[Música] Olá pessoas eu sou a Kenny e tô aqui com o Beraldin tudo bem gente e vai começar mais um anima podcast o podcast mais católico deste Brasil e antes de falar aqui com o nosso convidado lembra a vocês a loja anima oficial.com.br e aqui hoje nós trouxemos Olha nós temos a loja anima Bíblia Ave Maria tem outras bíblias mas eu gosto muito dessa também com capa de couro fundamental gente a gente tem que ter Bíblia católico tem que ter Bíblia temos também os terços né os terços esse aqui todo de cristal gosto imensamente os
terços e temos também esta oração na Capelinha que é com a oração de proteção que é a oração mais antiga atribuída a nossa senhora que é importante a gente ter na ali perto da da porta da nossa casa e pra gente fazer ensinar os filhos o marido ensinar a mulher ensinar os pais ensinar a todo mundo é importantíssimo então a gente fez essa Capelinha linda com ícone de Nossa Senhora do menino de Jesus que é para também belezar né botar num papel fica feio então loja anoficial pcom.br e hoje tã nós vamos dar sequência aquela
coisa maravilhosa que nós estávamos fazendo então nós trouxemos aqui novamente Padre Balbino tudo bem padre padre fá balino tudo bem uma alegria imensa podermos estar aqui novamente dando sequência a esse tema importante tão central na nossa fé que é a celebração eucarística então é com alegria que eu venho e vos cumprimento Com todo o prazer a Ken o bertal Doo e todo o povo maravilhoso que está nos acompanhando já um tempo com esses episódios uma alegria isso hoje é o nosso quarto par o quarto episódio quarto episódio eu vou inclusive relembrar as pessoas olha não
antes de relembrar as pessoas vou vou também relembrar do padre Fábio Balbino é quem é o padre Fábio Balbino né quem tá pegando agora quem não tá assistindo Padre Fábio Balbino ele é doutor prestação tem doutorado em Ciência da liturgia pelo Instituto litúrgico Santo Anselmo em Roma gente é o instituto mais importante de liturgia do mundo e é é é um dos poucos no Brasil que tem doutorado ou seja nós trouxemos aqui o phd para falar do assunto então assim o que o padre Balbino falar que pode ou que não pode na missa pode o
que pode que não pode assinar embaixo porque é fonte F restante é conversa fiada né não p porque assim quem não passou por Santo Anselmo paraa liturgia não passou por muito lugar né É de fato o Santo Anselmo é uma uma referência né com no caso o curso de litur e ali nós temos uma um estudo que tem uma impostação que é também histórica ou seja nós fazemos uma análise da história da liturgia E com isso conhecendo né as práticas em diversas épocas culturais né ao longo da história prática litúrgica em diversas épocas culturais isso
ilumina aquilo que nós realizamos hoje então de fato é foi uma oportunidade né que eu eu tive eu agradeço a Deus por ter me concedido essa oportunidade de poder ter essa formação ali no Santo Anselmo e ter tido contato com grandes professores Grandes Homens que são boas referências inclusive autores de muitas obras eu nem chamo de livro chamo obras autores de muitas obras né pelo mundo inteiro são digamos assim bons Mestres né que nós temos ali no pontifício Instituto litúrgico se quem tá acompanhando os episódios tá tendo oportunidade de de ver o que é verdadeiramente
aquilo que a igreja fala sobre a Santa Missa então é muito importante então quem ainda não assistiu o episódio um o dois e e o Três depois volta Assiste porque a gente tá indo parte a parte da missa na primeira parte a gente falou o que é o Missal que é esse livro grande que tá aqui né enorme e como surgiu ou seja como é que surgiu esse formato de missa que a gente tem nos dias de hoje né na segunda parte a gente falou sobre osos ritos iniciais da missa na terceira parte a gente
falou da liturgia da palavra E hoje nós vamos falar da liturgia eucarística P nós vamos começar né porque não sei se cabe num programa só mas deixa eu explicar uma coisa tem pessoas que assistem e falam assim ah mas eu já sei da Miss realmente tem pessoas que vão à missa H muitos anos e entendem tudo mas tem muita gente que não sabe tem muita gente que fica na dúvida agora até mesmo aqueles que a missa há anos que sabem muita coisa não sabe tudo então sempre aprende alguma coisa aqui nos Episódios sempre sabe Ah
então isso é assim não Pens compadre Bino vai aprender muita coisa então assim é esses episódios a sequência premissa é para todos né para quem sabe muito para quem sabe nada para quem sabe pouco então né mas eu não terminei de concluir que eu falei que o padre Balbino é doutor pelo Instituto de Santo anselma né em Ciência da liturgia ele é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição que fica no bairro da Tijuca aqui no Rio de Janeiro professor de Teologia da pque aqui no Rio e coordenador da comissão de liturgia da Arquidiocese
do Rio de Janeiro da Regional leste 1 da CNBB só isso né P Por enquanto né se divide um pouco por enquanto Por enquanto né Pode ser que aconteça mais umas coisinhas pra frente né é a gente vai assumindo vai abraçando quando V já tá tão envolvido agora Santo Ancelmo vem de que ano Ah o santo Ancelmo Instituto da onde é que começa tudo isso para poder se tornar referência de liturgia Católica no mundo sim sim sim veja que o Santo Anselmo ele já antes né do do do Concílio Vaticano I ele já tem a
sua presença né ali em Roma como a referência né dos estudos né para a liturgia inclusive Quando aconteceu o movimento litúrgico né no século XIX x veja que grandes e personagens do movimento litúrgico estavam muito envolvidos ali no Santo Anselmo né Por Exemplo né odio salvatório marcile E esses homens andaram pelos corredores né de de Santo Anselmo então com isso que que é a proposta digamos assim desse estudo né de liturgia no Santo Anselmo uma Teologia da liturgia uma espiritualidade litúrgica uma história da liturgia uma Pastoral litúrgica veja que a própria sacr santo contio que
é esse documento tão importante né sobre a liturgia né que nasceu com a renovação litúrgica né do Concílio Vaticano II para passar que Santo contio eh nasceu digamos assim nos corredores de Santo Anselmo podemos assim dizer e está lá escrito que a liturgia precisa ser estudada do ponto de vista histórico teológico jurídico também né ou seja as normas litúrgicas do ponto de vista também eh eh Pastoral né espiritual Então veja o santso se preocupa com um olhar sobre a liturgia a partir de diversos ângulos e com isso como eu até de alguma forma né apontei
no começo aqui da nossa conversa eh eh eh observando também e comparando os diversos ritos E com isso eh eh eh observando aquilo que que que permaneceu aquilo que foi modificado E com isso a própria sacr Santo contínuo também vai dizer que a liturgia tem a sua parte mutável e imutável é o que tá escrito aqui no documento ou seja ela tem a sua parte imutável de instituição divina e tem também a sua parte que é susceptível de mudanças ao longo dos séculos quando então nós podemos observar que determinados elementos do rito eh na sua
estrutura elementos foram colocados elementos foram tirados então Santo anemo procura sem fazer juízo de valor né Ah isso isso aqui é importante isso aqui é menos importante isso aqui tem valor isso aqui não tem então s no caso assim o estudo que nós temos não é na perspectiva de fazer um juízo de falou sobre o que é é é mais importante menos importante nas partes do rito é fazer análise né né do ponto de vista histórico e com isso eh eh apresentar também uma teologia dessa celebração não só o seu aspecto jurídico das normas Mas
também se debruçar sobre essas partes da celebração e colher dela uma teologia uma espiritualidade por exemplo espiritualidade litúrgica eucarística né Eh eh e e com isso como eu disse já de alguma forma um olhar né para a sagrada liturgia so diversas perspectivas ah que maravilha então é é la creme de la creme exatamente e a gente tem recebido também muitas mensagens das pessoas agradecendo os episódios dizendo que estão aprendendo muito e acredito que também devam ter falado aí com alguém deve ter falado de fato Olha que eu costumo circular por diversos lugares né você vê
nesse período agora do mês de julho eu estive por exemplo em Florianópolis né com dom Wilson e eh levando ali um um um curso né de liturgia que nós fizemos em dois dias né que é um mutirão é que se faz todos os anos sobre algum tema e nesse ano esse foi para os leigos de toda a diocese tinha mais de 500 pessoas ali presentes e me chamou atenção o quanto que muita gente vinha falar comigo que acompanha o nosso anima podcast Pois é ali e também estive também em Belo Horizonte disse era a mesma
coisa estive na Diocese de Campos dis se era a mesma coisa e eu tô sempre por aí e depois também aqui mesmo na nossa arquidiocese eu tô sempre nos vicariatos não tem um fim de semana um sábado ou um dia de semana à noite que não esteja em algum vicariato em alguma paróquia e o povo sempre acompanhando Então eu fico satisfeito de de ver que esse trabalho nosso aqui em conjunto tem esse alcance né E ajudando as pessoas uma coisa que eu sempre falo nesses cursos aí que eu dou seja pro clero vou também fazer
o cursos para o clero para os seminaristas para o povo toda categoria de de pessoas e uma coisa que sempre me ocorre dizer nesses cursos de liturgia por aí afora é que é muito importante para nós conhecer bem a sagrada liturgia com a finalidade de Celebrar muito melhor e viver muito melhor eu sempre inicio os meus discursos com uma linguagem nessa direção o nosso povo que tá aí nos acompanhando Agora com certeza tá recordando que normalmente eu digo isso ou seja ser bem para poder Celebrar melhor e viver também muito melhor é porque quando você
conhece você passa a entender a grandiosidade daquilo que aquele ato ali não tá ali à toa que não é Ah por que que ela veste do padre Por que que faz aquele gesto Por que que aquilo não é tudo jogado tudo tem um sentido gente fala olha enriquece né exatamente e e depois também sabe uma coisa que me ocorre também dizer né você qu né falando né com essa linguagem me faz lembrar uma coisa que eu considero muitíssimo importante os gestos e palavras né na celebração não são de caráter funcional e sim ritual a começar
pela Ah uma uma processão de Ofertório uma Procissão de entrada até não é simplesmente já tá na hora vamos lá começar e a gente entra igual tá entrando como se fosse no Maracanã não não veja que eh eh os gestos eles são rituais né não é só Ah tá vamos abrir o corporal e e e ó vamos deixar já aberto aqui o corporal para poder adiantar Não não é um gesto ritual né Tem um momento na celebração de fazer esse gesto então É nesse sentido que como é importante para nós perceber que a liturgia ela
