[Música] nikos What is Beauty What is Beauty that's a Very Good question it lies at the Heart of [Música] life [Música] Beauty is im important in life and the world because it enhances Everything it not only enhances the world US Enan things [Música] I think Beauty is something that we find we Discover I think It's there in the world in the natural World every that we [Música] Look someh to Deep needs então quando a gente tá falando sobre beleza em si ela é um fim ela tem o fim em si mesma ela não precisa de
uma função uma linda estátua ela não precisa me dar uma sombra ou ter um chafariz ela simplesmente exerce o poder em mim de uma possibilidade de eu chegar num patamar superior quando um artista algo Belo coloca dele sentimento valores isso se torna uma seta para quem tá vendo Então a beleza tem muita importância no mundo porque ela pode transformar o mundo ela pode mudar o mundo ela pode mudar pensamentos ela pode mudar comportamentos então a beleza é extremamente [Música] importante então a beleza é uma Pedagogia da Bondade a beleza é uma Pedagogia da Luz nós
precisamos de luz no sentido Espiritual do termo não apenas da luz física tudo que se realiza seja na arte ou seja na contemplação da natureza é uma forma de chegar até Deus [Música] vai começar na próxima sexta-feira 33ª Bienal de arte de São pauloa poderia modificar as posições do [Aplausos] artista so the of the emper new as you can the emper has no cles right in some ways we In That situation because common tells a lot of people toet and you empery there kind spell really cast on people to not Focus on these issues to
go on with the world as we Have been told that it is I think time especially in light of the new insights from the sciences time to question that anded [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Música] [Música] e [Música] when you ask done this Where asked people before my talks to draw a house for a or think back when they five and someone Ask them to draw a house What would they draw what they draw It's Amazing no matter Where they're from in the [Música] world [Música] what they will draw is something that looks like a face
usually a Box like thing with two Eyes you know at the top and then in the cer of the door and sometimes there some differentiation sometimes aof sometimes [Música] o rosto caracteriza as pessoas você tirar o rosto você torna as pessoas lineares você tira as diferenças você tira a individualidade do ser humano por isso que o rosto é muito importante numa obra de arte porque ele se comunica ele passa sentimentos ele passa mensagem então o rosto é extremamente importante as pinturas a arte né vamos dizer assim ela acaba sendo o reflexo de um agir moral
seja nos Vitrais das catedrais seja na pintura seja na escultura a arte tem um rosto a arte tem um rosto é alguém tem personalidade não é mera abstração patterns really really matter and the most important pattern for social species is the face and When You Look at traditional architecture what fascinating is super Face like it looks very very Face like to feel reg and nervous SY [Música] cal we US toab Long To [Música] [Música] S você gosta de desenhar casas com rostos por Ah porque assim eu me sinto mais feliz Você acha que todas as
casas que você vê na rua tem rostos e aqui em São Paulo tem rostos tem algumas que tem desenhos mas assim rosto [Música] rosto te regularly have to teach Children to a Human Face that me is is shattering because There is Nothing more important than that communion between humans that happens through mutual gaze through the understanding of facial expressions and if you actually have to teach that in a mechanical way it means that some Part of Our humanity has been Lost quando você tira o rosto da frente da pintura e a paisagem que era apenas
um fundo vem pra frente da pintura e se torna apenas isso a arte você tirou a pessoalidade né da arte da beleza e ainda mais quando você Abstrai Inclusive a natureza como objetiva e faz com que isso se torne uma coisa fragmentada você além de abstrair a pessoa você estava extraindo a própria natureza no qual a pessoa deveria viver por isso que eu amo pintar retratos e uma coisa que a gente vê hoje é que os artistas eliminaram a figura eles estão eliminando tudo estão desconstruindo tudo não tem mais moldura não tem você não assina
mais uma obra de arte a obra de arte Não não é mais figurativa vamos dizer assim isso no modernismo a gente teve o abstrato mas hoje nem isso existe mais Talvez um um pintor abstrato Hoje seria conservador para um artista contemporâneo que nem Põe mais a mão na massa é totalmente desprezada a artesania o dom ele Contrata alguém para quê para executar a ideia Isso é o quê um publicitário a evolução é uma história uma narrativa de como as coisas se transformam é uma mudança incremental e gradual o opo oo dei porio deos desafiados pela
