ARISTÓTELES E STO. TOMÁS DE AQUINO - Parte I | Metafísica #05

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Padre Françoá Costa
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e aí o olá pessoal vamos a mais uma aula de metafísica e nessa nesse próximos minutos eu vou falar um pouco sobre aristóteles tá bom a metafísica de aristóteles vou utilizar esse livro de giovanni reale aristóteles está publicado pela edições loyola quem quiser depois adquire lu talvez uma das primeiras coisas que vocês queiram saber para quem para quem não conhece para quem não sabe ainda é algo sobre a biografia de aristóteles né então aristóteles ele nasceu em 384 a383 antes de cristo né em estagira e nos confins da macedônia por isso as vezes é chamado
de o estagirita por causa do local onde ele nasceu certo o pai de aristóteles se chamava nicômaco e era um médico de valor e esteve a serviço do rei amintas da macedônia e se amintas é o pai de filipe da macedônia e felipe é o pai de alexandre magno guardem esse dado porque vocês vão ver que alexandre perdão que aristóteles foi o tutor de alexandre magno tô interessante interessante também entender não só pelo valor intelectual de aristóteles mas também porque o como se vê o pai de alexandre já estava a serviço da família real macedónia
né é muito bem parece que a família morou em pela onde fica o palácio de amintas e que aristóteles deve ter frequentado a corte então você pode ver que é que também esse interesse pelas ciências que aristóteles terá durante praticamente toda a sua vida é parece que já é uma coisa que vem um pouco do berço já que o pai era um médico né tá bom então em 366 ou 365 encontramos aristóteles em apenas que a grande cidade dos estudiosos né dos filósofos é apenas lembrem-se que paulo por exemplo quando ele chega em atenas é
o famoso discurso no areópago onde se conversa entre outros dionísio chamado o ar e o areopagita porque estava lá no areópago de apenas né bom então aristóteles vai permanecer vai frequentar assim quase imediatamente a famosa academia de platão né e aí aristóteles vai passar muitos anos na sua vida muitos anos porque como vocês sabem platão vai morrer no ano 347 então a gente pode dizer que era instante eles passou 20 anos uns 20 anos na companhia já estudou bastante o mestre escutou bastante o mestre e por que não dizê-lo saiu até o melhor que o
mestre né muito bem então depois da morte de platão a aristóteles então decidiu não permanecer na academia porque a direção da academia for assumida por um tal de eu esses pelos e por né esse pelos e por que encabeça vá uma corrente assim mais distantes do pensamento de aristóteles já bastante amadurecido aristóteles vai andar aí por vários lugares eu tô fazendo um resumão né porque enfim contar no não se trata de contar tanto a vida de aristóteles mas está bem a sua metafísica né mas é fato que lá pelo ano 342 começa um novo período
na vida de aristóteles é porque felipe o macedónio chama aristóteles a corte e confia aristóteles a educação do seu filho alexandre o famoso alexandre magno então nós estamos aqui diante do maior filósofo aristóteles e diante talvez do maior chefe político da história né que foi que foi o que foi alexandre magno né interessante dois grandes homens infelizmente nós não sabemos muito como se deu esses anos entre aristóteles e alexandre né bom em 334 aristóteles volta para apenas né de volta para apenas e consegue que você difícil né consegue ele aluga alguns edifícios a linha apenas
e é que esses edifícios estava próximo ao templo consagrado a apolo lício e por causa disso o local de ensino de aristóteles vai se chamar liceu tá então interessante até para nossas considerações modernas quando falar academia academia é de platão o liceu é de aristóteles tá bom então essas palavras que nós temos hoje também claro se deve esses dois grand o que é como aristóteles dava as suas lições passeando passeando pelo jardim onde é que só os edifícios a escola foi chamada de é peripato por que em grego significa passeio né os que estudam passeando
