bandido bom é bandido morto direitos humanos para humanos direitos direitos humanos o direito dos manos só para o brasil do canal historiando nós temos essa aula pra historiar sobre os direitos humanos entender a evolução histórica e entender o processo histórico a afirmação histórica dos direitos humanos pessoal a gente tem que entender que os direitos humanos citou um longo processo histórico como nós falamos de direitos humanos nós falamos de três tipos de direitos três blocos de gêmeos os direitos civis que são vistos como direitos negativos é a não intervenção do estado por exemplo no seu ir
e vir por exemplo na sua expressão por exemplo na sua propriedade por exemplo na sua religião nós temos os direitos políticos e direitos de segunda geração seja o direito da pessoa intervir no jogo político e na no exercício do poder é por fim temos os direitos sociais que são direitos positivos ou seja ao invés do estado não fazer algo estado faz algo especialmente para a educação para a saúde para a cultura quando entender um pouco desse processo e esse processo começa especialmente no século 18 século do iluminismo e como é que o mundo estava quando
eu falo mundo está falando em europa nós vivemos numa sociedade eurocêntrica o que é o mundo no século 18 é um do antigo regime é o mundo do absolutismo é o mundo em que o rei tem todos os poderes ele controla tudo o rei mandar prender o rei mandar matar só falar mais porque porque ele quer não existe uma lei que determina o rei tem todo o poder como a cimpor que o rei tem todo o poder porque existe o chamado direito divino as pessoas vêem o rei com uma autoridade quase divina e por isso
heider tem todos os poderes por isso rei manda prender por isso reinstitui a religião oficial por isso reconquista propriedades pessoal o mundo está passando por um conjunto enorme de transformações especial mente porque uma nova classe social surge a burguesia ea burguesia surge com um novo discurso com um discurso pautado nas idéias de liberdade este é o século do século 18 o século no mesmo o que a burguesia vai propor por que você vai falar existem direitos naturais o ser humano estado de natureza seja quando ele nasce de alguns direitos naturais e querido são esses o
direito à liberdade que liberdade são essas liberdade de ser livre liberdade de ir e vir a liberdade de se expressar a liberdade terá sua propriedade liberdade terá sua religião por isso para que o ser humano goze de seus direitos naturais o estado não pode intervir na liberdade neste indivíduo além disso se todos os humanos todos os seres são naturalmente livres significa que eles são naturalmente iguais ou seja todos os seres humanos são livres e são iguais iguais diante da lei ou seja temos uma lei igual para todos essas conquistas profundamente revolucionários da burguesia e que
se manifesta onde se manifestam na revolução francesa especialmente em 1789 com a declaração de direitos do homem e do cidadão todos os homens são livres todos os homens são iguais perante a lei o rei não pode fazer o que ele quer um rei tem que respeitar normas o estado agora não está controlado na mão de uma pessoa mas o estado é dividido em três como falou 13 que o mais importante ao legislativo que faz as leis o executivo executa as leis eo judiciário ver se tá tudo certinho três poderes que vão ser equilibrar pessoal essas
conquistas revolucionários a burguesia que também se manifesta onde na independência dos estados unidos seja ruptura do pacto colonial nós norte-americanos queremos seguir o nosso caminho não queremos oferecer um rei que nós não elegemos tudo bem pessoal essas conquistas revolucionários da burguesia no século xxi no começo 19 que garantem os direitos civis mas a beleza vamos para o século 19 século 19 é o século da remoção do céu em que os burgueses mesmos que lutaram por direitos civis somos grandes proprietários só que nas suas propriedades nas suas fábricas especialmente até um conjunto de trabalhadores que são
iguais perante a lei eles não são escravos eles são iguais perante a lei por isso já que eles são iguais 1 burguesia industrial é um trabalhador um proletário eles são iguais perante a lei então eles podem celebrar um contrato de trabalho eu trabalhador era livre para falar olha patrol não quero trabalhar só está me pagando muito pouco vou buscar um lugar para trabalhar e ganhar melhor enfim as pessoas são livres só que progressivamente os trabalhadores começaram a perceber que quem fazia as leis eram os industriais pelo fato dos industriais fazerem as leis eles fazem leis
que os beneficiasse os trabalhadores começaram a fazer uma série de reivindicações reduzir a jornada de trabalho reduzir o trabalho infantil e eles perceberam que essas reivindicações não eram atendidas por quem detinha o poder por isso os trabalhadores buscando direitos trabalhistas vão fazer o que exigir participar na política eles vão exigir votarem e serem votados ou seja os primeiros direitos direitos civis segundo direitos são os direitos políticos o direito de que toda pessoa vote e seja votado você fala meu deus mas todas as pessoas são iguais perante a lei não era assim todo mundo podia participar
