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é muito boa noite seja bem-vindo a uma das obras mais importantes deste curso de Filosofia pessoas um saúde e sobre ele um dos troços mais difíceis não vou mentir mais importantes para o pensamento noite mano meu pensamento do Sol ocidental nas acha mais importante em um pensamento humano a pessoas um saúde e sou eu tô aqui ele com dando agora é porque tava dando Eco aqui já Consertei sem mais delongas deixa falar para vocês o que que cês vão aprender na aula de hoje dá uma olhada Sente só o drama o gente vai prender alguns
conceitos que são vocês não aprendem em qualquer outro lugar a não ser em aulas de filosofia você já podem ter visto isso aqui mas isso aqui é um vocabulário típico do discurso filosófico e eu vou te falar mais Sem o qual você não entende outros tipos de filosofia Principalmente as feitas no século 20 a e agora no século 21 de cunho analítico filosofia contemporânea tô dizendo aqui então a gente vai passar pelo problema dos juízos sintéticos a priori que é o problema central da filosofia do cante principalmente da sua epistemologia em segundo lugar nós vamos
falar sobre o conceito de transcendental e o que ele se diferencia do conceito de transcendente por exemplo vamos falar sobre a parte do livro do cante A Crítica da Razão Pura chamada estética transcendental e vamos falar sobre a primeira parte da lógica transcendental que a analítica Vitor tem muito nome aqui que eu não faço ideia pelo amor de Sócrates Pois é esses homens aqui são muito técnicos em filosofia muito técnicos Mas você perceberá que o cante apesar de ser um filósofo digamos assim técnico e inventa um vocabulário próprio fala de modo bastante específico ele falou
sobre o problema o problema de que se você tá aqui comigo agora nesta sexta-feira aí seja da noite eu tenho certeza que te afligem também então vamos entender um pouco mais a fundo esses conceitos kantianos comigo já coloquem aqui no no chat e qual é a aula que vocês estão assistindo essa que aula 21ª Mas qual é a hora que você está assistindo a terceira segunda a primeira quarta quinta Coloca aí E também coloque de onde você veio ó o maternidade de ideias que é um Manauara que nem eu colocou aqui que a 12ª 13ª
aula dele ele já deu 12 o Otávio tá aí o Marlon dá um salve aí O Jão a Monique O Guilherme e o Gabriel e a Priscila Priscila e Salve salve vocês muito obrigado por estar aqui acompanhando coloca aqui o sobe todo mundo que tá aí outro mundo que tem agora neste momento 37 pessoas Coloque aqui o nome de vocês e vamos seguindo vamos seguindo cante exige atenção então é só guarda o celular se isola tira o fone de ouvido Quer dizer coloca o indivíduo só com o meu tira as abas do computador porque você
não vai entender se você tiver fazendo outra coisa não sei se você se lembra da aula de metafísica de Aristóteles essa aula é tão difícil quanto aula de metafísica de Aristóteles então meu amigo preste atenção preste atenção preste atenção tá bom bom merece vamos precisar aqui a essa altura da aula eu sempre faço questão aqui de falar que se você enxerga valor no que nós aqui do inef fazemos e claro está dentro das suas possibilidades económicas eu nunca de algo que você não tenha Principalmente dinheiro seja nosso apoiador seja nossa apoiadora nós mantemos uma plataforma
chamada Catarse e no final de mantemos o que é que a gente utiliza o que a tarde para receber apoio e isso aqui tudo é de graça mas é graças às pessoas que nos valorizam inclusive financeiramente Mas é claro que se você não tem dinheiro para tudo certo nós temos mais presente para te dar então se você não tem grana primeira coisa que eu tenho para te dar é um e-book gratuito de pensamento crítico sobre pensamento crítico em book de mais de 50 páginas e hoje e hoje preste atenção em mim agora e eu tenho
uma surpresa para você você que fica comigo até o final desta aula vai receber uma notícia em primeira mão de um curso eu vou falar sobre ele mas com detalhes no final que você vai ser um dos primeiros a se inscrever e é gratuito esse curso mas eu só vou falar no final desta aula quem sobreviver verá então Aguarda aí eu guardei para o e-book gratuito que nós temos nós também temos um canal do Instagram gostou do meu inglês o Instagram só cresce tal Tem muita gente que vai lá e acompanha a gente e a
gente tem conteúdo diário lá no Instagram sabe os Stories mas utilizamos para responder a perguntas todos os dias de filosofia enfim algumas perguntas pessoais galera pais que esteja lá com dois porque também é uma novidade amanhã amanhã nós iniciamos um novo ciclo de lives aos sábados com o professor o Franco Você conhece o professor Gui de Franco se você já pesquisou sobre vídeos na internet certamente Você conhece o professor Gui Diz aí no chat quem conhece o professor Gui coloca aqui nos comentários se você curte o professor de como eu rezo para conseguir os meus
professores no sentido de internet eu não conheço o que pessoalmente eu conheço Gui pela internet mas ele me ajudou muito no início de carreira ele já dá aula 20 anos o que é um p*** professor de Filosofia assim como eram excelentes também as nossas anteriores convidadas a Joana que foi anterior a Natasha que foi a nossa primeira lembra e a Fabi nós estamos combinando convidando só profissionais excelente para fazer essas lives aos sábados para conversar sobre filosofia com ensejo com ensejo na aula de hoje sexta-feira então se você curte filosofia se você curte o quê
que esteja lá com e as 5 horas da tarde vai ter uma live ao vivo comigo com ele numa sequência no início de uma sequência de cinco Life nós vamos passar o mês de outubro inteiro e parte do mês de novembro fazendo Live aos sábados então Venha conosco Venha conosco e temos também o nosso canal do telegram Alto Alegre onde eu coloco notícias sobre o canal e também áudios que eu não veicule nenhuma outra mídia que eu tenho coisa lá hoje eu não consigo responder nem YouTube no Instagram você também convidado certo vamos nessa vamos
parar immanuel Kant immanuel Kant vamos falar primeiro sobre vida dos manual caixa você sabe que o immanuel Kant não teve uma vida muito excitante não oh Manel que a gente tem uma vida de professor universitário na maior parte da vida dele não tem muito nenhum fato excitantes sobre o cante não ele nasceu ali Numa cidade chamada conexão Berg que na época não era Alemanha ainda era Prússia oriental Mas enfim de Oi Mônica Ele nasceu 1724 Portanto ele é um filósofo do século 18 ele obteve livre-docência aqui é um título académico de professor universitário lá na
universidade da própria cidade e permaneceu lá terminou 1770 ele teve um breve Uma Breve dificuldade na vida em 194 quando ele escreveu um livro chamado a religião nos limites da simples razão ele foi enfim ele foi intimado a não continuar falando sobre religião porque foi considerado uma espécie de enfim de afronta a religião e não se retratou mas também não mas também se calou Não fez nenhuma briga nem nada na época dele a igreja não mandava tanto assim a ponto de tornar de uma pessoa miserável com ela no caso da idade média bom E como
eu falei a verdade não tem grandes grandes percalços não só tem ali uma uma complemento da obra dele a obra de levar este cima e o tanto que ele tem de tédio na vida privada é o tanto que ele tem de emoção na obra o sentido de muitas ideias muitas teorias e muitos problemas que alimentam a filosofia até hoje tem um mané do tinha que eu queria compartilhar com você tem uma notícia sobre a vida do cante que eu escutei Olha só vou compartilhar com você é uma história de vida que eu soube no terceiro
ano do ensino médio não foi nem pela minha professora ou professor no ensino médio porque eu não tive filosofia no ensino médio foi por uma mãe de um amigo no ensino médio que era a professora Universitária é uma vez ela tava dando carona para gente até a escola aí ela fala sobre o cante do nada eu falei nossa é assim que esse filho de uma professora Universitária ela fala sobre os filósofos toda vez aí foi a primeira vez que eu vi essa o que eu vou contar para vocês o cante era tão certinho com o
horário mas tão certinho com o horário que ele sempre passava e impreterivelmente pela mesma rua no mesmo horário para ir lecionar na universidade a ponto de a ponto de os moradores regular em os próprios relógios Com base no trajeto do cante essa mania Dota para expressar o quanto o cante era certinho era regrado e tal enfim é a única coisa de interessante que eu tenho para falar sobre o cante e eu descobri que eu tenho 16 anos e queria compartilhar com você que talvez tenha 16 anos e vai lembrar de mim para o resto da
sua vida eu lembro da mãe do meu amigo até hoje certo essa é a vida do crente mas vamos para a obra quer vasta para caramba e geralmente nós dividimos obras do cante em inscritos pré-críticos e escritos pós-críticos ou escritos críticos digamos assim o que critica Vítor se você não conhece o câncer pessoa venha comer o quê você já sabe que os três livros mais famosos do cante são estes Perceba o seguinte esse aqui Crítica da Razão Pura colocar não e é sobre ele que nós vamos falar na hora de hoje Crítica da Razão Pura
o segundo mais famoso é a Crítica da Razão prática nós vamos falar sobre ele na aula que vem e o terceiro livro mais famoso é o crítica da faculdade do juízo nota que todos os três tem a palavra crítica no nome não é à toa o cante foi o cara o cara que tornou célebre a expressão crítica na filosofia o cara que tornou célebre expressão crítica na filosofia Que crítica quer dizer aqui quer dizer que a partir daqui o cante começou a investigar os limites da filosofia no que ela pretendia investigar na Crítica da Razão
Pura ele investiga até que ponto a razão pode ir no que ela pretende ir na Crítica da Razão prática ele investiga até que. os juízos éticos podem ir e na crítica da faculdade do juízo investiga que ponto os nossos juízos estéticos podem ir principalmente Isso é uma crítica à investigação dos limites do conhecimento o conhecimento teórico conhecimento ético conhecimento estético e quando Kant pública A Crítica da Razão Pura ele começa a ser o cante Que nós conhecemos por isso que a gente divide os inscritos dele em pré críticos e críticos bom volta aqui esses são
os inscritos pré-críticos tem sobre tudo inclusive sobre Ciência na época veja só pensamento sobre a verdadeira avaliação das forças vivas são títulos meses que meio esquisitos mas são títulos tipos de ciência da da época História Natural Universal e teoria do céu teoria do Sol sentido científico não dá ígnea do fogo na tese de doutorado dele foi sobre o fogo enfim tem vários vários Vários vários depois da em pause e vejam com mais calma não vou falar sobre cada um aqui dentro da mente que o que importa mesmo são estas os escritos críticos que começa com
a publicação da Crítica da Razão Pura e depois tem um livro tentando explicar a Crítica da Razão Pura estão difícil que ela é chamado prolegômenos que são introduções a introduções a toda metafísica ou premissa de toda metafísica futura que queira se apresentar como ciência aí Tem vai a ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita a resposta à pergunta o que é iluminismo que é um texto cérebro ele fundamentação da metafísica dos costumes princípios metafísicos da Ciência da natureza A Crítica da Razão prática crítica do juízo religião nos limites da pura razão
para os fios que deu problema para ele pela parte pé também tá sendo que os costumes Confecções faculdade de geografia física e pedagogia muita obra cara muita obra muita obra O cara escreveu para caramba também não fazer outra coisa não é muito regrado bom então esse é o cante galera esse é o cante nota deixa lá para vocês agora em que amei base aí para falar sobre não estava de hoje me vai ver nesse livro aqui ó do Oliver decks é um livro de introdução ao Cântico compreender Kant não se você tá nessa de tentar
investigar mais a fundo do que antes que é um livro indicado para quem tá começando Ele é bem didático não dos livros mais fácil da vida não tá esse aqui também mas ele didático é porque eu cante não é fácil né E como sempre nossos companheiros entrou em que nem entrou ninguém história da filosofia moderna O Despertar da filosofia moderna e o Giovanni reale e Dario antiseri nessa história da filosofia Principalmente nesse volume aqui de Espinosa atacante de Espinosa atacante certo é esse a nossa bibliografia básica e nós vamos falar sobre ela agora agora vamos
