[Música] vamos abrir a palavra de deus em lucas capítulo 15 lucas capítulo 15 nós seremos nós leremos todo o capítulo lucas capítulo 15 aproximavam-se de jesus todos os publicanos e pecadores para ouvir e murmuravam os fariseus e os escribas dizendo este recebe pecadores e come com eles então lhes propor jesus esta parábola qual dentre vós é o homem que possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas não deixando desertas 99 e vai em busca da que se perdeu até encontrá lá achando a põe na sobre os ombros cheio de júbilo indo para casa reúne os amigos
e vizinhos dizendo lhes alegrai-vos comigo porque já achei a minha ovelha perdida digo vos que assim haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por 99 justus que não necessitam de arrependimento ou qual é a mulher que tendo 10 dracmas se perder uma não acende uma candeia vai à casa e à procura de gente mente até encontrá la e tendo achado reúne as amigas e vizinhas dizendo alegrai-vos comigo porque achei a dracma que eu tinha perdido eu vos afirmam que de igual modo a júbilo diante dos anjos de deus por
um pecador que se arrepende continuou certo homem tinha dois filhos o mais moço deles disse o pai pai da minha parte dos bens que me cabe e ele diz repartiu os haveres passados não muitos dias o filho mais moço a juntando tudo o que era seu partiu para uma terra distante lá dissipou todos os seus bens vivendo dissoluta mente depois de ter consumido tudo sobre veio aquele país uma grande fome e ele começou a passar necessidade então ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra e este mandou para os seus campos aguardar
porcos ali desejava ele fartar-se das alfa roupas que os porcos comiam mas ninguém dava nada então caindo em si disse quantos trabalhadores de meu pai tem pão com fartura e eu aqui morro de fome levantar-me-ei irei ter com o meu pai de direito pai pequei contra o céu e diante de ti já não sou digno de ser chamado teu filho trata me como um dos teus trabalhadores levantando se foi para seu pai vinha ele ainda longe quando o seu pai o avistou e comparecido dele correndo o abraçou e beijou e o filho e disse pai
pequei contra o céu e diante de ti já não sou digno de ser chamado teu filho o pai porém disse aos seus servos trazer depressa melhor roupa vestiu ponte no anel no dedo e sandálias nos pés trazei também mataram no vídeo cevado comamos e regozijamo-nos porque este meu filho estava morto e reviveu estava perdido e foi achado e começaram a regozijar-se hora o filho mais velho estiveram no campo e quando voltava ao aproximar-se da casa ouviu a música e as danças chamon dos criados e perguntou lhe o que era aquilo que ele informou veio do
irmão e seu pai mandou matar um novo vídeo observado porque recuperou recuperou com saúde eles indignou e não queria encontro não queria entrar saindo porém o pai procurava conciliá lo mas ele respondeu ao seu pai há tantos anos que sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua e nunca me desse um cabrito sequer para alegrar se para alegrar me com os meus amigos vindo porém esse teu filho que desperdiçou os teus bens com meretrizes tomanda se matar para ele o novo vídeo cevado então ele respondeu o pai meu filho tu sempre estás comigo tudo o que
é meu é teu entretanto era preciso que nos regozijar se temos de nos alegrar semus porque esse teu irmão estava morto e reviveu estava perdido e foi achado vamos orar mas santo nós louvamos por a palavra que é tão rica que é tão profunda o pai que de fato confronta os nossos pecados confronta a nossa gratidão a nossa insensibilidade confronta o desejo que por vezes temos de que pessoas se percam confronta a nossa missão e não buscar os perdidos nós reconhecemos para esses pecados e te agradecemos por que a tua palavra é de fato uma
luz nas trevas que por vezes se cometem em nosso entendimento não vamos porque a tua palavra nos guia então a verdade e nudes nos dispõe a fazermos aquilo que é correto pedimos que nesta manhã o senhor abriu os nossos olhos o senhor nos confrontos e que o senhor nos mostra aquilo que nós devemos fazer é que nós pedimos em nome de jesus amém os irmãos uma das coisas que maravilhava os discípulos de cristo e escandalosa izawa os fariseus e os religiosos é o fato de jesus cristo se aproximar e até fazer refeições com os marginalizados