sabedoria do tempo a tradição nesse sentido é fruto desse processo a herança de nossas falhas e de nossos [Música] acertos confrontando a sabedoria acumulada por séculos de tentativa e erro a arte moderna buscou romper com a tradição e fundamentar um novo valor de beleza baseando-se na ideia relativista a nova compreensão do que é belo não estaria mais associada aos valores clássicos mas sim a uma percepção do espectador aza olos qu V como estamos enxergando noso mundo o que a arte contemporâ diz sobre nós mesmos why This was goodbe value and why beautiful And they did
these are graduate students they were not undergraduate students and they almost to the stude glowing review [Música] [Música] Então os historiadores de arte Quando eu digo para eles que eu acho Arte Moderna um horror eles normalmente falam para mim que o polock ainda teria assim como o Picasso teve antes dele teria uma importância na medida em que eles foram criativos da sua forma de ruptura e o próprio rinol quer dizer o modo como ele foi alocado performatico teria ali um significado estético dentro da história da [Música] arte se você L sobre o urol ou mict
né como Alguns chamam ele teve a intenção de romper com academia essa é grande verdade mas ele rompeu trazendo o o que que ele troue [Música] as of out almost like a joke Where Once youve heard the Punch Line You're Not going to want to hear the Joke again generally you know it's coming and It's Over youve laughed the one time next with works that need this description and [Música] parece que é o homem que está voltando a praticamente uma Adolescência e uma infantilidade e aos poucos que o tempo vai avançando mais hedônico e mais
infantilizado é o homem os artistas eles hoje eu vejo que eles retratam muito caos interno e eles colocam isso nas suas obras porque o que importa agora é a entre aspas genialidade do artista para com a realidade que o cerca logo todo mundo é artista se formos pensar desse jeito aquilo che Eu normalmente falo que é uma picaretagem que seria Mais especificamente a própria arte contemporânea que você precisa ter quase que com um manual que diz por que aquilo deve estar na Bienal E por que aquilo você deve achar legal e se você não achar
você é ignorante quer dizer e não uma experiência estética que você consegue sentir só diante dela então historiadores da arte vão dizer que esses exemplos que você deu de alguma forma eles ainda estão na tradição na medida em que eles estão fazendo uma operação terrorista contra tradi e aques são derivados del tem mais n Apesar de que os historiadores vão dizer que ainda arte contemporânea ela continua tendo o seu sentido porque ela ainda está dialogando com a tradição ela está superando a própria ruptura da tradição mas aí a minha impressão é que na realidade é
quase uma conversa de loucos per 340 T boulder which from to los Angel county Museum of Art as a work of it was evenp Michelangelo created the David out of entire boulder but This is just the boulder forget the the effort the Skill the Excellence of formulating that boulder into something that is Human that has a Human Connection that we can see and be enhanced by Every Time we look at it and Grow [Música] Então esse negócio de romper é muito complicado eu como artista não quero romper nada eu quero apenas construir né Eu quero
ser um servidor e melhorar a condição humana com minhas ideias com a minha pintura e não [Música] destruir para a arte um museu uma exposição um teatro ou um cinema não nos damos conta de que vivemos em uma das maiores obras de arte construídas pela humanidade a [Música] cidades a arquitetura não é como as outras Artes ela é a materialização de um grande processo uma obra de ar por construímos um mundo que parece ter se esquecido da [Aplausos] [Música] beleza the way in which it responds to the G and so then we built world Where
you have to drive everywhere you're in a car a neuroscientist explained to me that when you're in a car you're in envelope you're sealed off from connecting with other people um your brain going to make you just look at the road You're Not going to Connect and Linger and Modern buildings aren't built for lingering around and that has a huga on your body and your brain and now we can actually track it with things like tring faal expr analysis Skin resp software TRS nervous System you can actually track How your body and Brain are Finding
Modern architecture essentially All Modern architecture avoid they Call it you don't want to approach it Human Brain as animal is hard to approach and avoid things Instant one the things [Música] Happy S maema biy other Field Understand The geomet of Physical World of the natural world and the geometry of The Human world the way that we perceive environments the way that we respond to them the way that our Brains actually understand and feel well in certain environ and not in others and this is a very hopeful thing I think because light [Música] o conceito de