é composta por ritos gestos e depois também os elementos todos da natureza que estão presentes na celebração tudo isso nos leva a perceber essa grandeza né da celebração feita com uma riqueza de símbolos e gestos e a pessoa entender que não se come dentro da igreja Ah não e outro dia tinha uma pessoa com pacote de pipoca Parecia que tava num cinema sério a sensação que eu tive essa pessoa foi ao cinema e ela tava assistindo a missa assim ó sério aí ela comia a pipoca aí eu falei oi eu não acreditei naquilo eu falei
pera aí gente a pessoa foi ao cinema tá vendo ali um alguma coisa então assim entender isso entender também quando você entra numa igreja né ele está ali na parte coberta entrou ó Olha aí tem o pátio Mas você entrou Tira o boné da cabeça você descobre a cabeça não é isso s é Ou seja você precisa se dar conta de que você entrou num espaço sagrado isso isso ô Padre mas hoje entra tanta gente com uma roupa tão que não tem nada a ver com a celebração fando de roupa nisso n é pois é
exatamente quando tem essa dimensão mas o da comida eu falei assim Como assim a pesso mas a comida e a roupa porque você viu uma pessoa de pipoca Mas você vê 200.000 sem roupa com roupa curta com RP com roupa transparente Uhum E eu penso também que nesse Nesse quesito eh a gente também acaba expressando um pouco a disposição interior claro que né Eh são diversas situações que a gente pode levar em consideração também é claro mas eu acredito que nós nos preparamos né para a celebração isso envolve o interior e também exteriormente eu acredito
que muitas vezes aquilo que os comportamentos né que às vezes nós nós temos revela um pouco a disposição interior É verdade a importância que nós damos para aquilo né onde eu tô indo se você tá indo por exemplo numa vou vou botar aqui né tá indo vou encontrar a rainha quando era viva rainha agora o rei Charles tá lá e me chamou para uma audiência alguém vai todo né de chortinho de bermuda de chinelo não vai porque a pessoa se prepara para aquilo Olha é um momento importante e eu vou me arrumar porque eu vou
estar com uma pessoa importante e a mesma coisa essa sua colocação foi fundamental porque ela define tudo eu estou indo para um momento importante é o meu momento de encontro com Jesus é o momento que Jesus se faz presente ali no corpo no com com com no corpo na na hoa e na e no e no vinho é o momento que eu vou comungar é o momento que eu vou est ali é exatamente a disposição interior não com essa aí já já já explicou tudo já explicou tudo ou seja precisamos observar a nossa disposição interior
para ir à missa Exatamente exatamente né como eu eu agora tenho pedido muito as pessoas que fiqu até acabar o canto final Ah mas isso vai pro rito finalis não vai pro rito final Ok não vou agora mas só para dizer isso porque antep é da pressa de ir embora é da pressa de chegar é da disposição interior que tipo assim tô comendo pipoca Acabei de ver deixa eu sair correndo Então hoje nós vamos tratar da liturgia eucarística que isso é assim enfim muito importante porque as pessoas tem muitas dúvidas eu mesma recebo no no
Direct o que que é o rezo depois que eu comungo mas antes de falar disso mas antes de falar disso porque isso pode ser dúvida de muitas pessoas as pessoas vezes ficam com né ai Será que eu posso falar isso ser que eu posso falar aquilo vamos assim no passo a passo da liturgia da da liturgia eucarística Eh Ou seja o Ofertório faz parte não terminada a liturgia da palavra Ok acabou a a última prece houve a oração da exatamente terminou terminou a oração dos fiéis né o PR das Comunidades aí nós passamos da liturgia
da palavra para a liturgia eucarística que tem que ficar muito claro que não é o momento em que Jesus chega Jesus já chegou desde o início porque as pessoas acham que Jesus vai chegar na missa quando se consagra então nós estamos falando de quando era pequena eu achava também quando eu era pequen é quando você era pequena agora você não é mais Então assim Jesus já chegou desde desde a procissão de entrada tá ele já veio na processão de entrada então Jesus já tá ali sim sim é é uma uma um detalhe importante né que
quando nós tomamos né esse documento né sobre a sagrada liturgia que é sacrossanto contti para ser preciso no parágrafo de número 56 a título de recordação daquilo que de alguma forma nós já apontamos ali está escrito que a celebração da missa consta de duas partes liturgia da palavra e liturgia eucarística E essas duas partes emolduradas por um rit introdução um rit de conclusão e eu colocar em evidência que tem uma frase ali muito Sutil e ao mesmo tempo muito importante quando diz que as essas duas mesas elas constituem um só ato de culto liturgia da
palavra liturgia eucarística um só ato de culto e depois também ainda com sacr santo contio poderíamos aqui lançar mão de outro parágrafo que é o de número sete né onde se fala das formas de presença de Jesus Cristo na celebração eucarística aí diz sacanta quí 7 que o senhor está presente na palavra proclamada está presente na Assembleia reunida está presente na pessoa do sacerdote né naturalmente presidindo a celebração é Cristo é Cristo e está presente nas espécies eucarísticas e dá um assento a essa presença nas espécies eucarísticas dizendo que em outra linguagem que é uma
presença substancial e permanente né então nós colocamos isso em evidência pra gente ter bem diante dos olhos as duas mesas a mesa da palavra e a mesa da Eucaristia e numa teia litúrgica a gente consegue perceber que nós somos então nós som muito bem alimentados Ou seja é uma riqueza né mesa digamos assim né onde nós somos muito bem alimentados bem alimentados né pelo pão da palavra e depois bem alimentados pelo pão da Eucaristia com isso nós eh observamos que o que é que faz concluir né a liturgia da palavra aquela oração dos fiéis nos
debruçamos sobre isso no episódio anterior né e Convido os amigos né que estão aí nos acompanhando que possam né Eh observar então no episódio anterior nós tratamos de liturgia da palavra e colocamos né que a liturgia da palavra Se conclui com a oração dos fiéis né o PR da comunidade E aí nós Então nesse momento passamos de uma mesa para outra passamos então da mesa da palavra e tem realmente a mesa né o ambão né a mesa da palavra passamos da mesa da palavra para a mesa da Eucaristia né para o altar e o que
é que faz iniciar digamos assim a liturgia eucarística Então ela começa com a preparação dos dons preparação das oferendas talvez vale a pena pro nosso povo né aqueles que estão nos acompanhando organizar o pensamento poderíamos aqui distinguir as partes da liturgia eucarística estamos agora dentro propriamente da liturgia eucarística Quais são as suas partes primeiro nós temos a preparação das oferendas preparação dos dons depois nós temos a oração eucarística e depois nós temos o rito da comunhão Então essas três partes bem definidas compõem a liturgia eucarística Isto é preparação dos dons eucarística e rito da comunhão
dentro digamos assim né dessas partes nós temos tantos elementos que merecem a nossa atenção então começa para ser bem eh descer bem ao profundo né começa com uma maravilhosa procissão onde são apresentados entregues nas mãos do sacerdote Pão e Vinho normalmente nós fazemos nas nossas igrej igrejas né uma procissão né pode ser também que não tenha venha diretamente da credencia né que está ali junto ao altar não tem problema algum né ou então se faz uma processão que fica mais bonito ainda por que por que que eu digo fica mais bonito ainda porque tem um
sentido muito profundo porque aqueles dons né aquelas ofertas né as oferendas né o pão e o vinho vem das mãos né da comunidade e são entregues nas mãos do sacerdote isso é significativo ou seja significa dizer que aquele pão e o vinho é trabalho humano alguém plantou o trigo a uva alguém colheu alguém preparou o pão e o vinho Ou seja é trabalho do homem inclusive isso tá descrito na oração exatamente depois nó temos uma oração de apresent apresenta Mas tudo bem Não exatamente ex isso mesmo agora olha que coisa estupenda então significa dizer que
a comunidade reunida para celebrar tem alguma coisa para dar a Deus ou seja o fruto do seu trabalho por essa simbologia ela é Alt significativo embora sejam normalmente duas pessoas que vão lá né normalmente a gente coloca um levando as galhetas né com o vinho com a água o outro levando né a quando você quer botar mais uma pessoa você divide bota uma a Galheta divide bota um com a água outro com mas às vezes até mais uma âmbula né aí ajuda aí você consegue botar mais exatamente mas qual é a beleza disso né embora
um ou outro né que naturalmente né todo mundo que tá entrando na procissão para levar mas aquilo ali aqueles que estão levando representam todo mundo a humanidade inteira né a comunidade inteira que está entregando alguma coisa que é fruto do seu trabalho aí agora olha que coisa estupenda nós no caso a comunidade né entrega o fruto do seu trabalho o Senhor por sua vez recebe né transforma e depois então na hora da comunhão devolve e nessa devolução ele entrega-se a si mesmo né toma aquilo que é nosso fruto do nosso trabalho pão em vinho transforma
porque nós professamos a fé de que quando é pronunciada eh eh a a a oração eucarística Pão e Vinho né na potência do Espírito se torna corpo e sangue do senhor né nós fazemos uma bonita invocação do Espírito me epices né E com isso aquela matéria é transformada e o senhor depois devolve pegou recebeu que era nosso e transforma e devolve eu insisto nisso e na devolução ele entrega-se a si mesmo é uma troca admirável Mas também quando a da processão dos dons ao mesmo tempo a comunidade faz o seu Ofertório para o sustento da
igreja sim sim exatamente né Eh eh é uma engraçado né que eh a prática né de entregar um donativo já estava presente por exemplo tem um um um documento importante que se chama Apologia de Justino são Justino são Justino Marte é um padre da igreja né de da igreja de de Roma do século i e ele escreveu já até mencionamos ele aqui de alguma forma são Justino escreveu algumas obras entre elas primeira Apologia segunda Apologia na sua primeira Apologia uma obra sua para ser preciso nos Capítulos de número 60 66 e 67 da primeira Apologia
