exclusivo. Após passar 2 anos e 4 meses preso, o ex-vereador Gabriel Monteiro fala pela primeira vez sobre a denúncia de estupro que o levou para a cadeia. Recentemente, o caso teve uma reviravolta.
A justiça entendeu que provas importantes podem ter ficado do lado de fora do processo. Mesmo em liberdade, Gabriel é monitorado por uma tornozeleira eletrônica. O ex-vereador, que também esteve envolvido em outras polêmicas, respondeu aos mais duros questionamentos.
Essa é nossa grande reportagem de hoje. As revelações do exherói. Eu não sou ladrão, eu não sou corrupto, eu não cometi nada para perder o mandato que cada um dos senhores conquistou com suó.
Essa é sua primeira entrevista após meses na cadeia. Estou diante de alguém que recebeu mais de 60. 000 votos para depois se tornar um estuprador.
Dos hofotes para a prisão. Vem imediatamente me entregar pra justiça, porque eu acredito nela e sei que a minha inocência vai ficar comprovada. da prisão para a tonoira eletrônica.
Como é que é viver 24 horas por dia com uma toseleira? Há um peso moral, com certeza, de você carregar esse fardo, mas a gente suporta. Essa é a história de um jovem em ascensão, traído por seus desejos.
Você é acusado por uma estudante de então 22 anos de tê-la estuprado. Você ficou 2 anos, 4 meses e 14 dias preso. Preso por causa dessa acusação de estudo.
Você tem consciência disso? Sou indiciado, denunciado, preso. Fiquei 30 meses preso.
Nunca tiveram me escutado. Um fenômeno da política. É inadmissível isso.
E das redes sociais. Isso aqui tem está cheio de coisa do povo ali, ó. que de repente viu sua imagem ruir.
Por que você filmou sua relação sexual com a menor de idade de 15 anos? O que é de fato verdade? Uma vida cercada de polêmicas.
Não encontraram nada ilegal na minha casa. Agosto de 2020, Gabriel Monteiro é expulso da Polícia Militar do Rio, onde atuava como soldado, após se ausentar das funções por 8 dias. Ele recorre da decisão alegando licença médica e é reintegrado.
Falaram que eu era um criminoso, um desertor. No mesmo dia anuncia seu desligamento da instituição. Decide então seguir na carreira política e logo se destaca.
Bandido é pessoa que não tem índole. Gabriel chama atenção por sua opinião. Eu não sou capaz do governo algum.
e atuação incisiva nas ruas. Chega, chega, se acha certo o roubo? Não.
Se mostrava como uma espécie de fiscal da população, um herói de plantão. 5 horas eu vou estar chegando na festinha, tá bom? Outubro de 2020, aos 26 anos, ele é eleito o terceiro vereador mais votado do Rio.
São mais de 60. 000 47. E teve vereador tentando fazer discursozinho contra as minhas fiscalizações.
Fevereiro de 2022, Gabriel Monteiro se torna alvo de graves acusações. As primeiras partes, gente muito perto dele, seus próprios assessores e funcionários pessoais que decidem procurar a polícia. O que estaria acontecendo?
Gabriel é acusado de assediar seus próprios funcionários moral e sexualmente. Vamos a esse depoimento de uma ex-assessora sua. Ele me abraçava por trás e dizia que me amava.
Uma vez no carro, ele confessou a fazer massagem nos meus pés e eu tirava. Daí ele foi para o banco atrás em mim e começou a me beijar, me morder. Eu queria tirar a minha vida.
Isso é um comportamento de vida? Isso é uma sentença que já está transitada em julgado, em que ela abriu mão da denúncia de assédio sexual. Essa sabia a razão dela ter feito exatamente isso.
Ela abriu mão na frente da juíza, mas antes dela abrir mão, uma pessoa que trabalhava do seu lado deu esse depoimento, um depoimento grave. Você reconhece que esse depoimento do jeito que tá aqui, horrível, horrível, horrível, perturbador, horrível, horrível. O cara que faz isso para mim tem que morfar na cadeia.
e também de manter relações sexuais com menores idades. Cara propondo 600. 000 para criar forjar prova contra mim.
E depois de filmar tudo. Por que você filmou sua relação sexual com a menor de idade de 15 anos? Você filmou?
Ela consentiu a filmagem e ela mentiu a idade. Qual a razão da filmagem? Essa geração mais jovem como a minha.
A gente gosta muito de filmar, era uma forma também de me proteger. E o que interessa é que essa jovem foi exposta. Fizeram uma a maior covardia do mundo contra essa jovem para colocá-la contra mim e não deu certo.
