gostaria de convidá-los a lermos do Evangelho de João Capítulo 8 Evangelho de João Capítulo 8 nós vamos ler os versículos 12 a 20 João 8 12 a 20 lemos o seguinte de novo falava Jesus dizendo eu sou a luz do mundo quem me segue não andará em trevas pelo contrário terá a luz da vida então lhe objetar os fariseus tu dás testemunho de ti mesmo logo teu testemunho não é verdadeiro respondeu Jesus e disse-lhes posto que eu testifico de mim mesmo o meu testemunho é verdadeiro porque eu sei de onde vim e para onde vou
mas vós não sabeis De Onde Venho nem para onde vou vós julgais segundo a carne eu a ninguém julgo se eu julgo o meu juízo é verdadeiro porque não sou eu só porém eu e aquele que me enviou também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro eu testifico de mim mesmo e o pai que me enviou também testifica de mim então lhe perguntaram Onde está o teu pai respondeu Jesus não me conheceis a mim nem a meu pai se conhecesses a mim também conhecer a meu pai proferiu ele estas
palavras no lugar do gazofilácio quando ensinava no templo e ninguém o prendeu porque não era ainda chegada a sua hora orar nosso Deus nosso pai neste momento vamos meditar sobre a tua palavra pedimos-te que pelo poder do Espírito pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo possamos tirar lições importantes para a nossa vida espiritual abençoa-nos acompanha-nos em nome de Jesus amém no Evangelho de João encontramos s declarações conhecidas como o eu sou sete declarações em que Jesus fala introduz dizendo eu sou eu sou o pão da Vida Capítulo 6 eu sou a luz do mundo no
Capítulo 8 eu sou a porta porta das ovelhas Capítulo 10 ainda no capítulo 10 eu sou o bom pastor no Capítulo 11 eu sou a ressurreição e a vida no capítulo 14 Jesus fala eu sou o caminho a verdade e a vida e finalmente no capítulo 15 eu sou a videira verdadeira são metáforas expressões simbólicas por meio das quais Jesus ensina verdades sobre si mesmo e sobre o que ele Viera fazer a razão pela qual ele Viera ao mundo o sermão desta manhã é baseado na segunda destas expressões o segundo eu sou do Evangelho de
João eu sou a luz do mundo quem me segue não andará em trevas peloo terá a luz da vida algumas informações sobre o contexto final do capítulo 7 a oposição dos líderes judaicos se intensifica três vezes no capítulo Lemos que eles tentam prender a Jesus três vezes no Capítulo 7 Lemos que eles na verdade querem matar Jesus o último Versículo que Lemos Capítulo 8 Versículo 20 nos diz onde Jesus estava quando proferiu estas palavras eu sou a luz do mundo ele estava no lugar do gasil uma palavra que ninguém usa mais lugar do gazofilácio Ou
seja no lugar em que estavam as urnas para oferta no templo e este local era o chamado Pátio das mulheres no templo de Jerusalém havia vários pátios o pátio dos gentios e o próximo era o pátio das mulheres depois vinha o pátio dos homens e finalmente o pátio dos Levitas o pátio das mulheres é assim chamado porque as mulheres não podiam ir além deste local mas era frequentado tanto por homens quanto por mulheres era uma área enorme aproximadamente 4000 M qu capacidade para pelo menos 6.000 pessoas ladeada por pórticos colunas cobertas e era ali contra
a parede que as urnas para as ofertas estavam posicionadas havia 13 urnas estas urnas eram interessantes elas tinham uma forma de trombeta elas eram estreitas em cima e e largas em baixo cada urna ou grupo de urnas eh recebia ofertas para um propósito específico havia urnas para lenha do do altar havia urnas para ajudar nos sacrifícios urnas para o azeite e assim por diante o e a a a o propósito da oferta estava escrito na urna então O doador vinha e ele escolhia em qual delas depositar a sua oferta era a área mais concorrida do
