Sarai e Agar - Rev. Augustus Nicodemus (Gênesis 16.1-16)

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
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os irmãos Vamos agora para o livro de Gênesis Capítulo 16 Nós não somos a leitura de todo o capítulo é um capítulo curto são 16 Versículos Bora tem um conteúdo muito importante para nossa sequência e compreensão do desenrolar da história da Redenção conforme temos um antigo testamento em Gênesis Capítulo 16 e ora sarai mulher de Abrão não lhe dava filhos mas tem uma serva egípcia chamada H então sarai disse a Abrão Eis que o senhor me impediu de dar à luz filhos tome pois a minha serva Talvez assim eu possa ter filhos por meio dela
e Abraão concordou com o plano de sarai então sarai mulher de Abrão tomou Agar sua serva egípcia EA deu por mulher a Abrão seu marido depois que ele já estava morando durante dez anos na terra de Canaã ele teve relações com H E ela ficou grávida e ao saber que estava grávida H começou a olhar com desprezo para sua senhora então Sara e disse Abraão seja sobre você afronta que é feita mim eu mesmo apos a minha servem seus braços ela porém vendo que engravidou me olhou com desprezo que o senhor julgue entre mim e
você Abraão respondeu à sarai você continua a ter controle sobre a sua serva faça com ela o que melhor lhe parecer bom então saraya humilhou e h fugiu da presença dela quando o anjo do Senhor encontrou junto a uma fonte de água no deserto junto à fonte no caminho de Sul perguntou-lhe Agar serva de sarai De onde você vem para onde vai ela respondeu fugiu da presença de sarai minha senhora então um anjo do Senhor lhe disse volte para sua senhora e sujeite-se a ela e o anjo do Senhor disse também aumentarei muito a sua
descendência de maneira que de tão numerosa não poderá ser contada e o anjo do Senhor continuou você está grávida e dará à luz um filho a quem chamarás Ismael porque o Senhor ouvir o seu grito de aflição ele será entre os homens como um jumento selvagem a sua mão será contra todos EA mão de todos será contra ele e habitará diante de todos os seus irmãos bom então Agar deu ao senhor que havia falado com ela o nome de tu és o Deus que me ver porque ela dizia nesse lugar eu olhei para aquele que
me ver por isso aquele poço se chama BR lai roi fica entre cada cebolete a gás deu à luz um filho a Abraão e Abraão chamou de Ismael o filho que hagar lhe deu Abraão tinha 86 anos quando Agar lhe deu à luz Ismael é a que leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez pedindo a iluminação do Senhor é o Deus nós pedimos que o Senhor nos ajude a entender essa passagem qual o papel dela na história da Redenção e que lições podemos tirar para nós hoje dessa forma instrui o teu povo e
o consola conforta corrigir ele fica tudo de acordo com a necessidade que o Senhor conhece tão bem Davi graça vigor forças para expor a tua palavra é o que peço em nome do Senhor Jesus amém Olá tudo bem queridos O que é que Deus havia deixado Claro até agora com respeito aquela descendência que ele havia prometido a Abraão desde que o tirou da Terra da do da Mesopotâmia da cidade de ur dos caldeus são pelo menos três coisas que no desenrolar dos eventos a partir do capítulo 12 ficam claras com respeito a descendência de Abraão
primeiro 500 descendência seria muito numerosa Deus deixou isso claro mais ainda na última mensagem na penúltima mensagem quando nós vimos que Deus a fez uma aliança com Abraão e essa nessa aliança Deus o leva para contar as estrelas do céu e fazer uma analogia entre as estrelas que eram tão numerosas que não poderiam ser contadas e a descendência de Abraão e antes Deus já tinha dito que essa descendo O que é tão numerosa como o pó da terra Então essa é a primeira coisa que a gente sabe que Deus prometeu a Abraão uma descendência muito
numerosa a segunda coisa que agora ficou Clara depois também do capítulo 15 é que essa descendência viria através de um filho natural de Abraão e não de alguém adotado como Abraão tinha pensado que já que ele não tinha filhos o seu herdeiro seria o Damasceno Eliezer que era um servo de confiança dele bom e o que era um costume daquela época uma vez que o patriarca não tinha herdeiros ele podia nomear adotaram o ferro seu como sendo o seu herdeiro legítimo e legal Abrão chegou a pensar que Deus iria cumprir a promessa através de ele
essa mas Deus disse não não vai vai ser através de um filho natural seu um filho que virá de você Então essa é a segunda coisa que já ficou Claro e em uma terceira coisa que parecia Clara o que está implícita embora não tenha sido declarado ainda é que esse filho que seria um filho natural e de quem viria uma descendência numerosa seria da legítima esposa de Abrão sarai então isso não foi dito até agora na que seria através de sarai que era a esposa dele mas é óbvio né se Abraão é casado e ele