Eu lamento muito, não gostaria de tocar muito esse se arrepende disso? Com certeza me arrependo de ter gravado porque foi viralizado o vídeo. Era uma menor de idade e eu não sabia na época dos fatos.
E você não desconfiou, Cabrine? Ela falou que era maior de idade. A palavra da vítima tem um polra ordinário.
A pressão se torna insustentável. Em agosto de 2022, Gabriel é caçado e pede o mandato de vereador por decoro parlamentar. Uma coisa, não é?
As denúncias de assédio moral e sexual são determinantes. O que já era ruim podia sim piorar. Um mês antes, no dia 15 de julho de 2022, Gabriel se envolve com uma mulher em uma boate.
É denunciado por estúp. Tem a prisão preventiva decretada em novembro. Esse é o depoimento da suposta vítima na época dos fatos.
Ele tentou tirar minha roupa de forma agressiva. Começamos a relação sem preservativo, mesmo comigo pedindo que ele colocasse o preservativo. O Gabriel começou a me dar tapas no rosto muito fortes.
Enquanto falava: "Você tá gostando? " Ele me batia cada vez mais forte e segurava meus pulsos para que eu não fugisse. Foi então que o Gabriel disse: "Se você continuar assim, vai ser pior.
Eu vou te espancar". Eu chorava sem parar enquanto ele me batia e xingava. O que tá descrito aqui é um estupro.
Tá descrito aqui. Aí com certeza seria um estupro. Você admite que estuprou essa jovem?
Jamais. Jamais. Eu não sou rato, não sou verme.
Estuprador é verme. Eu não sou isso. Eu estava numa boate.
De fato, no dia 15 de de julho de 2022 a gente decide ter uma relação sexual criada. Você não atrancou no quarto? A gente entrou no quarto consensualmente, porta foi fechada, a gente teve uma relação sexual, ela foi embora e vida seguiu, nada aconteceu.
E esse sexo violento que alegado tanto, não é violento que a médica dela foi chamada nos altos para descrever como que ela estava após ficar comigo. E a médica dela, sob compromisso ali da lei de não mentir, informou que ela não tinha um sinal de violência. Apuramos que a vítima procura sua médica particular horas após o fato.
Tivemos acesso às informações que constam no laudo entregue à justiça. O documento aponta fissuras e uma lesão provocada pelo vírus HPV. No fim desse atado denunciado preso.
Fiquei 30 meses preso, acusado de passar uma doença que eu não tenho, acusado de passar uma verruga de HPV e ela ter nascido instantaneamente na mesma hora. Essa narração é mentirosa, Campinha. Essa alegação de que você se negou ao usar preservativo?
Não, não me neguei porque foi um acordo entre eu e ela. Após a relação sexual, eu falo para ela tomar a pílula no dia seguinte que eu compraria para ela. Ela ficou até um pouco irritada por causa disso, porque ela estava prestes a casar e eu não sabia.
Ela não é denunciante. O denunciante é meu arquival. é meu inimigo público.
O homem que faz a ocorrência é ex-produtor de vídeos e Gabriel Monteiro. Trata-se de Fábio Neder. Ele já é apontado eh por vítima e e testemunhas como um cara que coagiu, que forçou, que manipulou, que obrigou pessoas a a deporem contra mim mentirosamente.
Você está querendo insinuar que ela foi induzida ou então foi suboronada dizer isso. Mas mas tanto ela tanto a amiga dela. Esse inimigo meu vai na delegacia, ele abre uma denúncia de estupro sem a vontade dela, sem ela concordar e hoje já tem nos autos uma gravação que ele foi no trabalho dela.
Olha o que ele faz. Chama a melhor amiga dela que estava com ela no dia dos fatos e fala o seguinte: "Eu tenho um vídeo dela pelada. A única forma desse vídeo não viralizar é se ela denunciar o Gabriel Monteiro de estúp.
Mas não é do seu rival essa frase. Ele trancou a porta do quadro, pegou de novo a arma, passou ela no meu rosto dando risada. Por que no momento íntimo você precisa de uma arma?
Não, cabrine, no momento íntimo não. Eu estava armado. Quando fui ter um relacionamento com ela, eu guardei essa arma.
Mostrar uma arma para uma mulher não é uma forma de ata. Com certeza. Isso não aconteceu.
Jamais aconteceu. Nossa investigação também apurou que a gravação só foi anexada ao processo em março de 2024, após determinação da justiça. Nela, Fábio Neder realmente diz que o ato sexual foi gravado e se oferece para levar as vítimas até a delegacia.
Mas elas só são ouvidas em 4 de outubro após a intimação da polícia. No inquérito policial, a delegada chama atenção para o fato das duas terem comparecido com o advogado ligado a Gabriel Monteiro. O mesmo que aparece em uma procuração assinada por Gabriel Monteiro em março de 2022 para representá-lo até junto ao governo do Rio.
