Monismo de Triplo Aspecto e Ciências da Natureza - Profº Alfredo Pereira Junior

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pronto o Professor Alfredo pronto Professor Alfredo Pereira Júnior é graduado em filosofia pela Universidade de Juiz de Fora ele também é graduado em administração de empresas né pela Fundação de ciências contábeis eh mestre em filosofia e também Doutor né Eh trabalhou no Instituto de Tecnologia de massach você trabalhou também um período em Zurique né Zurique é Suíça não é isso Suíça e ele vai hoje nos trazer a a sua palestra né sobre a sua teoria e também vai comparar com as ciências né com a com as mais diversas ciências então a palavra tá com ele
agora tá bom muito obrigado pelo convite é o prazer estar aqui com vocês obrigado pela atenção de vocês eu vou falar um pouco sobre o trabalho que eu tenho feito já há 40 ou mais anos né que que recebeu o nome de monismo de Trip aspecto e é uma filosofia que abrange partes da epistemologia abrange um pouco de fenomenologia ontologia e metafísica Então ela ela ela tem várias eh vrios componentes filosóficos né E então eu vou apresentar para vocês né para vocês eh questionarem ou perguntarem né sobre alg algo que for de interesse de vocês
Bem na na do ponto de vista da epistemologia é a abordagem é realista né Realismo crítico Realismo no sentido de que eh a eu entendo né que a mente faz parte de uma realidade maior certo que essa realidade maior ela tem componentes que são independentes da mente né e a mente procura né Eh conhecer essa essa realidade dentro dos seus limites né E então a tanto as ciências quanto o conhecimento comum quanto a a filosofia né são Tent modo diferentes de conhecer essa realidade em perspectivas Diferentes né de de diferentes pessoas diferentes grupos diferentes culturas
mas essa realidade ela não é criada pela M então eu eu eu eu eu eu divo dos vários tipos de idealismo né que eh que entendem né que a mente que cria a realidade né bem isso em linhas bem Gerais né Eh do ponto de vista da fenomenologia eu eh eu entendo que a nossa experiência as nossas vivências melhor dizendo né do ponto de vista da fenologia existencial as nossas vivências elas desvelam o ser da realidade por meio das formas né o conceito de aristotélico de forma é muito importante porque eh nós temos as formas
mentais as formas da natureza e existe então uma um esforço né para a mente eh aprender as formas da natureza né só que a gente não apreende a a as matrizes últimas da realidade né como queria Platão né as ideias né as formas puras a gente não apreende nós não conhecemos essa essas formas eh eh que geram toda a o processo do ser né que compõe o ser e geram todo um processo de de recombinação de transformação ao longo do tempo o que que nós conhecemos nós conhecemos e e vivenciamos né mais do que conhecer
nós vivenciamos uma complexidade a natureza é complexa né Nós temos formas que interagem entre si interagem com a matéria né no sentido aristotélico de interação entre forma e matéria e é é o resultado disso que que se apresenta na nossa experiência nas nossas vivências certo então a a gente eh nós temos uma experiência do ser na medida em que né ele eh se expressa nos fenômenos vivenciados né E essa experiência é a experiência das formas porque né tanto a mente quanto a realidade se estrutura em formas né só que essas formas elas estão entrelaçadas entre
si elas estão se recombinando e gerando combinações diferentes a cada momento Então as nossas vivências são muito variadas n as nossas vivências elas são uma vivências do complexo né então isso é uma abordagem mais contemporânea né Por exemplo prigogine mohand gand da gente está envolto na complexidade nós não estamos eh num mundo de de de formas ideais ou formas puras né que a gente possa discernir né certo então isso na parte na bordagem fenomenológica tripl aspecto né uma fenomenologia e do vivido como em Raid mopon né e e e que o ser se desvela nas
formas né Eh e o importante das formas é é a sua qualidade cada forma tem uma qualidade né e uma combinação de formas vai gerar uma combinação de qualidade então Eh por exemplo o sabor do vinho de tem muitos tipos de sabor de vinho né quem é conhecedor sabe né Cabernet merl tem um monte então o que que distingue um sabor do outro a forma né então e mas essa forma é uma por sua vez é uma elas são formas são combinações de muitas outras formas né que que se apresentam no sabor de cada vinho
então eh tem que ter um bastante experiência para discernir né os os as tonalidades do do vinho né ou mesmo na música ou qualquer realidade vivida nós estamos lidando com uma complexidade um ser vivo é uma composição de forma né Cada segmento do DNA ele traz um componente formal para paraa composição desse ser né Nós interagimos com o mundo em que temos eh acesso temos acesso perceptivo a muitas form formas né as cores os sons né os sabores os odores tudo isso são formas então Eh nós eh o ser se eh Se desvela para nós
pelas formas percebidas né só que né Eh quando a gente eh constrói representações do ser por meio né da linguagem principalmente né de signos em geral né na Ótica ou na linguística ou quer dizer usando linguagem né Eh nesse caso eu digo que o ser se desvela Porque em vez de ter um acesso direto às formas nós estamos tendo acesso a uma representação né linguística ou imagética ou que seja né então quando e a própria ciência trabalha com representações as teorias científicas são representações então né Eh o o embora um um um cientista ele ele
ele ele ele conheça né Eh fórmulas né conheça muitas teorias conheça muitos dados né Por exemplo o o um biólogo que estuda eh taxonomia ele conhece muitos nomes dados paraas espécies né mas para ele conhecer a espécie ele tem que interagir com a com com o ser vivo apreender as formas desse ser vivo por exemplo sair a Campo né observar Olha né uma jabuticaba é isso aqui ó que eu tô vendo né Eh não é o nome jabuticaba que vai desvelar o ser da jabuticaba né é é é é a visão o toque o o
cheiro o contato perceptivo com a jabuticaba que vai desvelar o ser da jabuticaba né as formas que compõem o ser da jatic né então isso do ponto de vista fenomenológico tá agora eu vou falar do ponto de vista da ontologia que é vai ser o assunto dessa palestra principal e depois eu vou citar também a metafísica bem a ontologia do mono de aspecto ela é uma ontologia que eu chamo de interdisciplinar porque ela procura integrar os resultados das ciências né as ciências trabalham com representações né então Eh nós temos conceitos na ciência né que eh
se referem a tipos de de de de de seres né da realidade né e eh na no estudo da consciência que é o grande assunto do MOD aspecto é o estudo da consciência né Eh tem três aspectos que são eh que são necessários né para existir a consciência quer dizer essa é a tese principal do monp não eu não vou poder eh tratar de toda a a a elaboração né que que eu fiz aí mais de 20 anos né mas a a tese principal é que para existir consciência precisa de três aspectos o aspecto material
que é estudado na Física na Química na Biologia até na sociologia né Nós temos por exemplo o materialismo histórico né que vai estudar a matéria social né as relações sociais o modo de produção né então essa parte material ela é um dos componentes necessários para existir consciência quer dizer eu tenho que para um ser ser consciente ele tem que ter um corpo corpo material ele tem que ter sede fome né Eh sentir frio calor né ele tem que ter essa esses drives né biológicos para para ter consciência Eu não vou entrar em detalhes aqui agora
eh o segundo aspecto que é necessário é a informação que eu entendo aristotelico como uma transmissão de formas né então Eh o nosso sistema nervoso que constrói os episódios conscientes né aquilo que que não atinge o nosso eh sistema nervoso a gente não tem como incluir na nossa vida consciente né Eh então Eh o sistema nervoso ele tá dentro do nosso corpo né ele não é só o cérebro é o cérebro com coração com estômago né at tem né os músculos os músculos são fundamentais n as conexões entre neurônios células gliais músculo eh isso que
