[Música] em nome do pai do filho e do espírito santo amém inspirar ao senhor as nossas acções ajudai-nos a realizá las para quem vós comece para vós termine tudo aquilo que fizemos por cristo senhor nosso amém santa maria mãe de deus rogai por nós em nome do pai do filho e do espírito santo amém boa noite a todos é uma alegria nós estarmos juntos mais uma vez nessa noite e gostaria de iniciar o nosso programa que é hoje sobre são josé de anchieta é com alguns breves avisos a primeira coisa né é vocês acompanharem de
perto tudo aquilo que está acontecendo de fato nosso congresso nacional com relação à questão da ideologia de gênero nós temos várias postagens no facebook no nosso próprio site para vocês saberem como é que estão as coisas o que está acontecendo e vocês participarem de verdade é muito importante o apoio de vocês para é essa luta nossa na questão da exigência para que não seja introduzida no nosso país segundo aviso é aqueles que nesses dias nesses últimos 15 dias 30 tentando entrar em contato com nosso site é aconteceu peguei um pequeno problema técnico não é do
nosso suporte que é o seguinte geralmente nós respondemos às pessoas não é que entre em contato conosco com algum problema técnico de pagamento alguma dificuldade só que por um problema de programação que já foi resolvido os nossos auxiliares já estavam respondendo e mails vocês respondendo é as questões só que por um problema use meias não estavam sendo disparadas né então o que acontece tem muita gente aí que talvez há 15 dias atrás é tenho tentado entrar em contato não e não obtiveram resposta então não foi negligência nossa fosse essa dificuldade técnica nós estávamos e estamos
respondendo os emails mas agora esse problema já foi resolvido então se você hoje recebeu um e-mail de uma dificuldade que você teve há 15 dias atrás não se assuste não foi esse atrás de 15 dias na resposta não foi algo que nós tínhamos previsto foi simplesmente uma falha de programação vamos então é falar da vida de são josé de anchieta o apóstolo do brasil pra vocês é ler em alguma coisa a respeito do padre anchieta que são josé de anchieta vocês encontram aí é um livro já antigo clássico escrito por charlie santa foto que é
um autor do século 19 ele na verdade escreveu com esse pseudônimo de chá de santa fé na verdade o nome dele é ela e jordã ele o ajudando é que o século 19 ele era ligado à lamê mas se distanciou de lá miné quando esse se afastou da ortodoxia de romã bom então aqui lanche eta o santo do brasil traduzido é retratado ze du para o português pela art press e a tradução de armando alexandre dos santos então tá aí à disposição para aqueles que quiserem adquirir esse livro aqui se encontra no é site da
editora ecclésia para aqueles que quiserem agora tem também os livros do padre armando cardoso que é o grande especialista em anchieta então qualquer livro escrito pelo padre armando cardoso pode saber que uma pessoa que conhece profundamente não é é é um shitake eu tenho esse que foi publicado pela paulus um carismático que fez história vida do padre josé de anchieta né mas existem outros livros também do padre armando cardoso inclusive é ele quem fez as traduções para o português dos poemas em latim do padre anchieta então isso é só pra vocês né é terem de
um pouco do que poderiam é fácil ter como bibliografia para aprofundar o conhecimento da vida de anchieta mas então vamos direto é o assunto então quem foi são josé de anchieta em primeiro lugar para aqueles que não sabem são josé de anchieta nasceu né na espanha mas numa ilha que fazia parte do reino da espanha as ilhas canárias e logo adolescente ele foi estudar em coimbra em portugal foi lá em coimbra que o jovem josé de anchieta é se distinguiu pelas suas virtudes ele chegando é em coimbra logo quis viver uma vida virtuosa e determinou
esse é um conselho que a gente pode dar muitas pessoas ele determinou horários bastante precisos para o seu dia então ele já tinha sua regra de vida tem o seu horário cumprir aquele horário e assim fosse santificando com 16 anos de idade diante de um quadro né que nossa senhora do bom conselho padre anchieta foi um grande propagador da evolução de nossa senhora da conceição e nossa senhora do bom conselho é sempre virgem maria mas são títulos de invocação diante de nossa senhora do bom conselho em coimbra o jovem a cheta fez um seu voto
