QUEM SOMOS NÓS | Grandes Textos do Oriente por Frank Usarski

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Quem Somos Nós?
Com Frank Usarski, orientalista e professor, começamos a série Grandes Textos do Oriente, falando so...
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sua individualidade Sutil é igual atman é alma do universo não existem diferenças não existe separação entre o Divino e o relativo você é Divino você você é é uma onda no oceano e se você entende que você é água na sua essência e você entende que o oceano é água você é oceano [Música] Oi pessoal esse é o Quem Somos Nós o programa para quem tem prazer em conhecer se você tiver interesse em ouvir todas as séries de conversas que a gente já fez nos últimos TR anos com temas completamente diferentes entre si mas sempre
sobre a natureza humana Acesse direto no quem somos ns.com.br ou ainda Baixe no podcast E ouça quando quiser já as séries mais recentes Você assiste também pelo YouTube Hoje nós vamos começar uma série sobre grandes textos do oriente de uma maneira geral a gente conhece muito mal os textos orientais especialmente aqueles fundadores da cultura oriental por isso nesse primeiro bloco da da série de textos orientais vamos voltar lá atrás e começar do começo os vedas Ou vedas como pode falar da tradição que nós ocidentais chamamos de hinduísmo para falar sobre os vedas o orientalista professor
Frank usarski quem é você bom meu nome é Franco usar eh sou de origem alemã estou aqui no Brasil há 18 anos e meio por aí eh foi convidado como professor visitante eh trabalhar na área de ciência da religião na PUC de São Paulo eh é um programa de pós-graduação Mestrado doutorado E desde então estou aqui eh dando casou com uma brasileira isso é entre 99% das pessoas dos gringos que V aqui se apaixona por uma isso mas tem outros motivos obviamente né sim eh porque é um país eh muito amigável em termos do da
da da relação cala humano e também em termos do meu objeto religião né Existem poucos países do mundo tem uma uma uma vamos dizer vibração né espiritual e os fenômenos múltiplas né múltiplos eh na área da religião e para mim como cientista da religião buscando novos temas também transmitindo novas informações para a Europa porque Brasil é um dos continentes ou um dos países né América Latina eh que é menos eh eu diria focado pela ciência da religião pela teologia sim teologia da libertação dentro da teologia tem muito interesse eh não só da libertação certo muitos
outros assuntos né Qual que é a diferença de ciência da religião desculpa ignorância e teologia teologia é um estudo de Deus tá certo isso exatamente ciência da religião é eu brinco sempre assim teologia existe porque Deus existe né e a cência da religão cência religião existe porque religiões existem quer dizer nosso tema nosso objeto são as religiões não nós na verdade nós estudamos discursos sobre a última realidade seja Deus seja o brahman seja o nir instituições vocês estudam As instituições a teologia não é isso certo não não teologia também estuda as instituições a teologia tem
diferenças a primeira é a questão do objeto normalmente o teólogo estuda a sua própria tradição religiosa com muita profundidade termos científicos históricos qualquer outra ciência faria a mesma coisa segundo aspecto teólogo ele é comprometido com sua própria religião ele Ele defende sua própria religião e às vezes ele representa muitas vezes uma instituição religiosa uma igreja uma comunidade e o terceiro é exatamente essa dependência que às vezes ele Tem Diante da sua com sua instituição o Cientista da religião tem um objeto mais amplo mais horizontal quer dizer mas isso não quer dizer que você não tenha
uma religião necessariamente isso não mas iso tem a ver com a atitude que o cientista da religião Tem Diante do seu objeto quer dizer o que eu faço na minha vida privada que tem uma certa esquizofrenia eu acho bastante saudável e necessária nesse sentido que você tem que pôr entre parênteses como qualquer outro cientista Faria Humanas e suas próprias convic crenças antipatias simpatias deixar o objeto falar não faz sentido aproximar O Islã com todas os preconceitos que a gente tem e e já julgar o Islã antes da da primeira palavra do muçulmano não deixa primeiro
o o próprio objeto falar o análise vem depois e análise do ponto de vista correto você consegue fazer isso pessoalmente porque é muito difícil a tal da isenção acho que é uma coisa que todo mundo gostaria de ter isso também a gente filosoficamente discute que ela é impossível já que você parte de um ponto de vista o quanto você consegue se distanciar primeiro é o ideal claramente segundo você pode treinar isso acho que você passa por um treinamento a gente pode ver um aluno que entra no no primeiro semestre cheio de de elogios para seu
próprio mestre assim mas ele você aprende por exemplo como você apresenta seu objeto já a maneira como você escolhe a sua as palavras é eu acho que H com o tempo você consegue eh dominar dominar um certa uma certa ferramenta profissional Obviamente você nunca não não é questão da neutralidade a questão da imparcialidade Eu acho que isso você pode treinar e você desenvolve e eu acho isso at tem uma um uma repercussão na sua própria vida pessoal eu eu sentir durante muito quando depois de um determinado tempo de de ser cientista da religião eu percebi
que eu perdi toda a minha garra de divulgar minha própria cosmovisão para outras pessoas porque essa multiplicidade que você vê no mundo deixa você calar pessoalmente você você se relativiza tanto diante do da multiplicidade do outro você você acha tantas pessoas a minha visão é a minha visão né Deixa de ser uma visão que você queira que seja Universal isso é ajuda você tem alguma visão eu eu eh eu tenho devido as minhas grandes eh viagens pela Ásia e durante muito tempo décadas eh viajei e pela leitura que eu estou fazendo há muito tempo uma
certa eh afinidade filosófica com o pensamento de determinadas correntes dentro do hinduísmo e também se reflete também algumas coisas dentro do budismo meu minha eh pesquisa principal é sobre budismo mas eu não sou budista isso posso afirmar com não OK OK OK tá bom vamos lá então a gente escolheu para começar um texto fundamental que depois se desdobra na verdade tem todo um não sei se dá para chamar eh é quase não é Bíblia porque são né não é Bíblia mas existe na no hinduísmo que foi o que a gente vai começar agora que talvez
dizem que talvez seja o primeiro texto escrito oriental depois você vai confirmar ou não vamos começar com os vedas que depois vai andando né na verdade el se divide em vários textos e depois tem outros textos que complementam por favor você puder explicar da maneira que a gente entenda porque até as palavras são complicadas para nós isso então se puder a primeira aproximação ao eu diria os textos sagrados aqueles textos que contam para os hindus como sagrados eh é assustador no sentido da quantidade dos textos produzidos durante eh milênios né os vedas Na verdade são
H quatro coletâneas de textos que partem ou que tem sua origem uma transmissão oral que já é velha quando os Vas chega na Índia por quê como isso chega na Índia existe uma teoria que até hoje não é totalmente eh eh comprovada comprovada existe até algumas eh eh eh controvérsias sobre isso mas uma das mais fortes e mais presentes na literatura secundária é é que o hinduísmo nasce a partir de uma fusão de duas duas culturas uma cultura que entra na Índia por volta de 3.000 anantes do crist por por causa de uma movimento migratório
que parte Provavelmente na Ásia Central des espalhas e para várias regiões da Europa e e vai também para Irã onde uma parte das nómades ficam o outro passa pelas montanhas chega na Índia os outros chamados anos que foi pra Alemanha também também né por isso ex seria esse mesmo povo que foi pra Alemanha foi pra Índia foi pro Irã ex isso fo o primeira uma questão linguística porque isso você chama as as línguas indo-europeias porque existem eh eh existe uma família de línguas que compartilh muitos elementos eh Entre várias várias línguas e quando as eh
