Lei de Adoração

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Simão Pedro de Lima
Video gravado de live sobre as Leis Morais, nesse vídeo a Lei de Adoração, contida no Livro dos Espí...
Video Transcript:
e aí bom então sigamos né com o nosso estudo das leis morais lei de adoração questão 649 em que consiste a adoração e os espíritos respondem na elevação do pensamento a deus pela adoração o homem aproxima sua alma de deus bom então o que é ideia da adoração não é uma ideia de prostração não é uma ideia de uma reverência frio uma referência vazia não é uma ideia de genuflexão é um ato de elevação do pensamento a deus elevação do pensamento a deus o que significa que a ideia da adoração é um ato de transcendência
é um ato que transcende as questões materiais e que por isso depois veremos tem alguns pontos alguns requisitos por assim dizer para que haja de certa forma a eficácia desse ato de adoração e na questão seguinte a 650 nós temos que a pergunta adoração resulta de um sentimento inato ou é fruto de ensino ou seja esse ato de adoração ele é fruto de uma com é um hábito william é algo que é do sentimento inato da pessoa o sentimento inato ou seja se algo natural que nós temos e os espíritos respondem sentimento inato como da
divindade e como eles encomodar divindade eles nos remetem a questão número 6 do livro dos espíritos e quando lá se pergunta se o sentimento íntimo que nós temos da existência de deus seria uma das provas da própria existência de deus é isso que está lá na questão número 6 do livro dos espíritos então aqui os espíritos reforçam essa ideia dizendo sentimento inato como o da divindade ou seja como sentimento íntimo que temos da existência de deus e eles acrescentam a consciência da sua fraqueza leva o homem a circunva diante daquele que o pode proteger então
é um sentimento inato digamos que da criatura para com criador nesse ato de reverência no sentido de elevação do pensamento por saber por sentir que nele no criador nós temos a proteção nós temos a fu e nós temos o equilíbrio essa é a ideia que está contida nessa resposta vejamos a consciência da sua fraqueza leva o homem a se curvar diante daquele que pode o que o pode proteger e vamos pensar nesse aspecto então não é algo que fazemos adoração a deus para ele saber que nós vamos adoramos não porque deus conforme vemos na na
questão número 13 do livro dos espíritos deus é onisciente é um dos seus atributos ele sabe de tudo e jesus reforça isso lá no capítulo 6 do evangelho de mateus que o pai sabe o que nós pedimos ou antes mesmo de nós pedirmos então não é a ideia de adoração para que deus se satisfaça para que deus se sinta adorado não a adoração é para justamente uma demonstração de nós para nós mesmos do reconhecimento é que a força maior ou a força está justamente em deus que a proteção que temos está em deus é nesse
sentido porque muitos até com deram esse aspecto dizendo que o que adianta ficar pedindo para deus as coisas se deus sabe o que nós precisamos a oração adoração não é para que deus saiba o deixe de saber por quê porque se deus passaram a saber o que não sabia ele deixaria de ser deus porque a onisciência é um atributo de deus mas é para que nós demonstramos para nós mesmos que depositamos é a nossa proteção em deus é essa ideia contida na questão 650 do livro dos espíritos é como eu disse de outras vezes não
vamos ler todas as questões do capítulo vamos salpicando por assim dizer questões e fazendo as análises e as correlações nessas questões o sol todo mundo indo para a questão 652 temos a seguinte pergunta pode-se considerar a adoração como tendo sua fonte na lei natural e os respeitos respondem ela faz parte da lei natural pois resulta de um sentimento inato do homem do ser humano e é por isso que encontramos adoração entre todos os povos embora de formas diferentes aí sim é um outro aspecto a exteriorização da adoração ela pode respeitar ou pode seguir elementos culturais
elementos culturais de um povo de um dado o povo a maneira de se fazer se coletivo as individual se com gestos em gestos 51 referências geno flexivas ou não e isso é da cultura depois nós vemos que o que interessa é o sentimento que se coloca no ato de adoração mas diz então o que faz parte da lei natural nos remédio novas mais uma vez a qual questão a questão 614 do livro dos espíritos que abre já dissemos o próprio livro terceiro das leis morais e o que é a questão 614 a lei natural dizendo
que a lei natural e a lei de deus e que foi feita para nossa felicidade então se a lei natural foi feita para nossa felicidade e adoração é faz parte da lei natural logo adoração a lei de adoração é foi feita para nossa felicidade significa que ao desenvolvermos o ato de adoração ao orarmos se assim quisermos dizer nós estamos fazendo algo que é para nossa felicidade a lei de adoração é para nossa felicidade por quê porque ela é ou ela faz parte da lei natural conforme vemos na questão 652 então o ato de adorar a