de castidade pessoal consagrando a sua virgindade a nossa senhora tempos depois ele universitário estudante em coimbra conheceu a companhia de jesus os jesuítas que é um recém fundados não é ou seja a companhia de jesus é praticamente foi fundada bem perto do nascimento do próprio chita jesus nasceu em 34 a companhia fundada em 40 então é ele entrou na recém-fundada a companhia de jesus fez o noviciado e era um rapaz de uma piedad eucarística extraordinário já antes de ser r jesuíta ele já gostava muito de participar da missa várias vezes por dia participar de várias
missas e quando podia era acólito ele sabia perfeitamente que esse ministério de acólito de ser coroinha de ajudar a missa é um mistério que é invejado pelos anjos ou seja os próprios anjos sentem é de alguma forma é a admiração e gostariam de estar no lugar daqueles rapazes daqueles acólitos que estão tão próximos do sacrifício eucarístico ali recebendo os frutos do sacrifício eucarístico é assim que quando ele era novo isso o noviço anchieta ajudava 45 missas por dia por devoção e é isso significava ficar de joelhos muito tempo e ele ficava de fato de joelhos
só que ele tinha uma saúde muito frágil ele na virtude dele escondeu essa dificuldade de saúde sofrendo continuava se ajoelhando até que aconteceu algum acidente não se sabe bem o que é que foi que aconteceu alguns dias que foi uma escada que caiu é nas costas dele é outro simplesmente uma questão de de saúde o fato é que ele tinha um problema sério de coluna e com essas dificuldades ele então viu que prometem não poderia ser jesuíta não poderia professar mas a providência divina quis que o brasil já tivesse alguns jesuítas e o padre manoel
da nóbrega é fazia propaganda para é que o nós tivéssemos mais jesuítas aquino nossa terra e dizia olha eu falar pro provincial de portugal todo todos os jesuítas que você tiver e doentes é com problema de saúde manda pra cá porque aqui o clima é muito bom eles vão ficar sadios que foi isso que aconteceu o irmão josé de anchieta professor veio para o brasil né a bondade divina não quis que ele viesse no brasil inicialmente por causa da questão da saúde mas ele logo já ficou é bom de saúde a uma viagem porque na
viagem ele cuidou dos seus companheiros que estavam doentes com enjôos porque o mar estava muito é agitado levaram dois meses para chegar no brasil então o irmão josé de anchieta todos ajudaram quando chegaram no brasil chegaram em salvador na bahia aliás ficar um pouco de tempo e logo não é em seguida o irmão josé de anchieta junto com o padre manoel da nóbrega foram fazer a fundação de um colégio em um colégio que seria então futuramente a cidade de são paulo seja colégio na pequena vila vila de piratininga ali que eles fundaram um colégio foi
fundado no dia 25 de janeiro portanto é conversão de são paulo recebeu o nome de são paulo porque é que eles resolveram fazer essa fundação logo ali em piratininga por uma razão muito simples já havia capitania de são vicente não é que evidente tinha a sua é sede no litoral mas os jesuítas queriam realmente educar os índios ea dificuldade maior é que os índios lá em são vicente conviviam com é em europeus né portugueses vindos ali que não levavam uma vida exemplar seja portugueses que levavam uma vida pouco virtuosa não cristã e os jesuítas então
quiseram fazer esse colégio onde eles pudessem realmente é converter os índios e educá-los tirá los dos seus costumes pagãos para fazer os verdadeiros cristãos e também dar uma atenção maior aos próprios portugueses aos próprios europeus colonizadores que estavam lá e que poderiam ter uma assistência espiritual melhor então ali eles ficaram o irmão josé de anchieta é nesse período ele desenvolveu uma obra incansável de magistério primeiro que ele dava é aulas para os seus próprios irmãos jesuítas preparando os para o sacerdócio não somente isso ele ouvia constantemente falava com as crianças indígenas e foi aprendendo a
