em uma das imagens mais recorrentes da África é de um continente isolado povoado por sociedades tribais essa imagem ela Geralmente vem acompanhada de um cenário de Savanas e de animais africanos como girafas leões que não serão os elefantes como a gente já discutiu nos vídeos anteriores essa imagem não poderia estar mais longe da realidade da África que é plural tanto em seus cenários contem suas histórias e suas sociedades dessas sociedades talvez a que melhor represente a integração o contato e o dinamismo da África seja a sua Ele que ficou famosa por suas viagens ao longo
do Oceano Índico Eu sou Professor Otávio e hoje a gente vai discutir um pouco da história e da cultura da Costa sua ele a borda oriental do continente africano que se destacou pelo comércio e que melhor representa o cosmopolitanismo africano na pré-modernidade é a região que corresponde ao que a gente chama de costa a sua ele é a porção oriental da África que é banhada pelo oceano Índico ela vai do Sul da Somália até o norte de Moçambique e no caminho inclui o que hoje é o Quênia EA Tanzânia além das várias ilhas e arquipélagos
da região como Zanzibar as Ilhas comores glamour bater Mafia malindi e que água essas cidades portuárias da Costa sua ele elas são formadas mais ou menos entre os séculos quatro e cesto para o grupos bantu vindos do norte e do oeste do continente Enquanto alguns especialistas notaram semelhanças na cultura material sua ele com aquela dos Grandes Lagos as tradições orais do Quênia por exemplo falam que muitos grupos da Costa sua eles saíram no passado e uma terra chamada Shun Guaia que ficava no sul da Somália chumbo boia é considerada uma terra sem mitológica a parte
de tradições de unificação étnica de qualquer forma a costa sua Ilha formada Então por uma grande quantidade de diferentes etnias bantu que ao longo do tempo adota uma espécie de língua Franca falada por toda a costa oriental língua essa chamada de que isso aí nem o termo sorri-lhe por sua vez vem do Árabe sal a rir que significa costas adoção do termo árabe já denota o cosmopolitanismo dessa região em outras palavras sua really é o nome de uma região e de uma língua de origem banto mas a costa sua Ilha própria mente Dita é habitada
por etnias variadas ao longo da história essa região também foi conhecida por outros nomes nos anos 1960 por exemplo uma parte da Costa sua ele era conhecida como tanganika por conta do Lago Tanganica cuja maior parte e fica na volta rosania os romanos conheciam a região como a zânia e usar as peças se referiam a costa como alisante esse termo Sandy vem do persa sangue que significa negro a ilha de Zanzibar ainda carrega essa etimologia que em persa significa Costa dos negros Zanzibar assim Costa sua ele Tanganica azania usand são alguns dos nomes históricos dado
a diferentes porções da Costa oriental da África ao longo do tempo veja suas origens entre os séculos 4º 6º a sociedade Isso aí são marcadas pelo comércio e pelo movimento por conta da geografia da Costa oriental africana o isso aí ele tinha um contato tanto com os navegadores asiáticos do Oceano Índico quanto com grupos africanos do interior como funciona do grande zimbábue os somali do Norte o mesmo os grupos bantu da região dos Grandes Lagos todos esses contatos trouxeram algumas características que são únicas a costa sua aí E essas características a gente pode destacar pelo
menos três a religião arquitetura EA cultura material com relação à religião algumas cidades da Costa sua ele se converteram ao Islã muito cedo logo depois do norte da África e de alguns grupos do chifre da África a Mesquita mais antiga da região da Costa sua ele tá na ilha de sanga no Arquipélago de l'amour e foi construída em algum. Entre 788 150 da massa era entre os séculos 10 e 11 o Islã se espalha também por outras cidades como pemba e Zanzibar irás mucumbo e entre os séculos 12 e 15 ganha proeminência por toda a
costa a partir da cidade de que o aqui Silvane que se torne um polo econômico local e que inclusive cunhava as suas próprias moedas só que esses Lan que é praticado na costa sua Aline ele não é o mesmo Islã que aquele praticado no norte da África o Islã que chega na costa suaíli é do por Mercadores e Comerciantes e ele é espalhado pelo oceano Índico através dos bazares sua asiáticos esses lutava distante dos espaços institucionais dos sultões e dos califas de Damasco de Bagdá ao do Cairo ele era um Islã cosmopolita esocial antes de
ser uma religião ligada à política ou seja ele não era baseado no poder político mas na materialidade na simbologia e na distinção social que que significa significa que o suaíli ele funcionava como uma filiação de identidade compartilhada com outros grupos de Comerciantes do mundo indico por isso é importante para os Mercadores e aristocratas sua Ele tá em sempre adornados com tecidos persas com perfumes indianos ou com porcelana chinesa porque essa visualidade materializava afiliação africana ao amplo e cosmopolita mundo do Islã indico o ou seja tão importante quanto ser muçulmano era aparecer muçulmano era mostrar que
fazia parte dessa comunidade afro-asiática esses Lan que tá mais próximo dos Mercadores do que dos califas ele pode ser chamado de Islândia Monções porque ele é bastante específico do mundo indico onde as Monções serviam como forma de navegação com relação à arquitetura as cidades portuárias isso aí né são um caso único na África em primeiro lugar porque a região talvez fosse a única em toda a África pré-moderna que era quase totalmente urbanizada a vida na costa sua ele era centrada na cidade nos centros urbanos nos mercados e na produção compra e venda de manufatura isso
