Os Missionários brasileiros que estavam lá que é uma elite do da missão brasileira quem tava lá Não não é todo missionário brasileiro mas os missionários brasileiros que estavam lá eram Vanguarda nesses assuntos nas discussões sobre esses assuntos tá isso isso para mim ficou muito claro que se em 74 existe um clamor para que o sul Global faça parte da discussão 50 anos em 2020 o Brasil tá lá contribuindo com a discussão e contribuindo com qualidade você pega os caras que estavam sentado ali discutindo Creation care os cientistas que a gente levou para lá para discutir
ecoteologia a gente levou cientista phd para lá para ser o missionário cientista phd tá eh você fala caramba esse maluco é tá ali ensinando foi ali ensinar tá eh quando você pega as diferentes questões relativas à tecnologia os brasileiros também são Vanguarda tá claramente são Vanguarda ah a galera que tá trabalhando com Islã os brasileiros nadam de braçada então eu eh a gente critica tanto a igreja evangélica brasileira e muitas vezes com razão e tem tanta coisa a ser criticada e eu acho realmente que os que que tem uma uma maioria complicada na igreja evangélica
Brasileira hoje a teologia às vezes amigo foi uma rajada de esperança no meio do peito daquelas de fazer a gente Chorar e sorrir e dizer caramba cara ainda existe ainda existe aquele Missionário com o chamado missionário sincero que tá indo pro rolê para valei que se preparou e que é inteligente e e que estuda para caramba Car e tem bem mais do que eu pensava que tinha e ele fala a minha língua ele é brasileiro aqui e ele tá dando um show começa agora o bcast teologia é nosso Esporte muito bem muito bem muito bem
começa mais um btcast de número 581 sim é um btcast extra um atrás o outro é muito conteúdo nesse site aqui eu sou Rodrigo Bibo e queria estar no Congresso de lausan mas nem não não tava nem na ideia do meu pai ainda eu tava e eu sou Victor Fontana e eu estive no Congresso de losane o último não o primeiro verdade Olha aí boa boa boa gente só aqui como no primeiro no primeiro Tu também não era nascido ainda né Vittor 74 né tu ainda é não era nem espermatozoide ainda é não estava nem
no ventre do seu pai ainda meu Deus que idiota ô gente estamos aqui para falar um pouquinho do último congresso de lazan eu falo lausane tá bom o Vittor depois vai pronunciar corretamente mas se você fala lausane tá bom importante é a gente se comunicar mas teve esse congresso agora que foi muito importante aí para a igreja mundial eu achava que não seria tão importante mas conversando com o meu amigo Vittor Fontana vendo os meus amigos e amigas que foram ao congresso mudei de ideia e por isso resolvi fazer este Episódio e a gente vai
conversar um pouquinho sobre este congresso mas antes é claro ouve aí os recados paroquiais se você ama ama teologia ouve esse recado Paroquial porque ele é para você e nos recados paroquiais dessa semana galera é o seguinte vocês sabem que nós amamos teologia promovemos teologia e somos gratos a Deus porque milhares de pessoas começaram a estudar Teologia por causa do bibot Ministérios foram transformados por meio do conteúdo que nós proporcionamos aqui ou seja nós não temos dúvida de que somos uma ferramenta de Deus para a igreja de fala lusófona É isso mesmo fala lusófona Hum
Que chique então a gente sempre indica coisas boas e vocês sabem que a flã a faculdade latino-americana agora é a parceira do bibotalk e se você procura então Teologia reconhecida pelo MEC que tem uma nota sensacional a nota máxima No enad professores que amam a igreja amam missões amam teologia a flã é o seu lugar e ela está numa parceria com o bibot galera é o seguinte você pode fazer um curso EAD 100% EAD conhecido pelo MEC as inscrições para o vestibular da flan já estão valendo Olha se você fizer sua inscrição até final de
Novembro você tem desconto e olha só quando você preencher o cadastro você vai dizer vai colocar ali que veio pelo bibotalk né vai colocar bibotalk indicado pelo bibotalk E você ainda vai ganhar desconto na primeira mensalidade Cara isso porque a mensalidade já é um preço super acessível e a dinâmica do EAD da flan é muito interessante porque você tem as aulas gravadas aulas ao vivo que depois ficam gravadas na plataforma para você assistir depois o jeito com que as disciplinas são entregues é muito legal tem material didático que você também recebe tem uma comunidade de
apoio né uma mentoria ali ou seja é EAD é online mas você vai ter uma comunidade e isso é muito legal lembrando é um curso reconhecido pelo MEC isso é sensacional Teologia reconhecida pelo Mac é com a flã por isso o link está aqui na descrição deste btcast em bibot com e também no YouTube Tá bom é só você digitar btcast 581 no Google que você vai ou no nosso site ou no nosso YouTube e lá você tem então o link para você clicar Olha galera sério Vem estudar na flã porque tem professores como o
Vittor Fontana o Fábio Ito e tantos outros homens de Deus Inclusive a gente tá organizando um evento pro ano que vem com a flã vai ser bem legal a gente espera vocês Então olha só Teologia reconhecida pelo MEC tá você que já é um pouco experimentado na teologia e tal vai pra flã vai lá ter um canudo vai lá ter o reconhecimento pelo MEC isso é importante para Passos futuros Tá bom então vai lá as inscrições para o vestibular já estão abertas até Novembro você deixa eu até verificar aqui no briefing que eu recebi mas
ó até Novembro cara ó é inscrição para o vestibular é gratuito matrícula 50% off até Novembro tá bom Ó até Novembro você vai ter aí 50% off e 70% de desconto na primeira mensalidade se você colocar que foi indicado pelo bibotalk beleza Deus abençoe vocês Teologia reconhecida pelo MEC é com a flã Aproveite sua vaga aproveit do seu lugar simbora muito bem Vittor Conta aí mano eu recebi o convite para Estar Neste último congresso de lozan que aconteceu em seu na Coreia é isso falei certo falou falou certo e e a tua a tua pronúncia
lanta losan tá chiquer chiquer lazan e ganhou esse nome né o movimento de lazan aliá Vítor eu vou deixar você falar porque antes da gente falar desse né congresso que aconteceu recentemente esse ano esse ano Ah é legal a gente falar um pouquinho da história né porque o congresso ele aconteceu em cuu na Coreia do Sul mas a gente chama de é mas a gente chama de loan tal que é uma cidade na Suíça conta um pouquinho para nós aí essa história do primeiro congresso a a importância dele o que ele significou para a igreja
evangélica Mundial Cara isso é muito sério é muito grande né acho que um pouquinho de contexto histórico aqui daquilo que aconteceu ali em 74 se não me falha a memória é importante pra gente poder começar essa conversa aqui primeiro ponto foi em 74 mesmo você não tá errado então você não tá errado na pronúncia de losana e se não tá errado na data do primeiro congresso já rapaz tá bom tchau É isso aí galera obrigado você tá com índice de aproveitamento daverson do Atlético Mineiro não essa referência me escapou mas espero que seja uma coisa
boa é é ambígua Car você que gosta de futebol comenta aí eu entendi a piada do vctor vai lá comenta aí no YouTube seguinte cara eh como que começou essa história de Congresso de loan e para que que ele serve que que por que que existe esse ent treco acho que é eh para quem não tá habituado com com o movimento acho que é importante fazer essa essa introdução né legal então assim o movimento de losan começa com um congresso começa com um grande evento né e é o evento para me desmentir um pouco porque
eu tenho aquela frase que é eventos espirituais geram espiritualidade eventual né B É verdade já usei essa frase hein já usei aliás tu e o cacau volte meia estão em minhas pregações aí ó tá vendo só e aí e aí esse esse evento espiritual teve repercussões aí de 74 até hoje então eh é o evento para me desmentir talvez a exceção que confirme a regra não sei mas o ponto é que eh o movimento de losan começa com o congresso que acontece em loan em 1974 que era o congresso de evangelização Global promovido pelo biligran