lá pessoas como tentar entender agora a epistemologia e como é que a gente entende a questão do gigante vamos lá ó aqui é o Sumário da Crítica da Razão Pura não sei se você já teve a oportunidade de abrir o livro A Crítica da Razão Pura mas esse é o Sumário veja você que tem duas versões duas versões a primeira EA segunda edição e aqui tem um prefácio da primeira prefácio da segunda porque ele ele republicou A Crítica da Razão Pura em uma versão mais explicativa porque as pessoas não entenderam de primeira e de segunda
adivinha também não entenderam até hoje mas ele tentou é sacanagem as pessoas entender assim ele começa no capítulo 1 chamando chamando o capítulo de doutrina transcedental dos elementos a escola assim que diabo é isso né Que diabo é isso primeira parte de falar da estética transcendental e fala do espaço do tempo era positivos pela lógica transcendental aí fala primeira divisão analítica transcendental nós vamos até aqui ó até analítica transcendental Hoje é segunda divisão é a dialética transcendental Oi e o último capítulo do livro é chamado doutrina transcendental do método se ele falar sobre a disciplina
da Razão Pura o cânone da Razão Pura arquitetônica da Razão Pura a história da Razão Pura você sabe que o título do livro não se esqueça A Crítica da Razão Pura mas até ele chegar na Razão Pura você vê que é o último capítulo lá ele fala primeiro sobre a estética transcendental e a lógica transcendental e a lógica dividem analítica e dialética até ele chegar no conceito de razão e explorar esse conceito a fundo ele primeiro analisa o conceito de sensação e de entendimento ou intelecto ou intelecto depende da tradução e a razão não é
sinônimo para o cliente de intelecto de entendimento a razão de respeito a outra faculdade Nossa que você tem que entender e aqui Tome cuidado por uma coisa tá se você ainda não aprendeu isso aprenda de uma vez por todas as vezes um filósofo tem um conceito que só vale para a filosofia dele é um conceito que é até usado no decorrer da filosofia nas outras pessoas pensadores eu digo mais na filosofia dele quer dizer uma coisa específica talvez alguns aqui signifiquem algo especificamente no Cante entendeu isso é necessário que você entenda se não você não
compreende como é que esse conceito são articulados certo então vamos nessa vamos nessa Esse é o índice vamos seguindo então ele lá eu quero que você compreenda a filosofia Kantiana a partir do seguinte objetivo Qual que é o objetivo da filosofia Kantiana como um todo guarde isso o cante quer investigar as possíveis a possibilidades de a filosofia ser científica e científica e eu tava pensando na Melhor exemplo que olhar para vocês eu pensei no personagem de TV que talvez não seja tão cérebro entre vocês mais novos mas certamente é entre as pessoas da minha idade
até os mais velhos é o personagem do Renato Aragão chamado de Didi Mocó Didi Mocó é um mel é um calma um palhaço ingênua e tal que fala de falar na linguagem popular e tal fala desviando da gramática normativa e meio muito engraçado eu costurar Vale bastante engraçado ele tinha uma frase aqui para mim exprime perfeitamente O que as pessoas pensam que a metafísica que a filosofia ele falava assim e afetando uma sabedoria que não existia né onde quer que você esteja Você sempre estará lá e onde quer que você esteja Você sempre estará hora
mas isso é óbvio né só que lhe afetava uma sabedoria e tal mas as pessoas acham realmente que filosofia isso é você falar frases pretensamente sabe eu te mas que não significam nada absolutamente nada e o cante tava tentando investigar se a filosofia a metafísica poderia ser considerada tão útil e com e com afirmações e proposições e teorias tão abrangentes e certeiras como a ciência da época esse objetivo do cat a todos hoje pode ser pode ser científica a filosofia como metafísico como a investigação sobre a realidade pode ser científica porque o que é científico
vamos lá o que é ser científico se científico é o seguinte a ciência trabalha ao menos mapa do cante hoje é um pouco diferente com proposições necessárias e universais sobre a realidade é necessário significa que não pode ser de outro modo e Universal significa que é aplicável a todos os contextos tão a ciência trabalha com proposições que não podem ser de outro modo equivalem para todos os contextos por exemplo e a aritmética que nasceu durante a construção de uma ciência hoje também mas assim a discordância da frente definição de ciência mais aceite aritmética uma ciência
afirma que sem comerciante água 12 olha essa é uma proposição necessário e se você somar cinco com sete não tem como dado hoje não há outra alternativa senão 12 e ela também é universal é 5 + 7 é 12 no Brasil nos Estados Unidos na Índia no Japão ou na Austrália em qualquer lugar do Globo isso é necessário Universal outra proposição científica que é necessário e Universal uma linha reta entre dois pontos até mais curta entre eles uma linha reta entre dois pontos é mais curto entre eles Imagine você:: esse e esse eu trouxe uma
linha reta entre entre eles dois essa linha vai ser mais curta entre eles cima verdade necessário e Universal não tem como ser de outro jeito não tem outra mais curta que não é que liga dois pontos que eu pego ele com referência e Vale em qualquer lugar do Brasil a China na Austrália seja lá onde for Arca do Sul Isso é uma afirmação necessária e Universal outra afirmação necessária Universal é a leitura fazer uma reação química que ocorre é fechado a massa total antes da reação é igual a mais Total após a reação Você conhece
essa lei como sendo no universo nada se cria nada se se subtrai tudo se transforma lembra dessa frase no universo tudo se transforma né uma reação química que ocorre no sistema fechado a massa total antes da reação a igual mas só tava faz a reação essa lei básica lá para você fazer o cálculo estequiométrico se lembra disso em química do colégio então então E essas são afirmações científicas elas são necessárias elas valem dessa forma e não de outra e elas valem para qualquer contexto onde é que você vai no universo a lei Dona Luzia tá
valendo a lei do abuso e tá vendo você como essa afirmação da matemática e da física informações da matemática e da física e o que que é ser filosófico se o cão está investigando se a filosofia é ou não é É ou não é científica que que você filosófico Só lembrando não se filosófica por exemplo afirmar que a filosofia ou a metafísica também trabalha com proposições necessárias e universais sobre a realidade Será que a filosofia trabalho pretendeu trabalhar por exemplo por exemplo tudo que existe tem uma causa eficiente anterior que o origine lembra desse princípio
a princípio da causalidade vamos princípios que que permeia a filosofia de Aristóteles lembra de obras de metafísica de tudo que existe uma causa anterior eficiente que origina só um princípio da causalidade outro outra formação filosófica tava lá na Idade Média Deus é aquilo do qual Nada Maior para ser pensado Isso é uma afirmação sobre Deus sobre a realidade não é sobre a realidade empírica mas é sobre a realidade toda afirmação filosófica é eu penso eu sou do de kart que você aprendeu comigo recentemente só afirmações filosóficas hum Será que elas são científicas Será que elas
são necessárias e universais é isso que quando está tentando investigar E como que ele faz isso como que ele investiga se essas questões que eu dei de exemplo são de fato científicas no sentido de serem necessárias e universais como é que ele faz isso bom a primeira coisa que ele faz na vida é distinguir e classificar os tipos de afirmações que nós fazemos sobre a realidade uma afirmação nesse sentido que é uma proposição O que que é uma proposição é uma sentença que liga sujeito e objetos e liga sujeito-objeto A e B por exemplo a
sujeito é verbo de ligação B1 um predicado R sendo objeto de volta fita que liga sujeito e predicado A e B este livro é preto este ser humano é do sexo masculino esta Caneca é molhada é uma proposição é uma afirmação sobre a realidade só tem algumas maneiras de classificar as sobreposições ele tá fazendo essas classificações para saber o que que diferencia as afirmações da filosofia que pareça afirmações da ciência para poder gente entender isso melhor então compreenda nesse Panorama vamos começar a investigar a questão central do cante a filosofia científica ela é necessária a
Universal tentando classificar Que tipo de afirmações ao sobre a realidade para então saber quais são as afirmações da ciência e quais são as afirmações da filosofia certo então Venha nesse nessa toada comigo então ele classifica as proposições as afirmações que ligam sujeito e predicado em proposições que dizem respeito ao conhecimento o modo como a gente conhece as coisas por isso que eu falei que elas são epistemológicas e ele diferencia proposições lógicas ou você poder intendência que como proposições linguísticas também esse aqui é o modo como nós juntamos um sujeito e o predicado sujeito e predicado
então a classificação se a maneira uma proposição é a priori quando eu conheço quando eu afirmo o que eu afirmo com mais não conhecimento que não depende da experiência por isso que ela a priori Note que a priori não quer dizer primeiramente anteriormente Não não é um advérbio meramente a priori a viola é um conceito especificamente filosófico O que significa um conhecimento independente da experiência e a posteriori por outro lado é um conhecimento dependente da experiência essa classificação dos proposições quanto a passou a sua pretensão epistemológica sua firma alguma coisa com base na experiência essa
afirmação é a posteriori seu afirma alguma coisa sem base na experiência essa afirmação essa proposição é a pior se eu assim uma coisa de modo sintético E aí eu vou para classificação lógica significa que olha só essa definição ó Não foge não presta atenção importante Essa parte é chata mas você precisa saber dessa nomenclatura para poder entender tudo também depois volta aqui ó é uma proposição é sintática quando ela é do tipo A e B ou seja sujeito verbo de ligação predicado como eu falei antes e o bebê é um predicado é um atributo que
não está contido em Ah não está contido em eu já dar exemplos agora daqui a pouco e ela é analítica se era uma proposição do tipo a Hebe E o bebê não é um predicado não é um atributo quer dizer É nesse caso que está contido em lá olha a diferença Olha a diferença uma proposição é sintética Quando eu digo a a b e esse bebê não está contido no conceito de ar e ela é analítica se eu digo a e b e B está contido no conceito de ar Victor Caraca já no início da
aula em coisa pra decorar meu Deus do céu cara a gente tá constando conhecimento se você não não compreender os com o gás não vai não vai ser possível você entendeu o que vem a seguir portanto faça uma força entendo esses conceitos e com sólidos por meio destes exemplos vem comigo Qual a proposição sintética lembra que assindética só voltando aqui ó sintética uma promoção do tipo a EBI tem que B é um atributo não contido no conceito de ar e ao qual o exemplo uma proposição sintética Vitor é professor Vitoria a professora B professor está
contido no conceito de Victor quando eu falo para você Victor você pensa automaticamente em Professor você pensa porque você me conhece desde canal Você sabe que eu sou um professor de Filosofia mas o conceito de Victor é ser professor não se eu não fosse professor eu continuar crescendo Victor claro que continuar ele entende se eu não fosse professor é continuarei sendo Victor logo professor não é um atributo que pertença ao Vitor é um atributo que acidentalmente está no grito de socorro não faz parte e intrinsecamente do conceito de Victor por isso quando eu digo Vitor
é o professor é isso uma proposição sintética eu junto um sujeito e predicado mas as predicado não faz parte e intrinsecamente de Victor postar outro exemplo A Joana é portuguesa Joana é portuguesa faz parte do conceito de Joana se a portuguesa não não se João tivesse nascido na Espanha sejam não tivesse nascido na França ela teria outro DNA né ela seria outra pessoa não seja um ano teve Joana você sabe que ela é portuguesa porque talvez você tenha visto as nossas lá e bicho no Instagram e você sabe que ela é portuguesa mas ser portuguesa
