Poesia brasileira contemporânea

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Vestibuler com prof. Altemir
Conheças as características e os principais autores da poesia brasileira contemporânea curso complet...
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Oi galerinha guerreira continuando aí com análise das escolas entrada dos estilos de época né Nós chegamos na poesia brasileira contemporânea Lembrando que o que nós estamos chamando de contemporâneo é a produção literária da última década do século 20 e agora o início do Século 21 aí nessas primeiras duas décadas do Século 21 programador essa aula aqui no final de 2020 esse termo contemporâneo e nem meio controverso né é alguns autores consideram literatura contemporânea tudo o que se produziu na segunda metade do século 20 até os dias atuais E aí fica meio complicado né gente porque
quando você pensa em contemporânea essa pensando em alguém que tá vivo produzido até hoje né contemporânea O Nosso Tempo É só você pegar os autores que pronto tiveram seu auge ali na DEC há 70 e 80 a mãe dele já morreu tá então a gente resolveu dividir né nós trabalhamos a produção literária dos anos 60 70 e 80 nós chamamos ainda e pós-moderno né e depois ali no terceiro tempo Modernista e estamos considerando aí é os autores que tiveram a sua produção mais acentuada e no final do século 20 e agora no século 21 como
sendo contemporâneo o que nós vamos fazer aqui é um breve comentário sobre os principais autores e as principais obras da poesia brasileira contemporânea da mente nós temos uma diversidade muito grande né Vamos selecionar alguns para gente comentar a primeira pergunta que sempre me fazem é existe uma escola o estética literária padrão para toda a produção poética contemporânea EA resposta repetindo é não se você não tem é um conjunto de características nem temáticas né E estilísticas que sejam comuns a todos os autores a todas as produções contemporâneas e você sabe que uma escola o estética literária
é composta exatamente por esse como junto comum né de características temáticas estilísticas quando eu falo se autor é romântico é porque ele tem é tematicamente estilisticamente características que o identificam com o romantismo na contemporaneidade você tem no máximo assim é grupos não é tendências em determinados períodos e tal você consegue é ter características que sejam comuns a todos os autores e todas as opções então o que que a gente vai fazer a gente vai trabalhar algumas tendências né que são mais comuns nesses autores e depois vamos aprofundar alguns deles então como eu falei o que
você tenha tinha uma grande diversidade os temas e estilos ao mesmo tempo nós temos também a prevalência né o a continuação do experimentalismo que é uma característica muito própria do modernismo né iniciada lá no na Semana da Arte Moderna as vanguardas e tal no início do Século 21 ao mesmo tempo a retomada da tradição tá Então são duas coisas que a gente observa na poesia contemporânea alguns autores fazendo poesia bastante experimental buscando novas formas de expressão né tanto na questão formal quanto matemática né no estilo geral e alguns outros retomando formas Racionais fazendo sonetos por
exemplo né o métricas e rimas regular visita ou a mistura dos dois que também é bastante comum mesmo retomando formas clássicas tradicionais é incorporando em algumas experiências extremamente modernas e extremamente contemporânea também é uma característica desse período a meta a poesia não é novidade não é exclusivo tá nessa poesia é a poesia falando da própria polícia é você usar poesia para comentar para discutir para explicar para procurar a própria poesia vende metalinguagem tá então é eu sempre falo né que é com o advento da modernidade nós estamos falando aí desde lá do final do século
19 e início do século 20 né Primeiro as invenções tecnológicas é o automóvel a eletricidade energia elétrica a urbanização depois a chegada da cinema da internet da televisão até os dias atuais né É nós temos a poesia como um dos elementos que mais precisou se e se adaptar o que é poesia gente exige É algumas peculiaridades tanto para a criação quanto para a depositar são dela né a poesia ela existe uma introspecção muito grande né A Busca de Um Momento Único de um momento consigo mesmo né e penetrar na própria alma os cachorros insistência no