pela associação bigram tá então para quem não conhece o Billy Gran Não aí não dá para explicar né que aí se você nunca ouviu falar de Billy Gran pá pode ter gente nova convertida vai É acho que vale é ou ou ou ou gente nova convertida ou gente muito nova ou gente muito nova cada vez mais cada vez mais será necessário que a gente relembre quem é biligran da mesma maneira que talvez quando a gente era criança e alguém falasse Assim ah porque você não conhece Mood Ah então você nem é crente pô pera aí
pra geração anterior a nossa o Mood era super relevante pra gente aliás uma informação inútil quando eu cheguei a fé o Caio Fábio eu cheguei em 99 o Caio Fábio já já já estava né pós queda né que o pessoal fala da grande queda de Caio Fábio e tal e já 99 ele já não era mais o Caio Fábio né em 99 Ah é Foi foi o período da grande crise é então eu me converti nessa época né ou fui convertido enfim ah e Mano o dosser o dosser caimã de 98 né acho Olha aí
então é cara então assim para mim é uma parada muito tipo gente explica detalhe sa que Quem era esse cara por que que vocês estão falando e era o assunto né a queda do Caio Fabi e tal assim é uma parada é é que é de fato mas enfim o assunto não é Caio Fábio é só para explicar que realmente é importante explicar quem é o bigram porque tem gente que não sabe mesmo verdade é então e aí vamos vamos voltar eh no só um detalhe né cara antes antes disso já já independentemente do que
alguém pense do Caio Fábio eh pensar que uma fake News de política eh praticamente tirou a credibilidade de um pastor em algum momento a gente a gente já teve momentos melhores né em que uma fake News bastava hoje em dia hoje em dia Pastor o que mais faz é fazer fake News de política né mas agora você ranzinza né e posso ser claro Total Ah tem pastor que vira celebridade porque divulga fake News de política Hoje em dia a gente entendeu é entendi enfim mas vamos falar de coisa boa que não é a Tech pix
ó outra outra referência bem datada que era alguém também muito envolvido com política nesse caso com com a política norte-americana biligran era um cara que orava com os presidentes dos Estados Unidos para você ter uma ideia e se eu tô precisando te explicar quem é o biligran que o que o Bibo falou que poxa vida é obrigação conhecer um dos motivos que é obrigação conhecer que tamanha era a importância do biligran que o biligran era um cara que ia no gabinete do Presidente da República dos Estados Unidos para orar com os presidentes dos dois partidos
tá eh então assim eh quando a gente fala de alguém importante no ambiente evangélico durante o século XX biligran ocupa esse espaço e e assim ocupa para valer a ponto de ter gente que no século XX definia elcal ismo nos Estados Unidos da seguinte forma o que é um evangélico é alguém que gosta do biligran né esse é o tamanho do cara isso també que o que defina o evangélico é alguém que gosta do biligran se o cara é Cristão e não gosta do biligran ele é algum outro tipo de Cristão que não Um Evangélico
né Talvez um católico não gostasse tanto talvez eh alguém de uma denominação histórica mais antiga não gostasse tanto agora os evangélicos eram aqueles que sentiam muito bem representados pelo billygran que foi o maior Evangelista do século XX isso com absoluta certeza a gente pode dizer que durante o século XX não houve um evangelista tão importante quanto foi Billy Gran e na década de 70 eh nessa fusão de preocupações políticas que o biligran tinha eh com as preocupações evangelísticas que ele tinha E essa era a ambiguidade da vida de biligran era um cara que orava com
o presidente era um evangelista era um pastor que tentava fazer com que a política partidária não fizesse parte da sua vida Pastoral mas profundamente envolvido com política mas não só a política do país também a política global e relações internacionais e também as políticas eclesiásticas de diferentes denominações Esse é o tamanho do biligran exato e tem um lance pós-guerra aí ô Vitor tem um lance pós-guerra não tem década de 70 lá é tem algum a não sei se é pós-guerra segunda Mundial Mundial ah ou é o lance de Guerra do Vietnã alguma coisa viligran esteve
envolvido com todos esses processos por quê Porque ele é a a figura evangelical mais importante durante o período de guerra fria que é exatamente após a Segunda Guerra Mundial e que envolve a Guerra do Vietnã a guerra na Coreia né Coreia do Sul contra Coreia do Norte e e as outras intervenções militares Americanas e soviéticas ao redor do mundo lembrando aí também para quem é mais novo período de guerra fria é esse período pós Segunda Guerra Mundial em que você tem duas grandes potências uhum os Estados Unidos no mundo no mundo capitalista e a e
a União Soviética no mundo socialista As duas têm uma corrida tanto pro espaço quanto uma corrida corrida pro espaço para chegar na lua primeiro Tá quanto é quanto uma corrida armamentista pro desenvolvimento de armas nucleares Então você tem uma crise nucle nuclear também de forma que existia naquele período um grande receio um grande medo de que essas duas potências nucleares entrassem em conflito direto e um conflito direto entre duas potências nucleares poderia resultar no fim da extinção da humanidade eh essas duas potências então estavam em guerra mas não diretamente eles disputavam territórios e disputavam territórios
equipando soldados locais foi assim na Guerra Fria foi assim na foi assim na Guerra do Vietnã que o bibu citou em que você tinha armas armamentos soviéticos eh no Vietnã para que o Vietnã se tornasse Ah um país ã socialista e da mesma maneira você tinha armamento e soldados americanos em território vietnamita eh para que o Vietnã permanecesse um país capitalista e houvesse um controle geopolítico ã do sul da Ásia né do Sudeste Asiático isso acontece também na Coreia isso acontece em outros lugares também depois com a queda da União Soviética e a queda do
mundo do muro de Berlim a queda do Cortina de Ferro essas relações elas elas mudam nesse nesse contexto em que muda a relação da queda do muro e cai a União Soviética muda também o jeito de pensar evangelismo e Evangelização Global tá eh agora o biligran 74 ele vem nesse contexto e tudo isso que eu tô explicando de guerra fria você vai entender que é importante daqui a pouco para você entender 74 porque que 74 foi tão eh relevante como evento pra gente ter repercussões até hoje nesse contexto Billy GR tem ações com os rumos
do evangelicalismo biligran tem preocupações biligran e um núcleo de pessoas que o circundava não só ele exato e biligran tem preocupações com os rumos do evangelicalismo Global ele tem preocupações com os rumos da evangelização Global ele tem preocupações com o evangelicalismo americano e as suas disputas políticas internas ele tem preocupações com as políticas dos Estados Unidos e como essas discussões políticas poderiam afetar negativamente a principal tarefa da igreja que é de evangelização e veja que biligran via isso na década de 70 e ele tava certo cara ele tava certo tá Uhum E então a associação
biligran ela promove um grande evento com o intuito de reunir todo tipo de denominação que tivesse preocupação com missões e gente de todo mundo que tivesse preocupação que tivesse engajado em missões esse evento vai reunir gente super conservadora gente Progressista eh gente Pentecostal gente sensacionista h protestantes históricos eh evangelica não denominacionais um universo de tipos diferentes de Batistas gente da Ásia gente da África gente da Europa gente das Américas cara como é que faz né mano na década de 70 sem internet você juntar porque foram mais de 2.000 pessoas no Congresso de losan né em