não está contido no conceito de Joana só um proposição sintética entende outra proposição sintética Natasha é apaixonada por Livros Natasha foi a nossa primeira convidada do ciclo de lives lá no Instagram Você sabe que ela tem um canal no YouTube aqui chamado redemunhando em que ela fala sobre livros sobre livros ela é apaixonada por Livros só que esse predicado apaixonada por Livros não faz parte do conceito de Nathalia se Natal e pode mandar para o livro de continuar sendo Natália sacou Isso é uma proposição sintético entendi isso é uma proposição sintética agora o que que
é uma proposição analítica vem comigo aprovação analítica é do tipo solteiros são não casados caraca agora entendi agora entendi quer dizer que não casado é exatamente o que solteiro quer dizer ou seja não casado já está contido no conceito de solteiro quando a uma posição analítica ela só diz o que estava contido no sujeito ela só explícita o que tava contido no sujeito solteiros são solteira o a o som é o verbo de ligação não casados é o bebê ainda estava contido não consegue solteiro próxima dica proposição analítica outra proposição analítica é corpos são extensos
se você se lembra da aula sobre de kart Você se lembra dessa frase que que é ser extenso se ele extensão até e constitutivas é ter dimensões o conceito de corpo é ser extenso horas se faz parte do conceito então a proposição analítica eu não tô dizendo nada além do que está contido no próprio conceito ser extenso é ter partes constitutivas Essa é formado por dimensões altura largura profundidade por exemplo Isso é ser extenso lembra quando a caixa dividir a realidade em resistência e res cogitans a resposta antes não tinha partes constitutivas e também não
tinha dimensão né ela puro pensamento Olha esse uma proposição analítica corpos corpos são extensos uma proporção Náutico triângulos são figuras geométricas de 3 ângulos hora sim é o conceito de triângulo né figura geométrica de 3 ângulos concorda comigo o s é apenas o conceito de ar de a continuar então voltando para nossa categoria ali você já entendeu o que são proposições sintéticas e proposições analíticas ambas são do tipo AEB mas na sintética o bebê não está contido no conceito de ar e na analítica B está contido no conceito já sempre assim simples assim tá entendendo
se você tá entendendo coloca aqui no chat para ver se se tá indo mesmo para ver se tá indo mesmo então se liga se liga o Thales tá colocando aqui ó é a priori EA posteriori são termos filosóficos que identificam a forte a fonte da justificação de nossas crenças e isso isso se elas vem ou não vem da experiência é exatamente isso Exatamente isso então vamos lá as proposições analíticas a priori Vamos tentar mesclar esses conceitos vocês notaram que todas as proposições analíticas todas as proposições analíticas ou seja em que o b Está contido no
Ar são a priori que você quer dizer que elas não derivam necessariamente do conhecimento empírico empírico como é que eu sei que todo solteiro solteiro são não casados como é que eu sei disso hora é porque eu vi pessoas solteiras não necessariamente eu poderia saber que solteiros são casados só por saber o conceito de solteiro é a priori ou seja não vem nessa seriamente da experiência mas eu fiquei sabendo porque eu vi isso antes' tudo bem Você ficou sabendo mas a questão não é essa questão é é preciso que alguém e saiba o que é
um solteiro vendo um solteiro empiricamente não basta que ele saiba o conceito por isso é uma proposição a gente vai ao mesmo tempo a priori não deriva da experiência necessariamente corpos são extensos nota que é uma proposição analítica a priori também o quê que uma proporção analítica a priori porque imagina que um computador a recebendo imputes informações sobre o que são os conceitos da vida um computador precisa ter visto um corpo para saber o conceito do corpo não precisa não precisa por isso que a priori eu não preciso ter visto jamais um corpo quer saber
o conceito do corpo não preciso os triângulos são figuras geométricas de 3 ângulos é uma proposição analítica e a priori eu não preciso ver nem um triângulo baixo do que você imagina um cego por exemplo mas se você imagina um cego um cego porque nunca vi um triângulo não saberia do conceito de triângulo não não depende da experiência não depende da sensibilidade saber o que é um triângulo é um a priori também é uma piora também entende ele só precisa entender o conceito entendeu o conceito Olá tudo bem assim é como as analíticas se relacionam
com as proposições é pior Parece que toda analítica pior e como é que as sintéticas se relacionam com os a posteriori ó parece que as proposições sintéticas são todos a posteriori você percebeu se eu digo que vitoria Professor Isso é uma proposição sintética é mas eu também gostei agora eu só sei que Victor Professor Porque eu conheço Vitor você sabe que eu sou professor porque você teve experiência de conviver comigo é uma proposição a posteriori depende da experiência empírica outra proposição a posteriori é o João é portuguesa Você conhece a Joana empiricamente Você já viu
ela nas lives aqui no Instagram a enfim você já viu ela por aqui então Depende de experiência empírica Natasha apaixonada por Livros depende de você conhecer ela Natasha não faz parte do conceito de Natasha entendi você tem que investigar quem é Natasha para saber se de verdade isso aqui é verdade ou não então eu quero que você viu essas relações se dão em x né a priori analytica posteriora sintética gente tá tentando relacionadas Então olha lá proposições sintéticas a priori proposições desculpa sintéticos a posteriori só que eles conhecimentos que acrescentam informação sobre o que descrevem
essa isso porque que acrescentar informação a que descrevem é quando uma frase a e b e B é uma informação nova sobre a por isso que ela é sintética porém elas dependem da experiência não é era só uma posterior Olha nós depende da experiência e Como dizia o filme e o cante Segue o rio me Aqui são universais apenas por hábito e não por necessidade percebem são universais apenas por hábito e não por necessidade lembra que o rio me dizer Exatamente isso é toda a proposição dizia o rio proposição diesel e depende da experiência e
ela não é necessária ela é habitual Ela É habitual nós sempre testemunhamos que é o caso que o sol nascerá amanhã é uma verdade mas sempre testemunhos como é que nós sabemos que ele na Será que ele nascer aqui também E amanhã vai ser vez temos que ele nasce onde nós sabemos que ele nascer amanhã de manhã nós sabemos por óbito porque nós investigamos nosso passado e sempre que temos notícia Ele nasceu logo razoável a gente inferir que a alta probabilidade de ele nascer amanhã mas o remo Exatamente isso é só uma probabilidade é não
é necessário que ele nasça amanhã não é necessário e se você parar para pensar não é mesmo não pode acontecer é contra as leis da física que aconteça uma mudança de Rota do planeta terra a conta gente da física como é altamente improvável que isso aconteça obviamente cai um meteoro babá mas seca isso o que não é impossível segundo as leis da física a gente mudar e derrota por exemplo e o sol não seria no mesmo horário e talvez nunca nascesse porque a gente sairia da Rota sacou ou seja do fato de ter sempre acontecido
no passado e a gente tem tido essa experiência não significa que é acontecerá no futuro não e na quantas vezes da física portanto não é necessário não é necessário Então o que o que a gente percebe é que proposições sintéticas acrescenta uma informação mas elas são do tipo a posteriori eu pelo menos acho que a gente tenta é a maioria delas que a gente tenta falar aqui nós chegamos Sigam ele também falar das proposições analíticas a própria e não a proporção analítica pior é o conhecimento necessário Universal que a priori porém ele não acredita informação
nova sobre o que que ele descreve né ele não depende da experiência mas ele é tautológico você sabe que quer tautológico tautológico aquilo que é redundante que fala aquilo que já disse isso é tautológico dizem respeito à linguagem que pertencem mas não necessariamente é o mundo que visam a descrever não posso inventar uma proposição analítica a priori aqui eu posso dizer assim todo o Hugo é preto e branco e pronto eu posso dizer assim está no conceito de ser brugu ser preto e branco Acabei de enunciar portanto aqui uma proposição analítica a priori é o
conceito ser proibido mas tá tudo bem mas isso descreve a realidade se inscreve realidade não escreve né os conceitos analíticos é ele só descreve a linguagem acordes pertence entendi que que adianta dizer que todo solteira não casado tudo bem assim me disse conceito Mas isso não crescente uma informação que eu já não sabia não toda toda proposição analítica parece ser a priori parecer a pior Então é isso que ele chega à conclusão toda proporcionar estica são a priori só piora Ou seja eu cheguei numa proposição que é universal e que é necessária mas ela não
acrescenta informação ela só diz o conceito da coisa tudo bem sempre vai ser assim portanto Universal é necessário que seja assim porque seu conceito dela portanto é necessário homens não é esse o que a ciência diz por exemplo não é isso aqui é o que o Didi falava né onde quer que você esteja Você sempre estará lá a né porque a implicação de onde quer que você esteja é que você sempre está lá isso é uma proposição analítica a priori mas ela não diz nada mas ela não diz nada eu preciso eu preciso do a
priori porque o a priori garante para mim necessidade e universalidade eu preciso disso mas eu preciso que esse a priori seja sintético e não analítico Ou seja aquele acrescente informação ele acrescente informação e que ele não diga só uma tautologia uma redundância tocou Eu Preciso combinar a priori e sintético para poder dizer frases universais necessárias e que acrescenta informação isso é Ciência isso é esse e dá uma olhada lá em toda a proposição analítica são piores todas as proposições analíticas são abre ordem em proposições admitidas a priori solteiro só uma casados mas nem todas as
proposições a priori são analíticas um quer dizer que tem para posição a priori que é necessário Universal mas que não é analítica Ou seja que acrescenta informação em vez de dizer só algo redundante tautológico sim olha só a proposição sintético a priori e assim como as 7 igual do se você vai perceber o que que ela sintética e Clara sintética porque olha lá quando você fala 12 em 12 não está contido no conceito de cinco mais sete isso aqui é difícil você perceber que se faz assim top que está contido no conceito cinco mais sete
automaticamente eu sei quando eu vejo você conhece ele pegou a 12 e não é não é e o que a gente provar esse ano seguinte se você consegue perceber que 12 é igual assim começar a te modo instantâneo Porque se o número de pequenos bom mas Tenta aí tenta aí somar 442 é somado com 1572 Hum hum janot Então assim já não vão assim como você consegue multiplicar 2 x 1 e saber que isso automaticamente 22 vezes um é dois ou seja parece ser uma proposição analítica né ou seja o resultado está contido no sujeitos
na proposição da esquerda no conceito da esquerda mas quando eu peço para você me explicar 742 vezes 1422 Hum Olha que o resultado aí é sabe como como não é um conceito analítico ou seja o resultado não está automaticamente no sujeito o predicado não está automaticamente um sujeito se precisa pensar mais para fazer isso tá isso aqui é uma proposição sintético a priori da aritmética outra proposição sintética a priori da geometria é uma linha reta entre dois pontos é mais curto entre eles por quê que isso aqui é a priori porque não depende da experiência
é matemática eu não preciso experienciar uma linha reta para saber que uma linha reta Mas por que que nós sintética em analítica o que veja como é que eu sei que é uma linha reta é é é mais curto entre: a ser mais curto está contido no conceito de retidão já está contido no conceito de linha reta ser mais curta Quando você vai conseguir o a linha reta linha reta é aquela linha que é mais curto entre dois pontos Não isso não acontecer tudo errado não consigo direta ao conceito portanto você sabe dessa da Verdade
dessa afirmação e ela experiência que você tem fazendo matemática não pelo conceito dela por isso é uma proposição sintética e a priori ela não depende da experiência mas ela que ela tinha de informação ao conceito de linha reta e calendula você ia também uma proposição sintético a priori uma reação química que ocorre no sistema fechado a mas totalmente da reação é igual a massa total após a reação você não precisa saber que isso aqui é verdade em Marte é você não precisa melhor dizendo ir a Marte irá Vênus ir a Saturno irá Plutão ir aonde