da sociedade com os publicanos e com os pecadores publicanos como já aponta a palavra eram os públicos publicanos eram os funcionários públicos geralmente eram os cobradores de impostos àqueles que estavam trabalhando para roma para arrecadar os impostos dos judeus e os pecadores chamados desta forma pecadores eram os marginalizados eram aqueles que estavam à margem da sociedade aqueles que não tinham vida religiosa que tinham pecados explícitos e jesus ao contrário dos fariseus se aproximava dessas pessoas o nosso texto diz que essas pessoas vinham encontro de jesus para ouvi lo a mensagem de jesus atrair essas pessoas
a mensagem dos fariseus reprimia é espantava os fariseus tinha um discurso de ódio existe um discurso legalista que espantava as pessoas não era um discurso sensível jesus tinha um discurso sensível jesus atrair a essas pessoas as pessoas vinham para ouvir no e quando as pessoas vinham os fariseus moravam vejo versu2 este recebe pecadores e come com eles este aí recebe pecadores e comem com eles porque os fariseus não chegavam perto desse tipo de gente e muito menos fazia refeições com essas pessoas mas jesus já em outras partes do seu evangelho havia dito que ele tinha
vindo justamente para resgatar aqueles que precisavam de médico àqueles que se julgavam sãos que se julgavam justos estes jesus não não tinha conversa com eles então mais uma vez jesus está em confronto aqui com esses religiosos e ele vai responder esta acusação dos fariseus contando três histórias três pequenas histórias chamadas de parábolas nestas três pequenas histórias nós temos a lição central do amor do pai pelos perdidos o amor do pai pelos perdidos nas três parábolas três coisas ou pessoas se perdem na primeira parábola uma ovelha se perde na segunda parada uma dracma que era uma
moeda grega de alto valor se perde e na terceira parábola um filho se perde então nós temos aqui três parábolas que não podem ser consideradas separadamente elas formam um bloco são três parábolas que falam de três perdidos uma ovelha perdida uma moeda perdida e um filho perdido há uma proporção do maior para o menor primeiro de cem ovelhas uma se perde segundo de dez moedas uma se perde terceiro de dois filhos um se perde há uma proporção há uma proporção de valor também perder uma ovelha dentre 100 não é um prejuízo tão grande perder uma
moeda preciosa dentre 10 é um prejuízo maior e que prejuízo é perder um filho que prejuízo é perder um filho e jesus está justamente caminhando para o ápice porque o assunto da parábola não é moeda nem ovelha pessoas pessoas então o ápice chega quando fala de um filho que se perdeu porque jesus vai falar de pessoas que estão se perdendo que precisam ser resgatadas nas três parábolas quando perdido encontrado há uma grande festa nas três parábolas jesus mostra como é o amor de deus pelos pecadores e nós vamos analisar neste prisma como é o amor
de deus pelos pecadores em primeiro lugar é um amor que busca um amor que vai ao encontro do pecador é um amor que vai nas trevas para buscar aquele que necessita de luz não é um pai que fica aguardando apenas mas é um pai celestial que vai em busca daquele que se perde no nós vemos que no versículo 4 começa a parábola qual dentre vós é o homem que possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas não deixando desertas 99 e vai em busca da ccee perdeu até encontrá lá essa figura de pastores de ovelhas era
muito própria era muito conhecida do povo que estava ouvindo jesus em todos os campos você tinha criação de ovelhas e jesus fala o óbvio pra eles qual de vocês que se tiver uma ovelha que se perder você não vai atrás todo o pastor vai atrás mesmo que tenha cem ovelhas ele não deixa morrer e ir embora e assumir o prejuízo todo bom pastor vai atrás das ovelhas qual é a mulher que tendo 10 dracmas se perder uma não acende uma candeia varre a casa e procura diligentemente até encontrá la drac manhã era uma moeda romana
que equivale a um dia de trabalho tem se se nós tivéssemos uma moeda que valesse 150 reais a nossa moeda mais cara é de r$1 não é pense se nós tivéssemos uma moeda que valesse 150 reais essa mulher tinha dez moedas era um pequeno tesouro de forma que quando ela perdeu uma dessas moedas ela acendeu a sua candeia a sua lamparina muitas casas de pessoas mais pobres não tinham janelas então é um caso as escuras piso de terra ela ascendeu a sua lamparina e passou a varrer a casa insistentemente dedicadamente até que essa moeda apareceu