vai ter um filho natural se pressupõe que Record com a sua própria esposa a sua mulher legítimo entretanto parece que isso não estava muito Claro não para o casal que se vê acossado pelo tempo que passa pela pelas dificuldades naturais de Sara e o herdeiro não veio aqui nós precisamos fazer uma segunda observação para também entender o que é que vai acontecer aqui eu fazia parte da cultura do antigo Oriente dos povos daquela época uma mulher casada porém Stereo obter filhos através do que nós vamos chamar aqui de uma esposa secundária isso era um costume
que tá bem atestado naquele famoso código de hamurabi onde existem seções inteiras a respeito disso quais seriam os deveres dessa esposa secundária o que deveria ser feito com os filhos O que se deveria fazer no caso delas brigarem a esposa principal com a esposa secundária isso tá no código famoso código de hamurabi e tá também alguns textos de nuzi e outros uma carta egípcia existe uma série de documentos que mostram com clareza que esse era um costume do antigo Oriente a mulher casada ela não tinha filhos mas ela tem uma serva Então ela poderia promover
aquela cerva o fatos de esposa secundária através de quem então a ela teria filhos o seu marido teria relações com essa esposa secundária e ela então os filhos que nascessem daquela relação seriam por direito da esposa principal filho da esposa principal só que isso só poderia acontecer com o consentimento da esposa principal né Se ela tomasse essa decisão e fizesse esse consentimento o fato de que isso era uma prática antiga a testada por outros documentos além da Bíblia não quer dizer que é certa Espero que os irmãos estejam entendendo isso estou apenas dizendo que não
contexto daquela época era visto como sendo uma prática normal do ponto de vista da Revelação total de Deus e do projeto do Senhor quando ele fez o homem EA mulher e do casamento monogâmico que é o padrão de Deus óbvio que tá errado sim mas era assim que as coisas eram feitas no antigo Oriente e nessa a essa altura da história com tudo isso em mente nós vamos examinar agora o conteúdo do Capítulo 16 o que nós temos aqui são fatos que se deram depois de Deus ter feito uma aliança com Abraão e que ele
fez para fortalecer a fé do Seu servo Abraão tinha pedido a Deus Deus como é que eu vou saber que eu vou herdar essa terra e que a minha descendência de fato vai habitar nela e Deus se compromete Deus empenha a sua própria vida por assim dizer naquele Ritual em que ele passa entre as duas metades dos animais e com isso confirmando a sua palavra como que dissesse que eu morra se eu não cumprir a minha palavra que eu estou dando a você Abraão e Deus fez isso na sua misericórdia para fortalecer a fé do
Seu servo com relação às promessas a ascendência da terra contudo Apesar de todas as reafirma ções de Deus pesar de e tudo que ele vinha dito vinha dizendo até agora efeito Abraão e sua esposa sarai vacilão mais uma vez diante do desafio de confiar e esperar a intervenção sobrenatural de Deus que certamente seria necessária dado as condições de sarai e aqui eles tentam tombar em suas próprias mãos o cumprimento da Promessa com resultado desastroso como nós iremos ver pesado que Deus na sua misericórdia vem salvar a situação no final da história Vamos então ver cada
parte dessa narrativa Tô na expectativa aqui nosso Deus nos ajude a compreendê-la e que possamos ter a lições preciosas para nós Lembrando que tudo que antes foi escrito para o nosso ensino foi escrito e que através da escritura nós podemos ter esperança conforto e orientação primeira parte da narrativa tá aí do verso primeiro até metade inicial do verso 4 é o relato de como sarai entrega H como esposa secundária para Abraão e Moisés e introduz esse episódio narrando dois fatos importantes para aquilo que vai acontecer primeiro que sarai não dava filhos abram tá indo essa
o primeiro sarai mulher de Abrão não lhe dava filhos isso já tinha sido dito lá no capítulo 12 a levam Capítulo 11 quando sarai é mencionada como uma mulher de Abraão pela primeira vez e lá Moisés já antecipa e É sério ela era Ester e agora Moisés repete isso aqui porque essa informação vai ser importante para os fatos que vão se desenrolar em seguida ela continuava estéril depois dos 10 anos em que eles haviam saído da cidade de ur fazia dez anos no chamado de Abraão e ela continuava na mesma situação quando o chamado aconteceu
seja ela não dava filhos Abraão Sara devia ter agora cerca de 75 anos sarai devia ter cerca de 75 anos talvez a menopausa já tinha chegado não é muita probabilidade e ela contudo era a legítima esposa de Abraão veja como Moisés introduz sarai mulher de Abrão chamando a atenção para esse fato de que ela era a esposa legítima esposa de Abraão e ela não lhe dava filhos sarai deveria ter esperado pacientemente pela intervenção de Deus confiando de que se Deus prometeu ele haveria de atender ele com seu poder extraordinário faria com que a promessa se
