e hoje eu queria entrar num outro tema que é a da necessidade da associação entre pessoas interessadas no próprio desenvolvimento essa Associação ao fenômeno natural que por motivos totalmente antinaturais acabou no Brasil e no fundo da Vala no Rio de Janeiro nós fizemos uma pesquisa entre intelectuais e artistas brasileiros que haviam entrado no cenário Nacional na década de 30 e naquela época não havia praticamente não havia ensino universitário só tinha só cuidar direito e medicina e nós ir para um lugar para eles Aonde vocês aprenderam E então a resposta era sempre a mesma eu aprendi
com os outros eu fiz amigos e nós conversávamos debatido de trocar uma ideia é receber o sugestões e assim vai aprender e um servo de modelo também para o outro isso assim A Regra geral não não falhou um então mesmo aqueles que havia estudado no exterior ele dava mais importante essa Convivência do que ao ensino que tenham recebido lá e se você pegar poder por Gilberto Freyre Brasil estudou no Estados Unidos eu dou contra o Paulo Franz boas mas o essencial da mentalidade dele foi formado no Brasil no intercâmbio de ideias Estão onde quer que
você Verifique o florescimento da literário ou científico filosófico você vai ter esse fenômeno é muito interessante você estudar o caso de Viena foi um dos centros mais criativos sobre todas da Filosofia mas também da literatura do teatro por volta da década de 20 e o centro da vida Cultural de Viana é os cafés nos bares e não as Universidades o desempenho das Universidades incluindo desprezado existem um um belo ensaio do um do outro acabou chamada me licença de Vianense E onde ele reduz a universidade austríaca tão famosa a pó já era um ambiente corrompidos em
ali o o a regra básica era o corporativismo interesse corporativo as fofocas universitárias a o jogo de prestígio importante aonde você tinha meu o centro onde as ideias circulavam e as pessoas que a sua inspiração eram os bares Vinícius região aos cafés especialmente alguns ele se teu nome não me lembro aqui é dois ou três que eram bastante famosos né o e curiosamente quando um desses bailes é fechado o nível de intensidade da vida intelectual e a net cai muito a senhora não precisa dizer que depois da ocupação nazista foi tudo para obreiro acabou tudo
de repente e o Rio de Janeiro foi durante muito tempo o centro da vida intelectual do país EA primeira coisa que o sujeito dotado é com algum talento e com alguma missão ou literária e intelectual de modo geral Fazia era aí para o Rio de Janeiro e ele sabia que ali ele encontra um ambiente acolhedor e estimulante um exemplo claríssimo É o herberto Sales que aquele que morava numa cidade do interior da Bahia bom e que escreveu a carta do Aurélio Buarque de Holanda dizer não tô pensando em ir para o Rio de Janeiro vão
horário responde vem a imediatamente e então ele já esperavam esse afluxo de intelectuais do interior que ficou Central no Rio de Janeiro mais notável ainda é o caso do Graciliano Ramos o que ele tinha sido prefeito na cidadezinha muito pequena chamada Palmeira dos Índios em Alagoas Oi e ele perdeu um relatório de final de ano para toda a prefeitura escritório caiu na mão do Augusto Frederico Schmidt poeta que era também o editor at Líder intelectual Rio de Janeiro e e o Smith leu aqui lhe disse eu aposto que esse jeito o romance na gaveta e
tinha mesmo eu tinha escrito já ó Caetés que o primeiro romance dele também o e os manda liberar também pro Rio de Janeiro e ali existe importantíssimo centro de convivência que é o fundo da livraria José Olympio para que a mente todos os intelectuais do Brasil que tem algum peso se reuniu ali diariamente ele tem um conversações polêmicas troca de ideias e isto criou a literatura brasileira hoje em dia nós não temos mais isto pessoas totalmente dispersas o único Ponto de Encontro à Internet mas Isso evidentemente não basta é por isso que eu tô dizendo
tem uma importância algo mais do que o lado social e o estímulo psicológico E aí e a literatura ela deve refletir de algum modo experiência comum o Porém isso eu vejo uma coisa fácil de conseguir primeiro experiência individual é bastante limitada Então vai ter que preencher aquilo com a imaginação e ele tem de algum modo e captar os estímulos do de todo o ambiente social e encontrar um modo de representar os o modo a representar os seus várias técnicas literárias que existem e você pode estar influenciado por uma determinada corrente e naturalista romântico e pensionista