os arianos chegam na Índia hoje na Paquistão em uma região do do chamado Rio indus ou cintu eh encontra lá uma civilização bastante avançada desenvolvida uma das quatro ou cinco culturas urbanas da antiguidade quais são eh do Rio eh Amarelo Nilo eufrate tigres e indos a quatro grandes civilizações que bastante avançada e provavelmente um dos temas dos dos vedas é a Batalha entre os portadores da da pele mais branca que são os arianos contra asos portadores da pele mais escura que são asos habitantes autóctones lá nessa região tem tem um nome tinha um nome sim
a cultura chama-se a cultura de harapa por causa da da h da da capital tinha duas duas capitais talvez foram duas eh culturas de Vizinhança mas harpa chama-se a cultura de harpa ou de mohenjo daro também ou da cultura de indos também né bom aqui uma das teorias se a Teoria é correta eh os arianos já levaram consigo uma tradição oral que posteriormente por volta de 1 1500 Anes Cristo torna-se texto fixado por escrit escrito escrito mas até hoje a tradição oral é fundamental e mais importante supera pela importância e mil vezes a o texto
eh escrito que tem a ver com a própria ideia desse texto e e do conceito do texto porque o que o que as vedas eh trazem são dois aspectos o aspecto do conteúdo obviamente tem um conteúdo esse conteúdo é muito metafórico difícil não é uma elaboração filosófica não tem nada sobre aquilo que nós associamos ao hinduísmo como reencarnação Karma brahman atman isso não aparece ainda nos vedas o que aparece são hinos textos eh são mais ou menos são 10 28 eh 28 hinos que são invocações a divindades que são eram cantados então é são recitados
ex são poesias ou hinos recitados mantras que a gente chama de mantra ou outra coisa isso o mantra não o mantra é um aspecto você tem um aspecto do conteúdo e o o aspecto do mantra que significa a própria entonação a própria recitação tem uma força mágica como is por isso que a oralidade é importante exatamente então vá como funciona então você tem se vamos pensarmos na na música indiana onde você tem a cítara a cítara tem duas camaras de cordas ela tem uma uma cammara Camara onde você citarista vai criar a melodia mas embaixo
tem as as eh coras de resonância no momento em que você citarista toca o Tom que corresponde à natureza da corda de ressonância a a corda de resonância vai reagir pela própria natureza pela simpatia pela correspondência eu diria física entre as duas du da vibração e nesse sentido a ideia que você no momento em que o pandit que é Aquele que recita o os hinos do Vereda vai invocar provocar fortalecer a divindade cuja vibração Vital Corresponde à aquele mantra como se fosse você desperta a força criativa daquela força da natureza que podemos chamar divindades e
pelo som pelo som e pelo conteúdo também isso pelo e agora vem um terceiro aspecto ovea por si eh é apenas 50% da história as Vas Tem uma função para o sacrifício a fase védica do hinduísmo que até existe até hoje quando eu falo fase ela se desenvolve por volta de 1500 e vai até hoje as outras duas ondas eles entram mais tarde mas eles acrescentam mais elementos para estee hinduísmo que fica cada vez mais complexo na primeira fase o centro da religiosidade védica é o sacrifício o sacrifício e no sentido de uma de uma
tentativa de Despertar fortalecer determinadas forças da natureza em prol do bem-estar do ser humano bem-estar humano de aqui e agora sacrifício que de bicho eh naquela pessoal sacrifício na na época tinha também eh sacrifícios de animais Mas normalmente são eh O que é muito importante o fogo você vai eh as ingredientes são eh arroz flores incenso Gui que é purificado manteiga purificada água nesse sentido uma oferenda sacrifício no sentido de oferenda são oferendas exatamente são rituais né eh E com isso você fortalece até fisicamente como fosse oferecendo alimentos né refeições para os div para as
divindades que reagem a este apelo dos do sacerdote que é o centro da religiosidade do bramanismo ou hinduísmo mais antigo isso significa um uma monopólio dos bramanes da casta mais eh avançada no sentido da hierarquia social que domina estas técnicas e da do qual todos os outros clientes dependem você chama o sacerdote ou as sacerdotes e os eh outros que fazem parte desses rituais complexos às vezes eh para que eles façam eh eh rituais eh a seu favor eles fazem a intermediação entre os Deuses e as pessoas nem Padre ex exatamente como o padre foi
em algum momento tal depis isso veio a reforma Contra isso e tal né exemplo só eh a chuva como qualquer outro povo índia também os indianos eh dependem da chuva mais ainda pelo pelo monsun se o monsun se atrasa ou não vem é um grande problema e este ritual que demora uma 10 dias é um ritual muito complexo são dezenas de sacerdotes contratados que fazem parte que sabem exatamente Em que momento eles entram no palco entre aspas o que eles têm que fazer que hino eles têm que recitar eh e e e em prol da
comunidade de uma vareja uma cidade que chama paga este este este turma essa turma de sacerdotes para para se beneficiar chuvas as mon Exatamente exatamente então isso tá NS vedas é isso como fazer isso sim agora isso é um pouco mais complexo sentido na verdade você tem quatro vedas você tem quatro vedas quatro coletâneas o mais importante chamse o Rick Veda Rick Veda tem 1028 hinos depois os outros eh eh mais dois outros e coletâneas também são diretamente relacionados ao ao sacrifício ou ritual as oferendas sobre os quais falamos e um quarto que é mais
recente tem a ver com o o eh sacerdote doméstico que visita as casas que é mais folclórico é mais mais tem matéria muito antiga assim mas ela às vezes ele não aceita como o quarto Vera do do ponto de vista da da Elite Além disso você tem uma segunda você tem essas quatro veas do sentido horizontal embaixo Você tem os chamados bramas que são diretrizes como você deve fazer o ritual como fazer qual como em que e sequência que ritmicidade qual divindade merece que tipo de oferenda e assim por diante e o que você recita
ou canta em determinada coisa isso é uma uma coisa muito complexa e muito fechada Para Para nós e pois também porque na verdade asos veas não são textos filosóficos né normalmente o interesse pelas religiões orientais né historicamente falando eh despertada despertado pela pelo interesso mais filosófico nesse sentido as vezas são uma frustração são muito prático são práticos e muito herméticos é difícil eh eh você tem que conhecer por exemplo eh as as divindades que são eh eh chamados que são invocados e e eh mas não tem muita profundidade nesse sentido no último Mandala o 10º
livro do rigveda está dividido em 10 livros e lá você tem os primeiros indícios que a o tempo está mudando na direção daquilo que o cal aspas filósofo alemão chama o e é eh tempo axial momento em que há uma virada na Human do ponto de vista do do cal aspas que diz na Índia na China na Grécia começa a mudança do pensamento de um pensamento mais mágico mais Místico ou mítico mais para filosofia reflexão e no o 10º mandal na época de buda de Confúcio de 600 500 antes de Cristo isso mesmo e os
últimos o último Mandala ele já eh traz alguma umas perguntas mais cosmológicas de onde vem nosso universo o nosso universo é criado Se sim por quem Qual foi o mecanismo existe uma vida além né da Morte mas muito tímido algumas alguns inos sucas apenas inos sucas palavra técnica eh mas o resto é tudo vinculado prático obtivo atrás agradar um Deus como eu faço isso e como eu como vem chuva ou comoo isso isso Lembrando das grandes eh ações heroicas de car divindade né tem car um as histórias das divindades um pouco como um paralelo besta
fazer com os deuses gregos não não não não pode fazer semelhante assim como Cada um a personalidade de cada um Exatamente exatamente e tem tem divindades que são muito importantes nos vedas por exemplo Indra que é Deus nacional dos arianos que perde sua função que que ele qu ele era o chefão não é isso ele era o Zeus se a gente for fazer um paralelo não é isso e agora não não ele ele ele ainda está presente mas ele não é mais ele não não entra em Ação outras outras divindades Vich por exemplo torna-se um
um Deus principal é um um Deus muito subordinado dentro da do do do do Vera no iní faz carreira e torna-se um dos maiores subiu na empresa ISO derrubou o não tem o brama foi o brama que derrubou tá certo o Indra se a gente tiver que pensar assim os o vichin o brama e Chiva os três Pumba e são no final as grandes divindades cósmicas né que sobraram né dessa desse movimento vamos di hoje é só eu diria só as três maiores divindades do hinduísmo atual atual mas não era no templo dos Vas lá