quer que você queira isso para saber que essa lei valer a lá e você sabe disso piora essa é uma verdade Universal e necessária em qualquer em qualquer situação uma reação química que ocorre no sistema fechado a mais Total antes da reação é igual mais Total após a reação Isso é uma priori isso está dito de modo sintético porque o conceito de reação química não comporta todos os outros que vem depois e o que vem depois é uma informação nova são informações móveis de acordo com o conceito de reação química entendi tá difícil pra caramba
se você tá me entendendo se você tá me entendendo dá um feedback ir é um feedback eu tô eu tô preocupado com o seu entendimento porque você quer muito isso mesmo vou te contar um segredo aqui eu não entendi isso na faculdade eu não entendi isso não no colégio motivo filosofia já te falei mas nem na faculdade eu entendi isso aqui nem na faculdade eu entendi isso aqui só para você ver a magnitude da dificuldade que é isso que portanto eu não quero que você se martirize se você não está entendendo isso aqui e agora
eu tô na parte mais chata da aula aqui é putz vou dar os conceitos iniciais para eles sem esse conceito de vocês não entendem mas é chato mesmo tá é a parte da hora que você vai ter que fazer assim pude concentração máxima porque senão não rola se você estão entendendo de verdade de verdade então vamos lá vamos lá quem é bom deixa eu voltar aqui e o problema central da filosofia Kantiana por uma central da filosofia Kantiana portanto é como é possível o juízo sintético a priori ou seja o mercado sendo E aí cara
como é que acontece de eu fazer afirmações sobre a realidade que são universais que são necessários que valem para qualquer contexto são universais e são necessárias não podem ser de outro modo tipo a lei de Lavoisier tipo as afirmações da geometria tipo as afirmações da aritmética e como é que eu como é que eu posso fazer afirmações a pior a priori e que não são analíticas e se você já são sintéticas são sintéticos porque vai lá é fácil você fazer uma afirmação sintética O que é a posteriori lembra É muito fácil e como afirmação sintético
a posteriori baixo que você pega um em1b junte os dois Isso é uma afirmação sintética esse sendo que esse bebê tem que ser diferente do ar tem que dizer algo novo lá é fácil fazer uma afirmação sintética assim O livro é preto Oliver Preto porque ela chama são sintético Por que ser preto faz parte do conceito de livro não faz isso não não faz e este livro se eu tirasse a capa desse livro Eles continuam sendo esse livro ser preto não não é uma característica que seja intrínseca ao conceito de livro portanto é uma afirmação
uma proposição sintética ela é a posteriori porque para eu saber que esse livro é preto eu tenho que visualizar o livro eu tenho que uma experiência do livro e faz uma proposição sintética a posteriori fácil a quase todas as afirmações são sintéticos a posteriori a fazer uma afirmação sintético a posteriori aqui ó vou olhar para vocês agora o avatar da Joana é Rosa Boa tarde Joana Rosa confirmação sintética o quê Porque a batata Joana é A Bê é rosa e B acrescenta informação ao conceito de Avatar da Joana aqui essa esse esse ícone Zinho que
aparece aqui no chat E se o avatar da Joana está contido no conceito de Avatar da Joana essa fotinha que ela coloca se rosa não está contido por ele ser outro botar o conselho derrotado o João não há C Rosa é uma produção sintética importante como é que eu sei porque o experiência eu olhei para cá eu olhei para cá sacou Essa nova versão sintética a posteriori depende da experiência para saber o difícil é eu falar uma afirmação sintética a priori que não dependa da experiência que não dependa da experiência cocô a filosofia quis falar
isso o tempo inteiro eu mostrei pra vocês né a filosofia quis falar sobre Deus por exemplo né como é que eu sei o que é Deus se eu nunca tiver experiência de Deus que eu falo sobre Deus o portanto acrescenta informações ao conceito de Deus proposições sintéticas a priori sem nunca ter estado diante de Deus mas a filosofia teve a pretensão de fazer afirmações sintéticas a priori como é que eu falo sobre o princípio da causalidade E se eu nunca vi o princípio da causalidade como eu medi Jenna a gente nunca viu princípio da causalidade
a gente tem o hábito das coisas acontecerem uma após a outra mas isso não significa que o princípio da causalidade exista na realidade significa que sempre foi assim no passado não significa que sempre vai ser assim no futuro é sabe como é que eu sei por exemplo que existe uma coisa chamada eu subjetividade lembro que eu falei sobre isso na aula de filme que eu sei que alguma coisa é chamada eu existe ou seja alguma coisa essencial que permanece no tempo sempre idêntico a si mesmo é que eu sei que o Victor cinco anos eu
mesmo Victor de 30 anos hoje se eu nunca vi essa entidade outro que eu vejo meu corpo né mas o meu corpo muda o tempo inteiro a minha identidade e se eu não pode ser confundido meu corpo que meu corpo já mudou e como é que eu afirma a existência de um eu eu nunca tive a experiência de seu foco como é que eu faço uma proposição sintético a priori desse jeito ela é possível é possível de ser feita eu já falei sobre três aspectos aqui eu já falei uma proposição sobre o mundo o princípio
da causalidade e eu já falei sobre uma proposição sobre Deus eu já falei alguma posição sobre o eu estrutura metafísica estuda proposição sintética a priori Socorro a filosofia faz essas proposições que elas são possíveis cara como é que como é que isso é diferente do Didi acho que é que você esteja Você sempre estará lá na balela fazer proposição sintética a priori na filosofia como é que é possível uma proporção sintético a priori na ciência É essa a questão central do cante sacou ética questão central do câmbio como é que é possível uma proposição sintético
a priori essa questão central do cat Então vamos lá vamos lá bom deixa eu voltar para cá esse problema Central E aí o modo como ele investiga a para responder essa pergunta que é o livro inteiro A Crítica da Razão Pura o livro inteiro sobre isso com a como é que o juízo sintético a priori é possível como é que o juízo sintético a priori é possível vamos lá a investigar essa parte do conceito de transcendental do cante se liga essa situação famosa do cante famosíssima famosíssimo E aí deixa eu compartilhar com vocês na tela
inteira em nenhuma dessas faculdades têm prioridade sobre a outra lembra dessas faculdades têm prioridade sobre a outra está falando aqui das partes da do conhecimento humano da mente humana sem os sentidos nenhum objeto nos seria dado e sem o entendimento nenhum objeto poderia ser pensado sem os sentidos nenhum objeto nos seria dado e sem o entendimento nenhum objeto poderia ser pensado pensamentos sem conteúdo o conteúdo que ele fazendo aqui são os sentidos são vazios e consciência sem conceitos é cega o pensamento sem conteúdo são vazios ou seja pensamentos sem o conteúdo dos Sentidos são vazios
EA consciência dos Sentidos sem que a ela seu atrás de conceitos e portanto pensamentos é cega e o entendimento não possui consciência de nada os sentidos nada podem pensar somente pela sua união o conhecimento pode aflorar que que ele tá dizendo aqui do conhecimento humano depende de duas faculdades e não pode ser dissociado das duas ao mesmo tempo quais são as duas de um lado pensamento de outro lado sentidos se houver só pensamentos então não há conteúdo algum e se houver só sentidos Então esse sentido são ininteligíveis eles seriam incompreensíveis eles precisam dos conceitos o
entendimento não possui consciência de nada ele é uma mera e estrutura os sentidos não podem pensar eles são uma bagunça só somente pela sua união da estrutura com conteúdo digamos assim o conhecimento humano pode aflorar então quê que o cante tá dizendo que nós fazendo aqui o seguinte quem sabe a briga que existia entre aquelas pessoas filósofos modernos que diziam que existem algumas ideias que já nascem conosco e já jornalistas enquanto os outros os empiristas diziam e não todas as ideias derivam dos Sentidos todas todas não há uma que não derive dos Sentidos que que
o cliente está dizendo e não a ideia que não tenha passado pelos sentidos antes e é razoável supor isso para algumas ideias mas não para todas só que essas outras que não passaram pelos sentidos elas não tem conteúdo elas são mera estrutura bom então se de um lado ele tá concordando com os racionalistas ao dizer que já nascemos com alguma algum alguma coisa que se parece com as ideias mas que delas diferem Por que não tem conteúdo e só estrutura por outro ele concorda com os empiristas dizendo que tudo que a gente sabe de conhecimento
veio o primeiro pelos sentidos Só que os sentidos não bastam eles precisam ser recepcionados por uma estrutura mental ideal fala para d'arles ordem só que se houvesse só essa estrutura mental bom e sem sentido algum não haveria conhecimento tampouco e é preciso da junção dos dois e nem só os sentidos fazem as ideias e nem suas ideias fazem conhecimento Como como é que ele faz isso é que ele faz isso olha lá ele vai passar investigar como é que a gente conhece é que a gente conhece e ele divide a nossa cognição são um modo
como a gente conhece em duas partes em sensação intelecto tá dividindo aqui numa má representação porque na real para o cante as duas coisas acontecem simultaneamente não há diferença temporal entre as duas onde houver experiência humana haverá ao mesmo tempo ao mesmo tempo sensação e intelecto em qualquer experiência humana pressupõe sensação intelecto sensação intelecto ao mesmo tempo estrutura intelecto sensação conteúdo a experiência humana é a junção dos dois sempre sempre Então o que ele faz a dizer o seguinte alguma coisa e antes mas quando ela passa pelo intelecto ela se torna o que a gente
conhece eu acho que a gente aqui de objeto sentido e pensado Nós não sabemos o que é a coisa antes de passar pelo nosso intelecto quando ela passa pelo nosso intelecto que ela vira o que a gente habitua-se pensa que é essencial no cliente e Nós não sabemos o que são as coisas antes dela te passarem pelo nosso intelecto nem pela nossa sensação o modo como a gente acha que as coisas são já é o resultado de alguma coisa que já passou pelo filtro da sensação e do intelecto é preciso pescar isso mas não sabemos
o que são as coisas nelas mesmas porque toda vez que nós vamos acessá-las ela já passaram pelo filtro a sensação e do intelecto ela se tornaram objetos sentido e pensado a experiência humana só é capaz de conhecer objetos sentidos e pensados só que no processo de sentir e no processo de pensar a gente a travar uma série de propriedades que não temos como dizer se estão ou não nas coisas nelas mesmas Essa é a base da teoria Kantiana do conhecimento é a base a base Avon a investigar mais a fundo porque ele disse isso o
problema Central dele é o seguinte e quais são as condições de possibilidade do conhecimento humano Quais são as condições de possibilidade lembra que cada filósofo tem o seu jargão Zinho né você já aprendeu vários aqui juízo sintético juízo analítico juízos a priori os juízos a posteriori é condições de Possibilidade é uma expressão típica do cante assim como o vamos lá é mundo sensível e mundo inteligível uma expressão típica do Platão assim como de chover é a causa material causa formal causa final causa eficiente eu vou acabar o tipo de Aristóteles e e assim como Deus
é o ser maior aquilo do qual nada mais pode ser pensado é tipo do Anselmo é assim como reset extensa e res cogitans assim como cogito Ergo sum é típico do de kart dessa mesma maneira condições de possibilidade essa expressão é típica do cante todo filósofo que vai usar depois e tudo que nós conversar depois é porque ele tá se remetendo de algum modo ao cante condições de possibilidade que coisa tentando fazer aqui tentando fazer o seguinte e antes de pensar e no objeto do conhecimento E que tal a gente pensar no modo como a
gente conhece Bom vamos lá onde a gente pensar e no que são as coisas que a gente não começa a se perguntar como é que nós conhecemos as coisas mas se a gente se perguntar o que é Deus porque a gente não se pergunta se a gente é capaz de conhecer alguma coisa como Deus Oi boa noite se perguntar se existe princípio da causalidade na realidade que tá gente perguntar como é que a gente conhece coisas como princípio da causalidade o lixo da gente se perguntar o que é alma senhor gente perguntar como é que
