O Semeador saiu a semear... - Augustus Nicodemus

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Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia
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irmãos abramus a palavra de deus no evangelho de marcos capítulo 4 vamos ler do esso 13 até o verso 20 onde jesus da explicação da parábola do semeador marcos capítulo 4 de 13 a 20 então jesus lhes perguntou aos seus discípulos não entender esta parábola e como compreendereis todas as parábolas o semeador semeia palavra são estes os da beira do caminho onde a palavra semeada enquanto o vem logo vêem satanás e tira a palavra semeada neles semelhantemente são estes os semeadas em solo rochoso os quais ouvindo a palavra logo recebe com alegria mas eles não
têm raízes em si mesmo sendo antes de pouca duração ele chegando angústia ou perseguição por causa da palavra logo se escandalizam os outros os semeados entre os espinhos são os que ouvem a palavra mas os cuidados do mundo a fascinação da riqueza e as demais ambições com correndo sul focam a palavra ficando é infrutífera os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra ea recebem frutificando a 30 a 60 e acém por até aqui a leitura da palavra de deus e irmãos que era ele nessa manhã aplicá-la os nossos corações vamos
orar nesse sentido ele no que ele nos ajude a ver com os olhos do entendimento aquilo que está retratado aqui é querido que privilégio podermos nos reunir no primeiro dia da semana para cantar os seus louvores para fazer orações ler a tua palavra ouvir a exposição dela com os nossos irmãos expressando assim publicamente a nossa frente agradecemos pela igreja que se reúnem todas as partes do mundo na manhã desse dia oramos por elas queremos em especial a orar pelas igrejas perseguidas nos países fechados para o evangelho oramos pelos irmãos nossos sofredores estão na cadeia estão
presos estão sendo assediados por causa da fé em cristo jesus fortalece o teu povo senhor e encoraja os no meio das aflições e a nós que temos tanta liberdade de culto com sede nos sabedoria para usá-la enquanto ainda podemos pessoas se nós pedimos esse tempo juntos e abre tua palavra ao nosso entendimento por amor de jesus amém cris como vimos na mensagem anterior a uma certa altura do seu ministério jesus começou a doutrinar os seus discípulos e o povo através de parábolas parábolas como vimos são ilustrações tiradas da vida real ou mesmo histórias inventadas que
tem como objetivo ilustrar o explicar um determinado ponto espiritual são são comparações por assim dizer e jesus era um mestre em fazer isso ele começou a usar essas parábolas à medida que ele percebeu que a liderança judaica especialmente os inscritos e fariseus e os principais a ser dotes estavam rejeitando ensino dele e não somente nos rejeitando mais passaram a acusá-lo acusaram de estar possuído de um demônio chamado belzebu que era um deus adorado entre os fenícios o deus das moscas acusá lo de ser um quebrador da lei de deus de ser um falso profeta um
enganador das multidões além disso jesus percebeu que boa parte grande parte da daquela gente que o seguia e não era não era pouca gente estava mais interessado em ver os milagres que ele faz e os sinais que ele operava e alguns interessados no pão que jesus multiplicavam ele declarou isso uma certa vez dizendo se estão me procurando por causa porque vocês comer o pão que multipliquei então isso aqui acontece mais ou menos em meados do ministério de jesus fazia cerca de um ano e meio não chegando perto de dois anos que jesus havia começado administrar
a palavra de deus lá no rio jordão onde foi batizado por joão e agora ele sentiu ele percebeu com muita clareza que seria rejeitado pelo povo de deus a começar pela sua liderança ele diariamente pregava as multidões que vinham de todo lugar para vê-lo e ouvi-lo ver os sinais de ser curadas essas pessoas e jesus então passa agora a usar de muitas parábolas para ensinar os evangelhos registram cerca de 40 parábolas de jesus contou fora as que não estão registradas aqui não é o que ele fazia ele ensinava ele contava parábolas geralmente a respeito do