atrás não isso é uma coisa que se desenvolve e no decorrer do tempo Então nesse aí você fala então os vedas eles fundam um um escrito ou não se veio dos arianos ou do Choque né da cultura Ariana com a cultura o choque quer dizer alguns elementos provavelmente que entram inclusive Shiva pode ser uma divindade eh venerada pelo pelo povo do harapa daquele autóctone e não era arian não e existem especulações que aquela cultura lá na Índia no Paquistão era uma cultura matriarcal o Chiva é uma figura mais matriarcal e tem a ver com Lua
associado à Lua 28 dias o ciclo e mas quando a o a a representação não é né é masculina não é isso mas isso isso mas e mesmo assim a os um dos símbolos do do Chiva é a lua ele também é muito porte com a cons sorte dela parvat que é uma mulher né a mesma energia Divina que ele compartilha com a a com ela a parva né Tem ou shak tem vários nomes dela e vno é claramente uma uma uma divindade solar né todo o simbolismo tem a ver com sol e e é
pouco diferente é interessante problema é é muito tempo atrás hoje temos muitas teorias cada teoria tem uma certa plausibilidade mas comprovação não temos obviamente Claro e aí dos Quando que você falou que depois os vedas Eles foram sendo complementados à medida sim primeiro a a redor dos vedas desses quatro coletâneas desenvolve-se des envolvem-se vedas secundárias que são vedas auxiliares por exemplo eh são seis chama-se vangas que são os os membros do Vereda para por exemplo a fonética a fonética torna-se pela importância da pronúncia da Invocação do som a fonética ganha muita força nesse sentido e
e e torna-se uma ciência uma ciência que cria cujos especialistas criam uma própria literatura eh um um dos fangas é a fonética como entoar isso os cantos segundo elemento também relacionado é a a métrica uma uma Existem várias formas métricas de entonar cada e Ino no Vera tem informação em quais metros quais métricas Qual é a ritmicidade da repetição ou da entonação da recitação daquele hino Isso é uma ciência por si ISO is isso isso exatamente além desses seis chamadas vidanga existem quatro up vedas up Veda significa Vereda subordinado agora torna-se mais prático por exemplo
o chamado aor Veda hoje famoso pela abordagem medicina é um up Veda Eu acho que o Up Veda do RIC Veda que eu engano que eh eh sempre faz referências às vedas pelo menos pelo nome porque até hoje para qualquer hindu mesmo que ele não saiba ler eh eh sânscrito e não tem nunca ouvir nada dos v Ele sempre vai dizer isso é conhecimento védico este afirmação de existe uma um um conhecimento que é quase enraizado no universo por isso a palavra própria do hinduísmo a gente falou um pouco antes disso é o Sanatana Dharma
a ordem cósmica que está embutido na embutida na própria criação que é intuída pelos ris que são asos videntes que num ato de introspecção entra com esta camada bem Sutil da nossa consciência onde esses conhecimentos são depositados e pronunciam esse conhecimento para o público mais geral Ok V Veda então o que que significa Veda ex verdade ou algo Ass conhecimento conhecimento superior completo completamente satisfatório nesse sentido Teoricamente tá tudo ali tudo que precisaria saber na vida e tal estaria ali isso isso mesmo né e por isso faz sentido de se tudo está ali A quero
saber o que faço agora com minha saúde por exemplo ou inclusive como eu vou agora conduzir uma boa guerra bem sucedida também tem uma Vera eh da norva que tem a ver com a guerra militar como fazer a guerra isso isso isso tem outra Vera que tem a ver com arquitetura o tapate Vera como eu vou criar uma casa ou até construir uma cidade de acordo com as leis da natureza para manter esta ordem cósmica porque o ser humano se encaixa nessa ordem cósmica Isso o outro lado da religiosidade védica a ideia de uma Ecologia
enorme em todas as el fazem partes você depende da das divindades mas as divindades dependem de você do seu rito do seu sacrifício das suas oferendas né então é um sistema de Convivência de várias forças que se complementam né tudo é um só não é isso o universo nós planta bicho arquitetura é uma coisa só é uma manifestação de uma coisa só é isso ou não você ou é uma coisa só são duas coisas diferentes que sua formulação é mais adequada a manifestação de uma coisa s mas e este articulação do chamado panteísmo ou manismo
como chama ainda não está claro nas veelas Isso é uma interpretação posterior que só é possível por causa do do desenvolvimento do pensamento hindu nas fases posteriores Ah isso que eu falei não é ainda não é possível está lá mas lá não eu diria está lá mas não é explicitamente formulado n esse sentido não existe uma um filósofo que poderia eh interpretar A Essência como você fez agora a A Essência daquilo que está presente não é uma uma articulação muito filosófica Clara está lá é possível dizer se você pensa sobre o princípio do Karma ação
igual a reação o isso tava no vedas ou veio depois não vem vem depois mas mas está lá é possível que raízes você vai encontrar lá por exemplo se você chama o sacerdote para que ele faça alguma coisa o seu bem-estar você como cliente cliente estou apenas testemunhando o que sacerdote faz você não sabe o que ele está recitando quais oferendas ele está dando Em que momento mas você é beneficiado por quê a motivação é importante ele é apenas um instrumento você será porque você paga para ele esse pagamento vincula efeito sacrifíci técnico verdot é
um técnic É e aqui você pode dizer aqui tem uma raiz do pensamento cármico porque a própria ação isso vamos ver depois bagita a própria ação em si é quase irrelevante o que é mais importante é a a intenção com a qual você age ao mesmo tempo se não fizer ação minuciosamente não vai dar certo é isso que os Vas estão falando a ação ensino importa mas tem que fazer desse jeito oferecer isso que é uma quantidade absurda de regras n isso isso isso mesmo isso mesmo isso mas a intenção é fundamental é isso ISS
é intenção nesse caso o próprio sacerdote não precisa sentir nada não precisa ter ele só precisa ser ritualmente purificado ele tem que se preparar não sei exatamente o que ele faz confesso iso é uma lacuna no meu conhecimento Imagino que tem a ver com tomar um banho e fazer jejum talvez sexual durante algum tempo para se preparar para esse tipo pronto para as atitudes cantar dançar fazer e oferecer mas ele é um veículo exatamente né entre a pessoa e a divindade Uhum Então vamos voltar lá você tava falando que eu senti que você tava indo
por esse caminho de tudo é a mesma coisa isso na verdade você estamos falar is não sei lá por alguma razão me veio ISO foit Fazemos o universo n é somos todos pessoas nem na terra né exatamente o olhar é universal não é isso isso esse pensamento ela torna-se Claro na segunda fase do hinduísmo que é vinculada a uma outro tipo de texto chama-se o panish upanichades são mais ou menos 200 textos upanishad significa sentar-se abaixo ou inferiormente diante de alguém quem está sentado abaixo de alguém o discípulo é uma devoção a alguém é está
reconhecendo o respeito que ele ele que que a pessoa merece que é o mestre o guru Hum que fala para seus discípulos não existia esse conceito de Guru antes eram esses sacerdotes isso era brahman também bramani nessa época dos vedas BR S isso sim foi lá que as castas nasceram no casas já dizem que se se é correto ul voltar não correto se se é correto aquela teoria de invasão os arianos Já trouxeram uma subdivisão de sociedade em três camadas três castas sacerdotes e professores né mais paraa frente Os Guerreiros e administradores advogados assim e
o terceiro os eh Judas que são os negociantes e os Camponeses dizem que a quarta casta que são as Judas que não tem o direito de fazer um estudo dos textos sagrados vedas são eh restos da civilização eh vencida de harap dos indos daqueles do indos que entraram como quarta casta foram Integradas naquela dominados na verdade isso claro os arianos vieram falaram nós ficamos com tudo vocês ficam com o resto vocês são os párias Não é isso não os párias são são depois aa não os paras são aqueles que nem têm castas são fora do
