e aí e aí e o período de 1789 até 1848 no qual freveu viveu foi chamado pelo historiador eric hobsbawn dia a era das revoluções e nele ocorreram a revolução industrial a revolução francesa as revoluções nacionais e as guerras napoleônicas e a burguesia composta pelos que se dedicavam ao comércio a produção de manufaturas e as atividades intelectuais e tecnológicas vai lutar contra os obstáculos que lhe eram colocados pela sociedade feudal o meio de mudança era a revolução assim de um modo muito simplificado vemos na inglaterra uma migração forçada do campo para as cidades com a
formação de um lado de uma classe trabalhadora miserável e de outro a dos detentores dos meios de produção os burgueses na frança temos uma grave crise econômica a burguesia apresenta-se ao lado do povo como classe revolucionária colocando-se contra o regime e seus privilégios e exigindo uma sociedade em que todos fossem livres iguais [Música] a revolução francesa que a princípio une pobres e burgueses entre um período de intensa violência que ameaça tornar-se uma revolução social fato que nem a burguesia nem claro nem tão pouco os nobres queriam napoleão bonaparte entra em cena com uma ditadura militar
disfarçada concluindo a revolução e iniciando o regime burguês na frança nós vemos o último ciclo da era das revoluções consolida-se a derrota definitiva da aristocracia banqueiros e grandes industriais detém o poder nacionalismo e impulsiona as regiões a se unirem formação dos estados nacionais e são as classes menos favorecidas em situação bastante difícil que exigem através de manifestações o que lhes havia sido prometido e são reprimidos violentamente forma-se uma classe operária a ameaça comunista rom dos burgueses é a época em que max em deus lançam seu manifesto comunista o que se viu de modo geral são
processo que culminou com a consolidação do capitalismo ea liberdade igualdade para a sociedade burguesa liberal uma nova concepção de homem de sociedade começa a ser gestado no período da revolução francesa em especial é uma concepção de homem que agora vai se casar com a concepção econômica capitalista que está no seu início que a concepção do homem liberal essa concepção ela vai ser expressa por diversos autores o mais famoso deles é o russo nós temos também de de rose alamberto todos os enciclopedistas e da época franceses a revolução francesa vai ser a grande guia dessa alteração
na forma de se pensar o homem ea sociedade essa alteração vai ter um impacto muito grande sobre a concepção de criança e de infância se até então a criança era vista como um adulto em miniatura a partir da revolução francesa a criança começa a ser observada como um ser que tem especificidades próprias e que por ter essas especificidades precisa de uma educação que se a deco a essa faixa etária em especial também a mulher ea família se alteram nesse processo se num primeiro momento durante a revolução francesa busca-se a igualdade entre os sexos o sexo
feminino e o sexo masculino num segundo momento da revolução a mulher começa a ser colocada no âmbito do mundo privado e o mundo público começa a ser um espaço e para os homens um conceito é muito caro esse período é o do homem que se faz por si mesmo então vários exemplos não ocorrer neste sentido o próprio napoleão é um desses exemplos napoleão não era um grande guerreiro não era um grande chefe ele era um soldado que por conta das guerras que ocorreram no período essas guerras geraram desfalque no exército francês e ele por ser
um soldado dedicado um cara inteligente ele acaba galgando postos e chegando ao general e chegando à cdu napoleão napoleão então ele exemplifica esse mito do cara que se faz por si mesmo então a pessoa pode ser pobre ela pode não ter condições mas se ela trabalhar duro se ela investir ela pode chegar a uma posição de poder então essa ideia que está colocada nesse período e a igreja é chamada para ajudar a engrandecer essa ideia de que forma preparando a classe mais pobre a trabalhadora para que ela se volte para o trabalho deixe de lado
