a todos vocês de todo coração amin khan e eu queremos agradecer com nessa noite e amanhã de manhã compartilhando nesses momentos preciosos de comunhão aprendizado quero agradecer já o josimar também pela música inspiradora momentos alegres também que ele nos proporcionou obrigado e a nossa expectativa é que esse tempo que nós estaremos juntos seja um tempo de crescimento na palavra de deus dentro do tema que está proposto para o nosso encontro que é esse a vida começasse agora o meu objetivo então é é abordar esse tema geral nas três palavras que eu terei com vocês focando
naquilo que eu costumo ouvir como pastor no gabinete pastoral já muitos anos a do tipo assim os casais chega essenciais se eu soubesse disso antes de casar talvez fosse diferente né ah se eu tivesse imaginado que era assim então talvez a gente não tivesse nessa situação que nós estamos hoje não são eu tentei fazer uma lista geralmente as coisas irão bastante em torno de problemas de finanças relacionamento sexual a resolução de crise problema de comunicação criação de filhos por meio financeiro tão uma boa parte dos casais eles dizem se eles soubessem de o tivesse uma
compreensão melhor de como lidar com essas coisas antes do casamento não é que eles não teriam casado não é que eles teriam talvez abordado algumas dessas questões de maneira diferentes então eu selecionei três dessas questões que os casais costumam dizer se eu soubesse não é pensando no se a vida começasse agora nasce o seu casamento fosse recomeçar tão que coisas você gostaria de entender melhor a luz da experiência que você já teve então primeiro a os papéis que cada um dos com o juiz de desempenho no casamento eu creio que essa é uma das fontes
de maior conflito no relacionamento matrimonial a falta de uma compreensão clara do papel de cada um aí o que contribui muito pra isso nós vamos ver eu estado atual da nossa sociedade que mistura e confunde esses papéis trazendo conflito dificuldades confusão falta de satisfação e alegria no relacionamento então hoje à noite eu gostaria de tratar dessa questão não é se a vida começasse agora o que é que você precisaria entender melhor a respeito dos papéis que o marido ea mulher desempenha no casamento amanhã de manhã ah eu vou já abordar outra questão seria mais ou
menos assim ah eu gostaria de ter entendido melhor o quanto eu posso aguentar antes de pedir pra sair certo e aí nós vamos tratar da questão do divórcio quais são os limites até que ponto a gente pode aguentar até que ponto pode ir e quais situações que legitimariam um pedido de saída não é se alguma e aí ainda na parte da manhã uma outra questão é que os casais costumam dizer não é e pressa que talvez não haja resposta definitiva né alguns casais se começassem de novo eles gostariam de saber como cuidar dos filhos melhor
que maneira poderia lidar com os meus filhos especialmente quando eles é não querem mais seguir o caminho eles se mostram rebeldes se desviam saem da igreja não não querem mais a a vida com cristo que eles aprenderam desde criança como é que um livro com isso eu gostaria de ter me preparado melhor para enfrentar a situação assim muitos pais são surpreendidos com a descoberta de que os filhos não querem ter a mesma fé não querem andar nos mesmos caminhos que os pais andaram e que lhes foi ensinado desde pequenos como disse a lista é grande
né de assuntos que todo mundo gostaria de saber melhor é depois de casar embora a gente só faz essa lista 20 e 30 anos depois de casado não porque na hora de casar mesmo a gente pensa que sabe de tudo só com o tempo depois é que a gente olha para trás desse eu pudesse recomeçar eu gostaria de estar melhor preparado em algumas áreas mas como foi dito aqui graças a deus que a gente pode recomeçar a gente pode rever a gente pode mudar e pela graça de deus ter um casamento e uma família abençoada
muito bem então hoje à noite nós vamos focar nessa questão dos papéis não é o que é que você talvez precisasse ter conhecido melhor o que você gostaria de estar melhor preparado antes de entrar no casamento com respeito ao papel do marido e do papel da esposa e é claro o texto clássico pra nós conversamos a respeito disso efésios capítulo 5 do swu 22 até o verso 33 eu vou pedir que você abra sua bíblia e nós vamos fazer uma leitura do texto e nós vamos depois tentar entender o que nos é dito aqui na
expectativa de que isso nos ajude a uma renovação da compreensão do papel que cada um de nós tem o casamento efésios capítulo 5 do verso 22 em diante as mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao senhor porque o marido é o cabeça da mulher como também cristo é a cabeça da igreja sendo este mesmo salvador do corpo como porém a igreja está sujeita cristo assim também as mulheres sejam tudo submissas ao seu marido marido jamais vossa mulher como também cristo amou a igreja ea si mesmo se entregou por ela para que a santificar
se tendo a purificado por meio da lavagem de água pela palavra para apresentar a si mesma igreja gloriosa sem mácula nem ruga nem coisa semelhante porém santa e sem defeito assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo quem ama esposa assim mesmo se ama porque ninguém jamais onde ou a própria carne antes alimenta e dela cuida como também cristo faz com a igreja porque somos membros do seu corpo eis por que deixará o homem a seu pai sua mãe e se unirá à sua mulher e se tornaram os dois uma