sou realista qualquer coisa e ela pode não ser muito adequada a representação da experiência comum de uma certa sociedade e numa certa época Então você vai ter que fazer uma série de reajustes em suma a representação literária da realidade ela é um problema ela não é uma coisa lá no Brasil existe essa coisa Bárbara selvagem de achar que toda obra esperar expressão espontânea du É verdade amém Doutor Isto é um barbarismo é só o fato de existir essa ideia circulante né as pessoas têm pergunta assim Mas será que o senhor sabia que ele estava fazendo
isso aí você não sabia como é que você pode fazer o que você não sabe o que fazer então é claro que toda obra literária perceber de muita meditação de muita reflexão e evidentemente de troca de ideias troca de sugestões você pega essas trocas versões não só no material que você leu mas com as pessoas que estão presentes que estão tentando fazer a mesma coisa que você é e você pega o produto toda a literatura do Nordeste surja-lhe com o Graciliano Ramos Jorge Amado amando Fontes Jardins do Rego Jorge Lima parte é tudo isso aí
é um grupo que se formou em torno da pessoa do Roberto fez hoje vai ser com os seus estudos de Antropologia sobre Ele trouxe uma inspiração para toda a sair e de certo modo mudou outro chamado Modernismo no nordestino se você compara isso com o modernismo Paulista você ver uma diferença AB São porque o modernismo objetivo estava procurando captar algo da sociedade brasileira que não tinha sido registrado na literatura ainda e o movimento modernista de São Paulo está tentando apenas se atualizar em relação aos estilos que vigoravam na Europa e por isso aqui a literatura
produzida pela pelo movimento modernista de 22 São Paulo sua bastante artificial que não reflete a vida real se vê mais estereótipo do coisa assim tanto que onde a obra que é do movimento de 22 aqui se tornou mais mais linda e a Lisa Lisa até hoje algum modo eu Macunaíma romance do Mário de Andrade Mas ela é uma monstruosa caricatura ela não não reflete a experiência real da sociedade mas apenas os seus aspectos mais grotescos e mais cômicos Mas visto também por um ângulo Muito estreito e sobretudo é muito lesado pelo fato de uma Android
queria inventar uma nova língua aquele chamar língua brasileira escreveu até um negócio chamado gramatiquinha da fauna brasileira e esta fala Brasileira de bom não era assim que era fala dele mesmo muito menos a fala do grupo então é um conjunto de estereótipos caricaturais que lhe impõem como literatura brasileira daí é enorme dificuldade que você tem para ler uma cura ima ou em dia Flamengo joga eu jogava aí tô com elementos folclóricos mas quando você parte do folclore você não tá partindo da experiência direta da partilhado com elaboração prévia a procura em dia Quais são as
influências culturais que a pessoa recebe no Brasil é basicamente duas televisão e internet então show de música popular bom E isso Aí tu já vai limitando barbaramente o o espectro de sensitividade das pessoas tanto que na literatura dos últimos praticamente 40 ou 50 anos você não vê a experiência brasileira é tratada exceto sob a forma de estereótipos na por exemplo todos os intervalos que saem da experiência dos esquerdistas e no movimento 64 golpe 64 ele não param de registrar essas mesmas experiência Aqui foram experiências de um grupo limitadíssimo mas que para eles esse grupo era
o mundo então o que os intelectuais esquerdistas sofreram o dizem ter sofrido na época virou o tema dominante durante o 40 anos cara só falando isso agora e qual é a última produção literária de valor é feita sobre esse assunto ficou livro do quarup do Antonio Callado com a loop e o do Carlos Heitor cony pessach a travessia houve outros que escreveram também mas também numa Cave é e deformante com o irmão Marco Rebelo terá uma do LV 1 é uma sátira dos militares chamado os simples Coronel Madureira ele pega com um Milico idiota é
