DAVID HUME (1) – O ESTUDO DA NATUREZA HUMANA | EMPIRISMO BRITÂNICO

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David Hume foi um filósofo e historiador escocês nascido em 1711 e falecido em 1776. Está entre os p...
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deng rio foi o filósofo e historiador escocês nascido em 1711 falecido em 1776 está entre os pensadores que mais contribuíram para o surgimento da psicologia como ciência eo estudou na universidade de edimburgo e ao contrário da maioria dos filósofos de seu tempo nunca foi professor universitário ele trabalhou brevemente no comércio depois se tornou professor particular bibliotecário e secretário profissional foi indicado duas vezes para trabalhar no ensino superior mas o clube escocês fez oposição pois rio era cético em relação às crenças religiosas e seus atritos com a igreja eram constantes [Música] rio considera que o todo
ou seja a criação é um mistério um enigma e quanto mais buscamos explicações mais geramos dúvidas e incertezas para ele a religião era tanto irracional quanto em praticar o temor a deus e ao inferno já não exercia grande influência sobre a conduta das pessoas como a igreja supunha os pecados mortais eram invenções assim como a recomendação de se evitar certos alimentos e as exigências de se freqüentar os rituais da igreja nada disso é visto como racional por rio além do mais ele entende que a religião gera perseguições cruéis fanatismo brigas entre diferentes grupos religiosos brigas
entre a igreja e os poderes civis além da censura aos que interpretam a religião de forma não ortodoxa [Música] para eu entender a natureza humana é essencial e cabe à ciência fazê-lo assim ele propôs uma ciência do homem uma ciência dedicada ao estudo da natureza humana essa ciência deveria estar apoiada na filosofia empirista que defende que as únicas fontes confiáveis de informações sobre a realidade são a experiência ea observação deveria também estar apoiada na ciência newton e ana que já estudamos no vídeo sobre newton eu queria fazer pela filosofia moral que nilton fez pela filosofia
natural a filosofia moral seria mais ou menos o equivalente ao que chamamos hoje de ciências sociais já a filosofia natural seria o equivalente a e ciências físicas a ciência do homem proposta por rio seria uma ciência experimental pois os experimentos eram tão úteis às ciências físicas que também deveriam ser utilizados no estudo do homem entretanto rio não via os experimentos na ciência do homem da mesma forma que eram empregados da ciência física mas porque é bom os filósofos naturais faziam experimentos manipulando uma variável ambiental como a temperatura por exemplo e verificando o efeito dessa manipulação
em outra variável como a coloração de uma substância qualquer nesse caso as duas variáveis podem ser observadas e mensurados no caso do comportamento humano as principais variáveis envolvidas nesse sistema são variáveis cognitivas e elas não podem ser observadas diretamente como se observa temperatura ou a coloração de uma substância então qual o significado de experimento para rio rio entende como experimento na ciência do homem a observação cuidadosa das relações entre duas experiências bem como a observação cuidadosa das relações entre uma experiência e um comportamento ou seja o rio quer entender como as nossas experiências no mundo
influencia os nossos comportamentos uma relação de causa e efeito note que hyun deseja considerar apenas o que é observado por seu objetivo é combinar a filosofia empírica dos filósofos que o antecederam com os princípios da ciência newton e ana e vale ressaltar também que embora rio me admirar se profundamente o trabalho de nilton ele utilizou muito mais o método indutivo de francis bacon e muito pouco método dedutivo empregado na ciência newton e ana no vídeo sobre a filosofia de francis bacon já estudamos a diferenciação entre os métodos indutivo e dedutivo todo o conteúdo da mente
segundo em um é proveniente da experiência sensorial e assim como john locke que já foi estudado em vídeos anteriores e 1 acredita que as idéias podem surgir tanto da experiência sensorial direta quer dizer do nosso contato com o mundo quanto da reflexão sobre experiências sensoriais que tivemos anteriormente mas rio também tinha discordâncias com locke love considera que o mundo físico pode ser conhecido diretamente pelos sentidos rio discorda e nesse ponto ele termina por concordar com um george berkley o filósofo que estudamos no vídeo anterior rio ibérico lei consideram que o mundo não pode ser conhecido
diretamente que a mente recebe apenas as impressões oferecidas pelos sentidos a respeito desse mundo ou seja a mente não se relaciona diretamente com o mundo físico existe uma espécie de filtro entre a mente que o mundo então filme berkley pensam da mesma forma apenas nesse ponto a berkley como vimos nega a existência da matéria para ele o mundo material é um conjunto de idéias da mente de deus rio por sua vez discorda disso ele acredita que a existência da matéria é inegável em resumo rio acredita que a matéria existe acredita que as nossas ideias são
frutos da experiência sensorial nesse mundo material e acredita que a mente recebe apenas impressões oferecidas pelos sentidos ou seja a mente não interage diretamente com o mundo e sim através dos sentidos por isso a mente só conhece o mundo de forma indireta [Música] rio considera que existem dois tipos de impressões impressões fortes impressões fracas as impressões fortes são as percepções sensoriais as paixões e as emoções segundo rio essas impressões são fortes por conta da vivacidade que apresentam privacidade que lhes permite impressionar a mente de maneira profunda invadindo nossos pensamentos e nossa consciência já as impressões
fracas são as idéias ele chama de ideias as imagens mentais fracas que usamos rotineiramente em nossos rácios simples essas imagens não resultam da experiência direta oferecida pelos sentidos e sim da reflexão e da imaginação a imaginação se alimenta das impressões fortes dos sentidos ea partir delas gera imagens fracas que não estão baseadas em experiências reais mas em processos mentais no próximo vídeo conheceremos como entende a imaginação associação entre idéias e as relações de causa e efeito [Música]
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