lei de adoração é justamente para nos conectar com a fonte da felicidade com o criador das leis naturais deus e a fé pode assim dizer podemos assim dizer que é o veículo é a oração é o caminho é estrada e a estrada que nos que liga o criador a criatura a criatura ao criador oi e a fé é o elemento é o veículo é o conteúdo que nós colocamos nesse processo de adoração e vamos à frente adoração exterior é um outro tópico que está colocado no livro dos espíritos é a questão 653 do livro dos
espíritos e deixa preocupação de kardec o atenção de kardec não seria preocupação ele vai decompondo didaticamente a estrutura para chegar nos até a pressa até a oração ele parte de uma ideia maior genérica de adoração depois mais perpassar pela ideia da adoração exterior e depois ele vai entrar no aspecto da pressa efetivamente porque como disse antes nós temos elementos culturais que muitas vezes dão forma a prece não quer dizer conteúdo apresse não forma é uma maneira de exteriorizar os sentimentos que nós temos e aí nesse sentido kardec pergunta aos benfeitores espirituais na questão 653 a
adoração necessita de manifestações exteriores e outras palavras podemos o talvez colocar aqui uma forma adverbial adoração necessita necessariamente vou tirar a ideia do necessita não não com redundância necessita necessariamente não é isso mas colocando a forma de ver adverbial não para redundância a gente vai ponderar isso a ela é necessariamente a desnecessidade de condição de esterilização ou seja necessita para que eu faço a prece de uma exteriorização um ato físico uma genuflexão uma uma uma mudança de posição física é isso que você está perguntando e aí os espíritos respondem a verdadeira adoração é a do
coração em todas as vossas ações lembrai-vos sempre de que o senhor vos observa não é o senhor vos observa naquele sentido do período barroco né o dedo de deus apontando para nós porque tinha aquela ideia de um deus que nos vigiava de um deus que nos policiava não é essa ideia aqui contida na ideia na frase ou da palavra ou na expressão dos observa não não é vo se observa nesse sentido para rocco de apontar o dedo de deus estou te olhando né deus está te vigiando não as leis naturais foram cuidando disso em mente
a ideia da lei de causa e efeito ação e reação mas é no sentido de mostrar que somos com o apóstolo paulo de certa vez somos cercados por nuvem de testemunhas dizia ele então a verdadeira adoração é aquela que romana que sai que do coração e não necessariamente de atos exteriores e aqui eu faço um parêntese me permitam um parênteses eu diga que me permita como eu estou falando né mas o respeito me permito um parênteses é muito comum nas casas espíritas quando estão lá todos aguardando o início da reunião e quando vai se iniciar
a reunião aquela pessoa que está ali coordenando a reunião diz assim então vamos fazer a nossa prece e aí as pessoas começam a se ajeitar nos bancos mas se a gente ficar assim usando só os ouvidos escuto os barulhos as pessoas se ajeitando nos bancos a pessoa está se é diferente ela levanta está com as pernas cruzadas era descruza já que os espíritos dizem que não é isso que vai determinar o elemento da adoração da prece nós temos que nos ajustar decoração emocionalmente então eu posso fazer preces em pé assim sentado sim deitado sim andando
sim porque não é eu acho pectus exterior após fazer pressa de pernas cruzadas porque não isso é uma postura ah mas é um certo desrespeito ficar com pernas cruzadas isso é convenção social isso não faz parte dos elementos da adoração dos elementos da prece é uma convenção social e aqueles que têm esse hábito ao dia sem ficar né que não é muito meu caso porque gordinho não consegue muito cruzar as pernas os inclusa não fica muito tempo que o meu caso né é mas não é esse o ponto que é levado em consideração é o
ato do coração é um ato de contrição e não de exteriorização o que precisamos pensar bem nesse sentido né pensar melhor nesse sentido de se o ato é de adoração de contrição ou se é um ato de a esterilização pure simplesmente não eu tô vendo aqui o pessoal é está ponderando aqui que o som está falhando no instagram eu estou também com a mesma live na minha página do facebook mas se preferirem pode acessar pelo facebook e eu creio que esteja falhando não pelo sinal aqui eu já dei uma olhada na velocidade do sinal de
internet aqui da minha casa o sinal está bom estou com mais ou menos 120 mega de upload né então é um sinal muito bom e tá indo bem pelo facebook né agora eu creio que deve ser alguma ideia alguma sei lá congestionamento de lives né nesse momento eu até optei por esse por esse horário 9:30 por achar que talvez teríamos menos pessoas nesse horário né simultaneamente em lives mas parece que que não tá resolvendo bom então se for o caso não quiserem migrar lá para o face né da outra vez na última última live ele