língua tupi que era língua que se falava de uma forma geral no brasil é naquela época e num prazo imaginem só ele aprendeu tupi vejo a capacidade linguística que esse homem tinha num prazo de três anos ele aprendeu também o tupi que ele escrever uma gramática estamos falando aqui gente de um jovem de 19 anos de idade então falando de de um padre em ansião e saiu da europa com 19 anos veio para cá com 19 anos e três anos depois já escrever uma gramática de tupi não somente isso ele catequizavam as crianças e catequizavam
essas crianças de uma forma tão convincente que as crianças começaram a fiscalizar os pais para que os pais não pecar 100 veja isto chama-se infância missionária ou seja as crianças é que eram né a zeladora da virtude dos pais porque os índios recém-convertidos é não tinham muita firmeza e é interessante notarmos o seguinte que os jesuítas muita gente é acusa dizendo que os jesuítas viam e batizavam as pessoas os índios de forma indiscriminada dos índios nem sabiam que era cristianismo eles batizavam não é verdade você vê claramente na vida de anchieta e é do padre
manoel da nóbrega que eles quando os índios em tuzla zma dados com a pregação pediam o batismo eles não conseguiam batismo facilmente eles primeiro queriam segurança que os índios não iriam voltar aos seus costumes pagãos então davam um sério período de provação para os indígenas para que eles mostrassem a sua verdadeira vontade de conversão porque não era fácil eles abandonarem os seus costumes pagãos então para que os hindus abandonar seus colchões pagãos eles eram muito afeitos a música certa quer que fez a cheta começou a compor músicas em tupi e assim na aldeia os índios
em um cantando cantando o nome de jesus o nome de maria os mistérios sagrados e assim através da música ele conseguiu nec muitos abandonassem suas antigas seus antigos vícios nas suas antigas misérias de pagãos bom mas ele se preocupa também com os brancos também com os europeus que tinham vindo lá porquê porque é o seguinte os índios eram maioria e a tendência era de que os europeus entrarem na moda e se pagarem usarem começar a se comportar como os índios quantos e quantos europeus começaram a notar costumes pagãos que mal evangelizados ou então queriam abandonar
sua conversão então o fato é o seguinte que anchieta começou então a fazer também peças de teatro preocupado com é a evangelização dos próprios portugueses que estavam lá é muita gente é tá vendo a igreja veio como é instrumento é do domínio português muito ao contrário a igreja quando veio veio preocupado em converter os próprios portugueses que vieram para cá coloniza né ela não está preocupada somente incluem converter os índios e também converteu os portugueses porque não é ele estava garantindo que eles fossem virtuosos né então é coisas sobrenaturais uma coisa interessante que anchieta é
sempre via não é em certas tempestades e acontecimentos da natureza sinais da fúria do demônio um dia antes marcou escreveu uma peça de teatro que iria durar três horas ele fez ensaio teatro com os artistas tudo lá tudo pronto para que um grande número de pessoas assistindo aquela peça de teatro ele então é marcou tudo ao ar livre fez ali o palco ao ar livre e tava tudo pronto acontece que uma imensa tempestade começou a aparecer no horizonte ou seja nuvens carregadas disse mas e todo mundo ficou com medo mundo deu no pé achei que
eles não voltem volta em volta e por que não haverá chuva enquanto nós estivermos fazendo teatro e de fato o tempo segurou por três horas enquanto eles fizeram o teto e anchieta é diz claramente que aquilo certamente é uma folha da manhã porque sabia do bem que aquela peça teatral faria aquelas almas então vejam é comum é a anchieta que está ligado à fundação desta grande e cidades de são paulo e como a cidade de são paulo é nasceu realmente de forma virtuosa eles faziam acordavam cedo nos logo no de manhã cedo todo mundo ia
pra ir à igreja às crianças rezavam um rosário depois havia missa os homens participavam da missa e as mulheres também os homens de um lado as mulheres o outro participam da missa assim eles iam se acostumando ao sacrifício eucarístico aqueles que já eram batizados e poderiam comungar davam nobre exemplo de devoção eucarística né é quando por exemplo lá no meio indígena na cultura indígena algum índio é pagam não convertido é dizer proíba você tem que se vingar você tem que matar quem ofendeu você tem que ser é vingativo o índio convertido que receber a comunhão