os vícios porque a revolução industrial ela empurrou parte da população para uma situação de penúria extrema muito bem expressa nos livros do charles dickens ou no livro do gorka mãe que descreve bem a questão das fábricas o lugar onde os operários ficavam né então eles foram empurrados para essa situação onde só se trabalhavam não se tinha prazer não se tinha momentos de descanso e isso levou eles ao vício era necessário que eles continuassem trabalhando mas que os vícios forem fossem retirados a igreja vem e aí vai colocando as pessoas nos seus lugares assim as carreiras
abriam-se para o talento pessoal ambição e trabalho duro quesitos fundamentais para o sucesso isso poderia ocorrer de duas formas pelos negócios ou pela educação para a classe média que estava no poder interessava muito mais criar uma sede pela educação do que pelos negócios a educação passou então a significado o triunfo dos méritos sobre o nascimento através do desenvolvimento dos talentos de cada um e assim individualiza-se o fracasso ou o sucesso neste momento os países viam-se obrigados a criar sistemas nacionais de educação ea revolução industrial acabou levando a revolução educacional e a propagação e implementação do
que se costumou chamar de modelo tradicional de educação a e frederick friedel filho do pastor luterano yohan jacob frebell e jacobean eleonor hoffmann nasceu em vinte e um de abril de 1782 na região da turíngia alemanha sua mãe faleceu meses depois por complicações do parto sua madrasta tinha muitos filhos e seu pai trabalhava muito daí a vida de freio é o ser marcada pela solidão isso parece ter criado inscreveu um espírito auto de data apesar do excesso de trabalho seu pai o ensinou a ler ea escrever e foi responsável por sua formação religiosa protestante o
freveu ele é filho de pastor protestante também é ele como todos na alemanha porque o protestantismo é algo muito forte principalmente o luterano né então ele se insere nesse movimento de estar presente na igreja ea igreja presente na sua formação é o fato curioso na sua vida que a morte da sua mãe então vários estudiosos dizem que a falta da mãe da figura materna da infância vai marcar a vida do freio meu de maneira brutal ele vai passar a buscar esta figura maternal para todas as crianças que se encontram na mesma situação em que ele
se encontrou no passado essa falta da mãe e o trato rude que o pai tinha para com ele vai fazer com que o frevo eu também se afaste um pouco da sua família o pai do freio meu essa é um outro dado curioso não considerava a inteligente o suficiente para seguir a carreira universitária então ele logo colocou ele para realizar trabalhos manuais oi e aí não desses trabalhos ele vai ser auxiliar de um guarda florestal na alemanha e o encontro com essa floresta e com esse trabalho vão despertar no freio o amor pelas ciências naturais
e pela mineralogia que vão ser pontos importantes da constituição de todo o seu acabou-se o filosófico que âncora as ideias educacionais despertava aí sua curiosidade o desejo de ir para a universidade encarregado de levar dinheiro a seu irmão que estudava medicina na universidade de iena fredeu encanta se passa lá alguns meses em 1799 matricula-se em filosofia na universidade de iena e ali tem como um de seus professores o filósofo cheney continua seus estudos em ciências naturais tendo como principal paixão a mineralogia por volta de 1805 incentivado por um amigo diretor de uma escola modelo prévio
o professor estimulando nos seus alunos a auto educação e o autoaperfeiçoamento que fizeram parte de suas vivências nasciam educador fruto da prática que produziria todo uma metodologia baseada em vivências em 1807 prévio torna-se preceptor dos filhos da baronesa caroline vão house house que apresenta as ideias de pestalozzi em 1808 prévio vai para yverdon encontro de pestalozzi devido aos constantes atritos entre os dois prédios side yverdon dois anos mais tarde ele também sofre grande influência do pestalozzi porque ele vai passar um tempo na escola de edom no pestalozzi na suíça e lá ele conhece todo o
trabalho do pestalozzi conhece a forma como pestalozzi pensa infância e pensa a sua educação e ao conhecer é nesse momento que ele também rompe com pestalozzi porque o pestalozzi at uma crença é de que nós precisávamos instrumentalizar as crianças pobres com a leitura e escrita e o cálculo para que elas pudessem ser bem-sucedidas no futuro o freio vai considerar é muito prescritiva a educação do pestalozzi ele considera que o fato do pestalozzi ter metodologias para a escrita para a leitura você estaria destruindo o desenvolvimento natural da criança você estaria direcionando esse desenvolvimento e isso não