tava tu tava tudo certo para instagram e não havia som no facebook agora tá tudo certo no facebook está cortando o som aqui no instagram então coisas da tecnologia né mas sigamos eu creio que só dizendo aqui que pode ser o fone eu creio que não mas eu posso também tirar o fone e vamos ver se melhora não há problema eu tiramos eu tiro o fone de ouvido e vamos ver se melhora sem o fone agora estou sem o fone pessoal do instagram melhorou só de dentro de ficar muito cortado porque eu vejo que eu
acho que é o sinal mesmo que tem hora que trava a minha própria imagem aqui no instagram mas ficamos sem o som também sem o fone de ouvido eu creio que pode ajudar um pouco né mas disseram aqui que melhorou então ficamos sem som sem o fone bom então vejamos nessa questão 653 é adoração necessita de manifestações exteriores eles dizem então que a verdadeira adoração é a do coração em todas as vossas ações lembrai-vos sempre do senhor vamos observo então é algo de contrição na questão seguinte a653 a nós temos assim adoração exterior é útil
a adoração exterior é útil e eles dizem sim se não for um vão simulacro que que é simulacro uma falsa um falseamento né uma simulação e eles dizem é sempre útil dar um bom exemplo então aqui já vem para outro aspecto por outro lado não se condena não se corrige manifestações exteriores então pode-se ter manifestações exteriores pode pode-se ajustar se a posição lá no banco pode lá no banco do centro pode gosta de em orar em pé pode gosta de horário de sentado pode mas a ideia aqui é de exemplificação é como se mostrasse pela
forma pelo exterior mostrasse a outros que apresse precisa de um momento de recolhimento que adoração essa oração precisa do momento de introspecção e nós às vezes exteriorizamos a introspecção pela forma exterior pela forma de percepção de outro então diz eles dizem os espíritos em se não for vão simulacro pode sim ter adoração exterior pode ter a demonstração desculpe e exterior unity reset sempre último dá um bom exemplo e eles acrescentam com a conjunção adversativa não seja que vai mudar um pouco o rumo da conversa porém os que somente o fazem por afetação e amor próprio
mas cuja conduta desmente sua aparente piedade dão mau exemplo e fazem mais mal do que supõe eu vejo se essa ideia da manifestação exterior é um vão simulacro né ou seja é apenas por amor próprio egoísmo orgulho melhor dizendo né de mostrar aos outros olha como eu moro bem como eu eu me recolho fisicamente eles existe é só isso ou se só tem isso se só se tem isso não faz não faz bem esse exemplo não faz bem isso nos remete ao versículos 9 a 14 do capítulo 18 do evangelho de lucas quando fala da
prece do fariseu e do publicano o que todos nós conhecemos a passagem quando ali jesus diz é conta a parábola né que o fariseu eo publicano entraram no tempo para orar e o fariseu em pé se vangloriava dizendo que não era como urgentes e o joão publicando que jejua vá que dava um jejum e ele estava lá na frente e em pé como que demonstram nesse aspecto e no fundo é um fariseu sem conseguir levantar nos olhos no ato de contrição dizia tenha piedade de mim e jesus então pergunta aos discípulos qual dos dois voltou
justificado para casa o publicano por quê porque a ideia do fariseu era puro e simples a formalidade não havia sentimento na formalidade pode ser haver uma certa exteriorização alguns ritos no sentido não ritualístico da palavra no sentido de atos sequenciais até pode até pode desde que haja o sentimento porque não é a gesticulação não é a exteriorização que determina a eficácia da prece da adoração é o sentimento é a contrição do coração e esse sim essa assim determina a essa eficácia da prece e aí segue se e dizendo na questão seguinte deus tem preferência pelos
que o adoram desta ou daquela maneira e os respondem deus prefere que é o adoro do fundo do coração com sinceridade fazendo bem evitando o mal aos que julgam o ralo com cerimônias que não estornam melhores para com seus semelhantes com seus semelhantes todos os homens são irmãos e filhos de deus ele chama-se todos os que o seguem isso que seguem suas leis qualquer que seja a forma pela qual se exprimem bom então vejamos o deus da preferência para forma ou parou sentimento para o sentimento para o conteúdo esse é o ponto principal para o
conteúdo isso me leva me lembra eu já falei algumas vezes né disse isso aqui outras vezes mais uma um fato ocorrido em são roque de minas com o senhor não é quando assim se falava sobre a prece ele foi dizer deixa eu contar como é que eu oro como é que eu rezo e ele disse eu rezo o seguinte quando eu vou dormir eu me sinto nakami centro na cama e diga adeus nego velho tá aqui viu e do mundo que que ele dizia com isso a deus eu vou dormir se o senhor precisar de