74 exatamente Então são mais de 2000 missionários que estão Como que você articula isso você articula isso por meio das agências missionárias tá então grandes denominações possuem agências missionárias grandes instituições interdenominacionais muitas vezes são agências missionárias Então você tem cru você que é Campus crusade né você tem interv que é a Buu Associação bíblica Universitária aliança né Aliança Bíblica Universitária você tem jokum yem você tem as diferentes agências missionárias das diferentes denominações de grande Impacto você tem as grandes lideranças de cada uma das denominações eh você tem labri você tem cara você tem os grandes
professores de missiologia dentro dos grandes seminários e universidades E aí você reúne 2000 pessoas ao redor do mundo com base nos contatos com essas instituições era um mundo muito mais institucionalizado Bibo a gente se acostumou com a desconstrução institucional que a instituição está em dúvida a gente a gente é pós-moderno mas 74 74 era um mundo muito mais institucionalizado do que é hoje né era o mundo das grandes agências e das grandes denominações entendi faz sentido faz sentido cara ou seja Então nesse cenário ele consegue tá né ele John stot Essa aliança toda Ah eu
vou entrar no stot daqui a pouco mas mas assim é importante reconhecer o tamanho do biligran porque veja só stot de fato tem é uma figura Central em 74 Mas para que o encontro fosse possível a credibilidade do bigram é o que amarra tudo tá exato de novo a gente tá em tempos de peita com uma liderança muito Personalista muito centralizadora e eh o período que nós vivemos hoje a gente olha com um ar de suspensão não sem razão para lideranças muito personalistas uhum pensa-se pelas biografias que a gente tem do biligran que ele não
era esse cara super centralizador Personalista mas ele era uma personalidade uhum fortíssima fortíssima e e de enorme credibilidade e a figura do biligran serve como uma espécie [Música] de vamos dizer assim fornecedor de Capital simbólico boa boa para que para que o evento acontecesse e reunisse tanta gente tão diferente é verdade também que essas organizações que eu acabei de mencionar já vinham promovendo seus eventos com ância Regional boa uhum uhum tá na América Latina existiam por exemplo os clades Ah cara o clad os clades são anteriores A lazania É verdade então o que que acontece
é anterior mano tem certeza congresso latino-americano vamos vamos ver o clad umde que pera aí eu tenho um livro aqui uma hora depois cara 69 O primeiro clad é Exatamente exatamente que da hora mano que da hora e o segundo o segundo já é pós o lazan é 74 ou 7 é e o segundo clad é é em 79 aí ó cara que da hora então você já tinha alguns ensaios de encontros regionais e tal lozan é um encontro eh Global Uhum que conta com essa credibilidade do biligran e as pessoas vão para discutir missiologia
que A ideia é falar mano desculpa interação Global desculpa de te interromper mas cara eu tem o cela um que é a primeira conferência de latinoamericana eh primeira conferência evangélica latino-americana que é de 49 aí ó é isso é esse tipo de coisa que que de fato aí teve teve em 61 e depois teve em 69 E aí teve o clad que é o primeiro congresso latino-americano de evangelização em 69 é o livro do capelete esse aí esse aqui é do long Neto ah do longini neto o novo rosto da missão legal é bem legal
esse livro para você entender missão na América Latina ele é um bom documento histórico e o capelete tem um belo livro sobre teologia da libertação e Missão integral que traça um pouco da história desses desses congressos latinoamericanos sim cara na verdade tem uma tabela aqui desculpa te interromper vor Mas tem uma tabela objetivo de nós trazermos essa informação é para mostrar que antes de losan em 74 já tiveram né congressos locais e tal aí ele fala aqui ó conferências mundiais de Missão em em 1910 Edimburgo 1921 ah em não sei onde foi 1928 em Jerusalém
o deve ter sido mass em Jerusalém Isso aí foi Profético 1938 em madras meu madras nem sei onde fica 194 7 em wiby wiby não sei 52 enfim teve vários aí tem também as conferências da Seb que é no Brasil né os cara no Brasil teve em 55 um congresso né Eh sobre responsabilidade social da igreja que aliás é um tema né que lozane traz né responsabilidade social e tal que parece que a gente até hoje não entendeu algumas coisas 57 cara muito legal ou seja vários lugares do mundo já estavam pensando né missões a
relação do Evangelho com a sociedade e tal E aí losan foi esse acaba se tornando um Marco né É madras só para para quem ficou curioso é tá eh hoje em dia é chamado de shenai e é uma cidade da Índia tá caramba Olha aí cara tem a editora madras pode qu Pode crer e é um símbolo é um símbolo indiano mesmo uma Deus indiano alguma coisa assim muito bom muito bom madras é é a capital de tamil nadu de tamil nadu pronto fe um estado indiano aí dito isso Qual que é o grande lance
em 74 todas essas organizações se reúnem para esse grande congresso de missões mundiais que acontece em losana tá Uhum E aí nesse grande congresso e aí começa a a história ficar um pouco interessante nesse grande congresso o que acontece de diferente dele em relação aos outros é que pela primeira vez o sur global é percebido boa naquela época naquela época ele era chamado de terceiro mundo uhum tá naquela época a gente chamava esse Sul global de terceiro mundo hoje Sul Global mundo Meridional eh mundo majoritário aí você escolhe aí a o o letramento que você
prefere mas o que que acaba acontecendo eh o protagon Americano e Europeu ele ele pela primeira vez sofre algum tipo de questionamento e esse questionamento ele e e ele vem de múltiplos frontes porque é um congresso chamado pelo biligran Mas você já mencionou um nome aí que é um nome em tese em tese surpreendente dentro de um contexto de um de um grande evento promovido por uma instituição americana você chegou e falou assim não porque tem o John stot o fato de alguém como John stot um teólogo britânico com uma igreja relativamente pequena em comparação
com as coisas que a gente vê nos Estados Unidos um F o fato de um professor de teologia que é pastor de uma igreja britânico adquirir protagonismo a ponto de você lembrar do nome dele quando relaciona ao movimento de losan tá adquirir protagonismo no evento promovido por uma instituição americana isso já mostra que o evento tá caminhando para um lado que não se imaginava de um domínio um domínio americano americano né um domínio e e aqui eu não quero soar como alguém que tá fazendo uma crítica ao colonialismo ou imperialismo até poderia usar essa essa
Ótica para analisar aquela situação eh mas mas ah não é a minha intenção aqui nesse momento o exercício que a gente tá fazendo é outro é contar a história de um de um outro ângulo na verdade eh mas é simplesmente mostrar que essa imagem do John stott já sinaliza um pouco que esse congresso missionário vai ser algo além de nós do mundo setentrional europeu e americano Precisamos mandar missionário pros coitado do terceiro mundo uhum uhum uhum tá para quem é brasileiro cresceu no ambiente evangélico Especialmente na década de 90 no começo dos anos 2000 a
gente faz igualzinho tá eu não tô criticando os americanos com essa Fala Uhum uhum não é esse meu ponto mas a gente faz igualzinho ah a gente precisa mandar missionário pro pros povos não alcançado a gente precisa mandar missionário pro pessoal perseguido porque gente eles sofrem essa era a cabeça do americano do europeu em relação à gente na década de 70 uhum uh Uhum Então não é que eles estão errados aqui eu não tô fazendo uma eh eh não tô cutucando os caras mas algo começa a mudar ali em 74 alguma coisa de diferente no
Congresso acontece que não é só mandar missionário paraa África ou para país onde tem perseguição tem alguma outra coisa ali sendo discutida e o que que tá sendo discutido a Guerra Fria tá hum eh [Música] o O Grande Lance o o problema que vai começar a aparecer ele é motivado pela guerra fria e por que que ele é motivado pela Guerra Fria eh porque de repente você tem um grupo grande de latino-americanos nesse congresso e que esse grupo grande de latino-americanos Ah se se percebe numa condição diferente da condição geralmente assumida nos movimentos missol nóg