da eleição não o que foi construído pós revolução francesa é que somente pessoas com determinada renda podem votar e serem votados é o chamado voto censitário é a chamada democracia porque é de alguma forma uma democracia mas a democracia para as classes superiores e em relação a isso que os trabalhadores vão brigar só falar se todos são iguais perante a lei todos têm que votar e serem votados e vão conquistar esse direito sobretudo por meio do sufrágio universal beleza vamos lá pessoal no século 20 essa discussão dos direitos permanece porque é porque já nós já
temos o direito civil seja coisas que o estado não pode fazer nós já temos os direitos políticos coisas que é meios pelos quais as pessoas podem acessar o poder só que mesmo assim o mundo permanecia profundamente desigual pessoas tinham muitas muita riqueza enquanto as outras viviam numa imensa pobreza os direitos políticos não conseguiram transformar mais por isso pessoas começaram a propô direitos sociais ou seja direitos em que o estado tem que agir garantir o que garantirá educação garantindo a saúde garantindo o acesso à cultura porque se compreende que são direitos básicos direitos essenciais para que
cada ser humano viva com dignidade são direitos essenciais para dignidade do ser humano e como é que esses direitos sociais vão estar presentes onde está presente em 1848 com a declaração universal dos direitos humanos certo em que compensa essa declaração acontece a posse uma guerra o início da guerra fria o mundo polarizado entre estados unidos e união soviética e os estados unidos estavam falando é fundamental garantir os direitos civis e direitos políticos para que não vivemos uma ditadura como nelson ética para que as pessoas tenham liberdade estados unidos coloca como a terra da liberdade enquanto
isso a união soviética não falou olha só não adianta ter liberdade não adianta você poder participar da política se você não tem acesso a coisas mágicas acesso uma igualdade mágica da união soviética se coloca como o estado da igualdade é a união soviética vai brigar na conferência dos direitos humanos por direitos sociais seja a ação afirmativa do estado também pessoal então é isso que de fato ficou acordado direitos civis direitos políticos e direitos sociais como algo básico algo necessário algo recente ao para a manutenção da dignidade humana também porém em meados da década é de
70 1970 este estado chamado estado de bem estar social que garante a essas coisas como educação saúde cultura começou a ter problemas e algumas pessoas começaram a falar nada do estado fazer essas coisas educação saúde cultura nada a ver o estado bom é o estado que é mínimo é o estado que cuida do que cuida da segurança somente cuidar da segurança da manutenção das leis sei que a educação paga sequer saúde paga sequer cultura paga porque qual era a narrativa o estado para fazer tudo isso para fazer um bem estar social está intervindo na liberdade
dos indivíduos está tomando dinheiro nos indivíduos para construir todas essas coisas só esse é o discurso chamado discurso neoliberal que vai crescer a partir da década de 1970 sobretudo com a crise no mundo capitalista com a crise do petróleo e nós chegamos o que nós chegamos século 21 com esse discurso com o liberalismo eo liberalismo que lá atrás no 18 foi profundamente revolucionário século 21 é profundamente conservador então é o estado me o estado que não atua na educação na saúde na futura deixa tudo isso na mão da iniciativa privada mais por outro lado e
contraditoriamente é conservador ou seja ele fala temos que ter esse conjunto de liberdades somente para os cidadãos de bem que o cidadão de bem mas todas as pessoas não são humanas se a pessoa cometeu o crime não tem que ser julgado pelo crime para a cadeia enfim quais as causas dos problemas a gente está vendo a consequência a gente vai tratar somente a consequência não as causas enfim esse liberalismo conservador do século 21 é que possibilita esta aparente contradição entre um estado mínimo o estado que não lhes faz se faz presente ao mesmo tempo você
quer o que a pena de morte você que é o que extermine de determinada população ou seja você quer ação do estado uma ação de política e não uma ação de solução de problemas e intervenção na realidade social e pessoal essa é uma tentativa disponibilizar os direitos humanos de estores a esse longo processo de conquistas direitos não se conseguem direito se conquistam ea fundamental entender a importância dos direitos humanos porque garantem ao menos na teoria a dignidade do ser humano ea manutenção da ordem social porque o pessoal os primeiros contratualistas senhor thomas hobbes rob solo
que é lupo somou lúpus o homem é o lobo do homem só toada de ser humano junto vira um caos por isso precisamos de leis precisamos de regras precisamos de normas certo enfim é importante a gente escutou precisar um pouco as questões professor basílio canal historiando