daí vem a expressão os peripatéticos né que é que significa isso aí bom então é em 323 alexandre magno morre e então tem existe uma forte reação ante macedônia né na qual aristóteles foi envolvido talvez porque o pai dele esteve a serviço da corte e o próprio aristóteles também esteve a serviço da corte por isso aristóteles teve que fugir e um ano depois já sabemos então da morte de aristóteles não aparece que tenha sido por ninguém foi uma morte morte morte natural morte morrida que e no ano 322 poucos meses depois do exílio tá bom
bom os escritos de aristóteles divide-se dividem-se em dois grandes grupos o chamados e inscritos e esotéricos e os escri tos esotéricos né e esotéricos com x mesmo tá então ex lotéricos os esotéricos como diz a partícula ex é para fora que as ações escritos feito para o grande público né e depois estão os inscritos esotéricos que era o que era destinado somente aos discípulos né bom daí vocês sabem também que venha o chamado esoterismo né que é uma expressão que significa é uma espécie de doutrina somente para um grupinho uma elite ou intelectual religion olá
seja né tá bom então eu não vou falar aqui da organização do corpus aristotélico da organização do corpo da queda dos escritos de aristóteles porque são vários vários vários vários mas é sempre para nós interessa muito os os escritos de metafísica né os escritos da metafísica os livros da metafísica ou então sem mais delongas deixa eu falar um pouco sobre a metafísica de aristóteles mesmo né se vocês quiserem saber mais sobre a vida e obra de aristóteles tem que colocar aí vou pesquisar nesse livro que eu indiquei que é muito bom o livro de história
da filosofia em geral né aí também clara na internet tem muita coisa também sobre a vida e obra de aristóteles o grande aristóteles né bom então todos os conceitos que nós temos na metafísica hoje em dia são aristotélicos vende aristóteles né alice o que nós tenhamos aí o conceito o conceito de seco você já aprenderam em aula anterior não é de aristóteles mas sem dúvida alguma a organização né e pega um entendimento ea organização de tudo em torno você é profundamente aristotélico é de aristóteles né então nós podemos dizer que para aristóteles a metafísica é
a filosofia primeira porque assim tudo se baseia na metade na metafisica né depois virão as ciências segunda né as filosofias segundas né que não são a metafísica então como vocês podem ver essa ciência dos e essa ciência que fica além da física aristóteles é consciente que cada ciência tem o seu objeto próprio né e era necessário é necessário uma ciência que devo fundamento a todas as outras se em é bem esta ciência que dá fundamento à todas as outras chama-se metafísica porque trabalha o mais o mais fundamental o mais básico a raiz de tudo que
sem dúvida é você portanto a metafísica vai girar em torno da palavra ser em ti né o ente enquanto é ocê ocê enquanto que existe aqui agora né nós depois vamos aprendemos que o em que é o c enquanto que participado tá bom bom então nós estamos diante da filosofia primeira vocês entendem que no estudo no no estudo da quem faz um curso de filosofia e não estuda a fundo a metafísica é como se tivesse construído uma casa com paredes e telhado mas não colocou o fundamento nem raiz nem não colocou o alicerce né então
filosofia fraca fraca fraca filosofia sem né o que é filosofia fraca filosofia tem que ter metafísica é a ciência primeira e é muito importante mesmo tá tanto é assim que aristóteles chegou a chamar chegou a chamar a metafísica de teologia né para indicar a metafísica porque é a a metafísica tem algo assim de supra-sensível mais além do sensível para ofensivo está física para o supra-sensível está metafísica por isso aristóteles e o mesmo aristóteles chamou a filosofia primeira ou metafísica de teologia né que você sabe que a teologia ser estudos sobre deus e aquela história eles