seria uma coisa interessante uma outra coisa também que leva o rompimento dos dois é o fato do pestalozzi ser uma pessoa preocupada com as questões sociais e políticas e o frevo por sua característica introspectiva ele não se preocupa com isso então ele considera supérfluo essa discussão e uma discussão que acaba desvirtuando o foco da educação que deve ser o de seguida desenvolvimento infantil por isso ele rompe como pestalozzi embora incorpore algumas das ideias a respeito de infan a educação presentes nas obras do pestalozzi em 1811 freio eu decidi buscar as bases científicas da educação do
homem na gênese da linguagem e vai para a universidade de gottingen em 1812 vai para a universidade de berlim onde conhece sua futura esposa em fiet hofmaster antes de se casar participar da guerra pela unificação da alemanha contra o avanço do exército de napoleão bonaparte após retornar da guerra funda o instituto de educação que se estabelece definitivamente em caem hall fruto dos primeiros sete anos como diretor dessa escola fredeu pública sua mais importante obra com um caráter filosófico a educação do homem em 1837 frio funda o instituto auto didático ali ele elabora materiais para que
as crianças expressem de maneira intuitiva seu interior e em 1840 na cidade de em branco em frente o fundou o primeiro kindergarten jardim de infância o qual se constituía em um centro de jogos organizado segundo os princípios froebelianos e destinado a crianças menores de 6 anos entre 1843 e 1844 mais de 40 jardins-de-infância surgiram pela alemanha em 1851 estas instituições foram proibidas pois frio for acusado de ser ateísta e socialista ele tinha um primo que era comunista e como as ideias dos jardins-de-infância elas eram muito avançadas para aquele período histórico houve uma confusão então josé
de infância foram consideradas as entidades comunistas e fechadas um ano depois pregão morre tem que ser jardins-de-infância tivessem voltado a funcionar em a sofrer meu nossa para nós entendermos o que é infância para o fredo nós precisamos entender a unidade vital o quê que é a unidade vital a unidade vital ela é constituída por deus a humanidade ea natureza é uma tríade o flu é meu ele concebeu essa trilha de durante as guerras napoleônicas ele chegou a participar de uma das guerras do napoleão e nessas guerras como ele sempre foi uma pessoa muito alienado do
que tava acontecendo no seu ao seu redor durante uma dessas guerras ele observou a passagem de um cometa pela terra e a observar a passagem desse cometa eu encontro com cristal especial ele teve a ideia dessa tríade inseparável essa tríade é a tríade que permite a nossa entender o porquê que o homem está a o que que o homem está fazendo então quem está no ápice da triad é deus depois na base nós temos o homem a humanidade ea natureza então qual é a função da humanidade da natureza nesse movimento é ser harmonizar com deus
e fazer uma harmonização entre si também entre homem e natureza então quando eu vou olhar para o indivíduo na eu não posso olhar para o indivíduo sem deixar de ver a natureza e sem deixar de ver a deus nele quando eu passo a olhar desta forma os indivíduos eu consigo compreender melhor o que um homem está fazendo aqui na terra qual é a sua função que é uma função divina de representar a deus deus está em todas as coisas ele está tanto na natureza como na humanidade o conta dessa ideia o freio ele é considerado
um panteísta porque ele ver deus em todas as coisas todas as coisas representam deus e essa ideia dele é a ideia que vai levar ele a definir a infância como o período mais fértil para esta harmonização com a natureza e com deus e vai ser com isso que ele vai trabalhar em toda a sua discussão filosófica e em toda sua discussão é educacional procurando trazer esta harmonização entre essa esses três elementos dessa tríade para ele que é essencial aliás a tríade ela virou a marca do freio né então ele carimbava as suas cartas com essa
