e o restante dividir alma e três a intelectiva a uma sensitiva e a alma vegetativa alma intelectiva realiza à disposição que é conhecer pela razão por intermédio da razão alma sensitiva tem por ge tude controlar as paixões paixão vida que que a paixão impulso e a vegetativa temporária até tempo disposição tem por força manter o corpo dessas três partes da alma qual que você chuta evaristo atriz vai descartar como não sendo o candidata a área até mais própria do homem se você chutou vegetativo você acertou lado porque manter o corpo é algo que nós partilhamos
com todos os seres vivos inclusive os vegetais esta então as partes da alma intelectiva e sensitiva aqui o que visam a conhecer pela razão que a controlar as paixões a parte sensitiva ele chama de virtudes éticas e a parte intelectivo ele chama de virtude dianoética porque dia se referem grego a parte intelectiva da alma vamos as virtudes éticas como ser virtuoso nesse sentido ético e ele responde só tem uma maneira de você ser virtuoso por meio do sabe não tem como se você quer ser justo você não ser justo e via uma ação repetida e
uma ação constante no tempo ser virtuoso não é uma questão de conhecimento ser virtuoso é ter um hábito e ter um hábito a ter uma ação repetida mas eu sou uma pessoa boa para história te perguntei para você que que você faz de bom medida as suas ações não é suas intenções ninguém é bom e se a gente é bom tá medida que pratica constantemente coisas vô a pergunta fica que coisas boas são essas né porque que é virtude propriamente victor estude é um meio termo ou outro nome que a gente dá em língua portuguesa
e justa medida vocês tem que fazer uma diferença entre norma e princípio não irmã é um passo a passo é algo que é dado com detalhes porque você faz isso depois você faz aquilo outro em seguida você faz aqui no outro você é muito diferente de ter um princípio um princípio não dá um passo a passo e dá uma diretriz de ação por exemplo princípio da liberdade de expressão que que é a liberdade que são fica tem que fazer no passo a passo para liberdade de pressão em saber que a gente vai definir o que
a liberdade de expressão no caso a caso são meio termo é um princípio é um livro onde está escrito que é certo e errado vem o termo é apenas uma diretriz é algo que eu não sei dizer exatamente o que é mas eu sei que ele não é nenhum excesso nem a escassez então por exemplo coragem para oi dani uma uma virtude correta se ela é uma virtude ela é um meio termo serão meio termo ela tá entre duas vezes temos uma escassez e um excesso qual que é a escassez e o excesso da coragem
a escassez da coragem ea covardia é a ausência total de coragem o excesso de coragem é a temeridade sabe a pessoa sem noção ela já não é mais corajosa ela só é sem noção mesmo mas vitor me diz aí a definição de coragem cão tem definição eu já te falei isso não existe definição existe princípio você tem que identificar no caso a caso qual é o excesso e qual é o escasso o meio termo será a coragem a cor não é como você deve se comportar e sim em que princípio de você se baseia quando
você se comporta dessa maneira mas tem também o segundo exemplo tá temperança você sabe que a temperança à temperança a justa medida entre a devassidão e a insensibilidade temperança tem a ver com o modo como a gente e os prazeres aos prazeres sensoriais obviamente não intelectuais então se a gente é muito dedicado aos prazeres quase sem limite nenhum pra gente não tem temperança escassez é o extremo devassidão quando a gente é muito cuidadoso para não passar da medida a gente acaba que se torna insensível não sente mais nada fica frio aí fica frio uma pessoa
deve evitar a frieza da insensibilidade e faz ela também deve evitar a devassidão de se entregar à toda e qualquer prazer o meio-termo a justa medida é a temperança o meio é a virtude os extremos são os vícios e os vícios são ou escassez ou excesso de virtude ou não existe para o aristóteles você ser muito virtuoso ou definição a virtude não é excessiva a virtude é justa medida e aí