reino de deus tipo assim aqui comparei o reino de deus o reino de deus é semelhante à e aí contava uma história para ilustrar o que era o reino de deus então ele fazia isso para as multidões e freqüentemente não dizia o sentido daquela comparação ele terminava dizendo quem tem ouvidos para ouvir ouça em particular ele chamava os seus discípulos e instruir os discípulos a respeito do significado da parábola e também dos mistérios do reino de deus a uma vez os discípulos perguntaram a logo no começo e foi isso que nós vimos domingo passado os
discípulos perguntaram por que jesus estava usando esse método de contar essas alegorias essas símiles essas comparações aqui às vezes ninguém entendia por que ele estava fazendo isso jesus respondeu é para cumprir o que disse o profeta isaías no capítulo 6 o profeta isaías viveu também numa época em que o povo de deus havia rejeitado completamente o senhor havia voltado as costas para deus completamente de deus então agora manda isaías pregar ao povo mas a mensagem de isaías era já o julgamento de deus sobre o povo de deus quando mandou isaías e você pode ver no
capítulo 6 do profeta diz assim vai fecha os olhos desse povo e sudeste os ouvidos desse povo com a sua pregação para que ouvindo não compreendam e não creiam e os cure e eles sejam salvos então jesus diz o que aconteceu nos dias de isaías está acontecendo agora comigo eu falo em parábolas para aí jesus city saias estou falando em parábolas para que eles ouvindo não ouçam não entendam não vejam se arrependam e sejam salvos e perdoados por deus então as parábolas eram espécie de julgamento de deus sobre a nação de israel porque já havia
rejeitado o messias eles tinham escutado tinham visto que o observado jesus sua pessoa seus milagres seu ensinamento eles no coração haviam rejeitado a jesus em particular jesus ensinava todas as coisas aos discípulos e aqui nós vemos a primeira explicação aliás a explicação que ele dá para aquela primeira parábola que ele contou e que está no texto que o livro os irmãos que vai do treze até o verso 20 aqui nós temos duas coisas primeiro jesus repreende os discípulos porque eles já deveriam ter entendido o significado daquela parábola do semeador em seguida ele passa a dar
o sentido dessa parábola para que nós estejamos teve tudo muito claro na nossa mente e vamos releia a parábola de jesus contou que está no verso 3 até o verso 8 eis que o semeador saiu a semear ao semear uma parte caiu à beira do caminho vieram as aves ea comeram outra caiu em solo shows onde a terra era pouca e logo nasceu visto não ser profunda terra saindo para um só queimou e porque não tinha a raiz e couce outra parte caiu entre os espinhos e os espinhos cresceram e sufocaram e não deu fruto
outra em finca em boa terra e deu fruto que vingou e cresceu produzindo a 30 60 e 100 por 1 e acrescentou quem tem ouvidos para ouvir ouça os discípulos depois o procura em particular diz mestre o que isso quer dizer que a história o que essa história ilustra jesus então responde agora estamos num verso 13 o texto de hoje dizendo não entender essa parábola e como compreendereis todas as parábolas aqui jesus censura os seus discípulos porque eles não entenderam a parábola quando ela foi primeiramente contada muitas outras vezes no evangelho de marcos nós vamos
ver jesus censura os discípulos pela lentidão em compreender e algumas vezes pela própria dureza de coração na verdade os evangelhos e o livro de atos eles nos dizem que os discípulos só compreenderam plenamente quem era jesus ea natureza do reino de deus depois que ele morreu ressuscitou o espírito veio de pentecostes então o tempo todo jesus está dizendo aos discípulos vocês são tardios em compreender vocês estão devagar noel se a ficha está demorando a cair já deviam ter percebido não é quem eu sou o que eu vim fazer com a natureza do reino de deus
essa crítica então essa é a primeira das críticas nós vamos encontrar várias delas que jesus então faz aos discípulos por conta da lentidão de compreensão que estava relacionada com a dureza de coração e em credulidade dos próprios discípulos em seguida é ele explica ele disse ainda no verso 13 que se eles não compreender essa parábola do semeador como é que eles vão entender as outras com isso dizendo que essa parábola do semeador ela é importante é vital é como espécie de chave para destrancar o sentido das demais parábolas nós vamos ver que a grande maioria