nos dá né um o nos permite formar um sentido de eu né de de um ser né um ser que tem eh que tem consciência né E então Eh por que que a informação é necessária porque o mundo para nós ele chega através da informação através de sinais né eu tô vendo um elefante o elefante não tá dentro do do meu cérebro o elefante está lá fora eu tô percebendo sinais né Eh fótons que incidem no corpo do elefante se refletem e chegam na minha retina e vão até o meu cérebro aqui na parte de
trás e depois são processados né esses sinais são processados então é aí que eu construo a a imagem do elefante certo então eh através da informação que a gente constrói os episódios conscientes a consciência trabalha com episódios que duram né Por volta de 2 3 segundos né Cada que o nosso sistema nervoso constrói esses episódios a partir dos sinais né então o mundo ele chega para nós através de sinais através da informação né então a informação é necessária para que exista a consciência agora pode existir um sistema ou um ser que tenha um corpo e
que tenha processamento de informação e não seja consciente porque falta o terceiro aspecto né os computadores Os Robôs eles têm um corpo material né E eles processam informação pode captar inclusive sinais visuais né com uma câmera pode captar com microfone captar sons etc mas falta o terceiro componente esse componente é atiencia a capacidade de sentir e atribuir sentido né E aí a gente entra numa questão de semântica da palavra sentir porque ela vai ser bem abrangente tá vai vai ser desde as Sensações básicas como frio calor né sede fome vai passar por todas as qualidades
sensoriais né que que a gente aprende através dos Sentidos vai passar né pelos afetos né pelo todos tudo aquilo que a gente sente né tudo tudo aquilo que a gente usa a palavra sentir né então eu sinto Eh amor né eu sinto ódio né Eu sinto prazer eu sinto dor então todos esses estados afetivos são também eh fazem parte da sentien né também né o o o significado que a gente atribui né paraas palavras é também né o né Eh é o sentido da da linguagem né então o sentido inclui também o significado das palavras
né do das frases e o sentido da vida né o qual o sentido de tá existindo né tudo isso então essa a capacidade de sentir ela engloba tudo isso tá e as máquinas não têm essa capacidade de sentir então por isso elas não são conscientes Elas têm um corpo processa informação né então a tese principal do mon aspecto é essa que precisa eh ter um corpo ter processamento de informação e porque processamento de informação é recepção de formas né em termos aristotélicos a a informação é uma forma que se transmite né então eu tenho um
filme gravado no Pendrive eu passo isso pro pro computador pro HD computador né que que é o filme o filme é uma composição de formas né então eu transmito a informação do pendrive pro HD né Eh eu tô transmitindo formas A informação é né a história lá do Shen né emissor receptor o que que o emissor tá tá passando pro receptor tá passando a forma não tá passando a matéria né o eh a comunicação né através da da informação é da forma de um sistema material para outro as matérias ficam separadas cada um tem a
sua matéria né o pendrive tem a sua matéria o HD tem sua matéria o que que passa do do pendrive pro HD a forma né e isso é fantástico como é que passa com fidelidade né você pega um filme que tá no pendrive passa pro HD é o mesmo filme e a matéria é diferente quer dizer a forma ela pula de uma matéria para outra né Isso aí é eu acho Fantástico eh embora seja do nosso dia a dia né Eh bem então tudo isso compõe atiencia certo certo então a ontologia do aspecto ela vai
enfocar esses três aspectos e esses três aspectos são tratados por diferentes ciências então se eu vou falar de processamento de informação no sistema nervoso eu tenho que estudar neurociência certo como é que é isso né Você tem os potenciais de ação você tem né as ondas eh cerebrais né que eh várias faixas de frequência né Eh tem os chamados potenciais evocados né se eu tô lendo uma uma um livro e tem uma coisa escrita errado tem uma palavra grafada escrita errada né isso dentro de 600 msos isso vai me causar uma onda quando eu noto
o erro né isso gera um potencial evocado e isso é mensurável com El cefalograma de escal né põe um eletrodo aqui vai vai Ele vai captar um aumento de amplitude das zas cerebrais então Eh esse processamento de informação no no no sistema nervoso é estudado na neurociência né o o os afetos as emoções né que fazem parte da sentien capacidade de sentir são estudados na psicologia tem um monte de estudos de sobre afetos e Emoções na na na psicologia até na psiquiatria né os os transtornos de humor de tudo isso é estudado cientificamente Então a
gente tem que eh estudar uma perspectiva interdisciplinar pra gente estudar consciência então eu sempre procurei né tratar da consciência nessa bordagem interdisciplinar eu vou falar mais um pouco sobre isso daqui a pouco agora eu vou falar um pouquinho sobre a metafísica do monim aspecto que é algo que eu fiz mais recentemente tá porque eu tava até um certo momento eu tava fugindo da física que é muito difícil né mas aí eu tava num num evento até foi lá na Itália né em C Levante e um cientista muito renomado né o Joseph Brenner ele tava na
plateia ele é um químico mas que também escreve sobre teoria de sistemas e eu já tinha conhecido ele aqui no Brasil já tinha conversado com ele eh ele tem um livro chamado lógica na realidade muito interessante ele e depois da palestra ele me chamou para conversar e falou Alfredo Mas por que que é monismo né você tem três aspectos tem que ter os três né para ter consciência Mas qual o que que confere a unidade a esses três aspectos para ser um monismo né aí eu fiquei matutando pensando falei mas o que que tem de
comum entre a matéria a informação e a capacidade de sentir aí eu talvez por influência de filosofias antigas né porque eu tô cada vez mais eh percebendo que o o o o o meu modo de pensar é muito semelhante à filosofia chinesa antiga isso graças ao meu amigo Antônio Florentino que que me tá me ensinando um pouco de filosofia chinesa antiga el até vou até mostrar aqui o livro esse livro aqui que ele me deu eu ainda não li mas é sobre o ising né esse livro aqui né eu vou ler agora mas em poucas
palavras né Eh eh eu cheguei ao conceito de energia que certos Ramos do budismo também utilizam quer dizer então a a energia é a é a é o estado basal do ser ou estado do ser IMP potencial que se atualiza na matéria na informação e no sentir certo a matéria é uma energia cristalizada digamos assim condensada né pela própria equação de Einstein né Eh a gente nota que a a matéria é é energia só que concentrado né a informação aí a ficha caiu porque o meu doutorado foi sobre bolman né que estudou a segunda lei
da termodinâmica né o aumento da entropia etc eh e a fórmula da informação do xeno e é a é é é a função de distribuição do bolso quem é físico Sabe o que eu tô falando aqui é um assunto muito complicado eu passei 9 anos estudando B mas eh tentando resumir a opera é o seguinte eh se a energia tivesse distribuída de um modo totalmente uniforme no espaço nós teríamos uma redundância e nós não teríamos informação se a energia tivesse distribuída de modo totalmente caótico nós teríamos muita variedade ade também não teria informação então a
informação ela é um modo eh um eh ela ela reflete padrões Nos quais a energia se estrutura no espaço né o espaço é fundamental paraa informação né então você tem uma estrutura no pendrive e essa estrutura passa pro pro HD Se você olhar o HD no super microscópio você vai ver que aquela informação vai ser um monte de pontinhos né de magnetização lá no no disco do no HD que é um disco né hoje em dia já é o HD já é já é um transistor sei lá um circuito integrado né esses e ss sei