cumprir se Apesar dela ter 75 anos e continuar a Ester a isso que Deus queria que estar ai fizesse que aguardasse o tempo de Deus em fé e expectativa perseverando na fé perseverando ali em oração e embora aqui não seja dito é evidente que a proposta que ela vai fazer o seu marido nasce dessa falta de confiança em Deus e do desejo ou da disposição de aguardar em ferro que Deus vai fazer a segunda informação que Moisés Nos daqui preparando para o que vai acontecer é que sarai tinha uma cerva E era uma serva egípcia
chamada H isso aí tá no final do verso Primeiro ela talvez foi adquirida durante aquele tempo que Abrão e sarai ficaram no Egito Logo no início da nossa narrativa aqui no capítulo 12 nós vemos que durante uma fome intensa que teve em Canaã Abrão acabou junto com sarai indo para o Egito para poder ali sobreviver e lá durante o tempo em que estiveram foram muito agraciados pelo Faraó por causa desse sarai e ganharam muito gado muitas riquezas e diz lá o texto do capítulo 12 verso 16 que também adquiriram muitos servos E servas então é
provável que foi nessa ocasião que Agar foi comprada ou foi dada pelo Faraó para Abrão e sarai particularmente para assar e se tornou parte do clã de Abraão como serva de sarai Isso aqui é bom lembrar né porque o termo serva que é usado aqui no hebraico não significa escrava mais uma serva pessoal como Eliéser era o Cerro pessoal de Abraão tão H era aquela de sarai a serra pessoal de sarai então esses são os dois fatos e sessenta e setenta e cinco anos continuava Stereo já fazia dez anos no chamado situação permanece a mesma
ela não dava filhos abram mas ela tinha uma serva chamada Agar sua serva pessoal e que havia sido adquirida no Egito então juntando esses dois fatos Então sarai faz uma proposta para o seu marido a proposta para ir no verso 2 Sarah e disse Abraão é isso que o senhor me impediu de dar à luz filhos tome pois a minha serva Talvez assim eu possa ter filhos por meio dela ela usa a sua esterilidade em vez de usar como desafio para a fé ela usa como indicação de Deus de que ela deveria fazer alguma coisa
Deus me impediu de dar à luz filhos Então se Deus me impediu de dar à luz filhos se ela entendeu que se entende impedimento já fazia dez anos então imaginou que seria para sempre né ela nunca poderia ter filho então deu além de ter filhos ela usa isso como indicação de que ela teria que então fazer alguma coisa para que a promessa se cumprir se então ela tem uma serra tão um mais um somou tudo era um costume daquela época e ela entendeu o que esses talvez fosse o caminho vamos dar uma ajuda né a
Deus para que Deus possa fazer a sua vontade para que as coisas aconteçam conforme ele prometeu e as involuntariamente ele ela propõe entregar a sua serva para ser a segunda esposa de Abraão e diz aqui o texto quem sabe eu possa ter filhos talvez eu possa ter filhos por meio dela não hebraico a expressão que foi traduzida como ter filhos é Talvez eu seja edificada através dela né de ficado ali se tem que lembrar que era muito importante para uma mulher ter filhos e ter uma família Então ela que o significado nesse sentido ela queria
ter uma família como ela não podia de forma natural então agora quem sabe através daquele recurso daquela época ela viesse a ser edificada né porque os filhos que nascessem DH seriam os filhos dela por direito seria um filhos dela e então ela faz essa proposta assim tirando das mãos de Deus o processo de solução EA condução das suas promessas e é muito similar ao que o casal tinha feito algum tempo antes quando veio a fome em Canaã eu já mencionei e eles em vez de terem confiado em Deus que Deus disse Pelegrini aqui na terra
de Canaã eles deram um jeitinho não vão para o Egito né ali nós vamos ali nós vamos salvar o nosso rebanho ali nós teremos alimentos e tudo o casal já tinha tirado das mãos de Deus o administração das promessas e com resultados desastrosos também conforme e já vimos aqui no verso dois nós vemos que abram concorda com o plano da sua mulher final do verso 2 e Abraão concordou com o plano de sarai É impressionante como isso aqui nos lembra né da um déjà vu né onde foi que eu já vi isso um homem Ouvindo
a Voz da sua mulher para fazer o que é errado e onde é que houve isso nós ouvimos lá no capítulo 3 de Gênesis quando a Adão deu ouvidos a sua mulher para fazer o que não devia diante de Deus não fazer o que não devia essa displicência de Abraão reflete um momento de vacilação em sua fé EA sua confiança no Senhor talvez imaginando aquilo que nós dissemos no início daqui não tinha ficado específico através de que mulher ele teria filhos Tava claro que seria numerosa Tava claro que seria dele mas não tinha dito Ainda