trilha de ele carimbar os seus livros né então era algo que é muito significativo do que ele escreveu como educador era naquele período a o desenvolvimento infantil para o freio meu ele passa pelo entendimento dos conceitos de interiorização e exteriorização a criança para os é meu ela é fonte de pureza e de inocência ele não vê a criança como portadora de extintos animais então ele não faz uma relação entre o lado animal e o lado espiritual para ele a criança é só espiritualidade ela é a representação mais pura da divindade na terra portanto existe um
certo inatismo na ideia do frevo em relação a criança a criança ela já nasceria com alguns quesitos com algumas habilidades a sua índole já seria natural ela já nasceria boa ela nas essencialmente boa mas ela pode nascer com algumas tendências para o mal que devem ser extirpados mas ela nasce essencialmente boa então só ainda ele já vendo é o que cabe fazer para conhecer esta criança e aí é que entra interiorização ea esterilização a criança ela traz dentro dela algumas coisas que são próprias dela e que são fundamentais se nós queremos educá-la então nós precisamos
conhecer a criança precisa exteriorizar essa isso que ela traz com ela e como que ela exteriorizar isso através da manipulação de objetos então a partir do momento em que ela está manipulando os objetos ela está colocando para fora aquilo que ela tem no seu interior ao colocar para fora eu tenho a chance de conhecer melhor este indivíduo com qual estou trabalhando mas e se exteriorizar ele não é um simples colocar para fora mas ele é um momento também que a criança ao exteriorizar ao visualizar aquilo que ela traz dentro dela ela compreende o que ela
é ou seja ela se conhece ela se descobre e se olhar e se reconhecer faz com que ela exteriorize aquele produto e altere o seu interior ou seja o processo de interiorizar a de exteriorizar para o freio não é só um processo de conhecimento da criança mas é um processo também de auto conhecimento da criança então ao mesmo tempo em que o educador conhece a criança a partir desse movimento a criança também acaba por se auto-conhecer então esse processo é fundamental para o desenvolvimento infantil e ele é um processo que para ele ocorre de forma
natural desde que eu mantenha a criança ocupada então a criança ela precisa ter atividades ela precisa manipular objetos principalmente a criança pequena portanto a escola o local em que a criança vá permanecer deve favorecer este movimento ea o movimento ocorre na sua forma mais perfeita no contato com a natureza porque ao harmonizar a criança com a natureza a criança não só se alto conhece mas ela também se reconhece como obra divina e reconhece todo o seu exterior com uma obra divina isso para ele é um ponto fundamental e é trabalhar dentro da unidade vital então
quando você propicia para criança esse tipo de atividade você está propiciando essa harmonização entre o deus a humanidade que está representado na criança ea natureza que está representada no mundo em que nós vivemos no mundo natural não no mundo das criações humanas esse é um ponto importante para o freio o desenvolvimento infantil para ele portanto ele tem um fundo inatista o professor ele não vai ser capaz de mudar aquele indivíduo é função dele potencializar o que o indivíduo tra é por isso que ele deve apenas acompanhar o desenvolvimento infantil sem nunca interferir ele só permite
interferência se o que estiver sendo potencializadas seja algo que venha destruir a inocência ea bondade a candura que a criança possui ou seja que vem a desvirtuar a criança dessa imagem divina que ela possui desde o nascimento e aí oi para o freia meu por conta dos processos de interiorização esterilização é importante que a criança esteja sempre em movimento então a criança está sempre ocupada é algo fundamental para ele porque o que ele parte do princípio de que o pensamento é movido pela ação então a criança ela só consegue pensar e desenvolver o seu pensamento
quando ela está agindo sobre o mundo no cola se encontra ou sobre os objetos isso ele vai retirar da observação que ele faz das crianças pequenas essa ideia dele é uma ideia época muito avançada a porque ela não era uma ideia muito difundida mais tarde vários dos psicólogos contemporâneos vão confirmar que a criança especial a criança entre 1 ano e três anos e meio ela realmente vai construindo seu pensamento e as imagens mentais que ela faz desse mundo que a rodeia através e da ação e do contato com os objetos então o flávio ele dá
