ciência modernidade magia religião natureza e cultura que essas coisas têm em comum hoje eu gostaria de falar um pouco desses imbricamento desses conceitos e recapitular um pouco os processos através dos quais a ciência se constitui na modernidade e essa constituição se dá separadamente de forma a segregar mundos segregar a natureza da cultura a relegar ao mundo natural que era antes constituído como amparar ti ontológica das relações de humanos com a natureza aliás é só pra frase que eu falei nas relações de humanos com a natureza já é uma frase cientifização dá uma vez que a
gente enquanto herdeiros da modernidade tratou disse a gente tratou de se colocar de forma apartada nós enquanto humanidade nos colocamos de forma apartada da natureza sendo que previamente isso não ocorria então é preciso destrinchar um pouco mais esse processo pra entender as consequências disso nas nossas próprias concepções nas nossas formas de elaborar conceitos e na nossa própria forma de pensar e aqui eu trago dois autores super importante para a gente refletir a respeito dessas questões que são bruno latour yeah eles é que ambos de até dialogam entre si a mais cada um tem as suas
particularidades há a idéia básica de constituição da ciência afirmação da ciência perante o mundo enquanto a autoridade enquanto o discurso de verdade ela deve então ser concebida como fruto de um processo que de uma certa forma apartou como falei a natureza relegou a natureza ao plano de tudo o que é natural ele é objeto da ciência e ele deve ser explicado a partir da lente da ciência partir dos critérios científicos ea lógica dele então essa é um objeto ele por si só não se explica sozinho ea lógica subjacente à questão da natureza a questão das
relações das implicações da natureza entre si ela não se explica a esse a ciência é uma ciência veio então colocar um véu sobre essas explicações tidas como mundanas demais ea cultura a idéia de cultura também nesse mesmo momento ela surge como uma maneira de dar a voz aquilo que é constituído da humanidade a civilização então a cultura também são elaborações simbólica são elaborações criadas por nós humanos e que a partir das nossas relações com a natureza mas é algo típico é algo exclusivo da humanidade ea cultura ela também acaba sendo alçado a esse patamar de
eficiência é possível explicar a cultura através da ciência é isso que antropologia fácil por exemplo pois bem diante dessas questões vai virar isabelle stanjek e vai dizer então que a gente é fruto desse pro o acesso é a gente principalmente as filosofias às ciências sociais somos então frutos desses processos que criaram uma narrativa épica a narrativa da ciência narrativa de que somos modernos como diria latour que garantia que apenas os filósofos os artistas os cientistas estivessem autorizados a investigar aquilo que mistificou os outros então a partir do momento que a ciência ganha é esse ao
se esse patamar ela também acaba negligenciando e subjugando os seus objetos de estudo e isso aconteceu principalmente também se a gente for olhar num movimento de caça às bruxas o que foi à caça às bruxas para além da perseguição a idéia de um feminino que atuava em plena relação com os elementos da natureza com as forças da espiritualidade ea partir daí alçava suas potências a a caça às bruxas foi então de uma forma ou de outra uma maneira de subjugar essas forças essas potências mas também a forma de a relegar essas práticas tidas como não
científicas a um estágio inferior que pode ser explicado pela ciência tido como o animismo isso pode ser explicado pela ciência isso pode ser então desmistificado então a destruição das caixas caça às bruxas não foi apenas no sentido da destruição física dessas mulheres a destruição dessas relações que colocaram a as idéias científicas assim uma outra concepção de mundo mas também foi um processo de destruição formas de vida que partiam de outros pressupostos sendo assim diz isabela estande é a responsabilidade da ciência foi então determinar o que tava que não estava autorizado a existir enquanto real e
nós atualmente somos herdeiros da superação dessa reivindicação cultural das a irradicação social que foi cometida em prol em nome de uma civilidade idéia de civilização de uma idéia de razão e que é o que hoje a gente considera natural na verdade então foi uma invenção foi uma construção que precisou então de fato atuar sobre a natureza de forma a enxergá-la e analisá la e tratá la a partir de uma outra lente além de que a ciência vai explicar a lente de que a natureza diferente da cultura natureza diferente da humanidade como se nós humanos não
fossemos serys também naturais com funções naturais claro que tudo isso agora passa a ser balizado lido pela lente da ciência [Música]