templo Jesus escolheu a dedo o local para alcançar o maior número possível de pessoas bom esto é o onde Jesus estava se olharmos no Capítulo 7 Versículo 2 nós vamos eh ler ali Quando foi que isto aconteceu ali diz que foi durante a festa dos tabernáculos João Capítulo 7 Versículo dois a festa dos tabernáculos era a última e a mais frequentada das sete festas anuais do povo Judeu ela relembrava a presença de Deus com seu povo durante os 40 anos do Êxodo era mais Festiva das sete rica em simbolismo rica em significado peregrinos vinham do
mundo todo para participar da festa dos tabernáculos que Durava S [Música] dias e na primeira noite da festa ocorri uma cerimônia exatamente no pátio das mulheres uma cerimônia muito significativa conhecida como do templo antes do por do sol quatro candelabros gigantescos eram ali colocados cerca de 23 m de altura cada um equivalente a um prédio de sete andares cada Candelabro tinha quatro astes e na ponta de cada aste havia um reservatório onde cabia aproximadamente l de azeite traziam os candelabros colocavam escadas e os Levitas mais jovens subiam com o azeite para colocar dentro desses reservatórios
e quando a noite caía em meio a cânticos e expressões de louvor os candelabros eram acesos iluminando todo o templo e lançando a sua luz sobre boa parte da cidade de Jerusalém como o templo ficava região alta e os candelabros eram altos sua luz podia ser vista de longe e os candelabros que queimavam praticamente toda a noite representavam a presença de Deus com os israelitas por meio daquela Coluna de Fogo que os acompanhava durante o Êxodo durante a noite e foi nesse contexto em que Jesus se levanta e começa a ensinar o povo dizendo eu
sou a luz do mundo quem me segue não andará em trevas pelo contrário terá a luz da vida dividi esse sermão em três partes a primeira parte o que esta declaração nos ensina acerca de Jesus segunda parte o que ela nos diz acerca de nós mesmos do mundo em que vivemos e finalmente Quais são suas implicações para nós hoje o que esta declaração eu sou a luz do mundo nos diz acerca de Jesus num primeiro momento alguém diria que a Coluna de Fogo do Êxodo apontava para Jesus era um tipo um símbolo de Jesus está
correto os símbolos do êxodo apontavam para Jesus a Coluna de Fogo a coluna de nuvem a serpente de bronze o Maná a água da Rocha que saciava a sede do Povo Cordeiro sacrifical o chequin a glória a glória que se manifesta no Santíssimo tudo apontava para Jesus mas afirmação eu sou a luz do mundo vai além ela também nos diz que Jesus é em realidade O Deus do Antigo Testamento por causa da coluna de fogo do Êxodo a luz se tornou um dos mais conhecidos símbolos de Deus no antigo testamento o salmista fala o senhor
é a minha luz e a minha salvação de quem terei medo profeta Isaías fala Vinde a casa de Jacó e na luz do senhor Miqueias o senhor é a minha luz mas agora o que vemos vemos Jesus se levantar no pátio do templo repleto de Adoradores e dizer que ele é a luz ele é a luz do mundo e que quem o Segue não andará em Trevas Jesus está se apropriando deste símbolo de Deus do Antigo Testamento e o aplicando para si mesmo a implicação é óbvia Jesus estava se fazendo Deus a si mesmo e
os judeus assim o entenderam tanto que na sequência do relato Eles procuram matá-lo e no mesmo Capítulo no final do capítulo o clímax da discussão entre Jesus e os líderes judaicos ele declara antes que Abraão existisse eu sou antes que Abraão existisse eu sou Jesus era o grande eu sou do Antigo Testamento Esse é um tema comum no Evangelho de João encontramos isso em diversas passagens e é um tema que já está implícito nosir Versículos logo na abertura do Evangelho na introdução do Evangelho vamos olhar o Capítulo 1 Versículos 1 a 5 João Capítulo 1
Versículos 1 a 5 uma passagem muito conhecida No princípio era o verbo ou a palavra o verbo estava com Deus e o verbo era Deus ele estava no princípio Com Deus todas as coisas feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez a vida estava nele e a vida era a luz dos homens a luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela lá em Gênesis Capítulo 1 no princípio havia No princípio Deus Deus criou mas havia trevas sobre a A Face do Abismo até que Deus disse haja