o primeiro passo nesse sentido de apontar para isso e para a importância disso para educação das crianças e e aí em alguns autores é vão dizer que o freio l pregava uma educação secretório porque seco tória porque além de você fornecer aí é o ambiente operação infantil deve-se seguir o desenvolvimento da criança nessa ação por isso educação sector então nós estaremos seguindo o desenvolvimento da criança observando essa criança o tempo inteiro levando para ela os objetos que ele chama atenção estimulando a brincar com os objetos que estão no seu entorno né então esse ponto é
um ponto importante para ele que deve estar presente não só na escola mas também dentro da família dentro da casa ou seja presente na cabeça de qualquer pessoa que trabalhe com crianças pequenas é tô com frio foi um auto de data durante toda a sua vida ele parte do princípio que a educação ela também deve propiciar à criança momentos de liberdade aonde ela busque aquilo que lhe interessa vá atrás daquilo que lhe chame mais atenção esse era o princípio da auto-educação livre então quando eu coloco para ele a criança em ação a criança naturalmente vai
se alta educar ela vai buscar coisas ela vai se interessar por coisas por quê porque a natureza o mundo que a rodeia é um mundo muito instigante é um basta que eu a deixa agir sobre esse mundo que ela irá atrás de desvendar de compreender as coisas que estão acontecendo ao seu redor então esse é um princípio que distância o fledo mais ainda a escola tradicional porque a distância já tá colocada no centramento que ele dá no desenvolvimento infantil na educação seguindo o desenvolvimento agora quando ele coloca como princípio alto educação livre ele se distancia
de vez da chamada escola tradicional porque porque nenhum momento você terá nas escolas do freio um professor a conduzir o processo de ensino-aprendizagem esse processo ele deve ser conduzido pela própria criança e aí é bom fredo ele também tem uma discussão muito interessante em relação ao papel da família na educação das crianças atualmente vem se discutindo muito isso né a participação da família na escola como que os pais podem auxiliar o próprio corpo técnico da escola a gerido democraticamente o ambiente escolar pois bem o freio ele já pensava nessas coisas porque ele não conseguia acreditar
numa educação o que fosse feita a parte da família na qual a criança está inserida a família para ele é a primeira educadora da criança e deve continuar a educar essa criança pelo resto da sua vida mas para que ela é duque de uma forma adequada é importante que a família conheça os princípios educacionais que estão sendo desenvolvidos no caso os dele então como é que a família conheça o que ele pensa sobre educação o que ele pensa sobre a criança desenvolvimento infantil e que utilize isso na educação dos seus filhos tem um exemplo muito
interessante no livro dele a educação do homem cuja tradução feita para o português foi feita pela universidade federal de pelotas é o único livro do frevo em português que existe nesse livro tem a história da lina o título da história é lindo uma criança que gosta de estar ocupado então nessa história ele exemplifica o papel da família então alina é uma criança que está frequentando o jardim de infância cuja mãe acompanha de perto todo desenvolvimento que ocorre com a lina no jardim de infância então a mãe a leva para a escola fica com ela no
jardim de infância conversa com a jardineira que a professora é a mãe faz atividades em casa que foram estabelecidas pela jardineira procura cont o processo inclusive o diálogo deixar ali na live o brincar com ela e a linda vai se desenvolvendo de forma surpreendente graças a união do trabalho do jardim de infância com o trabalho da mãe e aí vem uma outra coisa importante quando ele fala em família ele não está falando de um homem ele está falando da mulher porque porque a educação das crianças é papel da mulher então cabe à mulher fazer essa
ligação entre o jardim de infância ea educação familiar porque para o frei meu a mulher ela é responsável pela educação das crianças e é guardiã dessa candura e dessa pureza infantil e aí só o filé meu ele é o grande criador do jardim de infância e por que que ele criou o jardim de infância o jardim de infância foi uma ideia que ele teve para uma instituição que abrigasse crianças menores de 6 anos que não possui um mãe então ele trabalhou com crianças órfãs ou crianças abandonadas pelos pais mas ele atendeu a população carente o