era a consciência que o estudo dos e nos leva ao ser necessário ao motor imóvel né e então é por isso por isso é um e por isso a a metafísica acabou sendo chamada de filosofia primeira leia o texto da metafísica de aristóteles que diz assim se não subsistisse outra substância além da sensíveis a física seria a ciência primeira né mas o estudo filosófico logicamente nos leva a descobrir uma substância além da acessíveis nos leva a descobrir os e o ente e então nós temos que falar que a física não é a primeira ciência mas
a metafísica é a primeira ciência tá bom o bom é lei outro texto aqui de aristóteles na metafísica que é muito interessante três são consequentemente os ramos da filosofia teorética a matemática a física e a teologia ou matemática física e metafísica lembrem-se que metafísica e teologia aristóteles é trata trata trata igual né como eu já falei bom então diz ele com efeito não há dúvida de que se o divino existe olhe-se aristóteles em repito com efeito não há dúvida de que se o divino existe existe uma realidade daquele tipo e não há dúvida também de
que a ciência mais elevada deve ter como objeto o gênero mais elevado da realidade o e enquanto as ciências teóricas são de longe preferíveis as outras duas ciências esta é por sua vez de longe preferível as outras ciências teóricas e continuar aristóteles esta a metafísica de fato entre todas as ciências é a mais divina e a mais digna de honra mas uma ciência pode ser divina só nesses dois sentidos ou porque ela é a ciência que deus possui em grau supremo estamos falando de aristóteles em ou também porque ela tem como objeto as coisas divinas
hora só a sapiência só a metafísica possui ambas as características com efeito é convicção comum a todos que deus é uma causa e um princípio e tal a deus o exclusivamente ou em grau supremo tem esse tipo de ciência quem conhece santo tomás de aquino sabe que logo no comecinho da soma de teologia tomás de aquino vai dizer que a teologia é a ciência mais excelente e o argumento de tomás de aquino é o seguinte uma ciência é tanto mais excelente quanto mais nobre foram seu objeto de estudo ora como objeto de estudo da teologia
ao próprio deus e não há nada mais nobre do que deus então a teologia é a ciência mais nobre mais excelente né claro que tomás de aquino já usa a palavra teologia no sentido que nós conhecemos hoje né a teologia não é a filosofia a teologia é a ciência que pega os seus princípios da divina revelação mas sem dúvida alguma tomás de aquino que conhecia tão bem aristóteles está fundamentado aqui quer cerveja o ponto de vista da é natural né a ciência mais nobre é a metafísica aristóteles fala isso não existe uma ciência digam a
ser uma teologia no tempo de aristóteles né então na cabeça de aristóteles a teologia é a metáfise quer dizer e nós continuamos chamando assim vocês lembram a metafísica se ela tem 3° né a ontologia que é o estudo do ser enquanto você depois a gente estuda o ser na mente que a gnosiologia e depois você supremo que é a teologia natural tá vendo ó aristóteles tem realmente toda razão é o pai dessa ciência metafísica e ele fala que realmente a metafísica no seu nível mais alto é teologia e justamente quando a gente chega a existência
de deus desde o ponto de vista da razão e aos atributos de deus desde o ponto de vista da razão nós já estamos dando já estamos abrindo a nossa mente para acolher a divina revelação em certo sentido quer nós estamos em certo sentido abrindo a nossa mente para acolher a divina revelação e dá lugar a teologia sobrenatural a metafísica seria a teologia natural a metafísica seria a teologia natural queria dizer isso disse isto né e a teologia seria a teologia sobrenatural a teologia tal qual nós entendemos hoje esse curso de quatro anos que tem aí
nas faculdades é a teologia sobrenatural ea metafísica no seu estágio mais alto é a teologia natural tá bom então para vocês verem pessoal falar estão aqui eles eram um pagão ateu eu por essa passagem da metafísica não diria que aristóteles é ateu de jeito nenhum aristóteles não é um ateu tá bom tá bom então vocês viram que eu fico um pouco entusiasmados com aristóteles porque ele entusiasmantes né então bom então vamos resumir alguns conceitos da filosofia de aristóteles que nós não vamos explicar profundamente uma vez que tudo que nós vamos ver daqui para frente é
