Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova - 1932

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Prof. Justino
Neste vídeo, exploramos o influente Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, um marco na hi...
Video Transcript:
saudações a todos e a todas espero que estejam muito bem eu sou o Professor Justino e o tema de hoje é esse daí ó Manifesto dos Pioneiros da educação nova 1932 década de 30 governo Vargas movimentos populares urbanos se erguendo uma burguesia café e cultura ainda disputando o poder Revolução de 30 o Brasil passava por grandes transformações o mundo Urbano começava a emergir mas ainda éramos um país Rural que educação nova será que é essa e o que será que essa turma aqui ó esses educadores que assinaram esse movimento em 1932 pediam desejavam almejavam para
a educação brasileira já adianto para vocês hein muito do que eles queriam nunca chegou a acontecer mas foram fundamentais para algumas transformações sobretudo Nas questões da educação pública pois eles fizeram uma grande provocação sobre a questão da educação e a disputa entre o público e o privado Então vamos ver o que essa turma defendia conosco agora se liga primeiro ponto educação como um direito de todos Isso significa que se você fosse um cidadão brasileiro você tinha direito a educação e direito você luta não é privilégio não é prêmio não é presente como Vargas adorava fazer
na década de 30 né direitos trabalhistas eu vou dar de presente ao povo não direito a gente conquista e luta por eles então Educação não é privilégio e não é presente educação segundo os manifestantes de 32 do Manifesto dos Pioneiros era um direito inclusive isso deveria ser garantido por meio de leis que mais escola única que fosse Integral Pública laica e gratuita vamos entender cada um desses itens o que que seria falarmos em uma escola única quer dizer que não haveriam percursos diferentes para cidadãos diferentes Hã Não entendi era muito divulgado até então no Brasil
e difundido de que existiam caminhos do ais em que um estudante por exemplo e Óbvio da classe mais baixa proletário camponeses Trabalhadores Rurais seguiam para uma trilha Educacional que em muitos casos não dava acesso ao ensino superior apenas ao ensino técnico e aos rudimentos da leitura e da escrita e as classes mais abastadas a elite brasileira você tinha um caminho para acender ao ensino superior portanto a escola não era única existia um caminhos que eram direcionados em virtude da sua origem sobretudo origem social obviamente O Manifesto dos Pioneiros defende uma escola única que única para
todo e qualquer cidadão brasileiro independente do seu credo classe origem cor e assim por diante Imagina isso em 1932 se até hoje nós temos pessoas que advogam para que existam caminhos diferentes para pessoas que Teoricamente não seriam iguais que essa escola fosse integral Cuidado hein esse integral não é só período integral mas é integral no sentido da formação humana integral que esse estudante vai para a escola não apenas para aprender as disciplinas tradicionais física química português matemática biologia mas que a escola instituição Educacional pudesse formar um cidadão que você além simplesmente do conhecimento científico mas
que desce a esse cidadão a possibilidade de uma formação integral sobre o aspecto da arte da cultura da música das Artes enfim que ele transcender-se a sua situação que ele transcendência e aquele local social que havia sido destinado a ele então a educação a escola integral defendida pelos Pioneiros iria além educação pública essa educação que é essa escola que é única que é integral deveria ser pública no acesso pública no financiamento então ela deve ser pública para as pessoas poderem frequentar essa instituição e ela deve ser pública no sentido de que o estado deve bancar
essa educação porque se for uma educação privada grande parcela da população ficaria excluído então é pública a educação que o Manifesto dos Pioneiros defendem essa escola também é laica O que que significa uma escola laica significa que ela não tem religião oficial Aqui faça uma observação a vocês existe uma disputa enorme entre os grupos que defendiam a educação pública e os grupos que defendiam uma educação ligadas instituições religiosas sobretudo As instituições Católicas lembremos da história da educação brasileira que nós temos um vínculo muito próximo com os católicos desde o início com o monopólogo dos monopólio
feito pelos Jesuítas mas que nunca abandonaram o controle sobre a educação as escolas católicas lutavam para ter financiamento público e havia uma disputa grande entre os intelectuais que defendiam a escola pública gratuita laica e aqueles que defendiam elas ligadas à instituições religiosas portando uma escola laica é uma escola que não é que é contra a religião ô meu Deus quer dizer que essa escola não tem uma religião oficial eu vou chegar na minha escola e vai ter um crucifixo na sala de aula não pode porque se eu coloco um crucifixo eu tenho que também privilegiar
as outras e obviamente Quem coloca o crucifixo dificilmente fará isso porque ele já colocou o crucifixo dele então uma escola laica não tem religião oficial não significa que as pessoas não possam ter mas a instituição não tem essa é a defesa dos Pioneiros e claro por último mas não menos importante uma educação gratuita onde as pessoas vão para essa escola o cidadão bancada pelo Estado lembra que ela é pública e também gratuita obviamente aí tem uma briga com as instituições privadas que queriam ser privadas mas queriam financiamento do Estado Olha que legal parece que nós
estamos tendo uns debates assim ainda hoje no Brasil né defendia que os métodos de ensino seriam as metodologias ativas baseadas nos princípios da escola nova tem uma aulinha aqui só sobre escola nova e depois você acompanha então o estudo para os escola noviças para os signatários do Manifesto de 32 A aquela relação entre professor e estudante deveria ser o estudante ao elemento Central no debate nos processos educativos a ideia da Escola nova como o estudante e a relação com o professor não é o professor que diz e eu aceito mas o professor é um mediador
o professor é um sujeito que facilita que incentiva que constrói que deixa o mundo para esse estudante experimentar e o conduz nessa relação com o mundo com o objeto do conhecimento e mais Olha que bacana hein defendiam a formação de professores e a qualificação gente não adianta falar em ser professor professora por amor porque nós precisamos de dinheiro nós queremos também uma formação integral que a gente tenha dinheiro e não só amor na profissão e os signatários do Manifesto de 32 defende uma profissional de professores com universidades como profissionais que fossem capazes de encarar a
educação não como uma vocação ou como algo que se faz para o deleite mas como algo que é profissional eu formei na engenharia para ser engenheiro eu formei na medicina para ser médico eu fiz uma licenciatura para ser professor é uma profissão e não apenas um deleite embora o deleite também faça parte das construções profissionais mas isso significava valorizar a educação e por fim que essa escola não fosse um elemento desconectado da comunidade mas que a escola instituição escola dialogar-se com a comunidade que ela fizesse parte desse mundo compreender-se a comunidade escolar Apesar desse conceito
comunidade não está lá é mais recente mas é falar sobre essa ligação é o começo da percepção dessa forma de se integrar com a comunidade e perceber os problemas reais e não apenas aquela educação que era feita É nos princípios humanistas sem a menor ligação com o que acontecia no mundo real então esses manifestos dos Pioneiros da educação nova de 1932 foram sujeitos homens mulheres que instigaram o poder público agir que estavam no momento de grandes transformações na sociedade na política brasileira e que contribuíram Por demais para fomentar o debate da educação pública gratuita e
laica E aí tudo defendes esse essa Tríade ou não eu defendo aí vamos junto beijo para vocês Vocês já sabe a gente se vê
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