e os jesuítas implantaram né a prática da comunhão semanal que naquela época já eram comunhão freqüente cima né eles então respondeu não eu não faço isso porque eu sou um homem de comunhão eu sou homem de da eucaristia um homem que recebe a comunhão olha que coisa linda coisa bem e assim começou a cidade de são paulo não é quantas procissões e penitência eles faziam pregações da paixão do senhor às pessoas os índios né eram levadas a fazer penitência então a cidade de são paulo tem origem em belíssima mas não somente são paulo também no
rio de janeiro naquela época os franceses estavam tentando é estabelecer uma colônia aqui no brasil a chamada frança um tática e tomaram posse ali de uma parte do ano onde está o rio de janeiro e também o norte de são paulo e claro nem eles nem os portugueses tinham tropas suficientes para isso então eles usaram as hostilidades entre os índios então do lado dos portugueses haviam sup e do lado dos franceses havia uma série de outras tribos que depois foram receber o nome de confederação dos tamoios tamanho não é um atributo mas é um nome
que foi dada a essa união de tribos bom o fato é que aquilo lá no fim das contas começou a se tornar uma é religiosa também porque muitos dos franceses que vinham eram também protestantes não é tão s começou também uma questão de conflito religioso mas os padres jesuítas querendo a paz então propuseram uma trégua da seguinte maneira ou seja é dois tamanhos ficaram como reféns lá com os portugueses e dois que eram padre manoel da nóbrega aí o irmão josé de anchieta ficaram como reféns dos tamoios e assim foi feito o padre manoel da
nóbrega e o irmão anchieta chegaram é onde hoje a cidade de ubatuba né em pedro ii a praia de peruíbe e ali eles ficaram logo os índios foram muito agressivos porque viram que eram portugueses é eles convenceram os índios pacificaram mostraram que vinham numa proposta de paz e então os tamanhos também começar a querer agradar os padres né há muito bem quando eles desconfiados tiveram certeza que realmente eram padres então precisa não escolhemos vocês então logo ofereceram algumas das filhas deles para os padres terem relações sexuais nessa eles vão ficar aqui com mostre se você
não ficar sem sexo não é impossível vocês ficarem sem sexo rios os padres então o padre manobra do irmão x csa não nos casamos e não usamos o sexo nos indicaram e respeitados com aquilo e eles então é começaram a celebrar a missa o padre manda a nova que celebrou a missa o irmão lanche eta ajudava a missa começar a tentar catequizar os índios a convertê-lo 60 muitos índios quiseram ser batizados mas eles não aceitaram batizá los porque porque não tinham certeza de que eles iriam prosseguir na fé vejam que que é que coisa interessante
eles batizaram somente os índios que estavam moribundos em perigo de morte assim batizado mas aqueles que eles ainda não tinham segurança não batizavam até que dois meses depois que estavam lá como prisioneiro negócio ia pra frente já há a possibilidade da trégua do armistício ser rompido se tornou cada vez mais iminente padre manoel da nóbrega chegou e disse olha irmão josé de anchieta você fica aqui que eu vou ter que resolver o problema em são vicente e foi uma chita ficou sozinho o filho cheta é se ofereceu para ficar me sozinho de fato e é
evidente que a situação era muito precária e aí que o nosso grande são josé de anchieta nos deu um exemplo belíssimo de pureza de capacidade é muita gente que já viu quadros de são josé de anchieta é viram já aquela imagem do do padre anchieta escrevendo na praia né o que que aquilo quer dizer né aquilo lá foi um voto que o irmão josé de anchieta que naquela época tinha 29 anos pense bem um jovem de 29 anos ele não era padre ainda com 29 anos ele fez um voto a nossa senhora prometendo a nossa
senhora que iria escrever a vida dela em versos em latim se nossa senhora proteger-se para que ele mantivesse a capacidade e assim foi o padre anchieta o irmão anchieta naquela época então começou a compor os versos em latim e compôs o mais longo poema em latim dedicado à virgem maria da história da igreja quando digo mais longo poema nós estamos falando aqui de mais disse 5.700 versos você não faz idéia do que é que isso quer dizer aqui eu tenho aqui né já meio velhinho porque eu tenho alguns anos o poema da bem aventurada virgem