luz haja luz e houve luz luz é a condição necessária para que haja vida sem luz não há vida interessante que o sol foi criado no quarto dia as plantas foram criadas no terceiro dia mas já no primeiro dia Deus diz haja luz os antigos rabinos judeus já se debatiam com esse com essa essa aparente contradição esse aparente problema mas eles já diziam que a luz do primeiro dia era a luz da presença de Deus a luz que irradiava da presença de Deus e agora vem João dizendo que lá no princípio era Jesus Ele estava
com Deus ele era Deus foi ele quem criou todas as coisas foi a luz da presença de Cristo que dissipou as trevas e permitiu com que a vida existisse a luz resplandece nas trevas diz João e as trevas não prevaleceram contra ela as trevas não podem prevalecer na presença do Poder criador de Deus as trevas não podem jamais prevalecer na presença da luz divina mas a declaração eu sou a luz do mundo também nos fala do que Cristo significa para o mundo não apenas da sua divindade mas do que a do que Jesus significa para
o mundo luz e trevas são símbolos recorrentes Evangelho de João contexto da criação Como já lemos os versículos 1 a 5 João 1 1 a 5 mas também João trabalha com essa com essas metáforas luz e trevas para descrever o significado da Encarnação a vinda de Jesus ao mundo e é por isso que aqui em João Capítulo 1 ele passa exatamente da PR Encarnação vejam Versículo 6 João 1 versículo 6 a 9 ele diz houve um homem enviado por Deus cujo nome era João este aqui é João Batista este veio como testemunho para que testificasse
a respeito da luz a fim de todos virem a crer por intermédio dele ele não era a luz mas veio para que testificasse da luz a saber a verdadeira luz que vinda ao mundo ilumina todo o homem a ideia queridos é muito simples assim como na criação a luz que irradia de Cristo dissipou as trevas e permitiu com que houvesse vida assim também na Encarnação quando ele veio ao mundo a luz que de Cristo emana dissipa as trevas espirituais que cobrem a terra e permite com que os homens tenham vida e vida em abundância luz
portanto significa vida não é vida biológica é muito mais do que vida biológica é vida espiritual é vida eterna é a vida como um dom de Deus aqueles que vivem nas trevas do pecado eu sou a luz do mundo diz Jesus quem me segue não andará em trevas pelo contrário terá a luz da vida e a luz se tornou um dos símbolos do Messias no antigo testamento não só de Deus mas do Messias os profetas especialmente isaí encontramos diversas profecias que se referem ao Messias como luz para o mundo no capítulo 9 quando o Messias
viesse ele seria como uma luz para aqueles que estivessem em trevas Capítulo 42 Capítulo 49 Isaías fala do Messias como luz para os gentios Luz Para os Povos no Capítulo 51 ele vai falar a mesma coisa Luz Para os Povos e estas profecias principalmente de Isaías são aplicadas pelos escritores do novo testamento para Jesus mesmo os rabinos judeus judaicos diziam que o nome do Messias é luz o nome do Messias é luz eles sabiam o que Isaías estava dizendo de modo que ao declarar eu sou a luz do mundo Jesus também estava se identificando com
o tão aguardado Messias da expectativa Judaica queridos notem que Jesus não fala de si mesmo como sendo uma luz mas como a luz é a exclusividade de Jesus Ele é a luz não a outra só ele é a luz do mundo muitos já vieram antes e depois dele dizendo ser luzes ou sendo aclamados como [Música] luzes nos tempos de Jesus e dos Apóstolos Novo Testamento menciona um ou dois casos mas nós temos na literatura Judaica várias referências a pseudo Messias muitos pretendentes messiânicos todos dizendo ser luzes do mundo os budistas alegam que Buda era iluminado