ambiente silencioso calmo tranquilo com tempo né eu não pode ser apressada e quem tem isso hoje para produzir ou para consumir poesia poesia cada vez mais ela tem é tentado né se adequar a essa realidade de uma daqui a discussão sobre a placa poesia da sobre a essência dela sobre a função dela mundo moderno né É É constante ao longo de todo o século 20 continua aí dentro da literatura contemporânea e também a temática social e aí você vai dizer preciso tá vendo novidade temática social mas esteja devemos desde que existe a arte literária então
concordo só que eu fiz questão de colocar aqui ó temática social atual você acha que concordar que abordagem da temática social hoje 2023 diferente de uma abordagem de temática social no final do século 19 e início do século 20 metade do século 20 tá então é isso que você tem que entender tá a temática social é mesmo só aqui dentro de uma abordagem atual é do que está acontecendo os temas estão acontecendo hoje em dia temos ainda críticas à sociedade tecnológica e com substrato isso talvez seja a coisa mais contemporânea aqui é nos últimos nos
últimos anos aí nas últimas décadas tem a arte tem se voltado muito para discussão né para e a compreensão dessa sociedade extremamente tecnológica Principalmente depois do Advento do da Internet das redes sociais do celular smartphone né isso na solução dos anos 90 para cá então é essa essa discussão sobre essa realidade tecnológica e ao mesmo tempo Consumista né que se acentuou esse espírito Consumista com a ajuda dessa tecnologia inspecionado um tema de discussão e vários segmentos artístico a poesia não vai ser diferente lembrete o artista ele tem uma uma sensibilidade maior aqui no olhar mas
é digamos assim fino para ir além da aparência né e mais fundo na observação desse comportamento social e transformar isso em arte para reflexão para é que com as emoções humanas aí vamos dar uma lidinha em alguns principais destaques da poesia contemporânea E se nós vamos começar com o Ferreira Gullar tá Ferreira rolagem ele não é contemporâneo quando eu tô gravando essa aula né porque ele morreu já em 2016 É mas o Ferreira Gullar ele destaca-se muito na literatura é a partir da década de 80 ele conseguiu na verdade é assim ele a uma espécie
de divisor de águas na poesia dele que é exatamente esse poema sujo né não foi uma longo compõem um livro inteiro chamado poema sujo e a partir daí se poema da década de 70 metade da década de 70 a partir daí ele ele o que uma polícia vai isso mais madura né ele chega na sua maturidade artística e tal e aí visse se integra perfeitamente a esse universo tecnológico esse universo moderno né ele começa a produzir né é uma arte que se integra com os meios tecnológicos muito antenado nessa realidade nessa discussão da realidade contemporânea
então justo considerado aí um poeta contemporâneo embora já não esteja mais entre nós e aqui você tem um pequeno fragmento do poema do que eu falei esse poema sujo é foi produzido durante o tempo em que ele estava no exílio a ele acabou se expondo como governou militar né Deve ser tenta de ditadura lá e acabou se exilando então quando estava na Argentina ele acabou escrevendo esse poema e esse poema possui Inclusive a volta dele para o Brasil foi publicado aqui com O slide colegas como Vinicius de Moraes Augusto Boal então e ele acabou voltando
para o Brasil até que não pelo prestígio né que esse que esse poema trouxe a ele foi muito muito bem aceito que ela acredita como eu falei poema longo tá chamado de poema sujo Exatamente porque acaba tendo uma linguagem muitas vezes Sula e é um poema que o coloca né numa situação típica de poesia contemporânea conhecia mais profundo uma coisa mais reflexiva né de uma abordagem mais Ampla que vai buscar elementos lá da sua da sua infância no Maranhão que passa pela discussão política social cultural e económica do Brasil da época para própria angústia existencial
do ser humano tão uma obra bem bem Ampla bem complexa e muito incisiva muito objetivo é muito direta né acabou de trazer do bastante flambo aparece e dá uma olhada no fragmento Inicial turu turu a turma mão do sopro contra o muro escuro menos menos menos que escuro menos que mole duro menos que fosso e muro menos que furo escuro mais que escuro Claro tomar água como pluma Claro mais que Claro claro coisa algum e tudo ou quase bicho que o universo fábrica e vem sonhando desde as entranhas azul azul é lugar azul era o