bem ser equipado não caricatural ele que era uma azeitona disso bom então isso realmente não reflete a experiência do Brasil e claro que a experiência desta desse grupo específico e intelectual de querer ela é perfeitamente real fazer mais isso com esse dia com a experiência do restante da população eu ver por exemplo que na época o pessoal esquerda estava aterrorizado mas o resto da população não estava de maneira alguma a festa então você tem um contraste em agora você dizer a a nação inteira 200 milhões de pessoas são todos os alienados só nós sabemos a
realidade e na hora que você pensou isso você era cortou o contato com a vida real na mesma hora que ele quer conversa do grupo se torna um substitutivo do mundo e Isso evidentemente matou Esta é uma tua produção literária por muitas décadas à frente eu acho que o último o canto de cisne foi o o livro do Ledo Ivo que chama A Morte do Brasil Então a história gira em torno de policial violenta uma coisa assim mas o momento aquilo era morte do Brasil não aqui ó a morte de um grupo que lugar do
Brasil você não via uma atmosfera fúnebre durante a ditadura excesso que você estivesse metido naquele grupo aqui depois Se associou a barriga essa coisa toda Então você ver que até hoje o golpe 64 é o tema predominante das execuções entre intelectuais de esquerda que eles nunca se refizeram e do susto a e eu até tenho uma explicação é psicológica para isso o que Pedro dia Trinta e Um de Março Primeiro de Abril todas as lideranças comunistas fugiram e se esconderam nas embaixadas temendo uma Matança geral mas não houve Matança nenhuma na verdade e a e
nesse dia morreu exatamente quantia de uma pessoa que se eu vejo assim mesmo acidentalmente isso foi tudo então as câmeras escondidos for posterior eu me lembro que nós vamos eu era estudante na época e diante da notícia do golpe na saindo pelas ruas buscando as lideranças para que nos orientação e cadeiras meninas todas tinham sumido prevendo Um Desafio uma noite de São Bartolomeu que jamais aconteceu então foi um show de covardia com nunca se viu na história o único jeito e tentou fazer alguma coisa reagir mais ativamente alguma acreditar Foi o na horizontal do Rio
de Janeiro com aquela história do grupo grupo dos Onze entenderam algumas pessoas armada tá certo é dispostas é uma resistência que àquela altura era impossível porque o João Goulart arrependido da briga me dá um negócio top Regional mais No resto foi isso é debandada geral Pânico Agora imagina o sujeito depois que passou o negócio ele viu que não teve Matança nenhuma é como é que vai explicar para ele mesmo né esse momento vergonhoso da sua da sua carreira você tem a massa de militantes ali esperando uma palavra nos cara esperando ele liberar sem né e
nada eu quero simplesmente desapareceram o secretário-geral do Partido Comunista Luís Carlos Prestes fugiu tão apavoradamente que ele esqueceu em casa as cadernetas com os endereço nome endereço de todos os dirigentes do partido do país inteiro e como é que você faz uma coisa dessa e e e eu tenho impressão que certo desse certo os atos mais ousados que depois ele cometeram na no tempo da Guerra Ilha então espécie de compensação psicológica dessa covardia na frente acovardou uma vez depois ele tem que mostrar a coragem fora do comum de certo modo para aliviar sua consciência e
se imita exatamente a história do Lorde não sei se brasileiro a Deus acorda login é o capitão do navio mercante e tá lembrando uma leva de peregrinos muçulmanos para fazer a peregrinação a Meca bom e lá para dentro da uma tempestade ele acredita piamente que o navio vai afundar e ele manda abandonar o barco então ele EA tripulação abandonou o barco mas os peregrinos fico no barco e quando ele vai remando chegou no porto da Laura viu intacto mas teve dentemente ele é expulso da marinha mercante e vai morar numa ilha longe rico onde ele
começa uma série de atos desatinados de vendo de coragem do que loucura tentando compensar mas não compensa né E no fim termina sendo sacrificado termina tendo o amor que que me meio eroica meio grotesca bom então essa experiência humana do a compensação histérica da covardia isso aconteceu com toda a esquerda brasileira esse fato foi documentado não esse é o fato mais importante da história ecológica no Brasil e nos últimos 70 anos não tem um romance sobre isto e esse choque de você ter corrido de um perigo inexistente e depois você tem que fazer algum Desatino