essa moeda estava perdida no escuro e na sujeira mas ela apareceu not meus irmãos que os fariseus estão morando por que jesus se misturava com pecadores e jesus mostra que é justamente os pecadores que ele está querendo salvar que está procurando que ele está buscando ele diz na sua palavra que ele veio buscar e salvar o pedido nunca 1910 ele disse marcos 2 17 o santos não precisam nem médio e sim os doentes não vim chamar justos e sim pecadores em primeiro lugar então o amor de deus pelos perdidos é um amor que busca é
um amor que vai atrás a iniciativa nunca é nossa meus irmãos em todos os relatos bíblicos nós vemos que a iniciativa é sempre de deus abraão estava lá num país idólatra seguindo a idolatria da sua família e deus foi atrás de abraão mateus greve estava na coletoria de impostos e jesus foi atrás dele é sempre deus quem toma a iniciativa para quem nasceu num lar crente isso não fica tão visível eu porque nascemos na família da aliança mas para quem veio de fora sabe do que estou falando é deus quem vai ao seu encontro é
deus quem diz érica de pessoas crentes para que você seja alcançado o amor de deus tem essa característica é um amor que vai em busca do pecador em segundo lugar é um amor que traz efetivamente traz o perdido busca aquele que estava perdido e encontra diz no verso 5 no comportamento do pastor que o pastor achando a achando a centésima ovelha põe-na sobre os ombros cheio de júbilo vocês já devem ter visto a figura de como um pastor transporta uma uma ovelha nã o ele pega as quatro patas duas aqui duas aqui e coloca aqui
atrás ano de forma que a barriga da ovelha fica na nuca e ele transporta desta forma é a figura daqui e coloca um sorriso no rosto desse pastor porque ele está cheio de júbilo porque encontrou aquela ovelha que estava perdida tendo achado reúne versus 6 indo para casa reúne os amigos e vizinhos dizendo alegrai-vos comigo porque já achei a minha ovelha perdida o comportamento da mulher que encontra moeda valiosa é o mesmo verso 9 tendo achado reúne as amigas e vizinhas dizendo alegrai-vos comigo porque achei a drac mann que eu tinha perdido note meus irmãos
que quando se fala que da dracma jesus usa uma moeda talvez a moeda de maior valor na época justamente conduzindo para o ápice da história que é o filho que tem mais maior valor do que tudo pra falar do valor que os pedidos têm aos olhos de deus é por isso que deus vai e busca aqueles que estão perdidos na terceira parábola que a parábola do filho perdido ou do filho pródigo o que é pródigo é esbanjador o código é gastador por que por que o filho pegou a a terceira parte ou pegou a parte
que lhe cabia na herança e gastou tudo então por isso que ele é o filho gastador é o filho esbanjador é o filho pródigo e na parábola do filho pródigo nós não temos um pai que vai em busca do filho na primeira parábola o pastor vai em busca da ovelha na segunda a mulher vai em busca da moeda mas na terceira é um contexto diferente este que se perde ele não é um filho que se separou do pai num passeio é um filho que deliberadamente pede a sua herança em vida e sai de casa o
pai não vai atrás dele mas meus irmãos o pai celestial conduz todos os acontecimentos soberanamente para que esse filho volte então é o pai celestial quem traz de volta este filho na parábola a parábola do filho pródigo mostra que haviam dois filhos e o mais moço pediu a sua herança em vida isso era possível naquela época mas isso é um ato de digamos rebeldia contra o pai de desrespeito à eu quero sair de casa então senhor adiante a minha herança e se era terrível terrível para qualquer pai mas era possível do ponto de vista legal
mas era humilhante o texto fala no verso 13 que o filho foi para um lugar muito distante e que o filho dissipou todos os seus bens vivendo dissoluta mente o texto fala que ele gastou aquela pequena fortuna vivendo em pecado no final da história o irmão mais velho fala em meretrizes falem prostitutas nós não sabemos é possível é possível mas o fato é que a bíblia diz que ele viveu dissoluta mente e depois de ter consumido tudo pra completar a crise veio uma grande fome sobre a terra e agora além de ele não ter na
ele não tem mais possibilidades de emprego porque com uma grande fome você vai ter muita gente sem ter o que fazer porque se as chuvas não vêem você não tem colheita você não tem perspectiva de implantação então a situação ficou tão difícil do ponto de vista daquela crise para este mais novo que ele foi cuidar de porcos e não havia uma coisa mais humilhante para um judeu do que cuidar de porcos cuidar de ovelha era uma coisa ou de gado mas cuidar de porcos para um judeu que considerava o porco por causa das leis dietéticas