lá do qu né mas o se o eh então a informação é um padrão no espaço né E que que é o sentir o sentir é um padrão no tempo porque todo sentir é no tempo né já dizia cant né o tempo é o sentido interno então é o o é uma para falar em termos um pouquinho mais técnicos né Eh o sentir ele envolve padrões de eh frequência amplitude e fase das ondas de ondas né isso no sistema nervoso é assim né então por isso que ninguém conseguiu até hoje localizar as emoções os afetos
em lugares regiões do cérebro porque o o as emoções são tipo de padrão no tempo o afeto também é uma onda que tem uma identidade né e não sei se você Alguém já aqui já estudou eh como é que aparece num numa num gráfico o som de cada instrumento musical vocês vão ver cada instrumento musical tem um tipo né de de onda do timbre dele né então Eh os sentimentos também são assim só que isso precisa ser estudado cientificamente porque ainda não eh ainda não se sabe bem né Eh porque as pessoas ficam procurando o
sentimento o afeto no espaço mas não é é no tempo né Assim como uma composição musical ela é no tempo né a música acontece no tempo então o sentir é muito parecido com a música né é é são padrões que se sucedem no tempo com modulação de frequência amplitude de fase que é o que se estuda na na engenharia né acústica essas coisas certo então eu cheguei à conclusão de que a energia é o que une a matéria a informação e o o sentimento o sentir esse sentir foi chamado de energia psíquica né pelo fre
Freud num certo momento e pelo Jung o Jung diz o se né existe uma energia essa energia psíquica é diferente da energia física tá E é diferente da energia informacional que é chamada entropia de xeno né a tal da entropia de Xena é a energia informacional e que que é energia psíquica é o é aquilo que tá embaixo quando a gente tá deprimido certo você tá deprimido você pode comer eh chocolate e comer açúcar puro Você não vai sair da depressão porque não é falta de ATP não é falta de glicose não é falta de
energia química física e química é falta de energia psíquica né então ah o sentimento é a energia psíquica que acontece como um padrão uma complexidade de padrões no tempo né então por isso que não se encontra isso na neurociência até hoje né procuraram no lugar errado procuraram em disparos neuronais e coisas que tais ou regiões do cérebro né que estariam né Eh eh situados os os sentimentos Mas não é isso é no tempo né E aí a gente pode fazer uma uma relação com a filosofia de Aristóteles no seguinte sentido né O que que seria
o ser em Aristóteles né um livro que me marcou muito foi o livro chamado problema do serem arist de Pierre obang que ele mostra que o Aristóteles não tem uma uma teoria do ser e definitiva não ele problematiza-se né Eh as categorias né no no órgano São modos de falar do ser então ele tá é sobre a linguagem foi o professor Luiz Henrique uma vez aparece na Unicamp de falando dizendo isso e na época eu não concordei mas hoje eu concordo eh as categorias de Aristóteles são sobre como nós falamos sobre o ser agora quais
o o que que seria o ser em Aristóteles seria né o abrangente que aquilo que abrange todas as formas né e mais ainda eu diria isso eu é um pouco controvertido mas eu acho que eu não consigo ver outra solução a matéria é uma das formas do ser a matéria tá no ser a história né só que ela é uma ela é uma forma que corrompe as outras a matéria ela é de dinâmica né ela é Ela é incerta né então quando as formas interagem e interagem com a matéria que seria uma das formas do
ser né a matéria tá no ser Ela não é uma aparência ela é ela ela é real né quando as formas interagem entre si com a matéria né Elas adquirem uma formam um composto né seria uma substância composta osa mas eu eu eu não uso o termo substância para evitar falar de ess de substância eu entendo que a realidade é um processo né o o Ronald Pinho me ajuda né a discutir isso entender isso a realidade é um processo em que as formas estão se combinando sempre né E interagindo com a matéria a matéria insere
um um elemento de irregularidade nisso aí que foi chamado de acaso pelo matemático francês curn num sentido muito peculiar né por isso que que a gente quando eu falo acaso falem acaso de cô que que é o acaso de cô é o seguinte tudo é determinado não tem nada que seja aleatório tudo é determinado mas as relações entre as coisas não estão pré-determinado né Os encontros né então Eh eu tô vindo numa rua e vem uma pessoa vindo na outra rua cada uma tem tem sua vida determinada pelos fatores né que que compõe o seu
ser mas esse encontro de repente eu vou eh eu eu vou eh bater a cabeça sem querer com uma pessoa né E aí de repente a gente começa a conversar faz uma amizade Muda alguma coisa da minha vida isso esse encontro não tá predeterminado isso é a caso de cô então eu entendo que a o processo da realidade é assim porque os componentes da realidade são as mesmas formas que eu chamo de formas elementares tá elas estão na natureza elas estão interagindo entre si com a matéria né no estado potencial esse conjunto de formas eu
chamo de energia que que é energia esse as formas todas as formas que existem de modo eterno elas elas não foram criadas e não vão nunca vão sumir S das mesmas formas elas são eternas né e e o o o o agrupamento que abrange todas as formas é o ser né só que no estado potencial é a energia e ele pode então entrar num processo de atualização por meio das interações das formas entre si com a matéria aí nós temos a realidade da experiência né a nossa experiência é é eh nós vamos encontrar todas as
formas que existem interagindo entre si interagindo com a matéria gerando a complexidade né Então aí né Essa é a metafísica do monim prospecto ou seja existe um um um estado basal que eu chamo de energia em que todas as formas são impotência né E temos né a atualização dessas formas na experiência de um modo da complexidade elas estão entrelaçadas entre si entre agendo entre si interagindo com a matéria a matéria ela ela ela ela ela é Ela introduz a contingência né por meio do acaso no sentido de coror né porque essas interações entre as foras
não estão predeterminadas né e elas vão correr eh ao mesmo tempo em eh em que eh eh esses esses elas estão encarnadas em em na matéria né e né Por que que eu bati a cabeça com uma pessoa porque eu tenho uma cabeça que é uma coisa material certo se eu eh se essas formas tivessem no mundo das ideias platônicas elas não haveria gente batendo a cabeça né Essas formas estão na natureza tão interagindo entre si tão gerando seres complexos como eu e o outra pessoa que eu né E essas pessoas estão encarnadas na matéria
e isso gera encontros né colisões ou desencontros encontros e desencontros né é o nome de um filme aí da da Sofia copola né encontros e desencontros né nesse filme é interessante né uma garota e um um homem mais velho encontra no aeroporto né Eh não lembro exatamente mas mas é isso temos encontros e desencontros e daí se gera o processo da idade isso é totalmente compatível com a a ideia evolucionista né de Darwin e outros né Então essa é a parte da metafísica então agora vou falar um pouquinho sobre a ontologia né que essa ontologia
interdisciplinar eh tem um assunto que o Ronald abordou faz muito tempo que eu não penso mas mas que é importante acho que 1999 eu escrevi algo A esse respeito né que é a questão da chamadas redes né porque nós quer dizer são são termos da ciência né as ondas né Nós temos as ondas cerebrais as ondas sonoras né Eh a realidade é na Pr pra própria ciência né a eh não temos só partí os elementos químicos da Tabela Periódica nós temos também ondas né Essas ondas no caso da onda visual é gerado por uma partícula
chamada fóton né Eh e as ondas químicas nós temos no no nosso cérebro né Muito neurocientistas não sabe disso mas elas são geradas por os metálicos né iam de cálcio iam de sódio de potássio n então eh a nossa consciência Ela depende muito de íons metálicos Nossa eh né eh nós somos eh nós somos feitos de matéria orgânica né mas o O que Tá formando as ondas que são capturadas pelo eletrocefalograma são iOS metálicos por isso que você põe um um eletrodo aqui no scalp você capta elas porque é eh São partículas metálicas que estão