das palavras que jesus contou era a respeito do reino de deus o reino de deus é a presença de deus aqui nesse mundo domínio dele sobre as pessoas é isso que nós chamamos do reino de deus é deus agir como rei aqui neste mundo à medida que ele avance o seu domínio a medida que expande o seu controle à medida que ele vai trazendo pra si e debaixo da sua autoridade o coração dos pecadores afastados e perdidos mas esse reino ele não era exatamente ele não tinha uma manifestação externa gloriosa visível palpável os discípulos e
ficavam na dúvida se jesus disse que o reino de deus já tinha chegado tudo parecia a mesma coisa nada tinha mudado a unita glória de um rei o resplendor aonde está onde está os exércitos onde estão a os exércitos que deveriam acompanhar esse rei e tudo mais parecia que tudo continua do mesmo jeito então essas palavras elas procuravam ilustrar a natureza do reino de deus como é que deus age aqui nesse mundo porque às vezes parece que ele não está agindo que é que as pessoas estão rejeitando a a mensagem enquanto que apenas umas poucas
estão aceitando positivamente esse era o propósito das parábolas a respeito do reino de deus e a parábola do semeador é mais importante para a gente entender estas coisas jesus em por isso jesus diverso 36 não entender essa parábola como vocês vão entender as outras como se essa fosse a mais importante de todas elas muito bem a partir das 14 jogos explica o sentido da parábola e o sentido é é claro é primeiro a semente que é semeada diz aí no verso 14 é a palavra a palavra que se refere à pregação de jesus a respeito
do reino de deus como ele começou a anunciar logo no início do evangelho de marcos apareceu veio jesus no jordão dizendo arrependei vos porque é chegado o rei não de deus essa é a palavra que jesus estava pregando essa era a semente que estava sendo semeada no coração daquele povo a palavra que chamava os judeus ao arrependimento ea crença de que o reino de deus havia chegado e certamente a palavra é comparado a um a semente não somente no caso de jesus mas posteriormente na pregação dos seguidores de jesus dos seus apóstolos dos seus discípulos
e mais adiante de toda a igreja através da história o semeador design no verso 14 que o semeador semeia palavra o semeador era jesus em primeiro lugar porque o alvo da palavra dessa parábola era primeiro explicar a reação do povo diante da pregação de jesus então o semeador jesus e eles e 6 pregando eles e 6 ensinando a respeito do reino de deus chama as pessoas a se arrepender e claro por extensão se aplica todos aqueles discípulos de jesus apóstolos pregadores mestres irmãos em cristo jesus que mais tarde também semearam a palavra de deus em
todo lugar os solos onde a semente cai representa o coração dos ouvintes porque ele vai dizer que primeiro diz que a semente cai no determinado solo e aí ele começa a falar o que é que aquele solo fez ou como era aquele solo então é óbvio que ele está se referindo às pessoas as reações diferentes das pessoas quando elas ouvem a palavra de deus que é ensinada que era ensinada por jesus e dele fala dos frutos no verso 20 aos que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra recebe frutificando da fruta
então significa representa a reação positiva de algumas pessoas que alterem a palavra de jesus semeada em seu coração elas reagem acolhem aquela palavra seguem a jesus creia na sua pregação se tornam discípulos de jesus então estes são comparados a um solo bom não é que dá fruto e nem todo eles da mesma intensidade ele fala que nos dão a 30 uma semente produz 30 frutos outras 60 e outras a 100 o que seria em termos da palestina naquela época uma colheita extraordinário então é esses são os principais componentes da palavra mas o foco de jesus
é no coração das pessoas nos diferentes solos onde aquela semente cai e aqui ele explica que cada um querendo lembrar pra vocês o seguinte naquela época o apetite eo campo não é que o campo ele já tinha sido arado preparado e o semeador então tinha um desacato não um bornal uma mochila de lado cheia do grão da semente ele e andando enche a mão e e jogava enche a mão e jogava e ainda embora o solo tivesse sido parado em alguns lugares havia esporos de sementes e carlos e abrolhos que o o semeador não podia
