguém que
não tenha mencionado a letra ó natural confiável utilizava um ano terrível sensível e oportuno sendo assim a resposta à letra essa ordem está aparecendo aqui do lado é a ordem que aparecem nos livros só que eu reorganizei para dar o comer nada os gafanhotos como você poderem aprender e lembrar na hora que você foi exigido disso então nunca se esqueça com ver nada a opção letrar de como é fácil assim prejuízos é curso preparatório meu querido é brincadeira não há mais uma questão aqui a 3 também da aeronáutica o concurso rs de 2009 diz o
seguinte ó assinale a alternativa incorreta com relação ao conceito da classe e objeto e programação orientada a objetos e você tem as opções aí e aí pausou leu vamos lá pras nossas alternativas aqui a letra a uma classe a uma distância de um objeto se fala em beleza é afinal no período um objeto é uma instância de uma classe quando eu tenho uma classe e ou estão se essa classe viram o objeto eu gosto de usar essa questão em sala de aula porque ela enrola o cara olha primeira coisa que ele já tentou pegar o
seguinte marca incorreta marcará incorreta é mais complicado do que marcar a correta porque o nosso cérebro tem tudo meio que dá um invertido sabe então a letral seguinte ó uma classe a instância de um objeto não objeto na estância de uma classe paletra atar errada mas vamos ver o que é prazer é uma construção de software em cápsula está de comportamento exatamente eu nem sei se eu usei essa mesma frase nos slides mas essa é uma definição um objeto ele em cápsula dado e função características e comportamentos atributos e métodos não são sinônimos e tudo
mais então letra b tá certa letras e uma classe definir os atributos e comportamentos compartilhados por um tipo de objeto sim também a mesma coisa que acabei de falar escrito de outra maneira ea letra d em uma linguagem pela pura tudo é um objeto desde os tipos mais básicos exatamente o meu querido o exemplo de uma linguagem pura de programas sanitários objeto pura é o java a linguagem java por exemplo a gente usa o tipo stream na verdade street com letra s maiúscula é uma classe tanto que ela tem métodos como por exemplo usar windows
para verificar se é igual eu tenho lá um substrato para ver pedaços de distritão mistry no java ele é um subtipo ele é um tipo primitivo mas ele é uma classe então a afirmação de que em uma linguagem de orientação a objeto pura tudo é tipo é verdadeiro só uma observação a linguagem php ela não é pior pura ela é baseada em objetos mas ela não é totalmente orientado a objeto sendo assim a sua resposta certa letrar vamos a próxima questão questão número 4 também da aeronáutica com relaciona a coluna da esquerda quanto à direita
e assinale a alternativa que contém a seqüência correta então eu vou ter aqui a minha coluna da esquerda com o atributo classe comportamento domínio e objeto eu tenho algumas frases do lado direito para poder relacionar aqui e tem as opções que vai ser a sequência que ficamos parênteses e aí dá uma pausa aí dá uma lida marca faz a relação já a gente volta e aí conseguiu ouvir aqui há como é que a gente faz a relação o primeiro conjunto de parênteses é ação executada por um objeto a ação executada por um objeto é um
comportamento tão número 3 lá se eu já comecei com o número 3 eu já elimina a letra c ea letra de da resposta beleza é assim que a gente vai fazer sempre em concurso a gente não precisa fazer a questão até o final na maioria das vezes elas respondem já na segunda na terceira comparação ali a próxima é definir a tributos e comportamentos comuns quem faz definição de atributos e comportamentos é uma classe então seria letra número 2 e número 29 traz na letra b também estão valendo ali na próxima a gente já mata característica
de uma classe que é visível externamente a característica de uma classe que é visível está na mente é um atributo e com isso eu já elimina a letra das respostas chegando ao gabarito que é a letra b mas já que a sala tem hora que a gente não vai parar à noite e vai até o final na hora da prova e já pararia parte para a próxima seja feliz abraço a vitória que é tua continua aqui ó construção de software em cápsula está no comportamento já falei para você hoje ainda objecto 5 e por fim
um espaço onde o problema reside ele é o domínio do seu problema com isso a gente confirma letrar é a resposta correta beleza vamos a mais uma questão aqui ainda da aeronáutica aeronáutica cai bem mais problemas além do objeto da marinha mas a marinha também cai a gente viu né que começou com uma da marinha a questão 5 é assinada alternativa incorreta mais uma vez presta atenção nem correto então vamos lá as opções tão aí do lado pausa responde já já a gente volta então lá ele quer a incorreta uma variável interna é o valor
