a gente agora vai conversar sobre critérios de qualidade de uma interface né então entendido como é que funciona o processo de de comunicação né de um lado um usuário do outro lado um sistema computacional a gente tá interessado nesse processo da interação né Que deve ser um processo fluido né e agradável Então vamos falar um pouquinho sobre os critérios né então a qualidade da de uma interação pode est relacionada aos aspectos visuais ou a forma como a gente organiza as informações então aqui nesse exemplo a gente tem Ah um tipo de de de maneira de
separar informação né em janelas que é usando os tabs né E E se a gente for Mas se a gente for olhar esse é praticamente impossível o o usuário saber em qual teb ele deve qual teb ele deve usar em cada momento porque as pessoas fiz porque o o projetista fez um uso indiscriminado e exagerado das tabs né então a ideia de usar de usar as as tabs é justamente eu ter pouca informação em cada uma e facilitar com que o usuário foque no que ele quer mas no momento que eu coloco 40 tabs Diferentes
né o usuário se perde completamente então fica completamente na adequado a gente tem aqui dois outros exemplos então assim entender qualidade interface às vezes é muito mais fácil entender pelo contraexemplo do que pelo exemplo né pelo Bom exemplo então eh uma característica da qualidade da da interação é a clareza da informação né que que é apresentada então H isso Não tem necessariamente relação com com o visual da informação mas com o significado do que tá ali né então Eh se a gente olhar né A primeira aqui é incompreensível totalmente né então e e assim é
certeza que cada um de de vocês já viu coisas parecidas com essa né uma mensagem de erro que não faz sentido nenhum né E a minha predileta é o erro 404 da web né então assim fico então a gente sabe né volta e meia a gente tenta acessar uma página essa página não é encontrada e retorna um erro 404 me pergunto por que que a a minha avó tem que saber o que que significa um erro 404 Por que que uma criança precisa saber por que que meu pai precisa saber né Então por que não
dizer página não encontrada né pode ser endereço inválido pode ser erro 404 tem a dó né Isso é é demais para para um usuário leigo que não tinha que entender Qual é o número de cada um dos erros né e aqui a gente vê esses dois exemplos bem na na mesma linha esse aqui fala que uma instrução de um programa em hexadecimal eh fez referência a uma posição de memória que que interessa pro usuário Então os dados solicitados não foram colocados na memória devido a um status de erro de entrada e saída no endereço esse
daqui né clique Ok para encerrar o programa esse de baixo é um pouco melhor né ele tá gerou uma uma password randômica né então a gente consegue compreender informação que que tá ali mas é difícil registrar essa informação como é que eu vou como é que eu vou registrar essa senha aqui né Não não é essa a interface adequada para isso então temos dois péssimos exemplos aqui bom aqui a gente tem um um outro tipo um outro aspecto que também mostra uma uma interação né Eh uma uma uma interface de baixa qualidade isso aqui e
essa e esse exemplo tem a ver com a execução e não com a interface então eventualmente a interface não tem problema nenhum isso aqui é um um um site né de formulário para cadastro de de pessoas no numa Editora né então a pessoa começa a preencher os dados né então ela colocou lá o seu nome colocou o sexo daí ela vai colocar os outros dados a gente enxerga aqui embaixo que ela já colocou o endereço né então a gente enxerga o endereço ali né tudo foi preenchido incluiu o endereço Mas Aparentemente a aplicação ela ela
não funcionou né porque ela tá dizendo aqui ó o formulário não foi enviado eu disse como é que o formulário não foi enviado se eu preenchi tudo e se tá aqui o endereço o endereço tá ali né mas mas enfim Ela tá dizendo por favor adicione o endereço e um usuário nessa hora e veja isso aqui acontece a toda hora com a gente né então parece tá tudo preenchido aí eu olho tá mas ele tá reclamando que eu não preenchi o usuário o endereço Então vamos lá vou preencher o usuário de novo o que que