mim só você me chama a esse ponto é o ponto do sentimento do fundo do coração dizendo olha eu estou à disposição como eu sei que sua está disposição no sentido de se eu precisar da ajuda eu terei então também digo se for precisar da ajuda me conta comigo é esse ato de entrega não há uma frase estabelecida no existem frases preces cabalísticas não existe esse aspectos não é um sentimento é o sentimento que conta é esse é o ponto que precisamos muito avaliar e pensar que sentimento eu coloco do meu ato de oração no
meu ato de adoração em qual o sentimento eu coloco o que de fato e eu estou exalando diferentemente do que eu estou falando o que eu estou falando sim se for a manifestação fonética do sentimento agora se a manifestação fonética se a fala que socias se do sentimento e eu estou me distanciando da relação com o criador então precisamos muitas vezes perceber que nem mesmo exalamos o proferimos melhor dizendo palavras exalamos sentimentos esse é o ponto importantíssimo para que nós possamos perceber esse esse elemento da do sentimento aplicável a adoração e depois da criação 655
pergunta se merece censura aquele que pratica uma religião em que não crer no fundo da alma em que não crê no fundo da alma fazendo apenas por respeito humano e para não escandalizar os que pensam de outra maneira e eles respondem os espíritos a intenção nisso combina tantas outras coisas essa é a regra aquele que só tem em vista respeitar as crenças alheias não procede mal faz melhor do que um que as ridicularize porque então falta com a caridade mas quem é a prática por interesse ou por ambição se torna desprezível aos olhos de deus
e até dos homens não podem agradar a deus os que fingem humilhar-se diante dele apenas para conquistar a aprovação dos homens e veja que interessante e veja só que interessante quantas pessoas simulam esse esse aspecto e coloca um aspecto de contradição aparente para que seja visto pelos homens como jesus disse lá no capítulo 6 do evangelho de mateus tu quando orares não faças como fazem os fariseus que oram em pé nas sinagogas ou nas praças para serem vistos pelos homens vejam para serem vistos pelos homens não é isso aspecto mesmo do respeito a uma cansa
e não é o aspecto da do que os outros pensaram é do que eu estou pensando o que eu estou pensando o que eu estou sentindo é e não o que os outros estão pensando quando me love observam orando então quando eles colocam assim essa ideia justamente não podem agradar a deus os que fingir humilhar-se diante dele apenas para conquistar a aprovação dos homens não é isso eu espero quanto simulam religiões religiosidade quantos simulam serem seguidores de uma religião é só para benefícios outros da aparência de uma respeitabilidade por assim dizer falsa bom então é
importante esse aspecto é eu vejo aqui uma observação que tia marlene rosa faz nossa querida amiga doutora marlene ela diz assim como conciliar o sentimento individual numa prece na casa espírita paralela ou que uma outra pessoa eventualmente eventualmente faça em voz alta e a pessoa que está orando lá na frente em voz alta não é para nós necessariamente seguimos para um passo o ritmo as palavras ela está abrindo uma condição de reflexão e ali nós acompanhamos aquela prece com o nosso sentimento com a nossa prece e muitas vezes fazemos a esterilização dos nossos próprios sentimentos
que não haver a convergência de divergência desculpa e não haverá ruído na comunicação é como deus escuta individualmente cada pessoa vamos dizer assim o que nós não devemos fazer é acompanhar a prece que o outro faz verbal mente com aspecto crítico dizendo não construiu uma frase o raciocínio está sendo sem lógica está falando coisas sem sentido não nesse sentido não porque aí nós estamos fazendo uma uma aferição de valores mas me acompanhar no sentido de que sentimento bom está sendo colocado e eu posso exalar ali o melhor esterilizar para com o mundo espiritual para o
mundo espiritual os meus próprios sentimentos e pensamentos e pedidos não haveria conflito ruído na comunicação é então seguindo nessa ideia o tema nos temos a nossa religiosidade nós temos a nossa crença religiosa bom e que devemos seguir mas não devemos fazer dessa crença apenas um simulacro visual não que nós de fato ao e elaborarmos as a oração ao exteriorizar mos a ideia da adoração seja fruto de um verdadeiro sentimento no bem verdadeiro sentimento de contrição de coração para com o criador a questão 656 adoração em comum ou seja coletiva é preferível adoração individual e eles