maria mãe de deus o volume primeiro que o volume segundo claro que aqui está duplicado porque tem o latim original escrito por lanche eta ea tradução né feita é pelo padre armando cardoso né mas é impressionante quem conhece latim sabe o que escrever um poema em latim e o padre anchieta e se o irmão cheta ele escrevia em latim na areia da praia memorizavam e ali ele foi guardando como foi possível ele memorizar 5786 versos em latim é uma coisa assim espantosa um amor à virgem maria por que aqueles versos não eram somente poesia eram
oração porque os versos são dirigidos à virgem maria ele fala o tempo todo com nossa senhora e aí nós vemos como é que ele guardou a capacidade não é isso aqui gente isso é um exemplo luminoso para os padres e seminaristas nosso brasil que querem guardar o celibato ea castidade porque o irmão anchieta fez três coisas para guardar a capacidade enquanto estava lá em peruíbe não é refém dos índios imagine um jovem de 29 anos sozinho no meio de índias nuas e guardando a capacidade como é que isso foi possível né os próprios índios se
admiravam um índio lá que que se tornou é muito amigo do irmão anchieta chamou ele do lado e e perguntou me escuta como é possível que você é o windows chamava-se pin do bo sul como é possível que você não não usa as mulheres então o irmão shit nós sabemos disso porque ele escreveu em carta mostrou para ele o flagelo e o silício que ele usava o flagelo para se disciplinar né e o silício essa é a primeira coisa penitência ao menor movimento da própria natureza sánchez já fazia penitência por amor a cristo é importante
saber que isso é por amor a cristo ea virgem maria a segunda coisa é a primeira coisa a oração o poema essa grande coração humano e em oração espiritual a coisa assim é fervorosa segunda coisa a penitência flagelo do silício jejuns e vigílias ele conta o jejum e as vigílias que ele fez porque é como diz o padre armando cardoso no seu livro anchieta que não tivera medo do bárbaro quando o padre nóbrega foi embora teve medo do bárbaro dentro de si não teve medo do ine aquela barba né ali sozinho teve medo do barulho
para dentro de si mesmo então fez penitência fez aquela grande oração ea terceira coisa que fez com que o irmão cheta aguardar essa capacidade foi o apostolado ou seja uma das coisas que nós padres que não somos mon de clausura temos que compreender que aquilo que nos leva a santidade é santificar os outros então quando você vai está lá com um grupo de de índios você está catequizandos e falando das coisas de deus e convencendo os índios a deixarem o pecado você também está se prevenindo de cair no pecado então achei até que era um
rapaz puro casto se manteve eu tinha feito seu voto de castidade a virgem maria com 16 anos de idade com os 29 ele continuava a e ele venceu realmente essa prova sem a mínima queda a mínima queda e isso é importantíssimo nós vemos que nós temos aqui um santo o grande apóstolo brasil era um homem por isso mesmo castigo o castigo josé de anchieta mas era um homem muito penitente eu falei que isso tinha a ver com a fundação da cidade do rio de janeiro depois que terminou essa questão do da prisão de anchieta nela
inteiro e ele é passou também pela cidade do rio de janeiro junto com estácio de sá que era sobrinho do governador geral do brasil - a estácio de sá junto jun conseguiu junto com o padre anchieta para manobra junto a uma pequena tropa de uns 300 pessoas entre índios e portugueses para ir lá é é combater no rio de janeiro e ali atrás do do do pão de açúcar é eles fizeram seu primeiro acampamento e ali foi a fundação da cidade do rio de janeiro eles lutaram com os tamanhos e os franceses que eram vários
deles eram é protestante e é interessante que existem algumas lendas que são relatadas pelo próprio anchieta porque ele não tava eu seja ele ajudou ali no início né na povoação de janeiro depois ele foi para a bahia para ser ordenado padre mas logo em seguida aconteceu a famosa batalha das canoas em que é estácio de sá com oito canoas conseguiu vencer 160 canozzi tamoios e conta a a tradição que o que aconteceu foi o seguinte aqui houve uma explosão de pólvora na canoa principal do próprio estácio de sá e os índios tamoios se apavoraram e