e que ele veio como uma luz para o mundo os muçulmanos Dizem que o Profeta Maomé trouxe luz ao mundo e nos ensinou a sermos a melhor versão de nós mesmos maharaj foi um guru indiano que alguns anos atrás se tornou uma verdadeira febre em Londres varrendo a cidade como uma epidemia ele dizia que sua missão era trazer a luz divina para o [Música] mundo até mesmo o Marxismo tão contrário a fé cristã como é tem sido apresentado por alguns filósofos como sistema que Visa trazer luz ao mundo a fim de eliminar as igualdades e
as superstições das massas e agora sob a influência do pós-modernismo não são poucos os que minimizam a singularidade da fé cristã e querem ver todas as religiões todas as filosofias Como estando no mesmo nível como sendo válidas com convergentes Na verdade o pluralismo é uma das marcas do pós-modernismo que tomou conta da cultura ocidental pluralismo significa que não há uma verdade mas muitas verdades é a sua verdade é a minha verdade tudo é relativizado tudo é válido e mesmo entre alguns supostos cristãos temos ouvido ênfases tais como todas as religiões são boas e conduzem a
Deus há muitos caminhos para Deus essa ênfase é típica dos chamados cristãos progressistas eles dizem que todas as religiões e filosofias concordam nas grandes coisas nas coisas principais é apenas Nas questões periféricas dizem eles que existe de alguma diferença e por serem periféricas essas questões não são importantes e nem devem nem devem nos separar uns dos outros há vários caminhos para Deus os adeptos de outras religiões que levam sua fé a sério serão igualmente salvos dizem eles independentemente de crer em Jesus ou não sabe irmãos é possível que haja verdades ou lampejos de luz em
outros sistemas religiosos em outras filosofias Mas nenhum deles contém toda a verdade maharaj e outros gurus ou líderes religiosos podem até ter dito coisas boas coisas corretas podem até de alguma forma ter sido uma luz mas eles não foram a luz podem até ter brilhado por um momento mas o seu brilho F se foi e nem iluminou e nem iluminou as questões mais profundas que afetam o ser humano Só Jesus pode dizer eu sou a luz do [Música] mundo a luz com artigo definido é assim que está no original grego do mundo não da Judeia
não só da Judeia não só do Brasil não só do ocidente Cristão mas de todo o mundo Jesus é a única luz que pode verdadeiramente nos mostrar o caminho para Deus caminho de volta para Deus no mesmo evangélio de João Jesus vai dizer Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim isso não é ser sectário parcial preconceituoso Isto é ser coerente com o Evangelho é ser leal ao evangelho ao que Lemos nos evangelho sobre a vida e os ensinos de Cristo é isso o que João 812 nos
ensina sobre Jesus Ele é o Deus do Antigo Testamento foi ele quem criou todas as coisas ele veio para nos salvar das trevas do pecado e só ele pode salvar só ele é a luz segundo ponto do sermão o que esta declaração de Jesus em João 8:12 nos diz sobre nós mesmos sobre o o mundo em que vivemos eu sou a luz do mundo quem me segue não andará em trevas pelo contrário terá a luz da vida na verdade queridos esta passagem esta declaração de Jesus fala muito bem de qual é a condição natural do
ser humano e do mundo em que habitamos trevas nós nascemos em trevas e nas trevas permanecemos a até que permitimos com que a luz de Cristo brilhe em nossa vida e nos transforme prestem atenção que trevas não é um oposto de luz trevas significa ausência de luz e portanto trevas são um símbolo adequado para descrever o mundo sem Deus o mundo alienado separado de Deus em desarmonia com a sua V e seria completamente desnecessário até redundante eu ficar dando exemplos ou tentar demonstrar que o mundo ja em trevas que o coração humano jaze em trevas
