e aí gente não é então né eu vou revisar a nossa última aula a partir dos fundamentos teóricos do restauro para gente chegar então nos principais teóricos da restauração e em seguida para que a gente possa partir para o inventário de um arquitetura né como combinado em sala de aula aonde vocês vão então desenvolver todo levantamento de uma arquitetura com o mapa de danos com todo o registro para né pra gente poder simular aí a prospecção do icms cultural ok vamos lá então começando pelos fundamentos do restauro e entendendo qual que é o objetivo e
o que que é o restauro né vamos fazer o seguinte a conservação eo restauro de obras de arte é uma arte o que tem por objetivo a reparação ou a atuação preventiva de qualquer obra que devido à sua antiguidade ou seu estado de conservação seja necessária uma intervenção para preservar a sua integridade física né assim como seu valor artístico respeitando ao máximo a essência original da obra né a restauração no termo latino restaurante johnny é um conjunto de atividades que visam restabelecer danos decorrentes do tempo em um bem imóvel ou em um bem móvel em
um bem imóvel são as notificações né em um bem móvel são as estatuetas os livros qualquer coisa que possa sair do lugar né e o importante teórico da restauração foi o violeiro e dut né que foi o primeiro teórico a estabelecer alguns critérios de restauro né o violet medo que ele é um arquiteto francês que elaborou os primeiros conceitos de restauração no século 19 que foi quando então é começaram a surgir documentos prescritivos sobre as técnicas de restauração e e pega o dia da história né da história das civilizações a partir da antiguidade a gente
tem aí as quatro épocas principais né nós temos a dentro da cronologia histórica nós temos antiguidade ou também conhecida como idade antiga temos depois da idade média que vai de 500 anos depois de cristo até 1.500 anos depois de cristo temos a idade moderna idade contemporânea e vai de 1800 até os dias atuais só para a gente entender como que se dava a preocupação do restauro em cada uma dessas épocas a preocupação com a preservação de bens surgiu ainda na antiguidade na época o imperador alexandre severo no século 3 determinou a aplicação de multas a
quem adquirisse uma casa com a finalidade de demoli-la né então no império romano havia um código tipo em alturas que pisava conservação da imagem da cidade essa preocupação da transmitiu se ao império bizantino né posteriormente que já no final do século quatro possuem leis que proibiam a desfiguração das fachadas e dos seus ornamentos já na idade média não houve uma preocupação essencial com o restauro e aí lá na idade moderna foram formuladas algumas medidas de proteção em relação ao patrimônio né por iniciativa da igreja aonde o objetivo a finalidade era a conservação de documentos próprios
né especialmente da igreja e também dos seus edifícios das catedrais dos grandes edifícios dos templos né mais tarde durante o período barroco tiveram também é a conservação de algumas obras e a reconstrução de antigos castelos e catedrais tanto na alemanha quando na itá a e na frança durante a revolução francesa foi publicado um decreto que considerava a propriedade propriedade pública todas as antiguidades nacionaes até que então no início do século 19 na alemanha existe uma resolução de proteção patrimônio a qual foi muito importante foi uma fundamentação né legal para definições para tomadas de decisões em
relação ao restauro inclusive da contemporaneidade nesta época haviam muitos conflitos armados entre território distintos o que combinava na destruição de muitos bens históricos de importância histórica então no final do século 19 15 estados europeus se reuniram na época em bruxelas na bélgica para poder examinar algumas medidas a fim de preservar os patrimônios históricos que estavam sendo destruídos né até que o art a declaração que foi estabelecida nesta neste comitê em bruxelas é o artigo 8º dizia que todo confisco ou toda a destruição de qualquer bem né é de monumentos históricos de obras de arte ou
de ciência deveriam ser submetidos a procedimentos legais pelas autoridades competentes ou seja a partir daí qualquer modificação em bens históricos só poderiam acontecer com o aval das autoridades competentes até que 25 anos depois em 1899 por iniciativa da rússia foi realizado uma nova conferência internacional para a paz que tinha por finalidade revisar essa declaração que havia sido feita lá em bruxelas né a fim de ratificar algumas questões relevantes a preservação do patrimônio e aí como resultado deste evento surgiu a convenção a respeito das leis e dos costumes da guerra o solo essa convenção ela ficou
conhecida também como convenção de haia essa conversa não chegou a ser validada mas ela foi muito importante para a continuidade das tomadas de decisões em relação à preservação do patrimônio histórico e dos bens de importância histórica e cultural como haviam muitas guerras né por territórios nessa época o artigo 27 dessa convenção de haia ele estabelecia que em cercos e bombardeios todas as medidas devem ser tomadas para poupar o tanto quanto possível edifícios dedicados a religião a arte a ciência ou para fins de caridade monumentos históricos hospitais etc desde que eles não estejam sendo usados no
momento para fins militares a ideia era ainda notificar o inimigo sobre quais os edifícios que estariam sendo utilizados como suporte dos militar e para que os edifícios que não estivessem ser usados para esse suporte para que eles pudessem ser poupados durante essas guerrilhas mais tarde em 1948 os países baixos que são que é uma região que fica próximo da holanda propuseram a unesco a criação de um novo texto internacional sobre a proteção dos bens culturais né porque nesta época também haviam ainda conflitos armados então a esse comitê ele ele começou a elaborar uma nova convenção
internacional que foi aprovado em área de novo em 1954 é nesta convenção foram criados os termos que a gente inclusive já mencionou em sala de aula né os termos como salvaguarda do património né e o respeito ao patrimônio foram palavras-chaves é que surgiram nesta convenção de 1954 quem compôs a convenção de haia para proteção de bens culturais em casos de conflitos armados neste documento ficou registrado inclusive o seguinte que danos a bens culturais pertencentes a qualquer povo é internacionalmente reconhecido como dano ao patrimônio cultural de toda a humanidade né além disso a convenção ela também
garantiu a concessão de proteção especial a um número limitado de abrigos destinados a proteger bens culturais móveis em caso de conflito armado de centros que contenham monumentos e outros bens culturais imóveis de grande importância então eles tinham aí a partir daí é a o entendimento sobre a importância não somente sobre o património imóvel mas também sobre o património móvel oi e aí nesse mesmo ano em 1954 o egito ele decidiu construir uma represa né chamada a represa de assuã e essa represa ela teria que ir não dar o vale do alto nilo onde tinha grande
os monumentos né monumento de 3 mil anos de idade e neste local era antiga núbia então a pedido do egito e do antigo sudão a unesco ela lançou uma campanha internacional para poder proteger esses monumentos que estavam neste local na antiga núbia para que esses monumentos pudessem ser preservados né antes da construção da represa então esta foi uma das ações mais espetaculares da história da humanidade em relação à preservação de bens históricos e esta ação de preservação ela durou décadas nela durou de 1960 até 1980 com esta ação ela foi conhecida como a campanha de
núbia né ela foi o ponto de partida para uma próxima convenção que foi conhecida como convenção de 1972 né e que foi chamada também de convenção para a proteção do patrimônio cultural e natural mundial então a partir daí foi sobre esse de uma lista aonde nela estariam presentes patrimônios importantes a nível internacional e