nenhuma palavra que seria da sua legítima esposa talvez tudo isso misturou na cabeça de Abraão e ele é quem sabe esse seja o plano de Deus quando esse plano e significaria não confiar na providência e no poder Extraordinário de Deus então passamos por verso 3 onde sarar e entrega h a Abrão sarai mulher de Abrão tomou Agar sua serva egípcia EA deu por mulher a Abrão seu marido não podemos deixar de ver a mais uma vez a semelhança na sequência né tomou deu ao marido Gênesis vendo fruto tomou deu ao marido Oi e ele comeu
o fruto é a mesma sequência que nós encontramos aqui ó e aqui diz o texto naquele já estava em Canaã fazia dez anos para ir no final do verso 3 10 anos e peregrinação 10 anos de experiências com Deus mas mesmo assim eles ainda não haviam crescido o suficiente a sua fé não era forte o suficiente para confiar na providência de Deus e os estratagemas humanos as soluções humanas então aparecem Olá tudo bem agora essa foi a primeira parte agora vamos ver os resultados desastrosos dessa escolha dessa proposta de sarará e aqui é essência de
Abraão que tá aí da metade do capítulo metade do verso 4 até o verso 6 nós vamos ver aqui que decisões erradas movidas pela carne e não pelo Espírito elas sempre trazem consequências desastrosas e vamos ver essas consequências depois que sarai a Abrão tomar em suas mãos o cumprimento da Promessa de um herdeiro a primeira consequência é que agarrar Quando fica grávida ela passa a desprezar ai isso aí sarai não esperava né quando fez o plano né mas agora já começa a sentir as consequências da Escolha Errada lembra aí no início do verso 4 que
Abrão teve relações com H E ela ficou grávida ao saber que estava grávida h e começou a olhar com desprezo para a sua senhora Como eu disse ter filhos era algo extremamente desejado pelas mulheres no antigo Oriente e não ter filhos às vezes era visto como sendo um castigo de Deus e h agora não é grávida do Patriarca ela começa a se sentir superior a a sua patroa sarai ela era uma cerva e agora tinha passado a posição de esposa secundária ela era fértil e sarai não era ela agora e a dar um filho Abrão
e sarai no dia dado filhos a ele e ela deve ter demonstrado essa arrogância esse sentimento de superioridade contra a sua patroa através de palavras e ações e assim afrontando que é o termo Nec é usado aqui afrontando sarai e desprezando as suas a palavra desprezar que é usada aqui é no verso final do verso 4 começou a olhar com desprezo é a mesma palavra que é traduzida como amaldiçoar lá no capítulo 12 verso 3 Quando Deus chamou Abrão e disse amaldiçoarei os que te amaldiçoarem tão podo esse desprezo pode ter sido tão forte a
ponto de HT amaldiçoado sarai vai dizendo você é maldita de Deus você é castigada por Deus porque você não tem filhos Então ela de fato afrontou a sua senhora despresou a sua senhora através de palavras e através de atitudes e aqui a gente vê a velocidade da palavra de Deus Olha o que que diz o livro de provérbios Capítulo 30 de 21 a 23 Diz Que Tem três coisas que Deus a porta e que tem quatro que fazem estremecer a terra adivinha qual é o número 4 a Escrava que se torna herdeira da sua senhora
e a Escrava que se torne herdeira das suas senhora é uma das quatro coisas que fazem com que a terra estremeça ou seja ela se enche de orgulho se enche de arrogância né pensando que é alguma coisa e faz uma série de bobagens que foi exatamente o que agarrar começou a fazer contra Sara primeira consequência é essa Sarah começa a sentir provar do seu próprio remédio ela sente e experimenta agora o desprezo da sua escrava que ela voluntariamente a sua serva que ela voluntariamente que entregaram o seu marido para ser a segunda esposa segunda consequência
é que agora o casal parte para o pau né a briga agora sarai e responsabiliza Abrão pelo acontecido e ela ela vai botar a culpa agora em a branca e no verso 5 seja sobre você afronta que é feita mim eu mesma pois a minha servem seus braços ela podem ver no que engravidou me olha com desprezo que o senhor julgue entre mim e você aqui ela quer que Deus faça cair sobre Abraão a afronta que ela tá passando da parte de Agar e ela acusa Abraão de ser o responsável por aquela situação talvez realmente
Abraão não tem não seja Totalmente Inocente nesse Episódio talvez ela passou a tratar a ele passou a tratar H com mais favor com mais de referência afinal ela agora era a segunda esposa afinal ela tinha engravidado afinal ela haveria de lhe dar um filho e naturalmente isso provocou deu asa à cobra né encorajou h e o Cruzer luz e ciúmes em em Saraiva né obviamente por isso que é bigamia e poligamia nunca dava certo no antigo testamento e por isso que Deus também nunca provou esse tipo de coisa e ela inclusive evoca Deus e diz