para compensar aquilo isto marcou a história do Brasil até hoje por que que você acha que até hoje eles estão procurando os crimes da ditadura ditadura um ator Total 400 pessoas em quantos os assassinados por sua vez má tava 200 ou um conflito armado a porta mais forte venceu mas a outra não deixou de cometer os seus clientes também bom então o que que tem isso de tão traumático não é por que que você tem 70 mil homicídios por ano e esse porque aqui esta violência sofrida por aquele grupo pequeno e que não chega nem
as e já 10ª 10ª ou 20ª marca do número de vítimas assassinadas atualmente anualmente hoje em dia por quê que isso tem tanta importância porque falar obsessivamente disso sendo que é a uma Total desproporção entre o que aconteceu na época e o que acontece hoje todos os dias então é isso aí eu não é uma conduta normal não é quando Tu disseste comum é uma coisa relacionar só tem que ter uma explicação de tipo neurótico por aqui mesmo E isto eu eu sou única pessoa que observamos até até no livro o exército na história o
Brasil e eu achei que o capítulo final sobre a eu era editor do terceiro setor com o nome da hora é capítulo final que dizer a respeito Justamente a Essa época do golpe tava muito incompleto e eu fui pesquisar por mim mesmo ele descobri isto e escrevi isso no próprio livro breve de manhã breve sem a investigar mais profundamente Mas mesmo os mais o fim tudo é aos maridos adeptos do regime de 64 não repararam nisso o extrato tudo como se fosse uma questão de ideologia sem disputa de falar uma ideologia tem algum peso na
hora das coisas mas ela não é a única motivação que leva as pessoas a agir dessa daquela maneira você Qualquer que seja a ideologia do cara continuar sendo um ser humano com a psicologia do ser humano o e evidentemente ele tem milhares de motivações que são Extra ideológicas na esposa com Karine seja da direita e esquerda eu tentei fome em tem medo é tem desejos etc Então porque dá uma explicação ideológica a uma coisa que tem a motivação psicológica tão óbvia que é o medo e também quando saiu o livro dos Reis Ventura - 68
anos que não acabou e também é a mesma coisa você vir aqui e 68 aconteceram rebeliões estudantes em vários lugares na França na Alemanha e nos Estados Unidos exceto em todos esses lugares e os estudiosos já fizeram uma revisão Severa daquilo próprios participantes fizeram autocrítica assim para assadura daquele não tem mais ninguém me leve a sério rebeliões 68 no mundo mas não pretendo leva é porque justamente por causa desse fator bom então e os acontecimentos 68 bom então adquire a importância do símbolo do heroísmo da da militância que a lista para compensar a covardia de
1964 e depois disso surgiram alguns temas os temas é primeiro o bandido como vítima da sociedade só tem milhares dele de de obra sobre isto romances novelas contos etc e depois ou problema da mulher ofendida pelo marido também tem vários e tem o problema do homossexual e do transexual Isto é tudo tão Quando você vê parece que nos últimos 70 anos tudo que aconteceu no Brasil foi aqueles acontecimentos 6468 e esses daninhas que não são observados na sociedade brasileira mais vem pronto é de onde cisternas para todo mundo sabe que quando o sujeito vai fazer
a matrícula na faculdade eu tenho abre a fundação ford oferecendo para ele uma bolsa maior mais as vantagens a garota se ele fizer uma pesquisa contar o resultado bom então você vê aqui esta atividade intelectual é pro totalmente desvinculada da vida real eleição estereótipos criados pela propaganda impostos por ONGs ou organização política então suas camadas e com aquilo na literatura não que esses problemas não existam eles estão mas eu também não são os únicos então é é é e os problemas vão dívidas dos 70 70 mil vítimas de homicídio anual elas não parecem parte alguma
e nem presente só quem tá sofrendo com isso o bandido o preço bom então é uma literatura feita de estereótipos ela só serve para fazer propaganda em mesmo como propaganda não funciona muito e se você perguntar assim de toda essa esse esse formulário e ideológico que mudou a vida de eletrônicos 70 anos quanto disso se emprego na mente Popular praticamente nada né Se você perguntasse enquanto o brasileiro são os adeptos da educação que exista nas escolas S10 por cento e quinze por cento no máximo três quer dizer que a vida do povão desapareceu completamente da