são as trevas do pecado que subjugam a nossa natureza e que degradam o mundo só olharmos ao redor mais pensadores modernos principalmente das Ciências Sociais repudiem toda e qualquer noção de Pecado eles chegam a dizer que a noção de pecado é imoral é primitiva por mais que hoje em dia mesmo alguns seguimentos cristãos os progressistas também rejeitem a doutrina do pecado e enfatizem a bondade o potencial humano a verdade é que estamos rodeados pelo pecado vivemos num mundo mal por toda parte nós vemos corrupção imoralidade ganância violência intolerância vício egoísmo ódio e uma série de
outras coisas como disse seria desnecessário ficar dando exemplos apesar de todo o avanço cultural científic [Música] Lógico o mundo em que vivemos se formos honestos em nossa avaliação o mundo em que vivemos está moralmente falido e as coisas só pioram a cada dia aqueles que têm mais quilômetros de estrada concordam que o mundo tem ido de mal a pior isso não é ser pessimista ser realista 2800 anos atrás O Profeta Isaías diz Eis que as trevas cobrem a Terra e a Escuridão os povos nunca estas palavras foram tão atuais Paulo se refere ao império das
trevas quer queiramos quer não pecado é a única palavra capaz de explicar cara a extensão e a profundidade da malignidade humana em 1973 Carl meninger famoso psiquiatra norte-americano publicou um livro intitulado em inglês whatever became ofs em português algo como o que aconteceu com o pecado e no livro ele imagina um dia em que a palavra pecado seria banida do vocabulário humano não mais existiria no vocabulário humano em vez de ficar culpando o pecado ele conjectura que as faltas e os erros humanos passariam a ser explicados de outro modo de modo a remover todo e
qualquer responsabilidade individual meninger an teve o dia em que o termo pecado seria substituído por termos tais como enfermidade desordem disfunção síndrome e assim por diante ou seja tudo aquilo que é normalmente atribuído ao pecado passaria a ser explicado de outra forma como um desequilíbrio bioquímico um produto do meio social ou dos traumas sofridos ao longo da vida meninger declara que mesmo crimes deixariam de ser punidos e passariam a ser racionalizados como sendo o resultado de uma patologia Clínica ou uma condição social pela qual o indivíduo não pode ser responsabilizado Quando foi isso 1973 Será
que ele estava certo o maior crime é passar fome estamos ouvindo isto hoje em dia quem rouba ou mata para comer está na verdade sendo vítima de uma sociedade opressora é o que vemos é o que ouvimos 1987 meu primeiro ano da Faculdade de Teologia eu falava a um grupo de universitários Adventistas era uma lição da Escola Sabatina o assunto era o pecado n de repente uma jovenzinha muito distinta levantou a e disse eu não poss concordar com você não existe Talisa como pecado ser humano é o produto do meio é produto do meio é
ISO que as Universidades ensin é isso que as mías jornalísticas sociis ensin é isso que importantes setores da sociedade partidos políticos entidades de classe ensinam pecado não existe o homem é produto do Meio vamos Sanear o meio vamos dar trabalho saúde educação e tudo vai ficar bem Estão falando isso já faz 200 anos tudo vai ficar bem queridos como explicar por exemplo a universalidade do Pecado todos pecaram como explicar se ela não é hereditária Vejam uma criança de onde vem a desobediência a teimosia o egoísmo que a criança manifesta antes mesmo de se conhecer por
gente qual é o pai ou a mãe que chega ao filho e diz assim olha Quando você quiser alguma coisa e eu não quiser lhe dar você vai fazer isso você vai gritar você vai espernear você vai esbravejar você vai se atirar no chão bater a cabeça do chão tá bom Até que eu vou lhe dar o que você quer qual é o pai ou a mãe que precisa ensinar tais coisas aos filhos as Ciências Sociais diriam não mas isso é necessário pro desenvolvimento da criança talvez até seja sobre um certo aspecto mas a minha