só carne grande esse mistério mas eu me refiro a cristo e à igreja não obstante voz cada um de per si também a minha própria esposa como a si mesmo ea esposa respeito ao marido talvez você gostaria de ter entendido melhor essa passagem antes de casar o mais talvez você gostaria de ter sido capaz de praticar essa passagem depois que você casou sem dúvida essa passagem representa um desafio enorme para os casais cristãos que levam a bíblia sério nessa pergunta se a vida começasse agora quer que eu faria nós sabemos que a resposta inclui ter
um roteiro que é a bíblia nós não vamos responder essa pergunta assim de qualquer jeito porque pra nós a bíblia é a regra de fé e prática então se a vida recomeçar se agora nossa é se nós temos que mudar alguma coisa ou se nós temos que alterar alguma compreensão tem que ser à luz daquilo que nós entendemos que é a revelação do deus criador e soberano para nós que a sua palavra é que tem que servir de guia para nós se nós vamos começar outra vez o alvo é sempre entender melhor essa revelação e
praticá la de forma mais acurada de forma mais precisa na certeza de que no caminho da obediência deus haverá de nos abençoar sará nossos relacionamentos e nos proporcionar um casamento abençoado como todos nós desejamos várias coisas podem ser ditas aqui a primeira delas é que talvez você vê o homem deveria ter prestado atenção no fato de que desses 22 33 - 22 são 11 do nesses doze versículos três se refere ao papel da mulher e nove ao papel do homem então você deveria ter entendido isso antes de casar que é muito mais pesado do seu
lado tá certo então pra definir o papel da mulher paulo gasta 3 versículos do homem 9 mas talvez não é por que seja mais difícil porque o coração do homem pode ser também mais duro né então por isso essa esse peso e isso coincide com o que nós conhecemos o restante da bíblia que dá ao homem a responsabilidade primeira pelo andamento do seu casamento a julgar pela proporção está colocada aqui nós vemos então esse fato não é nós reafirmamos essa compreensão a bíblia toda do começo ao fim embora sem negar nem anular a participação da
mulher como esposa como companheira mas atribui ao marido a responsabilidade pelo bom andamento do seu casamento a gente percebe isso logo no início o relato da criação muito embora a mulher tenha sido a primeira a transgredir mas a cobrança fatura vem do nome de adam não veio primeiro pra ele a primeira pergunta de deus foi pra ele o que aconteceu porque vocês estão assim eu quero explicações disse o craque como é que é tão já de cara olhando o texto nós só você talvez gostaria de repensar isso não se fosse começar de novo talvez você
deveria recomeçar dizendo assim poxa eu tenho que me conscientiza de que eu sou o responsável número 1 pra que isso aqui funcione e para que isso aqui de certa responsabilidade sem excluída da minha esposa não é a responsabilidade primeira linha então talvez você devesse ter compreendido e se milhões se a gente vai recomeçar de novo para que um bom uma boa coisa pra você já colocar de cara responsabilidade número um é sua sem excluir a da esposa a segunda coisa é que que nós é se você vai recomeçar e nós vamos já começar a pensar
a respeito desses papéis é lembrar em que contexto esses papéis foram dados é claro aqui que é quando o apóstolo paulo inspirado por deus diz que o papel ou o foco da mulher é a submissão e do marido é o amor não está dizendo que é só isso não é que o papel da mulher se a mulher vai passar o tempo todo pensando nessa questão assume sangue o homem só exclusivamente essa questão é de amor e tudo mais não é ele ele está obviamente dizendo qual deve ser a a preocupação primeiro no casamento no que
diz respeito à participação de cada um de nós nessa sociedade para que ela funcione para que ela funcione então um sócio vale lembrar que a responsabilidade número um é a sua missão e o outro sócio vai lembrar que a responsabilidade número 1 dele é o amor que uma vez que isso é feito fica fácil é fácil a gente se submeter a quem nos ama e é fácil amar quem se no submédio uma vez que os papéis são cumpridos vai redondinho sociedade funciona bem agora é importante notar em que contexto esses papéis foram dados e esse
contexto às vezes ele se perde por conta de um mal de um problema de nanning de tradução é um problema na na paginação não sei qual seria o nome que eu daria pra isso aqui na forma como eles fizeram a deram formato aqui a a esse texto o texto grego paulo escreveu nessa língua a na época que paulo escrevia menor que paulo o tempo que paulo escreveu o a língua que ele usava era o grego com nenê eo grego conner rn bem diferente do nosso alfabeto brasileiro né o grego não tem vírgula não tem ponto
e vírgula não tem sinal as palavras não têm espaço entre as palavras é tudo coladinho é tudo junto não tem parágrafo não é quem já viu alguma foto dos manuscritos gregos antigos e olha assim não sabe nem onde é o começo nem fim de uma sentença não tinha numeração não tinha capítulo não tinha versículo então isso você tá vendo que é uma tentativa dos tradutores de dar uma forma inteligível para nós do que é que o apóstolo paulo inscreveu e nem sempre eles conseguem acertar a eu acho que uma das coisas que eles não deveriam
