Oi e aí tudo bem sofredor Viva sua professora Universitária e eu quero então terminar uma série que estou fazendo sobre os conceitos fundamentais da filosofia de fogo ou já terceira e última parte Ok então antes de começar a falar sobre o tema de hoje eu quero lembrar você de se você estiver assistindo esse vídeo ainda não for inscrito no meu canal Não esqueça de se inscrever de ativar o Sininho para você ser avisado toda vez que for produzido um conteúdo novo aqui no canal Tá bom se você gostar do vídeo Não esqueça de deixar o
seu like no final vamos lá então quem é fofo cortar um cocô filósofo francês do século 20 né que viveu entre 1926 e 1.984 um especialista no estudo sobre o poder Talvez o maior especialista no estudo sobre poder né da Filosofia Contemporânea normalmente a gente estudar a obra dele a partir de três vezes ou 3 o eixos temáticos né que a gente chama de arqueologia do saber que foi objeto do meu primeiro vídeo genealogia do Poder objeto do segundo vídeo e ética do cuidado de si que é o que eu vou abordar agora no vídeo
de hoje então vamos lá vamos falar um pouquinho sobre isso o começa a trabalhar a partir do final dos anos setenta talvez 78 79 e vai até 84 quando ele morreu né então era uma obra que estava ainda no conjunto temático estava ainda sendo explorado sendo trabalhado sendo analisado pelo pelo ficou porque Ética do cuidado de si e ficou é trabalhou naquele que a gente chama de segunda fase né na genealogia do Poder o ficou deu bastante atenção a dimensão externa do Poder né quer dizer como é que eu poder e funciona como é que
ele se estrutura mas que ele funciona no sentido de coagir o sujeito a se enquadrar nas normas né e o focou ele começa a fazer a minha culpa dizendo olha faltou analisar a dimensão subjetiva né às vezes é utilizada a analogia de uma dobra né que é seu o poder para poder funcionar ele exerce uma força externa que atravessa o sujeito Mas ele tem que dobrar no interior do sujeito esse sujeito tem que pactuar com o poder Esse sujeito tem que acreditar ele tem que ser sujeitar ao poder né E tem que se sujeitar acreditando
inclusive que tá fazendo uma coisa boa passe então o focou começou a investir todo o seu esforço de pesquisa no sentido de elucidar o modo como o tá chorando a sua dimensão subjetiva e como é que fez isso é interessante porque eu ficou começou então a estudar a filosofia antiga né ele ele começou a trabalhar com os gregos antigos com os romanos antigos e também com a literatura Cristã antiga sobretudo que a gente chama de literatura patrística né que diz respeito aos primeiros séculos no âmbito do cristianismo e o ficou encontrou nessas culturas é uma
expressão ele traduz por cuidado descer né ver isso se de suar que é uma atração da expressão grega epimeria Reauto que também tinha o correspondente Latino né que é cura sui que que ele quer dizer com isso né então o suco começa então E aí explicar tomando como exemplo cultura grega Romana e também cristã do mundo antigo que existia um conjunto de práticas que genericamente poderiam ser denominadas de cuidado desse nephu coldisole as pessoas ao estudarem a filosofia antiga deram muita atenção ao o imperativo de conhecer a si mesmo mas o cocô divisória mais genérico
mais importante do que o conhecimento desse é o cuidado de si a palavra cuidado desse ela serve para designar um conjunto bastante amplo de práticas que o próprio sujeito empreende sobre si mesmo de modo a se transformado em naturalmente se transformado de moto a continuar se conformando com o poder né naturalmente que o focou cons há sempre a possibilidade de fuga né um pequena mas sempre é uma possibilidade vocês a botar o poder né Sabotaram na dimensão subjetiva de qualquer forma via de regra é nós somos a sujeitados de uma forma um tanto quanto inconsciente
né e nos vemos como pessoas singulares originais e não percebemos que estão sendo normatizados né Por práticas de poder contando inclusive com a nossa própria colaboração né Às vezes o focou utiliza a expressão estética da existência como uma expressão que permite pensar um pouco na possibilidade de fuga ou cuidado desse teria um caráter fundamentalmente normativo e a estética da existência seria a possibilidade de do sujeito se pensar como obra de arte e se pensar como alguém que pode inclusive sabe o poder e fazer um investimento na sua própria subjetividade de modo a destoar daquilo que
as práticas externas de poder estão tentando impor sobre o sujeito o fato é que o fogo cria né o cria não né ele identifica e utiliza essa grande expressão guarda-chuva cuidado de si como uma designação genérica de um conjunto de práticas por exemplo o conhecimento desse que envolve o auto-exame reflexão sobre si para ver que tipo de sujeito que eu sou para ver se o estou me conformando com as normas mas também a meditação que Visa a transformação da subjetividade mas também uma série de práticas né de as extensões ou de ações que são empreendidos
com vistas a transformar essa subjetividade fazer que não quer essa subjetividade esteja com formada com determinadas regras e é estável relacionado os as instituições no caso específico da filosofia grega e romana antiga de modo que sujeito pudesse se conformar aos valores e práticas prescritos por aquela escola filosófica o fogão depois vai analisando um conjunto de práticas e ele passa então especificamente a analisar as práticas no tipo de prática né que também vem na expressão é grega parresia que é a coragem da Verdade né os últimos cursos do ficou foram dedicados a uma análise da Coragem
