Ana Bock e o compromisso social da psicologia!

6.37k views441 WordsCopy TextShare
Coisas da Vida - Psicologia e Compromisso Social
Nesta entrevista, a psicóloga e professora doutora da PUC-SP Ana Bock, referência nacional em Psicol...
Video Transcript:
Oi gente, a gente está aqui com a professora Ana Bock da PUC de São Paulo e acabamos sair de uma conversa super importante sobre o compromisso social da psicologia e eu queria aproveitar e te perguntar, pra contar pro pessoal, o que a a psicológa tem a ver com isso, com o compromisso social Então, nós temos apresentado hoje o compromisso social como um projeto, e não é sem base. A Luane Santos fez um estudo sobre o compromisso social como é que ele aparece entre nós, como ele vai aparecendo nos textos, nos estudos, nos congressos e chegou à conclusão que a gente pode dizer que é um projeto para a profissão, para a ciência e para a profissão da psicologia. Isso significa, e ela desenhou alguns campos de expressão que eu vou citar aqui alguns, que é uma psicologia que têm um interesse pelas urgências, pela realidade brasileira, da sua gente, onde está nossa gente, quem é que a psicologia está atendendo, atingindo, alcançando, ajudando e há uma disposição no compromisso social de atingir, de estar acessível à maior parte da população, isso se deu na história vias políticas públicas.
Aquela população mais pobre, que não têm seus direitos garantidos, ela busca, ela usa as políticas públicas oferecidas pelo estado e aí nós estamos lá. Nós temos orgulho hoje porque foi uma divulgação, nós não estávamos lá, nós dissemos é importante estar lá, vamos lá, qualificamos gente, as entidades ofereceram curso, ofereceram seminários, fizeram livros, criaram o CREPOP que é um conjunto de referências pra atuação nas políticas públicas e tudo isso nos pôs nas políticas públicas não se faz hoje política pública no Brasil, qualquer que seja de habitação, de emergência, de desastre, de saúde, de assistência social, de comunicação. Não há política, educação, que não tenha a psicologia de alguma forma presente, às vezes mais tímida, menos tímida, mas está lá presente.
Isso é motivo de orgulho para todos nós, porque significa que essa psicologia que a gente gosta tanto se tornou cada vez mais acessível à população brasileira. Agora é importante que a gente seja acessível, mas a gente deixe que a população, que a realidade da brasileira faça perguntas pra nós e com isso nós vamos precisar sem dúvida alguma mudar a psicologia, nós vamos ter que criar novas formas de trabalho, novas técnicas, novas teorias. Então, há ali um ganho da realidade da sociedade, que passa a ter como colaboração a psicologia e a psicologia passa a ter questões que vêm da vida.
E isso é compromisso social. Obrigada, querida, obrigada! Parabéns você pelo seu trabalho.
Muito obrigada! Isso aí, Coisas da Vida!
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com