ver e também debaixo da terra rasa podia ver pedras também que o que o semeador não podia ver e os campos eram bem delimitados porque eles é que tinham caminhos entre eles por onde o semeador passava de repente a semente podia cair ali também e jesus o que jesus está descrevendo era uma cena bastante comum na palestina não quer uma sociedade agrícola dependia da plantação e da colheita para sua sobrevivência todo mundo entender o que é que jesus está dizendo aqui então ele explica no verso 15 primeiro quem são aqueles em cujo coração a semente
caiu como se que cai à beira do caminho inverso 15 são estes da beira do caminho onde a palavra é semeada enquanto o vem logo vem satanás e tira a palavra semeada neles aqueles em cujo coração a palavra caiu mas que são semelhantes a semente que caia bem caminho são os que ouvem ouviam a pregação de jesus e não compreendiam não entende o ou porque eram tardios de coração para compreender ou porque era um dos interessados mas o ponto é que enquanto a semente estava lá no coração eles estavam ouvindo a semente estava no coração
enquanto eles estavam matutando neo interessados ou não não compreendendo de repente à semelhança das aves do céu que vinham pra semente expostas atanas dia no coração e roubava a palavra como jesus diz aqui no verso 15 raven satanás e tira a palavra semeada neles enquanto eles estão ouvindo e aqui então você tem a primeira explicação porque é que muita gente que estava ouvindo jesus não crê em jesus não se converteu e não seguiu é que enquanto jesus estava semeando a palavra o diabo estava mandando as aves do céu por assim dizer entrando nos corações e
na mente distraindo as pessoas se enganam as pessoas ocupando as pessoas com uma série de coisas eu imagino que uma versão moderna disso seria a um culto onde uma pessoa que não é crente não queriam que ainda não segue jesus ela entra houve a exposição da palavra de deus e ela ela tem um certo interesse e começa a ficar interessado naquilo sente um certo impacto daquela palavra e aí vai saindo quando sai da igreja encontra um amigo de barro ao fulano você aqui ó estou indo agora tomar um alice não quer comigo eu vou e
vai esquece tudo que ouviu o diabo foi lá e tirou néssa saiu do ambiente saiu daquele momento que estava ouvindo aparece uma distração aparece uma coisa uma mensagem o desapego homem saiba ouvir aqui no facebook o vou pra tal lugar e de repente a ave do céu né satanás o e tira palavra que foi plantado no qual a ação de maneira que aquela pessoa da palavra de deus não faz nenhum efeito nela segundo coração de jesus descreve está aí no verso 16 e 17 semelhantemente fazer da mesma forma que aqueles não deram frutos são estes
os semeadas em solo rochoso os quais ouvindo a palavra logo recebe com alegria mas eles não têm raízes em si mesmos sendo antes de pouca duração ele chegando angústia ou perseguição por causa da palavra logo se escandalizam jesus a que se referia àqueles que ao ouvirem a palavra dele a pregação de lídice whether se o messias chegou a hora que pregação é esse o kremlin agre que coisas extraordinárias que se está fazendo eu vou seguir essa pessoa e logo com alegria e dizer eu sou discípulo de jesus eu quero ser batizado a quicar e joão
batista então discípulo me batia aqui eu quero seguir a jesus eu estou impressionado de fato não é o que ele diz são coisas extraordinárias mas jesus diz que eles crêem apenas por um tempo e que eles são de pouca duração eles são semelhantes àquelas semente que caem numa terra que é rasa e por baixo dela tem rochas à medida que a semente que a raiz vai descendo topa na rocha e não consegue descer onde tem água o sol sai e porque não tem raiz aquela semente seca jesus disse usou isso aqui pra dizer que essas
pessoas são aquelas que se entusiasmo e entusiasmo logo aceitam a palavra mas quando saiu o sol da aprovação o sol da dificuldade quando ele percebe realmente o quanto custa seguir a jesus que jesus na verdade está dizendo você tem que renunciar a você mesmo e tudo que você tem então essa pessoa logo se escandaliza a palavra de jesus diz aqui e abandona seguir jesus e quantos não fizeram isso ali nas planícies da palestina cintos e asmar com jesus grandes multidões seguindo jesus e quando jesus começou a dizer o preço do discipulado se alguém quer vir
após mim a si mesmo tome a sua cruzes se negue e renuncia sua vida por amor de mim se você não a me amar mais do que você ama seu pai sua mãe tudo que você tem você não pode ser meu discípulo não poucos disseram assim mas sim também não né eu quero ser cristão mas nesse preço né isso que significa a na assim não aí é radical demais não é e muitos e muitos muitos que a princípio não haviam crido eles voltam atrás quantos têm o encontrado nos meus 35 anos e pastor ao longo