da Verdade e coragem da verdade seria um tipo de técnica que está debaixo dessa grande noção guarda-chuva que eu acabei de definir para vocês que é o cuidado de si o que que a coragem da Verdade né não ficou começa a analisar que em determinadas circunstâncias é um determinado sujeito ele precisa se posicionar publicamente em relação a um determinado valor e ele e chega ao ponto de se expor ao risco de morte para poder defender um valor do pau e acredita exemplo filosófico É claro é a a figura de Sócrates né que é acusado de
estar corrompendo a juventude que é chamado para se explicar se explica em as pessoas não se convence e o Sócrates não retiram aquele que ele des ele se mantém firme ele e lúcida o que ele acredita e morre como um parresiasta como um praticante da Coragem da Verdade isso porque para um grego antigo a pessoa não pode renunciar aquilo que ela acredita né porque a verdade é um fenômeno ético né é um modo é um sujeito não pode renunciar o seu modo de vida de prefere Então se expor ao risco de morte e muitas vezes
as pessoas morriam mas elas não renunciaram Provavelmente o o martírio no âmbito do cristianismo era motivado pela prática da parresia né que era uma prática grega o greco-romana né que depois os romanos também incorporam essa prática né E se expõe ao risco de vida em função de valores Nos quais Ele eles acreditavam e provavelmente os cristãos herdaram isso então pelas pessoas dizem Olha você acredita no mecias de Jesus acredito renunciam ao Messias Jesus e você vai continuar vivo ele dizendo posso fazer isso né quer dizer o A coerência entre aquilo que se acredita e aquilo
que se diz é fundamental para um homem para uma mulher do mundo Esse é o contrário disse seria ser um bajulador seria dizer para o outro aquilo que ele quer ouvir e a gente sabe como as pessoas atacavam os bajuladores né como os bajuladores eram hostilizados e severamente não ou nós conhecemos bastante a polêmica com os sofistas Qual é a polêmica com o seu fica defende um sofista esteja preparado para argumentar mesmo que você não acredite no argumento né E isso naturalmente era severamente criticado pelos filósofos né um filósofo só deveria defender um argumento no
qual ele acreditasse aí eu fico pensando nos políticos brasileiros ou nos políticos de forma geral no mundo contemporâneo né como seria bom se eles fossem paresias praticantes da Coragem da verdade como seria bom se eles apenas dissessem coisas nas quais eu acreditasse mas a gente sabe que a coisa não funciona se e como é que isso funciona como é que isso apareceu na minha experiência de pesquisa então precisa produzir alguns artigos em torno do Cuidado descer no âmbito do novo testamento esse interessante que eu comecei a ver a expressão e Emília É alto o cuidado
de ser né traduzido na pesquisa do focou nos últimos cursos do cocô que encantado com a pesquisa do corpo e comecei então procurar né Eu trabalho com literatura bíblica e literatura apócrifa do cristianismo antigo a há bastante tempo e eu comecei então procurar no Novo Testamento encontrei por exemplo na carta numa das cartas que são atribuídas a prova não é endereçada a Timóteo aparece por exemplo a a expressão ele primeiro ideia é alto e tava analiso essa expressão no âmbito do novo testamento e foi O que é mais interessante é reflete bastante aquilo que isso
que eu tava fazendo em relação a cultura grega e romana mas fiz um trabalho sim aí eu trabalho mais de fôlego mais importante não pós-doutorado sobre a parresia no Novo Testamento né E aí sim é os dois últimos cursos de ficou são dedicados a questão da poesia no mundo grego depois do mundo romã mas também no âmbito do cristianismo antigo ou ficou chega inclusive trabalhar a questão da parresia no Novo Testamento ele pega meia dúzia de texto de análise e aí eu comecei então a investigar né existe a forma é subistantiva da né ah re
Cia mas este também a forma verbal parresia Azul mai né E aí eu descobri é que somada o substantivo somando o substantivo e a forma verbal que nós encontramos algo em torno de 40 vezes no Novo Testamento e essa expressão então não pós-doutorado né eu fiquei um período de um ano e meio fazendo pesquisa lendo e e trabalhando com os atos Apócrifos dos Apóstolos são documentos do século principalmente século segundo terceiro também trabalhei com Novo Testamento e fiz um trabalho de um longo período trabalhando com fontes e rastreando os significados e as mutações do significado
da palavra parresia começando pelo novo testamento e chegando até o século do terceiro utilizando os atos Apócrifos como fonte documental e conseguir construir então uma pesquisa bastante extensa bastante complexa E analisando então transformações desse tempo né esse é um tema muito gigante muito interessante e na qual eu utilizei então Michel ficou espero que com essas ilustrações e o percurso o acesso aos conceitos da filosofia de Foucault tenham ficado mais claros e com isso também através dos exemplos e espero que você consiga também utilizar nas suas pesquisas não apenas compra em Deus conselho mas eventualmente utilizar
nas suas pesquisas tá bom Um abraço e até o nosso próximo vídeo