um animal extremamente impuro era de fato fundo do poço meus irmãos era o fundo do poço o judeu cuidando de públicos de porcos e mesmos trabalhando ele passava fome versículo 16 ali desejava ele fartar-se das alfa roupas que os porcos comiam mesmo trabalhando ele passava fome o texto deixa claro que ele desejava comer mas ele não comia ele não comia ele estava passando fome o que é o farroba alfarroba é o fruto da alfarrobeira era a alfarrobeira ira é uma vagem comum aliás alfarrobeiras produz alfarroba que é uma vagem comestível imagine aí uma vagem marrom
escura que se você abre essa vagem tem ali cerca de 10 a 15 sementinhas um pouco menores que o feijão da mesma cor mais ou menos menores que o feijão e essa sementinha secção comestíveis a elas elas é tem um sabor adocicado inclusive elas lembram elas lembram as propriedades do cacau elas têm menos gordura e tem mais açúcares naturais então eram alimento que na época de crise era dado para os porcos porque você tinha abundância sessa as vagens nas árvores né em tempos de crise era dado o fato é que esse rapaz mais novo ele
está numa situação tão caótica que está desejando a comida dos porcos geram humilhante cuidar de porcos agora desejar a comida dos porcos meus irmãos é para baixo do poço eu falei fundo do poço e jogar para baixo do poço era terrível terrível jesus constrói uma parábola mostrando o estado miserável aqui esse jovem chegou o texto ainda fala que ninguém dava nada ele passava fome e aí ele cai em si verso 17 então caindo em si disse quantos trabalhadores de meu pai tem pão com fartura e eu aqui morro de fome ele quer reconhecer o seu
erro ele reconheceu o seu erro deus fez com que ele passasse por uma mobilização tão grande que só assim ele reconheceu o seu erro não é assim conosco também meus irmãos nós não temos que muitas vezes passar por humilhações para reconhecer o nosso erro porque na nossa altivez muitas vezes nós não reconhecemos deus tem que nos derrubar para que nós reconheçamos o nosso erro isso aconteceu com este jovem e ele disse levantar-me-ei e irei ter com o meu pai de direito aip que encontra o céu e diante de ti aqui além de reconhecer o seu
erro ele reconhece o seu pecado quando ele diz e keira contra o céu e que encontra o céu ele reconhece que ele não pegou só contra o seu pai ele pecou contra o seu deus pequei contra o céu e diante de ti verso 19 já não sou digno de ser chamado teu filho trata me como um dos seus trabalhadores imaginemos a soberba deste jovem quando ele pediu para sair de casa pedindo a sua herança agora o contrário você tem aqui ele já não se reconhece digno de ser chamado filho de deus o humilhou e agora
ele vai ser tratado no verso 21 ou 22 nós temos um regresso que o texto fala que ele vinha vindo e o seu pai o violão gegê e compadecido dele correu um abraço e um beijo não era costume de homens judeus saírem correndo é judeus não tinha essas manifestações de alegria mas aqui o pai deixa tudo de lado e sai correndo porque o seu filho voltou o abraça o beija e diz dragão a melhor roupa está restaurando a sua filiação ele é meu filho traga a melhor roupa coloque um anel no dedo o anel geralmente
é o sinete era um sinal de autoridade e sandália nos seus pés sinal de liberdade porque os escravos ficavam descalços né os homens que não eram escravos usavam sandálias aqui o filho é recebido de braços abertos e nesta parábola então meus irmãos este pai da parábola é justamente o nosso deus que quando um perdido volta humilhado compadecido encontra um pai que o recebe de braços abertos e nós já vemos que o pai celestial dirigir todos os acontecimentos para que este filho voltasse então o amor de deus além de ser um amor que busca e de
um amor que traz efetivamente por fim é um amor que se alegra é um amor que se alegra os fariseus não estavam nada alegres em verem jesus salvando pecadores não estavam nada felizes eles tinham inveja de jesus no final da parábola o irmão mais velho que não se alegra com a volta do irmão mais novo são os fariseus jesus está associando o irmão mais velho com os fariseus que deveriam se alegrar porque pessoas estavam se convertendo porque pessoas estavam mortas e agora estavam vivendo mas o irmão mais velho ele não se alegra ele fica com