da minha vida pregando em lugares ministrando igrejas jovens que tomam a decisão por cristo alegre se batizam se interessam e daqui a pouco começa a sentir a pressão na universidade a pressão em casa os amigos no próprio trabalho e começa a esfriar começa a esfriar vem - a igreja - a igreja para ler a bíblia dia eles desaparecem completamente e voltam para trás não são poucos aqueles cujo coração é como terra rasa sobre solo rochoso não tem raiz e quando sai o sol da aprovação ceca porque não desceu não criou raízes profundas no chão terceiro
solo que jesus explica aqui é o solo é um chamado solo espinhoso coração está cheio de espinhos aí no verso é 18 ele diz os outros os semeados entre os espinhos são os que ouvem a palavra mas os cuidados do mundo a fascinação da riqueza e as demais ambições com correndo sul focam a palavra ficando ela em frutíferas à semelhança do solo do caso anterior a esses também recebem a palavra e recebem com alegria e a plantinha parece que começa a brotar só que junto com a plantinha aparece também os espinhos os abrolhos a erva
daninha e os dois crescem juntos e com o passar do tempo os espinhos um sufocando a plantinha e ela finalmente morre sem ter dado frutos jesus compara esses espinhos as preocupações do mundo ele usos temos aqui os cuidados do mundo a fascinação com as riquezas os deleites da vida e outras ambições concorrem em seu coração entrou no seu coração juntamente com a palavra e essas coisas têm a tendência de sufocar a palavra de deus que quadro verdadeiro de quantas pessoas que se dizem cristãs professam a fé em jesus cristo mas o coração delas está no
cuidado das coisas deste mundo na ambição das riquezas das preocupações do dia-a-dia essas preocupações algumas até podem ser lícitas mas é gasta o tempo todo nisso toda sua energia todo o seu coração está nisso né como é que eu faço pra arrumar um casamento como é que eu faço pra ter um emprego na vida para ter o meu salário ter as minhas coisas têm que trabalhar dia e noite eu tenho que me dedicar a essas coisas eu tenho que garantir o meu futuro e quando for velho e são coisas legítimas mas que se torna o
deus o ídolo dessas pessoas ea palavra fica em segundo lugar as coisas de deus desaparece não tem tempo de ler a bíblia no tpi para a igreja não tem tempo de escutar boas pregações não tem tempo de participar dos grupos da igreja de para a oração não tem de pedir nada resultado é que os espinhos eles crescem e sufoca e aí o que acontece aquela pessoa não dá fruto pode até continuar indo para a igreja mas é um crente sufocado né você não vê vida espiritual não tem fruto na vida dele ele é um freqüentador
da igreja quando ele não abandona se torna desse gre jado porquê porque os espinhos das ambições das coisas do mundo entrar e sufocaram no coração a palavra de deus com isso jesus queria explicar porque é que tanta gente na verdade o havia deixado o porquê é que a maioria não acreditou nele ele está dando explicação mas temos esperança porque tem um verso 19 ele diz assim desculpa o verso 20 os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra recebem frutificando a 30 60 e acém por um a boa terra aqui é
aquele coração que não é como o coração roxo não tem rochas por debaixo não é como coração cheio de espinhos é o coração está focado na palavra de deus ou na palavra do evangelista lucas é aquele que ouve a palavra correto e bom coração é aquele que ouve com sinceridade compreende aquela palavra e segundo diz matheus persevera nessa palavra e o resultado é que o fruto vai aparecer finalmente a semente encontrou um solo onde ela pode enraíza-se para baixo e dá fruto pra cima e esse fruto varia nas pessoas mesmo entre aquelas que ouvem compreendem
aceitam a palavra de deus e seguem jesus são verdadeiros discípulos ainda assim entre eles alguns produzem 30 outros 60 e outros a 100 por um frutos de arrependimento e duas mudadas discipulado seguir a jesus esse significado da parábola do semeador jesus está aqui então a nas palavras de marcos dando as respostas que estavam no coração dos discípulos em resumo o que é que jesus queria ensinar é com essa parábola 1º o motivo pelo qual a grande maioria dos judeus não cria nele porque essa é a indagação dos seus discípulos mestre se tu és de deus