sistema de castas são são os mais baixos ainda Nós temos duas duas categorias abaixo do sistema de castas tem quatro castas na verdade quatro Na verdade dois dois termos de castas você tem Varna que são as quatro castas e tem a ver com cor e aqui faz sentido porque a cor a pele se lembra início falamos e aqui é um diferencial entre aqueles que podem estudar a verda e outros que não podem estudar a verda e tem 3.000 eh castas no sentido profissionais e profissão que chama-se Jate e tem a ver que eu faço o
que meu pai fez eu nasço como não sei pedreiro Então vou dar continuidade isso isso agora na por volta de 500 antes de Cristo na época do Buda índia passa por uma transformação social econômica e filosófica inclusive religiosa por várias razões primeiro a desvalorização de castas Quem ganha mais poder o é o negociante que vai agora visitar os outros centros urbanos vai trazer informações de outras partes da Índia eh a segunda geração dos brahmanes que não eram o são er deiros do do templo em que o brahmane e atua uhum eh ficam mais ou menos
sem função e existe uma certa vários elementos que levam No final a surgimento de uma subcultura uma contracultura no sentido de que uma uma busca da interiorização de uma espiritualidade que os Veras Ainda não eh ofereceram se lembram foi uma religiosidade ritualista Agora você tem este introspecção a busca para questões filosóficas por isso aquela questão budismo nasce quase paralelamente com o punish com o movimentos punish Ah ele é parte de desse movimento parte do do vamos do mesmo espírito existem dois tipos de brahmanes que começam revoltar contra os tema dos dos Pais uhum e um
brahmanes que começam a criar ashrams que são centros espirituais fora das das cidades nas florestas assim na solidão e outros eh buscadores espirituais itinerantes o bura era um deles só para aumentar um pouco a complexidade da nossa conversa mas o que é importante para upanishad são os centros de erudição da espiritualidade eh o guru convide os discípulos que ficam com ele que tomam cuidado do do acham limpando cozinhando o guru tem só uma única função ensinar ensinar o quê Como superar agora vem tudo esta com muita força as questões que dominam até hoje a espiritualidade
do hinduísmo um certo ceticismo diante da vida a ideia da roda de de Sada da reencarnação é um é um mecanismo do sofrimento de insatisfação então a vida é uma coisa ruim não é isso assim passou a ser uma era nos vedas também assim olhado como coisa ruim não depois passou a ser como uma coisa ruim que a gente tem que se livrar dela não é isso isso isso mesmo e essa ideia é um pouco é pessimista assim é pessimista é pessimista budismo mais do que o hinduísmo é porque o sofrimento a morte tudo é
ruim tudo é ruim não na verdade o que o que é por trás o que se torna essa visão que nós temos eh muito negativa dessa ideia eh não é tão eh eh rígido nesse sentido no no do ponto de vista dos da religião oriental você pode dizer o que é importante é insatisfação que fica mesmo que você sente-se temporariamente feliz você sempre tem aquela aquela insatisfação você vai perder essa felicidade e esse o que é verdade tá certo não existe a Plenitude nesse sentido ISO essa busca não que a vida é uma porcaria é
que ela não nos não nos trará uma coisa eterna e plena é isso isso Exatamente isso e aqui esse esses discursos Na verdade são mais monólogos essas upanishad começam com uma pergunta do discípulo por exemplo mestre Quem Sou Eu verdadeiramente Qual é a minha essência e depois o mestre vai dar uma uma explicação a partir de uma analogia vou dar um exemplo para você por exemplo por mestre quem sou eu ver amente fala o squito que é um discípulo e filho do daka que é o guru dele o pai guru e o pai vai dizer
se V Aquela aquele Figueira lá grande figueira por favor vai lá pega um um figo e traga para mim ele vem pega o figo o mestre fala divida divide agora o o figo ele aumenta ele abre o o o figo o que você está enxergando TR ses Então vai pegar uma semente e você vai abrir a semente o que você vê nada di esse nada que na verdade uma essência muito fina criativa é a ciência dessa Figueira é a ciência do universo é sua essência Porque tudo que existe animado tem a mesma origem a mesma
essência e esta Essência está sempre presente em tudo que é animado esta ideia do monismo de uma unicidade da vida que além das formas superficialmente diversificadas tem uma essência em comum que é do ponto de vista do ignorante Invisível o vácuo mas o meste fala o fato de que você não pode enxergar a coisa não significa que alguma coisa não existe lá dentro Vamos fazer uma segunda lição pega esse copo de água aqui e coloca o sal na água Dá uma barra de sal ele coloca o sal na e amanhã você vai voltar o sal
está se diluindo aqui na água o discípulo vem mostra o CPO para o mestre o mestre fala Cadê o sal ele procura não acha mais qu você vai sorver sorver daqui como está salgado a água salgada agora você vai beber de lá como está salgada percebe alguma coisa mesmo que você não pode enxergar você pode experimentar a partir um sexto sentido por isso sorver uma uma sutileza não é beber né Isso não é engolir né nesse sentido sentir isso então existe isso é a ideia e os oats representam uma didática que junta duas coisas uma
é teoria teoria sobre universo sobre sua própria natureza e mas ela completamente sem nenhum sentido se o mestre não tivesse dado algumas técnicas de introspecção para realiz usar essas essas lições na própria experiência para para deixar o próprio discípulo experimentar o que o próprio mestre está falando ainda é também inverso ainda é também cantados oad também são assim não são não são recitados mas não são e invoc não são invocações são textos mesmo só aí é forma mas agora é interessante sua pergunta então Eh para e caracterizar ou subdividir conforme os próprios hindus o a
grande eh eh biblioteca dos textos sagrados do hinduísmo Você tem dois tipos de textos um chama-se shruti shruti é texto que não tem autor que são sabedorias dos upanishad que são formuladas por acaso por o daka mas na verdade são é um conhecimento Universal que está dentro de nós não tem autor e os vedas que também não tem autor porque esses hinos foram vistos ouvidos recebidos recebidos mas dentro dentro de si não uma coisa que vem de cima para baixo não uma revelação no sentido Cristão descoberta uma descoberta interior isso isso exatamente tá os upanishads
também são descobertas interiores que essa é a diferência talvez do paralelo ocidental que é sempre uma revelação não tem Revelação n não nesse sentido não eu não existe uma revelação eu eu faça a diferenciação se você considera a religião como um conhecimento superior de onde vem esse conhecimento um o ser humano não sabe mas Deus fala Deus fala vem de cima para baixo são as religiões proféticas Moisés recebe os as 10 mandamentos Jes ele vai se aproximar né iria at geograficamente né vai para cima lá ele recebe vai vai descendo e vai divulgar isso horizontalmente
né esse ideia de uma revelação que vem de fora é tão forte para o Islã e fala o muhammed era uma analfabeta como como ele poderia escrever O Corão ele recebeu isso de uma Instância Divina né Isso é um um um modelo outro modelo é introspecção introspecção pode ser também Revelação mas no sentido está já presente tipo Platônico Sim eu já sei tudo eu só preciso descobrir o que eu já sei redescobrir redescobrir ok e o outro é eu não sei nada e Deus me diz como as coisas têm que ser é mais ou menos
assim perfeito isso é chute agora outra eh parte a maioria dos textos para asos quais fazem parte o bagat guita que é um capítulo de uma outra outro texto eah é mahabarata que é um dos dos grandes epopeias duas epopeias que já são smr que são textos que T autores que tem tradições orais que tem eh que não tem e eh que são vinculados às vedas mas não são chru são eh textos eu não diria constuídos por seres humanos assumidamente feito por seres humanos os outros não são uma descoberta interior no final todos são feitos
por seres humanos cer claro claro claro mas o problema é que essas figuras associadas como autores são semi históricos ou não existem ou foram vários autores que foram reunidos em uma figura mais mítica nesse sentido né Tá então a gente vai então tudo isso é vedas no final apesar de ter vários vedas tudo isso e tem um negócio chamado vedanta que é um pedaço também não é isso então nós temos lá os vedas depois o pad depois oar tá certo isso isso é no tempo Néo eu gostaria pegar sua sua seu impulso lá falando sobre