jardim de infância dele a princípio não foram para elite embora mais tarde na divulgação do jardim de infância eles acabaram sendo retirados das camadas populares e viraram objeto de educação das elites seja na europa seja na américa do norte e seja aqui no brasil então o jardim de infância para ele era um lugar de cultivo da infância por isso o nome jardim como ele acreditava que a criança é tinha um desenvolvimento natural e que em contato com a natureza e ao descobrir a divindade esse desenvolvimento e lice harmonizar ia a cidade com deus e com
a natureza e portanto a criança então vire a florescer nada mais é natural para ele do que a criança está numa instituição que fosse vista como um lugar de florescimento infantil um verdadeiro jardim pois a criança para ele sempre foi é como uma planta cada planta tem as suas necessidades tem os seus interesses a criança também então cabe a pessoa que está com a criança olhar para aquela criança como ela olha para uma planta então eu só vou dar água se ela me pedir a água eu vou podar se ela me pediu para podar eu
vou colocar duplo se ela me pediu para colocar adubo então eu vou através do observa da observação do crescimento natural dessa criança e educando por isso jardins e por isso a figura da jardineira esse ambiente esse jardim ele tem que estar todo adaptado às necessidades infantis o que que significa estar adaptado às necessidades infantis significa que é preciso ter um mobiliário que seja adequado a criança eu preciso ter brinquedos para que ela possa manipular construir exteriorizar eu preciso ter um lugar que seja agradável muito bem iluminado um lugar que tenha cheiros e sons que a
criança se sinta em casa um lugar aconchegante para ela ao mesmo tempo um lugar que propicia para ela o contato com a natureza então ele é o primeiro educador a pensar uma escola para a infância de fato até então ninguém havia falado que a criança pequena precisa de uma cadeira do seu tamanho de uma mesa na sua altura de uma prateleira em que ela possa sozinha pegar os objetos então o frevo eu a primeira fazer isso e esse jardim além de ter essa característica ele tem o aconchego como o seu grande chamariz e esse aconchego
é dado porque a mineira então é o jardim de infância é o lugar do coração da mãe por isso a mulher deve trabalhar ali não homem ele hipótese alguma vai pensar em homens para trabalhar com crianças pequenas porque é isso porque o homem ele não está preparado e não é da natureza dele trabalhar com a criança menor de seis anos isso cabe a mãe afinal essa criança se não estivesse um jardim de infância estaria com a sua mãe originalmente e a mãe então traz todo esse aconchego todo esse carinho e nesse momento o frei meu
acaba misturando nessa instituição que está surgindo o público eo privado ela acaba sendo uma instituição que tem um caráter privado e inerente mas que é o mesmo tempo está colocado no mundo público e isso vai gerar lógico futuramente a temos até hoje os resquícios disso essa conf se configura da professora que trabalha na educação infantil o que ela é mãe ela é a professora ou ela é a tia aquela que exerce a maternidade através das crianças mas não tem seus próprios filhos então essa confusão ela tem sua origem na própria criação do sistema de atendimento
à educação infantil que o freio vai colocar isso no primeiro momento dentro das suas escolas de educação infantil 1 e aí e qual é o princípio básico dos jardins-de-infância é o são os trabalhos manuais então é o freio ele vai dar uma ênfase muito grande no agir da criança constante dentro da escola porque a ação envolve o pensamento e ele vai trazer para dentro do jardim de infância é todos os trabalhos manuais que estão lá fora então ele trabalha com alinhavo ele trabalha com a produção de artesanato ele trabalha com carpintaria também ele vai trazer
recorte e colagem ele traz a escultura para dentro do jardim de infância todas essas atividades são atividades que até hoje permanecem nas escolas de educação infantil e elas foram trazidas para o trabalho com crianças menores de seis anos a partir do do freio ele é que idealiza isso uma outra grande descoberta do freio alfredo ele traz várias contribuições para a psicologia da criança e essa é a questão do jogo e da brincadeira e até o frevo escrever seu livro educação do homem havia um debate muito grande um debate que ainda vai continuar após a educação
