e aí beleza é sempre legal poder mostrar pra você que você é capaz de pensar com a sua própria cabeça e potencializar essa capacidade dialogando com grandes personalidades da história da filosofia da sociologia da ciência enfim eu quero falar com você especificamente hoje de uma forma bem simples bem boas sobre um dos conceitos mais importantes da sociologia contemporânea o conceito é violência simbólica você estudante que deve estar na faculdade na universidade ou na escola uma preparação que o vestibular pelo enem pensando em melhorar a redação ou simplesmente você que curte filosofia sociologia já deve ter
ouvido falar de pierre no dia pergunta e é simplesmente um dos caras que tá ali nas altas prateleiras da sociologia contemporânea junto com outros tantos como vive mal é um cara extremamente importante eu colocaria nesse time aí próprio filho levi e manuel castells poderia colocar e um bem rápido mas que é filósofo mas que dá em inúmeras contribuições para a sociologia também agarrou ram e enfim se tem uma galera quer reunir ela mora o conceito de violência simbólica para lhe dizer como as relações sociais são afetadas ou forças com as respectivas por influências e por
poderes que não agridem necessariamente o corpo tomar a violência simbólica é qualquer tipo de força é qualquer tipo de coação que atende as pessoas e essa coação ela não é física ela não é tangível então é de ordem moral é de ordem emocional ela de ordem psicológica nós temos um outro vídeo aqui no nosso canal sobre pergunta de onde eu falo sobre violência simbólica bem brevemente trazendo os principais conceitos o jogo lá onde violência simbólica então eu resolvi trazer esse vídeo justamente pra dar um foco especial a esse conceito que requer uma atenção especial e
como assim o professor a gente sofre violências gente sofre com versões alguém atingir alguém agride a gente só que isso não é físico é um dia fala que é simbólico bem mulher fala que em todos os espaços sociais existe uma configuração que acaba determinando a atuação de cada pessoa a forma com que ela vai atuar o que ela pode que ela não pode fazer como ela deve se importar com a sua postura e o que acontece é que não necessariamente alguém vai chegar fisicamente e obrigar você a se vestir a falar se comportar agir ou
estabelecer limites para você e isso faz parte toda uma construção do campo da socialização e vai sendo internalizado que vai afetando a sua maneira de ver as relações sociais n vivenciar essas relações então quando nós estamos por exemplo no ambiente escolar e nós usada quando vamos a uma maneira de agir dentro daquele ambiente esse processo foi um processo de violência simbólica quando a gente está no mercado de trabalho quando você está no seu meio profissional e você tem uma forma específica de vestido ea gente se comportar de falar de se dirigir às pessoas não necessariamente
é claro dentro d'água noção de princípios de humanidade a pessoa não vai bater em você pra que você trabalho então a a forma com que a gente vai se adequando à vida em sociedade é toda marcada por um processo de violência simbólica nós vamos sendo coagidos nós vamos sendo compelidos e pressionados a adotar um comportamento e uma postura dentro dos mais variados espaços sociais que perde chama de campo claro a violência simbólica ela pode passar do tom de colocar as pessoas um devido lugar dentro de uma configuração de organização ela pode ser ainda mais opressivo
ela pode ser se manifesta em forma de preconceito em forma de discriminação a gente sabe que existem várias sociedades que lamentavelmente colocam por exemplo estrangeiros no ano determinada situação e nativos em outra situação ea gente vê que isso dá vazão para a xenofobia a gente sabe também existem inúmeros casos no brasil e no mundo sobre racismo a gente sabe do que acontece com o homem o machismo como fobia então nas relações sociais é como se fossem estabelecidas ea hierarquia só que essas e arquias elas não são necessariamente formais como dentro da escola da universidade do
mercado de trabalho enfim lá a violência simbólica ela de certa forma legitimada por essas e arquivos organizacionais lado de fora dessas organizações as pessoas têm que lidar com outras e arquias que foram definidas com relações de poder onde aqueles que são detentores o forum detentores no passado e ficaram se perpetuando o detentores desse poder seja o poder econômico e muda chama de capital né o capital econômico simbólico o capital cultural capital social dessas pessoas que historicamente sempre foram da cantora nos capitais elas construíram uma maneira e hierárquica de colocar pessoas no seu devido lugar e
isso acaba de certa forma condicionando é as próprias pessoas a reproduzir essa desigualdade a serem agentes da violência simbólica então quando a ré vítima de bullying na escola por exemplo normalmente isso acontece porque aquela pessoa ela foi colocada pela maioria como hierarquicamente inferior e sendo colocada como hierarquicamente inferior seja por uma questão de aparência de comportamento de condição financeira ea gente percebe os capitais lá embaixo de alguma forma a essa pessoa vai ser alvo do bullying que é um exemplo de violência simbólica o próprio preconceito lingüístico ele estabelece uma hierarquia de vocabulário não hierarquia de
domínio daquela linguagem e as pessoas que estão aquém daquela comunicação elas vão sendo atacadas nem maneira moral cultural social e psicológica então eu procurei aqui traduzir de uma forma um tanto quanto simples porque você deve ter noção espero que mude é um pensador extremamente complexo e ele faz questão de ser mas eu procurei traduziam uma simples um dos conceitos mais importantes um dos conceitos mais relevantes no entendimento da sociologia desse grande pensador se você ainda não inscrito nosso canal eu peço que você se inscreva que você mexer no celular e que você também deixa as
suas sugestões para próximos vídeos recentemente eu eu coloquei um vídeo sobre a filosofia de bibi a eles você pode sugerir para que o professor klaus fale sobre a filosofia e outra personalidade artista escritor ou uma determinada obra literária que você acha legal uma hq uma série fim a gente tá aqui pra fazer essa aproximação entre a filosofia o cotidiano entre a filosofia em você então fica aí essa contribuição um grande abraço e até a próxima