ter feito era separar o verso 21 do verso 22 na sua bíblia provavelmente esses dois versos estão separados aí por um subtítulo não é isso em na minha dizer no lar cristão marido e mulher e aí é para o verso 21 dos 22 e aí o problema é que você perde o contexto você tem a impressão que nos restam 22 para está começando um assunto novo ele acabou que ele tinha de dizer no verso 21 e agora no verso 22 ele vai falar do lar cristão marido e mulher ou seja você perde a continuidade do
pensamento do apóstolo paulo na verdade esses papéis que paulo coloca aqui eles são uma explicação do verso 21 no verso 21 paulo está dizendo que nós temos que nos submeter uns aos outros no temor de cristo e aí ele explica de que maneira a mulher cristã casada cumprir esse mandamento da submissão mútua que é começando em casa se sujeitando ao seu marido e em seguida ele explica de que maneira o homem cristão casado cumprir esse mandamento da sujeição mútua que amanda sua esposa é amando a esposa que ele cumpra esse papel de cristão e sujeitar
se mutuamente de nos sujeitarmos uns aos outros a prova do que estou dizendo é que por exemplo no verso 22 a na língua original no grego não aparece a expressão sejam submissas sei que muitas mulheres aqui deve tá dando aleluia por isso né mas a verdade é que num verso 22 não está a expressão sejam submissas na língua original mas também não precisa porque o fluxo do pensamento é esse verso 21 sujeitando vos uns aos outros no temor de cristo as mulheres vírgula ao seu próprio marido como o senhor ou seja o verso 22 usa
o verbo do verso 21 que é ser submisso como eles se separaram o verso 21 dos 22 foi preciso repetir o verbo não é repetir o velho então aí o que acontece um leitor desatento ele não percebe que é a conexão que existe entre os papéis e e se essa ordem geral para que os crentes sejam submissas uns aos outros isso nos ajuda a entender então ea compreender e até num certo sentido a amaciar um pouco a a diminuir o impacto daquela idéia é que às vezes é imposta a mulher cristã casada da submissão à
como sendo quase que é a única coisa que ela deve fazer no casamento não é é que é só ela que se submete agora a gente pode ver que não é bem isso que o apóstolo paulo está dizendo por que ao definir o papel do homem ele faz no contexto da submissão mútua seja como é que o homem cristão cumprir a ordem da submissão amando a sua mulher porque pra você amar alguém do jeito que é descrito aqui você tem que abrir mão você tem que renunciar você tem que se sacrificar e não é isso
uma forma de submissão de considerar o outro superior você você servir o outro então é talvez servir ou queria ter compreendido isso melhor antes de casar porque é quando os casais não compreende isso primeiro é a briga que tem um marido já vem dizendo ó mulher submissa já vem já vem é cobrando esse fazendo esse tipo de cobrança em cima da em cima da esposa quando na verdade a sua missão também é dele ea partir dele deveria se chamar a esposa e compreender a esposa e ver de que maneira pode ser vila nesses momentos de
crise e dificuldade que porventura o casal esteja é passando mas eu quero dizer que é esse contexto então ele nos ajuda a colocar os papéis na perspectiva correta não é como é que nós vamos olhar para esses papéis a mas tenho o contexto um pouco mais adiante um pouco mais remoto nos indica também nos dá outra indicação muito boa que é muito útil nos lembrarmos quando pensamos nos papéis muitos de cada um é que esse verso 21 ele na verdade é um desdobramento daquela ordem que o apóstolo paulo dá no capítulo 5 verso 18 no
verso 18 o apóstolo paulo diz não vos embriagueis confiam no qual a dissolução mas enchei-vos do espírito a um imperativo aqui há uma ordem aqui que é dada pelo apóstolo paulo para que os cristãos se encham do espírito de deus que nem ele sabe essa é a parte final da carta carta aos efésios onde paulo está tratando das questões práticas de que maneira os cristãos devem viver aquelas verdades que eles pois na primeira parte da carta que vai do capítulo até o capítulo 3 dos 4 aos 6 tenha participado bem no meio tem essa ordem
em chaves do espírito santo aí ele explica de que maneira os cristãos podem se encher no espírito santo funciona assim o verso 18 em cheio do espírito aí a gente pergunta paulo como paulo eu posso oferecer essa ordem resposta verso 19 falando entre vós com salmos entoando inovando decoração senhor com hinos e cânticos espirituais dando sempre graças porto do nosso deus e pai em nome de nosso senhor jesus cristo e sujeitamos uns aos outros no temor de cristo ou seja aquela ordem do verso 21 para surge para a sujeição mútua ela é uma explicação de
como nós podemos ser cheios do espírito santo como é que eu me encho do espírito como é que nós nos enchemos do espírito como coletividade como igreja primeiro cantando entre nós segundo falando entre nós a palavra de deus terceiro dando graças em tudo e quarto nos sujeitando uns aos outros no temor de cristo as mulheres ao seu próprio marido então isso essa conexão nos ajuda a ver que a mulher sujeitar se ao marido eo marido amar a sua esposa são parte da sujeição mútua que é condição para a plenitude do espírito santo e aí você
faz a conexão entre o cumprimento desses papéis e uma vida cheia do espírito santo essa conexão ela pode ser tanto de resultado como de de condição o ou seja o que o apóstolo paulo pode estar dizendo aqui é que se você quiser x e cheio do espírito santo vamos começar com a esposa se a mulher cristã quisesse cheio do espírito santo a condição número um para que ela faça isso é que ela em casa em todas as situações nem começa em casa começa no casamento devia dizer ela se submeteu seu marido porque uma das condições