bateram em retirada só que no relato dos próprios tamanhos eles viram um soldado que é espantosamente circulava passava de cannon em canoa das canoas portuguesas e depois de saudar foi identificado como sendo são sebastião estão sendo são sebastião do rio de janeiro aaaah fundação do rio de janeiro com o nome de são sebastião se deve a duas realidades primeiro que o rei é de portugal chamava-se sebastião ele era criança ainda não governava chamava-se sebastião e porque são sebastião é protegeu é como soldado cristão é aqueles poucos católicos que estavam ali para defender e os os
não há dúvida em uma dos escritos de são josé de anchieta não há dúvida nenhuma de que eles viam aquela situação de conflito entre tamoios e tupis como sendo uma guerra religiosa porque ele sabe que se o tamanho e os vencer sem o que venceria seria o protestantismo o padre anchieta foi então para bahia lá ele foi ordenado sacerdote com 32 anos de idade é pelo segundo bispo é do brasil que tinha sido colega dele em coimbra e os relatos da devoção eucarística do então finalmente com 32 anos de idade padre josé de anchieta é
uma coisa comovedora comovedor porque a primeira missa dele e foi muito emocionante com muitas lágrimas com muito muita devoção e o padre anchieta a sua devoção eucarística extraordinário por exemplo tem tem aqui é esse das obras completas neto fazer um enxerto tem esses poemas eucarísticos e outros né em que ele escreve poemas dedicados à eucaristia e então o padre anchieta dali pra frente tornou-se como sacerdote também continuou sendo o evangelizador como ele sempre foi interessante e nós entendemos seguinte quando fala de evangelização é havia duas ações missionárias basicamente de duas formas de emissão quintas e
anchieta é seguia durante a época do ano ele visitava as aldeias que já estavam evangelizados é para confirmar na fé do edital e foi visitada durante algum tempo foi também provincial dos jesuítas aqui no brasil durante dez anos e ele visitava mas também havia isso era mais no litoral claro porque a maior parte das povoações eram perto do litoral mas também havia cinco funções onde ele entrava continente adentro para evangelizar é os índios e o padre anchieta e isso é uma coisa de menina ele usava sua batina surrada né batina preta de de algodão surrada
mas ele não usava sapatos ele estava descalço e vários testemunhos várias pessoas que testemunharam o seu processo de beatificação porque é interessante processo de beatificação de anchieta foi feito é logo depois da morte dele várias testemunhas sob juramento fizer o processo mas depois o processo foi abandonado por várias razões entre as quais o fato de que a companhia de jesus foi abolida neste ínterim então o padre anchieta andava descalço e várias testemunhas dizem que muitas vezes os seus pés estavam tão castigados que ele deixava um rastro de sangue vejam a penitência do homem vejam que
coisa extraordinária e ele quando ia continente adentro ele ia com um rosário no pescoço uma cruz na mão um cajado e a tiracolo uma trouxa onde ele carregava é assim o breviário e os objetos necessários celebra missa agora vejam anchieta foi apelidado de 1º a dão né porque porque o homem tinha um dom é que certamente era um dom que adão possuía no paraíso não preternatural sobre os animais ele dizia era essa explicação que ele dava que o homem obediente a deus tem todas as criaturas subiu julgadas então ele conseguia dominar animais onças cobras é
uma coisa extraordinária é têm pisos em que as pessoas saíram correndo de uma cobra e ele acalma as pessoas olha a cobra e diz pra ela eu já não lhe disse para parar de fazer essas maldades a cobra baixa a cabeça e vai embora mas se fosse assim ah não isso é uma lenda não é em todo lugar que ele passava aconteceu coisa parecidas com onças com cobras com com animais selvagens e isso atestado por várias pessoas inclusive causando a conversão de várias pessoas mas a coisa dos animais não eram mais impressionante o mais impressionante