a gente conheceria alguma coisa que se parecesse com a alma e sacou a inversão do cante ante a gente perguntar o que que é objetos que tal a gente investigar que tal a gente investigar como é que a gente conhece os objetos da realidade porque até agora parece que a gente quis falar sobre a realidade o tempo inteiro o tempo inteiro tempo inteiro só a gente nunca parou para investigar a fundo a sério se a gente seria capaz e faz afirmações sobre realidade é que todo mundo fala assim não isso aqui é a alma não
isso aqui é é tal coisa mas que só pode ser Deus sabe o conhecimento humano seria capaz de conhecer alguma coisa parecida com Deus alguma coisa parecido com alma será para você que tá viajando vou te fazer uma comparação mal feita aqui uma comparação feita sobre isso é e você sabe que tem várias coisas na realidade aqui ó passando o que você não é capaz de perceber essa analogia a taxa para você entender que quero falar é Sim Vítor como assim tu tá viajando não aqui ó e aqui tem várias coisas passam por aqui só
quer um exemplo de uma coisa que tá aqui entre eu e você só que você não tá vendo nem eu o wi-fi E aonde é o wi-fi de internet eu tô aqui a primeira gente várias ondas eletromagnéticas estão perdendo a gente aqui e você não tá vendo Então também é outra fora da capacidade humana de enxergar um beijo se você entende exemplo Ou seja que a coisas fora do nosso campo de enxergar por analogia o que está dizendo é esse os objetos que nós queremos alcançar pelo conhecimento Porém para além do que a gente é
capaz de conhecer Oi e a gente sempre falou sobre eles achando que tava falando sobre ele mas não tava turismo sequer tem capacidade de conhecidos pelo pelo próprio modo como nós conhecemos a pergunta só pergunta in filosofia a gente conhece isso como a Revolução copernicana do cante que que a Revolução copernicana do cante se lembra do Copérnico é um dos propositores da teoria heliocêntrica heliocentrica ou seja não é a terra está no centro seria a teoria geocêntrica e sim o sol ou seja não é o sol que gira ao redor da terra é a terra
que gira ao redor do sol e o que que é uma teoria copernicana que o que está fazendo e muda terra o objetos as coisas que nós queremos conhecer Deus alma princípio da causalidade até agora nos na história da filosofia e o a gente estava girando ao redor do objeto do objeto como é que eu conheço objeto Quais são os atributos dos objetos falando sobre o Deus né ele onisciente onipotente e onipresente como quem essa objetos sujeitos não carregue objetos que estamos fazendo assim que eu senti inverter isso E que tal se a partir de
agora em vez de se preocupar com o objeto a gente se preocupa com como sujeito conhece porque eu tenho primeiro saber como é que ele conhece para saber se é possível ele conhecer bastante muda o centro do de órbita do estudo das pesquisas filosóficas em dentes essa revolução copernicana do cliente que tem primeiro entender como é que é isso aqui o sujeito para depois saber como é que objetos e e isso é revolução copernicana de Kant e antes de pensar objetos Esse é um sujeito que conhece bom então ele insere um conceito que é basilar
para entender o que quem está querendo propor aqui eu consigo the transcendental transcendental primeira coisa vamos lá você por talvez já tenha ouvido falar no conceito de transcendente é um ascendente aquilo que vai além da experiência né Vitor eu sou uma pessoa que acredita no transcendente Ou seja eu acredito que a a um plano que não é o da experiência e que é possível que o ser humano acesso é possível que ele tem contato e seu transcendente mas não é nesse sentido não é Nascente Lembra que eu falei que o cantil dizer umas palavras que
valem só aqui essa é uma delas e o que vai está dizendo não é isso tem sua cabeça não é transcendente nem sentir hoje nossa Místico vai além de nós o que que é o transcendental a extensão e eu não sei dental são as condições de possibilidade do conhecimento humano então Toda vez que você lê no Cante transcendental que você precisa automaticamente substitui por condições de possibilidade do conhecimento e as condições de cognoscibilidade ou seja de conhecer os objetos ou pra gente utilizar um pouco agora Que Nós aprendemos são as estruturas a priori do conhecimento
humano estruturas a priori do conhecimento humano Conceição estruturas que não dependem da experiência mas que sem as quais não há conhecimento não há conhecimento ele vai chamar essas estruturas de sensibilidade e intelecto razão transcendental para o Cante é aquilo que é aquilo que eu não tenho acesso a experiência é mas é a condição de possibilidade da própria experiência romano É sério Conseguiu perceber eu não tenho acerta o transcendental de Kant não tá do lado direito do cérebro não tá do lado esquerdo do cérebro não tá na frente não tá atrás não tá embaixo não tá
em cima ele não está localizado no cérebro humano não é isso que ele tá falando o transcendental de Kant é o que que o que que lembra que agora de mudou o centro de gravidade das pesquisas não tô precisando mais objeto tá precisando jeito o jeito que conhece o que que é preciso que esteja no sujeito que conhece para ele poder conhecer o que que eu tenho que parece por o esteja no próprio conceito de sujeito que conhece para que seja possível o que eu chamo de conhecimento isso é transcendental vídeo onde é que tá
isso não está em lugar nenhum não é físico é um conceito o são conceitos aqui não Consegues mas Victor está no mundo das ideias de Platão não não tá num da cidade pela não é a diferença que não entra inteligível e sensível não é isso esquece da dicotomia não é isso é outra coisa o transcendental não quer dizer que pertence ao mundo inteligível não é isso também acidental é a condição de possibilidade de haver conhecimento guarda isso não quer dizer Miche misticismo não quer dizer mundo inteligível não quer dizer nada disso quer dizer alguma coisa
aqui que pressupõe a própria possibilidade do ser humano conhecer a guarda isso vamos para cá as condições de possibilidade do conhecimento humano condição de cognoscibilidade dos objetos e estruturas a priori do conhecimento humano ele vai dividir os transcendentais em basicamente 2 etapas o que é preciso para ser humano ter uma experiência sensível e o que é preciso para ser humano fazer um intelecto funcionar aplicar conceitos E ele fala que os objetos que nós conhecemos não são Dados Isto é eles não são considerados nunca neles mesmos nunca nunca é porque todo objeto passa antes pelo filtro
do que ele chama de intuição e de intelecto aí tá extensão aqui porque você que curte misticismo tá lendo a palavra intuição e tá entendendo um quer dizer que Kant acreditava no sexto sentido Não entendi não é isso não é de Deus intuição não é se sentir Ducati lembra sempre que alguns conceitos são utilizados nos filósofos que querem dizer uma coisa muito técnica nos filósofos que não quer dizer em outro e outro lembro lembro disso intuição aqui no carro é sexto sentido não é tira da cabeça isso tem intuição aqui então Vitor vou te explicar
eu acho relaxo bom então os objetos que nós conhecemos não são Dados eles sempre passam sempre passam pelo filtro da intuição e do intelecto a intuição vai dizer respeito a parte sensível do nosso conhecimento e o intelecto vai dizer respeito a parte conceitual do nosso conhecimento forma Lembra que eu falei que a cognição humana para o Cante se dividir sensação intelecto a sensação e diz respeito à realidade via intuição controle de eu falar de intuição no canto eu tô falando da parte do conhecimento humano da cognição humana que capta os objetos via sensação o Vitor
deixa eu falar de intelecto tô falando da parte da da convenção humana que capta a realidade via conceitos e juízos vou explicar isso daqui a pouco então a realidade como ela é eu não sei eu não sei porque toda vez que eu tenho acesso a ela ela já passou pelo crivo da sensação e do intelecto e da intuição e dos conceitos e juízos e vamos ver como é que é isso E aí o cantor subdivide a o livro dele se lembra em estética transcendental e estética analítica a estética transcendental vai dizer respeito as Sensações estética
analítica ao intelecto porque Victor esse nome estético mas estética não é arte estética não é arte Vitor eu achei até agora que estética na arte não necessariamente não necessariamente vem comigo para etimologia da palavra estética vem da palavra grega chamada aisthesis a êxtases que significa sensação neste conta uma história e se ouve falar na palavra Anestesia anestesia Quando você vai no dentista por exemplo ao dentista por exemplo ele coloca uma anestesia lá para você não sentir a dorzinha que ele dizer se barulho já causa aquela frio E aí te dar uma anestesia O que que
significa anestesia não vamos lá para origem etimológica Ana de anestesia significa o prefixo de negação e estesia vende as vezes que significa sensação que a Manu estesia é a privação de sensação Ana negação dizia às vezes uma privação de sensação então um anestésico é uma substância que te priva das Sensações pelo menos onde ele é aplicado e são anestésicos Tá vendo como você já sabia que que era às vezes e você nem se dá conta então estética vem do grego Aster se esquece sensação estética é a teoria do sentido e do sensível por Kant Portanto
ele considera estética no sentido etimológico e não no sentido que veio de querer posteriormente como teoria do B ela teoria do Sul tá bom associada ao adjetivo transcendental E aí como é que fica então a teoria da estrutura a priori do conhecimento sensível lembro que eu pedi para você substituir transcendental por estrutura pior do conhecimento condições de possibilidade do conhecimento então entenda está acontecendo e tal como é a teoria da estrutura pior do conhecimento sensível das condições de possibilidade do conhecimento sensível Entendeu agora porque estética transcendental nessa parte do livro nessa parte do livro deste
livrinho aqui Deixa ele vir aqui o cante vai investigar Quais são as condições de possibilidade do aparato cognitivo humano para perceber sensorialmente os objetos preço estética transcendental Tá bom vamos lá e a sensação humana segundo Kant é composta de duas grandes dos grandes filtros o espaço eo tempo Como assim Victor hu quer dizer que o espaço eo tempo não dizem não são características da realidade e sim da da cognição humana crocante sim crocante assim O que é inconcebível para o cante perceber sensivelmente Qualquer coisa se não for espaço temporalmente só que diz o que a
gente não há como dizer não há como dizer que o espaço e tempo sejam características da realidade há como dizer que nós percebemos a realidade espaço temporalmente mas não há como dizer que a realidade se divide em espaço e tempo eu não entendi se tivesse alguma coisa Oi como é que você acha que o inseto vai saber Raridade que foi que você acha que uma uma bactéria percebe a realidade Oi como é que você acha que o coronavírus peço a realidade o sars-cov dois você acha que ele percebe a realidade Oi como é que você
acha que a bactéria que está embaixo da sua unha agora que tem milhares delas aqui debaixo de sonho é como é que tá as crianças percebem a realidade Você acha que elas percebem o tempo e o espaço do mesmo modo que nós se é que elas percebem espaço temporalmente a realidade e a seres na natureza que não tem sentidos sentidos e eu te dou um exemplo Esponja se você se lembra da aula de biologia mas Esponja é um ser vivo Bob Esponja não tem sentido e não tem sentido como é que eu acho que ele
percebe ela tá sua realidade e não é de modo espaço-temporal e nós percebemos a realidade espaço-temporal Nós seres humanos e alguns animais também razoável Socorro Mas nem todo ser vivo percebe a realidade assim porque então que nós dizemos que a realidade é espaço temporal em vez de dizer de modo mais humilde que nós percebemos espaço temporalmente a realidade é bem nós precisamos assim e não sabemos realidade assim G1 o espaço-tempo compõem a as condições de possibilidades dá a sensação humana é como se fosse assim Nós não sabemos o que é a coisa em si né