mantido dentro do objeto sim varela interna ou atributo a gente pode chamar tributária interna também tá correta é a letra b atributos são características de uma classe 15 vezes ternamente a gente viu isso na questão anterior exatamente isso letras e comportamento são as características de uma classe invisíveis externamente na verdade não são características de comportamento são funcionalidades internas essa letra c está completamente errado vamos ver a letra d o estado de um objeto é o significado combinado das variáveis internas desse objeto beleza o estado é o conjunto de valores dentro das variáveis internas então por
exemplo como eu digo se eu tenho a a classe cachorro todo cachorro que foi instance adu tem as mesmas características e os mesmos comportamentos não falam mas eu tenho um cachorro branco cachorro preto tem cachorro grande cachorro pequeno eles têm as mesmas características são cor e tamanho só que eles têm valores diferentes para as mesmas características e isso caracteriza o estado sendo assim a resposta correta letras e marca lá e vamos pra próxima à questão 06 é do rs de 2013 ela diz o seguinte vamos fazer mais uma vez a associação entre colunas na coluna
da esquerda tem o construtor assessor mutantes e tipos que são algumas coisas de métodos especiais lá ele tem as opções do lado direito que você vai ler jajá e as letras a b c e d no mesmo esquema da questão que a gente fez há pouco tempo você vai marcar lá vai fazer a relação entre as colunas marca e já já a gente volta então vamos lá o primeiro parênteses é o seguinte métodos que dão acesso aos dados internos são métodos assessores então o primeiro número 2 já eliminamos a letra d aqui define as diferentes
espécies de valores que podem ser usados esse aqui são os tipos e classes podem ser tipos de dados então ele também define os dados métodos que permitem que se altere o estado de um objeto nem vai alterar os valores internos são os métodos mutantes ou métodos modificadores eu já tinha eliminado também aletrar logo de cara então ficou 24 e agora três já eliminei a letra b também enrolei nessa daqui a resposta letras e nós vamos até o final métodos usados para inicializar objetos que são os nossos construtores número 1 veja como é fácil quando você
tem a teoria quando você tem os conceitos eu espero que esteja conseguindo tirar esse preconceito de muita gente de que a não eu quero é botar em prática não quero teoria a teoria é essencial para que a prática funciona embora pra mais uma questão aqui também da aeronáutica de 2014 quais são os três pilares da programação orientada a objetos a essa é muito fácil aqui ó as opções estão aqui do lado eu vou dar só o tempo né pra gente não perder o costume e vai a gente volta já você deve se lembrar os três
pilares é o que lembra qual a sua impressora é a hp se é a hp a gente tem encapsulamento herança e polimorfismo letra se nem sempre esses pilares vão aparecer nessa ordem mas geralmente eles são ensinados dessa maneira até porque eles não têm uma relação direta a gente vai depois para eu fazer em herança eu não preciso tentar parlamento não sou obrigado a tentar funcionamento mas pra ter polimorfismo eu tenho que ter os outros dois bem feito se não por meu filho não funciona mais uma questão aqui também da aeronáutica correlaciona coluna da esquerda para
a direita mais um de correlação então tenho classe interface construtora objeto tem a coluna da direita com os conceitos que tem as opções lá embaixo com os números dá uma pausa faz um exercício e já já a gente volta então vamos lá 1º parentes ali definir o que a entidade pode fazer com o objeto quem define que uma entidade pode fazer com o objeto é a interface a interface diz quais são os métodos que são determinados como públicos que estão diretamente acessíveis da minha classe o próximo à lyon instância a ação de uma classe instância
são de uma classe é um objeto tão 4 ficou 24 que não foi 24 já eliminei tudo aqui ó já eliminei resposta à letra d mas vamos continuar a definir os atributos e comportamentos compartilhados quem define isso é a classe e utilizado para inicializar objeto quem faz isso é o construtor ver como é simples acaba se tornando uma grande repetição e se você prestar atenção a cada ano isso vai caindo de novo e de novo de novo e não se espante é porque você está fazendo o curso com a gente muita gente erra e se