pergunta é de onde vem a teimosia a desobediência o egoísmo é inerente ao coração são inerentes ao coração humano a Bíblia é Clara fomos concebidos em Pecado Somos Filhos da desobediência Jeremias fala enganoso é o coração mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto é uma enfermidade sim mas uma enfermidade do coração da natureza humana não é uma doença de pele Não é um mal súbito Passageiro não é algo que possa ser atribuo a fatores externos embora fatores externos possam contribuir a verdade é que o mundo é mal porque o coração humano é mal
as trevas Morais que dominam o mundo são as mesmas trevas que dominam antes o coração de cada um de nós todos pecaram diz Paulo e carecem da Glória de Deus é por isso que precisamos da Luz de Cristo é uma luz que ilumina é uma luz que purifica é uma luz que transforma é uma luz que santifica em outra passagem de João Capítulo 12 Jesus diz eu vim como luz para o mundo a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas a fim de que todo aquele que crê em mim
é pela fé unicamente pela fé em Cristo Jesus que nós podemos Superar as trevas que nos envolvem por dentro e por fora terceiro ponto do sermão terceiro e último quees podemos tirar para nós hoje e aqui eu gostaria de destacar três Breves pontos primeiro prestem muita atenção a luz de Cristo resplandece nas trevas do pecado mas ela só pode de fato iluminar o coração daquele que a aceita daquele que crê nela João Capítulo 3 versículo 19 João Capítulo 3 versículo 19 Nós lemos o seguinte o julgamento é este a palavra aqui grega também significa condenação
a condenação é esta que a luz veio ao mundo mas os homens fizeram o quê amaram mais as trevas do que a luz Esta é a condenação a luz veio mas os homens amaram as trevas preferiram as trevas as trevas não podem prevalecer na presença de Cristo a menos que eu Feche o coração para ela a condenação é esta que a luz veio ao mundo mas os homens amaram mais as trevas do que a luz estas palavras são uma séria advertência para nós sabem no final pessoas não serão condenadas Pelo mal que fizeram não serão
condenadas Pelos Pecados que cometeram porque todos terão Feito mal todos terão cometido pecado os perdidos e os salvos todos aqueles que não se salvarem não serão salvos não porque cometeram pecados mas porque rejeitaram a luz porque rejeitaram o perdão queo oferece segundo ponto Por que algumas pessoas amam mais as trevas do que a luz o que faz com que alguns prefiram as trevas e rejeitem a luz Capítulo 3 de João o mesmo Versículo 19 a última parte e o Versículo 20 Vamos ler de novo e a condenação é esta que a luz veio ao mundo
e os homens amaram mais as trevas do que a luz porque as suas obras eram má pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz a fim de não serem arguidas as suas obras Aqui está a razão pela qual muitos amam mais as trevas do que a luz porque as suas obras são más e eles não querem abandoná-las Eles amam mais as as do que a luz não querem abandonar as suas obras não querem que a luz exponha o que há de errado em sua vida não querem
que a luz exponha as motivações os desejos pecaminosos os próprios pecados que estão ocultos em seu coração não querem então se fecham para luz sabem num certo sentido as trevas são confortáveis escuridão é confortável é quando acendemos a luz que nós vemos com clareza que o nosso cabelo tá despenteado que nossa roupa tá amassada que nós vemos as imperfeições da parede do piso dos objetos as trevas são confortáveis a escuridão é confortável a luz que ilumina é a mesma luz que revela os defeitos que revela os problemas e assim também no coração humano a luz
que ilumina é a mesma luz que revela as nossas imperfeições os nossos erros os nossos desejos egoístas os pecados ocultos secretos que nos afastam de Deus e nos afundam cada vez mais nas trevas o processo de crer na luz portanto muitas vezes é um processo doloroso permitir com que a luz de Cristo inunde a nossa vida brilhe em nossa vida significa também permitir com que essa luz revele a podridão que existe em nós os defeitos que existem em nós nossos vícios nossas vaidades nossas motivações pecaminosas e por isso que muitos não creem na luz preferem