se tu és o messias porque a nação de israel com a qual deus fez um pacto ea quem fez as promessas não recebe o que está falando a resposta de jesus é que primeiro havia ação satânica no coração tirando a palavra dada eles que ouviam sem compreender esse interesse aqueles que seguiam a jesus pelo pão pelos milagres é como a semente ficar à beira do caminho jesus diz então que havia também aqueles que tinham interesse por ele mas era o interesse superficial e raso e seguir a jesus apenas por um tempo e quando em viram
a exigência de jesus para o discipulado que era renunciar a si mesmo e eles desistiram a um caso desses relacionado pelo é o evangelista joão em joão capítulo seis versos em 66 quando jesus disse vocês não comer a minha carne e bebe o meu sangue vocês não tem a vida eterna aí pessoal diz por aí isso é muito duro de ouvir tem que comer sua carne bebê o teu sangue é isso mesmo você não come a minha carne e bebe o meu sangue não pode ter a vida eterna é claro que jesus está falando da
sua morte é ea carne e o sangue representava sua morte como nbb espiritual é se apropriar pela fé e aí qual foi a resposta da multidão duro é esse discurso quem é que pode suportar e no verso 66 está dizendo que a partir dali muitos abandonaram jesus e já não andavam com ele eles não podia entender o preço do tipo lado o significado da morte de jesus havia aqueles que a princípio se manifestaram interessados e entusiasmados sobre jesus mas depois de um tempo eles desistirem voltar atrás como jovem rico mestre que farei para herdar a
vida eterna venda tudo que tem dá aos pobres assim não virou as costas e foi embora o cuidado dos mundos o amor as riquezas como temas que paulo falar em segundo thimote 4/10 demais me abandonou tendo amado presente século não são poucos os que fazem isso o ponto é que somente uma quarta parte das multidões é que entendeu o que jesus dizia que ele era e se converteu resolveu segui-lo e aqui se encaixa os 12 apóstolos e aquele círculo de pessoas ao redor e mesmo assim a devoção em consagração deles não é igual jesus também
queria ensinar que embora a maioria tivesse rejeitado mas havia um remanescente fiel e que o evangelho haveria de produzir frutos no tempo dele e é o que traz esperança na pregação a maioria vai rejeitar mas tem o solo bom que vai frutificar no tempo de deus jesus também queria ensinar que o reino de deus cresce eu queria chamar sua atenção aqui pra isso que o reino de deus cresce através da pregação da palavra o semeador saiu a semear é assim que o reino de deus cresce pela pregação da palavra pelo ensino da palavra pela divulgação
da palavra à medida que é lançada nos corações e as pessoas se arrependem crê nada substitui isso nem sinais nem prodígios nem coreografia nem tea tro nem qualquer outra invenção que a igreja moderna tem feito para manter os fiéis na igreja e parecer atrativo ao mundo nada substitui a semeadura da palavra de deus é assim que o reino de deus cresce pela semeadura da palavra de deus jesus também ensina que é necessário que a palavra dele a sua palavra a palavra de deus seja semeada de maneira fiel e abundante a gente não sabe em que
solo a semente da palavra vai cair por isso nós semeamos abundantemente jogamos a todos pregamos a todos em todo lugar o mais que nós pudermos deus vai fazer com que a semente caia no solo preparado e haverá de dar frutos no tempo a nós não compete escolher solo até porque o semeador não sabia onde tinha pedra por baixo a nós compete semear espalhar a palavra de deus pregar a todos que nós podemos concluir aqui pra nós queridos vejo que nem sempre o resultado da pregação depende do pregador foi a mesma semente a mesma semente foi
lançada no campo mas deu diferentes resultados às vezes a gente quer ligar o resultado dá a conversão das pessoas o acesso é de um pregador é diretamente à pessoa do pregador ou o contrário também o fracasso tá ligado à pessoa do pregador mas nem sempre é assim vejo que foi a mesma semente que foi lançada no campo para que as pessoas reagem de maneira diferente aos interessados aqueles que não estão aos cuidados aos que amam mundo aos de coração endurecido aos de terra superficial outra conclusão nós aqui não pense que marco que alguém pode pensar
