Olá! Hoje abordaremos o Programa 5S. O programa 5s foi concebido por Kaoru Ishikawa no início dos anos 50, no Japão do pós-guerra.
Kaoru Ishikawa foi um engenheiro químico que idealizou e concebeu grande parte dos programas de qualidade total e que tornaram o Japão a potência econômica que é hoje. Reunindo sensos comuns que todos nós conhecemos, num único programa, Kaoru tinha como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas e acelerar a reorganização do país. Assim, o nome 5S tem origem em cinco palavras em japonês que começam com a letra S, sendo: SEIRI - é o senso de utilização ou de descarte e que tem como ação, descartar o que não tem utilidade.
Agindo assim, liberamos espaço para o que realmente é necessário. Por exemplo, pra quê guardar aquele ventilador velho que não funciona mais? Ou ter uma ferramenta ou máquina que não tem utilidade para você?
Passe para outra pessoa ou setor que possa utilizá-la. Lembre-se do conceito da logística reversa e sustentabilidade. SEITON - representa o senso de ordenação ou arrumação.
Ou seja, cada coisa em seu lugar e um lugar para cada coisa. Um lugar para cada coisa, nos direciona ao local exato em que poderemos encontrá-la. A ordenação e a arrumação evitam o desperdício de tempo na procura de alguma coisa, melhorando a interação com o local de trabalho.
SEISO - dá significado ao senso de conservação ou de limpeza. Um ambiente limpo nos lembra qualidade e segurança. Este senso é caracterizado por ações simples, como recolher o lixo antes e depois de realizar um trabalho, colocando-o em lugar apropriado, mantendo a limpeza.
A importância não está no ato em si, mas no senso que ele provoca. Vimos isso nos jogos de futebol do campeonato japonês, em que as torcidas recolhem todo o lixo do estádio sem que ninguém peça. Encontrou limpo, deixe limpo.
Os três sensos apresentados até agora, referem-se ao modo como devemos agir. Os próximos dois sensos, referem-se ao jeito de ser. Ou seja, emoção, atitude e comportamento.
SEIKETSU - traduz o senso de saúde. Resulta em estar atento ao bem estar comum, produzindo um ambiente harmonioso e produtivo, através do cuidado com a qualidade das relações no ambiente de trabalho. Desta forma, são reduzidas as possibilidades de danos e acidentes, pela padronização consciente de ações preventivas, melhorando assim a qualidade de vida.
Qualidade e resultados sem stress. SHITSUKE - senso de disciplina. Significa tornar rotina, todas as melhorias alcançadas.
Agir de forma rotineira, mas consciente, valorizando as conquistas proporcionadas pelo programa. Considerada uma das mais difíceis de ser alcançada dentro do programa, a disciplina é a que permitirá a evolução das pessoas e do ambiente de forma constante. Portanto, organize, conserve e, acima de tudo, sustente a disciplina.
Vimos que o 5S traz benefícios pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, diminui desperdícios, reduz custos, evita perdas e acidentes, e incentiva o trabalho em equipe. De fácil assimilação e execução, é embasado muito mais em ações práticas do que teóricas, sendo incorporado à rotina sem grandes esforços adicionais. Pelo contrário, poupa tempo e agiliza os processos.
O que começou em 1950, como uma necessidade de reorganização e recuperação de um país, se transformou num programa que antecipa e prepara o ambiente das empresas para os programas de qualidade total no mundo inteiro. E o melhor: pode ser aplicado em qualquer lugar, como, por exemplo, sua casa, seu escritório, sua oficina. .
. Já começou o seu 5S?