vedanta porque ela é posterior do bar barata vamos em termos de cronologia Você tem os vedas a fixação por escrito por volta de 1500 até 800 depois vem os upanishads 800 até 500 antes do Cristo mais ou menos é muito de maneira grossa e depois os eh mais barata entre 400 e antes e 400 depois do Cristo hum né já tem um impacto também da do pensamento Cristão é é uma outra outro tipo de religiosidade mais monoteísta eu vou depois eh voltar e depois vem 800 depois do Cristo um filósofo chama-se chcara Talvez o melhor
o mais importante filósofo da história hindu que retoma o panich a ideia do panteísmo desta ideia tudo é uma coisa só a a realidade Divina está penetrando toda todas as camadas da existência e chama-se vedanta Veda Anta é o fim anta do vedas a satisfação das sementes do conhecimento já presentes nas vedas formuladas em uma grande Não não é tão grande são aforismos muito pequenas o shankara tem eh eh uma excelente tradução de uma editora teosófica eh do livro do chancar se só aforismo se só tem um único tema artman sua individualidade Sutil é igual
a atman é dou a alma do universo não existem diferenças não existe separação entre o Divino e o relativo você é Divino você você é é uma onda no oceano e se você entende que você é água na sua essência e você entende que o oceano é água você é oceano nesse momento cai a ficha e você vai perder sua individualidade limitada e vai assumir a universalidade você uma gota do Oceano e portanto você também é oceano Total tá dentro do oceano ela é oceano também exatamente vai então vamos lá vamos voltar a gente estava
caminhando no raciocínio eu is atropelei mas a gente estava lá nosan chades isso a terceira V dizer a terceira onda e cada onda é mostra-se já como uma religiosidade um pouco diferente Isso é uma das dificuldades de um pesquisador do hinduísmo entender que ele tem que dominar esse este complexidade não existe uma um uma uma única essência do hinduísmo até o próprio singular problemático né mas existem autores que falam o hinduísmo é uma uma uma coletan de hinduísmo de vários vários el isso também não existe existe nenhuma Instância que poderia definir o que é a
verdadeira doxia ortodoxia o hinduísmo é uma ortopraxia dependente das regras da sua família da sua casta do seu guru né da sua linha que você segue bom eh a primeira é politista no sentido de várias divindades o segundo é panteísta não existe um Deus pessoal nesse sentido não existe uma figura antropomorfa como no Deus Cristão que é aquele velho com barba lá em cima no no céu é um princípio aquela ideia do Oceano como a última realidade o budismo é um pouco assim também tá certo então o budismo antecipa o vedanta é isso vedanta sim
vedanta sim antecipa esse tipo de R Mas aquela formulação demonismo ela é posterior também ela é posterior do do dos upanichades porque o Buda não quis entrar Nessas questões metafísicas a mas essas questões voltam mais paraa frente quando o budismo entra na China e o taoísmo provoca o o budismo de revitalizar esses esses questões latentes que o Buda não quis responder ah o Buda não quis ser um grande filósofo ele quis ser um Libertador ele quis dar uma técnica para você para se você consegue liberar sua sua suas limitações e depois se ainda tiver tempo
e vontade você vai voltar para as questões filosóficas tá perfeito aí a gente tá lá começ estamos estamos nessa fase Então esta fase agora eh existem contra o chcara e contra esta ideia do monismo desse seo filósofos que eh chamam atenção ou que que favorecem uma imagem pessoal do divino mais pessoal quer dizer é difícil entender que o divinho algo como oceano como a força impessoal é mais fácil Tem uma ideia concreta da última realidade por exemplo o vno é uma figura que tem é uma figura mesmo né no sentido Imaginário existe fisicamente uma entidade
que é identificável como vigno né E este vicho ele é responsável pela manutenção da ordem no cosmo ele é mantenedor nessas três grandes divindades brah criador vigno mantenedor Chiva destruidor destruidor é este vigno ele entra em ação ou torna-se concreto eh incorpora-se quando eh o Dharma a ordem cósmica está eh eh ameça está S ameaça está se está se está se perdendo a ordem a a desordem ganha eh posse ganha mais força do que tá mais forte do que a ordem aí ele entra para dar um jeito isso e como ele entra ele vai assumir
um corpo que que corresponde ao tipo de ameaça exemplo tudo mítico tá um demônio rouba as vedas e esconde essas vedas nas profundidades do Oceano ou seja esconde o conhecimento é esse como vicho vai resgatar reagir ele vai assumir um corpo meio homem meio peixe para chegar lá resgatando as Vas Então essas formas de emanação ou de incorporação são chamadas avatares avatares Krishna é o rama também são avatares na verdade Krishna é vno é uma manifestação histórica em um determinado momento do vno do vno e aqui tem tudo mitologia que facilita a religiosidade popular que
é muito apaixonada por essas epopeias muito mais do que esses a religiosidade elitista dos upanishads onde você precisa um talento filosófico tempo para se dedicar a técnicas meditativas essas pessoas trabalham na rua eles vendem eles trabalham no campo então eles não tem nem teriam oportunidades para se dedicar a esse tipo de religiosidade Hum então agora vem aquele aquele outra forma uma religiosidade mais popular que tem a ver com devoções você vai dançar para venerar o Krishna você vai fazer uma festa para lembrar das atos heroicos do do do do Krishna e outros avatares do do
do Gan também é um Avatar ou já é outra coisa ganesa é o filho do Chiva que é uma outra linha outra linha outra mas é um Avatar Ah não ele é filho do Chiva ele não é uma Encarnação vamos chamar assim Chiva não tem avatares ele tem mur s é outra questão Deus do céu s é complicado mas de qualquer maneira assim é só para entender porque tem milhares de deuses Tá certo Alguns são avatares outros não são Na verdade são apenas 10 avatares 10 do do vno sempre vno só vno tem Avatar brama
não tem Chiva não tem não tem o brah quase não desempenha um papel na religiosidade popular você tem milhares de templos dedicados a Chiva e vicho mas um único templo em pcar rajastan dedicado ao brah o brah Né o brah é muito é o criador não é isso criador ele ele seria o Deus dá para fazer esse paralelo não da Trindade Cristã não el é um um aspecto da do da dinâmica Divina que é responsável pela manutenção pela criação manutenção e destruição do do Cosmo esses três elementos são juntos juntos uma curiosidade um parênteses o
cristianismo fez a Trindade também sim mas não é nesse sentido foi puxado daí não tem nenhuma nenhuma relação não não tem tá eh então desculpa vai só talvez algum autor pode inventar alguma coisa aqui os próprios hindus eu acho eles vêm aqui uma certa Dizem que o Cristo tem a ver com CR com crna Ness sentir Avatar Não mas ele tem mais facilidad sim eles T mais facilidades também Além disso O em geral o hinduísmo os hindus não têm muitas dificuldades com a presença de várias divindades e não vê um problema se meu vizinho é
cuja família vem de uma família venerando o Chiva eu faço parte do grupo dos vnas eu posso aqui visitar o outro templo porque é uma das manifestações possíveis de uma realidade mais abstrata ainda que está por trás de todos esses elementos ou seja não importa qual é a manifestação já que é tudo a manifestação de um único elemento única realidade uma única realidade que se coloca do jeito mais diverso e o o a linguagem eh humana símbolos humanos são limitados que nunca vou dar conta a universalidade da da última realidade né nesse sentido é complicado
dizer que minha ideia de Deus é a única verdadeira Deus é tentão a divindade ou a realidade Divina é tão diversa que seria uma um empobrecimento at ilegítimo achar que minha apresentação aquele que eu gosto é a verdadeira expressão religiosa eu quero fazer dois parênteses primeiro eh Então como é que as castas se sustentaram por tanto tempo já que somos todos a mesma coisa e também por que depois que é uma coisa política que aconteceu mais tarde agora que divisão do Paquistão e o Islã e o hinduísmo Tá certo como é que isso ficou realidade