de São Justino Marte da igreja de Roma ele faz referência à às partes da celebração a estrutura da celebração eucarística ou seja como era prática celebrativa em termos de parte da celebração estrutura qual era a prática celebrativa então na igreja de Roma no século I através desse documento de Justina a gente consegue conhecer e por que que eu trago isso à tona no momento em que bertal faz referência ao ao donativo né porque já estava presente Ou seja já havia o costume tá escrito lá de entregar né algum donativo né digamos assim ao presidente da
celebração de modo que pudesse atender as necessidades né as necessidades das pessoas também né ou seja era uma prática já presente Ou seja é importante que os fiéis na hora do Ofertório também D de o seu donativo al Tem muita gente que não dá hoje ainda o Dona ou seja com isso a gente nota também o qu né que existe uma uma dimensão social que decorre da celebração eucarística a gente né pensando nas necessidades né dos outros né e da própria igreja né da própria comunidade ou seja um espaço também que é né Eh eu
gosto daquela frase né casa de Deus Morada de irmãos né Então veja um espaço né que é nosso a gente contribui ajuda naquilo que cada um também pode n das suas realidades né enfim mas eh pensando acho que isso mostra muito da generosidade eu acho que é muito da generosidade da pessoa porque às vezes a pessoa pode ter e não ah não vou dar não mas quando você você se dispor não tô nem falando do valor tô falando da tô falando da da moedinha lá da viúva mesmo a pessoa tem pouco mas ela tá se
dispondo e tá ali doando aquilo que ela tem com coração aberto né Isso é mas mas de qualquer forma Quando é quando se vê e a gente vê Muitas igrejas na cidade do Rio Janeiro Eh que que tem muitas possibilidades e os fiéis que vão e daí eu não tô fazendo julgamento de ninguém mas não não é uma coisa uma prática do nosso povo ajudar a sustentar as igrejas há Muitas igrejas caindo há Muitas igrejas com muita dificuldade financeira é Brasil a fora e na Cidade do Rio de Janeiro também e e que as coisas
elas não são bem assim né aqui é uma grande igreja é uma igreja que vem muita gente e não tô reclamando mas mas se você colocar a quantidade de gente que vem e a dificuldade que é para manter aberta esses donativos não são levados a presença do Senhor com essa disposição interior essa disposição interior ela é muito importante paraa vinda paraa celebração para entender a Santa Missa mas do sustento do templo e da comunidade daquilo que é feito para o bem de todos como o senhor falou o templo todos frequentam e a a obra social
Todos devem ajudar manter não é uma me dá sensação que alguns pensam assim ah outros que façam para eu aproveitar me dá essa sensação às vezes entendeu eh E sendo que eh po a a igreja e qualquer igreja né que a gente tá falando qualquer igreja seja aqui tô falando no Rio de Janeiro tô falando em São Paulo tô falando em Roma qualquer uma ela é sustentada pelos fiéis sim sim se os fiéis pararem de doar acabou-se né como é que você paga a Luz como é que faz resolve tudo então mas aquela própria contribuição
exat na missa a pessoa pensar assim poxa eu vou ajudar também eu vou também eu tô eu tô aqui eu também tô participando disso aqui então eu vou ser parte também é isso é bonito também né Ou seja é uma uma sensação também de pertença até dessa forma eu acho tão bonito né quando eu até falo isso muito né na paróquia né Eu acho bonito quando a gente vê as coisas na igreja né as melhorias que se fazem né e a gente pode dizer assim ah aquilo lá eu também ajudei uma situação boa né aquilo
ah contribuí é exatamente eu ajudei naquilo ali também tem minha mão ali também tem olha que bonita a toalha do altar Olha que lindo o cálice Olha que tudo bonito Eu Acho até interessante né pessoas né que fazem referência inclusive aos seus pais seus avós Olha meu pai trabalhou tanto naquela igreja a minha mãe ajudou tanto Olha minha avó e ela fazia tanta coisa naquela igreja aqu foi minha avó que fez ela foi minha mãe queo ponito ou seja uma boa sensação de pertença gente comunidade aí vão lá ou ou lavam bem lavada tu ou
dão Ah aqui soltou esse esse essa renda vão lá e arrumam um carinho né exat é prazeroso né é nosso exatamente Ou seja a gente com isso percebe né a igreja a comunidade como um um lugar familiar n nós somos uma família família de Deus onde nós nos ajudamos e até essa questão do donativo supra até necessidade às vezes né nós fazemos também uma obra uma caridade social e grande grande nós temos pessoas né que e eh que nós ajudamos né entregamos noa sesta básica às vezes às vezes acontece né de fazemos até uma uma
coleta de alimentos Mas às vezes não é suficiente Às vezes tem que comprar e completar a bolsa de alguém então nós estamos pensando aqui né no no no sustento né da comunidade em geral como todo é porque às vezes também a pessoa pensa assim ah eu já trouxe o alimento então na hora do Ofertório eu não vou botar minha contribuição porque eu já trouxe o alimento Ok se a pessoa não tem possibilidade não tem dinheiro tá entendido mas foi o que o senhor falou a pessoa esse esse alimento e o senhor vai dar para uma
pessoa que tá passando e ali necessidade mas o templo a igreja continua tendo necessidade de pagar suas contas de resolver tudo isso então se a pessoa tem a possibilidade contribua Padre assim é o o senhor é pároco nós estamos envolvidos aqui no santuário Estamos envolvidos na Irmandade de Nossa Senhora da Glória né e em muitas outros lugares muitos outros ajudando socorrendo pedindo vendo é isso Isso é uma realidade quase que geral não há um sustento regular da dos templos e as pessoas por exemplo eu acho que hoje Salvo engano seria quase impossível levantar uma igreja
com uma Candelária Será que nós teríamos dinheiro eu vou lhe dar um terreno ali na Presidente Vargas na Cidade do Rio de Janeiro Então vamos levantar uma igreja como a Candelária foi levantada será que se levanta por vão dizer mas mas tanto mármore tanta coisa essas coisas são todas pro culto para Deus Uhum eu acho que assim nós estamos discutindo uma coisa que vai muito além do Papel moeda nós estamos discutindo a nossa cultura nós estamos discutindo a nossa fé o quanto a minha fé católica impacta na minha vida na minha vida de casado mas
na minha vida financeira também na minha vida em que eu preciso ajudar a construir e manter templos católicos entende eu acho que isso isso é muito mais profundo eu tenho certeza absoluta que todos aqueles que frequentam a igreja não estão na no no digamos no quesito óbulo da viúva não estão não estão e eu dou um testemunho vou dar um testemunho um testemunho Meu quando eu vou eu eu tô ali dentro né da Capelinha para E aí eu tô com a veste porque depois eu vou dar comunhão e tudo então eu nunca né eu tenho
o escritório aqui então nunca vou com bolsa nem com nada e aí eu eu ficava meio incomod eu ficava bastante incomodada porque na hora do Ofertório Eu não fazia porque eu eu tava de bolsa ali dentro não até que eu falei assim cara eu vou botar um QR Code com código pix em locais estratégicos eu sou a primeira que levanto não sou a primeira mas Poo dizer eu faço questão de levantar abrir meu celular porque aí com o celular você sempre tá no bolso então não tô com a carteira não tô com nada porque às
vezes hoje em dia as pessoas também estão com pouco dinheiro no bolso tem mais é o cartão é Pixel não sei o que o dinheiro tá no banco aí eu pego abro ali o meu qrcode e boto e eu fico tão feliz de fazer o Ofertório em todas as missas E aí eu penso assim gente quando eu vou na academia malhar de manhã né eu vou lá malhar o estacionamento quando eu fico menos tempo é r$ 8 quando eu fico mais tempo é 14 depende do tempo que eu fico eu falo eu pago para um
estacionamento que é nada nem coisa nenhuma R 8 às vezes 14 eu falo pombas S dear o carro al só deixar o carro na na academia na academia eu falo na missa eu não vou contribuir com nada eu falo gente é impossível não tenho então aquele aquele kry code me ajudou imensamente e vou dizer que aquilo me ajudou muito também me ajudou muito até mesmo na questão de generosidade de tudo é um exercício mesmo e e outra coisa uma coisa que e a gente pode dar o testemunho eh você passa a dar o seu dízimo
e passa a fazer oferta na missa o seu dinheiro não acaba É verdade sabia não é que você ficou milionário mas o seu dinheiro não acaba uhum não acaba é impressionante acho que Deus olha diz assim cara tem tanta P pouca gente ofertando deixa eu ajudar esses caras aqui que vai ter oferta porque senão não tem e assim esse é um testemunho verdadeiro o dinheiro não acaba você ficou milionário não não ficou mas seu dinheiro não acabou você não vai passar fome sim e como muda o coração para você ter mais generosidade também Hum sabe
você não é tão egoísta Por que que você vai dar uma moeda de R 1 na hora de uma oferta Ah abertal mas eu tô desempregado tem ok É uma maravil que não tem já estão nessa classe os que não tem estão pessoas mais Humildes tudo bem ok estão sabend mas eu estou falando para aqueles que não precisam dar R 1 Só aqueles que podem dar 10 50 100 ou 1000 Pois é eu eu acho interessante tem uma oração né pastoralmente falando né uma oração que a gente faz no dia inclusive normalmente as igrejas tem
um domingo do dízimo né E daí tem uma oração que a gente faz que eu tem um texto que eu acho bonito interessante nessa direção né recebei Senhor a minha oferta não é o mais mola porque não sois mendigo não é um auxílio porque não precisais dele também não é o que me sobra que vos ofereço esta oferta representa minha gratidão pois o que eu tenho eu recebi de voz Amém é bonito Então acho que como essa resume muito bem é aquilo que é essa essa esse donativo que a gente dá né não é uma
esmola não SOS mendigo não auxílio não precisar dele também não é o que me sobra isso aqui representa representa minha gratidão porque o que eu tenho recebi de voz como é bom a gente e eh eh saber que nós temos o nosso as pessoas que T seu trabalho Tantos que não t trabalho né e gostaria de ter para poder contribuir também então se eu tenho meu trabalho né se eu tenho né o meu emprego graças a Deus né louvado seja Deus por isso né E quem sabe como um gesto né de de gratidão né eu
contribuo né sabendo que né com essa contribuição eu estou atendendo muitas necessidades né Eh um pouquinho de um pouquinho de outro né e a gente atende muitas necessidades inclusive de pessoas que passam né dificuldades mesmo além de todo o sustento né que a igreja realmente precisa agora uma coisa que eu considero também importante né é a gente colocar em evidência é que enquanto se canta né aquele enquanto nós estamos cantando né o canto das das Ofertas e entregando né o pão e o vinho e fazendo também normalmente né nas igrejas nessa hora né se faz