conseguirmos vamos a mais uma questão 09 também da aeronáutica a maioria das línguas orientados a objetos suporta quais níveis de acesso e ele vai te dá as opções dá uma olhadinha nos níveis de acesso ou visibilidade que eles estão ali e marque a opção correta essa também é muito simples é fácil de lembrar os nossos três níveis de acesso são público protegido e privado sendo público aquele que está totalmente disponível para todo mundo privado é aquele que só serve pra dentro da classe e protegido é um nível intermediário é entre o público eo privado só
quem tem acesso são as filhas a gente vai falar um pouco sobre filhos na próxima aula a gente começa a falar sobre herança e aí sim a herança você vai entender o que é mãe filho superclasse subclasse e tudo mais fica tranquilo mas uma questão questão número 10 também da aeronáutica em 2011 no contexto de nível de acesso é público privado e protegido selecione alternativa que contém o nível que apenas garante acesso para aquele objeto e as suas subclasse jb falar aqui vão ficar as opções também tem as opções dele e eu acabei de falar
isso pausa e responde e aí eu acabei de explicar não foi então tenho lá os três níveis de acesso privado é acesso a si próprio público acesso a todo o mundo eo protegido acesso às própria classe e subclasse está na dúvida lembra do telefone telefone público todo mundo usa telefone privado só eu uso telefone protegido o telefone da minha casa que só minha mãe e todos os filhos dela uso lembrando decidiso você também não se enrola então dessa maneira a letra b o acesso protegido o que ele pediu a ele é que tem acesso a
si próprio e às subclasses ou filhas agora só faltam cinco questões questão número 11 agora da marinha diz o seguinte a proteção de atributos e operações das classes fazendo com que esta se comuniquem com o meio externo por meio de suas interfaces definir o conceito de polimorfismo encapsulamento herança ou agregação e aí verdade dessas todas aqui a gente só viu o encapsulamento e agregação nem a letra b ea letra de hoje fica mais fácil é uma dessas aqui se não colocaria exercício aqui mas vamos dar entendido melhor polimorfismo herança a gente vai ver a partir
de agora a próxima aula já é sobre herança e as conseguinte também vão ser em vão falar sobre por herança mais sobre herança não dá pra matar uma aula só e polymorphisms agregação é quando eu tenho uma relação de tem um é um objeto tem um outro objeto dentro uma instância tem outra instância dentro o que ele está pedindo o seguinte ó a proteção de atributos em operação fazendo com que ela se comunica através do meio externo através de sua interface esse é o conceito que a gente viu nas aulas anteriores onde a gente falou
sobre encapsulamento letra de eu espero que você tenha acertado vamos lá a questão número 12 já tá chegando o final mais uma questão da marinha quando se utiliza o conceito de encapsulamento da programação do objeto acabei de falar de encapsulamento aqui enquanto há alguma coisa definir os detalhes internos do componente a outra coisa lista os serviços fornecidos por eles com as opções estão aqui pensando um pouquinho assina responde e aí qual quem marcou uma olhada aqui se você olhar na segunda lacuna é o seguinte há alguma coisa lista os serviços fornecidos serviços fornecidos são os
métodos considerados públicos quem diz quais são os métodos públicos é a interface então a segunda lacuna é a interface foi só letra não pode ser letra b não pode ser letras e não pode ser a 1 a letra d é a resposta certa e é o seguinte então a quando se utiliza o conceito de encapsulamento enquanto a implementação definir os detalhes da implementação são as linhas lados metros a interface lista quais são os métodos é um conceito simples eu espero que você tenha acertado essa também é uma questão número 13 ea questão número 13 de
volta a aeronáutica diz o seguinte alguma coisa é a característica da programação orientada a objeto que permite separar o programa em várias partes menores e independentes cada parte possui sua implementação isolada e realiza seu trabalho de forma autônoma com essa característica é possível ocultar os detalhes internos de cada parte através de uma interface que é isso aí a letra a letra b e letras e letra de qual delas você marcaria fica fácil de novo né na verdade o que está escrito aqui em cima foi exatamente o que a gente viu na questão anterior só que
a escrita de uma maneira mais né mas verborragia e tudo mais é a gente está falando sobre o encapsulamento letra d vamos a penúltima a questão de novo para a marinha qual o conceito de programação além do objeto que significa representar uma entidade incluindo apenas seus atributos mais relevantes essa interessante aí ó encapsulamento polimorfismo herança ou abstração e aí e aí qual com você marcou cuidado porque essa é perigosa essa tá bom equipamento de novo não uma das características do encapsulamento é a abstração a lida aqui ó qual é o conceito que significa representar uma