da época movimento molgo da época vai imaginar perseguição nos países socialistas que realmente existia e existe até hoje em alguma medida tá eh então o missionário americano missionário europeu ou o Pastor Americano pastor europeu Ele tá preocupado com o missionário que ele enviou pro mundo socialista e que realmente tá sobre tá sobre perigo aquilo era real aquilo era verdadeiro era uma preocupação legítima e tá sob perigo por quê Porque ele tá indo para um país de regime fechado que é uma ditadura socialista só que aí você tem o latinoamericano na década de 70 ele fala
assim pô mas pera aí eu sou latino-americano eu sou pastor aqui na América Latina e eu tô vivendo debaixo de uma ditadura e que tem perseguição também e é capitalista hum uhum eu tô aqui ah debaixo de um país fechado que não tem liberdade de expressão que determinadas reuniões são vistas como reunião subversiva a gente é perseguido tá então você vai ter missionários brasileiros a ditadura brasileira no contexto latinoamericana não é a pior de todas tá ela é ruim ela tem todas as características de uma ditadura mas ela não é a pior você tem o
fujimori Você tem o pinochet eh a Argentina tem horrores né E aí pô a gente tá vivendo também as ameaças de um país fechado e estamos debaixo de um regime capitalista e mais fala-se da miséria e da Fome nos países socialistas nós Também passamos por miséria e fome aqui no quintal dos Estados Unidos uhum uhum uhum tá então eh e isso faz com que em 74 exista um mau-estar é fundamental entender que essa será a marca das delegações latino-americanas nesses grandes congressos eh ao longo dos anos elas vão definir a sua identidade missionária como provocadoras
de malestar hum uhum por qu e e vão enxergar em si mesmas uma uma vocação Profética para denunciar os problemas missionais do seu tempo tá então Guarda essa informação que isso aí vai ser super útil para entender cuu 2024 Olha aí 2024 tá vamos lá o tu falou o que que a gente tem na memória repete aqui só pra galera não não esquecer as delegações latino-americanas serão cri cri se você quiser mas mas mas vamos falar um um teologia nosso Esporte teologia nosso Esporte eh articula isso da seguinte maneira que as delegações latino-americanas eh formarão
a sua identidade nesse período nesses grandes congressos como uma identidade que se enxerga Profética denunciando os erros da fologia uhum principalmente da Europa e dos Estados Unidos ou seja aquela pedrinha no sapato necessária Ok legal e é uma e é uma pedrinha no sapato do tipo não nos importamos de ser essa pedra no sapato tá Uhum gostamos de ser essa pedra no sapato tá a gente é isso aí mesmo entendi Vitor um outro ponto que a gente pode falar então também é do Movimento lausan que a gente não vai ficar agora passando aqui todos os
congressos que teve do movimento lausan e tal não é eu vou é eu vou então simplesmente dizer depois de 74 a gente teve Manila 88 ah África do Sul cidade do cabo né então Manila nas Filipinas 88 Cidade do Cabo na África do Sul 2010 seu Coreia do Sul 2024 legal esse é o quarto então que houve agora né recentemente legal mas uma característica importante que vem do movimento de lausan é essa aí tu me corrige se essa informação não tiver verdadeira mas Eu lembro que eu li alguma coisa em algum momento e tal ou
ouvi alguém falar mas traz um pouquinho essa ideia o seguinte de não olhar só para né Tipo olha como Precisamos ir lá porque eles não têm nada ó esse povo encalo assim esse esses índios né esses índios que precisam eh parece que o congresso de de lausan tra só vou deixa eu só fazer uma breve correção tá boa antes de loane já existia nesses congressos anteriores na Europa e nos Estados Unidos uma percepção de Antropologia missionária caminhando para um lado saudável hum é antropologia missionária tava ok Não sei talvez esteja Ok até hoje mas é
o que eu quero o que eu quero dizer mas tinha vozes lúcidas tinha vozes lúcidas essa Perão essa percepção esses índios aí uhum a galera missionária na década de 70 já tava bem ligado que tava errado ah tá é eu achava que isso era um fruto de losane ou seja gala losan contribui para acelerar o processo de compreensão disso daí mas já tinha eu o que eu acho que muda em loane é a percepção de que o sul Global agora participa do jogo nós somos missionários também uhum não só colonizados né somos a gente faz
teologia missol nóg também a gente pensa missiologia também a gente quer sentar na mesa e como enviador etc Eu acho que eu acho que é mais por aí exum e com um forte viés de crítica social justiça social entra principalmente os latino-americanos entram muito pesado com essa com esse viés e tem um nome importante que tem que ser pelo menos mencionado aqui que é Renê Padilha né um grande expoente latinoamericano pelo menos dois né Renê padila e Samuel Escobar Escobar uhum tá Você pode falar dentro do contexto da formulação da Missão integral que tem sim
o seu nascedouro nesse processo de 74 Você pode falar do Orlando costas então tem aí você tem aí alguns caras além desses três inclusive né mas eh no contexto brasileiro o Caio Fábio que a gente mencionou tem algum papel nisso também eh posteriormente o Ariovaldo Ramos tem um grande papel n dentro dessa Herança da Missão integral e de lozan agora uma coisa que eu acho que precisa ficar bem claro lozan não é Missão integral exato uhum A Missão integral nasce lá mas esse mau-estar que os latino-americanos provocam é em contra resistência no Congresso dezani porque
é um mal-estar e nas resistências e negociações surge a figura mediadora a figura mediadora precisa ser um teólogo de credibilidade hum uhum não vai ser o evangelista de credibilidade é o teólogo de credibilidade e vai ser o John stott aí é que o John stot aparece ele vai ser o John stott vai ser uma figura mediadora entre evangelica europeus eh evangelica americanos o pessoal da justiça social na América Latina eh alguém que dialoga também com os africanos em alguma medida o fato dele ser britânico e o Reino Unido ter mãos espalhadas pelo mundo inteiro uhum
faz com que ele seja um bom homem de diálogo com gente do mundo inteiro então aqui Veja só eu não tô dizendo eu não tô fazendo uma um elogio uma Apologia prática é da era vitoriana entendeu É eu tô fazend ele loga pedindo perdão para muita gente e tal eu tô fazendo um elogio a era vitoriana mas o fato é que é muito mais fácil para um britânico eh entender nós temos um britânico na nossa equipe aqui na comunidade da Vila o Steve e cara é é o Steve é um cara que sabe geografia muito
melhor do que qualquer americano geografia global os nomes dos países queo é mas ele ó não ele sabe melhor que os brasileiros também né então e Eh esses tempos eu tava conversando com uns membros que tinham chegado a gente tem um café com novos membros aqui na igreja antes de recebê-los como membros para eles conhecerem toda a equipe Pastoral tudo mais legal E aí nesse café eu tava conversando com o casal Steve tava junto e aí a gente tava falando sobre eh perseguição religiosa eu falei eu falei olha a gente Às vezes tem alguns preconceitos
tem país que o islâmico é perseguido e quem persegue islâmico é budista e o estive na hora falou ah no miamar caramba e mas mas é é da Educação Básica do britânico isso porque faz parte eh Assim como nós temos história do Brasil eh e e a gente sabe quem foi Getúlio Vargas e eles quando estudam história do Reino Unido da coroa britânica etc estudam um pouco de quais foram as colônias etc e tal o John stot que é um erudito aprendeu isso muito bem então o diálogo dele com toda essa galera é mais fácil
ele entende boa o que é ele entende o que é a a a realidade Global uhum mais facilmente dito isso o que que acontece o stot faz essa figura de mediação e ele [Música] redige um documento teológico Uhum que é submetido à aprovação de um comitê teológico e no final do congresso se faz o pacto de lozan e mais um conjunto de documentos que seria uma orientação global de missiologia nesse conjunto de documentos para além do pacto de loan tem um em especial que é o mais mencionado pelo menos aqui no Brasil que é o