o donativo uma coisa também que não pode acontecer é da gente também se dispersar né naquele momento Ah vai se pausa a pausa da missa intervalo comercial hora do bate-papo vai lá fora né Pois é e aí não é intervalo gente não é intervalo e E por que que eu coloco isso também com tanta eh eh evidência porque veja naquele momento ali no Altar estão acontecendo muitas coisas que às vezes as pessoas se dispersam e não vê o que tá acontecendo ou seja no momento em que pão e o vinho são entregues nas mãos do
sacerdote ele começa a fazer alguns gestos e palavras altamente significativos senhor podia até ler um pedacinho pra gente poder para eles entenderem quando se se abre o corporal e Exatamente exatamente Então veja aí nessa hora O sacerdote ele faz a apresentação dos dons abre o corporal recebeu né pão e o vinho né coloca sobre o altar abre o corporal Coloca pão e vinho né em cima do altar né no no Cálice O O Cálice o vinho e coloca uma gota de água muita gente não vê e nem sabe o significado nem sabe o significado uhum
aquilo é um gesto delicado mas tão significativo ou seja colocou o pão né coloca o vinho no cálice e uma gota de água e na hora que coloca essa gota de água O sacerdote ele pronunci uma oração em silêncio dizendo assim pelo mistério desta água e deste vin possamos participar da divindade do vosso filho que se dignou assumir a nossa humanidade aí também pro nosso povo né quem sabe a título de conhecimento se na missa tem presente um diácono Quem faz isso é O diácono ele que prepara o altar né se tem um acólito instituído
né Ele prepara o altar daí O sacerdote coloca um pouco de vinho no cálice e uma gota de água e pronuncia né esta oração veja aqui interessante né o costume de diluir né a a a o vinho na água já era um costume antigo a igreja se apropriou né Desse costume e entrou no caso ali no ambiente né da celebração eucarística e deu um significado profundo Ou seja que fica evidente na própria eh eh nessa oração que a gente acabou de pronunciar aquela água que é acrescentada ao vinho no vinho vem significar toda a humanidade
que é introduzida em Jesus Cristo nós né a humanidade inteira né Nós somos introduzidos no mistério Pascal de Jesus Cristo e aí é interessante né que o vinho nesse caso é o elemento mais forte hã hã e a água nesse caso né é o elemento mais fraco digamos assim que inclusive se perde naquela imensidão né do vinho com isso a Nossa humanidade introduzida em Jesus Cristo né me fez lembrar inclusive aqui veja que nós trazemos as coisas um pouco na na cabeça né e e e vem os pensamentos me veio aqui uma uma recordação né
Muito espontaneamente eu trago isso veja que nós temos um padre da igreja chamado São Cipriano né quando eu falo Padre da igreja né pro nosso povo perceber bem estou falando de um período né na história que nós contextualizamos mais ou menos entre o século i e o século vi que nós chamamos de período patrístico onde nós temos grandes autores que nós chamamos de padres da igreja no sentido de pais da igreja é santa Agostinha é São Gerônimo é são Justino é são basil é São Gregório ou seja são os padres da igreja os pais da
igreja então faço referência agora a um que se chama São Cipriano Cipriano de Cartago São Cipriano de Cartago século I veja aqui Ele usou uma expressão né fazendo uma teologia né dessa água né Essa Gotinha de água colocada no vinho na hora ali do Ofertório ele fez uma reflexão teológica litúrgica dizendo assim olha eu tô aqui né usando expressões né bem populares para expressar sua ideia que ele disse assim olha não deveríamos jamais jamais apresentar o vinho sem uma gota de água porque significaria o Senhor sem o seu povo ou seja uma teologia litúrgica né
eu diria significativa nós não apresentamos nunca né o vinho sem uma gota de água porque significaria o senhor sem o seu povo isso nos dá uma sensação muito grande né de eh eh saber que estamos participando da vida de Jesus Cristo ou seja pertença a celebração eucarística Nós estamos tomando parte dela participando a celebração eucarística me dá ocasião nesse caso né de participar da vida de Jesus Cristo o que fica muito bem Expresso numa gota de água colocada no cálice de vinho e isso tudo tá acontecendo ali em cima do altar né como é bom
o nosso povo saber que existe isso interessante como a humanidade inteira do primeiro ao último homem são apenas uma gota d'água para Deus é ol que reflexão nada além disso nãoé a is agora foi São Cipriano total hein gostei disso são bertal gostei gostei dessa reflexão só Beraldo mas me veio isso ao coração que assim a humanidade inteira na imensidão daquele sangue é apenas uma gota uhum né de tudo que Deus tem no universo para nós e no céu então aqui Ou seja todos os homens do primeiro ao último que ainda vai nascer é apenas
aquela gota dentro da da lá vou botar você na patrí quem dera né igreja já sendo o pai do Rafael da Maria Antônia da Maria Laura já tá muito grande ai mas isso é bonito agora as pessoas têm uma dúvida muito grande e cada igreja faz de um jeito aqui é diferente a gente não tem a coleta porque tem já nos muros como em Fátima né o local onde a pessoa levanta e vai lá e coloca coleta só não tem a equipe de coleta né pessoal vai e oferece ali coloca os locais tem os já
o o local próprio pra pessoa colocar Onde cai num cofre lá enfim mas Muitas igrejas a pessoa ou passa fazendo a coleta ou fica na frente com uma sacolinha ou com uma cestinha a pessoa vai até lá e coloca aí ela nunca sabe o que fazer com aquela cesta ou vou agora entrego boto no Altar levo lá para dentro que horas que leva como é que é isso Ah não então aí veja que as comunidades paroquiais né o paro normalmente organiza né isso com o o seu povo nãoé com a sua comunidade veja que normalmente
enquanto a gente tá cantando né o o o o canto das Ofertas é o momento que a gente faz né em geral dúvida é se a pessoa fica segurando que não faz parte do ofert Acabou Acabou a coleta a pessoa tá lá já todo mundo já botou o dinheiro na cestinha lá aí a pessoa ela fica eu fico aqui na frente eu boto no chão do altar e saio levo asas na oração isso é muito um detalhe muito Sutil ou seja nós não temos né uma uma Norma para Isso terminou pode já guardar pode já
guardar a Às vezes tem uma ou por exemplo né Às vezes tem comunidade que tem o costum lá na minha paróquia por exemplo como é que a gente faz então terminou a gente coloca ali né aos pés do altar Quando acaba a missa a gente leva lá para dentro né tamb Não é essa ainda a dúvida a dúvida é porque as pessoas elas ficam segurando ofer até dizer assim orar irmãos e irmãs para é é é muit muitos fazem assim ag poito Olha pode ser feito a única coisa que a gente tem que ter cuidado
e talvez seja importante dizer isso aqui é que fazendo isso nós não podemos também pensar que e eh o o Ofertório se seja nesse caso o dinheiro né o Ofertório é o pão e o vinho ISO inclusive não se incensa a imagem de Nossa Senhora no Ofertório se incensa no início porque ela não faz parte do Ofertório é a mesma coisa o dinheiro não sei Padre o senhor que é doutor eu não sou né mas o que eu sempre aprendi é que o dinheiro não ficava se segurando o dinheiro até o padre fazer oração sobre
as oferendas não existe issoa não precisa ou seja ou você sai e leva a a o a sua cestinha lá pr pra sacristia sei lá para onde ou deixa no Altar faz a venha e exatamente aí normalmente assim os párocos né organizam eles normalmente as paróquias tem uma equipe né Eh eh às vezes até um conselho de finança que cuida disso Enfim então eh eh ou mesmo alguém e é escolhido ali no meio do povo né então não necessariamente precisa ficar né levantando o dinheiro enquanto fala horá porque né o Ofertório é o pão e
o vinho entendi então tá bem claro isso porque as pessoas ficam eu sento isso que tem uma dúvida e regra qual é não aconteceu isso agora numa missa que nós estávamos porque a a senhora ela ela mandou duas pessoas ficarem em pé né E aí um irmão que estava foi uma missa da ordem de mal disse não por favor eles podem sair e ela disim não mas eles têm que ficar porque ela achava isso que fazia parte do Ofertório e que tinha que ficar segurando o dinheiro para cima aí no final nós fomos falar com
ela então ISS isso é importante esclarecer nó fos falar com El agora isso não é assim é no máximo se coloca ali ao pé do altar e e as pessoas se recolhem elas não fazem parte desse momento de ficar em pé segurando dinheiro olhando para cima não faz para chover chove dinheiro aí aí olha que coisa importante né nesse caso depois que o sacerdote né ou tendo O diácono colocou o vinho no cálice né e uma gota de água que a gente fez aqui uma eu diria uma uma teologia litúrgica né Desse gesto né tão
significativo feito isso aí O sacerdote aquele que está presidindo a celebração ele faz aquilo que nós chamamos de apresentação dos dons Ah mas apr oração feita em silêncio também geral an fazer falar da apresentação dos dois as pessoas também TM a seguinte dúvida que a gente já falou que o Ofertório não é intervalo comercial Você levantou foi lá dar a sua sua oferta foi lá botar o seu dinheiro quando volta a pessoa fica eu faço o que agora ah sabe o que tem que fazer continuar cantando isso é uma coisa também muito importante vale a
pena também colocar emo evidência veja que as pessoas vão fazer faz aquele movimento né se movimenta né para para isso e é muito importante dizer aqui que todo mundo tem que tá cantando tá cantando canto do Ofertório todo mundo tá cantando Então se se eu levanto vou lá vou cantando E aí volto pro meu lugar sento continuo cantando né veja que essa é uma dimensão também muito importante na liturgia né e se não tem canto vamos supor se não tem porque alguma Pode não ter música pode acontecer você senta no seu lugar e conversa ali
com o senhor senhora Eu ofereço minha vida e vai oferecendo tudo o que você tem né ofereço tudo que eu tenho tudo que eu sou faz fica ali quietinho e oferecendo não é is sim sim é uma forma também de se entregar né de se entregar né junto com o pão e o vinho se entregar também fazer a oferta da própria vida isso na na na na digamos assim né no interior de cada um né não que eu tenha que pronunciar alguma palavra verbalmente digamos assim né em voz alta isso é muito important agora então
aí o senhor vai apresentar o pão como é que exatamente aí veja aqui aí agora O sacerdote né Pega o pão e ele faz uma oração em silêncio vale a pena também aqui para pro nosso povo né conhecer bem se não tem canto do Ofertório que às vezes pode não ter aí ele faz essa apresentação Essa oração de apresentação em voz alta que tá no Missão se tem canto que tá no Missal né se tem canto ele faz aquilo Essa oração em silêncio né e a oração é altamente significativa uma oração de bênção de louvor
