O PECADO QUE CONDUZ À MORTE – Homilia – Sábado pós Epifania (2025)

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Padre José Eduardo
Se alguém quiser fazer uma oferta espontânea para a Paróquia, pode realizar um depósito/transferênci...
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queridos irmãos hoje encerramos a leitura da primeira carta de São João E esse trecho final uma espécie de epílogo análogo àquele que está no final do Santo evangelho de São João tem como centro uma realidade que a comunidade do discípulo Amado enfrentava realidade que nós lemos no decorrer da [Música] carta mas que pode passar desapercebida aos nossos olhos o fato de que Alguns irmãos se separaram do corpo um grupo de seccionistas de gente que se sectou do corpo de Cristo São João fala deles como pessoas que são do anticristo que nunca foram dos nossos etc
etc ao longo da primeira epístola ISO fica muito muito claro e o que acontece essa primeira leitura ela gira em torno de um conceito muito importante na perspectiva de São João que é o que aqui aparece como pecado que conduz à morte todos nós católicos conhecemos essa divisão entre pecado Geni e pecado mortal entre um pecado leve e um pecado grave mas não é disso que são João está falando aqui dentro da literatura de São João pecado que conduz à morte é a negação de Jesus Cristo é quando o homem dá as costas para Cristo
é quando o homem mais do que não conhecê-lo o rejeita nós vemos por exemplo no capítulo 13 do Evangelho de São João diálogo de Jesus com Nicodemos Jesus diz de tal modo Deus enviou Deus amou o mundo que enviou o seu filho unigênito para que todo que nele crer não pereça mas tem a vida eterna quem nele crer será salvo quem não crer já está condenado e mais abaixo ele diz quem tem o filho tem a vida quem não o tem sobre ele cai a ira de Deus João 3:36 ontem mesmo no trecho imediatamente anterior
ao que nós lemos Hoje ele diz quem tem o filho tem a vida quem não tem o filho não tem a vida então o pecado que conduz à morte é o pecado de quem rejeitou o filho de quem não quis a luz que vem do filho de quem preferiu as trevas do que a [Música] luz ora diante desses irmãos que renegaram o Cristo que se encarnou que morreu por nós que se ofereceu como vítima de expiação pelos nossos pecados o Cristo que veio como nós ouvimos na leitura de ontem pela água e pelo sangue pela
fé pela caridade o Cristo que foi testemunhado pelo próprio Deus como seu filho amado como aquele no qual ele coloca todas as suas complacências esses que o rejeitaram estão no pecado que conduz à morte agora sim nós podemos entender um pouco melhor do que João está nos falando aqui caríssimos Esta é a confiança que temos no filho de Deus se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade ele nos ouve e se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos sabemos que possuímos o que havíamos pedido ou seja ele começa
fazendo uma exortação à oração quando nós Oramos alinhados com a vontade de Deus por causa de Jesus Cristo o pai nos atende quando nós Oramos em nome de Cristo e quando nós na mediação de Jesus Cristo apresentamos ao pai algo que lhe agrada isso para nós é muito importante porque quantas pessoas começam a pedir coisas sem examinarem se elas são conformes à vontade de Deus um cristão deveria fazer apenas orações que não podem não ser respondidas porque o seu coração deveria estar tão alinhado com o evangelho que ele não é capaz de oferecer a Deus
uma oração que realmente não esteja alinhada com o coração de Deus então isso para nós é é é difícil por nós temos os nossos roteiros os nossos esquemas E nós queremos que Deus no fundo faça a nossa vontade prevalecer mas quando nós dizemos senhor coloco isso nas tuas mãos se isso é da tua vontade que seja feito assim se não for não faça Se isso for para o meu mal tira do meu caminho eu quero te conhecer plenamente Aí chega uma pessoa olha Pode ser que você seja promovido na firma quem não quer isso qualquer
um mas o Cristão deveria dizer Senhor se for para tua glória que assim se faça se não for para a tua glória Não se faça porque eu não quero estar 1 milímetro fora da tua vontade portanto uma boa parte da nossa oração deveria consistir em pedirmos luzes para conhecer Qual é a vontade de Deus de modo especial para nós e às vezes nós Demoramos para ter esse discernimento então ele diz e aqui é a aplicação da exortação geral à oração se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduza à morte que ele ore
e Deus lhe dará aquele irmão a vida isto se de fato o pecado cometido não conduz à morte existe um pecado que conduz à morte mas não é a respeito deste que eu digo que se deve orar toda a iniquidade é pecado mas existe pecado que não conduz à morte Nós temos que nos colocar na Perspectiva da comunidade do discípulo Amado pensemos nós estamos naquela igrejinha perseguida buscando a deus com todo o nosso coração e Alguns irmãos muito queridos se afasta porque são afetados por um tipo de crença estranha no caso a crença de que