O que é que é a coisa fora de uma só palavra cognitivo mas nós sabemos quando ela entra e no nosso processo intuitivo que lembra que intuição no MX mais sentido intuição é captação via sentidos nós sabemos o que acontece depois da intuição um objeto espaço-temporal Ah tá mas não sabemos o que é a coisa nela mesmo tá sabendo do que a coisa para nós porque a coisa para nós passa pela intuição e vem espaço-temporal e Oi gente faz temporal lembra que tempo aqui não é só sucessão tempo é durabilidade também porque um objeto estático
representa o tempo também ele é um objeto durável tomada nós sabemos que tudo que a gente percebe É espaço-temporal Nós não sabemos o que é isso aqui ó e é pessoas complicado o Victor então o que que a realidade nela mesma mas nós sabemos a nossa branca a vida mas eu tô vendo você eu sei que você tá me vendo mas você tá me vendo já filtrado pelo espaço e pelo tempo você não sabe se eu sou na realidade espaço-temporal é assim que você me filtra e é curioso a gente imaginar como é que a
esponja se relaciona com a realidade é muito curioso é impensável a gente não consegue porque é outro aparato ele da qualidade outras é outra forma de é uma forma de vida tão estranha mas tão estranha que a gente não consegue captar eu comecei captar é isso aqui é a sensação humana passa pela intuição e vira objeto espaço-temporal e e o cante faz uma diferença entre intuição empírica e intuição pura a intuição empírica é o conhecimento empírico no qual estão presentes as Sensações Nossa intuição empírica é a o livro tal qual você vê o livro qual
você vê o Victor tal qual você vê enfim e sua intuição empírica o Kant chama de intuição pura intuição pura as formas da sensibilidade na qual não estão presentes as Sensações mais que são pressa Opostas em qualquer em em qualquer sensação Quais são as formas da sensibilidade o tempo eo espaço do tempo e do espaço qualquer sensibilidade que tenhamos haverá tempo e espaço se você quer fazer uma experiência e tenta pensar eu quero pensar em alguma coisa que não seja o espaço temporal eu duvido você conseguir pensar Victor uma luz ela está inserida no espaço
você não consegue captar a luz se ela não estiver delimitada em espaço o Victor Mas ela está estática ela não tá no tempo o tempo não é só sucessão tempo é durabilidade portanto alguma coisa estática pode tá no tempo você não consegue vida mas tem uma força que que essa força eu não sei o que que é toda vez que você tenta imaginar ela tá enxerida automaticamente no espaço no tempo é uma força que eu sinto então se sente ela tem tempo para tem durabilidade pelo menos umas O meu corpo está tomado dessa força Então
se essa fosse tá tomando seu corpo é porque ela tá durando no tempo ela já está inserida no tempo o saco se você entende isso você sabe o quanto é difícil você entendeu o conceito de Deus o que por definição Deus não tá no espaço e no tempo ou definição se você não consegue entender Deus é porque tudo que você consegue até essa força que você chama medicamente Ela já tá no tempo e no espaço ela tem pelo menos durabilidade que ela não for visível Deus não tem e esse uma categoria temporal Entendi então o
que quem está dizendo é sempre que nós temos sensibilidade de alguma coisa Sempre nós incluímos intuição não é se sentir o intuição a captação pelos sentidos não tem como não tem como tornar isso inteligível senão por meio um dos Passos do tempo senão por meio dos Pais do tempo é simples assim sempre assim essas são as condições de possibilidade da sensação humana condições de possibilidade Então as formas da sensibilidade as intuições puras mas acho que não precisam de experiência mas pressupõe toda e qualquer forma de experiência são espaço de tempo espaço e tempo São realidades
empíricas ou seja nenhum objeto pode ser dado ao sentido sempre achou espaço tempo mas ao mesmo tempo eles são idealidades transcendentais que é uma idealidade estão sendo é tão importante eles não são inerentes as coisas sacou Eles não estão presentes nas coisas eles são apenas formas da nossa intuição e eles são ideias transcendentais Victor e ideia no sentido Platônico Não não é deram sentido Platônico Por que não existe uma realidade outra que não essa acho que o que está dizendo acredita então existe Onde existe um cérebro não existe no cérebro é só uma condição de
possibilidade a gente conhecer o caixão tá dizendo que são neurônio o colchão tá dizendo que se a parte direita do cérebro Eu já falei para você e que é uma idealidade na acidental é uma ideia sem conteúdo o que tem que ser pressa oposta para que eu entendo a possibilidade de haver conteúdos na minha experiência Coritiba Isso é uma ideia de idade não acidental ela não se confunde uma ideia platônica porque ela não pertence ao mundo outro o saco Pois é uma ideia platônica é mas ela é condição de possibilidade de haver qualquer experiência sensível
acabou é isso são as formas sensibilidade e intuição pura a isso aqui é só até agora a estética transcendental a primeira parte do livro A segunda parte do livro é chamado de lógica transcendental lógica transcendental Como assim Victor lógica agora ele vai me ensinar a lógica é isso ele vai me ensinar lógica agora o cara ele vai te ensinar a lógica mas não como você está habituado a aprender lógica lógica tocante outra parada é outra parada e é hoje lógica é apenas a área do conhecimento que estuda o raciocínio o raciocínio válido e raciocínio válido
como é que nós dele vamos algumas conclusões algumas premissas isso a lógica hoje mas na época do cães que era outra parada a lógica na época do Kant era a área do conhecimento que estudava os processos do intelecto humano também então entenda neste sentido olhe lá a lógica vem do grego Logos Você se lembra dessa palavra é a primeira palavra primeira aula e lá para o seguinte a razão ela pode significar discurso ela pode significar conceito Lembra quando eu falei a passagem do mito ao Logos que era a passagem da narrativa para o discurso conceitual
da narrativa mitológica por discurso conceitual Então vamos fazer tudo isso no Cante é a teoria das operações do intelecto a teoria das operações do intelecto associada ou adjetivo transcendental é a teoria da estrutura a priori do intelecto das condições de possibilidades do conhecimento conceitual Oi e aí o cante dividir ela em analítica transcendental e dialética transcendental na aula de hoje a gente vai parar na analítica aí já sua cabeça tá fritando suficiente Eu sei disso mas pequei analítica transcendental o arranjo transcendental vamos lá vamos para o palavra analítica vem de análise análise vem do grego
quase igual análises que significa dissolução de algo em seus elementos constitutivos constitutivos nessa parte da lógica ele vai estudar Quais são os elementos constitutivos institutivos do intelecto então associado ao objetivo transcendental é a pesquisa da estrutura priori e os princípios do intelecto humano sem os quais nenhum objeto pode ser pensado côco então a gente já viu os princípios as partes constitutivas da sensibilidade espaço e tempo agora a gente vai ver as partes constitutivas e eu da parte intelectual do intelecto humano lembra que essa divisão é meramente didática a experiência humana como um todo ela parece
com nós dois ao mesmo tempo nós não conhecemos nada se não houver sensibilidade e intelecto con comitantemente esse livro eu tudo que tá no seu redor agora é o mesmo tempo sensível e conceitual se fosse uma sensível ser uma bagunça ou só conceitual não teria conteúdo é os dois ao mesmo tempo a divisão é meramente didática G1 Oi Dona Dica transcendental Essa é a pesquisa da estrutura priori e os princípios do intelecto humano sem os quais nenhum objeto pode ser pensado pensado lembra que a diferença do objeto é incluído com o evento dos Sentidos ele
é pensado quando ele é classificado ordenado estruturado pelo intelecto Tá bom vamos lá e o conhecimento humano O que é então até agora até agora bom conhecimento humano começa começa só meramente didaticamente acabei de falar que são coisas que acontecem ao mesmo tempo é mas tem ação da sensibilidade que a sensibilidade EA intuição que não é sexto sentido É a coisa em si que eu não sei o que é é incluída Ou seja é percebida pelos sentidos e era processada como objeto espaço-temporal é sempre gente começa a conhecer as cores começa só no sentido de
Danette lembre-se disso é que a primeira no sentido cronológico é sempre ao mesmo tempo mas a gente entulho e as coisas em si Que Nós não sabemos o que são e elas são percebidas Como espaço-temporais Nós não sabemos se elas são espaço-temporais assim que a gente vai se percebe só como assim que a gente percebe e concomitantemente entra o intelecto a acessibilidade em Ituí e o intelecto ele torna essa intuição discursiva que que a tornará discursiva é transformar esse objeto espaço-temporal e classificá-lo e codificado em conceitos e juízos conceitos e juízos o intelecto é discursivo
ele opera de modo discursivo linguístico linguístico através de conceitos e através de juízos olha vida mas o que são conceitos e juízos conselho de jurisdição seguinte conceito uma palavra individual por exemplo planta livro computador um homem juízo é uma proposição e o proposições que articulam palavras que articulam conceitos por exemplo a planta é exuberante conceito planta conceito exuberantes juízo a plantar exuberantes é uma sentença inteira é uma sentença inteira crocante conceitos e juízos estão intrinsecamente ligados e obviamente o juízo são formados de conceitos Mas você só sabe que que consegue aplicar um conceito ou utilizar
um conceito quando você consegue também o mesmo tempo estabelecer juízos possui um conceito é teu poder de fazer juízo exprimir por meio de uma sentença contendo o esse mesmo conceito não entendido Como é que você sabe o conceito de filosofia se você é uma palavra um conceito Você tem certeza que você sabe o conceito de filosofia quando você articular ela não juízo vocês não a sentença em que você consiga aplicar esse conceito enquanto você postar uma dica para estudante para a vida aqui tá essa é uma dica de verdade para estudante e enquanto você não
conseguir aplicar o conceito em diferente em juízos em diferentes sentenças você não entendeu o conceito pela entendeu Mas antes você sai de áudio não entendi entendi então exemplo uma frase escola não consigo Então você não entendeu O que é uma parada e o que que é a priori a pior é um conceito escreve aqui no comentário para mim a priori no juízo uma sentença numa frase para ver se você consegue a priori é é bem e se você não conseguir fazer isso você não entendeu o que é pior ainda não fala para mim que que
é sintético então conceito coloca o meu juízo para mim se você não conseguir você não entendeu o conceito você não entendeu não adianta e também não tá bom juízo de conceitos essa esses processos do intelecto eles estão articulados não dá para entender um sem outro na frente não sei outro coloque ver se você entendeu agora Ah então tá Oi tô aqui e para investigar a analítica transcendental lembra que tem analítica transcendental com as partes constitutivas do intelecto o cante lançar mão de um nome chamado categorias categorias a última vez que você ouviu falar de categorias
na aula de filosofia foi lá com o Aristóteles sei se você se lembra quando ela está dos falava de categorias ele falava o seguinte e ele falava que dá para a gente entender a realidade dividindo a realidade em categorias e não existe a substância que a principal categoria existe o lugar existe o a relação existe a quantidade lembra disso faz grandes divisões da realidade as divisões mais essenciais de toda e qualquer realidade que são as categorias Qual que é a diferença das categorias de Aristóteles para as categorias do cante o asfalto está dizendo que as
categorias são as grandes divisões da realidade como um todo como um todo o que ele tá fazendo é ontologia ontologia parte da filosofia que fala sobre aquilo que ar na realidade em geral porque quem está falando é sobre o aparato cognitivo humano e não sobre a realidade como um todo mas quantas ele já fez a revolução copernicana em que o centro não é mais objetos o centro agora é o sujeito eu acho categorias do cante elas são todas da cognição humana e não da realidade como um todo Essa é a grande diferença entre as categorias