de agradecimento ele pega o pão e aí ele diz assim bendito sejais Senhor Deus do universo pelo pão que recebemos de vossa bondade fruto da Terra e do trabalho humano e que agora vos apresentamos e que para nós se vai tornar pão da vida então aquilo que o senhor falou né que é é é o fruto do Trabalho Deus para o fruto isso aí a assembleia responde bedito seja Deus o fruto do trabalho que é apresentado e que Deus devolve exatamente recebe transforma e devolve na devolução da Si mesm a pessoa tá pensando que o
fruto do trabalho é o dinheiro dela entendeu Não não é esseesse caso é o pão nesse caso é o pão pão Trio que foi né que foi colido a uva foi plantada foi colid você tem muita mão muito trabalho né humano e aí isso fica Expresso muito bem Expresso com esta oração que nós chamamos de apresentação dos dons uma oração normalmente que nós fazemos em silêncio e que se não tem canto fazemos em voz alta e se fazemos em voz alta tem a resposta do povo que nesse caso é bendito seja Deus para sempre aí
depois de ter feito isso com o pão faz a mesma coisa as mesmas palavras porém agora com o vinho bendito sejais Senhor Deus do universo Pelo vinho que recebemos de vossa bondade fruto da videira e do trabalho do homem e que vos apresentamos agora e para nós se vai tornar vinho da salvação bendito seja Deus para sempre go essas orações lindas são belíssimas são belíssimas Elas têm uma uma teologia e profunda né no no não tá ali por acaso né não tá por acaso por isso que eu tava dizendo que o nosso povo nessa hora
né Tá fazendo o quê em geral tá fazendo a sua seu donativo mas o que não pode acontecer também é de se dispersar e acabar perdendo aquilo que tá acontecendo em cima do altar ou seja precisa se movimentar mas sem deixar de se dar conta de que sobre o altar está acontecendo isso tudo aí Alt aí cai bem a frase agora fica com olho na missa e outro no Padre fica prestando atenção tudo aí depois o senhor segue oração aí vem para oração eucarística não não não é que ela não ela não frequenta Altar ela
não sabe ela é a sacerdotiza do templo mas não não é coroinha entendeu já tava passando é cal oração pois é depois dessa oração ainda tem se nós estamos usando o incenso é outro elemento que constitui também a celebração né então nem sempre tem nem sempre usamos o turíbulo né aqui usa toda toda a missa de todo todo é é bela é belo ele tem um significado também muito importante então se estamos naquela missa usando o turíbulo usando incenso feita essa apresentação dos dons com essas orações que acabamos aqui de mencionar bendito sejais feito isso
que que vai acontecer agora o coroinha o né vai trazer o tubo né com o incenso e o e com e a naveta com o incenso O sacerdote deita né o incenso né na brasa no turíbulo e tá vendo como é que realmente aquele aqueles dons Pão e Vinho que foram entregues veja que é é é algo é algo de Divino no sentido de que é tão importante que o sacerdote agora incensa incensa né aquelas ofertas né as oferendas né os dons do pão e do vinho depois em seguida incenso a cruz incensa o altar
aí D volta né exatamente Ou seja a gente então percebe que estamos diante né de coisas sagradas aí o nosso povo que já se deu conta de que pão e vinha é fruto do seu trabalho vai agora pouco a pouco crescendo digamos assim na compreensão de que aquilo que foi seu trabalho vai se tornar corpo e sangue do Senhor isso é significativo demais saber que aquilo que Eu Plantei no caso a humanidade né aquilo que Eu Plantei que eu colhi né o pão que eu amassei que eu entreguei então é até incensado agora ou seja
né Eh vai se tornar corpo e sangue do senhor como que a a a a o nosso povo precisa se envolver mesmo né na na naquilo que está acontecendo na celebração então a gente incensa né tá nesse momento incensa então o altar isso exat as oferendas do altar Cruz exatamente as oferendas do altar a cruz né e Olha que coisa o padre terminou de fazer isso incensou as oferendas os dons do Pão e Vinho incensou a cruz incensou o altar Aí terminou de inar o altar devolve o turíbulo entrega o turíbulo se tem diácono é
O diácono que pega tem que pega não coroinha pegou ele pega o turíbulo e vai incensar agora quem vai incensar o padre o padre incensado nessa hora ou seja incenso padre né deixando também com isso evidente que aí eu volto em sacrossanto contio documento parágrafo de número sete veja que o Cristo está presente na pessoa do sacerdote então aquele que está presindo Eucaristia é Cristo então ele é incensado olha o significado disso então incensa o padre aí depois de incensar o padre faz o quê incensa Assembleia reunida aí o coroinha ou acólito O diácono vai
lá na frente agora também se tem padres com celebrante incensa eles também né os bispos né E aí depois incensa quem a assembleia reunida deixando com isso evidente o quê Assembleia reunida é Cristo tá vendo já tínhamos na liturgia da palavra incensado a palavra o evangelho ou seja a palavra é Cristo né palavra proclamada na celebração é Cristo aí incenso sacerdote O sacerdote que tá presidindo a celebração é Cristo a assembleia reunida é Cristo depois vai sensar mais o quê as espécies eucarísticas de pois o vinho consagrados que agora corpo e sangue do senhor também
incensa é Cristo sác Santo contio número sete ele está presente na palavra proclamada na Assembleia reunida na pessoa do sacerdote nas espécies eucarística de modo substancial e permanente tá vendo incensa também a assembleia reunida e o presidente da celebração isso tudo ali naquele momento do Ofertório mas aí mas não mas aí calma aa é importante porque eu já vi gente falar assim tá incensando a gente é pra nossa oração e na fumacinha pro céu falou a gente não é por isso não e e e é bonito né que veja que assim como a fumaça né
que sobe a sobe também a nossa oração né É mas não que a palavra vai est é interessante que ela sobe mesmo que Copacabana da paróquia da onde eu VM de origem a a a missa é no térreo ali né Logo quando você entra na igreja eu cansei de chegar na casa paroquial depois da da celebração meio-dia 1 hora e 11º 12º andar e o incenso estava lá em cima aquilo vai mesmo um belo perfume vai embora aquilo vai subindo mesmo agora antes não acabou ainda porque agora o padre faz uma eu não falei mais
nada eu fiquei quieta é melhor o padre faz uma oração para o exato altamente significativo terminou o momento do incenso aí agora vem os coroinhas né trazendo o lavabo né E aí O sacerdote purifica as mãos tá vendo como é que a gente dizia que esses gestos eles são rituais ou seja aí O sacerdote agora purifica as mãos e isso não é funcional é um rito é ritual tem a sua a sua importância teológico litúrgica ou seja ele purifica as mãos e pronuncia também uma oração em silêncio lavai-me Senhor das minhas faltas e purificai-me do
meu pecado sabe o que eu tô pensando aqui muitas coisas por exemplo nós tínhamos quando trabalhamos aqui juntos né e conversamos sobre os ritos iniciais nós fizemos referência ao ato penitencial da missa e eu me lembro que nós falamos aqui que no ato penitencial Nós nos damos conta de que a nossa vida nem sempre está em sintonia na correspondendo à grandeza daquele mistério que vai ser celebrado isso agora também eu fica evidente na hora que eu né no Ofertório com esse gesto ritual purifico os meus dedos as minhas mãos dizendo lavai-me Senhor das minhas faltas
purificai-me do meu pecado significa dizer que é uma disposição também interior e quando quando o senhor fala de coração contrito e humilde é é é nesse pedaço também sim sim sim sim sim veja que é é exatamente V vale a pena também colocar isso em evidência ou seja de coração contrit e humilde né A oração é exatamente essa é antes ainda né de purificar os dedos de purificar os dedos foi muito bom você colocar ess evidência depois que nós fizemos né aquele momento bendito seja ai Senor deus do universo pelo P apresentação dos dons Olha
a oração que nós fazemos né exatamente assim antes a gente de purificar os dedos de coração contrito e humilde sejamos Senhor acolhidos por vós e seja noss de tal modo oferecido que vos agrade Senhor nosso Deus é muito profundo muitíssimo profundo foi muito bem bem bem lembrado Então essa oração nós fazemos ainda antes né de purificar os dedos as mãos O sacerdote se inclina no Altar não como inclina se inclina se inclina n Olha é interessante que o Missal né traz e é no número 26 Exatamente Essa orientação em seguida ou seja depois daquel bendito
seja tal em seguida O sacerdote profundamente inclinado é assim que tá escrito essa é a rubrica Isso é o que mais interessa de tudo a gente lê a letrinha vermelha do missão Romano tá vendo que até as orientações elas trazem consigo né Beleza teológico litúrgico profundamente inclinado né pronuncia essa essa oração né e é de coração contrito e humilde sejamos Senhor acolhidos por vós e seja nosso sacrifício de tal modo oferecido que vos agrade Senhor nosso Deus né aí veja senh nos de eh eh é depois disso Depois dessa oração que o sacerdote vai então
incensar né o o as oferendas né os dons do pão e do vinho a cruz o altar né Depois dessa oração feita Essa oração e voltando né de de desse momento do incenso que depois também incenso a sacerdote Assembleia aí é depois né desse momento da incensação é que vai então fazer aquele gesto de purificação das mãos dizendo lavai-me Senhor das minhas faltas e purificai-me do meu peado lavai-me senhor de minhas faltas e purificai-me do meu pecado aí veja que por meio dessa dessa oração nós observamos veja que as mãos do sacerdote elas agora vão
servir para oferecer a Deus aquele sacrifício né então aquelas mãos digamos assim Elas tiveram também uma finalidade digamos né quem sabe de de receber né e eh aqueles dons aí agora essa mesma mão vai oferecer a Deus aquele sacrifício Olha o sentido né A beleza disso por isso lavai-me senh das minhas fotos ou seja a grandeza daquilo que eu vou fazer é tão grande aquilo que eu vou fazer que não poderia ir na diante do santo dos santos sem est purificado Exatamente exatamente né e eh sabe f lembrar sabe o quê olha como é que
a cabeça da gente me fez lembrar sabe o quê o Salmo nós temos o Salmo 26 que diz assim na minha inocência purifico as minhas mãos para estar em torno do altar na minha inocência purifico as minhas mãos para estar em torno do altar depois também podemos tomar aqui o Salmo 50 lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente a minha culpa então trazendo no na memória no coração né estas realidades eu eu penso que isso vai muito bem eh eh eh de acordo com esse gesto no caso de lavar Então as irmã poder se