O depoimento da vítima narrando o estupro só teria ocorrido após o advogado deixara a oitiva. Essa mesma mulher admitiu em depoimento oficial que não foi estuprada. Em que condições?
Que a fez alterar totalmente esse depoimento? Então, Cabrine, eu não estava no local, não estava na delegacia. Se isso fosse exatamente como você está dizendo, você não estaria nesse momento de tor eletrônica, você não teria ficado mais de 2 anos preso.
Eu não fui condenado, pelo contrário. Se é uma sentença. Se é uma sentença anulatória.
O estado juiz reconhecendo que cometeram diversas ilegalidades contra mim. Você não foi condenado, então não sou oculo, mas você está de tro eletrônica. É verdade, isso é um fato.
Já a vítima alegou em juízo que, por medo de ser descoberta, compareceu à delegacia apenas para alterar seu endereço e sua condição de casada para solteira. A palavra da vítima tem um valor excepcional. Ela deve ser valorada de uma forma firme, porque as vítimas de estúpidos, elas não têm nenhuma intenção de denunciar eh um falso agressor e elas não têm nenhuma intenção de denunciar um fato falso, porque elas passam por um constrangimento.
Tivemos acesso ao novo depoimento da mulher. Em seu depoimento em juízo, em 8 de fevereiro de 2023, reafirmou o que disse na delegacia. disse que após Gabriel passar a arma em seu rosto, ele iniciou o ato sem preservativo.
E mesmo ela declarando que não estava disposta a fazer nada, ele ignorou. PSTJ, através de petições, eh tomou conhecimento que provas foram excluídas, provas foram manipuladas e determinou que as instituições cariocas apresentassem as provas sem adulteração, as provas que foram instruídas, todas as provas que demonstravam desde o começo que eu era inocente. Você admite ter algum tipo de desvio no seu comportamento sexual?
Jamais, jamais. Jamais, Cabrinho. Mas você nesse momento responde a três processos, todos eles de origem de desvio de conduta sexual.
Eu não sou condenado de nenhum. Você não foi condenado nenhum, mas você responde a três processos. Sim, é verdade que eu respondo.
Mas o que chama atenção é que os seus principais acusadores são justamente pessoas que trabalhavam do seu lado, pessoas que viam a sua conduta. A traição tá perto. A traição tá perto.
De fato, a traição tá perto. E não para por aí. Gabriel é também acusado de manipular a edição de seus vídeos.
Alguma vez você fez encenações? Você manipulou vídeos? Jamais.
Jamais. Tanto é verdade que eu não sou indiciado, nem denunciado e nem preso por essa acusação. É aceitável na sua visão manipular o depoimento de uma criança?
Não, não é, não é. Mas olha o que aconteceu aqui. Olha o que entrou na edição e olha o que você pede para que essa criança fale.
Fala assim: "Tio, eu achei que hoje ia ficar mais um dia sem comida, mas hoje eu tô aqui comendo o que eu mais gosto. Tio, eu achei que hoje eu ia ficar sem comida, mas hoje eu tô comendo a coisa que eu mais gosto. O que que você precisava dizer para essa criança exatamente o que ela tinha que dizer?
Eu queria que ela falasse a realidade dos fatos dela. Eu estou apenas ajudando ela a falar. Mas a realidade tem que ser com as palavras dela, não as suas palavras.
Cabirine, se há essa crítica contra mim, ok, tudo bem. Mas não é mentira que ela passava fome. Isso não se chama manipulação.
Eu não me não me considero um manipulador. Você faria isso novamente? Não faria.
Contudo, essa criança após o meu vídeo, teve uma vida melhor. Nesse outro registro, tensão, Gabriel aparece em meio a um suposto tiroteio. Mas a gravação original que não foi divulgada, uma aparente tranquilidade.
Pô, irmão, aqui tá tranquilo, rapaz. Gabriel aparece rindo e até orientando a filmagem. Seguinte, sete vagabundo, pega o visual de favela.
Cutinho, ctinho, pega o visual mais para trás de visual de favela. Essa investigação nasce através de dois ex-assessores que vão na delegacia e dizem que, na verdade, estavam no Dia dos Fatos e houve uma encenação. Hoje ele já reconhece esses dois exacessores que mentiram com você reconhece que essas pessoas estavam do seu lado?
Sim. E as pessoas fizeram acusações graves contra você? Sim.