Jesus Cristo não veio na carne que ele não é verdadeiramente homem que ele é uma espéci de holograma e que portanto nós devemos simplesmente tocar a nossa vida sem nos importarmos com aquilo que é [Música] pecado esses irmãos se diziam que não eram pecadores que já não já não tinham mais pecado e portanto podiam fazer aquilo que eles quisessem Qual é o nosso coração aquilo que em primeiro momento a nossa caridade nos impulsiona orar por essas pessoas para que elas retornem ao bom caminho só que chega uma hora em que a nossa intercessão começa a
nos fazer mal sabe quando alguém se desviou e você está tão dolorido pela pessoa que desviou que você já não consegue mais ter paaz você não tem mais comunhão com Deus você não consegue mais colocar o seu coração no Senhor quando a intercessão se torna um fardo ruim essa é hora de parar de orar nós temos que entender uma coisa Deus não anula a nossa liberdade e se alguém não quer Deus ele opôs a Cristo um obstáculo voluntário Deus não vai forçá-lo Deus não força ninguém Jesus disse se alguém quer me seguir negue-se a si
mesmo ele não obriga mesmo para São Paulo quando São Paulo estava no caminho de Damasco ele disse quando apareceu a São Paulo é duro recalcitrar contra o aguilhão ou seja ele tava comparando São Paulo com um boi cujo guilhão cujo o eh a pinça né a o gancho vai pegar mas ao invés dele se integrar de se entregar eles se debate É duro mas ele não força São Paulo a se integrar essa entrega tem que ser nascida do seu coração há um mistério aí H um mistério que nós não podemos compreender portanto quantas pessoas se
desviam E aí você pai mãe por exemplo entram num desgosto perdem a alegria perdem a felicidade porque o meu filho se perdeu porque escuta querido ele é adulto ele é livre você já falou Você já ensinou Você já mostrou ele sabe o caminho de volta não quer ir vá com Deus não é necessário servir a Deus contra a sua vontade se você não quer eu não vou destruir a minha fé a minha espiritualidade em outras palavras eu não vou pro inferno junto com alguém que não quer ir pro céu a minha oração tem que ser
equilibrada sensata sábia E se alguém realmente renunciou a Cristo não tem jeito essa pessoa deu as costas para sua salvação é uma pena é mas o inferno existe muita gente vai para lá Jesus disse que Estreita é a porta e apertado o caminho que conduz a vida mas larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos entrarão por ele portanto nós não temos que destruir a nossa comunhão com Deus quando isso é uma consequência de uma interceção nervosa desesperada angustiada é por isso que ele diz não digo que se deve
rezar veja é muito importante entender ele não está proibindo de orar por um por um desencaminhado ele só está explicando que não é um dever porque alguém pode dizer não mas eu tenho que levar essa pessoa nas costas eu tenho que Calma você não é o salvador só existe um Salvador que é Jesus Cristo Calma isso é muito importante ele continua sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não pega ele começa aqui uma série de três nós sabemos nós sabemos nós sabemos o primeiro nós sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca
aquele que é gerado por Deus Deus o guarda e o maligno não o pode atingir e a gente fica um pouco confuso porque a gente fala Meu Deus Como assim aquele que é gerado de Deus não peca e a gente peca como isso o que que ele está dizendo aqui ele está falando de uma nova natureza que todo aquele que nasceu de novo tem em si vejam se você suja um gato daí a pouco o gato começa a se LAMB dentro de algum tempinho ele já está limpo mas se você lava um porco na primeira
oportunidade que ele tiver ele vai paraa lama Por quê está na natureza do porco ser sujo assim como está na natureza do gato ser limpo aquele que nasceu J Deus tem uma nova natureza ou seja se ele pecar ele vai ser limpo no sangue de Cristo Ele vai o seu pecado ele não tem comunhão com o pecado ele não tem uma posição de tranquilidade no pecado é por isso que são João já disse no capítulo 2 filhinho se alguém disser que não tem pecado é mentiroso mas se pecares tendes um advogado junto de Deus Jesus
Cristo e ele vos perdoará de toda culpa ou seja ele está falando aqui dessa nova natureza uma natureza que nós recebemos de Deus e ele diz o maligno não o pode atingir ou seja maligno só poderá te atingir se você voluntariamente se expuser às suas artimanhas se você não vigiar Como disse São Pedro se deob os vigilantes o vosso adversário o diabo anda ao vosso der redor Como um leão a rugir procurando a quem tragar portanto eu tenho que ser sobre vigilante eu tenho que levar uma vida em que o equilíbrio de Cristo se manifeste