aproximar digamos assim do altar e oferecer aquele sacrifício e por meio das palavras a oração que é feita pelo sacerdote essa a gente usou aqui repetidas vezes né disposição interior isso também agora fica evidente até nessa hora disposição interior lavar-me Senhor das minhas faltas purificar-me do meu pecado diante daquilo que eu vou agora oferecer que é tão grande é tão grande que eu então faço esse gesto Ritual e que se não fosse enfim ersa criste seria Impossível fazer se não fosse o próprio Cristo a fazer e o homem poderia fazer isso absolutamente exatamente nenhum homem
é purificado o bastante para poder chegar oferecer a Deus uma transubstanciação é de jeito nenhum é por isso que veja que esse sacrifício que nós oferecemos né É o mesmo sacrifício de Jesus Cristo e é ele né Veja por isso que o sacerdote no caso engraçado né e eh eh O sacerdote ele pode ter todas as suas limitações as suas dificuldades n as suas as suas dific enfim suas fraquezas mas né no momento da celebração é Cristo é Cristo senão não vira cara não adianta não vai não tem jeito concorda não teria não tem como
Pois é aí tem até um prefácio né que a gente eh eh eh reza né recita reza né dentro da da missa né um dos prefácios né que traz essa realidade de uma forma tão bonita também né ou seja eh eh o Cristo né ele se revela ao mesmo tempo sacerdote altar e Cordeiro Ou seja é ele quem oferece o sacrifício sacerdote é Cristo Ele é Também o lugar ou seja o altar onde se oferece o sacrifício e ao mesmo tempo também é ele o sacrifício oferecido ele é Sacerdote altar e Cordeiro é ele que
oferece é ele que é o sacrifício oferecido e ele é Também o lugar onde se oferece o sacrifício não é isso eu eu tenho falado muito agora com as pessoas Especialmente na nossa última novena da importância de colocar e confiar as intenções na Santa Missa muito mesmo muito de verdade eu tenho até sido muito repetitivo mas porque eh não há nenhum local melhor ou maior para se apresentar uma intenção do que na celebração da santa missa vou lhe dizer eu sou fruto da de uma graça que nossa senhora me fez a partir da oração do
terço mas logo a seguir para que essa graça fosse profunda duradora e e realmente mudasse a minha vida houve houveram três coisas a primeira delas porque quando eu cheguei a igreja tava fechada era a adoração Santíssimo não tinha ninguém mas o Santíssimo lá estava a segunda delas foi a seguir a confissão então eu me confessei dos meus pecados e a terceira e mais profunda foi logo no mesmo dia a participação na santa missa e houve houve até um um um fato curioso que depois de todo esse Ofertório Aquele dia o padre nunca tinha me visto
na vida eu era o acólito eu era o coroinha e ele mandou que eu me ajoelhasse na hora do Ofertório quando ele acabou de fazer tudo isso ele impôs as mãos na minha cabeça ficou rezando fato que não está previsto a gente sabe muito bem disso mas ocorreu não sei o porquê então assim foi exatamente na celebração da Santa Missa a a transformação profunda a cura profunda aquilo que precisava acontecer definitivamente na minha vida ali há há uma há um momento de escolha final diz assim olha só eu te apresento agora aqui olha a vida
escolhe pela vida e sai do pecado escolhe por Deus está aqui então foi na celebração da santa missa Então E é isso que eu tenho eu tenho falado tanto as pessoas coloquem a intenção na missa Às vezes você a gente entra tá fazendo uma novena não tô desprezando a novena pelo amor de Deus há muitos milagres na novena Inclusive a força para levar as pessoas para poder confessar e para poder chegar numa missa a partir da novena a partir do terço como foi comigo mas eh que maravilha acontece quando se celebra dessa forma que está
descrito não é e com essa profundidade Cristo vai agir na vida da pessoa querendo ou não querendo exatamente você me fez lembrar né Tá vendo como é que as coisas fluem com naturalidade né você me fez lembrar eu publiquei no meu Instagram Se não me engano ontem anteontem eu sempre faço isso né Eu gosto de colocar algumas eu sempre coloco algumas frases né de alguns autores né lá no meu Instagram né com às vezes uma fotografia quando eu vou nos encontros aí né nos diversos lugares eu coloquei uma frase ontem no Instagram né do autor
Jesus Castelano que eh na sua obra o seu livro chamado eh eh espiritualidade litúrgica né Eh ele então na sua obra tem uma frasezinha dele que ele disse assim deve haver um lógico fluxo da liturgia para a vida cotidiana e deve haver logicamente um refluxo da minha vida cotidiana com os meus problemas na liturgia é claro de modo que por meio dessa liturgia o mistério Pascal de Cristo que é celebrado é celebrado então na vida dos cristãos Então nós não dissociam liturgia e Vida na celebração eu então me encontro com toda a minha realidade imagina
nós na celebração carregamos junto conosco as nossas situações os nossos problemas as nossas angústias como é importante que eu possa colocar tudo isso dentro da do espaço da celebração eucarística sabe Por às vezes impressão que eu tenho e e com todo carinho e respeito às pessoas eu digo isso a impressão que eu tenho é que às vezes a intenção colocada na missa é como se fosse um adendo tipo assim olha se eu rezar um Ave Maria tudo bem Se eu colocar a intenção na missa tudo bem quando essa missa também não é de sétimo dia
que às vezes eu vou Eu só coloco a de sétimo diaum mas não coloco o restante nós vamos fazer agora no final do ano uma maratona de missas e da indulgência que a igreja confere do dia primeiro ao dia 8 de novembro exemp Mas isso é para uma outra hora só para entender eh eu as pessoas precisam entender definitivamente que a intenção na santa missa é a maior coisa que pode acontecer a maior intercessão que pode acontecer é uma intenção na missa não não há porque senão assim a gente a gente começa a nivelar qualquer
Novena a missa volto a dizer novena é importantíssimo eu sou fruto de uma mas nós não podemos comparar absolutamente nada da nossa vida do nosso dia da de ganhar na mega cena da virada mil vezes com a celebração da santa missa sim sim sim sim não se compara não se compara é a celebração da santa missa os católicos precisam voltar a isso a essa disposição interior por quê porque vamos pensar que pra celebração da santa missa é preciso lavai-me Senhor das minhas faltas e purificai-me do meu pecado eu preciso passar no confissionário peado Ou seja
eu preciso ter vida sacramental não posso ter uma vida só batis mal e depois eu sumo desapareci ninguém mais me viu na vida eu preciso ter uma vida toda sacramental os católicos precisam voltar a isso Exatamente isso é muitíssimo importante eu dizia isso em outros termos no sábado eu estive como como eu disse né tô sempre nos vicariatos né em dioceses sábado eu estava num num encontro de liturgia no vicariato Anchieta e me ocorreu dizer Exatamente isso ou seja já que o tema era liturgia e Vida de de oração né então me ocorreu dizer justamente
isso ou seja nós então somos durante toda a nossa existência acompanhados pelos sacramentos E aí eu dizia né quando nós nascemos tem um Sacramento que viem ao nosso enconto tá o batismo né quando depois um pouquinho maior tem outro Sacramento né a crisma Depois tem outro Sacramento né que é a Eucaristia que é o ponto de chegada e ao mesmo tempo de permanência né da ação Cristã porque passamos então a vida inteira nos alimentando da Eucaristia depois se né a gente acaba caindo numa situação de Pecado tem um Sacramento que vem me socorrer que é
o sacramento da Penitência confissão né e depois quando eu me sinto na né Eh eh já com a capacidade de assumir uma responsabilidade na sociedade na igreja e tem o sacramento do matrimônio Sacramento da ordem que vem ao meu encontro nessa realidade de minha vida depois se eu tô na minha idade avançada ou se me vem uma enfermidade grave tem um Sacramento que vem também ao meu encontro que é um som dos enfermos com isso nós temos uma vida litúrgica né Ou seja que Sacramento é liturgia então nós somos acompanhados o tempo todo pelo é
uma vida ou seja os primeiros cristãos eles não não conseguiam nem pensar em separar a vida do culto da celebração respirava né celebração respirava liturgia né Então nesse caso nós fazemos na nossa existência inteira um culto agradável a Deus né E aí veja a vida do Cristão perpassada pelo Espírito se torna uma oferta uma oferenda e eu diria que isso até alivia um pouco os nossos problemas né eu eu encontro Justamente na celebração litúrgica nesse caso a vida uma vida litúrgica até mesmo o alívio dos meus problemas sabendo que eu sou abraçado em toda a
minha existência né pela pelo senhor né pelos sacramentos pela liturgia E com isso a minha vida se torna um uma uma liturgia um culto né agradável a Deus muito bem muito bem com isso nós chegamos em que pedaço que eu fi meu Car ai eu vou apanhar de novo gente cadê oração Eucarístico que fizeram com ela nós vamos com nós ainda não chegamos nem com a oração sobre as oferendas ah é verdade eu tô apressada agora Olha só esse é um assunto longo e que é bom que ele seja longo gente Ender porque senão ele
não vai ser profundo ele vai ser só uma passada de olho não é isso é nós não queremos nada superficial queremos descer ao profundo é oportunidade né Para nós todos N pode ter mais 10 problemas não tem problem parte que agora agora é oração sobre as oferendas então exatamente aí agora o que que nós fizemos n fizemos oração lav as minhas fotos purificar do meu pecado aí agora o O sacerdote ele se volta para a assembleia e ele faz um convite à oração dizendo assim orai irmãos e irmãs para que o meu e o vosso
sacrifício seja aceito por Deus Pai todo poderoso ou pode também fazer esse convite à oração com outras palavras por exemplo o missão nos dá muitas opções desse convite a oração outra possibilidade é orar irmãos e irmãs para que esta nossa família reunida em nome de Cristo possa oferecer um sacrifício aceito por Deus Pai todo poderoso ou então orar irmãos e irmãs para que o sacrifício da igreja nesta pausa restauradora da caminhada rumo ao céu seja aceito por Deus Pai todo poderoso são as opções que o missão nos dá receba Senhor por tuas mã o povo