fez com que as cidades ganhassem mais importância do que a região do Campo até hoje em locais como que o axiane mogadiscio ou Zanzibar a gente pode em centros urbanos antigos as casas em especial as casas dos Comerciantes elas eram todas feitas de Pedra Coral e tem 12 andares as mesquitas Palácios e os complexos políticos eles eram todos construídos também em Pedra Coral e eles seguiam um estilo que era unicamente sua ele que não é visto nem na península arábica nem na Índia e nem No resto da África a grande Mesquita de que o aqui
Silvane é um ótimo exemplo da arquitetura sua aí é uma mesquita baixa com vários pequenos Domus na parte superior externa e cheio de pequenos Arcos na parte interna um outro exemplo ainda em que o axe Bane é o Palácio de ricos único Buá um grande complexo de Pedra Coral que tem uma piscina com vista para o Oceano Índico com relação à cultura material o suaíli como Comerciantes eles funcionavam como uma espécie de zona franca pré-moderna nos portos chega é de luxo da China da Índia e da Indonésia da Pérsia e da Arábia que eram trocados
por ouro Marfim cascos de tartaruga animais e Conchas africanas os povos africanos que eram vendidos pelo sua Ele eles vinham pro eminentemente do Vale do Zambeze onde o grande zimbábue e controlava as vastas minas de Ouro da região é por isso que em vários autores muçulmanos como Açude e Big Batuta reconheciam a costa oriental africana como uma terra do Ouro esse processo comercial que colocava isso aí ele entre o interior da África e as sociedades do mundo indico cria uma cultura que dava muito valor para objetos e para materialidade como eu comentei antes os perfumes
os tecidos maquiagem e joias eram importantíssimos para o suaíli por que funcionavam como símbolos e distinção social esses produtos importados eles eram vistos como exóticos o exotismo ele agregava valor simbólico e cultural isso mostra para gente que isso aí ele eles eram cientes do seu cosmopolitanismo e que eles valorizavam muito tudo aquilo que pudesse ser considerado entre aspas internacional esse cosmopolitanismo e essa valorização do exótico eram tão importantes culturalmente que os grupos políticos dominantes entre sua ele passaram atribui sua origem étnica não a África mas a Pérsia assim surge um grupo em especial em Zanzibar
chamado de xerose os frase eles eram o isso aí mais ricos e poderosos que buscando algum tipo de legitimação exótica para sua posição social diziam que eles eram descendentes de Príncipes persas que haviam fugido da cidade de shiraz em algum ponto do passado oralmente o mito dos frases ele deve ter surgido Por volta do século 11 ou 12 horas e os 18 e 19 quando os governantes de cidades como crio a Paty e grande comoros começam a ordenar a escrita de crônicas e nessas crônicas eles exploram o passado sua ele que eles vão conectar então
com a Pérsia esse mito dos frase foi rapidamente abraçado pela historiografia dos anos 1950/1960 e1170 que meu essas crônicas sem grandes aparatos críticos e propôs a ideia de que a costa sua aí ni foi efetivamente colonizada pelos persas e por isso a cultura sua Aline ela não seria genuinamente africana o gente pode imaginar essa ideia agradou muito a historiografia ocidental porque ela permite a falar que uma cultura Tão rica vibrante e cosmopolita com a sua ele fosse atribuída aos estrangeiros e não os africanos desde os anos 1970 contudo essa ideia tem sido contestada e finalmente
Oi flores arqueologos tem aceitado o fato de que isso aí missão africanos bantu e que influência externa reside muito mais nesse senso de cosmopolitanismo e exotismo do que efetivamente na formação política e cultural das cidades sua ele todos esses elementos tipicamente sua higiene como es la de monções arquitetura portuária EA cultura material de distinção social eles são especialmente perceptiveis entre os séculos 6:16 a partir do século 6º os Mercadores do Oceano Índico eles passam aperfeiçoar a navegação de monções e isso traz um Boom econômico para a África Oriental EA partir do século 16 a interferência
Portuguesa no Índico ela causa o efeito contrário uma complicação Econômica que se torna um obstáculo para o modo de vida e para a cultura dos grupos africanos costeiros por isso a gente costuma considerar que o grande auge da história sua ele a mente entre os séculos 6:16 e por isso a gente pode chamar esses Mil Anos de era sua ele as cidades mais proeminentes dessa era sua ele foram mogadiscio que apesar de ter na Somália fazia parte das rotas de comércio indo africanas kismayo malindi de AD Mombaça pemba e Zanzibar na fio a fio aqui
Silvane e grande cômodos essas cidades são grande paradigma da era sua ele era um centros urbanos baseados no comércio eram os passos cosmopolitas e não exerciam hegemonia política porque eles eram espaços auto-suficientes e esse é um ponto importantíssimo da história sua ele a gente não tá falando aqui de um império de um reino ou de um sistema político expansionista e militarizado a gente está falando de centros urbanos e comerciais que desenvolveram sua cultura e seu modo de vida ao redor dessas trocas é interessante pensar que esse grande bazar africano ele vai totalmente contra as imagens
populares que muita gente tem sobre o continente em especial na pré-modernidade a discussão de hoje foi centrada nas características gerais da era suaíli isso é nas cidades portuárias que cresceram e se desenvolveram na costa oriental da África entre os séculos 6:16 os conceitos mais úteis para a gente entender resumir essa discussão foram Islândia Monções uma religiosidade que não se a trela ao avanço político Mas sim ao contato comercial arquitetura Urbana que faz das cidades da Costa suaíli como Zanzibar e que o aqui Silvane casos bastante únicos na África para moderna e cultura material de distinção
social que explica como isso aí nesse expressavam visualmente E como eles construíram uma filiação afro muçulmana a cosmopolita através das roupas das joias e a biografia dessa discussão tá aparecendo aí na tela e ela pode ser consultada no palete da nossa disciplina Muito obrigado e bons estudos