segundo nós sabemos nós sabemos que somos de Deus ao passo que o mundo inteiro já so o poder do maligno o mundo inteiro já no maligno mais uma vez São João faz essa separação entre O Cristão e o mundo no qual há a concupiscência da Carne a concupiscência dos olhos e a soberba da vida no mundo do pecado o mundo é o mundo do pecado bom basta olhar pra janela se você colocar a cabeça para fora o que você vai ver é o mundo inteiro indo pra direção oposta a do Evangelho mas nós sabemos que
somos de Deus ou seja nós temos uma nova natureza como diz São Paulo aos romanos a vontade da Carne conduz a morte mas a vontade do Espírito conduz a vida e a paz ou seja nós queremos Deus nós queremos mais de Deus somos fracos pecamos mas isso não O que determina a nossa vida o que nós queremos mesmo o tema da nossa vida é que nós queremos estar sob a direção do Espírito Santo para amar a Deus aí sim nós não estamos sobre o poder do maligno como todos aqueles que não nasceram de novo por
último nós sabemos que o filho de Deus veio e que nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o verdadeiro e nós estamos com o verdadeiro no seu filho Jesus Cristo Este é o Deus verdadeiro e a vida eterna ou seja João está olhando para a comunidade dos seus filhos e está dizendo perseverem no Deus verdadeiro e em seu filho Jesus Cristo é nele que está a vida eterna não desvi nem paraa direita nem para a esquerda nós somos chamados a ter um super con do filho de Deus a progredir em graça e oração em
viver da dependência dele no evangelho de hoje aparece esse versículo muito pouco comentado quase não se prega sobre ele quando João diz ninguém pode receber alguma coisa se não lhe for dada do céu ou seja eu não devo seg a minha cabeça eu tenho que depender de Cristo para tudo quantas pessoas colocam na sua mente um pensamento mundano eu vou todos os dias orar 2 horas porque eh São Pedro de Alcântara disse no Tratado da oração que eu tenho que rezar duas horas ó se você não receber isso de Deus você não vai conseguir vai
fazer uns dois dias só depois você vai desfalecer isso é um princípio ninguém pode receber alguma coisa se não lhe for dada do céu ah eu quero pera aí mas será que Deus quer para cada um Deus tem um caminho de santificação Santo Afonso Maria de Ligor orava 8 horas por dia Ele não dormia né porque ele orava 8 horas hor estudava 8 horas e fazia Pastoral 8 horas ele não dormia tinha essa graça se eu não dormir misericórdia eu não consigo nem me levantar no outro dia eu fico completamente destruído cada um tem um
caminho então mais do que o que eu quero eu tenho que depender de Cristo eu tenho que receber do céu o que que o senhor quer me dar Ah eu vou fazer um jejum de 40 dias faço um voto vou jejuar 40 dias Pera aí meu filho Deus quer te dar 40 dias de jejum é isso que ele está te dando você tem que ser salvo pela graça não é pela sua invencionice por aquilo que vem da sua cabeça Deus está te dando isso ou não essa é a grande pergunta mas o versículo final é
muito interessante porque ele diz filhinhos guardai-vos dos Ídolos guardai-vos dos Ídolos é um versículo interessante porque veja se ele dissesse guardai-vos da idolatria ele estaria falando de um preceito moral mas quando ele diz guardai-vos dos Ídolos Como assim que que ele está querendo dizer com isso há uma discussão quase interminável entre os exegetas sobre esse assunto só hoje eu li umas 11 teorias diferentes sobre o que seram esses Ídolos a que mais me convenceu é de que são João está falando dos simulacros ídolo no grego significa simulacro ou seja imitação guardai-vos do quê dos cristãos
falsos dos imitadores dos simulacros de Cristão mas que não são cristãos verdadeiros desses falsos irmãos é a última advertência que ele dá toma cuidado com quem você anda toma cuidado com quem você caminha se Preserve porque se você andar com quem está desencaminhado você pode se desencaminhar também bem é uma palavra de um pai que olha pra sua família paraos seus filhos pequeninos e des filhinhos guardai-vos dos simulacros dos dissimulador daqueles que aparentam ser uma coisa e não são ou como diz Jesus aos Apóstolos guardai-vos do fermento de Herodes que é a hipocrisia pensamos ao
Senhor que também nós possamos perseverar na graça buscando sempre dependendo dele sempre porque ele é o mais importante muitas vezes nós teremos que prosseguir sozinhos em nossa jornada ruma o céu teremos que deixar muitas pessoas para trás mas quando nós fazemos isso o senhor não se deixa vencer em Bade misericórdia para nos compartilhar para compartilhar conosco a sua intimidade os seus segredos mais profundos
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