do homem do freio a respeito de jogo e trabalho então muitos autores consideravam o jogo uma atividade não séria apenas usada para criança para gastar suas energias então a criança brinca porque ela tem muita energia e aí ela precisa gastar a energia ela gasta jogando o trabalho em contrapartida é algo sério produtivo é algo que vai levar a criança até a percepção de que ela precisa construir coisas na sociedade o que que eu creio eu faço das observação empírica das crianças brincando ele percebe que o jogo não é algo supérfluo ele não é um simples
gasto de energia da criança mas ele se constituem na principal linguagem da criança pequena ou seja eu a compreender e conhecer melhor a criança se eu observo os jogos e as brincadeiras infantis então o processo de interiorização de exteriorização ele se personifica nas brincadeiras infantis jogo então para ele passa a ser uma coisa séria e passa-se algo central dentro do jardim de infância por quê porque é uma linguagem da criança é uma forma dela expressar o seu interior expressar como ela está compreendendo o mundo que está ao seu redor e expressar como ela está compreendendo
as relações interpessoais que são travadas pelos indivíduos essa ideia dele embora muito embrionário ainda no livro é uma ideia que vai ser explorada com a profundidade mais para frente pelo eduardo que lá pa reto e depois pelo psicólogo russo o meu coelhinho então eles vão estourar partes dessa ideia que ele coloca ali no século no final do século 18 e início do século tô tentando compreender como que a criança brinca o porquê que ela brinca o porquê que ela escolhe determinados objetos o flávio vai desenvolver os dons o que que são os dons os dons
são brinquedos brinquedos que tem como característica perfeição das formas geométricas por que o freio meu das observação dos minerais observação que ele fazer da natureza ele tinha uma preocupação muito grande com a estética e com a perfeição e ele é para ele a perfeição se encontrava nas formas geométricas e como a criança ela precisa estar ela é perfeita ela precisa estar em constante contato com a perfeição os donos eles são brinquedos pedagógicos são os primeiros brinquedos pedagógicos a serem desenvolvidos para crianças menores de seis anos a constituição básica deles é são cubos são cubos em
diferentes tamanhos que a criança pode utilizar para construir coisas eu acho que existe uma sequência ele estabelece uma sequência de trabalho com os dons essa sequência ela passa primeiro por uma exploração livre dos objetos na desses cubos dessas formas geométricas cubos triângulos lá então ele explorar livremente ele espera aqui nessa exploração livre a criança realize construções em que ela exteriores e como ela está vendo o mundo ao seu redor num segundo momento ele propõe que ela faça construções específicas construções que vão constituir formas geométricas cada vez mais elaboradas qualquer ideia dele é sair de um
nível concreto para um nível cada vez mais abstrato que dessas formas concretas e sólidas a criança chegue a linha e ao ponto então essa ideia seu caminhar dele ele acaba utilizando então nos dons também aquela ideia do comê o dia do simples para o complexo do concreto para o abstrato e ele faz esse mesmo o movimento com esse material é mas os dons eles não têm só também essa função de lei caminhar para uma abstração de pensamento mas também da criança expressar os seus dons os seus talentos porque o talento também algo que está presente
da teoria do freio meu ele acredita que no processo de interiorização de exteriorização em que eu conheço a criança ea criança se alto conhece a criança me revela quais são os seus talentos e ela descobre quais são os seus talentos [Música] é tão frio ele acaba trabalhando no seu jardim de infância com dois princípios que vão ser muito caros a escola nova no final do século 19 e início do século 20 que é o aprender fazendo né esse estar em ação constante a criança agindo sobre os objetos a criança direcionando a sua educação e o