para ser cheio do espírito santo ea submissão mudo a mulher cristã faz se submetendo ao marido da mesma forma o homem cristão casado ele quer ser cheio do espírito santo ele começa no casamento a mãe da esposa como cristo a igreja aí ele vai ser cheio do espírito santo mas ao mesmo tempo há uma relação de causa e efeito a mulher só vai poder sujeitar se ao marido como a igreja está sujeita cristo se ela for cheio do espírito santo sem ajuda do espírito santo ela não vai ela não vai da mesma forma o marido
não terá condições de amar a esposa como cristo a igreja se não for relação e pela influência do espírito santo de deus na sua vida ou de lá pra cá o dica pra lá ou como resultado ou como condição o fato é que existe uma conexão no texto muito clara entre os papéis do homem da mulher no casamento ea plenitude do espírito santo a ponto de nós podemos dizer assim que a gente pode medir a espiritualidade de de uma família de uma igreja a aaa ou de várias igrejas pelo nível do casamento a maneira como
os casais vivem se comportam e se trata é como se nós pudéssemos dizer assim eu não estou impressionado se você falar em línguas ressuscita mortos cura leprosos e levanta aleijados eu quero saber como é que se trata seu marido isso aí vai impressionar não quero saber se você tem visões você viu o anjo ouviu a voz de deus no eu quero saber como é que se trata sua esposa porque isso é que vai revelar o seu verdadeiro estado espiritual em que nível se espiritual você está então talvez você essa é uma das coisas que eu
acho que muitos deveriam ter claro antes de casar a importância do papel que a de cada um que a bíblia atribui no casamento a papéis distintos e papéis diferentes que são atribuídos na escritura ao homem e à mulher e eles não são apenas uma questão cultural porque alguns costumam dizer que paulo aqui está refletindo o vezo cultural da sua época do antigo oriente patriarcal machista é misógino e a gente está acostumado com tanto nome aí nem que o pessoal costuma dizer mas é curioso porque você vê que quando paulo vai argumentar em favor desses papéis
distintos ele usa argumentos tecnológicos como por exemplo e se a questão da plenitude do espírito ou mesmo a gente vai ver que é um terceiro ponto que eu queria trazer pra vocês ele vai usar analogia entre e vai usar uma analogia que é baseada na relação de cristo com a igreja então a relação de cristo para com sua igreja ela é universal ela vale na china vale no antigo oriente vale aqui no brasil vários estados unidos olham na dinamarca vale na rússia para todas as épocas propostas de todas as culturas casamentos em todas as culturas
não é questão de cultura é uma questão de princípio e esse aqui é o meu terceiro ponto não é que quando paulo vai definir as esses papéis ele faz isso não com base numa acomodação cultural mas em princípios supra culturais ele faz isso usando uma analogia com a relação de cristo da igreja que eu já acabei de mencionar pra vocês né ou seja esse conceito da relação de cristo com a igreja é fundamental pra a compreensão do cristianismo nós nos entendemos como sendo a um grupo de pecadores perdidos justamente condenados por causa dos nossos pecados
merecedores somente da ira de deus e nada mais mas por causa de cristo jesus que nos amou que nos representou e na cruz do calvário levou a nossa culpa pagou nosso débito sofreu sofreu por nós nós podemos ser perdoados e aceitos por deus e deus nos abençoou nos aceita nos dá a vida eterna em união com jesus cristo nada não chega fora de cristo ou podia caixa dois é sempre através de cristo é por ele não tem contabilidade paralela nada é só por cristo sem ele não existe nada que provém de deus para nós fora
de cristo que vem de deus sobre nós é só irá só irá agora em cristo não chega redenção perdão reconciliação vida eterna paz felicidade do espírito santo que nos é concedido como penhor de tudo isso então a união com cristo essa relação de cristo com o seu povo é fundamental para a essência do cristianismo para você entender o que é o cristianismo o cristianismo é um relacionamento com uma pessoa que é o nosso redentor e salvador que foi enviado por deus criador de todas as coisas exatamente com essa missão aqui no mundo e eu estou
unido a ele estamos unidos a ele pela fé e pela fé e através dessa união nós recebemos todos os privilégios todas as bênçãos que cristo conquistou quando ele morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos estando vivo até o dia de hoje a sentar à direita de deus onde ele também intercede por nós então essa relação de cristo com o seu povo é usada pelo apóstolo paulo aqui com uma analogia além de dividir o contrário nem o casamento é usado como uma analogia para poder explicar essa relação de cristo e da igreja e nessa comparação
talvez seja o melhor termo aqui o apóstolo paulo disse que o papel que a igreja tem nesse relacionamento com cristo serve de base para o papel da esposa no relacionamento com o marido a questão de cultura não é questão de cultura a questão teológica a questão espiritual não muda com o tempo isso porque também a relação de cristo e da igreja para com cristo não muda com o tempo ela permanece a mesma sempre foi e sempre será isso a eternidade afora da mesma forma cristo tem um papel ou desempenham uma função no que diz respeito