responde receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício para a glória do seu nome para o nosso bem e de toda a santa igre até a resposta significativa quem é que quem é que fez essas três fórmulas isso vem da onde Ah então isso aqui no no no no do orar irmãos sim sim Então veja nós uma coisa importante a gente comparar também os textos né Eh eh no caso das diversas conferências episcopais né os diversos países né então no texto em latim nós temos uma fórmula né que é sobretudo essa orai né irmão né
e e para que o nosso sacrifício se seja aceito por Deus Pai todo poderoso aí veja aqui no nosso Missal do Brasil né Nós temos né conforme na elaboração né da Conferência Episcopal do Brasil nós temos essas outras possibilidades tambm tudo bem mas eu digo o seguinte a primeira Da onde surgiu quem nessa estrutura da da quem faz quem falava após as oferendas isso Senhor tem ideia disso quem quem no caso quem pronunciava essa esse convite quem quem pronunciava esse convite lá atrás primeiro século S Ah então aí é que tá quando a gente fala
nos nas partes né da da celebração é por isso que sacr Santo contio a gente mencionou diz assim a liturgia tem a sua parte mutável e imutável então se a gente pensa século 1 século 2 século 3 século 4 até chegar agora não significa dizer que os elementos né que nós temos né nas partes do rito eh digamos assim que seja o mesmo digamos assim né e e em todas as épocas culturais partes mutáveis das partes mutáveis o que nunca né deixou de de digamos assim né o essencial que nunca faltou é essa estrutura de
liturgia da palavra e liturgia eucarística agora ao longo dos séculos e nem as palavras de Jesus é Não exatamente essa sempre foi assim Exatamente exatamente Então veja então ao longo dos séculos elementos foram colocados elementos foram tirados os até por exemplo entrou Glória para ser cantado na missa né E por exemplo então esses elementos foram entrando na celebração né E com isso foram ganhando naturalmente terreno e configurando o rito como nós temos então ao longo dos séculos esses elementos foram sendo introduzidos né isso é importante também colocar em evidência Então não é que por exemplo
no século I né dizia orar irmãos e irmãs para que não né Então veja foi ganhando configuração ao longo dos séculos né e colocando sempre em evidência né o o o essa essa parte digamos assim essencial é liturgia da palavra liturgia eucarística ou seja uma proclamação da palavra mas de que século para cá já tá mais ou menos assim veja que quando nós temos eh o surgimento digamos assim né do do do Missal lembra que nós fizemos aqui uma conversa logo pelo Episódio né sobre momento em que nasceu missão Então veja exatamente ali nós temos
essa essa presença né ou seja eh pelo século X e melhor ainda no século X né Nós temos a configuração né do Missal Então vão entrando né é mais propriamente n e estes elementos né que que nós temos então B vamos seguindo não vou perguntar não não vou perguntar oração me nego orar irmãos e irmãs já tá lá ó você já deu até a resposta agora uma coisa também que é muito importante é que na edição anterior né do Missal né a segunda edição eh nós temos nós temos essa palavra digamos assim no Missal do
Brasil um pouco diferente Talvez seja importante colocar isso em evidência porque eu digo isso que teve uma vez que eu tava num numa Paróquia eu vivo rodando né E aí teve uma pessoa que fez uma pergunta curiosa importante sobre se orar irmãos e irmãs para que o meu e o vosso sacrifício na edição anterior né do Missal do Brasil como é que a gente falava orar irmãos e irmãs para que o nosso sacrifício seja seito por Deus todo poderoso agora com a nova edição do missão a terceira Edição do missão mudou a linguagem agora nós
falamos assim o meu e o vosso sacrifício eu falei a verão an exatamente quando eu tava falando de Missal né Na hora quando o Missal tava chegando no Brasil que eu rodei tudo qu é canto né Falando sobre as as novidades né digamos assim da da dessa edição do missão na hora que Eu mencionei isso a mudança que teve né teve uma senhora que falou assim Ah mas por que né o meu e o vosso sacrifício Então são é diferente o sacrifício do povo é um e o do padre é outro é uma pergunta que
eu diria é de se considerar Em que sentido pro pessoal ter ter noção e não pensar que são dois sacrifício o meu e o vosso não são dois sacrifícios sacrifício é um só que é aquele de Jesus Cristo que é que muda então o que muda é o modo como Cada um oferece esse sacrifício no caso eu enquanto sacerdote ministerial e o povo enquanto oferece também sacrifício nesse caso mas enquanto o sacerdócio comum dos Fiéis por meio do batismo por isso que a teologia né na cabeça da gente é muito importante então nós sabemos que
por meio do batismo né Toda a a o povo batizado se torna sacerdote né profeta e rei né aquilo que a gente né sabe a respeito da teologia do batismo Então veja existe um povo sacerdotal se sacerdote significa oferecer sacrifício né Então existe um povo sacerdotal né que naturalmente enquanto povo sacerdotal por meio do batismo oferece sacrifício Mas entre Aqueles né que fazem em parte já do Povo sacerdotal alguns e aqui estou eu né e meus irmãos sacerdotes né pela graça de Deus né Por Misericórdia e graça de Deus então alguns como nós somos tirados
né do meio do povo para receber o sacerdócio ministerial então tem o sacerdócio comum dos fiéis e tem o sacerdócio ministerial que é esse nosso né que é o sacerdócio de Jesus Cristo Então nesse caso na celeb ação nós estamos todos oferecendo um sacrifício que é aquele de Jesus Cristo agora o modo de oferecer é que é então diferente Eu ofereço enquanto sacerdote ministerial e isso em o meu sacerdócio que é ministerial é em função do Povo de Deus claro é para o povo de Deus e o povo também oferece sacrifício na sua condição de
povo sacerdotal por isso essa expressão o meu e o vosso sacrifício né não que sejam sacrifícios diferentes é o mesmo muda só o modo como Cada um tá oferecendo é é importante explicar né pois é pois é isso eu eu me me veio agora porque teve uma senhora S porque outas pessoas podem ter essa dúvida também exatamente muita gente pode ter essa dúvida muita gente po ter essa dúvida e eu gostei quando essa senhora fez essa pergunta mas é é é diferente é o do padre é um e do povo é outro não é o
mesmo só que o jeito como cada um de nós oferecemos é o mesmo mas não é pronto é o mesmo não é agora sim vem a oração eucarística Não não eu eu vou aproveitar sabe o qu eu vou aproveitar quando quando o povo dá essa resposta porque tem gente também que tem dúvida na hora de responder né receba o senhor muito Sutil mas às vezes eu escuto algumas pessoas falando assim receba ó senhor tá vendo um detalhe muito Sutil mas que vale a pena colocar verade Pois é não é receba ó senhor essa resposta que
o povo tá dando tá falando com o padre Então tá dizendo assim receba o Senhor padre por tuas mãos este sacrifício né para a glória do do do do vosso nome para o nosso bem de toda santa igreja Então olha é receba o Senhor porque eu tô falando com o padre Eu já vi gente falando receba o senhor ex Pois é não é receba ó senhor né só tô falando com o o senhor receba ó senhor não tô falando com o padre rece receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício para a glória do seu
nome para o nosso bem e de todaas sua santa igreja do seu nome do senhor é o nome do senhor para Glória do seu nome para o nosso bem e de toda sua santa igreja aí eu também consideraria essa expressão no finalzinho para o nosso bem e de toda a santa igreja então tá vendo aquele sacrifício oferecido é para o nosso bem as palavras são significativas eu lá na minha paróquia e também nos lugares por onde eu ando eu sempre digo as pessoas me conhecem sabem que a mim nada passo despercebido eu me importo com
os detalhes eu digo até PR os alunos né eu tenho tantos alunos na na universidade na pu então eu sempre digo olha os detalhes importam muito quem diz que os detalhes não importam eu me preocupo com os detalhes E aí veja nesse caso aqui já que a gente mencionou isso nesse caso aqui olha como é que vale a pena né Todos nós né o nosso povo todos nós observar que então aquele sacrifício oferecido é para o nosso bem e de toda a santa igreja ou seja tem uma dimensão também muito Comunitária o nosso bem de
toda santa igreja é E aí o pessoal acha que pode ter uma missa particular a missa sempre é de todo mundo você pode ter uma intenção mas ela sempre vai rear rezar por toda a santa igreja Exatamente porque veja a celebração litúrgica é um ato público e comum é de toda a igreja né e é é é por isso que a celebração litúrgica Ela não é uma devoção particular né é de toda a igreja é um culto público um culto público de tal modo é tão interessante que até mesmo se em alguma ocasião eu tô
celebrando a missa sozinho pode acontecer melhor que seja sempre com com alguém né reunido Mas pode acontecer né Tem tem até no Missal né a a missa que inclusive na edição anterior do Missal vinha assim missa sem povo essa expressão não tem foi abandonada na nova edição do Missal agora não se fala mais missa sem po fala missa com a presença de apenas um ministro que é quando Padre por exemplo tem pandemia aí né A gente podia reunir o povo para Celebrar Padre Celebrar sozinho digamos assim aí que tá mesmo digamos assim sozinho não no
caso a liturgia pública comum não tô sozinho to a igreja pú comum fu muito fui muito à missa com dom Rafael Dom Rafael sifuentes exato Dom Rafael eu ia eu ia à missa com ele 6 horas 6:30 da manhã lá na Penha na casa dele ele acabava de correr tomava um banho ia celebrar a missa às vezes só tava eu e ele não tinha mais ninguém e se eu não tivesse só tava ele porque não tinha ninguém se aquela hora da manhã que ele podia Celebrar então assim e era essa missa sem o povo né
Agora é eu eu pui muitas vezes essa missa lá muitas vezes ex sim sim S então assim é que me dá me dá muita assim alegria em Recordar essas essas celebrações lá sim sim tá vendo a eu falo paraos meus alunos a liturgia dá o que pensar Quem disse é que que nós não temos tanto né a dizer acerca da celebração litúrgica a liturgia dá o que pensar Olha nós vamos entrar agora num num num pedaço ali qual pedaço qual pedaço que vai entrar fala para mim qual pedaço que vai entrar tem três perguntas ali
que é são três perguntas que mudam a vida de uma pessoa eu não sei se se nós continuamos que nós já temos 1 hora e meia de programa e ali vai ali e aí ou se nós Fati um pouco mais para as pessoas se quiser continuar nós vamos porque agora ele vai começar do Senhor esteja convosco ele está no meio de nós corações ao alto nosso coração está em Deus demos graças ao Senhor nosso Deus e a nosso dever nossa salvação essas três perguntas e essas três respostas tem que fazer o sujeito entrar numa missa