tive fome que é a respeito da Fome global e como a missiologia tem que lidar com essa questão de alguma maneira nesse Calderão fervilhante de tensões diplomáticas nas relações internacionais gira um outro caldeirão fervilhante no mundo das Missões em que a partir de 74 essas instituições missionárias terão que dar algum tipo de resposta reagir de alguma maneira àquilo que foi losan então lozan se torna importante por causa do pacto em alguma medida sim em outra medida é porque em que até que ponto a gente fecha com o que loan decidiu lá até que ponto a
gente valida a figura de um cara como John stott no que que a gente concorda e no que a gente discorda desse Bom Velhinho chamado John stott desse teólogo desse teólogo conservador no meio de uma realidade secularizada eh que constrói um ponto de resistência mas veja isso é 74 All Souls que se tornou esse ponto de resistência eh conservador em Londres eh vai se tornando ao longo da década de 70 da década de 80 década de 90 John stott era jovem em 74 Caraca mano olha só tá ele não era o velhinho de que que
que faleceu há pouco tempo e e eh Na década passada né e e não ele era uma figura construção legal E aí você vai ter resistências a stot resistências a lozane resistências A Missão integral resistências Ao jeito latino-americano de pensar o que foi lozane reações latino-americanas achando que loan e não foi longe o suficiente eh eh eh de forma que loane é ao mesmo tempo um movimento unificador de todas essas etnias unificador de todas essas denominações de todas essas agências missionárias mas é também um ponto a partir do qual você se define eh eh e
aqui direita e esquerda não tô usando como espectro político mas eh simplesmente para você ter uma visualização eh eh [Música] visual mesmo de estar à esquerda ou à direita do que loone foi então Francis scher e labri vão reagir e e vão avalizar algumas coisas e discordar de outras Martin lloy Jones vai reagir e avalizar algumas coisas e discordar de outras billygran o próprio biligran também de alguma maneira diplomaticamente vai reagir e que na América do Sul em especial no Brasil a nossa Reação em especial das pessoas que participam do movimento de losan depois de
74 é de construir uma mitologia em torno do evento Hum tá aqui eu tô sendo um pouco eh duro eh mas mas me parece que essa é a melhor maneira de descrever o processo então Renê Padilha Samuel Escobar eh são tratados como protagonistas que no chão da realidade quando você pergunta para um americano eles não são assim tão protagonistas uhum quando você pergunta para um europeu eles não são assim Ah eles foram importantes uhum para vocês isso eu ouvi inclusive de um americano no Congresso de seu agora né Ah sim para vocês houve muito essa
importância de Samuel Escobar para nós a importância foi percebe uhum Como existe essa então aqui na América do Sul lozan acaba se tornando uma espécie de Marco do início da Missão integral tá Uhum eh de uma militância ah latino-americana de das delegações Missionárias com viés de justiça social uhum uhum tá eh e a gente acaba contando essa história como se Samuel Escobar e Renê padila tivessem dominado congresso de Losano que não é verdade uhum entendi entendi tá puxamos a brasa pra nossa sardinha né Eh Pelo menos eu já vi isso acontecer muito legal legal não
legal que você tá falando em interessante né interessante interessante interessante ex legal no sentido de interessante é verdade também que e a influência de René padir e Samuel Escobar a partir de losana acaba sendo percebida e sentida no mundo missionário ao redor do mundo e também nos Estados Unidos então se você perguntar em cuu agora 50 anos depois os grandes representantes da Missão integral estavam lá e Tinha alguns nomes lá e Tinha alguns nomes lá nas delegações latino-americanas o grande nome era brasileiro e e eh e e nem é um grande nome radical da Missão
integral é o grande nome moderado da da Missão integral que é o Valdir stegel ex uhum uhum uhum os outros grandes nomes da Missão integral Que eu me lembre e que eu vi lá porque eram 5.000 pessoas Então se em 74 tinha 2000 agora em 2024 tinha mais de 5.000 uhum né mas tinha lá o viv grig e o Bob moffit são americanos e são caras da da Missão integral agora viv grig e Bob moffit não representam o Cord que é a missiologia americana uhum uhum que estava lá representada entendeu então às vezes a gente
torna 74 um negócio meio meio jornada do Herói sabe meio romântico e é normal né Quanto é normal nós termos essa percepção do passado né isso acontece com vários eventos históricos que vão ganhando um caráter mítico por assim dizer com o passar do tempo né eles acabam virando esse eh eles acabam virando um símbolo o que e às vezes distancia um pouco da realidade né mas se vira uma parada um pouco maior do que realmente foi ele representou algo mas acaba virando ganha contornos míticos né É E e o que eu quero dizer é ah
Renê padil e Samuel Escobar foram muito importantes mas existem frases e jeitos de retratar o que aconteceu que transformam essa importância num protagonismo exagerado é como você olhar pra copa de 94 embora você não entenda de futebol Bibo a Copa dei acou acompanhei É verdade não sei se eu lembro detalhes mas Foi emocionante mas volta meia volta e meia quando se fala da Copa de 94 alguém diz que o Romário ganhou a Copa de 94 sozinho é uma baita de uma injustiça com o Tafarel principalmente então Eh você já matou uma parte da charada Poxa
vida é uma injustiça com Tafarel é uma injustiça com o branco que faz um gol de falta decisivo na Hola com a Holanda não foi exatamente mano eu lembro desse Gol maluco Nossa velho que foi aquele chute é uma injustiça com o Bebeto afinal de contas a dupla era Bebeto e Romário mano mas é que é o seguinte naquele chute do branco é que o Romário tirou o quadril né Mas quem chutou Mas é isso que eu quero dizer não mas isso que você acabou de falar essa frase que você acabou de falar ela é
uma frase que ilustra muito bem o que que é a mitologia aham aham você transforma o cara em tão herói tão herói tão herói que o gol que foi o outro cara que chutou ah de repente o herói também é ele que só diou exato exato exato percebe é então a questão não é dizer que Romário não foi importante pra copa de 94 a questão é dizer Samuel Padilha Samuel Padilha não né Samuel Escobar e Renê Padilha foram muito importantes Mas dependendo de como a história é contada Parece que eles dominaram 74 o que não
é verdade tá é é é essa é a grande questão e que o Pacto de losan é um documento da Missão integral o que também não é verdadeiro embora A Missão integral não discorde do pacto de loan uhum uhum boa uhum legal legal Vitor é vamos ter que fazer um salto eu eu antes de fazer o salto tem mais uma coisa que eu preciso aproveitar tudo isso eu preciso aproveitar tudo isso que a gente disse para poder dar esse salto bo que é o seguinte quando você olha para todo esse cenário o que você precisa
entender sobre a importância desses grandes eventos é que eles são grandes eventos de política no bom sentido da palavra es grandes eventos vão determinar de que jeito as agências missionárias vão pensar missão onde recursos serão alocados Que tipo de treinamento a gente dará pros nossos missionários e em que países que a gente vai priorizar Quais as formas de chegar a esses países e portanto quando você fala assim poxa vida losan ainda é importante ora toda vez que se para para discutir Como que você vai fazer alguma coisa no espectro Global saiba esse evento aqui teve