beleza ganhou diversos significados durante toda a história independentemente da cultura ou do período histórico é possível notar a existência de elementos universais que expressam a capacidade humana de compreender o belo se existe um padrão ao qual nos sentimos mais atraídos poderia a beleza ser obje The whether Beauty obje subjec difficult one I mean I think There is Evidence that people are drawn to What was traditionally regarded As [Música] Beauty there SV preference um especially What are Called bower Birds and bower Birds actually do mating Because The Male actually does a puts Together a bower Made
out of twigs and even manmade objects and if the female likes the bowers she mates with him and she has to like it has to be beautiful Enough That She Will like it Enough to M So he really thinks that humans and animals [Música] for exle quite Clear the vast maor people prefer traditional architecture to mod [Música] architecture What's Inter to about our Time The Technologies we have Now We didn't have access to the way we do in terms things likeing tracking uses technology that can show US How your eyes move Without Your awareness and
that information is Huge because advertisers package designers sign makers they use that information to see how impactful their designs are having soing is Amazing doing you to [Música] Brain building is Blank the brain will make you look at edges around to something else itl make you look at the people it make you look at a Sign but It's Not look at the building when the building has ornamentation a door Window then your brain focuses on that door [Música] window life is about attachment Disney The Amazing thing about Disney in the 50 really as scientifically almost
he sent people Around the World looking at Where people are Happy they went to tiv Gardens in denmark they looked at Parks All Over the world Where are people happy and then he recreated that when he designed disneyland Main Street recreated a Carf Street with I think 52 different ornate Face likee Building elevations Where he knew people eas [Música] do people can I think the Shing is After was became the most [Música] am0 theus ornamentation Being equivalent of crime kitch sentimentality but in fact ornamentation and doesn't have to be elaborate ornamentation of course can be
elegant ornamentation but has always been Part of architecture orn is Essential for Human life because ornament small FR we Us [Música] the FRS are the dionysian hierarchies they're the hierarchies that neoplatonism thought were the Character by which God created the world the notion of a fra Is that a Basic pattern things and alls the Shape as the Main One if a surge you know you open up the body and you see that the body is a fractal because every Piece has subie that have sub pieces have subie and you get all the way down to
the microscopic and the Character of Branch of Tree or the branches of your Blood vs your lungs natural Systems have this FR order a tree is a exle of a fra if look at a tree you have a Basic structure you look at it it has a certain Shape but if you cut off a Branch every Branch of the tree min Tree Little brch brch ase our Brain is organ FR our Eyes fra we look at fra and we Enjoy seeing them and so those patterns are in yourself so In Yourself you have a bunch
of Stuff a bunch of thoughts a bunch of intentions a bunch of Feelings and in Order for you not to be a schizophrenic to crazy you have to someh be able to unif that multiplic into One into Heart let Into A C our Brain evolved in natural surroundings that are totally fra We need the same sort of input and connectivity with the surroundings that we Create and as proof look at all the traditional architecture but also Look At The Day to utensils the furniture use All Mia olha para os modernistas o ornamento é quase que
um crime né mas quando a gente Analisa toda a história da arquitetura antes do século XX o ornamento sempre foi muito importante para caracterizar uma sociedade quando a gente volta lá pra Grécia antiga por exemplo a gente vai ter ali em diversas edificações aquele captel na ordem Coríntia com as folhas de acanto ora o canta é uma planta nativa da Grécia a gente consegue ver em diversas partes daquelas edificações por meio do ornamento características de um povo de uma sociedade de uma cidade características vernaculares então o ornamento Ele cumpre uma função fundamental para caracterizar uma
determinada sociedade para caracterizar e trazer identidade nas [Música] edificações we have as in all other cultures our Own we have a degree of Duty to those Who came before US to our ancestors and we have a degree of Duty to our descendant those Who come After US our sense of Time Has Lost its depth both the depth of the past and the depth of the future It's Lost Dire it instead a Time the past represents millions of experiments of Trial and error and we humanity has selected the successes most of the time so It's like
