Então você clicou nesse vídeo porque tem dúvidas do que são contas credoras e contas devedoras. Se você está estudando esse tipo de coisa, é porque você está se aprofundando na matéria fantástica que é a contabilidade. Então, antes de eu te explicar o que são essas contas, para que servem e como identificar cada uma delas, já deixo o like no vídeo e se inscreve no canal, porque como os inscritos do canal falam nos comentários aqui você aprende em minutos o que levaria meses pra aprender na faculdade.
Antes de te explicar a classificação em devedora e credora, eu vou te explicar a função das contas. Eu tenho certeza que se você entender essa parte inicial, fica muito fácil classificar em credor e devedor. As contas contábeis são essenciais para a contabilidade.
Afinal, a função da contabilidade é registrar toda alteração que acontece no patrimônio das entidades. Esse registro acontece por meio das contas. Toda vez que a empresa faz uma operação que altera o seu patrimônio, as contas são movimentadas.
Após registrar todas as movimentações de um período, a contabilidade emite as demonstrações financeiras que irão contar a história de como foi o desempenho da empresa naquele período. Quando você quer conhecer a história presente em um livro, você tem que ler as palavras e interpretar o que está sendo dito. Se você quiser interpretar uma demonstração financeira, você tem que conhecer as contas contábeis, como elas estão organizadas e interpretar qual foi o desempenho da empresa.
E é isso que eu vou te explicar agora. O Balanço Patrimonial, que é a principal demonstração contábil que vai apresentar o patrimônio da empresa em uma data e compor isto por contas, que aliás, você aprende no detalhe, todas elas. Nesse vídeo que eu estou deixando no carro para você ver depois as contas do balanço patrimonial irão representar os diferentes elementos que compõem o patrimônio da empresa.
Por exemplo, imagine que uma empresa tem dinheiro no caixa, dinheiro no banco, uma sala comercial própria, cadeiras, mesas, computadores, calculadoras. Ela tem também uma grana para receber dos seus clientes e, é claro, tem muitas contas para pagar. O que o balanço Patrimonial faz é te mostrar tudo isso que ela tem por meio das contas.
Essas contas serão organizadas em três grandes grupos Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. As contas que representam o que a empresa tem, os seus bens e direitos são contas do ativo. O passivo vai registrar as contas que eu tenho que pagar para alguém e o patrimônio líquido é formado de contas que representam o dinheiro do dono da empresa.
Você aprende no detalhe essa equação. Nesse vídeo que eu estou deixando no card, o que a contabilidade faz é pegar todos esses itens que compõe o patrimônio e registrar dentro desses grandes grupos. Sendo assim, o dinheiro do caixa é o dinheiro do banco.
Nós podemos agrupar numa conta chamada caixa e bancos ou disponibilidades. A sala comercial, as cadeiras, mesas, computadores, tudo isso eu vou agrupar em outra conta chamada imobilizado. A grana que os meus clientes tem que me pagar, eu vou registrar como contas a receber.
Tudo isso são contas do ativo, pois são os bens e direitos da empresa. Já as contas que eu tenho que pagar para alguém, eu vou registrar um contas a pagar no meu passivo, que é o grupo que registra as minhas obrigações e isso são as contas. Veja que agora, olhando para o balanço, eu sei exatamente o que compõe o patrimônio da empresa.
Porém, a contabilidade não traz só o nome. A função principal da contabilidade é colocar o valor de cada conta dessa. E é aí que a brincadeira começa a fazer sentido.
Esses valores tem que obedecer a equação da contabilidade ativo igual passivo, mas patrimônio líquido. Ou seja, quando eu somar todas as contas que tem no meu ativo, tem que ser igual a todas as contas que tem no grupo do passivo e Patrimônio líquido. Agora que você já sabe que o balanço é composto por contas que são agrupadas dentro dos grupos de ativo passivo e PL, e que cada conta tem o valor dos bens que representa, você está pronto para entender o que são contas credoras e devedoras para fazer os registros contábeis?
Diariamente a contabilidade faz uso do método das partidas dobradas, no qual eu utilizo dessas estrutura que você aprendeu e das contas para efetuar os registros contábeis. Sempre que a contabilidade fizer um registro, ela vai usar no mínimo duas contas, afinal, o nome do método é Partidas dobradas. O autor do método é o Frei Luca Patchouli, que registrou o método na Suma de Aritmética, um livro bem conhecido pelos estudantes de contabilidade no método das partidas dobradas, nós vamos enxergar cada continha dessa por meio de um rasgo nele.
Dá uma olhada como fica o balanço por meio de Nei? É diferente. Esse tem embaixo de cada conta.
Pois é, esses donates servem para que você desenvolva o raciocínio contábil raso. Annete é o nome dado para a representação gráfica em forma de T utilizada pelos contadores. Nós vamos ter o nome da conta e um T desenhado embaixo de cada conta.
E é por meio desses raros Hornets que nós vamos fazer os registros contábeis indicando do lado esquerdo ou direito do T os valores que afetarão aquela conta. E presta atenção que cada vez que eu fizer um registro do lado esquerdo desse T, eu vou chamar de débito e cada vez que eu fizer o registro do lado direito desse T, eu vou chamar de crédito. Isso não convém ações.
Daqui a pouco o professor Gabriel vai te explicar o porque disso e olha como funciona esse método. Todas as contas do meu arquivo que ficam do lado esquerdo do balanço tem saldo devedor, aumentam com o débito e diminuem com o crédito. Já as contas do passivo e do PL, do lado direito do balanço tem saldo credor, aumentam com crédito e diminuem com débito.
Essa regra sempre vai funcionar, portanto, decore e grave. Entenda, essa é a regra. Mas olha como faz sentido.
Olhando pro lado esquerdo do balanço, o lado do meu ativo, todas as contas vão aumentar com lançamentos do lado esquerdo, que é débito. Já olhando pro lado direito do meu balanço passivo e patrimônio líquido, todas as contas vão aumentar com lançamentos do lado direito, que é crédito. Então, quando falamos de contas devedoras, estamos falando das contas do ativo que ficam do lado esquerdo do balanço e aumentam com débito.
Quando falamos de contas credoras, estamos falando das contas do lado direito do balanço patrimonial, as contas do grupo do passivo e patrimônio líquido. Toda essa lógica faz sentido quando você pratica e resolve exercícios. Saiba que existem contas credoras e devedoras também na BR.
Se você está estudando contabilidade na faculdade e não viu nada disso ainda. E se eu te explicar tudo isso desenhando o meio de uma história? Conheça o nosso curso Contabilidade Animada, aonde você vai aprender os assuntos iniciais de contabilidade de uma maneira didática e com mais de 100 exercícios resolvidos para você praticar e ficar por dentro da linguagem dos negócios por menos de uma mensalidade da sua faculdade.
Eu vou fazer você se apaixonar por contabilidade. Clique no link e aproveite o preço de lançamento do nosso curso Contabilidade Animado.