já que a crença básica é que somos todos iguais a somos iguais não somos a mesma coisa viemos do mes somos feitos do mesmo Barro Tá certo isso mas primeiro a própria ideia de uma divisão eh qualitativa da humanidade já encontra-se na nos vedas no R Veda neste décimo Mandala tem um hino muito famoso que é hino Ao à divindade purusa que é um gigante enorme cujo sacrifício separação em partes é responsável por todos os fenômenos do universo Inclusive das quatro castas as quatro castas são manifestações da ordem cósmica no mundo social mundo social e
por isso que eu não poderia mudar a minha casta porque eu ser mantida respeitada senão você contribui para a desordem do universo então eu eu acho interessante é malandro isso tá certo do ponto de vista político é muito inteligente no mal do mal tá certo Por um lado essa ideia é sujeito de uma exploração e uma eh eh uma falsificação eh eh e manipulação obviamente mas eu eu estou aqui nesse caso mais com gandi o gandi o gandi estava numa fase eh de dúvidas a respeit ele estudava na na Inglaterra estudava muito a ética a
ética cristã e percebeu a superioridade superioridade da ética cristã do ponto de vista dele e ele estava oscilando Será que eu vou me mas ele Manteve sua fé no hinduísmo aliás adorava a pagava guita como livro de referência e defendeu a ideia de castas de seguinte formae fala obviamente Os seres são diferentes e obviamente uma sociedade do bem-estar para todos tem que ser compostas por talentos ou pessoas que contribuem na sua maneira conforme os talentos que eles têm a perversão do sistema é quando uma profissão ou uma casta é considerado superior a outra E além
disso começa a explorar escravizar os outros então ele ele achava que vamos respeit tá as diferenças mas não no sentido de uma valorização eu penso no seguinte exemplo nada errado mas no final não deu certo nada errado mas assim o brama vem da cabeça não é isso ou seja já tem aí uma que a cabeça é superiora a perna ou seja já tem uma hierarquia casta como diversidade é uma coisa casta como hierarquia é uma utilização maldosa você a realidade política aquele que a gente critica que a gente acha problemática né Cada elemento é fundamental
para isso ele quis manter ess ideia de casas mas no sentido moderno no sentido da Igualdade vírgula desde que todos sejam valorizados igualmente CL igualmente Exatamente exatamente teoria é uma coisa outra não aconteceu ela é resistente por vários motivos Primeiro ela quase el é muito mais resistente eh no campo né nas nas vilarejos e ainda eu acho que 70% da da população indiana é é é população rural vive nas aldeias onde tem uma separação muito clara Você sabe quem quem vem de casta e ele se mantém também pela mesma princípio eh que os casamentos são
eh bem vistos são os pais que bem vistos aqui você um colega falou novamente assim eh você vamos pensar sua filha seu filho eh apresenta para para os os pais o o marido o o namorado namorada se os pais não não acham que essa pessoa combina socialmente ou contribui para a felicidade de qualquer jeito para a filha ou filho eles vão enchar eh encontrar alguns mecanismos para eh eh manipular filha não aprovando s pois no fim eles você você devam aceitar Mas com muita muita resistência quer dizer os mesmos princípios que paraa nossa sociedade existe
de maneira mais tácita menos explícita fica mais rígida muito mais clara por exemplo no momento em que um pai de uma filha vai lançar um anúncio num jornal falando que eu procuro um brahman porque minha filha também é bramani né e assim corante aqui fica explícita e isso se mantém pelo hábito pelo status né pela pela própria eh sobia de de pessoas que sentem-se superior uma coisa que acho que eh faz sentido é aqui também acontece isso sim de um jeito menos explícito o fato de não de não ser tão óbvio né não quer dizer
que a gente não tenha castas que as coisas aconteçam assim né sim sim sim o casta na verdade é sustentado pela pelo uma outra ideia que aind não falamos o Karma o Karma no sentido você nasce naquela casta e você mesmo é producente produtor da do seu destino e por isso você tem que aceitar e elaborar seu Karma para ter chances no futuro numa outra vida para sair desta desse sist aquela vida já foi isso Quem quer romper com o sistema de casas tinha uma oportunidade que foi bastante usado pelas casas inferiores a conversão ou
ao cristianismo o cristianismo só faz faz sucesso nas castas mais inferiores ah lá el porque é uma atração momento que você sai do hinduísmo a casta não conta mais você é igual a qualquer outro Cristão O cristianismo não tem valoriza Teoricamente não tem né o outro é budismo a mesma coisa nós tem hoje o cristianismo o budismo tem mais ou menos 2% da população indiana apenas muito pequeno em termos absolutos para 1 bilhão não sei Claro número eh importante mas por em termos porcentuais é uma minoria e muitos eh budistas vem de uma onda de
conversão em massa para do hinduísmo para o Budismo nos anos 80 90 para fugir do sistema am fugir do sistema exatamente e outra coisa a globalização os valores ocidentais o pensamento a secularização na Índia também no sentido de tem muitos indianas da da classe média da classe mais alta que começam a questionar todas essas questões acham tudo retrasado não é muito mais atual eh e as cidades oferecem uma certa anonimidade para simplesmente eh driblar ou simplesmente esconder sua origem sua origem de casta sua origem de casta infelizmente tem a ver com seu sobrenome é possível
identificar de ca de que casta você é no momento em que você prende aquele formulário candidatura de uma vaga o chefe vai saber se ele faz questão ele não vai contratar você eu vou contratar você com mais vontade mas normalmente essas coisas tá se perdendo como aqui na Aqui você encontra alguém no seu elevador você nem sabe que é um novo vizinho que mudou semana passada ou que é um visitante nem sabe depende da aqui também tem o sobrenomes os quatro cões também é o sistema de casta né também Ness esse os princípios né outro
jeito ISO isso isso então eu também tinha colocado a ideia de a Índia acabou separando entre Paquistão e Índia Ah sim sim politicamente mas também é difícil compreender já que essa aceitação Teoricamente aí a manifestação Divina ela pode acontecer de qualquer jeito certo vamos resumir assim um certo ponto não você tem um outro lado que já come com os vedas se você olha bem os vedas e você leva a sério a teoria da invasão os vedas são racistas são racistas a desvalida da pele mais escura como algo que não presta que até demonizado e essa
ideia que índia é o país prometido Terra Prometida se mantém durante muito tempo existem havia necessário fazer um ritual de purificação para pessoas que saíram da Índia visitando temem eh as primeiros que viajaram que levaram água de gandes em jarras enormes nos navios para pelo menos ter água sagrada para se limpar purificar um país que é viajar eleia se sujando pel f de fora da tem essa ideia um pouco deste eh deste deste desta especialidade deste deste nacionalismo hindu né os tem fundamentalismo hindu que destaca exatamente essa questão Então você tem o judaísmo um pouco
assim também não é os judeus também eram o povo prometido sim sim sim sim sim ISO no na Índia tem essas fronteiras e o problema é o o Islã eh ocupando o a Índia começando a entrar na Índia já nos do século e eh eh vi começa já entrando o primeiro sultanato da do dele é em 1000 1000 depois do Cristo então existem eh o grande o tmau por exemplo é um prédio é uma construção e eh muçulmano né Eh então aqui você tem uma certa eh rivalidade em termos do domínio em termos da foi
uma invasão e o hinduísmo o islam não é muito tolerante diante do hinduísmo também quer dizer eh até foi ele que chamou os hindus hindus né que não é uma auto nomenclatura aqueles que viv na margem do rio indus os aqueles politeístas que nem sabem qual religião eles têm que fazem lá alguma coisa chama-se hindus hum né então normalmente aqueles politist TM problemas de de um país eh que desde cedo desde pela história Condena o potismo como algo eh inaceitável né então a separação seria inevitável que algum momento isso eu acho que sim entend e