à sua igreja e essa função é que serve de modelo para o apóstolo paulo dizer aqui qual é o papel do marido é modelado a partir do relacionamento e da ação é de cristo com relação à sua igreja com relação ao seu povo então é nessa minha terceira observação não é de que o papel é definido a partida da relação de cristo com a igreja nós percebemos então a validade universal desses desses papéis e isso eu digo numa época em que a reafirmar isso é muito relevante por conta da confusão que tem sido semeada na
nossa sociedade a sociedade ocidental moderna não é cristianizada jataí já está virando pós cristã rapidamente na europa já virou pós cristano a caminhando a passos largos para isso mas ainda assim a nossa sociedade ela foi influenciada profundamente pelo cristianismo esses valores foram impregnados na cultura a partir dessa visão cristã do mundo eles vêm sendo cada vez mais atacados a partir do movimento é do ativismo gay a partir da ideologia de gênero a partir do movimento feminista que no começo queria algumas coisas que eram justas igualdade para as mulheres no que diz respeito a salários quando
o trabalho é o mesmo acesso à educação acesso a cargos públicos eu eu seria um feminista no começo do movimento na década de 50 com as suffragette lá na frança que eu acho que a causa delas era perfeitamente justo mas depois o movimento feminista virou uma outra coisa né de segurou o papel da mulher e quer agora o contrário é que agora o contrário e na onda do movimento feminista veio o movimento ativista não é pró gay lgtb x w caiu sei que letras agora né em que introduz essa essa confusão de papéis ea última
é exatamente a questão da ideologia de gênero e que causa inclusive é sempre mutação isso aí primeiro havia afirmação de que é a identidade sexual de uma pessoa definida biologicamente quando a pessoa nasce então a pessoa pode nascer hétero não é homem ou pode nascer mulher ou pode não ser gay então até pouco tempo era essa bandeira do movimento que a pessoa nasce gay mas agora já mudou não sei se vocês perceberam a mudança agora é outra a ideologia de gênero se contrapõe a isso e diz que a sexualidade o gênero ele é definido socialmente
não é a questão biológica mas é definido socialmente por isso é que eles dizem não se nasceu menino não quer dizer que o menino se nasceu menino não quer dizer que a menina não no impõe comportamento típico tradicionalista é de meninos e meninas nas crianças deixa crescer e ele vai escolher o que é que ele vai ser então já não é mais considerado que é uma definição biológica mas é uma definição social então o próprio na nossa própria sociedade ela está absolutamente confuso e eles mesmos se contradizem então nós precisamos de um roteiro seguro vão
começar de novo vamos lá em que direção como assim vamos seguir o que a resposta é a palavra de deus é a revelação eterna de deus e imutável de deus que define o papel no casamento de cada um de nós é importante observar que tem tantas observações que a gente pode fazer a partir dessa análise gia nessa comparação que é feita dos papéis a tentar colocar algumas delas aqui que me vem à mente a primeira delas é que o casamento e talvez isso muita gente deveria estar bem consciente início de entrar é a papéis definidos
no casamento eu sei que hoje em dia a idéia ele casamento até usei essa expressão mas num contexto que é uma sociedade assim onde cada todo mundo faz a mesma coisa do jeito que quiser e e tal e não é bem assim há papéis definidos e quando eu falo isso estou dizendo não somente o papel da esposa mas o papel do marido também bastante definido então deus ao estruturar a sociedade humana ele o fez de tal maneira a instituir uma ordem uma maneira de ser então ele não deixou ao nosso arbítrio resolver de que maneira
nós vamos viver como casados ou de que maneira o casamento vai ser mas como é uma instituição que tem origem no próprio deus quem vai dar as regras e vai instituir papéis a deus então isso tire ter ficado claro não é antes de casar que você está entrando numa instituição se vai agora entrar um status onde há um papel definido um roteiro um ritual a ser seguido e que isso aí não é negociável do tipo assim não fazia o seguinte não funcionar aqui da seguinte maneira né e aí a coisa se inverte ou então nem
acontece o homem toma o seu papel de amor de liderança a mulher não renova pretensão submeter ao homem especialmente o salário dela foi maior do que o dele e uma série de outras coisas nem que a gente acontece ver que acontece na vida real que não existe isso mesmo então se vamos recomeçar vamos recomeçar entendendo que é o casamento e os papéis distintos que deus colocou ali há papéis diferentes ea papéis distintos além de uma outra coisa que essa comparação com cristo e com a igreja é chama nossa atenção é para a gente entender melhor
esse esse conceito que às vezes é introduzido quando se fala em submissão falam em submissão pessoal pula por dois metros de altura hoje em dia é porque há a ideia que é passada é que submissão implica em inferioridade submissão implica em inferioridade e é evidente que isso não é bom nem chegar no poder a bíblia agora mas eu vou começar da própria experiência durante dez anos e fui chanceler da universidade presbiteriana mackenzie que a universidade da nossa denominação dos melhores universidades do país maiores também e lá eu conheci muita gente com alto nível acadêmico e