ciúme jesus está associando este irmão mais velho com os fariseus assim como quando ele fala das das ovelhas ele fala que ele fala no verso 7 digo digo vos que assim haverá julho no céu por um pecador que se arrepende do que por 99 justus que não necessitam de arrependimento veja que ele passou das 99 ovelhas para 99 justus que não necessitam de arrependimento ele está mirando nos fariseus que eram estes e seu dos justos que se achavam santos que pelo fato de serem descendência de abraão já estavam com a salvação garantida eles não criam
no messias eles achavam que já estavam salvos que eram justos por serem da linhagem sanguínea de abraão então o irmão mais velho aqui é justamente o fariseu que não se alegra note que nas três histórias nós temos alegria porque o perdido encontrado na história do pastor o pastor vai pra casa versus 6 reúne os amigos e vizinhos dizendo lhes alegrai-vos comigo porque já achei a minha ovelha perdida a dona de casa reúne as amigas e as vizinhas e diz alegrai-vos comigo porque achei a dracma que tinha perdido verso 9 e no fim o pai verso
2324 matéria no vídeo cevado comamos e regozijamo-nos regozijamo-nos porque este meu filho estava morto e reviveu estava perdido e foi achado e começaram a regozijar-se mas não são apenas festas terrenas que acontecem aqui e agora jesus sai da parábola que é fictícia e vem para o mundo real dizendo que na realidade quando um pecador que estava perdido é encontrado a festa no céu e isso não é parábola ajuda no céu quando um pecador se arrepende disso versus 7 digos assim haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por 99 justus
que não necessitam de arrependimento o verso 10 euros afirmou que de igual modo a junho diante dos anjos de deus por um pecador que se arrepende os irmãos os anjos se alegram e deus se alegra quando um pecador vem para os caminhos de deus quando um pecador que estava perdido é encontrado e se volta para deus o próprio deus diz que ele não tem prazer na morte do perverso ezequiel 1823 acaso tenho o prazer na morte do perverso diz o senhor deus não desejou antes que ele se converta dos seus caminhos e viva provérbios 12
22 os lábios mentirosos são abomináveis ao senhor mas os que agem fielmente são o seu prazer é um deus meus irmãos que não é impassível é um deus que não é isento de emoções é um deus que se alegra é um deus que ama é um deus que tenha prazer quando pecadores se arrependem o bispo haile escreveu o que importa se o mundo te desprezar isso um bar do teu arrependimento enquanto usam os homens estão escarnecendo os anjos estão se regozijando então deixe que os homens um bem e as carnes são porque quando um pecador
se arrepende ajub lo no céu concluindo meus irmãos o amor de deus para com os pedidos é um amor que busca é um amor que traz de volta efetivamente e é um amor que se alegra e nós como discípulos de cristo nós devemos que nos devemos nos espelhar não os fariseus com discurso que mais repete as pessoas mas nós temos que mostrar um evangelho que confronta pecados e que oferece a salvação o evangelho sensível para com as pessoas que estão marginalizados que estão desprezados pelo mundo jesus age assim nós devemos agir também devemos mostrar o
caminho de salvação para aqueles que estão perdidos neste mundo lembremo-nos gil que do que gerar realmente gera alegria no céu quando você consegue um emprego novo isso não gera alegria no céu quando você compra um carro passa no vestibular concluir um curso tudo isso é importante e glorifica a deus não há dúvida mas o que gera alegria no céu é conversão dos pecadores quando pecadores se arrependem o céu entre festa ea pergunta é quanto à festa nós temos produzido no céu e você nós temos anunciado esse evangelho salvador as pessoas que deus colocou ao nosso
redor familiares e colegas de escola colegas de trabalho clientes e amigos deus colocou pessoas ao nosso redor e na medida em que nós pregamos o evangelho aqueles que são eleitos do senhor eles ouviram a voz do pastor e se arrependeram e haverá júbilo no céu meus irmãos que nós estejamos motivados em gerar de fato julho no céu o nosso redentor ele se preocupou com aqueles que estavam perdidos nós somos seus discípulos nós devemos ter a mesma preocupação a mesma mensagem ea mesma alegria em gerar alegria no reino dos céus quando pecadores se arrependem que deus
nos abençoe amém [Música]