respondem reunidos pela comunhão dos pensamentos e dos sentimentos os homens têm mais força para atrair a si os bons espíritos é a lógica a ideia que jesus nos trouxe quando ele dizia quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome aí estarei no meio deles que haverá uma palavra e não a palavra um substantivo que determinará isso convergência a convergência de sentimento e pensamento não é a quantidade de pessoas é a convergência no pensamento e sentimento nessa quantidade de pessoas então não significa que dois orando o efeito é menor do que 10 11 12 15
20 30 50 orando não não não é isso aspecto quantitativo é o aspecto qualitativo advindo do aspecto quantitativo é a qualidade da quantidade e não a quantidade da qualidade ou seja duas pessoas orando com fé com contenção o que é mais interessante é mais forte do que dez pessoas orando com divergências de sentimentos e pensamentos então é a qualidade e não a quantidade até mesmo para o serviço em prol do cristo emanio disse certa vez o êxito do cristianismo redivivo não depende da quantidade de pessoas que o buscam mas da qualidade daqueles que militam em
suas fileiras então é esse é o aspecto forte na coletividade não é a quantidade mas a qualidade a qualidade da quantidade e não a quantidade ou melhor dizendo a quantidade da qualidade e não a própria e por e simples quantidade de pessoas ah então não posso orar sozinho claro qualidade da prece qualidade do sentimento qualidade daquele que ora e depois eles tocam no aspecto muito interessantes e que precisamos pensar um pouco mais de parcimônia e motivo ou seja seus parcimoniosos no lado no lado passional aqui eles não fazem juízo de valor com relação a esse
ponto mas traz uma reflexão quando se pergunta na questão 657 e os homens as pessoas que se entregam à vida contemplativa tem algum mérito aos olhos de deus já que só pensam nele não fazem mal a ninguém podemos a pergunta os homens que se entregam à vida contemplativa tem algum mérito aos olhos de deus pesquisar que só pensam nele e não fazem mal a ninguém que quis eu dei uma boa mineirada agora né como eu sou um bom mineiro que que é isso não o que é isso o que é isso qual é essa ideia
vida contemplativa as pessoas que quase que vivem no ascetismo saem da vida social e se isolam mesmo em grupos somente somente para oração ficam exclusivamente para isso apartados da vida social e essa pergunta e aí vejamos a resposta e se é agradável né que isso se as pessoas que se entregam a essa vida contemplativa tem mérito aos olhos de deus e eles respondem não a ver não pois se não porque eles alegam que não estão fazendo mal para ninguém e eles dizem não pois se não fazem o mal também não faz o bem e são
inúteis e aliás dizem eles e não fazer o bem já é um mal em si mesmo e não fazer o bem já é um mal deus quer que se pensa nele mas não quer que se pensa apenas nele pois deu ao homem deveres a cumprir na terra logo em seguida nós veremos no outro momento numa outra live que seja nós vemos a leite sociedade sim com certeza no trabalho além de sociedade e aqui é o aspecto veja deus quer que se pense nele mas não quer que se pensa apenas nele pois deu ao homem deveres
a cumprir na terra é a oração do sentido de servir aos semelhantes ser útil ao semelhante isso me leva me lembra uma frase de madre teresa de calcutá talvez com outras palavras mas que ela disse mais valem as mãos que oram do que os lábios que somente oram desculpe mas desculpa mais vale as mãos que trabalham do que os lábios que somente oram mais valem as mãos que trabalham do que os lábios que somente oram teria sido uma frase de madre teresa de calcutar e está em consonância com essa questão 657 quando diz deus quer
que se pense nele mas não quer que se pense somente nele pois deu ao homem deu ao ser humano deveres a cumprir na terra e deveres a cumprir na terra então é esse ponto que está nessa questão 657 não é isolando luz da sociedade do convívio do meio de não estar no meio das pessoas que nos fará melhor por melhores não não é na convivência é no dia a dia o que nós oramos fazendo e podemos fazer por ano bom então não é o aspecto de uma vida apartada da sociedade que sidarta gautama também bem
entendeu porque não primeiro momento quando sidarta gautama se isola ele disse que era para isolar para sair dessa dessa miséria da sociedade essa forma da sociedade tão material e ele vive o ascetismo porque antes ele vive a bastante essa depois de uma vida de ascetismo contemplativa ele então disso que o caminho do meio era o ideal é o caminho do meio e não ascetismo não o a vida pura material puramente material mas o caminho do meio trazendo a oração para o dia a dia para a vida social e aí e colocando aviso à vida social
no sentimento da própria vida espiritual então é esse o ponto que está nessa questão 657 e mais uma vez digo a frase com outras palavras que madre teresa de calcutá teria proferido mais vale as mãos que trabalham do que os lábios que somente eram somente lá devemos orar sim e devemos trabalhar em prol das pessoas sim e não nos isolarmos para uma vida puramente puramente ou com simplesmente ou exclusivamente contemplativa oi e aí entra-se numa outra sequência que é da prece propriamente dita a sequência da pressa propriamente dita a questão 658 a prece é sempre