aristotélico e a tomás de aquino em grande parte claro que nós vamos fazer um diálogo com a filosofia moderna tava mas nós vamos ter aí quatro aulas sobre a causalidade então eu preciso aprofundar na causalidade agora né esse conceito era stoppelli nós vamos ter aí quatro aulas sobre os e o ente a essência todos são conceitos aristotélicos nós vamos falar sobre ato e potência conceitos aristotélicos também nós vamos falar sobre o princípio de individuação aristotélico também então como vocês estão vendo estão vendo esses conceitos são de aristóteles né é no entanto eles por exemplo estabeleceu
que as coisas elas é aristóteles afirmou que as causas devem ser necessariamente infinitas quanto ao número e estabeleceu que relativamente ao mundo do davi reduzem-se a quatro causas né duas são constitutivas a saber a causa material e a causa formal né e duas são como são são externas né digamos assim só extrínsecas as primeiras são intrínsecas matéria e forma causa material e causa formal e a causa eficiente a causa final são causas extrínsecas causas extrínsecas a causa eficiente e a causa final como disse tá bom então por exemplo nós afirmamos que o homem animal racional
né então animal racional estaria aqui dizendo a constituição do homem então a matéria ea forma a causa material e a causa formal do homem é ser animal a causa material racional a causa formal certo então aquilo que é constitutivo no cê é constitutiva do ser humano se animal racional né ser animal no ser humano é o comum com os demais animais que nós chamamos isso de gênero tá é ser racional é específico do homem nós chamamos isso de nós chamamos isso de a espécie a né a espécie gênero e espécie por amor de deus não
pensa em que a palavra gênero está sendo usado aqui como se usa hoje em dia de maneira moderna e querendo fugir da querendo fugir do da da verdade das coisas né tem nada a ver com ideologia de gênero isso aqui é gênero no sentido aristotélico né no sentido aristotélico as realidades pertencem a um determinado gênero pois é nosso pertencermos ao gênero humano né e os animais pertencem ao gênero animal as plantas pertencem ao gênero vegetal e assim por diante tá bom as pedras pertencem ao gênero dos minerais né e então o o todos os seres
humanos pertencem ao gênero humano dentro do gênero humano nós temos a especificidade que é a racionalidade o específico desse gênero é a racionalidade e depois nós temos as pessoas singulares que tem gênero e espécie ou seja são homens são seres humanos e são racionais tá vendo agora esses que são seres humanos animais racionais eles podem produzir determinado as coisas né se eu soubesse por exemplo eu faria uma mesa é o produzir em uma mesa então eu seria a causa eficiente da mesa né agora eu sei o físico então eu estou produzindo aulas de metafísica eu
sou causa eficiente para que essas aulas estejam aqui é para os meus alunos certo então causa eficiente é uma causa que produza alguma coisa que faz alguma coisa certo e depois estão aí está a causa final que a finalidade para que é feito uma coisa né qual é a causa final das aulas de metafísica que você aprenda a filosofia primeira a mais excelente das ciências tá bom então a causa final como diz o próprio nome é a finalidade o para que certo depois em aristóteles que estuda os e né como eu já disse também aristóteles
tem a chamada é a gente pode ver tudo desde o ponto de vista dos e a gente poderia chamar isso de uma espécie de tábua aristotélica né que elucida o sentidos os significados dos e aí nós vamos ver que você tem o sentido substancial tem o sentido acidental então nós vamos ter que estudar o conceito de substância e acidentes né nós vamos poder estudar também você como realidade verdadeira né e o contrário dessa realidade verdadeira né nós vamos poder estudar o até a potência que enfim que você em atos ser em potência e assim vai