o que é teria sido evitável acho que a separação entre dois países e na verdade foi feito por Gina que é o uhum eh antagonista do líder L que quis a a separação né e a independência abre esses Ingleses né Eh divide e governa continuando governando saem deixam o vácuo o país se se separa em na verdade três países né Tem Índia no meio tem Paquistão do do do Leste o Paquistão do Oeste torna-se bangl bangl né então perverso um país dividido né entre duas partes um país no meio até hoje n então é complicado
que é recente também historicamente recente isso e tem cashmir tem vários pontos de fica no meio do caminho de de de isso é outro lado da religião o que nós falamos aqui são as questões da Fé da prática Mas qualquer religião tem implicações políticas e aqui a coisa fica normalmente feia n podemos falar a verdade quase sempre Claro tem a questão do domínio assim por diante né então na ah na Índia então nós já chegamos ali aí o vedanta quase que amarra tudo é mais ou menos assim não é isso não vedanta na verdade é
uma reação ao budismo até um certo ponto ah que que é na verdade ele é um retorno aos retorno é retorno ao aos upanishads particularmente mas chama esse vedanta porque estan ch o próprio mas os próprios upan autod declaram-se expansão do pensamento védico tá né que sempre a ideia que existe um semente que cria né e Galhos assim no final de contas tudo tem uma única inclusive o marra barata também também do ponto Vista se autointitula isso Ma barata às vezes os os dois duas epopeias às vezes só cham o quinto Veda Ah para mostrar
existe uma que faz parte é uma coisa só porque V novo é o conhecimento básico do universo então todos os textos querem de alguma maneira particular comentários específicas sobre a verdade já presente n nos Veras exatamente entendi bom barata quer dizer o este são as duas epopeias ramana qu o herói rama que também é uma um Avatar um outro Avatar do vish eata o Krishna que é a figura Central o bag no bagita você um marata inteiro o Krishna é o herói o bagita é o capítulo eh 25 até 42 do sexto Capítulo do mar
barata o mar barata é o e a produção text Talvez o mais cumprida da humanidade tem eh 1800 palavras não 1.800 palavras nada isou muito mais agora não 1.00 eh 1000 eh eh eh eh palavras eh 74.000 est eh eh eh eh vamos dizer estrofes né então Eh o pagava guita tem 700 estrofes apenas apenas entre aspas é um diálogo entre Krishna e arjuna onde Krishna ensina arjuna como se comportar diante de um dilema o dilema é tem a ver com o tema principal do mar bata e uma briga entre dois eh duas dinastias dois
clãs clãs n que são parentes né S parentes e lutam pela pela pelo domínio do grande índia mas barata barata é uma nome da Índia né é uma região que fica no norte da índia mais ou menos na região da do Deli entre as duas dois rios yamuna e o eh o Ganges e o a ideia que o arjuna que representa um dos os pandavas que é um dos dos clãs e entra no na guerra e vê no outro lado da da linha de de de batalha não apenas o exército do inimigo mas também parentes
que fazem parte daqueles exércitos Então nesse sentido é um dilema entre entre o quê entre o vanama Dharma que o Dharma da casta arjuna Guerreiro sua tarefa cósmica obrigação dele é guerrear certo isso exato ele tem que fazer nem que seja contra o parente e eu tenho um outro dma chama-se sarma que é o Dharma pessoal que tem a ver com meus laços familiares inclusive e é aquil ele fica entre os dois dois dois lados o que eu faço agora Krishna eu estou aqui eu teria que lutar mas eu não posso porque eu tem compaixão
ten compaixão tem solidariedade com meus parentes o que eu faço então eh cortando a história a mensagem do Krishna ele tem que lutar Mas ele tem que lutar de uma maneira com uma postura de indiferença é ele tem que lutar porque ele é guerreiro e as pessoas têm que fazer aquilo que el estão destinados a fazer isso isso exatamente indiferença no sentido de não pensar nas consequências porque primeiro tudo é imortal mesmo que ele matasse o o o primo a alma é essência é é imortal e por outro lado karma negativo é só acumulado a
gente falou isso no início pela atitude pela intenção se ele não tem intenção vamos dizer ódio contra o parente que está contra ele é simplesmente agindo como instrumento cósmico ele não está envolvido como personalidade ele é como se fosse uma ferramenta como aquele sacerdote no início ele é um é um um instrumento da mão V cósmica exatamente não de um Deus né de dessa coisa então estou fazendo aquilo que estou fui destinado a fazer Exatamente exatamente sem ódio quando você diz assim é é isso é sem ó só um exemplo um exemplo Vamos pensar numa
analogia mais simples é muito interessante você pode prestar muita atenção na inteligência de um jogo de futebol quando nenhum dos seus times está jogando aqui você está fora você não sofre você não precisa eu sofro quando o meu time tá dependendo daquele jogo tem que mas se você asstir vamos Você assiste um jogo na Copa do Mundo você dizer muito legal entre Eslováquia e vamos dizer Costa do Marfim né se não tem parente Você nunca foi para ess go você vê como eles jogam você está desfrutando né como con futebol adorando aquele jogo no momento
em que seu time está jogando Você é cego por um lado você está torcendo Qual queer decisão que o o juiz vai tomar é uma sacanagem contra seu time e assim por diante Então você sofre você sofre particularmente quando os time perde Esse envolvimento pessoal ela não existe nesse sentido faz você perder então a perder sofrer também faz perder a visão tudo isso pode ser at pessoas jogam a televis fora da janela assim por só para ficar dentro desta metáfora essa ideia que você eh o próprio envolvimento o que o que é significa a libertação
do ciclo de renascimento está livre dos dos frutos da sua ação das das das das das das os frutos da sua ação no sentido negativo positivo futuro ou não se você não está mais desenvolvido você não produz mais Karma você não mais se identifica Então mas se eu não mas aí mas tem uma coisa importante porque o Ato é uma coisa e a intenção é outra existe uma divisão nisso é isso que é estranho Sim claro certo ó Eu não tenho intenção de te matar mas eu te mato existem circunstâncias você falou estranho existem circunstâncias
onde a questão da da da responsabilidade ética ou moral ela é suspensa por exemplo aquele aquela pessoa que vai ligar a eletricidade de uma de uma de uma cadeira elétrica matar o o o o por por exemplo na na na Tailândia as pessoas que que foram condenados por causa do tráfico de drogas tem 20 pessoas uma única tem uma bala o resto ninguém saber quem matou exatamente n sentido você não ninguém sentir culpado isso na ideia essa você você se desvincula daquela daquela daquela Responsabilidade agora de que maneira ou Tecnicamente mente como essa ou psicologicamente
para se programar desta maneira para assumir uma atitude uma justificativa no sentido de uma de uma apela a uma causa maior que é extra individual que não é mais a sua vontade eu acho que esse recurso você encontra em muitas outras circunstâncias mas vamos Vou deixa talvez eu tem gente que interpreta o bag vagita como uma disputa interna também e não como uma disputa externa entre a nossa isso isso parte elevada e a nossa parte e que não exatamente como uma guerra verdadeira mas como a verdadeira guerra sendo internao isso é uma interpretação eh espiritual
provavelmente a a o motivo da do uma barata tem e raízes históricas mesmo existem esse conflit existem esse conflito essas novamente essas histórias têm algumas Raízes que são desenvolvidas a interpretação que para nós é mais importante que na verdade é eh eh tão importante para o o hinduísmo moderno ne hinduísmo que Clara todos os gurus que atuaram ou estão atuando no ocidente eh tem uma tradução comentário bagad H Krishna tinha é n em cima do bagad certoo isso isso mas outros também tinha tinha Yogananda então é faz parte vamos dizer de eh pegar bagita e
e apenas trabalhar com a as metáforas presentes nesse sentido de um dilema e e quando eu falei isso de de uma certa indiferença eu quero dizer na verdade que alguns comentários falam isso é um caminho de yoga onde você treina e se desvincular ou manter você melhor uma das das palavra chave na bagita chama-se yoga quer dizer estabelecido no yoga na consciência na unicidade você você age Você não perde mais seu equilíbrio você não é mais você não perde mais seu contato com a beatitude interna que você tem e nada vai nada o que você