eu confesso para vocês as mulheres dominam são resumidas mulher com phd de o de tnt ou você imaginar de título obtido no exterior em qualquer lugar elas estavam lá livre departamento chefe de divisão não é orientadora chefe de banco que você imaginar elas ocupavam esse papel lá professoras destacadas na extraordinárias e que dava de dez a zero os marmanjos que tinha por lá então não é uma questão de superioridade intelectual ou qualquer outro tipo mas é apenas uma questão de papel diferente e sabe o que é que nos ajuda a entender isso exatamente essa relação
entre cristian a igreja e particularmente a relação de cristo com o seu pai que é deus aqui nós em primeiro coríntios capítulo 11 o apóstolo paulo é destrinchar melhor essa questão aqui quando ele diz que o homem é o cabeça da mulher deus é o cabeça de cristo e cristo é o cabeça do homem colocando na ordem lógica ele está dizendo deus é o cabeça de cristo que é o cabeça do homem que é o cabeça da mulher a olhar isso aqui podemos ser levados a princípio a pensar que é uma hierarquia hierarquiza são se
aqueles apala palavra é baseada em status onu ser da pessoa o que está mais embaixo ou inferior e na verdade isso não é assim porque nós sabemos que cristo é que ele jesus e no deus filho ele é idêntico idêntico não ele é um com o pai pai filho e espírito santo são iguais em glória e honra poder majestade mínio autoridade nós adoramos os três as três pessoas as três pessoas são deus e recebem nossa adoração louvor e gratidão mas elas se organizaram pra salvar o homem o pai mandou o filho e os dois mandaram
espírito santo então na organização da salvação existe uma hierarquia o pai manda o filho executa o espírito aplique o casamento é a mesma coisa os dois são iguais diante de deus lá no relato de gênesis criou deus o homem ea mulher os criou a imagem de deus homem mulher os criou foram feitos anos à imagem e semelhança de deus só que deus lhes atribuiu papéis distintos ea execução desses papéis não implica superioridade de um inferioridade de outro mas simplesmente o desempenho de funções essa analogia de cristo com a igreja de cristo com o pai a
igreja sendo o produto final nessa cadeia ela nos ajuda a entender isso aqui que nós estamos falando não de inferioridade como os gregos pensavam aristóteles quando falava a respeito do homem da mulher ele usava pensava num elefante né e ele dizia assim como o macho é maior e domina a fêmea assim também é na raça humana é o homem deve dominar a fêmea porque ela é menor tal e por aí vai o cristianismo revolucionou esse tipo de pensamento não é porque vê a mulher e o homem criados ambos à imagem e semelhança de deus tendo
o mesmo valor e dignidade porém exercendo papéis que se complementam nesse sentido nós não somos igualitários mas complementares taxas eu entendo que essa é a posição bíblica correta então talvez isso aqui se nós vamos recomeçar a minha sugestão é que vocês se sentem diante da escritura marido e mulher e digam ok vamos rever aqui em que é que eu falei o que é que eu deixei de fazer vamos recomeçar e vamos recomeçar certinho agora vamos projetar e nem vamos para os detalhes e eu vou procurar ser breve aqui de 22 a 24 o apóstolo paulo
então detalha qual seria o papel da mulher mas como eu digo isso aqui não esgota tudo que há de compromisso e o que fazer no casamento mas apenas aquilo em que a mulher deveria focar ele diz aquino 22 que as mulheres devem ser submissas ao seu próprio marido e ele dá uma faz uma comparação como ao senhor ou seja da mesma forma que a esposa cristã é submissa ao senhor ela deve ser submissa ao seu marido ou seja que ele nos dá uma razão devocional submeter se ao seu marido faz parte da sua religião minha
irmã a gente costuma brincar com isso né mas faz parte da sua religião sem submissão sempre faz parte da sua vida espiritual paulo diz que essa submissão que você deve ao seu marido ela é como aquela que você deve ao senhor jesus cristo onde também a gente tem aqui uma questão não tem mais um ponto que merece ser levado em consideração se a gente vai recomeçar pra que uma mulher então seja submisso ao seu marido como ela é o senhor ela primeiro tem que ser submissa ao senhor na verdade então primeiro a mulher vai ter
que ver a sua vida com deus como anda sua vida com deus se conhece ao senhor jesus cristo minha irmã você é submissa a ele você o ama você ou segue ele é o homem da sua vida por assim dizer ele é o número um na sua vida a quem você dedica seu coração o que você é e tudo mais porque se isso acontecer não vai ser difícil você tratar o seu marido similarmente note que não é a mesma coisa ele diz como né o como introduz uma comparação há limites no momento em que sua
devoção e compromisso a jesus cristo entra em conflito com aquilo que o seu marido está dizendo querendo então sua lealdade número um é jesus cristo tendo disso eu creio desobediência civil no casamento não é quando você tem que fazer aquela escolha que os apostos tiveram que fazer antes importa obedecer a deus do que obedecer aos homens então tem momento em que a esposa vai ter que fazer isso mas tem que ficar muito claro que houve então um conflito entre a lealdade a jesus cristo é da lealdade ao marido mas tirando isso um espelho do outro
como é que a mulher vai ser submissa ao seu marido se ela não é submissa jesus cristo se ela não ama jesus ela não anda com o senhor jesus não conhece o senhor jesus não se relaciona cunha então o primeiro tem essa razão devocional aí depois tem uma razão teológica não é colocada no verso 23 quando ele diz porque o marido é o cabeça da mulher como também cristo é o cabeça da igreja sendo este mesmo salvador do corpo na constituição da família deus deu ao homem o papel da liderança isso que é representado pela