entidade incluindo apenas os seus atributos mais relevantes basicamente como é que funciona o negócio por exemplo se eu vou fazer uma instância ana no exercício prático que vai fazer a gente vai fazer uma classe pessoa que uma pessoa tem a pessoa tem muita coisa cara pessoa tem tamanho tem cor de cabelo tem tamanho de cabelo tem cor dos olhos quantos dentes tem idade têm peso têm sexo tem muita cor da pele é muita coisa mas pro meu serviço para o meu sistema eu preciso só da altura e do peso da pessoa pronto acabou o que
estou fazendo aqui eu estou abstraindo eu estou utilizando um conceito dentro do encapsulamento se chama abstração e que é extremamente importante para a programação orientada a objetos sendo assim gabarito e letra de e vamos a última questão questão 15 também para a marinha que foi em 2014 foi pouco tempo aí ó com relação aos conceitos de programação orientada a objeto assinala a opção incorreta presta atenção dá uma lida no nas opções estão aparecendo aí do lado e já já a gente volta e aí qual que você marcou vamos lá ó classe são tipos abstratos de
dados se em casas simples substância branca classes 30 dentro do java é um tipo de extrato de dados que chama de tarde letra b objetos são instâncias de uma classe exatamente dessa vez ele inverteu não letra c subclasse é uma classe definida por meio de outra classe é só você pode ficar na dúvida porque não falei isso mas na próxima aula a gente vai ver esse conceito que é o conceito de herança onde a gente gera uma subclasse baseada numa super classe essa também está correta ea última que obviamente é que sobrou que é a
resposta errada atributos são sub programas que define as operações em objeto de uma classe não esses são os métodos a letra de estar errado e aí quantas questões você acertou quantas questões você errou se cada questão vale um ponto quando retirou 15 10 12 - de 12 se você tirou a nota muito baixa é porque você pulou muita teoria então volta vai a dica dica você não precisa correr para terminar o curso precisa aprender a programar aumentado objeto é isso ninguém fala ou sei lá a dúvida é se esse vídeo em duas horas não é
assim que funciona ele falou você assim ó dúvida você assistir esse curso inteiro em uma semana não é assim que funciona né precisa aprender a programação de cada objeto então se você errou muitas questões volta lá assistir às aulas de novo assistir praticando que com certeza você vai aprender eu tô fazendo a minha parte se você não tiver fazendo a sua nada adianta e pra finalizar eu queria falar sobre o nosso patrocinador o sistema do campus de ensino eu sou professor do sistema do plano de ensino de programação dentro do objeto então essas aulas todas
vocês não têm aqui os nossos gafanhotos já tem lá claro bem mais avançado do que a gente tem aqui tentando cumprir aqui o currículo básico a gente aprofunde ainda mais lá no sistema do campus e como você viu a gente tem dois concursos a gente tem concurso ea gsk que é pra sargento da aeronáutica então se você é jovem já fez o curso técnico de informática ou se você ainda não fez o curso técnico em informática quer fazer com a gente quer fazê-lo anos a procurar ao sistema educandos ponto com.br de quais são as unidades
do rio de janeiro ver com a unidade mais próxima da sua casa dá um pulo lá e pergunta se está dando aula comigo eu neste momento todo dando aula nas unidades de madureira e de campo grande então procura essas unidades que com certeza você vai ser o meu aluno e também existe concurso da marinha que é o cap é o corpo auxiliar de praças com a especialidade pb que é processamento de dados então lá também cai programação está o objeto eu também sou professor preparatória da marinha é isso que o gafanhoto ó sistema educando de
ensino um site só www.sistemamaxi.com.br dá uma olhada lá entra no serviço de contar faz a sua pergunta com certeza alguém vai entrar em contato mais rápido possível e agora nós partimos pra aula 9 na parte prática onde eu preparei um exercício especial onde hoje tem tudo juntei a definição básica de classes é um atributo método voltei encapsulamento botei interface botei relacionamento entre classes de tudo um exercício prático você vai poder fazer em java ou em php então diretamente na playlist e clicando aqui em cima do desinteresse idade você tem o curso de programação orientada a
objetos em java e o curso de programação orientada a objeto em php escolhe qual é o curso que vai fazer e vai até a aula 09 onde tem um exercício prático de fazer a partir de agora um forte abraço e até já
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