uma importância para dar um início e um processo que terá reverberações políticas no mundo da mologia por décadas tá então eh eh eu não tenho dúvida que o que aconteceu em cuu em 24 tudo que aconteceu ali com as suas tensões com suas brigas com suas resoluções dessas brigas tudo que aconteceu em 24 vai ter reverberações a partir de agora pro mundo missionário como ele se planeja como ele se faz pensa nesses congressos como grandes congressos que influenciarão o planejamento dos grandes seminários das grandes agências missionárias dos seminários enquanto planejadores de missiologia né hum das
grandes agências missionárias dos grandes financiadores de missão nesses 5000 pessoas que estavam no Congresso tinha um monte de gente ali que era gente procurando projeto para bancar gente com dinheiro no bolso procurando gente para bancar projeto para bancar então é é não é o tipo de Congresso que você vai para ouvir eu sei que tem gente que vai esperando isso mas não é o tipo de Congresso que você vai para ouvir um grande pregador porque aquilo vai mudar sua vida pode até acontecer mas o tipo de Congresso que você você vai para trabalhar porque você
tem a contribuir com missões globais e o rumo que missões globais vão tomar Legal ou seja nessa tua a tua percepção então Eh desses eventos cara não é tanto pela palestra pela pregação do fulano da ciclana tivemos mulheres né palestrando e tal mas é pel as palestras as palestras e as pregações vão indicar que rumo que a missiologia Global tá tomando Quem foi chamado para falar quanto tempo teve para falar o o que que disse que tema que foi abordado uhum uhum uhum tá o o a própria escolha do local indica eh Que tipo de
rumo a missiologia tá tomando hum uhum vamos lembrar que a Coreia do Sul é um país que está em guerra tá né de alguma forma tá tá ali né tá né a Coreia do Norte já cocula para eles é é um armistício ou seja ou seja tem um acordo de cessar fogo que dura décadas mas oficialmente é um país que continua em guerra tem uma tensão ali né Uhum E é um país que está em guerra com um país socialista Olha aí então no Panorama do movimento de loan com todo esse contexto sociopolítico e econômico
que eu dei agora a pouco com eh Guerra Fria Cortina de Ferro a União Soviética etc o movimento de lzan vai lá e escolhe um país que está em guerra contra um país socialista para sediar o seu evento isso passa uma mensagem é a meta linguagem Olha aí isso passa uma mensagem isso passa um recado Escolhe um país que viveu um avivamento Cristão com de um determinado recorte o avivamento sul-coreano tem um determinado recorte ele é de um determinado Tipo ele tem uma determinada cor uma eh então a própria escolha do local denota para que
caminho o movimento tá indo eh e para onde a missiologia Global vai o fato do primeiro dia primeiro dia de palestras o assim o conteúdo da palestra como o cara fez tal é menos importante do que o fato que o primeiro dia de palestras foram africanos falando e falando sobre pneumatologia de uma perspectiva Pentecostal Olha só uhum o fato do cara ter falado bem ou falado mal é menos importante do que o fato do primeiro dia ter sido dedicado a isso pneumatologia Pentecostal por africanos você entendeu Uhum é é então são esses sinais eh que
você fala assim poxa vida aí alguém vai dizer assim ah Vitor eu eu sou ouvinte assido do do betc Vittor eu conheço Leonardo Cruz eu ouço o que o jovem prodígio tem a dizer eh eu conheço Alexis stuffa então eu já li a próxima cristandade eu não preciso ir para cuu para saber hum tá mas se você quiser pensar em cuu como um evento de confirmações do que você lê em a próxima cristandade ah cara tem tem muito disso Nossa cara de quem que é esse livro eu ouvi falar dele rec Hum tô ligado eu
preciso ler esse livro cara não li tu já leu né sim preciso ler esse livro aí cara a próxima cristandade é o Léo Cruz falou dele cara também acho que eu vi no grupo lá é Felipe jenkins a chegada do cristianismo Global Mano preciso da Record pô Record não mandou esse para mim Que vacilo em Record você talvez alguns ouvintes estejam dizendo ah Vitor Poxa vida um episódio inteiro falando desse monte de obviedades sim se você é um ouvinte atento do btcast nada do que eu tô te falando é uma grande novidade mas o que
eu quero que você perceba como um exercício de reportagem da minha parte é que o que nós fomos ver lá em seu é é é um pouco de A Próxima cristandade e ganhando corpo tomando forma se concretizando uhum cara o gorrin não tava né em cuu né o gorrin não não gorin não estava Michael gorrin não porque o gorim tem uma fala uma entrevista que ele deu para nós inclusive foi o Alexandre stor rea que entrevistou ele cara e ele fala assim pro Brasil galera tá na hora de vocês né assumirem mesmo a postura de
vocês nos evangelizar E aí você tem três brasileiros falando em 2024 em cuu quando em 2010 na Cidade do Cabo não teve nenhum então a Sara breuel falou o Valdir foi entrevistado uhum Uhum E o Ronaldo lidório encerra a a a conferência sim quando Ronaldo encerra a conferência E aí é uma outra coisa interessante tá quando Ronaldo recebe a honra de encerrar a conferência como exposição bíblica eh longa Isso é uma outra sinalização para além do Ronaldo ser um pregador excepcional e um missionário exemplar uhum tá eh e é e e a palavra dele foi
Espetacular Mas é isso que eu espero do Ronaldo sempre uhum uhum tá a expectativa já tava alta né É É o que ele é ponto uhum tá mas você traz um latino-americano presbiteriano uhum de recorte conservador e transcultural Uhum Então isso cara isso também é um indicador uhum uhum muito bom tá e eu quero dar esse recado aqui também me aproveitar dessa questão política no bom sentido da palavra política uhum para dizer pra pessoa que eventualmente torce o nariz para lozan por pensar em lozan como eh um evento de agenda Progressista cara foi em cuu
na Coreia do Sul a palavra de encerramento foi do Ronaldo lidório e meu amigo se você acha que o Ronaldo lidório é um Liberal reavalie se aliás crie vergonha na cara vai n assim eh eh vai estudar idioma de povo não engajado para criar gramática de povo não engajado para poder traduzir do hebraico e do grego Bíblia para povo não engajado que é o que o Ronaldo faz depois que você fizer essas coisas você tem algum tipo de moralzinha pô se o o Ronaldo lidorio não tá acima da crítica porque nenhum ser humano está Mas
a pessoa tem que ser muito tem uma autoestima muito Grande PR pro tipo de crítica que se faz ser uma crítica de rotulação num cara como esse não dá para rotular um sujeito desse tipo é Ô Vitor vamos lá pra gente caminhar pro final tem P mano já vi que teria teria teremos que ter uma parte dois mas eh eu queria que tu eh respondesse assim na tua visão já deu acho que tu já respondeu parte da pergunta que eu vou te fazer mas pra gente caminhar mesmo para ser a pergunta final do episódio ah
e vou falar até uma sensação que eu tive né em relação a Losano que até nem me motivou tanto a talvez fazer um esforço para estar lá porque realmente foi um né foi uma é uma grana e viajar para lá né mas fiquei feliz que boa parte dos meus amigos foram e tal e eu pude beber port tabela né da da servida lá mas assim um uma das coisas que não me motivou tanto a fazer o esforço de Juntar uma grana para ir tá lá e tal é cara eu acho que isso não significa mais
nada e tal eu acho que não tem o impacto que teve não representa o que losane 74 representou tanto que já teve outros que não não representa muita coisa eu tinha um pouco essa percepção Talvez assim e olhando pro passado sabe tipo não porque o de 74 Sim esse foi mesmo dos problemas de mitologis as coisas velho olha aí ó viu que que me pegou entendeu E aí aí a pergunta para a pergunta que eu te faço é por que essa minha percepção né que é influenciada pela mitologia ação já falamos sobre isso né acho
que a gente não precisa focar nesse ponto Ou seja eu idealizo o passado então é muito fácil de idealizar o é passado idealizado passado idealizado coisa de ser humano exato aquela idealização do passado e tal naquele tempo tudo era melhor e diferente mas cara na tua opinião a a relevância ou se essa palavra não sei se ela é melhor mas como é que tu encara né o o movimento de lausane 2024 o que ele representa pra igreja ah em termos mundiais e tal qual o impacto disso Desse ajuntamento de irmãos e irmãs né mais de
