como o ataque é a melhor defesa é vamos lá atacando o Lutero a gente defende a verdade muito bom vamos primeiro como a gente sempre tem que ver com qualquer figura histórica é ver o contexto né o tempo dela exato bom o todo o fato histórico tem uma porção de causas né causas próximas e remotas Lutero não é diferente é quanto mais importante é o fato histórico Ah mais causas mais influências ele teve né ah Lutero não é diferente Lutero ao contrário do que muitas pessoas do que pode parecer do que muitas pessoas possam pensar
ele não era um grande inovador Ele desenvolveu Sim muitas das ideias Mas ele foi um grande repetidor né não tava sozinho ele provavelmente foi o porta-voz de um movimento e ele soube aplicar muito bem por finalidade ruim essa é uma pena mas ele era uma pessoa muito competente muito bem os princípios que ele aprendeu né Eh então aqui pra gente dar uma rápida pincelada nos antecedentes Lutero ele ah bebeu muito nos erros de wycliff através de João wus né então wff que foi um herge medieval que ah defendia a igualdade na religião era contra a
presença real na Eucaristia contra o papado eh muitas vezes esses erros que a gente vê em Lutero já eram defendidos ali por o wycliff que era inglês Eh esses erros vão ser levados Ah pra região da boêmia ah por João UZ eh João UZ vive exatamente 100 Anos Antes de Lutero Ah e João UZ vai defender muito dos erros que Lutero vai defender né Não só contra os sacramentos mas também contra a A Hierarquia contra a Igreja contra o Papa etc ah e o que é interessante é que Lutero vai tomar contato com as ideias
de João UZ na biblioteca do convento eh Lério era agustiniano e lendo a frequentando a biblioteca do convento Imaginem só João UZ foi condenado pela inquisição foi condenado no Concílio de Constança em 1415 vai morrer na fogueira era de fato um herge e ele Ah e Lutero Lendo João UZ vai dizer se esse homem é herege Eu também sou quer dier tinha as mesmas ideias eh de João hus Eh do ponto de vista mais filosófico Lutero vai ter uma influência aqui grande ah tanto de Guilherme Dean como de mestre ecra né uma influência maior de
Guilherme de ocan eh aqui eh oan é o grande defensor do nominalismo né O que vai negar os universais eh daqu Lutero vai tirar a livre Interpretação da Bíblia porque se não há universais eh não há uma interpretação objetiva e Universal né das sagradas escrituras ah Lutero vai ser antes de tudo um grande seguidor um grande nominalista um grande seguidor de de eh Guilherme de ocan Ah vai também Léo vai tirar muito como a gente vai ver daqui a pouco ah a questão até o que ele vai ser contra os mandamentos eh Contra esse Deus
que nos deu a lei isso vem muito ah do voluntarismo de Guilherme deam e de Don escoto né Don escoto que vai ser aí o o grande pai da filosofia moderna eh que ele vem logo depois de São Tomás e São Boaventura eh e que em lugar de unir eh a a digamos a a técnica a filosofia de São Tomás com a poesia de São Boaventura ele vai vai ser o dror Sutil né que vai ver eh sutilezas e nuances em tudo ah e vai ter o grande erro do voluntarismo que é o voluntarismo Né
para Dars escoto Deus fez as coisas do modo que ele as fez por um capricho né Deus nos deu os 10 mandamentos da do modo como ele nos deu também por um capricho Deus poderia ter feito o contrário né O que isso quer dizer que eho é um absurdo porque toda a obra se parece com o seu é o autor né Eh a gente quando conhece por exemplo muito um determinado compositor por exemplo eu gosto muito de Handel né então se eu ouvir uma uma obra de Handel que eu nunca antes escutara eu Muito provavelmente
vou identificá-la embora não seja especialista em música mas a gente percebe a o autor na sua obra tanto é assim que quando tem pintura o pegam xper para ver se é da aquela pintura de determinado aor exato porque ele conhece pela obra is minha técnico o jeito de sei e tal exato porque o o isso é muito na na literatura isso é na arquitetura isso é em tudo por quê Porque é óbvio que as pessoas tudo que fazemos fazemos parecido conosco Deus quando criou o universo também fez assim porque Deus é veraz Deus ao criar