aprender a aprender a então essa ideia de você está buscando o conhecimento nessa busca incessante do conhecimento essas essas duas esses dois princípios eles estão presentes na pedagogia do freio meu e eles fazem parte dessa alta educação livre então o princípio da auto-educação livre levaria ao aprender fazendo e ao aprender aprender que por sua vez ambos desencadearia um autogoverno então a ideia dele de disciplina é uma ideia muito parecida com o pestalozzi porque ele acabou retirando do pestalozzi também isso né a ideia de que a disciplina é a o cultivo interiormente ela não vem do
exterior para o interior mas ela vem do interior para o exterior e aí mais uma vez a ação o estar agindo sobre algo leva ao disciplinamento assim como para ele esse processo de harmonização com a natureza não é de observação de percepção da natureza também levaria a um processo de disciplinamento por quê porque axim olhar com olhar especial para se enxergar os animais as plantas né o silêncio é fundamental para o encontro com o divino então são coisas que vão de uma certa forma ajudando a um autocentramento da criança então encontro da criança com ela
mesmo aqui isso é algo importante para o frevo e o que foi importante na vida dele e se encontrasse reconhecer-se e perceber para onde eu posso caminhar e aí que a natureza é tão forte e simbólica para ele que ela é deve ser utilizado inclusive para sem sinal surgimento do cálculo da leitura e da escrita então observando os animais observando as plantas né eu vou aos poucos capitando conceitos como de quantidade de número o mesmo as palavras as letras na história da lina ele usa isso também um pouco então a mãe leva ali na para
passear para observar a natureza e vai conversando com ela e aos poucos alina vai perguntando de observar a natureza como que eu escrevo o nome da formiga e aí eu perguntar a mãe vai ensinando então esse é uma outro e são outro ponto que é importante eu não vou em nenhum momento forçar esse ensino mas ele vai ocorrer naturalmente porque pondo a criança em contato problematizando mostrando ela o e à medida que ela for pedindo eu vou fornecendo a ela aquilo que ela me pediu é interessante no processo de alfabetização do frio isso porque não
existe uma metodologia de alfabetização para ele é existe uma ausência metodológica a criança pede e à medida que ela vai pedindo a mãe ou a jardineira vai dando mas vai dando conforme a criança vai pedir da forma como a criança pediu nesse ponto podemos arriscar até dizer que existe uma proximidade com essa falta de metodologia que nós temos presente no construtivismo para o processo de alfabetização em qual a importância de se estudar freio e sua teoria educacional ele foi o criador do jardim de infância que hoje aqui no brasil nós conhecemos por educação infantil por
ser o criador vários das práticas que ele trouxe o que ele descobriu o que ele inventou estão presentes até hoje nas escolas de educação infantil como por exemplo os trabalhos manuais que nós temos em nas salas de aula trabalho para ganhar o trabalho com desenho o trabalho com massinha né a música musicalidade que a gente tem presente na educação infantil aquela coisa de cantar na hora do lanche canta na hora de ir embora canta quando está fazendo atividade né a presença das formas geométricas para manipulação dos blocos de construção tudo isso vem a criação do
frevo e o que foi do jardim de infância mas atualmente o legado do frevo ele se torna mais fácil mais forte com a tentativa de constituição por parte de alguns educadores brasileiros de uma chamada pedagogia da infância essa pedagogia da infância vem retomando no brasil hoje alguns dos princípios deixados pelo fremio a respeito da infância e do seu desenvolvimento infantil então as ideias que ele colocou sobre alto educação livre alto governo essas idéias que no primeiro momento não chegaram até nós na difusão do jardim de infância elas agora tem sido retomadas com uma outra roupagem
que envolve a teoria construtivista mais pelos educadores da pedagogia da infância para salas de educação infantil então é importante que nós começamos a obra do freio até para verificar até que ponto esse discurso inovador e até que ponto esse discurso pode o discurso retrógrado em face de todas as descobertas e de todos os estudos que nós temos acumulado sobre o desenvolvimento infantil e sobre a educação das crianças e e aí e aí