o endereço de novo né que que eu vou fazer e daí já tinha perdido o endereço já tinha perdido data de nascimento Tudo tava deletado digitado aqui já tinha ido por água abaixo né Então perdeu mais dados então a minha solução fica tá droga vou botar droga no endereço outra vez e daí a gente vai lá cadastra tudo de novo bonito agora eu tenho dois endereços e ele diz lá complete seu cadastro você ainda não completou o seu cadastro preenche os campos abaixo e comece a aproveitar os benefícios Pombas né então tudo perdido Então vamos
lá dois dois endereços e agora perdeu tudo tudo então agora vamos preencher tudo outra vez né já que perdeu na mesma ideia que a gente botou aqui e aí quando a gente entra o CPF e a data de nascimento aí CPF aí o que que ele diz esse CPF já tá cadastrado então assim péssimo exemplo de formulário triste mais triste ainda acontece a todo momento toda hora isso entre com a sua nova senha entre com user Ah esse e usuário já tá cadastrado então assim né coisas que a gente tem que evitar porque isso gera
uma decepção enorme no usuário né que normalmente diz tá Larguei de mão isso aqui eu não vou mais usar então a gente acaba usando a interface que a gente é Obrigado né mas eu posso botar perder o meu sistema se eu fizer esse tipo de de erro aí bom então Eh nesse exemplo rápido que a gente viu né a gente consegue deduzir que a qualidade da interação ela obviamente afeta né a diretamente a realização de de tarefas né que são que estão sendo suportadas por um sistema então a gente sabe que um sistema ele é
uma ferramenta de suporte a realização de uma tarefa essa tarefa quando ela é interativa ela é uma tarefa que depende do humano e depende de um computador né E aí eu preciso então que essa minha ferramenta né ela Apresente duas características primeiro que ela tem utilidade né então para que que eu vou usar ela faz o que ela tem que ser o que tem que ser feito e a segunda que ela ofereça usabilidade né então usabilidade tem a ver com a qualidade da interação então por exemplo se eu quiser colocar um prego numa parede né
então eu vou pegar o prego vou enar na parede e eu posso bater no no prego com uma pedra então eu pego uma pedra e vou fazer esse movimento grande com meu braço Aqui tá o prego vai entrar eventualmente vai sobretudo se for madeira né uma coisa um pouco mais mole vai pedra Foi útil como ferramenta foi a qualidade da interação foi boa não foi péssimo empurrar um prego com uma pedra é horrível se eu trocar a pedra por um martelo né o movimento que eu faço ele é diferente Ele é bem mais suave é
útil é porque eu queria colocar o prego na parede consegui tem qualidade tem usabilidade tem porque foi um movimento adequado relativamente confortável Vai ter outras ferramentas mais confortáveis que um prego para botar do que um martelo para botar um prego na parede né é muito possível que tenha várias outras mas eu eu tenho uma qualidade dessa que é maior do que da outra então são Du dois critérios importantes pra gente considerar aqui primeiro essencial utilidade segundo desejável usabilidade então a gente diz que os critérios de de qualidade a considerar são quatro né a usabilidade a
experiência do usuário a ibilidade e a comunicabilidade nós vamos falar um pouquinho sobre eles aqui então a gente diz que existe um conjunto de metas de usabilidade então quando uma uma interface ela é eficiente para ser usada el quando ela é eficaz quando é segura quando é útil quando é fácil de entender quando é fácil de lembrar como usar Então essas são metas que eu quero atingir né quando eu atinjo ela significa que eu tenho uma interface de boa qualidade bom o segundo critério né de de qualidade de uma interação é o que a gente
chama de experiência do usuário né é esse símbolo esse essa sigla e ex que a gente vê muito comumente por aí então atualmente existe inclusive uma confusão entre ux e usabilidade né então tem muita empresa pedindo preciso de um e profissional de I né então i é a experiência do usuário e a experiência do usuário ela vai ser boa quando a usabilidade era boa então se eu quero trabalhar numa empresa para gerar eh Artefatos de software né interativos que Tragam uma boa experiência pro usuário então eu sou um profissional de usabilidade né eu vou trabalhar