as trevas porque suas obras são más e eles não querem ser confrontados não querem ser incomodados não querem ser expostos não querem ser denunciados pela luz divina mas a menos que passemos por este processo e permitamos com que a luz exponha quem realmente somos nossas imperfeições e faltas não há como ser curado não há ser transformado e o terceiro e Último Ponto João Capítulo 9 Versículos 39 a 41 terceiro ponto é a capacidade de ver nos torna responsáveis a capacidade de ver nos torna responsáveis João 939 a 41 prosseguiu Jesus aqui ele está discutindo com
os líderes judaicos prosseguiu Jesus eu vim a este mundo para juízo a fim de que os que não veem vejam e os que veem se tornem cegos alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe acaso também nós somos cegos respondeu-lhe Jesus se fosseis cegos não teriais pecado algum mas porque agora dizeis nós vemos subsiste o vosso pecado a capacidade de ver nos torna responsáveis quando nos recusamos a ver a luz de Cristo e a crer nela nós estamos tão somente revelando a cegueira a incredulidade do nosso próprio coração quem dera se vocês fossem cegos
Disse Jesus aos líderes judaicos se vocês fossem cegos vocês não se seram responsabilizados responsáveis por aquilo que vocês vem por aquilo que eu faço pelas obras que eu faço vocês não teriam pecado algum se vocês fossem cegos mas agora porque vocês dizem que vem o seu pecado permanece eles viam mas não enxergavam ouviam mas não escutavam tocavam mas não sentiam E por que não porque não queriam ser confrontados pela luz tudo portanto se resume a uma decisão a uma escolha a cegueira de que Jesus fala é a recusa em aceitar a luz e ser por
ela transformados is porque a mesma luz que ilumina o coração daquele que crê cega ainda mais o coração do incrédulo a mesma luz que ilumina o coração do crente cega ainda mais o coração do impenitente do obstinado só a luz tem essa capacidade iluminar e cegar aqueles que se abrem a sua influência Libertadora podem vê-la admirá-la e ser por ela transformados purificados renovados mas aqueles que se fecham ao seu brilho apenas se tornam ainda mais reticentes teimosos é uma decisão e a decisão é nossa de nada adianta o brilho ou o poder da luz se
nos recusamos a aceitá-la e a crer nela João diz a luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela ele diz que Jesus era a verdadeira luz que vinda ao mundo ilumina todo o homem mas nem sempre nem sempre há um momento em que a luz não prevalece mesmo a luz divina é quando nós fechamos o nosso coração a ela e nos recusamos aceitá-la certa vez um local em Londres chamado speakers corner é uma espécie de o canto dos dos falantes ou coisa parecida numa tradução livre é um tradicional espaço público ali em
Londres para palestras debates e alguns cristãos estavam ali fazendo uma espécie de sessão evangelística ou reunião evangelística ao ar livre quando um homem todo arrogante foi pra frente assim que pregador concluiu o sermão e ele começou a falar em alta voz vocês dizem que há um Deus mas eu não o vejo vocês dizem que há um céu mas eu não o vejo vocês dizem que Jesus é real mas eu não o vejo ele buscava uma espécie de aplauso barato das pessoas ali e recebeu muitas pessoas o aplaudiram mas logo em seguida outro homem começou a
falar em voz alta me dizem que há um céu azul lá em cima mas eu não o vejo me dizem que há árvores aqui em volta mas eu não as vejo me dizem que eu estou diante de uma pequena multidão mas eu não a vejo e a razão é muito simples eu sou cego problema não não é a falta de evidências problema é a recusa em ver nossa recusa em ver não prova Nada Além da nossa própria cegueira Nossa recusa em ver não prova que a luz não existe ela apenas demonstra a incredulidade do nosso