o universo e ao criar nele seres inteligentes quis revelar-se e quis que nós pudéssemos através da das criaturas conhecer o criador e Deus como dizia é veraz ele não quer nos enganar ele nos deu a inteligência para compreendermos a verdade e não o contrário Ah e Don escoto vai dizer que Deus fez as coisas sem um motivo lógico quer dizer ele podia ter se Deus quisesse fazer um triângulo de quatro lados né uma coisa completamente racion ou poderia ter feito mandamentos que mandasse desprezar os pais é ou matar os outros ou matar os outros etc
não teria problema nenhum nenum a a a a o mandamento passa a ser bom porque Deus quis ele assim e não porque ele tem uma relação com o próprio ser de Deus com a própria realidade né Deus poderia ter feito o contrário Óbvio que não né mas Deus não é todo poderoso Deus é todo poderoso mas Deus não pode o absurdo né nem a contradição porque a contradição não é uma qualidade sim um defeito e Deus não tem Deus é perfeitíssimo isso aqui vai influenciar muito o Lutero então Lutero vai dizer que por exemplo há
mandamentos eh que são impossíveis serem praticados vai ser muito Moisés era muito Moisés L era muito contra Moisés porque justamente foi para Moisés que Deus de os mand de os mandamentos né E depois também mestre Art que é que é justamente a o oposto né o inimigo mortal de Guilherme deoc o inimigo dos dos dos nominalistas vão ser os seguidores de de Guilherme de mestre Art né mestre Art era alemão era inglês e ele vai justamente defender Em que sentido né Eh um dizer que não havia Universal então que ambos vão negar a analogia do
ser mas um negando que haja no mundo qualquer vestígio de Deus e o outro dizendo que o mundo é igual a Deus a doutrina católica ensina que o universo a criação é semelhante a Deus não é oposta né nem Idêntica semel eh mestre Art então dizendo negando a analogia né então dizendo que então o mundo vai ser o oposto de Deus né então se o se o universo se a criação é ser Deus não é ser Deus é nada né então isso aqui ah isso tudo vai influenciar muito o Léo eu passo muito rapidamente por
essas por essas ideias mas isso aqui vai influenciá-lo muito e ele vai compreender isso vai saber pôr isso num esquema de doutrina né Eh aliás isso o professor orando nos ensinava né Eh se Lutero tá repetindo erros que foram ensinados né Eh como eu disse e por João huz por o He Cliff e pro John Ball que foi quem levou essas ideias paraa Boêmia etc Ah por que ele fez tanto sucesso ou mais sucesso que os outros né porque justamente Eh claro que aqui há há há outros fatores né a invenção da Imprensa é uma
dela havia uma organização por trás de Lutero Mas é porque Lutero soube unir essas duas correntes né as duas correntes haviam sido condenadas pro Papa João 22 isso em 19 1000 429 1329 Eles foram condenados e o que é interessante era tão inimigos que no processo contra os nominalistas os os discípulos de mestre deat foram justamente depor contra ele e vice-versa né e Lutero vai conseguir unir essas duas correntes e por que quando essas duas correntes são Unidas isso dá muito sucesso porque o racionalismo ele tem pouca penetração né o racionalismo se a gente vê
eh ainda hoje né na na nessas as doutrinas que são meramente racionalistas o que a gente costuma chamar de esquerda elas são muito secas tem pouca penetração tem pouca graça tem pouco calor né acaba ficando restrita a um grupo de intelectuais ah e o irracionalismo né atrai bastante é sedutor é sedutor porque ele empolga el harmoniza melhor com poesia e tal com poesia etc então a união das duas co vai sempre ter um grande sucesso aqui a gente verifica na história diversas vezes né Depois Lutero aqui uma causa mais próxima ele foi ele ingressou na
ordem dos agostinianos a ordem dos agostinianos estavam numa grande decadência uma uma grande decadência eh já por ter pessoas importantes da congregação que eram de má doutrina e no convento onde estava Lério por exemplo o o o Vigário Geral que era stalp também não tinha boas ideias eh e o contexto aqui era um contexto de na universidade que Ele estudou o nominalismo triunfava né Esqueci o mestre dele que era nominalismo radical você lembra o nome dele Gabriel Biel Gabriel Biel Gabriel nominalista radical é exato essa e deu aula ele se inspirou nele né então então