cabeça então ele tem esse papel de liderança mas é uma liderança que nós vamos ver aqui em amor é uma liderança serva não é uma liderança autoritária em positivo porque senão essa analogia com cristo não funcionava não é a ponto de que nós podemos dizer que essa submissão que a mulher tenha o seu marido espelhada no relacionamento com chris ela além de ser de funcional faz parte da sua vida espiritual mas ela também é voluntária o argumento teológico aqui é esse que cristo é o cabeça da igreja é o líder nessa relação ele é um
líder nessa relação à igreja o segue é ele que dá inspiração a direção caminho e e isso é colocado em paralelo como sendo também o papel da esposa e tem que ser voluntário e também no verso 24 nós encontramos o apóstolo dizendo como a igreja está sujeita cristo assim também as mulheres sejam tudo submissas ao seu marido a palavra em tudo aqui levanta a questão do limite que já tratei ou seja em tudo aquilo que não for contrário a cristo não foi contrário a deus a esposa deve ser submissa ao seu marido eu sei que
você essa altura vai ser pastor que não tem um problema de tradução novo que parece tão forte isso a submissão especialmente no nosso contexto não é problema sobre isso não é problema de tradução não é o verbo grego que está aqui é o verbo que é o mesmo verbo que aparecem outros contextos para indicar a submissão alguém é ouvir a voz de eu colocasse baixo da voz de alguém ou atender aquilo que é falado então não é uma questão de tradição a tradução é essa mesmo tem como fugir da força do que está dito aqui
agora quando entendido no contexto e cheios do espírito sujeitai-vos uns aos outros crist a igreja a gente percebe que isso na verdade para a mulher é cristã deve ser um deleite uma alegria ea forma dela servir a deus e mostrar de que maneira é fiel a cristo e buscar a plenitude do espírito santos e ver que está tudo ligado não é casamento família ea nossa vida espiritual nosso relacionamento com deus e aqui a gente chegou no marido num 1974 vou deixar para outra vez nem pastor já a área já está avançada não né brinquedo 2533
ok foi ela respondeu ouvi percebi maridos amai vós a mulher a partir daí o apóstolo paulo começa a usar a comparação quando também cristo amou a igreja este amor de cristo pela igreja é colocado como sendo o modelo do amor que o marido deve ter pela esposa apenas para efeito didático nós podemos olhar para essa passagem aqui da seguinte perspectiva é cristo amou é o primeiro essa relação de cristo com a igreja esse amor de cristo com a igreja no passado que paulus o verbo que no passado a maita no presente o imperativo presente a
vossa igreja como cristo amou a igreja então esse verbo aqui ele tá do tempo verbal que indica uma ação complexa realizada na língua grega aponta para um evento no passado então que o evento é esse aqui paulo se refere e que expressa o amor de cristo pela sua igreja isso foi explicado na frase seguinte que ele amou a igreja ea si mesmo se entregou por ela então é claro que paulo está se referindo aqui a morte de cristo na cruz quando ele voluntariamente se entregou na cruz pela sua igreja para pagar os pecados do seu
povo para sofrer por aqueles que são do seu povo um ato voluntário e sacrificial feito no passado acabou aí no verso 26 paulo diz que ele fez isso para que é santificação se tendo a purificado por meio da lavagem de água pela palavra indicando então qual foi a razão pela qual cristo se deu pela sua igreja então é o que está acontecendo no presente cristo fez isso para quê santificá se a igreja agora para que a ajudar para que levasse à sua igreja que é composta de pecadores como vocês e como eu a viver uma
vida santa reta justa e que cheia de amor de graça perdão e misericórdia que reflete exatamente aquilo que cristo fez por nós no passado cristo morreu pela igreja no presente ele está santificando a igreja e no futuro no verso 27 para apresentar a si mesmo igreja gloriosa sem mácula nem fuga nem coisa semelhante porém santa e sem defeito assim também os maridos devem amar a sua mulher como o próprio corpo o amor de cristo pelo seu corpo que é a igreja o levou a se sacrificar pela igreja se sacrificar voluntariamente fazer isso incondicionalmente e fazer
isso porque ele nos ama e ama a si mesmo ele faz tudo para a sua glória e isso é a base do amor para o marido então vamos recapitular o amor do marido por sua esposa primeiro ele é sacrificial não é uma questão de paixão porque a gente costuma muito confunde amor hoje com o sentimento não é isso que a mídia toda é toda arte toda cultura toda a nossa sociedade toda literatura os meios de comunicação confundirem amor compaixão chão com paixão com o sentimento não estou dizendo que a química tá fora a química é
importante se não tiver química é melhor não enfrente então é importante mas paula que está falando de outra coisa ele está falando daquilo que é que mantém o casamento aquilo que é essencial do casamento da parte do marido que é o amor dele pela sua esposa e esse amor em primeiro lugar e se note que tudo aqui é atitude não é de jeito que eles assim bastou vou me divorciar porque meu irmão porque o amor acabou peraí o amor não acabou eu sei que você está dizendo que aqueles sentimentos que você tinha pela sua mulher