faz vai atrapalhar sua sensação e a sua certeza que você chegou aonde você quis chegar e fazer parte do Oceano isso isso nesse sentido Ness eu sou parte dor quanto mais conseguir manter is isso isso is vou dar um exemplo a você eh se você eh você bate sua cabeça né numa parede você vai sentir obviamente uma dor incômodo mas ao mesmo tempo você desenvolve aquela inflamação do dente que estava latent Mene tá presente e vai se impor nesse momento você vai sentir apenas a dor do da sua do seu dente porque ela domina a
Sua percepção a outra é é Ela desaparece ele não não está inexistente ela do ainda existe mas ela não domina mais a Sua percepção agora se você pensa que a o objetivo espiritual eh o o estágio da consciência que você assumia quando você chega a mxa a libertação é descrito como a consciência eterna de beatitude você é penetrado por uma felicidade que não pode ser mais superada nada o que vai acontecer mais para positivo ou negativo vai mudar interferir esse vai interferir esse estágio da da da da integridade da sua beatitude nessa sentido que Teoricamente
Buda alcançou e outros teriam alcançado bab alcançou e etc Então nesse sentido é possível interpretar e abstrair guerra Alguns vão dizer uma legitimação da Guerra né ou no sentido de que é uma guerra justa Então você tem que lutar uma possibilidade de também abusar este esta esta escritura para eh objetivos não muito desejáveis do nosso ponto de vista né ou você simplesmente dizer tudo metafórico apenas se refere a nosso interior mas isso Abstrai da realidade também que nós discutimos antes a questão da legitimidade da guerra do ponto de vista do sistema de castas é legítimo
às vezes é necessário é óbvio óbvio né Então aqui tem uma ambivalência que todos os texos Tem cada um também interpreta como que é de acordo com a sua PR se você olha compara os comentários de bagita de todos os mestres lá você tem interpretações e de acordo com os próprios ensinamentos dos Mestres Mas normalmente é visto como uma um texto integrativo onde você tem elementos da devoção por exemplo o Krishna exige que a juna b não é isso exatamente bacto que começa eh desenvolver a devoção submeta submeta Não no sentido eh ruim da palavra
mas se entregue entregue a a crisna não isso isso isso isso tem um outro que seria o Karma né Karma Marga no sentido o que realmente é produz Karma como você eh eh pode eh manter sua atividade sem ter contaminado por efeitos cármicos que você meso prod sem criar kmas ruins é isso ISO exatamente desde que a ideia é desde que você siga aquilo que você foi feito para ser pode ser não é que foi não sei se é isso siga o seu próprio caminho você não tá criando o Karma não é isso se você
sair do seu próprio caminho você tá criando Karma isso é a relação entre Dharma e Karma dma dma o pra se você você eu tem um pouco a ver com a ideia da vocação do Lutero vocação você você vai assumir sua tarefa na vida eh prática aqui e agora fazer o máximo possível para louvar o o Deus para eh mostrar sua sua gratidão diante de Deus nesse sentido né é parecido mesmo tem tem semelhanças tem semelhanças bom a gente pode ficar à Vida conversando 5 horas mas acho que 1000 horas nós podemos ficar 79 milhões
de versos e tal que a gente pode ficar mas uma hora a gente vai ter que encerrar e eu acho que eu vou encerrar porque a gente pincelou um pouquinho de tudo e vou encerrar da maneira que eu sempre encerro do ponto de vista Então desse conhecimento que a gente pode chamar de vedas que é tudo isso ã Quem Somos Nós seres humanos diante dessa diante desse ponto de vista bom nós eh nós podemos dizer que o próprio absoluto produz eh uma fisiologia nesse sentido fisiologia humana que é capaz de se autorre reconhecer quer dizer
o ser humano é feito para esse conhecimento é feito para esta autorrealização espiritual e todos estes informações que os Veras no sentido amplo trazem é em em função da evolução espiritual para fechar o círculo para superar a ignorância e ignorância significa a sensação da separação entre nós e o resto da realidade como se fossem como nós fôssemos eh ondas que se identificam com suas seus aspectos superficiais forma lugar e altura esquecendo Nossa verdadeira essência e esta verdadeira essência é H2 uma vez que todos que nós vemos todas as ondas olham para outras ondas reconhecendo H2
o também no outro é a sensação é a experiência da realidade única que seria o monismo e que seria o panteísmo seria realidade Divina no sentido de que a onda entende que eu não sou onda isolado diferente de todo o resto eu sou o próprio oceano e uma das manifestações do oceano é aquela onda que representa neste momento na minha fisiologia OK posso só falar por que é que a gente então não sabe disso por que é que o por como é por que é que existe esse processo de esquecimento porque é esquisito não é
não é uma criação não existe alguém que criou a gente não é isso eh no ponto de vista no ponto de vista do hinduísmo não não não não necessariamente não depende agora se você vai por que ele criaria seres ignorantes se é uma criação Não na verdade assim agora vem um outro out outra você quis fechar você está reabrindo Eu aceito aceito o seu convite vamos uma coisa estranha se existe uma criação Por que criar seres ignorantes para que eles depois deixem de ser ignorantes me passare uma coisa bqu exist um Deus estranho se não
existe Deus se não há uma criação Por que é que tudo da onde vem o conhecimento se somos todos ignorantes agora vem uma outra ideia por trás que tem a ver com a a ideia do cupa que é o ciclo cósmico o ciclo cósmico hum o ciclo cósmico do hinduísmo o hinduísmo a ideia do cupa ela é uma combinação entre o pensamento cíclico e o pensamento da decadência no no agora este esse ciclo cósmico de que demora bilhões de anos ela é subdividida em etapas de quatro fases 1 vezes o ciclo cósmico passa por essas
fases começa com o chamado Sat yuga onde todo o conhecimento está estabelecido o ser humano está de acordo com a lei da natureza nó precisa lei tudo está funcionando tudo organicamente felicidade em todo sabemos que somos mar é isso isso depois vem isso aqui não obviamente existe uma explicação satisfatória a mesma coisa porque Deus nos permite comer daquele árvore que nós eh a mesma pergunta consequência expulso da do paraíso né e pergunta exatamente né Eh também não tem resposta satisfatória no cristianismo né não vamos agora super carregar o hinduísmo com isso mas a ideia a
ideia é que é explicação que eu ouv que a questão do próprio tempo o tempo deixa as pessoas esquecerem sua sua própria natureza Divina por quê analogia é seguinte você você vive na Plenitude dentro de uma de uma uma cidade dourada no meio de uma floresta você tem acesso e saída sem problemas mas ninguém cuida o caminho com o tempo a serva vai pegar esses caminhos e a coisa fica isolada não tem mais acesso livre essa a ideia da decadência metaforicamente falando inevit que e também faz parte do Dharma cósmico das do Sanatana Dharma esta
oscilação esta ritmicidade entre dia e noite conhecimento esquecimento conhecimento é aquele ideia que neste momento depois de vários ciclos menores a gente vive no chamado cali yuga que é o momento mais escuro o pior dizem que é o momento que nós estamos a ignorância é completa quer dier estamos alguns milhões de anos já segundo isso né isso e o problema é que todas as religiões são assim as religiões sempre partem do do pior nenhuma religião não conheço nenhuma religião que diz tudo está Ok vamos deixar como está sempre falta alguma coisa Sempre tem um problema
e sempre o pior momento então Eh o hinduísmo Compartilha esse destino eh de de de de outras religiões e eh talvez eh o hindu sente-se estimulado por isso ou desmotivado não posso dizer mas existem explicações pelo menos para na direção de uma certa satisfação intelectual porque essas perguntas não Calam a gente quer saber por que tudo isso né Por qual é sentido né porque a gente não fica dentro do oceano sempre oceano ser tão agradável ideia esquecer o oceano que Deus é esse que div se você me permite eu vou deixar essa pergunta em aberto
porque não tem nenhuma referência em nenhuma das outras religiões nem no hinduísmo Então fechou [Aplausos] [Música] h Y
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