de Aristóteles e as categorias do quente Então quando o cante vai analisar o intelecto ele vai subdividir-se intelecto em categorias e categorias de um lado e em princípio de outro as categorias são conceitos e os princípios são juízos os dois são a priori são condições de possibilidade do próprio intelecto vamos lá as categorias são conceitos a priori ou seja são condições de possibilidade de pensar em algo como objeto da experiência humana Como assim a tendência é que o seguinte você acha que alguns conceitos indispensáveis caso se queira considerar algo como uma operação do intelecto e
que faz alguns indispensáveis e o cante mostra a seguinte tabela essa tabela aqui é uma foto que eu tirei do livro do Giovanni reale para cada juízo que o cante postula que o Kant conceitua a uma categoria o correspondente Tom a 12 no total unidade por validade totalidade realidade negação de imitação inerência subsistência causalidade dependência reciprocidade possibilidade de impossibilidade existência existência necessidade de contingência é isso aqui são os conceitos que toda mente humana tem porque sem esses conceitos nós sequer somos capazes de conceituar qualquer coisa como é que nós aprendemos eles com a experiência é
que a experiência não seria possível se nós já não presta puséssemos esses conselhos sem tende a gravidade da coisa e não é como o rio me dizia ou seja os conceitos vem depois que a gente tem acesso a experiência não se a gente não prestou esse conceito a e não temos possibilidade de ter qualquer experiência relevante experiência intelectual e não tem possibilidade para explicar isso deixa eu te fazer uma analogia aqui você acha razoável que toda a língua toda língua português italiano europeu italiano lado Europa enfim a gente fazer o pés de espanhol a francês
inglês sei lá a língua da Tribo do interior do Brasil seja onde força interior acha razoável supor que qualquer língua preciso do conceito de quantificação do tipo todo e alguns e você mais razoável que toda língua seja ela qual for tem que parece por o que ela vai falar sobre quantidades ela precisa de alguma palavra correspondente a tudo para dar sentido de totalidade e alguma palavra correspondente a alguns trabalho sentido de não totalidade mais de pluralidade a Amazon avilmar Então isso é um conceito lado quente eu gosto de qualidade totalidade é uma categoria mental não
é à toa que todas as gemas tem um esses correspondentes o que isso faz parte do modo como Nós pensamos em e acabou é razoável que toda a língua precisa dos conceitos de negação de afirmação e não importa onde quer que a cultura é esteja neste globo terrestre e por uma cultura de seres humanos é razoável que seja qual for a língua eles têm um conceito para regar e para firmar as coisas é completamente razoáveis Então o que antes não é à toa são categorias do intelecto humano categoria Estância dentais realidade negação é preciso que
eu tenho a categoria da realidade para afirmar as coisas é preciso que eu tenho a categoria da negação para negar as coisas O que é preciso é razoável que toda a língua precisa extrair conclusões tamo as premissas em outras palavras é razoável supor que toda a língua opera raciocínios de algumas primicios eu estou algumas conclusões completamente possível completamente possível razoáveis Porque toda a língua tenso isso é uma categoria também a categoria da causalidade causalidade é uma categoria mental que faz com que a gente distinga o que que é premissa do que quer a conclusão cima
categoria mental e ao contrário do filme e morreu diz assim não tem coragem de saber se existe causalidade é causalidade é sempre um hábito que o que está dizendo bem sim O que é causalidade não é um aspecto da realidade a realidade é um aspecto da mente humana do aparato cognitivo humano nós não percebemos as coisas se a nossa operação cognitiva já não preciso pusesse causalidade ou relações causais nós não percebemos a realidade Olá continuam a E aí razoável de toda a língua precisa expressar que algo existe e que algo não existe nas obras o
preço toda a língua seja ela qual for precisa da dessa desse modo de expressão algumas coisas existem as coisas não existem e precisa disso inclusive para enfim se proteger dos animais selvagens preciso dizer para os outros integrantes da minha tribo que aquele tigre de verdade existe porque a gente tem que fugir ou que não na mão Na verdade era só alguma coisa que parecia com tigre Mas que não é um tigre então podemos chegar aqui neste local que ele é seguro sacou é razoável isso tá lá também é a categoria de existência e de existência
O que que está dizendo que o que está dizendo se você entende as analogias que eu fiz o cara é razoável supor que alguns conceitos são constituintes do modo como o ser humano conhece na razoável supor que alguns conceitos são pressuposto do próprio pensamentos é razoável supor eles são transcendentais ou seja eles são condições de possibilidade eles são a priori sem eles sem eles e não há possibilidade do intelecto é conceituar nem estabelecer juízos sobre nada e nada nada e aqui já vai se desenhando já vai se desenhando o que o pai está querendo falar
com a analítica transcendental a parte do livro que fala sobre as coxas doente do intelecto e não mais da intuição É mas ele não para por aí mas não é só isso ele também fala que fora as categorias no intelecto também alguns princípios sem os pais mas não conheceremos as coisas pode ser só alguns tá 2 a princípio corresponde a um juízo a categoria corresponde a um conceito lembra mas todos os dois são a priori um princípio que tá parece oposto em qualquer mente todas as experiências possuem extensão por exemplo que quer dizer que toda
experiência possui partes distintas de outras partes estejam atentos no espaço pra gente tem alguma experiência alguma coisa essa experiência é extensiva ela possui partes distintas não tem como ter experiência se não for por extensão e nem a força como eu te falei antes lembra a não mas a força é uma coisa que você então se você sente ela porque ela tem duração no tempo já assim cachorro na extensão ela tem parte constitutivos seja no tempo seja no espaço outro princípio é em todas as aparições objeto da sensação tem projeção intensiva que a projeção intensiva é
que quando a gente sente alguma coisa a gente conhece a priori a possibilidade de sensações semelhantes em outro ponto de uma espada comum complicado demais Vitor tudo que você sente uma temperatura x essa temperatura que está aqui agora se sente ela e ao mesmo tempo você senti a priori sem ter que experimentar na realidade a possibilidade de estar ou mais quente ou mais frio que a sensação atual é uma Se concentra na sensação que você tá tendo agora a resposta meu quem a gente como tá aqui no Rio de Janeiro parece um pouco mais frio
não sei que sei onde é que você tá essa sensação que você batendo agora eu te dar uma sensação x Mas você a priori ou seja sem ter que passar pela experiência já incluí o que que seria ser mais quente e mais frio que isso é uma e isso faz parte constitutiva da nossa do nosso modo de conhecer e quando você quando você sente uma dor vir deixar o mar você ao mesmo tempo e a priori intui a possibilidade dessa dor ser mais intensa portanto mais dolorida do que é e menos intenso e portanto menos
dolorida do que a volta um conceito em todas as aparições o objeto da sensação tem projeção intensiva Ou seja quando sentimos algo conhecemos a priori a possibilidade de sensações semelhantes em outro ponto de uma escala como ou para mais ou para menos e são princípio do consultar conceitualização humana Oi Eita vida tem muita coisa aqui tem muita coisa aqui é tem coisa para caramba tô acabando o intelecto humano em resumo é o seguinte é o seguinte deixa colocar para você e esse é o intelecto não é a sensação antes tem objeto lá que já passou
pela sensação é objeto espaço-temporal você se recorda dele ele passa pelo intelecto outras categorias que conceitualizam e transforma em juízos e sai lá do outro lado conceitos e juízos por exemplo tem objeto espaço-temporal que eu não sei o que que é ainda mas que quando eu aprendi com conceito nele ele vira um determinado objeto Agora sim plenamente cognoscível um conceito um livro ou o juizo O livro é difícil tipo diversos Ah entendeu e esse objeto ele é espaço temporal mas se ele só fosse espaço-temporal eu não teria ideia do que significaria esse aqui ao mesmo
tempo ele é um conceito livro livro e eu sei o que que é um livro porque eu sei aplicar ele no juízo cara A Crítica da Razão Pura um livro difícil para caramba é um livro que se divide em estética transcendental lógica transcendental e a lógica por sua vez se divide em analítica e dialética essa cor esse é o aparato cognitivo humano é assim que a gente funciona então tudo começa quer dizer Tudo se resume a a cognição humana como um todo ela é o mesmo tempo sensação intelecto antes de ter uma coisa em si
que a gente não sabe o que quer ela passa pela compreensão humana e vira um objeto intuído e conceitualizado o que que é a coisa em si Nós não sabemos nós só sabemos o que que são objetos incluídos e conceitualizadas e é tudo que nós sabemos bom então a pergunta Central do Cliente é como é possível o juízo sintético a priori ou seja como é que é como é que é possível o juízo sintético a priori como é que é possível um juízo que acrescente informação sintético acho que não dependa da experiência seja a priori
é possível isso aqui é possível isso como é que assim você pode afirmar juízos sintéticos a priori que não dependem da experiência mas ainda tinha que assenta a informação sobre as coisas é o que eu te falo que o conhecimento científico ou seja o sintético a priori não é necessário e Universal na medida em que ele é fenomênico outra palavra chave no canto aqui que que você fenomênico isto é enquanto percebido pelas estruturas a priori da cognição humana o capítulo I a Bíblia Cap o conhecimento humano o seu conhecimento científico perdão o conhecimento científico sintético
a priori é necessário Universal é mas somente na medida em que ele é fenomênico ou seja enquanto ele é percebido Pelas nossas estruturas a priori de cognição humana o fenômeno é uma palavra do grego F nome é o que significa aparição manifestação apareceu e manifestação em relação aos sentidos né aquele que aparece essa é a coisa tal qual aparece o Whindersson mano esse é um fenômeno Esse é um fenômeno então o conhecimento científico Center Shop óleo é necessário Universal É mas não porque necessidade e universalidade sejam características da própria coisa que o conhecimento científico de
crédito mas porque necessidade e universalidade são estruturas a priori são estruturas transcendentais são condições de possibilidade do nosso aparato cognitivo Ah entendeu o conhecimento científico é necessário Universal mas porque nós seres humanos percebemos as coisas como necessárias e universais o fenômeno Porém nada mais aqui um âmbito estrito e estando todos circundado por um momento bem mais baixo do que pode ser que pode ser que nos escape fala com quem aí depois de ser ou seja aquilo que é fenômeno é só aquilo que aparece para nós O que é só aquilo que aparece para nós e
o que aparece para nós é encaixado automaticamente Na necessidade e na universalidade é só que achou que aparece para nós e como é que a gente vai saber que o que não aparece para nós não é necessário Universal Nós não sabemos é assim que nós percebemos as coisas então Vitor quer dizer que o cante tá dizendo que é tudo fruto da nossa mente que a realidade nunca pode ser percebida e que no limite a realidade não existe não a fabricante no entanto se o seu nome não é a coisa tal qual aparece bom então o
pressuposto é que existe a coisa tal qual não aparece erro é eu digo que existe a coisa tal qual aparece o fenômeno o pré-suposto aqui bom existe a coisa tá com ela não aparece também porque alguma coisa tem que movimentar o aparato cognitivo humano lembra o aparato cognitivo humano e é por isso que ele se distancia dos racionalistas lá não é feito só de ideias e não idealismo puro e simples é o idealismo transcendental que que significa ser transcendental significa que essas ideias não tem conteúdo Elas têm só uma estrutura que recepcionam o conteúdo sensível
só que sem conteúdo sensível elas são vazias seleção vazias E se eu não posso dizer como é que são as coisas fora desse desse dessa estrutura eu não posso dizer porque toda vez que eu tenho acesso as coisas ela já vem infiltrados para essa estrutura espaço e tempo na sensibilidade e as categorias e os princípios no intelecto E se eu posso afirmar isso de outro lado tem conteúdo algum as categorias seriam só uma forma vazia A os princípios seriam só uma forma vazia espaço tempo se ver só uma forma vazia e eu preciso preço Porque