Science we have documentation you don't want to have to spend three years reinventing know [Música] I think that many of our ideas about modernity have turned out to be quite na and quite primi and we slowly painfully learning that we need to understand and respect the deeper patter of transformation over [Música] time [Aplausos] [Música] como diferentes caminhos que convergem para o mesmo Ponto cada povo e cultura encontrou uma rota que os levou à Beleza apesar de histórias contextos eles descobriram os elementos universais que e manifestam o belo o homem antigo estava ligado a um meio
e a uma fé a natureza o conectou ao mundo revelando a beleza presente tanto no detalhe mais de minuto como na paisagem mais Sublime e a f refletiu em suas obras o fundamento de suas crenças e a alma de seu tempo é a partir desta ligação que seu ser foi forjado que sua cultura floresceu E que seus valores se materializaram por meio de sua [Música] arte quando a gente pensa em beleza no mundo clássico né a gente tá falando da imitação da realidade os gregos e romanos eles tinham muito essa ideia de mimes então eles
olhavam pro mundo natural e realmente tentavam copiar aquilo de certa forma na pintura na escultura e principalmente na arquitetura também no pensamento grego mais comum nós vamos ter um sentido de beleza mais ligado à estética proporcionalidade etc um ideal de beleza o ideal estético geométrico os gregos e Romanos eles costumavam ver no corpo humano Med de todas as coisas e a arquitetura ela vai se basear muito no corpo humano para tirar suas medidas para tirar medidas de simetria proporção harmonia tudo isso que tá presente no corpo humano vai se manifestar na arquitetura para buscar aquela
escala [Música] humana quando a gente fala da filosofia grega nós temos diversos momentos assim né Não dá para colocar dentro uma caixa então do ponto de vista aristotélico a beleza Ela será digamos assim a correspondência da existência do ser por que que o uma coisa é bela Porque existe a beleza da pedra está no quê no ser pedra ponto para Platão já não é isso né para Platão já tem a contemplação que é o elemento subjetivo então Ou seja você vai eh atingir a contemplação do Belo por quê Porque Deus é a belea o transcendente
é a beleza e a beleza se reflete nas outras coisas e de acordo com maior proximidade com aquilo que é transcendente mais belo [Música] será a filosofia grega buscou trazer luz sobre diversos questionamentos que afligiam a razão humana dentre eles o que é a beleza Platão defendia que o belo estaria indissociado do bem e da Verdade o bem seria o elemento que une a beleza o fator que eleva o homem e a verdade o objetivo último que devemos buscar por isso só seria Belo aquilo que é tanto bom como verdadeiro quando a gente olha a
organização com esse foco entender a beleza nós vemos que o sagrado está presente nas produções de arte logo o belo a beleza está subjugada a uma noção Sacra é uma noção Sagrada essa noção de beleza ela é uma noção de bem porque beleza bem forma Tudo está atrelado a uma noção única de um ser que se apresenta quando nós vemos todas Aqua aquela Gama de representação artística principalmente nas esculturas gregas que o corpo humano vai ser utilizado a exaustão Nós estamos vendo ali uma forma de representar a própria divindade e a hora que você analisa
uma descrição do que são por exemplo os deuses gregos eles são hom que possem as mesas AM então quando há representação do Belo tanto na Grécia quanto em Roma nós temos que por mais que o humano é extremamente exaltado nessas representações ali está presente a ideia do [Música] [Música] divino sagrado ganhou um novo nível de profundidade e significado foi por meio da Escolástica que a estrutura do pensamento filosófico foi incorporada à teologia Cristã conciliando a doutrina da igreja aos conhecimentos desenvolvidos pela civilização grega nesse processo a ideia e o significado do Belo também sofreram modificações
Santo toms elando na Suma Teológica fala sobre aeza fala sobre isso ele fala do ponto de vista objetivo e subjetivo do ponto de vista objetivo a beleza está ligada à forma das coisas mas não apenas a forma como uma questão geométrica mas como uma questão ontológica a questão do ser então uma coisa ela é mais bela à medida em que ela tem mais proporcional di tomo e claridade mas volto a dizer Esse proporcional não apenas numa questão de medidas mas de adequação à forma daquilo que deve ser por meio da união entre o pensamento grego
e a fé cristã São Tomás de Aquino descreveu A beleza a partir de três principais elementos integridade proporção e integridade quanto mais um ente expressa sua Plenitude mais próximo estará da perfeição e portanto mais belo ele será proporção a harmonia entre diversas partes para que a ordem expresse um fim que seja próprio da beleza e clareza O que é belo transborda a essência de seu ser ouja lz sobre sua própria natureza para São Tomás esses três elementos representam não apenas uma definição conceitual sobre a beleza mas também uma compreensão teológica de quem é o ser