5.000 pessoas Reunidas lá por alguns dias pensando a missão da igreja então assim eu tenho elogios críticas modestas e críticas severas ao evento caramba vamos lá e e é o movimento as severas eu guardei para fazer pra liderança Então o que vocês vão ver são as modestas e e e e os elogios tá então em primeiro lugar é um evento que deixa ver se eu tem contato do do Valdir aqui eu quero ligar para ele Ô mano o que que o vctor te falou aí mano quero saber a fo foi pro vald não foi Val
Ah o Valdir não é não tá mais ligado não é verdade é um querido é quer fo falei ele é um querido tem muita gente querida no movimento vamos começar pelos elogios Tá vamos começar para alguns elogios aí não não começa desculpa desculpa começa pelas críticas pra gente terminar o programa elogiando por favor vamos terminar vamos terminar para cima good vibes Ah cara eu não quero eu quero quero que pessoal saia amargo não para para não não good vibes mano good vibes pla quartafeira tá sendo esse episódio Por que que Deus pode destruir sonhos e
eu não agora tu quer que a resposta é meio óbvia né porque ele é Deus e você mas eu sou imitador imitacion imitacion eu sei tu é tu é vai lá vai lá ô ô pecado ambulante vamos vai começa por onde tu quiser vai mano o programa é teu também o programa é teu também vai eu tô destruindo a objetividade desse programa e vib olha só eh eu vou começar por uma crítica então V vou quer começar por uma crítica vou começar por uma crítica então Na minha percepção fica muito evidente que a gente romantizou
A Missão integral em em laana quando a gente chega no evento e diante dos fenômenos globais que a gente tem observado Rio Grande do Sul inteiro embaixo d'água tá eh Pô a gente chegou lá tava rolando um furacão nos Estados Unidos missionário tudo que tinha alguma coisa com Flórida falando ó vai chegar um furacão lá hora paraa minha casa ficar inteira tá eh Rio Grande do Sul de bxo d'água furacão não sei o e não sei o que eh o que a gente viu acontecer no sul da Bahia e todo esse rolo e a gente
ter 15 minutos no evento inteiro para mudanças climáticas hum uhum daí você vê que não é Missão integral coisa nenhuma Ah mas é que é o homem todo não o planeta todo né mentira então assim aí o o os críticos da Missão integral que vão dizer assim no fundo no fundo é só militância de justiça social eu falo assim cara não concordo mas sou obrigado a concordar porque mudou um pouquinho a pauta da economia foi para outro lugar e os caras já não estão mais tão indignados assim Uhum aí a militância latino-americana que esteve presente
em cuu e bateu a perna de novo e e fez escarcel de novo ficou quietinho sobre mudanças climáticas falou nada hum uhum uhum então isso para mim é bem revelador e quando eu falo de militância latino-americana existe uma diferença entre militância latino-americana de fala hispana e de língua portuguesa Olha aí é muito complexo pula essas complexidades pula essas complexidades eu tô te dizendo é que Brasil não é eh Progressista justiça social e eh não é essa pegada Argentina é peru é Bolívia é Brasil não olha só uhum uhum de delegação missionária não é tá eh
dito isso cara isso é uma crítica que dá para você perceber que assim nenhum evento é perfeito uhum uhum vou falar algumas coisas muito legais vamos lá não fala mais uma crítica vai lá tu falou assim desse lance de pouco espaço para um problema Seríssimo que a humanidade tem enfrentando né e enfim como é que a igreja vai lidar com isso está lidando com isso e tal teve pouco espaço para essa reflexão Qual outra crítica assim que você eh indicaria o o movimento é um movimento que acontece para além do evento ele acontece o tempo
todo então tem gente trabalhando no movimento de losan gente muito boa inclusive tá então tem gente que é empregada funcionária tá existe uma burocracia formal do movimento então o evento ele ele não começa no dia do evento ele começa muito antes sim e uma das coisas maravilhosas que o movimento de produziu para o Dent de cuu foi a elaboração de um documento que é o status da grande comissão esse documento foi uma pesquisa que longa de coleta de dados e de consulta a a a missionários a cientistas que originou um livro é um livro de
500 páginas sobre o status da da missão global e as grandes lacunas que nós temos para agir uhum nessas lacunas você tem evangelização do Islã Uhum você tem a evangelização das novas gerações você tem ah a questão do pós-cristianismo você tem discipulado na era digital engajamento com escritura na era digital Você tem os desafios da Inteligência Artificial você tem Creation care que é a maneira cuidado com a criação que é a maneira como eles chamam essas questões da ecoteologia tud Uhum Então e eh você tem saúde mental que a nossa querida Karen bomilcar ajudou a
redigir Olha aí o documento de saúde mental e e o capítulo de saúde mental desse documento Uhum Então houve uma preparação pro evento acontecer tá Uhum O que é muito positivo e eu recomendo que quem se interessa por missiologia Baixe esse documento e leia que é extraordinário tem muito a legal ali tá Eh cara tem quais são as denominações que se envolvem mais em missão Ah qual o percentual de missionário que tá indo para que tá indo para país não engajado e não alcançado eh tem relatórios sobre perseguição Eh cara tem é um documento muito
legal é muito completo e muito complexo Uhum Então isso é um elogio agora tem uma crítica a partir desse elogio que é a seguinte ah essas esses essas lacunas foram muito mal trabalhadas durante o evento uhum quando eu falo que foram muito mal trabalhadas tem algumas que foram bem trabalhadas outras que foram mal trabalhadas mas eh a maneira como se escolheu de trabalhar eh deixou claro o seguinte que as lacunas existem porque uma boa parte dos nossos missionários não está capacitado para lidar com elas então quando Eles sentam para discutir a discussão é muito pobre
tá senti isso muito forte agora vamos jogar uma pitada de esperança nisso Os Missionários brasileiros que estavam lá que é uma elite do do da missão brasileira quem tava lá Não não é todo missionário brasileiro mas os missionários brasileiros que estavam lá eram Vanguarda nesses assuntos nas discussões sobre esses assuntos tá isso e isso para mim ficou muito claro que se em 74 existe um clamor para que o sul Global faça parte da discussão 50 anos em 2024 o Brasil tá lá contribuindo com a discussão e contribuindo com qualidade você pega os caras que estavam
sentado ali discutindo Creation care os cientistas que a gente levou para lá para discutir ecoteologia a gente levou cientista phd para lá para ser o missionário cientista PHD tá eh você fala caramba esse maluco é tá ali ensinando foi ali ensinar tá eh quando você pega as diferentes questões relativas à tecnologia os brasileiros também são Vanguarda tá claramente são Vanguarda ah galera que tá trabalhando com Islã os brasileiros nadam de braçada então eu eh eh a gente critica tanto a igreja evangélica brasileira e muitas vezes com razão e tem tanta coisa a ser criticada e
eu acho realmente que os que que tem uma maioria complicada na igreja evangélica Brasileira hoje a teologia às vezes amigo foi uma rajada de esperança no meio do peito daquelas de fazer a gente Chorar e sorrir e dizer caramba cara ainda existe ainda existe aquele Missionário com chamado missionário sincero que tá indo pro rolê para valer e que se preparou e que é inteligente e e que estuda para caramba cara e tem bem mais do que eu pensava que tinha e ele fala a minha língua ele é brasileiro aqui ele tá dando um show legal