é então e aí você veja essas heresias que haviam sido condenadas hoje eram ensinadas nas universidades isso aconteceu em na universidade de Paris eh menos de 100 anos depois da condenação de Guilherme deoca o OC kamiso já era ensinado na universidade quer dizer isso mostra toda essa decadência do final do período medieval né aqui haveria outros fatores históricos a citar Como por exemplo o cativeiro de avinhão ou o atentado de anã e o cisma do acidente que foram eventos que enfraqueceram o papado guerra dos 100 anos que enfraqueceram o papado desprestigiar o papado sobretudo nas
Nações que eram rivais da França né os estados alemães e a e a Inglaterra e também Ah aqui havia uma toda aquela decadência que conhecemos do do humanismo eh é porque o lutter é fruto do Renascimento tamb é fruto do renascimento e aqui então o o esse desprestígio do papado eh foi sego também havia uma grande decadência no clero e uma decadência que chegou até o próprio papado né juro I Alexandre vi né que eram Papas pior que o outro muito ruins moralmente né podiam não ter erros doutrinários mas moralmente muito ruins né Eh Isso
evidentemente desprestigia o papado e vai dar força para aqueles que pregam ainda que seja uma falsa solução contra essa corrupção do clero que que havia né a causa próxima que eu Eu não trato agora vou dar um pouco da falar um pouco da vida de Lutero mas a causa própria foi a questão a causa próxima foi a questão das indulgências né que aqui foi o pretexto que Lutero Ah assim emprestou para poder fazer a sua a sua revolta né Eh para falar um pouco da vida dele né Marcelo bom Lério ele é mostra o livro
aí também que mostra da vida dele é É verdade nós temos aqui um livro que é a biografia de Lutero esse livro é um livro bem interessante o o Brentano que escreveu o livro não é ele não se opõe a Lutero ele não escreveu o livro para atacar Lutero Claro que ele escrevendo a vida de Lutero é impossível é impossível não não ficar contra mas por exemplo na bigamia de de Frederico diess Ele disse que lá foi um pecado venial né E isso aqui para para quem não conhece o fato né Eh federo di ele
era tinha TR sete filhos ele se apaixonou por uma mocinha de 17 anos ele apoiava Lutero Lutero precisava da do apoio dos Nobres porque ele já tava sendo atacado por Carlos V Imperador e ele precisava ter exércitos ã e então o para o o príncipe queria uma justificativa para ele se casar com a moça porque a mãe da moça não queria que que ela ficasse amante dele queria que casassem efetivamente Mas ele já era casado tinha sete filhos como eu disse então ele escreveu para Léo exigindo uma justificativa nas sagradas Escrituras para que Ele pudesse
ter duas esposas e o Car stad ficou preocupado como é que a gente vai fazer isso aqui e lotério então deu a solução falou não vamos justificar mas vamos colocar aqui uma condição a condição é que isso tem que ser mantido sob sigilo né então eles deram justificativa por por escrito baseando-se na Bíblia que ele podia ter duas esposas a mãe da moça não gostou e deu com a língua nos dentes né E e aí o caso se tornou público e aqui que Lutero Então vai dizer que que para causa da do do protestantismo eh
não tinha importância né que malteria dizer uma boa e grossa mentira eh e esse fato né que é um fato escandaloso o brentan vai dizer que isso aqui foi um pecado venial né então quer dizer para mostar aqu de fato não era um inimigo de Lutero né não era um inimigo de Lutero e esse livro então é interessante para você ter uma um apanhado geral da vida de Lutero Ah ele vai contar né então Lutero é um homem do final do do nasceu em 1483 nasceu em ais leben né na saxônia era uma fam família