que Deus seja o juiz entre mim e você para ver quem de nós dois está certo em toda essa situação aqui feridos e a terceira consequência já Vimos a primeira H afronta sarai já Vimos a segunda sarai agora afronta ao marido e agora vemos Abraão aqui resolvendo o problema simplesmente entregando H debaixo da autoridade de Sarah no Ceará e no verso 6 Abraão respondeu a Soraia você continua até controle sobre a sua serva faça com ela o que melhor lhe parecer tinha sido a oportunidade para o patriarca homem de Deus resolver a situação reconciliar a
situação por um fim aquilo aí aquilo ali mas ele simplesmente é diz que mesmo grávida ela continua sendo escrava de sarai Não está errado mas ele já deveria saber o que é que iria acontecer não é sarai poderia fazer o que bem quisesse com h desabaram e aqui a gente ver aquele mesmo padrão da queda não é verdade lá de Gênesis 3 Gênesis 3 é o paradi e de todos os pecados que aconteceram daquele dia em diante é sempre a mesma coisa saraica para o marido e o marido se livra da culpa passando a culpa
pagar então Eva colocou a culpa em Abraão aliás Adão colocou a culpa em EVA que colocou a culpa na Serpente ninguém assumiu o culpa de ninguém até agora ninguém aqui é culpado todos são e ninguém é é a mesma coisa lá no jardim é a mesma coisa nos dias de hoje as pessoas não assumem a responsabilidade pelos seus erros não assumir responsabilidade pelos seus pecados transfere a responsabilidade para os outros e assim vai até que Deus intervém vemos agora quarta consequência no final do verso 6 quando sarai agora se vinga ela agora com a autorização
do marido não é ela não tinha feito até agora nada por quê e ela era a galera a segunda esposa né agora Abrão liberou faça com ela o que ela quiser e ela agora vem com toda vingança né vem com gosto de sangue na boca vem com a faca nos dentes como a gente diz aí em cima DH Diz aí final do verso 6 então sarai a humilhou começou a maltratar submeter o a serviços vídeos e humilhantes você agora vai lavar todos os banheiros é só você que vai fazer as outras servas não você agora
vai lavar banheiro aqui o dia todo humilhou com palavras deve ter insultado talvez até mal tratos físicos como bofetadas chute o código de hamurabi diz que quando uma serva se rebela contra a sua senhora a sua senhora poderia marcar lá ferro e e é fazer com que ela volte a ser escrava aquela que a serva pessoal das insultar a senhora se rebela contra a senhora podia ser marcada com ferro quente e devolvida ao Road escrava né humilhada Dessa forma não creio que eu chegou a esse ponto aqui mas que sarai humilhou agarra brutalmente não não
temos a menor dúvida disso e agora a última consequência tá aí no final do verso 6 h foge da presença da sua senhora o que temos aqui é uma patroa cruel e gradativa e uma serva arrogante em submissa a tempestade perfeita né a receita perfeita que para confusão Exatamente isso um dia Agar decidi que ela não vai mais aguentar os maltratos da patroa que não vai mais se submeter a tudo aquilo e ela foge do clã de Abraão levando o filho o pior que no seu ventre e assim ela se aliena da família da Benção
da família da Promessa queridos quantos danos dores e tristezas acontecem quando nós tomamos nossas vidas em nossas mãos e paramos e depender de Deus quando nós lançamos mão de estratagemas humanos estratagemas dúbios que não são claros que não refletem fielmente a vontade de Deus E nós queremos nos adiantar às vezes porque demora muito às vezes porque o tempo passa a gente não consegue perceber a aguardar pacientemente o tempo do Senhor o momento de Deus e aí nós seguimos caminhos que não são os caminhos corretos e não são os caminhos prescritos por Deus e os resultados
nós queremos sempre mais adiante porque aquilo que o homem plantar ele certamente colherá decisões erradas e precipitadas elas trazem consequências como nós G1 é mas nosso Deus é misericordioso louvado seja Deus aqui lugar sucede a 14 Moisés registra misericórdia de Deus para com aquela serva arrogante in subordinada e Rebelde a lembrança do verso 7 em diante que o anjo do Senhor encontrou agr na sua fuga falou com ela mandou que ela voltasse esse submeter-se a sua senhora é a primeira vez que na Bíblia aparece a expressão anjo do Senhor o Anjo do pai no verso
7 quando o anjo do Senhor a encontrou existem dez depois disso aqui existem dezenas de referências ao anjo do Senhor a também no livro de Gênesis Abraão ainda vai encontrar o anjo do Senhor pelo menos mais duas vezes no desenrolar da sua história Quem é esse anjo do Senhor sobre isso existe polêmica não existe unanimidade entre os estudiosos alguns acham que era um Anjo um anjo mesmo que Deus enviava em ocasiões especiais um anjo que era o representante autorizado de Deus que podia falar no nome de Deus outros acham que é o próprio Deus quero