legal demais legal demais cara isso eu vi acontecer Cara isso daí eh isso daí Valeu o preço da minha passagem isso aí valer o preço da estadia da inscrição que não foi barato como você eh eh disse sim mas mas cara vê uma Zazá Lima missionária transcultural na Tunísia e no Marrocos e eh falando em árabe com a galera dos países perseguidos e você vê o cara iraniano você vê o cara dos países árabes tudo batendo continência para ela batendo continência figuradamente não é literal sim sim mas reconhece a autoridade dela né reconhecendo a autoridade
dela você fala assim carac mano olha essa mulher mas assim olha essa mulher você vê o Ronaldo lidório dando dando um banho você vê a Sara e o Renê o marido dela e fazendo igreja na Itália para italianos uhum sabe Ah tem um chamado missionário pra Europa pros Estados Unidos e aí você vê aquela coisa Às vezes que você olha com olhar de suspeita eles dois não mano uhum E aí você vê a Sara pregando e maluco eh não sei o que rolou mas assim você vê a Sara pregando e pregando sobre arrependimento e os
africanos tudo em volta da minha mesa tudo chorando Ah cara na boa eu voltei eu voltei assim falando caramba velho a a igreja brasileira produz uns negócios extraordinário Então se em 74 tinha que ah vamos chamar o sul Global pra mesa 50 anos depois eu vejo Sul Global na mesa e e pelo meu povo abençoando os missionários de de tudo quanto é povo é emocionante velho legal legal é emocionante tá eh isso isso daí eu acho um negócio um negócio sensacional e Vitor Beleza eh é na verdade o que era uma crítica virou uma coisa
incrível mas aí que tá vamos lá tipo assim agora em rápidas palavras antes que você chore se emocione o que fica de loane 2024 o que fica Ah e aí você volta de lá a galera voltou para os seus países para as suas missões o que que ficou assim galera vamos dar um foco já que ele ele é meio que um um Leme para as missões mundiais e o que que para onde esse Leme tá sabe apontando para onde galera vamos pensar nisso como como a gente tá na modernidade líquida é na real é é
meio que um tiro de 12 uhum Sabe aquele tiro que espalha sei tem um monte de focos ali sei sei tem um monte de falcos ali mas eh a gente vai ter que começar a pensar em missão pro Imigrante as imigrações elas estão acontecendo a rodo e vão acontecer mais a tendência é que aumente não diminui não diminua então aquilo que a gente faz eu e você quando a gente vai para Londres para conversar com brasileiro em Londres a gente vai ter que começar a pensar em como otimizar esses processos para fazer isso com mais
frequência porque não dá para ficar fazendo só eh viagem de Itinerante o tempo todo isso é importante mas eh eh povos em diáspora cara eh a gente tem que pensar nisso se é esse é um ponto então assim tem brasileiro em Londres tem brasileiro na alemanha tem brasileiro no Japão e quem fala com esses brasileiros é é missionário brasileiro cara então quando a gente tiver treinando Os Missionários brasileiro a gente tem que levar em consideração essas coisas e ao redor do mundo vale igual tá esse é um ponto mudanças climáticas é um ponto importante para
ser pensado Ah cara a gente é Vanguarda na era digital bibot que é e e e para mim tá muito muito muito muito muito muito claro que o brasileiro tem que ensinar o missionário Global a como lidar com criação de conteúdo pra era digital e por outro lado o brasileiro tem que aprender com os Acadêmicos do Norte a como se proteger dos malefícios da era digital tá nós somos os melhores criadores de conteúdo Cara isso daí para mim já era mais ou menos Claro indo para lá mas quando eu fui e ouvi porque o meu
grupo de trabalho foi o grupo de trabalho sobre engajamento com escritura na era digital então quando eu fui para lá e ouvi dos caras quais eram as coisas e tal ali eu percebi muito nitidamente me Ficou claro o tamanho da distância que existe entre o que nós somos como criadores de conteúdo gente que entende como o algoritmo funciona como a rede social funciona nós somos animais da rede social coisa que o resto do mundo não é então do ponto de vista de criação de conteúdo nós somos os melhores tá Ah com muito menos dinheiro a
gente faz a mesma coisa com a mesma qualidade que os americanos fazem às vezes melhor tá eh em compensação a gente é muito vulnerável aos processos eh deletérios da inclusão digital né Então essas são coisas que a gente vai ter que pensar missão no mundo digital pensar em criação de conteúdo e pensar em como tudo isso acontece né Ah e por último cara e o mundo corporativo Business as Miss né ah em dois aspectos primeiro porque o mundo dos negócios é um mundo próximo do não alcançado no sentido de quantidade de pessoas que conhecem o
evangelho ali embora sejam apresentadas ao evangelho com frequência ou seja são super engajados e pouquíssimo alcançados tá eh então o tempo todo Tem alguém falando do Evangelho PR os caras mas o alcance é baixo tá eh e Então existe um campo aí e por outro lado porque Business admission é uma janela de oportunidade de entrada em países fechados eh isso é uma coisa já conhecida né não não não não não é uma coisa que veio com esse congresso já já é antigo mas para mim e eh é é algo que foi reforçado vamos dizer assim
né Eh se torna de novo a gente tá falando disso cara é mais fácil você entrar nos países árabes como professor de futebol do que como pastor entendeu falando brasileiro é o exemplo Clichê você vai lá faz educação física você entra como professor de futebol em qualquer país do mundo são coisas assim de resto de resto eh eu tava conversando com Fábio Ito acho que vale o Jabá aqui eh vou falar da flã do Instituto Jovens Da Verdade embora seja um episódio comum irregular não que é patrocinado pela flã pode falar tá dentro que é
patrocinado pela flã tá bom exato e a gente vai disponibilizar de alguma maneira se não um curso Ah talvez uma disciplina ou uma imersão algo do gênero dentro do Instituto Jovens Da Verdade dentro da graduação da flã uma análise completa do documento do status da missão do status do da grande comissão Então esse documento que eu falei que é super importante que é um documento de 500 páginas que vale a pena ler etc Ah isso de alguma maneira estará no dentro da flan de alguma forma para equipar você que quer conhecer missões que se pensa
missionário ou que tá se preparando pro Ministério que vai lidar com missionários eh a a gente vai elaborar alguma coisa Educacional a partir desse documento para encerrar tinha esquecido tem mais uma coisa que eu acho que vai fazer parte do nosso contexto de de Missão global e que isso sim foi muito bem tratado eu acho que no no evento eh e é bem tratado no movimento que é a questão da saúde mental legal legal uhum ah é alguém comentou É verdade alguém eu vi alguém alguém acho que foi a própria k falando é a própria
Caren falou falou sobre isso no Instagram dela mas a questão da Saúde Mental eu acho que é é é igualmente um tema assim sabe é um é um negócio que vai entrar como tema como tema importante é isso gente Obrigado Vitor por esse pequeno relato histórico e e a importância de e agora né o congresso 2024 ó galera a flan para quem não sabe é a faculdade latino-americana tem EAD reconhecido pelo MEC tá bom E se você diz que vai pelo bibotalk você ganha ainda um alguns benefícios ali e ó ano que vem projeto pro
ano que vem quem sabe Vitor né A análise desse documento e tal vai ter não seguramente é uma coisa pro ano que vem ó então assim agora eu não sei eu não sei que forma isso vai ter Eu já comentei com Fábio Fábio gostou da ideia mas sabe exatamente o que vai ser ou como vai ser mas vai ser então e você pode ser aluno da flã e é cara enfim teologia de qualidade Vítor é um dos professores tanta gente legal que já passou por aqui é isso Vitor Obrigado meu irmão bom café para ti
bom descanso aliás agenda cheia na igreja hoje que eu tô sabendo e é isso fica hoje é pun pira hoje tá é não mas é é um punk zeira que eu gosto Então tá tudo bem aí sim aí sim e ficamos por aqui podcast é o que a gente gosta teologia nosso Esporte voltamos a semana que vem aliás nessa sexta tem bpo ter tem BT é isso Deus abençoe todos vocês fiquem na paz do Senhor Jesus [Música]