mexendo né formando ondas estruturadas dentro do nosso cérebro né mas então ondas e redes redes do qu né de de de nódulos né esse nódulo pode ser uma célula né então ah ah a gente tem que tentar entender isso né Por que que é assim né E por incrível que pareça isso tem muito a ver com a religião que quer dizer religar no sentido de religar por que isso aí que é uma hipótese né que eu trago pra gente conversar né nesse processo de passagem da potência pro atomo existe um jogo de segmentação e integração
né E isso na física tem muito a ver com a entropia e a negentropia que estão num jogo né entropia negativa né Isso aí foi o o Shing né um dos criadores da física quântica que escreveu um livro What's Life que é vida em que ele falava da entropia negativa porque Se só tivesse entropia positiva o universo raria pra chamada morte térmica né um estado que não acontece mais nada né só que o ser vivo Acontece muita coisa acontece o metabolismo né Por quê Porque existe a também a entropia negativa negentropia então assim como a
informação ela é um meio termo entre a redundância e o caos total né o uma variedade muito grande de sinais é um caos né a informação ela tem um certo grau de redundância e um certo grau de variedade né não sei se vocês já estudaram o wby né ele tinha a lei da variedade requerida para que exista informação tem que ter uma certa variedade não pode ser totalmente redundante mas também não pode ser uma variedade grande demais porque aí é ruído uma coisa assim que não tem padrão nenhum é ruído né desse mesmo modo existe
também na natureza nesse processo de de passagem da potência pro áto quer dizer da energia pros aspectos dos aspectos pros sistemas né Eu não falo em substância eu falo em sistema né sistemas dinâmicos é o Tero da ciência atual porque se a gente falar corresponde a substância aristotélica Mas se a gente falar em substância as pessoas pensam em substância pensante substância extensa lá do decart né ou vai pensar em essência de São Tomás de Aquino então eu evito a palavra substância falar de sistema seror de sistema que que é um sistema sistema é composto de
elementos quer dizer a realidade se divide se fragmenta em elementos mas esses elementos não estão separados entre si como as madas lá do lies né embora as monas refletem o mundo inteiro mas elas não tão conectadas entre si né Eh bem mas desculpe eu não devia ter citado lies que é um filósofo muito profundo né mas eu tô querendo dizer o seguinte que eh a realidade se fragmenta mas esses fragmentos não são isolados não existe sistema isolado na natureza não existe nada que seja totalmente isolado tudo tá relacionado com tudo né e uma um um
dos motivos disso é o chamado enteng né oan quântico né E existe uma conexão de tudo com tudo que é invisível né mas existe tá E ela não é um almoço grátis assim não tá tudo conectado com tudo por causa de de que Deus criou o mundo não não é isso não né Eh no montico aspecto não existe um Deus Criador existe um Deus como destino assim como o primeiro motor de Aristóteles ele é o ele é o o causa final né Então Deus é causa final não existe um criador né as formas são eternas
elas se recombinam né E nesse processo evolutivo as formas se recombinam e se fragmentam e se religam que agora que que é uma que que é uma rede neural né que que é usada hoje em dia até na tecnologia aí de reconhecimento de fa de e piloto automático de avião e até temos até carro que não precisa de piloto né ISO tudo isso é com rede neural rede neural é uma são vários nodos que tão cada um tem uma autonomia uma uma né só que eles estão conectados né então é um processo de segmentação e
religação E por que que a humanidade Por que que a humanidade eh a religião é tão importante paraa humanidade porque é uma os os indivíduos também precisam se religar também precisam encontrar né é uma comunidade um uma comunidade Espiritual do eh da mente né das mentes um um sentir coletivo né as pessoas eh eh as pessoas não querem sentir eh de um modo solitário né Nós queremos sentir junto então vamos ver uma torcida de futebol as pessoas estão torcendo juntos elas estão compartilhando seu sentimento né Por que que a pessoa sai de casa e podia
assistir o jogo sentado no sofá tomando uma cerveja na na no telão da por que ela sai de casa enfrenta o trânsito enfrenta um monte de coisa para assistir o jogo no estádio para estar junto com as outras e compartilhar o sentimento né então Eh concluindo tá porque eu acho que eu já já tô eh trazendo muita muitas hipóteses né Eh para conversar com vocês mas concluindo né esse processo do do do ser está eh se atualizando tá sempre se atualizando né E se atualizando sempre de modos diferentes ele inclui essa segmentação essa formação de
partes né átomos células né planetas mas essas partes podem ser pequenas ou grandes né elas não estão isoladas elas elas se conectam entre si e geram padrões globais mas esses os padrões globais eles existem na medida em que as partes né estão se conectando e interagindo né não é um algo assim né Eh eh assim eh que vem eh de cima para baixo como se diz né não é eh não é top Down né e eh quer dizer é um topd mas que depende do do que vem de baixo do Bottom up né à medida
que existe o Bottom up pode existir o top Down mas se não existir o a interação entre os componentes entre as partes não vai existir esse efeito mais Global mais geral e isso a gente tem estudado cientificamente a h 35 anos né num grupo da Unicamp né sobre sistemas auto-organizados né que essa auto-organização seria justamente essa a capacidade de um sistema de gerar uma funcionalidade a partir das interações entre os componentes né e isso é muito importante por exemplo na política que que seria uma democracia funcional né uma democracia que é uma interação entre o
cidadão cidadã gerando né uma forma de governo uma forma de de de de agir das pessoas uma conduta das pessoas né coletiva na sociedade mas que tá embasada na atividade de cada componente né não é algo assim ditatorial ou autocrata que vem de um de uma hierarquia né de cima para baixo né bem gente então vou encerrar aqui e fico à disposição pra gente conversar sobre algo que tiver for do interesse de você muito obrigado Professor Alfredo Muito obrigado profundo obrigado se seu seu trabalho é de extrema importância extrema importância eu tô eu tô aqui
conduzindo esse grupo de leitura de Aristóteles mas eu né Depois eu as pessoas podem comentar fazer comentários aqui mas eu estou muito honrado em tê-lo aqui conosco pela pelo convite do ronalds né em poder trazer uma explicação Que conversa profundamente com a ciência com a neurociência não é qualquer ciência neurociência elementos aí profundos de de física quântica e atrelando estes conhecimentos a filosofia clássica né E a energia que é um elemento que também consta nas filosofias antigas clássicas né tal com ming o próprio Aristóteles assim também eh trouxe esse termo eu quero que o Ronald
faça algumas perguntas depois eu parei outras né No decorrer mas o Ron tinha perguntas aí já para para ser efeitos depois farei algumas Muito obrigado já de início agradeço muito considera vamos lá a primeira pergunta que eu tenho é com relação a questão que o professor levantou né das redes eh assim eu estudei em outro autor a questão do do do procedimento da dessas redes né como é que como é que é o como é que essas redes procedem então tem dois modelos ou duas figuras que ele coloca aqui no livro dele que basicamente uma
é justamente esse essa questão hierárquica e linear né hierárquica e linear que é a dele só que existe uma uma são redes são redes são curvas na verdade que no que em um determinado momento tem uma linha que sai da curva E aí ela não forma essa linearidade entende e o outro o outro modelo é totalmente linear são Curvas e que seguem curvas de curvas de curvas E por aí vai eu queria saber se essas curvas elas podem representar no mundo vivo né No Mundo Da Da das coisas vamos dizer assim se elas podem representar