há 20 anos atrás quando se reconheceu aquilo né tá lá embaixo porque amor é uma atitude de amor é uma atitude amor é um compromisso é uma decisão é uma maneira de agir e não é esse e ele acabou ele pode ser aprendido amor é uma coisa que se aprende não foi isso que paulo disse as mulheres lá em tito que as mulheres mais velhas têm que ensinar as mais novas a amar um marido por amor então é uma coisa que se aprende que se aprende não é uma questão de ter ou não ter mas
é uma questão de aprender então isso de dizer que vai terminar o casamento porque o amor terminou na verdade o amor aqui é o que vai manter o que vai renovar segurar e impedir que o casamento termine esse amor de cristo pela igreja note em primeiro lugar como eu disse ele foi sacrificial ele amou a igreja se entregou por ela o amor do marido pela esposa tem que ser de sacrifício renúncia entrega por ela quantas vezes no dia a dia ea gente tem oportunidade de mostrar isso não é tantas oportunidades no dia-a-dia de você abrir
mão seu conforto do seu prazer até do seu direito em certas ocasiões por amor a sua esposa para cuidar dela para dar prioridade pra ela pra mostrar pra ela é uma pessoa amada e querida é o amor sacrificial segundo foi o amor voluntário ninguém obrigou cristo havia do céu a terra morrer por nós ele fez porque quis então é algo que parte do coração do marido ele tem que querer fazer isso ele tem que desejar fazer isso note terceira coisa foi incondicional quando cristo veio morrer por nós pecadores falar em romanos capítulo 5 paula teles
assim por um justo até pode ser que alguém se anime a morrer mas deus provou seu amor para conosco pelo fato de que cristo morreu por nós quando nós éramos ainda o que pecadores ímpios infratores então o amor de cristo foi incondicional não foi do tipo assim eu vou morrer pelo bonzinho eu vou morrer porque eles merecem foi incondicional então o seu amor pela sua esposa ele tem que ser incondicional com os anos a gravidade puxa tudo pra baixo e você vai ter que continuar a amar sua esposa do mesmo jeitinho que há 25 30
anos atrás na verdade porque incondicional se ela ficar doente se ela tiver um acidente se ela ficar cada é formada se acontecer alguma outra coisa ainda é a sua esposa esse amor incondicional não está baseado na beleza da esposa na saúde da esposa nos humores da esposa ele é incondicional entendendo porque foi preciso 9 versus conta 39 versus contra três exatamente porque é responsabilidade nossa amar a esposa como cristo amou a igreja paulo termina essa passagem o que ele tinha que dizer é o cerne está aí até o verso 28 nem do 28 até o
verso 33 ele explora essa frase que ele disse que quem ama sua esposa se ama a si mesmo né e disse que da mesma forma que a gente cuida do nosso corpo alimenta assim também nós temos que fazer com a esposa ele diz que esse é o grande mistério se referindo a cristo e à igreja e como casamento ilustração disso ele terminando em 63 dizendo portanto cada um de per si cada um de vocês individualmente ame a própria esposa como a si mesmo ea esposa respeito o marido vamos começar de novo vamos começar por aqui
sentar juntos quem sabe hoje à noite antes de dormir abri essa passagem e fazer realmente uma um inventário não vamos começar de novo vamos o que é que eu preciso fazer não pergunte não vai ser assim eu vou dizer o que você precisa fazer tá não você vai dizer o que é que eu preciso fazer vamos começar de novo e eu vou dizer o que eu preciso fazer à luz do que eu estou vendo aqui porque se eu vou começar de novo eu gostaria de saber melhor quais são os papéis do qual é o meu
papel no casamento a importância disso gente eu já expliquei o terminando em boa parte dos problemas que têm no casamento a resulta exatamente dessa confusão falta de definição falta de clareza a respeito disso o conhecer esses papéis e pela graça de deus viver neles traz mais satisfação plenitude harmonia estabilidade e caminho para a resolução de crise caminho para a resolução de crise se nós sempre toda vez que a crise chegar aí o casal sempre pergunta tudo bem qual o meu papel nessa crise a mulher diz não ver tem que ser submissa ao marido e sim
mas eu tenho que te amar não pode deixar comigo você não precisa abrir mão eu abro vamos fazer então ajuda não é isso que os papéis estão definidos ajuda a resolver crise quando não estão definidos aí que ninguém sabe direito o que vai fazer mais uma vez que está claro que cada um assume então ajuda resolveu passar a vocês o senhor te damos graças por que sempre podemos começar e nós queremos começar a forma certa por isso nos ajuda assim o entender com mais clareza os papéis que o senhor determinou para nós como expressão da
relação que existe entre pai filho e espírito santo como expressão da relação de cristo e sua igreja nos ajuda a entender tudo isso ora pelos casais que aqui se encontram nessa noite e que tem passado por momentos difíceis exatamente por falta de definição nessa área ora pelos homens para que eles sejam cheios desse amor que possam amar a esposa sacrificial mente voluntariamente e incondicionalmente como o senhor jesus nos amou ora pela esposa que respeita o seu marido sujeito ao seu marido com a igreja está sujeito a cristo e que nesse relacionamento mútuo lhes encontrar alegria
satisfação em plenitude o que nós pedimos em nome de jesus amém [Música]