advogar prece é agradável a deus a prece é agradável a deus ó e aqui dizem responde os espíritos a prece é sempre agradável a deus quando o ditada pelo coração pois para ele deus a intenção é tudo ah pois para ele deus a intenção é tu e a prece do coração é preferível aquela que podes ler por mais bela que seja se for lida mais com os lábios do que com pensamento aqui vale uma outra observação vou terminar a frase a prece é agradável a deus quando dita com fé e com fervor e sinceridade vejamos
o que é colocado aqui pelos espíritos a prece é sempre agradável a deus sem dúvida quando ditada pelo coração ah pois para deus diz aqui para ele a intenção é tudo depois eles vão explicar melhor essa ideia do coração não dissociando a do pensamento então não é só um elemento passional porque se fosse uma oração é passional mas um coração ou seja um sentimento trabalhado com o pensamento ou o pensamento atrelado ao sentimento porque eles dizem a prece do coração é preferido aquela que podes ler por mais bela que seja se for lida mais com
os lábios do que com pensamento é mas com os lábios do que com pensamento e isso nos leva a primeira carta de paulo é a primeira carta de paulo aos coríntios capítulo 14 versículos 11 a 17 que eu vou ler aqui para que nós entendamos como assim como os espíritos responderam fechando os outros fala a primeira carta de paulo aos coríntios no capítulo 14 a partir do versículo 11 até o 17 e diz o apóstolo paulo na carta se eu pois ignorar a significação da palavra da voz serei estrangeiro para aquele que fala e ele
estrangeiro para mim que que está dizendo que que é ser é estrangeiro é eu não compreenderei que está sendo dito é uma língua estrangeira em outras traduções de serei bárbaro para aquele que hora e ele será bárbaro para comigo porque nós não entenderemos alguém falar ah e eu não entenderei mesa se eu pus a ignorar a significação da voz serei estrangeiro para aquele que fala e ele estrangeiro para mim e quem vejamos o versículo 14 porque se eu orar em outra língua o meu espírito ora de fato mas a minha mente fica infrutífera que farei
pois orarei com o espírito mas também orarei com a mente cantarei com o espírito mas também cantarei com a mente essa ideia muitas vezes para as preces decoradas língua estranha não quer dizer o aspecto xenon xenon cross fico ou xenoula bico não não é xenoglossia nem xenolalia não não não é esse aspecto da língua estranha falar em línguas estrangeiras não não é qualquer não entendimento daquilo que está sendo dito então se eu pego uma pressa e acho bonito porque ela tem uma métrica ela tem uma rima é uma é um quase de um poema e
eu a recito oi e o mesmo não estão sabendo que eu estou dizendo porque não estou associando o sentimento com o que eu estou dizendo com o entendimento que eu tenho então é que o apóstolo paulo foi preciso e kardec traz essa assertiva do apóstolo paulo para o capítulo 27 do evangelho segundo o espiritismo quando ele coloca com o título a esse tópico trazendo essa essa essa passagem esses versículos do apóstolo paulo na primeira carta aos coríntios ele coloca o por título é preciso inteligíveis preces ininteligíveis ou seja não que a gente não entende então
é preciso que nós passamos uma justaposição sem tiro que se está falando e saber o que você está falando porque senão alma uma distonia nesse nesse aspecto não é uma harmonia nesse sentido nesse aspecto é isso que está nessa questão 658 consonância direta harmonização perfeita com que o apóstolo paulo nos trouxe na sua prima i coríntios capítulo 14 versículos 11 até o 17 vamos uma voltará a falar essa essa parte aqui do do versículo 14 no capítulo 14 né para ficar mais fácil de gravar 14:14 veja o que ele fala que porque se eu orar
em outra língua seu horário em outra língua o meu espírito ora de fato mas a minha mente fica infrutífera que farei pois ele mesmo responde orarei com o espírito mas também orarei com a mente cantarei com o espírito mas também cantarei com a mente kardec chama isso de que é e raciocinada o que não é fé racionalizada porque a fé racionalizado é só a razão sem sentimento a fé raciocinada é razão e sentimento justapostos e justapostos o que é o que ele disse kardec fé inabalável fé inquebrantável é aquela que enfrenta a razão face a
face em qualquer época da humanidade e ver e muitas vezes em nome da fé raciocinada nós colocamos a fé racionalizado e oi que hora que eu dizia o olhar aqui porque eu estou filmando aqui para o para depois subir para o youtube aí eu vou olhar para outra câmera vir aqui do celular baixo para cá então desculpe-me esses muitas vezes esses desvios de olhares mas vejam nós em nome da fé raciocinada nós racionalizamos colocamos somente o cérebro e esquecemos o coração ou seja colocamos somente a razão e esquecemos o sentimento ea fé raciocinada justapõem o