Como saber se quando elas mentem, quando elas falam a verdade, antes ou depois? Na dúvida, é a favor do réu, Cabrini, por que tantas pessoas te acusam, depois voltam atrás, Cabrine? É porque essa máfia que eu quebrei no Rio de Janeiro, de R3 milhões de reais, cooptou e forjou, forçou muitas pessoas a forjarem depoimento contra mim.
Gabriel Monteiro se diz vítima de uma perseguição, uma ação orquestrada pela máfia dos guinchos denunciada por ele. Fortuna e eles estão errado rebocando vocês diante do contrato de licitação. A liderança dessa máfia vai na minha casa, então me faz uma proposta de R$ 200.
000 por mês para eu não fiscalizar mais essa máfia e não publicizar as provas. A do remorque essa [ __ ] Eu tô eu tô nisso aí desde 2005. Na mesma reunião está o empresário e suplente de vereador do Rio, Rafael Sorrilha.
É ele quem aparece nesse diálogo com Gabriel. 50. 000 50.
000. É. E a gente vai fechar uma parceria.
Seja oficial da polícia ou não? Quem tentou se enrolar cor comigo tá frio. Tá querendo dizer que essa máfia está por trás de tudo isso?
Pessoas diversas testemunhas e até mesmo pessoas que me acusavam falam que só me acusaram eh mentirosamente porque foram forçados por essa máfia. Tanto é verdade que no dia 9 eu prendo esses caras, no dia 10 eu eu acabo com o contrato deles, eu exonero eles da Polícia Militar, no dia 15 eu passo em na sessão legislativa um conjunto de leis que iria seifar essas máfias do Rio de Janeiro. Me inferno começa na minha vida dia 21, 7 dias após.
Agora preste atenção. Encontro o Robson Coutinho, um dos assessores que denunciaram Gabriel em 2022. Qual foi a acusação que você fez contra Gabriel Monteiro?
É ter meninas eh na sua residência menores de idade. Fui obrigado a como e foram na minha residência, né, pessoal da do reboque, da do reboque. Quem foi na sua residência?
É, Rafael Sorrilha, junto com três seguranças e mais dois de assessor do ex-assessor do Gabriel Monteiro. Você recebeu algum tipo de recompensa financeira de Gabriel Monteiro para dizer tudo isso? Nenhum.
Como é que eu posso saber quando você diz a verdade se antes na sua primeira denúncia contra ele ou agora quando você disse que foi pressionado a mentir contra o vereador Gabriel Monteiro? Porque eu tô botando na minha cara tá. Procuramos Fábio Nether.
Por telefone ele se defende. O Gabriel já tá até me processando, né? É claro que eu não me arrependo de nada, tá?
Só eu sei que eu salvei muitas vidas. Muitas mulheres vieram me agradecer, né, pelo que eu fiz. O mesmo ocorreu com Rafael Sorrilha.
Um vídeo totalmente editado e totalmente mentiroso, totalmente fora do contexto. Tanto que a justiça determinou que ele tirasse do esse vídeo e foi apagado. Por esse motivo, Rafael Sorrilha processou o Gabriel Monteiro e ganhou na justiça uma indenização de R$ 50.
000. Eu nunca fiz parte de máfia nenhuma, nunca tive empresa de rebog, nunca tive envolvimento algum com com nenhuma vítima que ele que ele desses crimes que ele cometeu. Montou uma narrativa ali no passado para para tentar justificar o o injustificável.
Mesmo em liberdade, a justiça entende que o ex-vereador foi denunciado por estupro e, por isso, deve permanecer de tornozeleira eletrônica. A medida visa proteger a integridade física e mental da vítima e monitorar os passos e Gabriel. E vai ser mais uma etapa para vencer.
Já venci piores, já venci cadeia. Tornozeleira, eu vou vencer também. É um incômodo.
É, para mim moralmente é muito ruim, sim, mas eu vou vencer. O MP recorreu da decisão que anula a instrução criminal. Os promotores afirmam que diante da robusta prova contra Gabriel Monteiro, a defesa adota estratégias para adiar a decisão.
Eu tenho muita convicção de que essa denúncia, ela é uma denúncia eh capaz de gerar um decreto condenatório. A Polícia Civil garantiu que as provas contra Gabriel Monteiro são idôneas. O resultado disso é que ele foi denunciado e teve a prisão decretada pela justiça.
Gabriel, o que que você tem dizer para mais de 60. 000 pessoas que votaram em você e que depois descobriram que você era acusado de ser um estuprador, estuprador de uma jovem em defesa? Eu não sou estuprador.
Eu nunca estuprei ninguém. Eu nunca cometi um crime. Você tem medo de ser condenado por estupro?
Na verdade, a justiça já está sendo feita. No momento que anular anularam o meu processo e me soltaram, ali começou a se fazer justiça. Uma hora a verdade vai chegar.