nossa literatura O que é literatura não se espelhar na vida real então ela não expressa e experiência como era Expressa o espírito uma subjetividade de um pequeno grupo que às vezes não é capaz sequer de se Proibir a sua vivência a sua experiência mas exprime apenas e os slogans estereótipos que já vieram pronto isso aí Battle a literatura grelha que mata literatura que acontece um grande Aristóteles que você é inteligência não opera diretamente sobre os dados dos Sentidos mais sobre as formas registrados e guardados na memória por quantas que a literatura é essa memória da
vida em comum é muito mais do que o livro de História porque o livro de história tá sempre limitado aquilo que ele pode documentar de algum modo Se você pegar todos os livros de história do Brasil que fica querendo os outros 70 anos ele está bem um documento o que acontecer o historiador não pode fazer isso A não ser que ele parta de uma base literária anterior porque daí ele opera sobre os símbolos que estão já registrados na literatura isso é importantíssimo porque a arte de escrever livro livro de História depende em quase tudo da
técnica de ficção existência fora se você não tem as técnicas de ficção não tem as obras de edificação e fazem a primeira síntese imaginativa da experiência comum o historiador queria fazer tudo desde o começo isso simplesmente não é possível você vai ver que não existe nenhum florescimento de obras historiográficas de grande porte onde não houve antes um movimento literário poderoso uma coisa depende da outra significa então que na hora que acabou a experiência literária e a história também vai ficar só na superfície das coisas o que você pega obra do Marco Antônio Rio uma coleção
de recorte de jornal ele apenas repete o que a mídia já disse então e a mídia e os programas teve começam a ser a base imaginativo em cima do cobre do Historiador vai trabalhar absolutamente impossível possível o escritor Ele trabalha com dados que lhe retirou a sociedade humana mas não são dados históricos que ele possa comprovar são coisas que não estão documentados em parte alguma mas que ele pega diretamente mas por experiência experiência ficar experiência dos outros mas através do seu do interesse em que ele tem na humanidade dos personagens em torno então e você
pegou o café é muito bem esse é a história tá muito mal documentada e o que acontece Essa visão do passado e ela recua para o aspecto mais polêmico da coisa bom então e por exemplo uma história do Brasil escrita desde o ponto de vista dos militares que estavam no poder mas eu não tô falando de propaganda como você fez no site ter numa prisão são militares que organizaram que ele sai fácil de pode falar mas estão advogando em causa própria Eles não estão documentando o drama essa parte dramática é excluída e ali tudo é
representado com os militares suas pessoas perfeitamente Racionais que sabem tudo que estava fazendo fizeram o melhor possível e são injustiçadas por esse maldito esquerdista e o escrito por sua vez a que acha que ele é o cara injustiçado por aqueles Malditos militares eu de um registro não é história isso é confronto de discurso de propaganda e não serão sequer a ser discurso ideológico porque nenhum dos personagens envolvidos têm sequer o domínio da ideologia que ele pretende representar e eu reativar debate com marxistas que não entendeu nada demais o tempo que eu tinha que ensinar para
ele botar o dólar o café eu caramba aqui apresentar o ponto de vista Márcio Sei lá sabe o que é isso então e tudo se resume a um confronto entre interesse de grupinhos e de uma escada EA vida brasileira Cadê a experiência brasileira o que que as pessoas vivenciam e isso tudo não aparece isso não vai aparecer na base do puro talento individual que eles o indivíduo tem ele tem uma ideia é uma inspiração Mas tem uma tem uma visão abrangente da situação e deposita no romance que isso não acontece sem muito intercâmbio e muita
conversa sem muita meditação Eu bloqueei é a tarefa o que que é Ofício do romancista do teatrólogo Castelo do poeta até que se desenvolva nesse grupo não deu a consciência efetiva do que é preciso fazer se você acompanhar por exemplo a o a eclosão da grande literatura americanas na parte de 1890 não que antes de existirem grandes escritores mas é é mesmo Tio Mar Expresso uma autonomia intelectual esse vazio algo muito romance em inglês e sobretudo que eles chamam de romance gótico né que aquela história de fantasmas horrores aqui com ele garante é claro que