coração e cérebro seja sentimento e razão para que não haja a ingenuidade a cegueira do sentimento e não haja a frieza a razão mas sim uma razão e motivo uma emoção racional essa seria ideia aqui contida na questão 658 do livro dos espíritos vamos ver lá de novo a prece é agradável a deus a prece é sempre agradável a deus quando o ditada pelo coração pois para ele a intenção é tudo e a prece do coração é preferível aquela que podes ler por mais bela que seja se for lida mais com os lábios do que
com o pensamento a prece é agradável a deus quando dita com fé e com fervor e sinceridade mas não querias que o sensibilize a prece do homem vão orgulhoso egoísta a menos que significa de sua parte um ato sincero de arrependimento de verdadeira humildade dica verdadeira humildade eu gosto muito interessante eu gosto muito porque quando nós vamos linda essas questões mas percebemos a a sintonia com o pensamento trazido pelo cristo desdobrado pelos apóstolos trabalhado pelo aqui no caso pelo apóstolo paulo eu me encanto com essas correlações perfeitas que os espíritos fazem e o desdobramento que
depois kardec vem fazendo e nas outras obras porque nesse ponto por exemplo aqui esse esse esse essa questão 658 ela nos leva ao capítulo 19 do evangelho segundo o espiritismo que fala da fé e nos leva o capítulo 27 do rio dos espíritos que nos fala justamente da oração pedi e obtereis que é justamente nesse aspecto dos livros seguintes não é o o evangelho segundo o espiritismo é um desdobramento desse livro terceiro do livro dos o evangelho segundo espiritismo é um desdobramento perfeito desse livro terceiro do livro dos espíritos que desdobra esse aspecto né das
leis morais e aqui vem como lucidez né os espíritos trazendo respostas curtas profundas e diretamente ligadas ao pensamento do cristo e kardec sabiamente vem desdobrando isso depois o evangelho segundo espiritismo essa lei de adoração o melhor de trabalhado entendida se nós tivemos a leitura em conjunto do capítulo 19 capítulo 27 do evangelho segundo o espiritismo e o capítulo 6 do evangelho de mateus capítulo 11 do evangelho de marcos que vai também trazendo tu vai mostrando a harmonização que o pensamento dos espíritos que foram exarados posteriormente tem com os dizeres com as falas de jesus e
seguindo que estão 659 em qual o caráter geral da pref o caráter geral da prece e os espíritos respondem a prece é um ato de adoração a orar a deus e pensar nele e aproximar-se dele e possuem comunicação com ele pela prece podemos fazer três coisas louvar pedir e agradecer a prece é um ato de adoração orar a deus é pensar nele e aproximar-se dele pôr-se em contato com ele tem comunicação com ele isso não vai nos levar essa resposta dos espíritos ao capítulo 6 do evangelho de mateus quando nos fala da oração ali no
capítulo 6 mateus nos traz a ideia do jejum da esmola e da oração e sobre a oração nos fala da seguinte forma a jesus dizendo tu quando orares não faças como fazem os fariseus que oram em pé na sinagoga do nas praças para serem vistos pelos homens tu quando orares entra no teu quarto e fechada a porta ore em silêncio ao teu pai que está nos céus e o pai que tudo vê e em secreto te recompensará olha que interessante e tu quando orares não faça como faz os fariseus que oram em pé nas praças
para serem vistos pelos homens já receberam o seu galardão tu quando orares entra no teu quarto e fechada a porta ora a teu pai que está nos céus e o pai que tudo vê secretamente ou em segredo ou em silêncio dependendo das traduções te recompensará em que aspecto e esse é um aspecto tríade que nós vemos nessa questão 659 na questão 659 temos um mesmo aspecto trade pensar em deus aproximar-se de deus pôs em contato com deus entrar no quarto fechar a porta orar ao pai oh e vamos a ideia de mateus ou a ideia
de jesus contida no evangelho de mateus e entra no teu quarto veja a frase do texto o teu pa pronome possessivo não entrar no quarto do vizinho no meu quarto que quarto é esse consciência quarto íntimo e não era comum naquela época as casas terem cômodos divididos era comum a casa com cômodo só enorme e lugares divididos ou de definidos sem divisões de paredes como temos agora um quarto uma sala uma cozinha dividida por paredes não não não era quando existiam se em casas assim mas em regra principalmente o pessoal simples era um incômodo só
quase e num canto ficava ali como se fosse a cozinha no outro canto dormiam então não era uma ideia de quarto físico entra no teu quarto o e os quartos quando existiam muitas vezes eram coletivos era de mais de uma pessoa então não é entrar é uma analogia não é entrar num quarto material físico é entrar no quarto íntimo por isso o pronome possessivo teu teu quarto a entrar na própria consciência e não na consciência do outro entra no teu quarto e fechada a porta o que é fechar a porta em estabelecer limites se eu
