Então você está estudando contabilidade, avançando na matéria e aprendendo temas como lançamentos contábeis, débito e crédito e chegou na parte do balancete de verificação. E aí, você está na dúvida o que ele significa, Como que ele é feito e o que ele representa? Então fica tranquilo aí, porque nesse vídeo nós vamos ver o que é o balancete de verificação, o por que ele é feito e quando que ele deve ser utilizado.
Para que você entenda o balancete de verificação é necessário que você já saiba fazer os lançamentos contábeis. Se você ainda está com dificuldade nessa parte inicial, eu estou deixando aqui no Carne alguns vídeos que podem te ajudar sobre contas contábeis amazonenses e partidas dobradas. A escrituração contábil de uma empresa pode demandar vários lançamentos e depois que você efetua uma série de registros, pode surgir a dúvida se tudo que você fez está certo, se os débitos e créditos foram realizados da maneira correta.
E é aí que o balancete de verificação te ajuda. É uma maneira rápida de você conferir se todos os lançamentos feitos a débito ou crédito nas contas do ativo Passivo Patrimônio Líquido estão fechando. O primeiro passo para montar o balancete de verificação é apurar o saldo de todas as contas que os lançamentos foram feitos.
Apurar o saldo significa verificar o quanto de dinheiro ainda tem naquela conta e se é um saldo devedor ou credor. Por exemplo, estou colocando racionalmente da conta bancos que nós temos um lançamento a débito de 300. 001 lançamento a crédito de 25.
000. O saldo dessa conta é 275. 000 devedor, pois entrou 300.
000 a débito, visto que bancos é uma conta do ativo e saiu 25. 000 a crédito. Essa apuração dos saldos é feita para todas as contas movimentadas e no balancete e por meio desses saldos você vai conferir a igualdade matemática dos registros realizados a débito e crédito.
Como é usado o método das partidas dobradas para fazer os lançamentos? Todos os saldos devedores tem que ser igual aos saldos credores. Se não houver uma igualdade nesse total, é porque os seus lançamentos tem algum erro.
Antes de continuar aquela pausa para pedir o seu like no vídeo e inscrição no canal, porque aqui a gente ajuda com os assuntos de contabilidade. E falamos também de livros, estudos e mercado financeiro. Então já deixo o link no vídeo.
Nos ajude a crescer! Então vamos fazer alguns lançamentos contábeis em razão de na sequência apurar um balancete de verificação para ver como ele funciona e como ele pode ser útil. Vamos começar registrando o primeiro lançamento com o aporte inicial, com a aplicação em caixa de 1.
000. 500 pelo método das partidas dobradas, nós vamos lançar um crédito em capital social e um débito em caixa, que é uma conta de ativo ativo. Aumenta com o débito passivo, o patrimônio líquido aumenta com o crédito.
E assim nós fizemos nosso primeiro lançamento. Na sequência, vamos registrar a compra de estoque à vista por 500. 000, logo um crédito no caixa e um débito na conta de estoque.
O dinheiro sai do caixa e vai para o estoque. Último lançamento e a compra de móveis e utensílios à vista e à vista. Esse dinheiro sai do caixa.
Logo um crédito na conta caixa e o débito na conta, móveis e utensílios, que é uma conta lá do meu imobilizado. Agora vamos fazer um balancete de verificação para ver como ele pode ser útil no balancete de duas colunas, que é esse que está na tela. A gente tem o nome da conta e o saldo e agora eu tenho que olhar para o racionalmente e verificar qual o saldo de cada conta, se ele é devedor ou credor.
Vamos começar com a conta caixa. Dá para ver que a gente tem 1. 000.
500 a débito e 800. 000 a crédito, logo, o saldo aqui é de 700. 000 devedor.
É isso que eu vou colocar no meu balancete de verificação. As outras contas fica fácil de verificar o saldo 500. 000 devedor na conta de stock 300.
000, devedor na conta de móveis e utensílios e 1. 000. 500 de saldo credor na conta capital social.
A ideia do balancete de verificação é servir como uma prova real para ver se você obedeceu corretamente ao método das partidas dobradas, que diz que todo débito tem que haver um crédito correspondente. Nesse caso, aqui, o total dos saldos devedores é igual ao total dos saldos credores. Você consegue verificar se os lançamentos foram feitos corretos?
No que diz respeito aos valores e as partidas de débito e crédito, porém, ele não te ajuda a identificar se o lançamento foi feito na conta contábil, correto? Imagine que nos lançamentos que nós efetuamos, se você tivesse feito ao invés de móveis e utensílios na conta veículos, por exemplo, ao fazer o balancete de verificação, o total de saldos devedores e credores vai estar correto, Vai bater, porém a conta contábil utilizada vai vai estar registrando uma informação incorreta e nisso o balancete de verificação não te ajuda. Outro erro que o balancete de verificação não evidencia é a inversão de um lançamento.
Por exemplo, suponha que no lançamento número três nós fizéssemos um débito em caixa e um crédito em móveis e utensílios que estamos registrando aqui. É uma entrada de caixa e uma saída da conta, móveis e utensílios. E não foi isso que ocorreu.
Perceba que ao montar o balancete de verificação e apurar o total dos saldos, vai fechar. Isso porque o balancete está se preocupando com os saldos totais devedores e credores. Ele não vai evidenciar a inversão de um lançamento, mas se você prestar atenção nesse caso aqui, vai perceber que uma conta do ativo não pode ter saldo credor.
O período de elaboração do balancete de verificação depende do volume de lançamentos contábeis que a empresa faz. Quanto menor for o período de abrangência desse balancete, mais eficiente será a contabilidade. Isso porque você vai acompanhando de perto se os seus lançamentos estão fechando.
Os balancetes feitos em períodos muito longos até indicam o erro achar onde ele está no meio de tantos lançamentos e complicado. Via de regra, as empresas fecham balancetes mensais ou até diários, tudo dependendo da quantidade de registros contábeis gerada pela contabilidade. Dessa forma, o pesadelo de todo contador é evitado na hora de fechar o balanço, verificar que ele não está fechando, enquanto o balancete de duas colunas é excelente para os profissionais da contabilidade acharem erros e tirarem a prova real dos lançamentos.
O balancete de seis colunas, composto pelos saldos anteriores, as movimentações mensais e os saldos finais de cada conta, traz muito mais informação para o usuário, pois ele pode acompanhar as movimentações registradas em cada conta e quanto de saldo elas carregam. Ainda os empreendedores que querem acompanhar os seus negócios podem tirar um balancete diário e verificar as movimentações ocorridas na empresa durante aquele dia apenas pelo balancete. Dessa forma, entenda que o balancete de duas colunas ajuda muito para fins de controle e detecção de erros e o balancete de seis colunas pode ser usado para fins gerenciais.
A sensação de fechar um balancete de verificação após vários lançamentos é muito boa. Isso mostra que você entendeu por completo o método das partidas dobradas e como os lançamentos são feitos por meio das contas patrimoniais e de resultados. Agora, se você está com dificuldade nesses assuntos iniciais de contabilidade, débito, crédito, balanço, partida dobrada, receita, custo e despesa e não está conseguindo entender nada do que o seu professor da faculdade está te falando?
E se eu te explicar tudo isso desenhando por meio de uma história? Conheça o nosso curso Contabilidade Animada, aonde você vai aprender os assuntos iniciais de contabilidade de uma maneira didática e com mais de 100 exercícios resolvidos para você praticar e ficar por dentro da linguagem dos negócios por menos de uma mensalidade da sua faculdade. Eu vou fazer você se apaixonar por contabilidade, hein?