ondas ou se é só um modelo teórico como é que como é que o Professor V bem essa questão de ser linear ou não linear isso diz respeito à representação matemática do fenômeno certo eh acho que a sua pergunta é o no fenômeno nos eh no próprio processo da realidade A Que Que Isso corresponde né eu diria que eh o termo geral para isso seria ressonância né A não não linearidade vem de algum tipo de ressonância igual aquela situação S que de repente o Né o quebra um copo pelo uma certa frequência da voz né
e é uma ressonância né Eh Ou pode cair uma ponte né se se se determinados eh tocar os certos Tambores em certas frequências de volume né pode até derrubar uma construção né por um processo onda de rádio Onda de rádio Onda de rádio ondas é de eh Eletro como é que é É esqueci o nome é on das eletr que tem eh eh você eh tem as ondas eh acústicas né chamadas acústicas que estão ligados com som mas na verdade são vibrações né e tem as ondas eh eletromagnéticas que são compostas de fotos né Eh
são dois tipos de ondas né então Eh se se várias ondas estão na mesma frequência você tem a a ressonância então isso gera uma não linearidade agora isso pode acontecer também numa reação química né o estudo da aorganização começou nisso estudando fenômenos não lineares aquela reação de pelos oves da botini né que o prigogine estudou chamado relógio químico que você tem padrões que vão eh mudando né Eh por uma eh alguma eh algum tipo de de eh de fenômeno coletivo que acontece ali nas moléculas né que que um fenômeno que acontece no nível microscópico que
gera um padrão macroscópico né Eh tem isso eh é um exemplo mais simples é a chamada célula de benar né que tem nos livros do prigogine você põe uma água para ferver numa panela certo começa a a formar pequenas eh bolhas né de repente tá tudo borbulhando ao emerge um padrão né por que isso porque quando tá fervendo a vibração aumenta então dá um processo de ressonância a você tem aquelas bolhas da água por que que né Por que que a água quando tá fervendo faz aquelas bolhas por causa de uma ressonância você tem você
vai aumentando né a energia ali no caso o calor a as vibrações vão aumentando e começa a a a gerar um fenômeno coletivo né elas elas eh colidem entre si né E isso gera um uma um padrão macroscópico né Eh aquelas bolhas da água fervendo né agora isso não seria ressonância Tecnicamente falando né mas é algo do tipo né você ter um comportamento coletivo são comportamentos coletivos de moléculas ou de componentes de de um sistema né Vamos falar em termos geris Geral de componentes de sistema comportamentos coletivos geram as não as não linearidade que que
é uma revolução política né Que que foi a revolução Russa lá em 1917 né foi que as pessoas se formou uma multidão né O que que foi a tomada da Bastilha lá da Revolução Francesa né uma uma um comportamento coletivo mudou né o o regime certo então é são comportamentos coletivos que geram as as não linearidades porque pela chamada lei dos grandes números eh o ou pelo mesmo pela segunda lei da termodinâmica o sistemas tende ao equilíbrio né no equilíbrio tá acontecendo um monte de coisa mas mas não muda nada né o estado macroscópico não
muda o sistema chega no equilíbrio o estado macroscópico dele eh não muda nada fica mas no plano microscópico tá acontecendo um monte de coisa mas sempre tem movimento browniano em qualquer líquido né mas se você olha o líquido assim de cima né no recipiente não tá acontecendo nada por quê Porque tá no Equilíbrio no equilíbrio as coisas se anula agora se você tira o sistema do equilíbrio você tem comportamentos coletivos que geram esses fenômenos não lineares pode ser num numa chaleira aí num num panela com água fervendo ou pode ser também na sociedade né certo
ou qualquer sistema na teoria de sistema pode ser sistema físico sistema social qualquer sistema né é Gené teoria geral do sistema não sei se respondi respondeu sim agora o Estevan vai fazer as perguntas né estev as perguntas aí posso fazer posso fazer sim eh algumas aqui que estavam me intrigando já eu achei muito interessante a relação você trouxe com pensamento do Espinosa né porque o Espinosa também tem um elemento ali na questão das afecções que me parece muito aquela aquela épura que ele ele criou um pouco também para tentar trazer um um outro elemento do
do intangível entre a empiria que é sempre essa repetição né e a e a e a racionalidade que também eh encontrava certos padrões que sempre se condensava né e portanto não poderiam não ser aquilo que eles são né E então e a gente vê como na história da filosofia essa coisa essa ideia do ser ela tem que ter alguma similitude que muitas vezes nós recaí como a ideia da represent representati bilidade de um elemento por exemplo você eu nós podemos representá-lo portanto nós temos a sua melhor forma ou a forma mais adequada possível para nós
pensarmos e então enfim a partir dessas secções nós derivamos então considerações sobre o ser né e e dito isso eu queria trazer um um elemento que tá muito implícito na sua na sua nessa na sua conversa né que é o elemento do do ainda não né ainda não chegou né então você vê como a a física quântica tem esse elemento da onda né que ainda não chegou né você joga um um uma partícula essa partícula ela pode se dividir em duas pelo menos pelo experimento famoso da dupla né Eh ela se divide em duas mas
tem uma que ainda não chegou não Não vislumbrou né me parece que é um pouco isso que a gente também encontra contra no no na própria amídala cerebral né que é um é um é um núcleo cerebral que a representação não chega né teve de passar pelo processo evolutivo do nosso cérebro para criar eh hipocampo e posteriormente eh pré-frontal córtex pré-frontal né para poder dar essa dimensão até talvez até de tempo que você falou ali porque o tempo também é uma dimensão que a gente tenta de certa forma dar alguma alguma espécie de entendimento do
tempo né com Cronos com relógio com com com estações do ano né a gente tenta dar alguma representação para isso eu fiquei fascinado e gostaria que você falasse um pouco mais da questão do tempo porque eu acho que é um problema filosófico primeira instância né é eu acho que e em Espinoza em próprio Aristóteles depois com beron também n da ideia da duração conceito de duração tem essa o o Alfred whitehead a ideia de processo né tem essa essa concepção que ela é minoritária infelizmente na filosofia ocidental né mas que ela é talvez majoritária na
filosofia chinesa né pelo que eu pouco eu conheço né mas essa ideia de que a realidade tá num processo né do potencial pro atual e que isso esse processo você não pode eh cristalizar ele no numa representação em algo né assim eh nas ideias Claras e distintas do descart né você não pode colocar esse processo eh eh numa camisa de força das ideias Claras e distintas né de representações fixas né então acho que esses todos esses autores estão eh que eu citei aqui eh eraco né Eh o primeiro talvez na filosofia grega a destacar isso
aristas pegou um pouco do her né Ele tentou conciliar parmes her né ao mesmo tempo o ser e a mudança né na teoria da potência do ato que é o que tá a meu ver subjacente ao conceito de conatos em Espinosa a pessoa tem uma potencialidade potencialidade da pessoa né que precisa ser atualizada mas para isso precisa de condições objetivas precisa viver numa sociedade que a liberdade se a sociedade eh bloqueia liberdade a pessoa não vai conseguir realizar suas potencialidades né então o Espinosa já digamos já avançou eh no plano da da vida social né
e humana social essa questão né e a física quântica também tem isso como você bem notou embora seja uma discussão muito complicada porque entre os físicos predomina uma interpretação Idealista da física quântica que é a mente que causa o colapso né Eh então é chamada interpretação de Copenhague então é é muito complicado porque nesse caso nós temos aí um um antropomorfismo na física né quer dizer é a Mente Consciente do Observador que vai eh atualizar a potencialidade né quer dizer o quem que é O Observador é o ser humano né geralmente gente é pode pode