isso não pense que marcos está ensinando que as pessoas perdem a salvação porque alguém está dizendo aqui ou será que jesus quis dizer que aqueles três primeiros eram crentes se tornaram clientes e depois perderam a salvação não o único que se converteu o mesmo é o último os outros foram pessoas que chegaram muito perto ficaram interessadas participaram da igreja ouviram a palavra de deus chegaram a se tornar membros e batizaram mas no fim no final não tinha a raiz a semente e nunca de fato brotou não tá falando de perder salvação aqui mas de gente
que se interessa pelas coisas do evangelho mas não permanece no fim volta atrás ainda hoje essas coisas impedem as pessoas de seguirem a cristo e da fruta para a vida eterna anote aí o primeiro desinteresse pessoas que não têm interesse ou vem superficialmente minha igreja conta disso ou ficam na internet procurando seu irmão aqui acumular rodeando como satélites a uma igreja mas não há um interesse verdadeiro no coração essas pessoas elas estão perdidas em suas ofensas e pecados porque a menos que a semente penetre no coração de fruto elas serão condenadas morreram na sua própria
condenação à superficialidade tem pessoas que se aproximam do evangelho das coisas de deus mas são superficiais e nunca querem realmente chegar ao fundo de todas as coisas não fazem as grandes questões mais importantes da vida como é que eu de fato social estou salvo em que está baseada a minha convicção de salvação os meus pecados estão perdoados qual é a certeza que eu tenho diz o que cristo fez na cruz por mim ela nunca faz essas grandes perguntas para ela cristianismo é só vim pra igreja nos domingos tentar participar contribuiu houve um bom ser mãe
pra casa não verifique se esse não é o seu caso outros são duros de coração mesmo como o solo o show já ouvem a palavra anos anos mas nunca as a raiz de seu além de um certo nível e por isso também eles nunca se comprometeram nunca mudaram de vida nunca romperam com o pecado definitivamente nunca romper com um determinado estilo de vida e tem aqueles que amam o mundo as coisas do mundo os desejos desse mundo e essas coisas só focam a verdade queridos é que numa grande igreja ou nas igrejas isso aqui se
repete isso aqui é um quadro de igrejas como é que as coisas a member exigido a igreja nunca é 100% terreno número 4 você vai encontrar dentro de uma igreja do entre os membros da igreja todo esse tipo de gente que continua freqüentando mas na hora do vamos ver mesmo é apenas um punhado de gente que é fiel mesmo está disposta a seguir a jesus custe o que custar e renunciar aquilo que foi viver radicalmente o cristianismo sempre foi assim desde a época de jesus se foi assim com jesus que seria diferente hoje sempre foi
assim a grande pergunta você tem que fazer nessa manhã é quem sou eu aqui o alvo dessa parábola é colocar um espelho diante de você e pedir pra você se olhar aqui você dizer aonde eu me encaixo aqui aonde eu estou aqui porque a resposta dessa pergunta tem implicações eternas para sua vida aqui e no mundo vindouro que deus nos ajude a sermos como o bom bom solo que recebe a palavra com perseverança um bom sincero coração para que ela produza frutos em nós oremos querido deus eu te agradeço por aqueles queridos que estão aqui
nesta manhã em cujo coração tua palavra produzir o efeito o fruto do arrependimento da mudança de vida a consciência da tua presença a convicção de pecado porém da salvação plena em cristo jesus sim eu quero pedir que tenha misericórdia daqueles que aqui estão nessa manhã que estão iludidos com relação ao cristianismo a fé salvadora relacionamento com tua pessoa ora pelos nossos filhos as crianças adolescentes e jovens nos quais a palavra ainda está sendo semeada pra quê senhor nenhum daqueles obstáculos prevaleça mas para que receba esta palavra desde cedo com bons insere o coração para que
produzam frutos para a vida eterna e nos ajuda a semear espalhar a tua palavra em todo lugar confiantes de que alguma semente haverá a decair em solo bom e que tua faróis prosperar damos graças pelo teu reino que prossegue aqui nesse mundo não de forma visível como nós gostaríamos mas silenciosamente como a sementinha que brota e dá fruto nos ajuda então senhor espera aquele grande dia e que o senhor virá em glória e todo o olho verá por amor de jesus nosso salvador amém
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