que a representa quem é o digamos assim o modelo que Tomás ja Aquino tem diante dos olhos é Jesus Cristo durante a idade média a figura do Cristo do Messias que quebra com toda a continuidade vinda de Grécia e de Roma e inaugura a realidade mesma que vai ser a cristandade vai ser aquilo que será o Tom final pro mundo ocidental e de certa forma pro mundo a noção da arte da Beleza continua estando atrelada ao sagrado os artistas da idade média ligaram gerações por meio da tradição suas obras eram responsáveis por contar ao Homem
Comum seu passado e sua história as sagradas escrituras foram transcritas por meio das diferentes Artes presentes nas igrejas e nas catedrais quando nós fomos pegar por exemplo a arquitetura Sacra né É preciso que eu entenda que eu estou num lugar sagrado e as formas vão ajudar quando a gente olha aquelas catedrais medievais Você sempre tem essa reunião pra missa Todas aquelas pessoas se reunindo Vamos colocar assim domingo de manhã para ir naquela edificação e quando elas chegam naquela edificação elas conseguem se deparar com uma catedral cheia de símbolos a gente consegue perceber ess símbolos nos
Vitrais nas pinturas nas esculturas Então a gente tem uma função pedagógica aqui que ajuda aquelas pessoas A compreenderem a própria fé o grande significado da religião é levar o homem a Deus o templo vai ser importante para isso interiormente na igreja nós precisamos trazer elementos que remetem à natureza então nós temos né arabescos temos voltas temos formas é que vão me remeter a por exemplo aquilo que Deus criou né só que aquilo que Deus criou agora tocado pela mão humana e transformado em arte então nós temos essa necessidade de hierarquia não só pessoal mas de
hierarquia arquitetônica a luz ela vai ser utilizada a exaustão naquilo que no meu ponto de vista é a maior das obras na Idade Média que são as catedrais góticas elas cumpriram assim uma função primordial no Imaginário do medievo né quando a gente imagina aquelas pessoas passando durante anos e anos na frente de uma catedral que estava sendo construída durante 100 200 300 anos elas conseguem encontrar uma história significativa ali a gente pode dizer que elas eram grandes livros de pedra elas não têm apenas aquele aspecto funcional gerações e gerações trabalharam em uma mesma Catedral então
na idade médio a gente consegue ver a Catedral no centro da cidade ocupando o Imaginário dessas pessoas e fortalecendo [Música] imagin One The Great steps for in History of ideas in West as most people would Conce it has to be [Música] theen per anent [Música] O Legado histórico deixado pela idade média construiu as Fundações da Renascença tanto pelo conhecimento filosófico e teológico PES medievais P igreja o Renascimento é reconhecido como um dos momentos mais ricos da história da [Música] [Música] arte the past is not to just repeat the past you can't repeat the past reniss
repeat the Ancient World it was Own thing but it did that precisely because it was able to see itself as Part of a living tradition in the art of the classical era we have so many Wonderful examples that you can go back to again and again which done many times with these works and I learn something each time [Música] as obras da Renascença ainda dialogavam com a sacralidade mas Diferentemente do que ocorria na Idade Média agora a figura humana havia se tornado a protagonista revelando por meio de suas virtudes o que de mais elevado poderia
existir no homem quando a gente olha olha pra Grécia antiga a gente tem aquele antropocentrismo muito forte esse antropocentrismo ele chega de uma maneira muito interessante também na obra de vitrúvio vitrúvio arquiteto Romano que vai ver o homem como medida de todas as coisas então o corpo humano ele passa a ser uma medida pra própria arquitetura pra concepção da arquitetura essa ideia chega no renascimento a gente vai ter até Leonardo da 20 baseado nesses escritos do vitrúvio criando ali o homem vitruviano então a artura na história ela sempre teve uma relação com o corpo humano
a famosa frase de Protágoras o homem é a medida de todas as coisas ele é a medida de todas as coisas no povo grego Mas acontece que esse é um homem que ele é feito à imagem dos Deuses ele não é um homem racionalista não é o homem filho do humanismo renascentista quando esse essa mesma frase de Protágoras é utilizado a partir dos renascentistas o homem é a medida de todas as coisas esse homem renascentista pós idade média ele não é um homem feito à imagem de Deus ou no caso dos gregos dos Deuses Ele
é um homem que foi retirado essa questão deific teísta foi retirado a sacralidade dele e deixado apenas o antropos apenas a humanidade nós estamos falando de uma representação de um homem homem Apenas não no homem que tem a centelha Divina então é é esse ponto que tem que tomar muito cuidado na hora de fazer o balanço e a comparação entre o humanismo renascentista e humanismo presente na Grécia em Roma óbvio que do ponto de vista de produção artística com os grandes nomes Rafaelo Michelangelo davin todos esses grandes nomes aí eles possuem uma importância única nesse