existe algo além das categorias dos princípios e da intuição pura espaço tempo porque se eu não fosse por isso E essas idéias que eu tenho e sem tentar que são importantes em conteúdo sua forma não serem preenchidos com nada o saco não serem preenchidos com água então se por um lado e o fenômeno é a coisa tal qual me aparece a minha convenção outra suposta que existe alguma coisa que não me aparece e que tá me estimulando o que tá me chamando então cante não nega a realidade e tal com ela é nós não nega
essa realidade e ele tá dizendo assim bom sejamos Humildes não é a palavra que ele usa mais vai lá para você entender sejamos humildes e e investigamos como nós conhecemos nós conhecemos assim e sempre que nós conhecemos nós filtramos espaço temporalmente nós filtramos com categorias e com princípios tão tudo que nós conhecemos são os fenômenos são as coisas como aparecem a nós mas não é mesmo que dizer que isso é o mesmo que dizer que não haja coisas para além do que nos aparecem porque o pressuposto é se elas não aparecem é porque às vezes
tem anteriormente senão eles vão usar pareciam tão quente não nega que exista um mundo fora da mente humana ele não nega isso o que ele nega aqui eu não sei o que é esse mundo só sei que ele existe você que existe e tem um conceito para isso que é o último concerto do ano de hoje prometo ele chama a coisa em si ou seja o contrário do fenômeno de número no número é a coisa tal qual não aparece a cognição humana eu não sei o que ela é eu sei que ela não é ela
é negativa portanto é a coisa em si É a coisa em si que que é coisa em si é a coisa que é considerada não em relação ao meu aparato cognitivo a mais em relação a ela mesma mas eu não sei o que ela porque toda vez que eu conheço ela já filtrada é a coisa ensina uma coisa tal Qual estrutura pior do conhecimento apercebe entendi isso é o número no é o número ele é um conceito negativo portanto eu não sei o que é mas eu pressuponho que exista eu pressupõe que exista porque se
eu não pressupor a minha estrutura cognitiva é vazia ela é mera estrutura ela é mera forma ela precisa desse conteúdo que eu não sei o que é mas eu tenho pra esse povo Ah tá bom então O que é mais ou menos assim e a cognição humana pela última vez pela última vez combinação humana pressupõe sensação intelecto eu não sei o que que é a coisa em si eu não sei o que que é o número não não sei porque toda vez que ele vem para mim a comissão ele já aparecem incluído e conceitualizado mas
eu tenho pressa porque existe porque senão o meu aparato cognitivo seria mera estrutura mera forma essa é a cognição Humana porque antes essa cognição humana para a gente entende é isso que ele tá dizendo quando ele diz que a a estrutura a comissão sem o conteúdo vazia e o conteúdo sem estrutura é completamente caótico Nós não sabemos o que ele é eu acho não sabemos o que dá certo então só para voltar esse aqui é o índice daqueles da Razão Pura que que nós cobramos hoje nós queremos a primeira parte a doutrina é transcendental dos
elementos eu expliquei para vocês que transcendental não se confunde com o transcendente não se confunde com transcendente e transcendental é algo que diz respeito às condições de possibilidade do conhecimento e e e quando a gente vai para a primeira parte da estética transcendental a gente tem ela dividem espaço e tempo espaço e tempo essa parte da sensibilidade depois tem a lógica transcendental que a segunda parte do primeiro capítulo que a parte do intelecto queria dividir analítica e dialética Nós não vemos a dialética aqui nós sabemos analítica que a parte da parte constitutiva do intelecto humano
categorias e os princípios vocês não vão isso Oi e a gente vai pegar só até a dialética transcendental na hora que vem a terceira parte não me interessa tanto mas eu quero deixar um gancho aqui com vocês o gancho eu quero deixar o seguinte eu quero que vocês percebam que e a gente não falou que você tinha razão bom E no entanto nem tanto né é o nome do da obra qual que é A Crítica e da Razão Pura nós falamos sobre a intuição a parte sensível da cognição humana pode falando sobre intelecto a parte
conceitual da convenção humana mas hoje não falamos sobre a razão por que a razão tem um significado preciso no quente Vitor me diga o que que significado pelo amor de Deus não não vou dormir hoje à noite na cabeça está fritando suficiente eu vou estar presente a razão crocante é o seguinte é o intelecto para além dos fenômenos Esse é o intelecto tentando investigar tô tentando investigar objetos que estão para além da sua capacidade o cante dividir esses objetos em três grandes exemplos alma mundo e Deus segundo Kant não dá para dizer e não dá
para conhecer é exatamente isso que fala para o cliente não dá para conhecer nem alma nenhum mundo nem Deus não de acordo com que a filosofia se você pede ponha a conhecer não dá é é além das condições de possibilidade do intelecto humano e no entanto meus amigos no entanto Nós seres humanos queremos o tempo inteiro conhecer a alma Deus e o mundo em sua totalidade Quando que a gente fala Crítica da Razão Pura ele fazendo o seguinte quando a razão é pura você já ela é destituída quando ela tenta investigar os objetos para além
dos fenômenos e do intelecto quando a parte da nossa cognição tenta a ir além do que o intelecto consegue conhecer e do que a sensibilidade consegue conhecer eu tenho a Razão Pura é só que a Razão Pura deixe doída do intelecto e da sensibilidade se dirige objetos que ela não consegue conhecer ela não consegue conhecer portanto A Crítica da Razão Pura é a tentar investigar os limites da Razão Pura não chegou para si próprio é mas especulamos desde que nós nos entendemos por gente lembra pré-socráticos qualquer o objeto de pré-socráticos Cosmos lembra que eles alguns
cosmólogos os fisiólogos que queriam saber que que a física que é o mundo fica universo lembra qual que é o objeto do da filosofia medieval Deus lembra qual que é objeto de polímeros modernos a alma humana investigação da natureza humana é o que é o ser um ser humano nele mesmo é o que que essa coisa que permanece a mesma no tempo e que não muda dos cinco anos de idade até os 30 O Vitor é um só deixa fica tentando investigar o tempo inteiro na filosofia só que a gente não percebe que esses objetos
que vão para além do intelecto e da intuição e essa razão pura e o que está dizendo aqui é preciso estabelecer os limites para ela fez a Crítica da Razão Pura o entenderam por fim o sentido do nome do livro agora e nós vamos hoje o problema dos juízos sintéticos a priori que é o problema central da epistemologia Kantiana nós vimos o conceito de transcendental que não se confunde com o transcendente Imagina seu conceito de estética transcendental que é a parte que são as condições de possibilidades da sensibilidade nós temos a lógica transcendental na parte
da analítica que são as condições de possibilidade a do conceito humano na dialética transcendental que faz parte da lógica nós vamos ver que propriamente Quais são os contra-argumentos do cante para que o ser humano não conhece a Deus nem alma nem mundo mas eu vou juntar essa parte do aula com a parte que a gente fala sobre a ética Kantiana que vai ser a hora que vem mas ela tem muita coisa né coisa pra Lembra que eu te prometi uma coisa ele prometi falar sobre um curso e chegou a hora se você ficou até aqui
comigo até esse horário que horas são Hoje eu passei do horário hoje eu Oi eita caramba quase 2 horas de aula deixa eu falar para você sobre o curso Deus pegar aqui um notebook Érica longe de mim e segue o apóstolo hoje me espera aí peguei não queria mais filhos daqui pela Universidade peguei Tá bom eu vou te falar sobre um curso que a gente vai lançar já aí vai colocar aí no chat para você o link desse curso e é um curso sobre raciocínio crítico sobre pensamento crítico sobre pensamento crítico se você se inscrever
agora neste link você vai ser um dos primeiros alunos em um curso totalmente gratuito no qual é o final a gente vai fazer uma oferta para você mas oferta é completamente opcional você não precisa aceitar a oferta do final pra deixar o curso e o curso vai ter conteúdo tá ela não vai sair do curso Zerado nem vai ser só papo de vendedor a gente vai fazer conteúdo também e eu vou te falar quais são as primeiras aulas quer dizer quais são as as todas as aulas né serão quatro aulas ao vivo comigo com o
seguinte conteúdo primeira aula o que é pensamento crítico e eu vou te alguns detalhes e fazer alguma extinções bastante basilares sobre isso vou estar definição pode fazer algumas distinções é bastante importante para você não confundir isso algumas coisas eu já falei sobre isso um pouco de um vislumbre de um dos vídeos sobre o novo quadro que a gente inaugura aqui o pensando bem mas eu vou aprofundar mais que a primeira aula e na segunda aula eu vou falar sobre Como você consegue identificar e avaliar argumentos é bem precioso nos dias de hoje você há de
convir comigo eu quero sentar para você no conceito de argumentos eu não tenho certeza se você conhece o conceito de argumento ele é muito útil para que vocês tiverem se de uma simples reclamação e se você tiver em cima de um simples pedido que você o diferencie de um simples uma simples expressão de opinião que não é a mesma coisa tem uma diferença bastante Clara que eu acho que você precisa saber para pensar melhor na terceira aula eu vou te ensinar como se expressar melhor de modo mais claro e menos umbigo e de modo mais
a palavra Imparcial é bom para você era ruim mas eu quero dizer de modo menos carregado sabe menos emocional menos a ideologizada é impossível não ter uma ideologia mas é é é possível sim você toma cuidado com as palavras a ponto de na sua comunicação ela é suar em menos ofensivas talvez ou menos carregadas de emoção é só você terceira aula e na quarta aula eu vou fazer uma live de dúvidas ó e vou te fazer a oferta que você aceita se você quiser mais que se você ficar até a 4ª aula você vai ter
perdido nada ao contrário se vai ter ganho conteúdo para caçamba Essa é a oferta O link tá no chat a Evelyn já colocou aí clica nele se inscreve que a gente vai enviar direto para o seu e-mail o aviso das lives da do curso é isso vai enviar para quem colocar quem fizer a inscrição então se você tá afim de fazer esse curso clica no link a gente vai se comunicar diretamente com você tá bom a gente quer ser o trás só para as pessoas estão interessadas entendeu a gente quer separar as pessoas comprometidas das
pessoas que não querem fazer a gente nem encher seu saco né se você não quiser fazer tá tudo certo você pensa direito e que a Gente Se dedique de verdade as pessoas que querem fazer e que a gente ali portanto faça um grupo mais coeso sabe é isso a gente quer uma coisa que você tá pedindo sua expressão eu não quero meu saco cheio quero só assistir o curso história da filosofia Tá tudo certo não clica no link e continua aqui semana que vem Continuará tendo aula é Vitor eu quero fazer o curso é de
graça de graça até injeção na testa não sei que não a gente então a gente vai se ver nessas nesse certo quatro horinhas Esse é o conteúdo e não se esqueça não se esqueça não se esqueça Amanhã tem o nosso Instagram tem a Live com o professor Gui de Franco tô ansioso aço para essa Live eu sou muito fã do Gui sei se vocês estão também mas eu sou pra caramba e é isso deixa eu só dá um salve salve aqui para a galera que tá aqui até agora me aguentando o Anderson salve S salve
maternidade de 10 o Manauara que é meu conterrâneo e salvo a Stereo a bebe a Sara ver se Anderson Jorge Mário Joana meu pai Augusto Wagner Edson o catiléia é porque eu tô com muita saudade de enxergar com a janela lá porque seu nome é difícil não Thales a Edilson esse alguém não foi isso Otávio Otávio galera salve salve Otávio saúde muito obrigado por eles ficarem até aqui nos encontramos no curso para quem assistiu o curso ó se você não quiser tá tudo bem mais você vai perder conteúdo precioso se fosse um prédio não tá
bom então é isso vamos amanhã no Instagram Kong e semana que vem na aula terminando a outra razão pura e iniciando a Crítica da Razão prática comércio Então tá um beijo boa noite você estou E hoje foi durem fala a verdade tchau oi oi
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