é a capacidade que ele tinha com os índios por exemplo quando ele estava lá em e peru e que ele era ainda irmão várias vezes é índios irados com vontade de guerra querendo desencadear a guerra foram para matá lo e ele sozinho quando eu chegava na presença dele ao olhar o rosto de anchieta se detinha e não fazem não fazia nada até o testemunho dos próprios índios falam entre si dizendo ah esse daqui ninguém me matar porque eu fui decidido de matá lo e não consegui então quando o cheta entrava sertão adentro ele ia quando
vinham índio não é é agressivo contra ele ele levantava o crucifixo é o índio de olhar aquilo se pacificar uma coisa assim em do extraordinário então nós estamos falando aqui de um grande santo e um grande thaumaturgo porque os milagres que fazia outra coisa estrondosos a ressurreição de mortos é uma menina que tinha morrido é não me lembro mais o nome dos pais não está nos livros está relatado o o pai da menina ea mãe desconsolados que a menina tinha morrido é chega o padre anchieta ver aquela situação vai até o cadáver da menina abraça
menina e fala com ela diz minha filha tu estás querendo roubar o paraíso facilmente volta e luta para conquistar o paraíso que a menina é éa morrido inocente então já está no paraíso não volte trata de voltar e luta agora assim como há a famosa história do índio diogo não é todo mundo achava que era batizado porque ele tinha o nome cristão diogo e depois guardava os mandamentos se dizia cristãos acreditamos na verdade o índio não tinha sido batizado e ele desprezava o batismo dia não precisa já sigo os mandamentos acontece que ele morreu e
então quando vou enterrar o índio o índio se move fala com a senhora lá que era dona da casa e diz vai chamar o padre anchieta não paga xetá em são vicente as duas léguas daqui não ele já veio pode mandar ele vem aqui que eu preciso me confessar ser batizado de confessar não precisa ser batizado chama um padre anchieta padre anchieta batiza o índio em morre e que não dá pra e curas não é é e curas milagrosas e de doenças constantemente agora o senhor chegou a dizer não é só pela parte se o
homem era tão thaumaturgo se o homem fazia tantos milagres não é então porque é que não tiveram um milagre para fazer o a canonização dele o papa francis teve dispensar o milagre bom eu não sei qual é a razão mas é eu posso arriscar uma explicação eu acho que o problema que não é do santo então problema em piedade dos brasileiros ou seja nós que realizamos no nosso santo são josé de anchieta é santo já faz 500 anos está sendo programado agora santo mas santa já era já está no céu se nós brasileiros não rezamos
o santo andré não vai poder fazer os milagres com a sua intercessão então sejamos de volta do de aventurado do entorno do santo são josé de anchieta né acho que é muito importante isso então o padre anchieta trará não é nos de lugar mas demais para anchieta então é depois ter sido providencial depois ter sido é delicado na vida enorme a evangelização ea catequese com a vontade enorme de demissionário né nosso país realizou uma obra extraordinária no nosso país quando ele ficou velhinha então ele morreu é no espírito santo néné henrich bamba bom a morte
do padre anchieta foi uma coisa assim é extraordinário tinha um dos jesuítas estava doente e ele então embora estivesse morrendo no leito é pede para se levantar mal se aguentava de pé pra ir preparar um remédio prudente e enquanto preparava aquele remédio desmaiou e foi levado pra cama lá civil que ele realmente estava à beira da morte recebeu o viático né a eucaristia e quando receber a comunhão ele estava pálido com o rosto sem luz de repente ficou colorado ficou com o olhar mais vivo tal a devoção eucarística que ele tinha recebeu a unção dos
enfermos e então é faleceu invocando os nomes de jesus e de maria a reação dos índios quando souberam que o padre anchieta tinha morrido foi durante a madrugada começaram a se lamentar batiam nas casas uns dos outros e se lamentando dizendo morreu nosso pai morreu aquele que nos amava morreu aquele que deu a vida por nós de beleza que que vida extraordinária que o homem santo que bom saber que o brasil começou assim então que nós podemos dizer diante da canonização de são josé de anchieta é que o brasil volte à sua vocação que nós