vou melhorar a usabilidade do sistema e isso vai trazer uma experiência melhor pro usuário então a do usuário ela é um pouco mais vaga do que a usabilidade porque depende naturalmente da qualidade da interface mas depende do usuário né Então depende da maneira como ele se sente então a medida é uma medida mais Ampla tem a ver com sentimentos das pessoas né então o que que o usuário Experimenta quando ele usa a interface então o que que seriam metas de iux a gente tem um sem número aqui então então assim uma uma meta de experiência
é alguma coisa que é divertida que é satisfatório agradável interessante proveitoso motivador esteticamente bonito né que incentiva a criatividade que compensa o usuário de alguma forma né E que é emocionalmente adequado então aqui são esses são exemplos de experiência do usuário exemplo de IX então a gente pode casar essas duas coisas né para eu ter uma boa iex ou seja para eu atingir essas metas que estão no círculo externo Eu preciso praticar essas metas que tão no no círculo interno Então como projetista né eu busco essas essas metas né E como usuário eu busco essas
de fora tá Então essa é é a ideia tá bom um outro critério de qualidade de uma interface é a acessibilidade a gente diz que eh a a a acessibilidade né então ela estende aqui o conceito de usabilidade de interface para pessoas com diferentes necessidades então acessibilidade ela ela tem relação né com com a gente com o fato da gente remover Barreiras que por por alguma razão estejam impedindo ou dificultando o uso de um sistema por ou por pessoas em geral né não necessariamente por pessoas com deficiência então a acessibilidade ela é necessária Bom primeiramente
para pessoas com com deficiência né então assim isso por si só não é pouco a gente tem 5% da população mundial que tem algum tipo de necessidade especial então só isso já seria mais do que do que uma razão pra gente investir em e prestar atenção na acessibilidade dos sistemas Mas de fato a acessibilidade acaba afetando 100% dos usuários né então às vezes acessibilidade é uma necessidade temporária às vezes é uma necessidade permanente né então assim quando a gente levanta de noite da cama para ir no banheiro e tá escuro eu tenho né E essa
necessidade de acessibilidade eu preciso entender como eu chego no banheiro porque eu não tô enxergando as coisas né e eu normalmente enxergo mas ali no escuro eu não consigo né então Eh em várias situações isso acontece quando eu eu preciso apertar no no botão e eu tô com as minhas duas mãos tô com o braço quebrado eu não vou conseguir eu tô precisando temporariamente de acessibilidade mas se eu tô voltando no supermercado carregada de pacote Eu também não tenho mão porque aí as minhas mãos estão tão estão sendo usadas para segurar as compras né então
assim só para ver alguns exemplos aqui né da importância da gente considerar e trabalhar a acessibilidade dos nossos sistemas então a gente viu metas de usabilidade a gente viu metas de i e a gente tem então agora as metas de acessibilidade né que são primeiro a informação e os elementos de interação precisam ser perceptíveis a informação Eos elementos de interação precisam ser compreensíveis né a interface eh ela precisa ser navegável e operável né e eu tenho que ter robustez e confiabilidade em diferentes casos né Então essas são coisas bem importantes pra gente levar em conta
quando vai desenvolver uma uma interface e tá buscando qualidade nela e Finalmente né o nosso quarto critério aqui é a comunicabilidade né e a comunicabilidade ela é a capacidade da interface transmitir a lógica que o designer usou para gerar ela né então H é a ideia é eu desenvolver artefatos seja de software e hardware que consigam transmitir adequadamente pros usuários a lógica do Design né então o exemplo que a gente tá usando aqui é a metáfora da calculadora né então antigamente quando a gente queria fazer conta a gente usava uma calculadora que era uma coisa
parecida com isso aqui né Essa figura entretanto ela mostra uma calculadora que é um artefato de software né eu poderia fazer isso numa linha apenas né então escrevo as expressões aritméticas e ele calcula né o o computador calcula mas se eu usar essa metáfora é muito mais fácil de ser compreendida pelos usuários né Então porque a gente a vida inteira enxerga chegou calculadora dessa dessa forma aqui né então eu sei que eu vou clicar nesses botões e quando eu der o igual vai aparecer o meu resultado aqui então se a gente for olhar bem para