né o significado do se constituem em grande parte à e o conteúdo da metafísica né vou ler um texto contexto aqui do giovanni reale sinto como aristóteles deduziu as categorias e a sua tábua este problema é completíssimo até agora não desenvolvido e provavelmente insolúvel deve ter contribuído as pesquisas lógicas linguísticas mas sobretudo deve ter sido decisiva análise fenomenológica e odontológica tô em aristóteles são 10 categorias né são 10 categorias quais são elas a substância mais nove acidentes e talvez temos que ser a primeira substância e depois cada um dos nove acidentes quais são os acidentes
qualidade quantidade relação a ação paixão lugar tempo uti e o já z né então essas a situação né essas categorias aristotélicas dizem algo sobre a substância por exemplo eu aqui olá eu sou uma substância tá então a substância está sendo considerado enquanto sujeito de acidentes né eu uso óculos usa óculos para mim é uma é um acidente quer dizer usar óculos não é não é uma coisa essencial a minha vida tá então é um acidente agora ter olhos é algo essencial ao ser humano certo ter óleos é algo essencial usar óculos é algo acidental eu
enfim estou aqui e posso ter um amigo um amigo na ceilândia tá então a amizade é o que nós chamamos de acidente em relação às relações de amizade né é necessário ter um amigo na ceilândia não e no entanto eu tenho muito bem muito bem tá vendo a distância é aquilo que leva consigo ser que sustenta você eu sou eu é você e agora se você é branco ou preto ou será loiro esse acidental para ser humano não precisa ser loira isso é acidental né a gente chama esse de qualidade né a qualidade de ser
negro qualidade de ser loiro qualidade de ser branco acidente tá bom mas você ser humano digamos assim é é a substância da coisa né agora ter cabelos ou não perca cabelo secar é que eu não sei cada careca é acidente ainda bem né então para ser humano pode não ter cabelo e pode ter também não tem nenhum problema tá bom acidente eu estou aqui agora na minha biblioteca e isso é um acidente eu poderia estar na igreja rezando agora outro acidente quer dizer acidentes são coisas que não são necessárias a substância que e que são
sustentados pela substância eu vou tirar a palavra necessária tá porque tem alguns acidentes são bastante necessários tá mas são acidentes quer dizer não constituem a substância em si mesma considerada tá bom mas nós vamos estudar isso aí amplamente não se preocupa tô só apresentando aristóteles e sua metafísica né como é belo mas tem dicas em questão geral né toda a questão da substância né a questão da forma da matéria né tudo isso e tudo isso está em aristóteles também a forma aristotélica por exemplo eu sou constituído de corpo e alma né então em mim e
no ser humano em geral a alma é a forma do corpo bom então essa questão da forma da matéria né o que que forma a matéria em um determinado ser né então uma forma interessante também e aristotélico o ato e potência é aristotélico uma isso é muito importante para entender o ser ea você em atil ser em pó impotência o fato de 15 existe uma substância supra-sensível mais mais além do sensível o que já nos coloca em contato digamos assim ou pelo menos já nos coloca em em certa relação com deus né e aristóteles vai
falar do motor imóvel né vai tirar aquele conceito dos e simplesmente no sentido unívoco que era o esquema dos eleatas né e agora ele vai ter você no sentido análogo né nós vamos nós vamos estudar tudo isso também enfim né pessoal vocês viram que nós poderíamos aqui falar muito sobre a é de aristóteles mas sinceramente se eu falar muito sobre a metafísica metafísica de aristóteles eu já terei terminado o curso de metafísica praticamente né poucos avanços a na metafísica depois de aristóteles e portanto eu queria dessa apresentação geral para que vocês vejam como é isso
e interessante saber tudo isso é para depois dar um passo a santo tomás de aquino que vai ser objeto da próxima aula e aí dentro depois nós vamos continuar com algum outro conceito da metafísica de aristóteles e santo tomás entender a união também entre essas duas realidades tá bom eu vou esses dois grandes nomes né é aristóteles no mundo pagão e tomás de aquino no mundo cristão então na próxima a gente continua daquela vez com santo tomás de aquino
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