ser um cavalo mas é mas quando os físicos estão falando é é quando o cara olha lá no microscópico que vai ter o colapso né naquela história lá do paradoxo do gato deir eu eu nunca entendi essa parte da física para mim sempre foi a coisa mais a absurdidade da da da quântica que a na teoria Eu entendi agora na prática né não não entendo mesmo mas tem não mas tem físicos muito bons também que pensam que né no caso você falou da dupla fenda né é um processo que mesmo se não tiver ninguém olhando
vai acontecer né Você tem uma partícula indo passando por uma fenda e a outra e vai haver um padrão de interferência entre elas quer tem a gente observando qu não tem né E aí é um outro conceito importante que é o conceito de interferência né só que ele é mais usado na no plano macroscópico interferência né Então você olhar o mar por exemplo você tem um monte de onda que as ondas estão interferindo entre si né você vê que vem uma onda forte alta mas aí vem uma onda voltando interfere com aquela e ela diminui
né Às vezes o Surfista tá ali esperando para pegar aquela onda mas ela de repente ela diminui por quê Porque as ondas interferem entre si né E pode até se cancelar tem interferência destrutiva E construtiva então se você duas pessoas num lago cada uma joga uma pedra de um lado vai formar duas ondas que quando elas encontrarem uma vai cancelar a outra uhum né a interferência destrutiva agora na física quântica não se fala de interferência de onda nesse sentido aí da da física clássica né fala-se aí de de eh coisas mais complicadas porque eh a
é é é é muito complicado porque muita gente interpreta que a a função a onda a função de onda ela descreve probabilidades não processos de partículas materiais etc né Hum então Eh aí a gente cai no idealismo infelizmente também mas a gente pode pensar o seguinte você tem em cada átomo você tem níveis de energia pros elétrons então há uma interferência né Eh que que por exemplo se um elétron eh ele muda de nível de energia ele emite um foto por que que ele emite um foto essa é é uma pergunta que talvez o o
físico vai falar mas você não pode fazer essa pergunta né mas mas a resposta o o o o Richard feinman ele gostava né de falar ess essas coisas não isso aí é filosofia mas ele mesmo tem um texto genial sobre o chamado princípio da menora ação que é algo baseado em lives é um princípio baseado em lives que que é isso né esse é a fundamentação ao meu ver de todo tipo de eh rismo né visão do todo Eh que que é isso a gente não sabe bem por mas a natureza sempre escolhe o caminho
de de menor gasto de energia esse que é o princípio da menor ação né em Liv é assim né sempre acontece melhor dos mundos possíveis e na física isso quer dizer isso é colocado assim né Eh um fóton para ir de um lugar do espaço para outro Ele Pode Ele tem infinitas trajetórias só que ele vai escolher a a a a que vai gastar menos energia e como é que ele faz isso ele não tem um computador mas é a natureza é assim isso confere uma teleologia para todos os processo né porque eh tá eh
então por isso que quando não pode assim um elétron mudar de energia e ficar por isso mesmo porque a quantidade total de energia é fixa no universo inteiro a energia não aumenta nem diminui ela só muda de configuração certo pode aumentar entropia ou diminuir entropia quando essa energia tá numa numa configuração que não pode gerar trabalho gerar movimento nós temos aumento de entropia quando ela tá numa configuração que ela pode gerar trabalho ela é entropia negativa né então mas o total da energia do universo é fixo né Eh não muda né lei a primeira lei
da termodinâmica lei da Conservação da energia agora eh Além disso tem a a o princípio da menora ação que é um princípio da física também né e e ele vai dizer o seguinte né que eh sempre eh a natureza vai percorrer a trajetória mais econômica de menor gasto de energia então se um elétron muda de orbital muda de nível de energia a emissão do foton é o modo mais econômico de manter a energia total do universo eu acho isso bonito porque né né Eh é como fosse uma inteligência que tá na matéria aí né e
eh é é tão fantástico quanto você conseguir transferir um filme de um pen drive para um HD né como é que é isso não tem um um demoninho ali que tá pegando cada sinal do do do do do pen drive e colocando na mesma ordem no hd Não isso aí eh vai de uma forma automática vai tudo de uma vez tudo já ordenado não perde aquela ordem né aquela a ordem do filme as cenas do filme vão estar tudo na mesma ordem né Eh eh não muda nada vai tudo assim um pacotão por que isso
né porque essa ordem é um modo da natureza de fazer o menor esforço possível porque se fosse embaralhar tudo teria que um custo teria que ter uma tá uma energia eh mas a a natureza não pode eh aumentar nem diminuir a energia Total certo então isso é física e ao mesmo tempo é metafísica é é lindo é absolutamente maravilhoso né Aham o o a emissão do fóton é uma espécie de entalpia né de organização do próprio universo é é é você pode ir por por esse acho que a terceira lei da termodinâmica Se não me
engano é é é terceira terceira O Ronal eh levantou a mão essa questão da da informação Alfredo que eu queria te fazer uma pergunta por exemplo na programação né a gente tem trabalha com comandos né então você tem o comando Array por exemplo aí você você digita Array e mais alguns comandos vai aparecer um arranjo né só que esse arranjo é um arranjo abstrato entende aí se eu quiser por exemplo modelar esse arranjo transformar esse esse esse comando que foi feito num num num num desenho né num modelo aí esse modelo na sua opinião ele
continua sendo abstrato ou ele ganha uma concretude já que ele tem um desenho sim não ele ganha uma concretude né porque gera uma ação mas o Mas o problema Eu acho que não é esse tá o problema do das coisas abstratas das representações é que elas não têm as qualidades se a gente for ver não mas não é só na na programação Não é só na lógica não é só na matemática não em toda ciência a ciência ela tá o tempo todo falando de coisas qualitativas mas a ciência nunca explica a qualidade né isso Quem
disse isso aí não fui eu assim que Quem disse isso primeiro foi o heidegger Né o heidegger tem um livro chamado princíp prin da razão que ele é todo o livro baseado no no no no no cheiro da Rosa né de uma flor né Ele diz a ciência não explica o cheiro da flor a ciência pode explicar né a a a fisiologia da da da planta pode explicar o solo o papel do sol para fazer a planta crescer a função da flor para né para na reprodução da planta a Ci explica um monte de coisa
mas ela não explica o cheiro O as qualidades né né assim assim como você tem um monte de estudo na medicina sobre dor mas que que é a dor a a a medicina não explica que que é a dor né nem a psicologia n nem ciência nenhuma explica que que que é a dor que que é o prazer as as as qualidades todas as qualidades são pressupostas pela ciência né então quando você tá fazendo programação você tá gerando comandos que vão fazer ó passa essa forma daqui para lá mas você não tá explicando aquela forma
né Eh [Música] o o se a gente entende que o desvelamento do ser é pela presença da forma para nós certo você tá Você tá usando linguagem de programação tá usando linguagem matemática terminologia científica né Eh tudo isso você tá revelando ser Você tá escondendo ele de novo atrás de uma palavra né você não está na presença do ser da forma né das formas mais pessoas levantaram a mão não sei se você concorda R porque isso aí é sempre a gente é uma polêmica entre nós né É porque assim a abstração ela ela hoje né
Principalmente essa parte de Big dat e tudo que são grandes dados eh eh é tudo abstrato eles dizem que é abstrato né não tem nada concreto você trabalha eh eles dizem linguagem orientada a objetos né Então são objetos que são objetos abstratos mas esses objetos abstratos eles simulam por exemplo na robótica né sen tá S tava falando aí do da questão da robótica e tudo mais mas eh para você criar um robô você tem que simular primeiro ele na tela do computador né você cria o modelo dele e você a partir desses comandos né são