para essa questão de comunicabilidade né vê que aqui embaixo tem um exemplo parecido com o que a gente tinha usado Antes quando falou de affordance né porque parecido não é igual Porque de fato a comunicabilidade ela tem uma relação bem grande com o conceito de de aforas né Elas são quase sinônimos né então não são sinônimos tem diferenças pequenas mas é praticamente a mesma coisa bom eh Então por que que a gente busca qualidade na interação né como se já não houvesse razão suficiente ã primeiro porque interface de boa qualidade traz muitos benefícios né Então
traz aumento de produtividade eh geralmente tá associada à melhoria em processos de negócio traz satisfação pro usuário né que vai realizar suas tarefas com não só com maior produtividade mas com Ah um um espírito melhor né com um sentimento mais Mais Positivo né Ah então assim a gente consegue agregar esses princípios de interface né que vão ser desenvolvidas PR os novos novos sistemas né Mesmo se é a gente desenvolvendo né ou se vai ter uma uma outra equipe então desenvolver buscar alta qualidade traz benefícios muito claros né por outro lado o que que acontece com
as interfaces quando elas têm baixa qualidade então uma interface ruim ela vai requerer mais treinamento né Então as pessoas têm que treinar muito mais elas vão ter que aprender aquilo desmotiva quando a interface é ruim a gente faz só o mínimo necessário e e para as interfaces ruins elas confundem os usuários né induzem eles a erros gerem satisfação diminui produtividade né e não trazem o retorno que é que é esperado então muitas muitas vezes ela prejudica completamente o o produto né e e eu não ganho adesão a gente sabe que em software eu preciso ter
a Adesão do usuário sempre É é um ponto importante mas como que afinal de contas a gente garante essas qualidades todas né então tô dizendo Ah mas olha só a calculadora eu usei uma calculadora aqui igualzinha que eu usava né que as crianças brincam de calculadora G aquela calculador Zinha é uma met uma metáfora conhecida então alguns exemplos Eles são muito óbvios porque eles remetem a coisas que a gente a gente já fez mas isso vai variar de uma população para outra vai variar de uma situação para para outra de um contexto para outro tá
então a gente diz que para buscar eh garantir a qualidade das interfaces a gente vai precisar trabalhar com uma uma coisa que a gente chama de user research né ou pesquisa em ux né Ah então a gente user research é o estudo né sistemático de metas de necessidades da capacidade dos usuários né para um determinado projeto pra gente poder construir interfaces melhores O que quer dizer isso em resumo que para eu construir boas interfaces uma uma interface de qualidade eu preciso olhar pro meu usuário né eu tenho que entender quem é ele o que que
ele espera qual é a tarefa que ele tem que realizar né Então esse é um processo da gente descobrir eh o que que as pessoas querem né como é que elas interpretam como é que elas usam os produtos né e o que que elas acham ruim e o que que elas acham bom né então a gente diz que o user research é o que permite a gente ter estabelecer né uma uma relação causal entre o design e o comportamento ou atitude ou seja se eu quero ter uma boa interface enquanto projetista eu preciso conversar com
o meu usuário né então eu não posso imaginar que eu entendo ele né eu tenho que realmente falar com ele tá então esse é o processo que a gente vai desenvolver daqui para frente nos nos próximos encontros mas pra gente terminar essa aula eu gostaria que vocês pensassem né num produto num aplicativo numa aplicação desktop web mobile tanto faz né e que tenha gerado uma péssima experiência de uso tá então assim não raro a gente tem experiências ruins né às vezes quando a experiência é muito boa a gente até fica positivamente surpreso né mas mas
a a ideia que é essa vamos pensar em um em uma coisa que deu bem errado em termos de software para que a gente não repita os erros quando for projetar as nossas interfaces E aí a gente vai ficando por aqui aqui então obrigada pela compania