e sair ho outro isso nós vamos falar muito disso aqui sim sim aí você decide que você é a dona do programa se você se você quer fazer um Break comercial e a gente volta pra próxima já com o prefácio ag agora vou fazer um quebra isso faz Padre o padre aqui manda vai enquanto a Kenia Vai pensando na poder eu vou dar ela oportunidade de pensar e vou fazer o olha sabe também uma coisa que ainda tem antes tá vendo depois que o padre fez esse convite oração orar irmãos e irmãs se convidou paraa
oração Então tem que agora fazer a oração tem uma oração aí tem muitíssimo importante que nós chamamos de oração sobre as oferendas convidou orá irmãos e irmã feito esse convite O Povo respondeu aí agora ele vai pronunciar a oração que é a oração sobre as oferendas que nada tem a ver com o pessoal tá segurando o dinheiro para cima exatamente só para você saber exatamente nessa oração sobre as oferendas ela o conteúdo uma coisa que eu aproveito para dizer né Eu falo isso sempre né quem já me ouviu me conhece por aí afora né sabe
que eu dig já me escutou né sentido também dizendo uma coisa que eu que eu peço muito ao nosso povo e nós padres também é de sempre prestar muita atenção Nessas orações elas são de uma beleza extraordinária e aí ele pronuncia uma oração e e assim bertal perguntou de onde que veio né uma oração ali outra veja que por exemplo nós temos muitas dessas orações aqui do Missal que vieram ainda dos antigos sacramentos da liturgia Romana aqueles que a gente mencionou no primeiro Episódio segundo veja sacramentar gaziano veronensis revisitar lá né e trazer de volta
né para a memória né a aquela conversa lá então Ve aí por que que eu tô dizendo isso porque essas orações que a gente pronuncia são muito antigas alimentou a fé de muitas gerações de cristãos aí é feita uma oração sobre as oferendas que entrou agora no agora não né que veio para o Missal né E que a sua a sua origem tá lá atrás olha nessa oração sobre as oferendas a referência é sempre sobre o pão e o vinho né que está em cima do altar valeria a pena Até quem sabe pegar uma eu
vou abrir aqui o missão fechar o olho abrir aqui qualquer qualquer é uma ó peguei aqui ó uma por exemplo abri aqui uma caiu caiu aqui no uma do do tempo do Natal abrir aqui a esmo né e veio aqui a seguinte ó uma delas aceitai senhor as nossas oferendas nesta admirável troca de dons que coisa mais bonita inclusive tá vendo ó troca de dons ol olha como é que calhou a gente tinha falado aqui que entregamos o pão e o vinho e o senhor toma transforma e devolve a devolução da si mesmo olha como
é que a providência de Deus me fez aqui abrir uma oração ve essa ó aceitai senhor as nossas oferendas nesta admirável troca de dons para que oferecendo-os o que nos destes mereçamos acolher vos em nós por Cristo nosso senhor amém Olha sinceramente eu com uma oração dessa eu eu vou lá no céu e volto daqu uma linguagem um pouco mas eu eu admiro muito e quem escreveu Pois é né aí voltando lá quando bertal perguntou Ah quem quem escreve pega uma oração dessa quem escreveu sabe quem quem escreveu essas orações Oremos no começo da missa
oração que a gente chama de coleta aí oração sobre as oferendas como essa aqui que a gente acabou de pronunciar Depois tem uma outra depois da comunhão né Oremos depois da comunhão temou outra oração quem escreveu esses textos essas orações foram obras de Grandes Homens entre os séculos 6to séo oavo quem gelado grandes Papas gelásio Vigílio Gregório Magno Leão Magno damas ou ainda antes foram esses homens que foram colocando por escrito essas orações que naturalmente estavam entraram nos antigos sacramentados da liturgia Romana dos séculos VI 7 vi e que a oração sobrevive nesse caso Então
até hoje ou seja foi escrita lá atrás inclusive em latim porque até aconteceu o Concílio Vaticano io na década de 60 os textos para celebração da missa e da qualquer outra liturgia sempre em latim aí veja o texto Então foi escrito em outra língua não foi escrito em português foi escrito em outra língua em outra época em outro lugar e que então sobrevive e nós pronunciamos essas orações até hoje é impressionante Eu costumo chamar isso de um patrimônio é porque alimentou a fé de muitas gerações de fiéis quantas gerações de fiéis foram tiveram sua fé
alimentada com uma oração dessa né e a oração sobrevive em outro lugar em outra época em outra língua que tá aqui até hoje olha e a gente reza até hoje nunca tinha parado para pensar nisso tá vendo que coisa importante eu eu olha meus alunos eu sempre falo essas coisas né com eles e aproveito colho a ocasião para dizer ao nosso povo que na celebra da missa Olha tem que escutar essas orações elas batem lá no fundo da alma é uma pena se na hora da celebração A tá olhando pro teto olhando pro chão tá
o padre tá pronunciando essa uma oração começa aí Tá todo mundo olhando pro teto olhando pro chão olhando pro relógio aí P falação foi pronunciada ninguém escutou a aí né não faz não tem sentido como é importante ouvir essas orações tá vendo olha que coisa Eu repito aceitai senhor as nossas oferendas nesta admirável ou troca de dons para que oferecendo-os o que nos destes mereçamos acolher vos em nós por Cristo nosso senhor amém oração sobre as oferendas então elas sempre né vão trazer um conteúdo né que é nessa direção vou pegar só uma outra po
já que fazendo uma comparação pegar uma pegar outra mais uma oração sobre as oferendas para ver que sempre tem né uma referência às oferendas do pão e do vinho eu peguei uma outra aqui abri qualquer uma a caiu aqui uma da Quaresma outro tempo litúrgico por sinal agora na Quaresma uma delas sobre as oferendas ó Deus Criador de todas as coisas que recebemos da vossa bondade acolhei as oferendas e fazei frutificar para a vida eterna os dons que nos concedeis neste mundo por Cristo nosso senhor amém eu consigo enxergar Ness isso aqui beleza extraordinária e
uma ação muito grande do Espírito Santo Exatamente é a liturgia tudda acontece na potência do espírito né e e e aí como a gente tá levando em consideração aspectos teológicos históricos pastorais né Eh é tudo isso né aí eu vou também dizer aproveitar dizer que a oração sobre as oferendas bem como também aquela outra depois da comunhão elas terminam só com a final Curta por Cristo nosso senhor a única oração nesse caso aqui levando em consideração oração de coleta oração sobre as oferendas oração depois da comunhão A única que termina com final longa é aquela
do início que chamamos de coleta por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso filho que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos Amém as outras não posso terminar a oração sobre as oferendas eu quero terminar dizendo pro nosso sen Jesus Cristo vosso filho né não não não posso não o ou seja tá V tem tem tem critério Quem disse que não tem tem tem uma estrutura tem critério então elas são soas oferendas elas sempre vão terminar com a final Curta por Cristo nosso senhor amém muito bem
show de bola hein gostei gostei olha só já que eu que vou decidir muito bem É então eu que vou vamos fazer o seguinte é eu acho que é muito você acha nada você falou para eu decidir fica quieto fica quieto que agora vou descer falou que ia decidir então agora deci vamos fazer a parte inicial da liturgia eucarística e no próximo episódio a gente faz a continuação Porque daí a gente vai e mergulha nessa outra parte toda aí e e pras pessoas entender porque tem oração eucarística 1 2 3 qu sei que lá tem
não sei o qu tem não sei o que lá como é que que faz o que que não faz e Pai Nosso onde é que bota a mão no pai nosso eu dou mão eu fico a mão assim eu fico assim eu fico assim é tanta pergunta então pra gente entender com profundidade com calma porque isso é importante a gente não tá querendo fazer realmente uma coisa Rasa a gente quer que as pessoas entendam então e a gente vai PR sim sim sim pro próximo episódio é bom que pessoal fica na expectativa né do próximo
episódio e também né para poder para poder colocar em evidência quando a gente começou aqui o nosso o nosso Episódio eu tinha falado né a memória é uma coisa muitíssimo importante eu digo isso também aos alunos pera aí mas a memória do padre Balbino ele fala tá lá que São Januário escreveu no capítulo TR da página 87 do livro não sei o que eu fi misericórdia como é que ele consegue l isso é memória de poucos Jesus amado ola lá vem com a memória fala memória não mas isso só para para dizer que no começo
do episódio nós tínhamos dito que as partes digamos assim que constituem a liturgia eucarística que é a preparação dos dons oração eucarística e rito da comunhão Então o que nós fizemos até aqui foi preparação dos dons ou seja com esta oração sobre as oferendas terminou digamos assim a parte da preparação dos dons agora com o prefácio o senhor esteja convosco ele está no meio de nós corações ao al que a parte seguinte começa um outro momento digamos assim da liturgia eucarística que é para propriamente a oração eucarística que é introduzida por um pref Agora sim
eu perguntei tanto dela ela chegou próximo epis e é bom que aí você fica ligado na Ânima e vai ver o próximo episódio isso é is então eu vou pedir para vocês se inscreva no canal é importante tem um tal um sujeito é um sujeito chamado algoritmo e ele gosta da sua inscrição Zinha ali entendeu se inscreva no canal ele gosta também do seu like ele gosta dos seus comentários ele gosta do seu compartilhamento Isso aqui faz a máquina do negócio funcionar no YouTube Então faça tudo isso por gentileza e agradecer também o pessoal do
Spotify geer e Amazon Prime e e é isso aí esqueci foi não esqueceu nada e a gente volta na próxim Voltamos com padre Balbino no próximo episódio Não percam Obrigada viu padre ah sua benção tem que dar Benção benção para todo mundo tá em casa então nós concluímos esse momento agradecemos a Deus que nos dá esta oportunidade de poder aprofundar o seu mistério e poder Celebrar e viver o senhor esteja convosco ele está no meio de nós Deus vos abençoe e vos guarde Amém ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós Amém
volte para vós o seu olhar e vos dê a sua paz amém e a benção de Deus todo poderoso Pai e Filho e Espírito Santo dessa sobre vós e permaneça para sempre am bendigamos o Senhor graças a Deus Ei que Bele ainda com benção no final que maravil ação é pra gente e PR quem tá assistindo exatamente para todos que nos acompanh e olha eu tenho certeza que esta bênção está alcançando a sua casa a sua família amém Que bom Até breve gente em breve Valeu gente tchau [Música] C [Música]