galo Azul cavalo azul louco e eu existem Esse aspecto experimental né esse jogo linguístico então eu mesmo tempo uma certa complexidade né nas reflexões que ele faz como eu falei abordando aí temas os mais diversos possíveis Qual o produtor que tem se destacado bastante na contemporaneidade é o Arnaldo Antunes exatamente o membro do grupo tá guardado os dois muito só conhecem é como o cantor compositor né do grupo Titãs tem se consolidado como um dos grandes poetas brasileiros contemporâneos que os titãs já já é um grupo bastante original inovador experimental né Principalmente nas letras das
suas músicas mas também no ritmo né das suas composições aí o Arnaldo Antunes eram os principais é o digamos assim da do grupo e ele acabou enveredando por uma por uma carreira solo que como eu disse vem se consolidando uma das suas obras mas conhecidas aí essa aqui ó agora aqui ninguém precisa de ser e aqui você tem um exemplo de um poema dele é cobrado recentemente no Enem aí da sua memória Olha só mil e muitos outros rostos outros Pouco a Pouco apaga o meu você deve tá estranhando assim posta qualquer ser professor consegue
ler esse poema nesse formato aí eu já li esse poema várias vezes mas eu queria chamar atenção exatamente para esse formato o que você tem aqui é uma poesia é com forte influência do chamado concretismo neoconcretismo aquela foi esse que rompe com o modelo tradicional do verso né aquele verso na horizontal né que vou e nada na esquerda para direita e é as palavras né Vamos se fermentando formando uma coluna na vertical a e essa é uma marca muito característica da poesia do Arnaldo Antunes né o chamado neoconcretismo você de uma poesia e forte apelo
visual né poesia que procura usar né tanto da palavra quanto do verso para criar imagens que tem sentido né que fazem parte do significado do poema com todo uma outra poeta que eu queria chamar atenção de vocês é essa aqui é a Angélica Freitas vejo que é bem novinha né ela nasceu na década de 70 e Gaúcha de Pelotas né mas já trabalhou aqui em São Paulo também na folha e tal e a sua obra mais conhecida é que esteve recentemente indicado como leitura obrigatória da Federal de Santa Catarina é essa o número é do
tamanho de um punho Angélica Freitas faz uma poesia bastante simples né tanto Na matemática quanto no estilo na linguagem tal e é o que a gente percebe como característica marcante nela é exatamente uma coisinha que questiona a discriminação de gênero a a uma coisinha que se posiciona se coloca discutindo né recriminando é essa desigualdade que existe é das mulheres em relação aos homens na sociedade contemporânea que não é uma poesia é como eu diria a ativista panfletar fantasia apesar do tipo né porque se você pensa assim no útero é do tamanho do Punho como eu
falei com ele tá falando punho fechado né que é símbolo de luta tá e a apoe o livro não tem mais ou menos essa coisa mesmo né não ficar calada deixar uma atenção né para essas injustiças sociais cometidas aí nós combinação de gênero porém o meu aquela coisa ansiosa né para coisa amarga né gente Então na verdade ela faz isso com muita ironia é uma sarcasmo irônico uma certa suti leza extremamente inteligente como por exemplo neste poema nesse fragmento de poema né que eu destaquei para você sou eu'' chamado por livro rosa do coração dos
trouxas dá só uma olhada no texto as mulheres são diferentes das mulheres Pois Enquanto as mulheres vão trabalhar as mulheres ficam em casa lavando a louça e cria os filhos mais tarde chegam as mulheres estamos sempre cansadas vamos ver televisão você fala assim poxa mesmo entende isso aí as mulher é diferente das mulheres enquanto as mulheres vão trabalhar as mulheres ficam em casa se você não entendeu basta você para um pouquinho e pensar no jogo Sutil de palavras tá a ideia ajuda me chamar atenção Se você fosse ler como deveria ser lido né você tem