próprio coração foi isso que aconteceu com o povo de Israel infelizmente voltemos rapidamente ao Capítulo 8 de João e estamos nos aproximando da conclusão João Capítulo 8 Versículo 13 logo depois de Jesus dizer eu sou a luz do mundo João 88:13 e objetar os fariseus tu dás testemunho de ti mesmo logo o teus teu testemunho não é verdadeiro inapes de ver líderes judaicos apelam para Quest técnica da Lei Aim de justificar a sua incredulidade para eles afirmação de Jesus de que era luz do mundo era invid porque ele esta dando testemunho de si mesmo de
fato ai Deia testemunhas para estab a verade duas testemunhas para estabelecer a verdade onde estava a segunda testemunha para os Judeus Jesus não estava satisfazendo a exigência da Lei portanto suas reivindicações não eram válidas ele não havia conseguido estabelecer a legitimidade de suas declarações não havia evidência suficiente assim pensavam eles mas Jesus tinha plena consciência de quem era de onde Viera para onde iria mas Jesus Tinha sim uma segunda testemunha para apresentar Versículos 17 a 19 também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro eu testifico de mim mesmo e
o pai que me enviou também testifica de mim então eles lhe perguntaram Onde está o teu pai respondeu Jesus vós não me conheceis a mim nem a meu pai se conhecesses a mim também Conhecereis a meu pai que palavras que resposta o próprio pai dava testemunho em favor de Jesus mas isso nem é tudo nós não vamos não temos tempo para explorar esse aspecto no Evangelho de João são sete as testemunhas que validam as declarações de Jesus Sete as testemunhas João Batista as escrituras o espírito santo os discípulos as obras de Jesus e por fim
o próprio pai além de Jesus Sete testemunhas os judeus pediram uma segunda testemunha mas havia sete testemunhas e uma delas era o próprio pai sete eu sou sete testemunhas que confirmam quem Jesus é não queridos O problema não é a falta de evidência o problema é a recusa em ver o triste resumo do Ministério Público de Jesus encontramos no final do capítulo 12 o Ministério Público de Jesus em João vai até o capítulo 12 no capítulo 12 ele encerra seu ministério público e aí começa Capítulo 13 seus últimos dias com os discípulos incluindo sua morte
e ressurreição e notem como termina o Ministério Público de Jesus em João Capítulo 12 versículo 35 a 37 respondeu-lhe Jesus ainda por um pouco a Luz está convosco andai enquanto tendes a luz para que as trevas Não vos apanhem quem anda nas trevas não sabe para onde vai enquanto tendes a luz crede na luz para que vos torneis Filhos da Luz Jesus disse essas coisas e retirando-se ocultou-se deles 37 embora tivesse feito tanto sinais na sua presença não creram nele atitude dos líderes judaicos da maioria dos líderes é a atitude daqueles que não querem ver
que não querem ser convencidos mas notem as objeções deles não refutam a verdade não contradizem a verdade as objeções deles demonstram a cegueira do seu próprio coração não passam de pretextos para justificar a incredulidade E quanto a nós como temos respondido a revelação da Luz de Cristo da luz que salva da luz que purifica da luz que transforma Eu gostaria que você gravasse isso não é a falta de evidência Este não é o problema mas é a incredulidade quando o coração se recusa a ver nenhuma evidência será o bastante para convencer quando o coração se
fecha para a luz divina e se recusa a aceitá-la nada poderá ser feito nem o próprio Deus poderá mudar o nosso destino estamos no limar de um novo ano trevas cada vez mais densas não podemos esperar coisa melhor mas podemos caminhar na luz de Cristo podemos nos abrir a operação desta luz maravilhosa que transforma que purifica que reorienta deixemos esta luz brilhar caminhemos por esta luz até aquele dia em que as trevas não mais existirão só luz Disse Jesus eu sou a luz do mundo quem me segue não andará em trevas pelo contrário terá a
luz da vida que Deus nos ab sori