é um grande que tu mas eu não pode dizer que ele inaugura a literatura americana ele era um escritor inglês e vivendo à beira né E aí Oi e esse movimento que Cláudia partir de 1890 e que vai resultado na grandes obras literárias de John dos Passos William Walker William Bee House o monte de gente aí não acaba mais e isso faz com que a literatura americana perca o seu caráter Regional e se torna uma força decisiva na literatura mundial o número de escritores europeus que aprender a escrever com William Walker não é nenhum e
dois então era um país que tava por assim dizer fora da história literário mundial e que de repente ocupa o centro dela o poder da literatura americana do século 20 é um negócio que não tem nenhum país que se compare com isso e isto surge do que dessas desses encontros dessa conversações e dessas meditações e por exemplo o uma hora do romancista desse período Inicial meu de 90 foi sem dúvida ingredientes é urgente uma obra imensa é E onde ele na maior parte do romance ele desenvolve uma técnica de mostrar e o sentimento íntimo dos
personagens sem falar disso ele só vai com tudo que tá acontecendo e daí você vai pegando gradativamente a psique dos personagens e Oi e ele para casa romântica e publicar viva ele escreveu um longo prefácio explicando explicando que ele tinha feito ali o conjunto desses prefácio e mais alguns escritos teóricos que ele fez foi isso que ajudou a surgir a literatura americana logo em seguida uma podemos assim eu quero Diante como o primeiro mas ele ainda tinha muito dor depósito com o solo europeu tanto que ele foi morar na Inglaterra e alguns o consideram o
maior romancista inglês o que americano mas é errado Ele é americano mesmo também é Frank Torres sujeito que escreveu um livro chamado mete mete diga o nome do personagem e depois foi filmado pelo Érico fundo estou hum que é um dos grandes cineastas europeus O filme é que se chama a cobiça é uma coisa assim e o Frank não escreveu o livro muito importante sobre o dever do romancista quais são os deveres intelectuais e Morais do Romantismo isso também foi um estímulo enorme são todos os escritores que vieram em seguida receberam o aporte dessas ideias
dessas sugestões e naturalmente havia entre eles todo o intercâmbio e novas amizades de vida inteira complicações é ténue John dos Passos se eu tiver aqui mesmo o romancista que geograficamente e socialmente estavam mais isolados como ele é foco representam William falou que levou muito tempo com ele se integrar no meio literário ele trabalhou de chofer de caminhão onde foi ele é onde a chácara de um mas os vário serviços aqui antes de ele aparecer na literatura né o famoso conquista o ponto Henry o nome dele não era essa não sei que importa é que eles
assinaram o Henry eu quero tá mentindo na cadeia viveu DVD da golpe na praça etc Aí ele teve uma profunda experiência vamos da vida social americano antes deles ser reconhecido no meio literário Mas mesmo estes eles leram as coisas do ingredientes e ler o livro do flexnor ele é receberam esta influência então toda arte é a proibida não se nucleares na solidão ele é impossível você não pode tirar a sua arte diretamente da natureza diretamente da sua experiência Você tem que ter uma série de mediações E essas medicações são dadas justamente pela tradição literária e
pelas conversações com outros artistas fazer um aprende com o outro outro aprende com isso aconteceu no Brasil na década de 30 sobretudo no organismo se você perguntar porque que o modernismo O Nordestino foi tão mais vigoroso do que o Paulista e por que que ele produziu obra que você ainda ler com o interesse por cento da Lei Graciliano Ramos ler Jorge Amado lezalez o reino com muito interesse e você senti a vida brasileira e as obras modernizam 22 parece tão artificiais é simples porque no modernismo nordestino houve um burro seguro Gilberto Freyre então dele vem
respiração inicial de todos e o modernismo Paulista guru ou Mário de Andrade que é um sujeito totalmente artificioso para não ter artificial mas é e era assim era um homem da da classe Alta Paulista o que só podia ver muito a experiência Popular através de estereótipos e caricaturas em bom então aqui acaba fazendo caricatura tá entendendo o que é