pobre alguns ã biógrafos dele vão tentar criar uma história de que a a a origem dele vem de de lotário né de filho do filho de Carlos Magno tudo conversa né Tem um outro que D faz a linhagem dele chegar até Júlio César imag Nossa que forçação que forçação exato e mas ele era uma pessoa pobre o pai Mineiro eram pobres né ah e aqui tem uma uma uma um ponto da educação dele que acho que acabou influenciando a psicologia de Lutero né o pai dele era muito duro muito duro com o filho muito rigoroso
Ah e a mãe procurava contemporizar né Lutero não devia ser uma pessoa fácil né então na na escola ele era muitas vezes punido também e naquela época se batia né na nos alunos na escola pelo menos em algumas escolas é claro que isso é um absurdo e ele chegou uma vez a apanhar 15 vezes no mesmo dia isso né então ele era mais uma vez em casa ele havia roubado nozes né que na Europa é uma coisa sem nenhum valor e El chegando em casa apanhou uh apanhou duramente né então Eh isso como a a
ideia que os filhos na sua primeira infância né começam a ter a ideia de Deus olhando os pais né então pros que aqui fica um aviso né o pai não pode ser nem duro demais nem nem mole demais né na nossa época normalmente se é mole demais mas tem essa preocupação né que os filhos vão começar a formar uma ideia de Deus a partir eh dos Pais e Lério então ele depois a família se muda PR para herford se eu não me engano e não vamos PR magdeburgo que era aí ele vaiar em magdeburgo que
era a cidade da mãe né E e aí então ele vai para para estudar ele era inteligente tinha boa voz mas era muito pobre e então ele cantava de porta em porta foi cantar também em tabernas etc para poder conseguir algum dinheiro eh isso aqui não vai fazer bem a ele eh depois uma senhora chamada Úrsula cota que é tem o sobrenome italiano porque ela era viúva de um italiano fica com pena dele e resolve financiar os estudos de Lutero né ele então depois vai paraa faculdade ah e o pai queria que ele estudasse direito
que ele estudasse as leis ele queria estudar filosofia né né então ele vai estudar filosofia ele não segue o conselho do pai eh quando ele se forma em filosofia o pai manda para ele de presente um conjunto de livros de direito ele entendeu o recado né o pai depois teve uma uma melhora de vida né chegou até a ser sócio de uma mina etc e e Lério Então vai começar a estudar as leis fazer uma uma espécie de Mestrado não sei ou e e havia ele não era uma pessoa que pensava em ser religioso E
então isso agora aqui já ele já era uma pessoa de uns 18 20 anos eu acho devia ser portanto em 1505 por aí acho que ele tinha 22 anos ele um dia foi visitar os pais e e voltando da cidade dos Pais eh se forma uma tempestade eh Isso foi no dia 20 21 de junho e cai um raio perto dele tem uma explosão ele cai no chão fere a perna e ele então naquele pavor no medo no susto ele faz uma promessa né ele disz valei-me Santana que se eu escapar Eu me faço monge
então já que tem um monte de erro né Marcelo não se faz promessa assim né Ah mas ele fez se ele fez não tá obrigado a cumprir né porque a promessa é algo muito sério a promessa de de fato obriga né e a promessa eh quando a pessoa faz uma promessa e obtém a graça ela fica Obrigada ela pode pedir dispensa depois pro seu confessor né no caso ali ele não pediu dispensa el falou vou entrar pro convento e ele vai entrar no convento no dia mas tem uma outra versão que ele teria entrado Qual
que é a outra versão a outra versão é que ele havia Duel com uma pessoa e havia matado a pessoa e no duelo ele fora ferido na perna daí a o machucado na perna não é que ele caiu com raio né e ele ia ser preso o duelo era proibido e para não ser preso então ele ele foi pro convento ele foi fazer aquilo que se chamava refugiar-se sob a cruz né a a igreja tinha a tinha o o seu tribunal próprio né E quem estava na igreja nos Conventos a polícia não prendia não podia
entrar porque o fedo era da igreja o fedo era da igreja então tem essa versão que Lutero eh num duelo matou uma pessoa O que é bem plausível em ambiente de Taberna eh de cantoria ele era uma pessoa exaltada também né e depois Marcelo Vamos agora pensar do outro lado o lado do Superior do convento né Por ex São Bento fala que quando um moço pede para entrar pro pro pro convento pro mosteiro tem que deixar ele a alguns dias do lado de fora na porta sem sequer entrar implorando para entrar ah que interessante é