aquele assim os homens são diferentes das mulheres Pois Enquanto os homens vão trabalhar as mulheres fica em casa lavando a louça e cria os filhos mais tarde chegam os homens estão sempre cansados vão ver televisão então servem como é extremamente criativo né inteligente e ao mesmo tempo sarcástico e debochado essa coisa de eliminar palavra homem né e manter só a palavra mulher porque a ideia justamente mostrar aqui com a diferença tá eu não tem porque a ver discriminação entre mulheres e homens aí então é isso tipo de poesia que faz a Angélica Freitas uma outra
poeta que se destacado muito né na contemporaneidade aí essa Luci Collin tá o livro A palavra Álcool atualmente está indicado como leitura obrigatória tanto na UEL quanto na o ele lá no Paraná Aliás a Luci Collin é professora de literatura na Universidade Federal do Paraná Mas não é por isso que ela tá sendo destacada né nos vestibulares do Paraná atuação destacada porque ela realmente é um dos grandes talentos que nós temos aí na literatura contemporânea na poesia contemporânea é um se Colin ela tem uma formação na música é Eu aula né de criança né submissa
participou de quem é essas e tal então a poesia dela tem muito esse jogo com a sonoridade a exploração da sonoridade é uma marca muito característica da poesia dela e sim como também é uma marca característica na poesia dela a intertextualidade paródica ou seja construir um poema a partir da paródia feita em cima de um poema geralmente um poema clássico e tanto da literatura Nacional quanto da literatura estrangeira por exemplo esse poema aqui dela chama meus oito anos e remete até no próprio título ao famoso meus oito anos do Casimiro de Abreu olha como ela
coloca aurora da minha vida hora ida usando os trazem tem como você não relacionar né é com aquele famoso início dos meus oito anos é o que saudades que eu tenho da aurora da minha vida da minha infância querida que os anos não trazem mais do Casimiro de Abreu só que Observe gente que não é simplesmente a paródia para começar essa caixa alta aqui não é um preciosismo da minha parte não isso a estrutura da própria autora tá é como se fosse uma coisa assim mais deitada lembra um pouco a eloquência que era muito própria
do Romantismo né coisa gramática é louco hein Que tal e observe a distribuição gráfica então o mesmo tempo você tem a paródia você tem também a criatividade né é essas pausas que ela faça no meio meio que para chamar atenção né para a sonoridade que o texto causa né e dá um tempo meio para reflexão né o efeito das palavras aurora da minha vida hora Lda que os anos trazem AIDS nessa relação com a saudade com a dor da Saudade então então você tem uma poesia que ao mesmo tempo que retoma né a tradição de
forma paródia não deixa de ter o trabalho de criatividade né de experimentar lismo que é muito próprio também da contemporaneidade aí ele tem mais alguns autores que eu queria simplesmente citar para vocês aqui como eu falei não dá para gente é lembrar de todos falar de tudo né algumas questão assim mais frequentemente sendo cobrados aí nos últimos que cobram literatura contemporânea principalmente o e-mail informando o preto a Siri tem um livro deles uma três quatro que tá sendo bastante elogiado pela crítica o certo o Vasco o seu coração e pedra obra muito elogiada o Antônio
Cícero com o seu porventura assim por diante não falei não tem como a gente trabalhar todos os autores a contabilidade até porque o que tu acha e ele agora né daqui alguns anos esse vídeo fica defasado né outros autores acabam surgindo se destacando em que eu queria realmente uma canção isso você não tem é uma unidade temática estilística para todos os autores e tem algumas algumas marcas que você percebe né é a presença do experimentar mesmo né de buscar a originalidade às vezes resgatando vanguardas como o caso do concretismo neoconcretismo tal é retomada de modelos
clássicos na sua forma tradicional ou na sua forma adequada a contemporaneidade é e principalmente é esta essa discussão sobre elementos atuais é o consumismo a tecnologia O isolamento das pessoas né a necessidade de integração cá é mas exigida como fonte de felicidade ou pelo menos cada vez mais vendida como fonte de felicidade é principalmente para os jovens e tal então Eh são esses temas muitas vezes polêmicos que acabam sendo abordado pelo olhar sensível dos nossos poetas contemporâneos certinho eu aguardo você na próxima parada
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