comandos bem específicos né eu eu citei o os arranjos mas é o arranjo é o mais simples que tem né Eh esses mais complexos eu não sei nem como é que faz isso E aí você cria um modelo na tela e a partir daí você vai eh eh eh projetando você vai girando você vai fazendo o que você quiser com com ele né e agora como é que você transfere dessas formas abstratas para o robô concreto né o robô de metal e tudo mais Ahá isso aí é simples você associa cada símbolo com um uma
operação de um transisto um circuito integrado que vai gerar um vai passar uma corrente ou não vai se passar a corrente vai acionar um vai acionar né um um braço do robô a perna do robô né É então quer dizer você tem uma transdução né Hã é um chipe é um chip é você tem uma transdução de sinais né você começa com um um símbolo esse símbolo vai est associado com uma corrente numa num num chip no transistor essa corrente vai atingir né Por exemplo uma bobina que vai acionar uma perna do robô né imagina
que o que que aciona uma perna do robô e uma bobina magnética você passa a corrente ela o eixo dela se desloca e empurra a perna certo então Eh são tudo mecânico né são uma série de encadeamento de de de operações mecânicas o quer dizer o início você eh usa um sinal mas esse sinal vai transformar tá associado com esse símbolo tá associado com uma corrente elétrica no transistor ou no chip certo e aí essa corrente vai acionar um efetor né o efetor pode ser no caso aí um né um um motor um uma esqueci
o nome mas quando você tem uma bobina com um eixo dentro é um esqueci o nome disso por exemplo no câmbio no câmbio automático dos automó aí chama solenoide né Você tem um e uma é uma enrolamento né de um fio com um eixo dentro quando magnetiza aquilo o eixo é é como liga ele liga alguma coisa é é a aquela chave do Tesla né E aquela chave do Tesla eu esqueci o nome daquela chave que o criou é a Não não é o dínamo não o dínamo é para você gerar energia a partir do
movimento né como o caso do do alternador certo eh o é uma coisa mais simples é o que tem no altofalante o altofalante o que que é você gera um campo magnético ele empurra o cô do altofalante E aí você vibra o ar né E isso isso tudo a gente pode usar o termo efetores né você gerar uma ação a partir de uma corrente elétrica que vem a partir de um sinal né então quer dizer isso tudo issso isso isso é concreto tá é concreto mas não tem ali uma experiência qualitativa né o robô não
tem experiência qualitativa o altofalante que tá tocando a música Ele Não não experimenta a música ele não tem ele não sente a música né Eh por aí a fora né o computador que eh gera uma imagem na tela ele não perce ele não sente aquela imagem né Eh a gente não usa o verbo sentir para para imagens né mas poderia usar a gente sente cheiros a gente sente eh dor a gente né Eh sente o sabor da comida a gente poder também que você sente uma imagem né o computador não não sente né Opa o
con vai ter que sair obrigado então Ronald eh Valeu aí sua sua Valeu tem que tomar meu remédio agora bom remédio bom remédio Beleza então valeu é outras pessoas levantaram a mão eu acho o Rafael levantou primeiro depois o Alex para ficar na ordem aqui boa noite Parabéns pela palestra muito bacana muito legal essa exposição sua e eu fiquei na dúvida assim eu tenho duas perguntas mas vou tentar tiar uma só né em um momento daa você falou sobre a consciência o que seria cons e também se ela é capaz de transceder os símbolos que
a gente tem em volta para descobrir a realidade e a verdade por trás dele pois é uma boa definição da consciência é o título de um dos livros do Antônio Damaso né o sentimento do que acontece feeling What porque pode acontecer alguma coisa e ninguém sentir aquilo certo mas agora quando eu eu recebo uma notícia né que fale seru uma pessoa que eu que eu gosto né Aí eu choro certo eu tô sentindo o significado daquele acontecimento certo então para mim consciência é isso consciência não é um conhecimento eh algo puramente cognitivo nãoé um n
é puramente você tá de posse de uma de uma eh construção linguística né no seu na memória do computador tem um monte de arquivos aí de né de de de texto certo arquivos de Word mas o computador não não sente aquilo não sabe o significado daquilo né então para ter consciência você o ser né o a pessoa eu digo que todos os seres conscientes são pessoas tá até uma uma se for consciente é uma pessoa nesse sentido né então ah b a corrente alternada corrente contínua é outra coisa tá eh eu vi Alia Mas a
gente pode conversar sobre isso também porque isso tem importância na neurofisiologia eu tava lembrando de antes que antes a gente falando daquela daquilo do Dinamo aí era palavra que eu queria falar era corrente alternada mas acho que não era isso mesmo então Eh muita gente entende que identifica está consciente com conhecer né mas eh aí depende como a gente define o conhecer se conhecimento é uma crença verdadeira justificada né Essa crença tem que ser algo eh na qual a gente acredita se você acredita você tem um sentimento então então aí sim mas se conhecer assim
derrubei aqui um ué Opa vocês estão me vendo Aí apertei a Ah desculpa que aconteceu um acidente aqui derrubei um prato da bateria ué tá Ih a imagem ficou maluca bem acho que agora melhorou alguma coisa aconteceu aqui que foi não linear porque mas eh se conhecer é simplesmente você eh tá de posse de uma ideia né ou de um conceito né então Eh para mim não seria consciência né conhecer você tem que eh ter uma informação né um você tem que lidar com a informação e ao mesmo mes tempo eh lidar com o significado
eh o significado então eh a teoria da informação ela é só sintática né então só a teoria da informação só a informação não seria uma você tá processando informação não seria suficiente para ser consciente precisa também componente semântico do significado então eu entendo que por exemplo o chat GPT ele é só ele é só sintático ele não né os computadores que instanci o chat PT Eles não sabem o que que significa aquilo tudo Eles simplesmente combinam sintaticamente uma série de de dados né fazem isso muito bem mas não tem não tem uma semântica ali uma
semântica não semântica de dicionário porque semântica de dicionário é só se relacionar uma palavra com a outra do vivido tá quando eu t falando de significado é do vivido então o chpt não tem o significado vivido a vivência Então não é consciente para ser consciente tem que ter vivênci em outras palavras né certo não sei se está respondido ou se você gostaria de mais esclarecimento sim sim qual o livro que seria esse que o senhor falou do An né no Brasil foi traduzido como M da ciência mas o título original é o sentimento do que
acontece the feeling of What happens é de 1999 tem uma segunda edição já em 2000 porque vendeu bem né já saiu uma segunda edição em 2000 do Brasil foi lançado acho que em 2000 com o título de um mistério da consciência que foi um título infeliz que não tem nada a ver com o original né perfeito para mim tá tá bem E daí essa questão da consciência como ela transcede o símbolos pra realidade daí é o o símbolo a máquina lida com eles né então a consciência não precisa de símbolos Você pode ter uma consciência
que faz uso um um ser consciente uma pessoa consciente que o faz uso de símbolos a gente faz isso né Eh o ser humano tem a dimensão do simbólico né agora também depende como você defende eh você define simbólico porque por exemplo em cassirer esse simbólico dele entra no no que eu chamo de sentido também né Eu não sou conhe grande conhecedor de ciria mas hest casser né mas e eu tô falando do simbólico eí Da Lógica simbólica tá dos símbolos lógicos da né Por exemplo se quem estuda lógica né formal vai usar símbolos predicados
a b c né Essas coisas conectivos essas coisas aí você combinar um monte de desses símbolos lógicos não vai gerar não gerar consciência nenhum n uma máquina combinar pode combinar um zilhão de símbolos lógicos não vai a consciência não é uma questão de de capacidade de processamento simbólico não é uma questão de inteligência né consciência não é inteligência você tem Inteligência Artificial que não é consciência é a capacidade de sentir o significado das coisas e das palavras que existe um nível do simbólico que o Jung tratou muito que era esse nível de ter consciência de