próprio Deus por alguns motivos primeiro o anjo do Senhor quando ele aparece nos relatos bíblicos ele fala como se fosse Deus e ele age como se fosse Deus Oi e ele tem poderes para fazer que ter terminado as coisas que só Deus teria ó e aqui mesmo por exemplo e depois de ser mencionado no verso 7 o anjo do Senhor no verso 13 quando Agar vai relatar aquilo que ela viu ela diz assim Agar deu ao senhor que havia falado com ela o nome tu és o Deus que me vê porque ela dizia nesse lugar
eu olhei para aquele que me ver percebe a identificação de Deus com o anjo do Senhor aqui e não só aqui mas em várias outras passagens o anjo do Senhor é identificado como sendo o próprio Deus é claro que pode dizer que uma vez que ele era o representante de Deus essa identificação é válida mas também não é impossível que o próprio Deus como ele vai fazer milhares de anos depois quando ele assumir uma natureza humana e mora aqui entre nós' embora a Encarnação é diferente de uma teofania mas Deus vai fazer isso de maneira
definitiva quando ele vem entre nós na pessoa do seu filho G a Deus antes pode ter aparecido em forma humana se manifestado em forma humana como vai ficar claro quando chegarmos no episódio de Sodoma e Gomorra não é que Deus de fato apareceu como na forma de uma pessoa sumiu uma forma humana para conversar com Abraão quem sabe foi esse caso aqui também não podemos ter certeza absoluta Mas eu sou um dos que entendem que o anjo do Senhor era o próprio Deus vindo em forma humana atender as necessidades do seu povo embora eu com
certeza não posso fazer disso uma afirmação definitiva de uma forma ou de outra o anjo do Senhor é a expressão EA manifestação do próprio Deus O anjo do Senhor então aparece encontra diz o texto aqui que ele encontra ele encontra h e ele encontra aga aga Khan o Lemos ela estava no caminho para sur-sur é uma localização que fica às margens ou nos limites do Egito Então o quê que isso significa que ela tava fugindo de volta para casa ela era egípcia ela era do Egito ela fugiu do clã de Abraão que morava em Hebrom
ao norte e agora ela tá descendo O Caminho do Sul o caminho que vai de Canaã para o Egito e nessa localidade nesse lugar chamado sua O que significa Muralha já indicando os quase os limites do Egito havia um poço à beira da estrada e foi ali que H foi encontrada pelo anjo encontrar dava a ideia de que o anjo do Senhor vinha procurando ela não é maneira humana de falar porque porque o texto vai sugerir mais adiante que agarrar vinha clamando ao Senhor é pagadinha buscando a Deus invocando o nome de Deus na sua
angústia e na sua aflição como egípcia ela tinha adorado a muitos Deuses lá no Egito mas depois que ela veio para o clã de Abraão como escrava como serva ela veio a conhecer o verdadeiro Deus o Deus de Abraão e como isso aconteceu com muitos dos servos de Abraão exemplo Eliezer que já foi mencionado no capítulo anterior então muitos dos servos de Abraão foram convertidos através do Ministério do Patriarca muita gente que estava no clã dele E aparentemente H era uma dessas e ela clamou o Senhor e na sua aflição e na sua angústia o
anjo do Senhor veio ao seu encontro EA encontrou lá naquele poço onde ela diz falecida cansada angustiada sem saber o que fazer e é encontrada pela misericórdia de Deus O anjo então ordena que h não era isso que a gente queria ouvir com certeza né mas o anjo do Senhor ordena Que ela volte esse sujeito EA sarai verso 8 perguntou-lhe o anjo do Senhor Agar serva de sarai De onde você vem para onde vai ela respondeu fugiu da presença de sarai minha senhora então o anjo do Senhor me disse volte para sua senhora e sujeite-se
a ela note como anjo se refere à sarai no verso 8 Agar serva de sarai e o Anjo disse você é serva você essa é de já começa a despertando o salário para o seu real status quem você é você é uma serva sem uma escrava é isso que você é e isso serve também para despertá-la para o pecado que ela havia cometido de afrontar a sua senhora e de fugir de debaixo da sua autoridade em seguida o Anjo pergunta De onde você vem para onde você vai estar ai perdão iaga naquele momento ali onde
eu disse sarai aqui por favor levo com vagar e agora então lembra que ela saiu estava vindo da casa de Abraão onde tinha sido abençoado e receber o privilégios e estava indo para o Egito talvez voltando para os seus Deuses Oi e a resposta dela o Anjo é muito Franca honesta e verdadeira talvez já provocada pela própria pergunta ela disse no verso o final do verso 8 eu estou fugindo da presença de sarai minha senhora então ela reconhece aqui aqui você já percebe um mostras do quebrantamento do reconhecimento do que é que ela havia feito