padres que os seminaristas que os jovens encontrem em anchieta o modelo os jovens encontrem cheta o modelo de castidade de busca da santidade que os seminaristas encontrem em anchieta um exemplo de estudante dedicado que foi mestre também dos seus confrades no apostolado na capacidade na virtude na penitência na oração na devoção à nossa senhora de forma extraordinária e os padres o exemplo do grande missionário do homem humilde é do homem que não me diz forças para salvar as almas m temos um cheiro que ele interceda nos saímos de e sídon nos dê essa graça né
e que deus nos livre né a mim em primeiro lugar eu padre paulo ricardo que deus me livre de ser um mau pastor com a intercessão de são josé de anchieta a festa de são josé de anchieta é 9 de junho acho que vai continuar sendo 9 de junho porque é o dia da morte dele o dia que ele morreu às relíquias é de anchieta está um pouco dispersas por aí porque o que acontece aqui o corpo dele foi exumado porque se esperava a beatificação dele em breve e então um pedaço de um lado ou
30 é e boa parte do seu corpo naufragou porque tem assim é é pegar nas suas ligas para levar para roma então boa parte do corpo de ashish eta anunciando perdido e outra parte em que se encontra por aí ossos do fêmur dele no pátio do colégio é assim porque senão não há propriamente um túmulo não é é no sentido explícito de que está lá todo o corpo dele existem relíquias do então agora propagamos a sua devoção sejamos de votos dele né esse grande apóstolo do brasil saber que o início da nossa nação começou assim
nós podemos dizer é 100 é testada já que de alguma forma são josé de anchieta é o fundador do brasil porque porque ele ao fazer a gramática do tupi ao evangelizar o nosso país de forma incansável ao abrir estradas de comunicação com de comunicação não havia criou uma unidade nacional de alguma forma não é ele na sua evangelização de uma só fé que poderíamos é ele trabalhou tanto para que não entrasse aqui é o protestantismo ele trabalhou tanto para que houvesse uma unidade religiosa linguística de comunicação de alguma forma ele pois é os fundamentos da
nossa unidade nacional né não estou dizendo que ele fez isso sozinho não estou dizendo que não houve também obra política houve certamente mas é bom nós enxergamos que logo nos albores no início do nosso país um santo tão grande tenha palmilhado puxando a nossa pátria com seus pés descalços como não pensar nos pés de anchieta e lembrar aquela frase do profeta isaías como são belos os pés do mensageiro ver aqueles pés que deixava o seu rastro de sangue pés que palmilharam um terreno selvagem cheio de espinhos cheia de pedras areias quentes para evangelizar por amor
a nós deixou sua pátria deixou sua casa se despediu do seu pai em coimbra que tenha ido visitá lo e disse adeus papai nós nos veremos no céu que amor a cristo manifestado no irmão isso é santidade a santidade é isso é o amor a jesus o amor a cristo manifestado neste zelo incansável de salvar as almas de consolar o coração de jesus dando lhe almas dando de pessoas que se salvavam na verdadeira religião da verdadeira fé uma fé tão claramente eucarística uma fé de tanta devoção e submissão ao santo padre o papa na fé
de enorme devoção à virgem maria o são josé de anchieta morreu no seu leito de morte estava abraçado a um crucifixo e uma imagem de nossa senhora da conceição seus dois grandes amores seus dois grandes amores que roni um céu claro nós que nós sejamos abençoados por aquela mão que erguer o crucifixo e apaziguava os corações selvagens dos brasil como se chamava de forma geral os índios e as pessoas que nasce no nosso brasil naquela época que ele erguer-se crucifixo de lá do céu e apazigúe nosso coração selvagem para que nós catequizados verdadeiramente evangelizados como
verdadeiros católicos nos levantemos à altura da vocação do nosso país nessa terra que a terra de santa cruz deus abençoe você e uma boa preparação para a semana santa abençoados por esse nosso santo brasileiro são josé de anchieta rogai por nós em nome do pai do filho e do espírito santo amém até a semana que vem se deus quiser