porque muitas pessoas pode podiam pedir para entrar na vida religiosa por um impulso momentâneo qualquer uma decepção um sofrimento etc como é que uma pessoa diz Ah não eu sou Universitário e caiu um raio há três semanas atrás e agora quero entrar e pro mais decadente que fossem os agostinianos essa história é uma história muito mal contada muito mal contada difícil de engolir de engolir exato e nos primeiros anos de Lutero n de ele o nome dele era Martinho porque ele foi batizado no dia de São Martinho né quando criança ele ele nos primeiros anos
Marcelo ele ele cumpria a a regra fazia as orações Ah ele precisava pedir esmola né então ele saia para pedir esmolas etc mas lembra que eu comentei a questão que era importante os pais o pai ser muito duro etc né Lutero vai ser uma pessoa eu não vou dizer escrupulosa porque o problema dele acho que é muito além do escrúpulo né uma pessoa eh doentia do ponto de vista de consciência né ele tinha sérias perturbações achando que ele estava condenado que ele era um grande pecador né que para ele não havia perdão etc ah certa
vez por exemplo ele tava no couro né o couro é aquela parte da depois da mesa da comunhão né onde os monges ficam para rezar o Ofício e tava se lendo o evangelho de São Marcos né falando do jovem possesso Lério Então se joga no chão Imagina a cena e começa a gritar não sou eu não sou eu não fui eu não acompanho não acompanho quer dizer uma coisa de louco Parece um possesso né e e ele então ah vai começar a deixar as suas orações né todo monge ele tem que rezar o Ofício em
determinadas horas do dia is é o são várias horas né cham chamado eh eh a liturgia da da chamam Liturgia das Horas também né que são justamente o Ofício Divino e ele deixava de rezar e com seus afazeres às vezes ele ficava Marcelo mais de uma semana sem rezar e aí ele pegava um dia se fechava na cela dele e rezava tudo que ele deixou de rezar são horas de oração isso aqui primeiro que só vai cansar a alma de uma pessoa depois para uma pessoa como ele dada essas perturbações psicológicas né ISO só vai
prejudicá-lo não ajudava ele em nada e ele sempre com essa esse questão da culpa sempre este medo né esse pavor etc ele muito rapidamente vai ficar Padre eh muito rapidamente como ele ele entra pro convento e vai ficar Padre acho que 2 3 anos depois né Eh eu explico né o aqui os seminários tal qual nós os conhecemos eles ainda não existiam vão ser implementados pelo Concílio de Trento como é que se dava a formação de um clérigo ele era formado por um bispo por um outro padre etc eh não havia um seminário daí a
formação de Lutero Ele é bem verdade ele já era já tinha o título né de De filósofo eh então ele fica Padre o pai não queria que ele ficasse padre né quando ele fala o pai o O pai já se havia o pai se opôs à entrada dele no convento pois que ele vai ficar Padre o pai fica preocupado e o pai diz olha Tomara que isso aqui seja uma coisa de Deus e não seja eh uma ilusão do demônio né ele fica muito preocupado com isso que o pai disse para ele vai ser ordenado
O Padre e ele vai rezar a primeira missa dele n é costume o o Nelson sacerdote ele até Escolhe um padre né para ajudá-lo na primeira missa né É até uma como se fosse um padrinho né é uma reverência que se faz a pessoa então o superor de do Lério tava do lado dele e Lério quando chegou no Ofertório não conseguia ir para diante e ele falou assim eu não consigo eu tenho medo eu tenho medo e o superior fala assim ó vamos vamos vamos adiante vamos adiante aí ele terminou de rezar a missa né
Ahã Lutero então quando fica Padre o superior Manda ele então de volta pra universidade para ele estudar Ah para ele voltar a estudar sua teologia e ele começa a ensinar exegese na no convento ele vai ensinar sagradas escrituras né era uma pessoa Lutero de ele uma pessoa não só tinha boa voz mas ele sabia falar sabia falar ele tinha sabia eh expressar-se né Eh sabia escrever etc er uma pessoa que tinha talentos naturais Sem dúvida né se ele foi escolhido para ser porta-voz de um movimento que ele tinha foi exato foi muito muito bem escolhida