resposta Franca e honesta que ela reconhece que Sara e sua senhora que não deveria ter afrontado e revela a intenção que era fugir dela o anjo do Senhor então como eu disse disse que ela volte para casa volte para sua senhora que se sujeita EA autoridade dela que era isso que ela devia ter feito em vez de afrontar e fugir e com isso que se humilhar-se diante dela Pelos Pecados cometidos em seguida hoje do Senhor conforte e anima Agar com uma promessa tá aí do verso 10 o verso 12 ela terá Primeiro ela terá uma
descendência numerosa impossível de contar e essa promessa é feita em termos daquela que foi feita Abrão no verso 10 aumentar em muito a sua e aqui de tão numerosa não poderá ser contada aquela mesma promessa que foi feita a Abraão agora é feita a ela a sua descendência vai ser inumerável só faltou dizer como pó da terra e como as estrelas do céu mas a sua descendência vai ser enumerável é claro que isso aqui não é por causa dela mas porque o filho dela era filho de Abraão aquele portador das promessas aquele a quem Deus
disse que a descendência dele seria tão numerosa como as estrelas do céu seu seu filho segunda coisa que o Anjo lhe disse deve ser chamado de Ismael para ir no verso 11 Por que significa em hebraico Deus ouve e o nome de Ismael reflete aquela situação em que pagar tem um encontro com Deus a Deus ouve Deus ouviu aflição dela Deus ouviu o seu clamor o seu gemido e Deus atendeu terceira coisa que o anjo do Senhor disse é que o filho que ela vai ter de quem viria uma dessa desse numerosa que seria chamado
Ismael O que significa Deus ver entretanto ele seria uma pessoa dura em dócil e de difícil relacionamento no verso 12 e ele vai ser como um jumento selvagem indômito Solitário Indomável como a sua mãe que preferiu fugir a se sujeitar segundo a mão dele vai ser contra todos EA mão de todos contra ele mostrando que Ismael EA sua descendência seria um povo sempre cercado por conflitos e terceiro ele vai viver diante de todos os seus irmãos o que pressupõe né veja aqui as utiliza que Abraão teria ainda outros filhos teria outros filhos aí então ele
viverá em conflito e oposição constante contra seus irmãos ou vai viver longe dos seus irmãos o hebraico permite essas duas interpretações essa profecia a respeito de Ismael o filho de Abraão com a Escrava h vai se cumprir literalmente à medida que a vida de Abraão e demais patriarcas se Desenrola no livro de Gênesis e a história no conflito histórico entre os árabes que são descendentes de Ismael e os judeus que são descendentes do filho que virá de sarai nós vamos ver isso com mais clareza mais adiante Quando chegarmos no Nascimento de Isaque mas aqui já
está o primeiro. Ou a primeira menção desse conflito que haverá entre essas duas descendências embora ambas têm um vindo do mesmo pai do mesmo Patriarca Agar então terminando né ela já no fim do episódio ela dá um nome ao poço daí do verso 13 até o verso 14 Primeiro ela chama Deus por outro nome é a única vez que esse nome de Deus aparece aqui na Bíblia ela se refere a Deus e a primeira vez que aparece alguém nomeando Deus é uma mulher numerando Deus isso não tem e nenhum desses textos código de hamurabi a
os documentos de novo e há vários outros textos nunca aparece isso de uma mulher se dirigir a Deus e dar nome a Deus aqui é um caso único né que nós temos aqui a Gardel ao senhor que havia falado com ela com o nome de tu és o Deus que me vê e a razão ela disse porque ela dizia nesse lugar eu olhei para aquele que me vê ali foi local do encontro de Agar com Deus ela olhou Ela viu o que pressupõe a forma humana né Deus apareceu em forma humana para ela e ela
viu ela olhou ela reconheceu que era Deus e deu o nome então de o Deus que me vê e aí ela chama o poço por esse nome lá ai a perdão beer-laai-roi e que significa literalmente eu peguei aqui o nome significa literalmente fonte daquele que vive e me ver e esse é o nome do poço a época em que Moisés escreveu esse livro a localização é da daqui mas a gente hoje não sabe mais Onde está cádiz e não sabe onde está bered portanto a localização é incerta mas apenas para mostrar é um detalhezinho para
mostrar a historicidade do texto né como Moisés procurava sempre amarrar a narrativa a um local há uma data a uma pessoa para mostrar sua velocidade EA sua historicidade aqui nós vemos queridos Como Nosso Deus é compassivo e misericordioso como ele veio atrás dessa mulher e insubmisso e Rebelde ouviu a sua aflição e abençoa e manda Que ela volte com essa promessa de uma numerosa descendência através de Abraão o texto termina falando do nascimento da criança versus 1516 ela retorna para o plano de Abraão e lhe dará à luz um filho que abram chama de Ismael