meio social mas parece que a decadência tá começando a ocorrer esse homem ele vai impregnar suas obras com os [Música] homens grande escritor chon dizia o renascimento foi também a morte de muitas coisas belas porque no Renascimento resgatar-se formas gregas da Beleza o número de ouro e no entanto se perdeu em espiritualidade muito O homem ainda apontava para Deus mas em seu olhar era perceptível o desejo de quem ansiava por mais o humanismo inaugurou uma ruptura Sutil mas que aos poucos deixava a tradição e a fé de lado e colocava o homem como o centro
de todas as coisas complicado esse momento aqui pra humanidade e a gente tá colhendo os frutos disso porque você muda a perspectiva então quando eu faço essa mudança de um teocentrismo para um antropocentrismo eu começo a mudar todo o entorno com um pretexto de que eu quero recuperar aquilo que se havia perdido aos poucos os valores humanistas começavam a disputar espaço com o sagrado bastaram poucos séculos para que os ideais que colocaram o homem como cro da deixassem de expressar suas virtudes humanas e passassem a representar seus vícios quando nós temos a produção artística ela
tá sendo a produção pro próprio homem pro outro homem porque é ele agora o símbolo central da sociedade é por isso que nós começamos a ver o desenvolvimento dessa ideia humanista muito forte desses movimentos rentistas e essa ideia vai aiu o ápice com o movimento do pensamento Iluminista a partir das diferentes interpretações e compreensões da realidade grandes pensadores do Iluminismo acreditaram ser capazes de projetar um novo mundo a sociedade passava a ser o palco de suas ideias e teorias to is not a Rand occurrence not Happen Not that is you know the result of inable
forces historical forces it was The product of specific set of ideas and a specific set of choices and they go back in some ways to thein [Música] because Grand adores dessa nova sociedade seriam os engenheiros sociais acho que uma das formas que os intelectuais se transformaram em Engenheiros sociais é porque justamente quando começam essas rupturas e no final do 19 Elas já estão bem instaladas a cultura europeia erudita no momento que você parte do pressuposto que você vai Reinventar o mundo a partir do zero e essa reinvenção do mundo a partir do zero passa inclusive
por conceitos que seriam de alguma forma ou científicos ou racionalmente fundamentados e os intelectuais entram nessa brecha no sentido de que eles passam a ser aqueles Engenheiros Racionais da reconstrução social a ideia desse pensamento Iluminista ela é Clara ao proclamar o homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último Padre eles conseguem colocar a criação de uma religião do homem quando você se desliga da transcendência você acaba perdendo uma familiaridade do ser humano isso faz com que você vá buscar isso em outras dimensões provavelmente materiais se você não busca no
plano espiritual só lhe resta o material então Aí você pega tudo aquilo que era uma justa reivindicação nesse período por exemplo de autonomia Ok mas isso vai virar um egocentrismo vai virar egoísmo vai virar individualismo você pega aquilo que seria uma justa reivindicação que é liberdade isso se torna liberalismo tudo vai degenerar né tudo vai degenerar e aí nós vamos sair do período de um iluminismo para um período da modernidade cujo centro não é mais nemum ser humano ao se desconectar da tradição e cortar suas raízes com o passado a modernidade colocou de lado a
sabedoria acumulada por séculos de tentativa e erro com a vontade de remodelar a natureza humana e reconstruir a sociedade engenhe no m para no [Música] ine é um dos que se apresentam a emprego de reconstrutor do mundo uma vez que o processo de ruptura moderno capitaneado pela burguesia criou essa devastação em que ao mesmo tempo a gente devasta fla com nilismo Mas não assume humility tot appreciation the compx of Nature catastrophic because it Puts A small group of people to replace God to believe that we can do anything we want we can go in and
cut down a Forest and build skyscrapers there What are the consequences they don't believe there are Any consequences because a certain Class of technocratic humans have the power and omnipotent but omnipotent [ __ ] as pessoas talvez que fazem o mau uso da razão se colocam fora da realidade e usam a sua razão para adulterar a realidade de acordo com a sua ideia que é a base da [Música] ideologia [Música] tanta pessoa reflexo tem rosto não tem natureza você tem talvez apanhado de [Música] form realizado no mundo em que hoje vivemos a arte apenas reflete
a essência dos delírios do homem [Música] [Música] moderno [Música] C C [Música]