fecho a porta e estou do lado de dentro eu só vejo o lado de dentro em outras palavras para a oração e entremos na nossa consciência e fechemos a porta para o exterior nos interessa uma análise e interior interessa o ambiente e íntimo interessa a nossa consciência se olharmos para nós mesmos por dentro nossas intenções nossos sentimentos é esse o aspecto de fechada a porta os edis e em silêncio a consciência silenciosa não oleosa a cura ora a teu pai e tu ver até o pai a relação direta com deus mais um pronome possessivo não
é que eu tenho um deus diferente do outro não é isso teu pai relação direta minha com criador do outro com criador do outro criador o mesmo criador o mesmo pai esse é um ato de recolhimento fechada a porta veja a forma estabelecida fechada a porta uma forma de particípio fechada a porta e não é entre aberta não é aquele momento que eu entro no quarto e deixar a porta entre aberta não não é porque na porta entre aberta estou olhando para mim estou olhando para fora estou com atenção em minha atenção em fora então
diz o texto entra no teu quarto e fechada a porta fechada a porta como que a orar nos recolhemos e estabelecemos nesse limite nesse momento da oração eu com deus fechada a porta não é entre aberta não tem uma mineiramente falando uma gripezinha na mão fechada a porta e ora a teu pai teu relação direta em si que o pai que vê em secreto que vem silêncio ou seja vê no fundo da alma vê no fundo da consciência te recompensará te atender ela é perfeita essa forma que jesus nos trouxe perfeita a entrar no quarto
fechar a porta e silenciar a pensar em deus aproximar-se de deus pôr-se em contato com deus questão 659 e isso nos leva e a uma letra de música pessoal fala assim muitas vezes para mim se você deve passar a vida ouvindo música porque mineiramente falando vira e mexe você coloca uma música nas falas não eu não sou de do soro um grande entendedor de música não fique só se escutando música mas quando eu escuto música escuto ou seja eu presto atenção na letra e aí vejam uma música de gilberto gil o que diz assim e
se eu quiser falar com deus tenho que ficar a sós eu tenho que apagar a luz tenho que calar a voz de um aspecto nutrientes se eu quiser falar com deus tenho que ficar a sós tenho que apagar a luz tenho que calar a voz ficar a sós a consciência apagar a luz o limite não vão enxergar nada externo e calar a voz deixar o coração falar tenho que estar lá para lara voz tenho que encontrar a paz a irmã no na questão 136 o livro fonte viva ele disse que a paz decorre da quitação
da consciência para com a vida que tá são da consciência para uma vida tenho que encontrar a paz dizer ele tenho que desatar os nós um dos sapatos da gravata dos desejos dos receios veja que primor essa expressão tenho que desatar os nossos nós dos sapatos ou seja da agitação do corre-corre sapatos vou andar desatar esses nós deixamos folgado esses aperto os materiais que nós temos esse esse aperto essa obnubilação que temos dos afazeres da correria tenho que desatar os nós um dos sapatos o nó da gravata que sufoca o modo esse sufoco das pressões
materiais do orgulho desatar o nó da gravata já tava os nomes dos sapatos da gravata dos desejos os desejos falamos disso ontem numa nave da rede amigo espírita desejos não necessariamente não melhor dizendo não necessidades desejos vamos necessidades fictícias necessidades eu tenho que desatar os nós dos desejos dos receios porque dos receios porque a oração mata de entrega o que receio é desatar os nós dos sapatos da gravata dos desejos dos receios o link esquecer a data eu tenho que perder a conta e ter a alma eo corpo nus perfeição esquecer a data esqueçamos a
cronologia nesse momento não há tempo apenas intensidade e tem que esquecer a data tenho que perder a conta eu tenho que ter mãos vazias e no sentido de nada enchendo as mãos que não seja com a fé em deus e pela alma eo corpo nos ou seja totalmente aberto e agora está com o criador e se eu quiser falar com deus tenho que ficar a sós tenho que apagar a luz tenho que calar a voz eu tenho que desatar os nossos dos sapatos da gravata dos desejos dos receios tenho que encontrar a paz e e
tem que esquecer a data tenho que perder a conta tenho que ter mãos vazias ter a alma eo corpo nos a fita a prefeita consonância com que nos disso jesus grafado por mateus no capítulo 6 com que nos falam os espíritos nessa questão 659 qual o caráter geral da prece a prece é um ato de adoração orar a deus e pensar nele e aproximar-se dele é pôr-se em comunicação com ele pela pressa e podemos fazer três coisas louvar pedir e agradecer
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