há 36 anos quando isso aconteceu quando Ismael nasceu e não há dúvida de que Abraão aqui tá pensando é esse não é porque depois do que Deus disse para hagar que ela teria através de Ismael uma descendência numerosa que foi a mesma coisa que ele disse para mim não tenho dúvida de que Ismael vai ser o herdeiro e aqui a gente percebe mais uma vez como a gente se engana com Deus não é vai ficar claro de que não é Ismael não é Ismael Abraão Mas vai ser o filho da tua esposa legítima filho da
tua esposa legítima o cumprimento da Promessa também gente chegamos ao final vamos partir já para conclusão eu queria trazer algumas lições para nós aqui e o texto dos da origem dos ismaelitas e a razão pela qual mesmo que eles sejam filhos de Abraão eles não vão fazer parte do Povo de Deus e nem herdarão a terra prometida os israelitas Os descendentes DH descendentes de Ismael ele eram filhos de Abraão mas eles não vão fazer parte dos descendentes de Abraão que vão herdar a promessa EA Terra isso mostra porque porque Ismael nasceu o segundo a carne
e não segundo o espírito Ele nasceu de uma ação humana e não da promessa de Deus que é um ponto que o apóstolo Paulo vai fazer em romanos capítulo 9 ele vai dizer que nem por serem filhos biológicos Eles são filhos da Promessa mostrando que a eleição de Deus não é de acordo com a genética mas de acordo com a sua soberania é esse argumento de Paulo vai usar em romanos a segunda coisa a gente aprende mais um pouco a respeito do Deus de Israel ele tem o seu tempo para cumprir a promessa mas ele
também escuta o clamor do Aflito do desesperado daqueles que fizeram decisões erradas e que estão colhendo os resultados trágicos disso Deus na sua misericórdia transforma efeitos negativos das nossas escolhas erradas em coisas de bem para o seu povo esse é o nosso Deus isso nos encoraja a buscar vão quanto a poligamia desses servos de Deus do Antigo Testamento o fato de que Abraão tomou uma segunda esposa não quer dizer que Deus funciona a bigamia veja os resultados toda vez que são esses casos são mencionados assim de poligamia dos servos de Deus os resultados trágicos vem
seguido a ideia não partiu de Deus fique fique claro e nem ele pediu que Abraão fizesse isso e no Novo Testamento o padrão já fica muito claro de Deus o casamento é monogâmico a poligamia era alguma coisa que pecaminosos a que virou costume no antigo Oriente Deus tolerou na sua muita misericórdia e paciência mas à medida que a revelação prossegue ele volta ao padrão original lá do Jardim do Éden que Deus fez um homem e uma mulher esse é o padrão de Deus mais uma lição aqui fica claro né que nem sempre nós podemos conseguir
discernir claramente de uma vez a vontade de Deus para nossa vida Abraão chegou a pensar que poderia ter a promessa através daquele estratagema depois ele vai pensar que Israel seria o filho prometido mas o plano de Deus é outro o plano de Deus é outro queridos Deus nunca mostra qual o final do livro da nossa vida de uma vez ele passa uma página por dia e a gente queria muito saber todo mundo que já ler um romance né que fica interessado a gente Queria muito passar página seguinte logo para saber o fim né do drama
Especialmente quando é uma atenção vai criando uma atenção no leitor e às vezes a gente faz isso né gente momento pula vai lá para o final para ver como é que vai ser Deus nunca faz isso é uma página por dia por isso você não sabe por isso você não sabe nós temos que viver um dia por vez na esperança de que Deus vai nos conduzir basta cada dia o seu mal vocês não sabem o que que vai acontecer amanhã então sempre depender de Deus sempre descansar nele não tentar tomar em suas mãos aquilo que
pertence a Deus fazendo assim atitudes impensadas por último e esse texto Deixa claro a seriedade do que aconteceu lá em Gênesis Capítulo 3 como a queda afetou de fato a raça humana a ponto de que nem homens de fé como Abraão que se tornaram Pai da Fé se tornou O Pai da Fé o pai do Povo de Deus ele escapou dos efeitos do pecado A ideia é de sarai ela coloca a culpa em abram abram se mostra displicente e deixa a gás sofrer as consequências Agar foge de casa é um texto cheio de manifestações da
dureza do coração humano da corrupção do Pecado em nossa mente e em nossas faculdades mas há também um texto cheio de manifestações da Graça de Deus e da Misericórdia desse Deus o bondoso amoroso e que tem compaixão do seu povo Espero que nessa manhã essa palavra fale ao seu coração alertando você que você para que você pensa é were para que você descanse que você aguarde acalme o seu coração na presença de Deus não tome decisões precipitadas a ira do homem não produz a justiça de Deus aguarde o tempo de Deus e deu certamente haverá
de abençoar e no tempo dele fazer a coisa certa
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