aqui ele então vai a vai começar já a desenvolver alguns dos seus erros né Eh mas isso aqui ainda não era uma coisa como vai se tornar depois da revolta né então ele escreveu um comentário a ele vai eh ele não vai ser totalmente contra tudo que a igreja ensina eh pode ser também que se fosse no sei uma estratégia né para esconder um pouco o erro ter sempre uma uma rota de fuga como faziam vão fazer depois muito séculos depois os modernistas mas ah Lutero Então tinha já Como comentei essas más influências na na
própria na no próprio convento e uma vez Então ele conversando com o superior com quem ele sempre pedia conselho falando das dúvidas que ele tinha e dos medos que ele tinha se ele ia pro inferno se ele não ia se ele ia ser perdoado se ele foi Perdoado etc e aí então o superior eh e aqui também tem a versão o superior explicou e ele entendeu errado né lembro mais OBS fal assim não superiores deve ter ensinado o errado para ele e disse o seguinte falou mas esa aí Martinho nós não rezamos no Credo creio
Na remissão dos pecados Nós não somos obrigados a acreditar Como verdade de fé tudo aquilo que está no Credo pois bem nós temos que acreditar que que estamos perdoados ora não é isso que reza o credo o credo diz creio Na remissão dos pecados Ou seja que os pecados podem ser remidos desde que a pessoa se arrependa peça perdão se confesse né não é acredito que estou perdoado estou Perdoado isso para Lutero Então vai ser o grande A Grande Virada que puxa vida então agora eu tenho que acreditar e é o que vai produzir o
perdão é a crença de que eu estou Perdoado né E aqui Léo vai então Ah isso aqui vai ter um peso enorme né na questão do do de acreditar né que está perdoado mas oo já havia também no convento isso aqui já era um erro que tinha entre os agostinianos Marcelo que era a questão da concupiscência né e a da concupiscência e da Graça do batismo né a concupiscência é o que é é é a tendência que todos nós filhos de Adão e por somos filhos de Adão temos para o mal né Eh Adão depois
do seu pecado esse essa que é o pecado original isso é transmitido porque Adão ali é era a humanidade né então a origem da humanidade pecou toda a sua descendência peca né em Adão eh e o batismo ele perdoa a culpa do pecado original mas não tira suas consequências né uma consequência do pecado original é a morte nós continuamos morrendo eh a doença a ignorância etc e uma delas uma dasas consequências é a concupiscência a tendência ao mal e aquilo que de São Paulo né eu não não quero o bem que compreendo né e muitas
vezes quero o mal que que percebe o que é mal eu costumo dar o exemplo pros alunos fal é o despertador de segunda-feira de manhã né o despertador toca eh não não ten um problema de compreensão né Não eu tenho certeza que o certo é ficar dormindo não eu sei que eu tenho que levantar o problema é que eu não quero então então essa essa espécie de briga entre a nossa inteligência e a nossa vontade isso decorre do pecado original e isso é se chama de concupiscência a concupiscência Como dizia não é apagada pelo batismo
entre os agostinianos Então já se já se ensinava o erro de que o pecado original é a concupiscência ora a concupiscência continua depois do batismo então o batismo não perdoa o pecado original né ele vai só dar uma espécie decobert mas não perdoa isso aqui é um grande erro né e se a concupiscência é o pecado original o desejar é mal a nossa vontade é má né então o homem eles vão dizer que o o por exemplo é um erro que os jansenistas vão repetir que toda a obra de um Pagão é pecado então por
exemplo você pega um japonês que não foi batizado dois japoneses um que cuida dos Pais na velice o outro que maltrata os pais ambos estão pecando um erro Colossal uma coisa exata porque tem a lei natural tem a lei natural etc exato e E então para para o aqui já entre os agostinianos você já tinha esse erro isso aqui tudo antes de 1517 tudo antes de 15 Você acaba de assistir um corte do Caravelas podcast na tela no episódio completo e outro corte Muito obrigado pela atenção