que alguma coisa Mudou alguma coisa sofreu alteração né em Yung ou em é outra coisa falando de S lógica simbólica né porque se você muda o o significado da palavra simbólico aí de repente vai vai ficar próximo do que eu tô defendendo isso isso isso Exatamente exatamente foi o que eu tinha pensado ah o o Alex gostaria de falar alguma fazer alguma consideração levantou a mão sim sim eh Boa noite a todos Professor Alfredo esse grupo aqui do eh mediado pelo professor stevan é um achado aqui eu tô alguns poucos meses aqui eu sou não
sou muito entregado na filosofia mas eu adoro a as discussões aqui toda segunda-feira eu constantemente nesse mesmo canal nário né com o professor às vezes não jogo do Palmeiras mas entrando de férias e deu aquele fiaço que deu né enfim Vamos estudar eh o senhor comentou eu sou muito siné eu sempre trago algumas eh títulos de filmes né O senhor falou sobre energia me veio na hora o filme Matrix que nós viramos energia para as máquinas nós somos viramos baterias para para as máquinas né O senhor falou sobre a questão da eh questão do do
cérebro né E que as máquinas se conectam com a gente pela coluna para ter eh acesso a nossos sistemas eh neurológicos que é ali que vai produzir energia então é realmente tive esse na hora sobre o filme Matrix o senhor também comentou sobre outro filme né encontros desencontros e matri assim é filosofia ele tem um plano de fundo primeiro principalmente o primeiro né os outros dois com comercial é questão filosófica ali muito forte você vê a questão de dados igual o r trouxe e eh o senhor fala ser ciente não é ser inteligente né E
hoje não não é diferente é diferente é e temos as inteligências artificiais aí que se fala que é inteligências mas a que ponto né E sempre aquele temor que às vezes realmente não pode acontecer das marcas dominarem né Assim que veio essa i a da Meta do WhatsApp Eu até perguntei né é a gente se faz pergunta vocês T interesse em dominar a gente escravizar a humanidade ela Seme responde que não né Então essa é a minha colaboração na questão de de filme e É nesse nessa parte aí de filmes eu diria que a energia
é muito parecida com a força né do Star Wars eu acho que é não sei se vocês assistiram o Star Wars é seria mais essa força que tá movendo tudo né E tá em tudo tá em todo lugar é que corresponde a Deus na na nas doutrinas né antigas né E Deus como criador de tudo que tá em todo lugar né e tal aí eu coloco a energia que é uma coisa assim mais impessoal né e eu entendo que Deus tá mais no no nosso destino a gente busca né um um estado de coisas melhor
que a gente tenha eh é como tem até uma religião que chama Deus é amor né então eu acho que Deus é é a religação das pessoas do amor né uma uma realização mais coletiva né é um estado o paraíso né é isso é o paraíso é aqui na terra mesmo é quando a gente tiver uma vida melhor para todos né realizando eh uma Fraternidade um né bem mas uma eu infelizmente eu não assisti mas pelo que eu li parece que a ideia é que toda a realidade é é um programa de computador Então nesse
caso é uma abordagem Idealista não é a que eu defendo tá porque eu defendo que existe eh o o uma energia que gera né o a mente né a consciência a consciência a energia se divide em três aspectos esses aspectos três aspectos se reúnem aí a gente tem a Mente Consciente certo e Então não é a mente que tá gerando a realidade é energia que se subdivide em matéria né Eh e informação e e na senti entendida como capacidade de sentir e esses três aspectos se reúnem então nós temos a consciência então a consciência não
tá na na origem da realidade A consciência ela é produto de um de uma evolução né de um processo né e e eh E então seria um pouco diferente talvez do do Matrix embora eu não tenha assistido né e é é isso então não sei se você concorda mas eh eh eh eu diria que taria a energia estaria mais para aquela OAS que você tem a força né é algo que tá dando uma unidade para tudo porque tá tá presente né tudo tá n na energia ou tudo tá na força e ótimo então Eh tudo
tá conectado com tudo por meio dessa base comum né então seria essa a ideia mas é claro que existem outras abordagens filosóficas existem muitas filosofias que entendem que é a mente que cria a realidade né Eu discordo mas respeito né Eh out Isso foi uma coisa isso isso que o o senhor trouxe é uma coisa que a gente sempre trouxe muito aqui pro grupo né que olha não dá para você ser tão cantiano assim de acreditar que é a mente que cria a realidade porque a realidade Tem coisas que não dependem da mente humana né
h a Inclusive a gente pode pensar que a humanidade D dá nomes para as coisas mas a realidade mesmo está aí muito antes né hoje um um dos grandes desafios da ciência é tentar ver qual foi o momento mais próximo do Big Bang da criação né quando é que foi como é que foi né então hoje o James web aquele telescópio ele já conseguiu encontrar até 200 milhões de anos Dep depois da criação né né então você vê que a ciência eh essa aproximação ela é ela até então era impensável né da gente poder chegar
tão próximo do momento da da da Explosão né do Big Bang né aquela explosão cósmica né que não é bem uma explosão é uma é um é um lento é uma é uma forma lenta da energia se dissipar pelo universo também né porque o termo explosão não é um termo adequado também né mas é tem muitos físicos que são de origem indiana e que tem aquela crença que que vem do hinduísmo né de que existe uma consciência Universal que cria o mundo os planetas tudo né o mundo mas eu acho que isso aí eh não
não faz muito sentido porque você vê por exemplo a lua a maior parte dos planetas não tem vida consciente então Eh se se a se tudo é é gerado por uma consciência Por que que não tem consciência na lua não tem consciência em nenhum planeta ou nenhum outro planeta só na terra do que a gente conhece né então se fosse uma Se existisse uma consciência Universal tinha que ter consciência em todo o universo B é a minha posição né Eh agora eu eu já discuti muito isso com esse pessoal aí que defende isso né eles
têm argumentos você não consegue convencer eu não consigo convencer eles nem eles vão me convencer porque eh São né eu também tenho minhas convicções né É É inclusive eh já existem estudos a estatísticos né de que olha não não eh eh Como assim nós somos a única consciência né ou nós somos a única consciência porque foi a que sobrou de outras tentativas de consciência que é uma hipótese pouco provável porque o se universo tem em torno de 13 bilhões de anos e eh e a a terra foi formada H 4 bilhões de anos né não
daria tempo para um para essa pra consciência acontecer como ela tá acontecendo aqui é uma hipótese né óbvio né ou a outra hipótese é que se há outras consciências elas não conseguiram fazer uma comunicação entre elas né vamos supor que exista um um outro tipo de ser que está no outro lado do universo que não conseguiu chegar aqui também né Pois é também sabe né são hipóteses atrás de hipóteses né É hipotético porque a gente não não pela própria eh teoria lá do a etc você tem uma que chama né de Cone né da luz
né Você tem uma Você tem uma fatia do universo que a gente pode observar mas o resto a gente nunca vai poder né É verdade é verdade verdade impossibilita não é que nossos aparelhos são fracos não é que é que é é é fisicamente Impossível a gente saber alguma coisa sobre sobre sei lá 9999% 9999% do do dos dos universos né que do eh a palavra a própria palavra universo tá caindo em desuso né agora já é met vés é é o b acho que o Carlos tinha uma pergunta também Car olha Eh seguinte eh
aqui aqui na PUC aqui do Rio Grande do Sul tem o professor Eduardo Luft e e ele trabalha com Hegel eh eh teoria de redes teoria de sistemas e E ele fala numa dialética ascendente eu gostaria se o Senhor pudesse me explicar o que que seria dialética ascendente se tem uma descendente é isso eu estudei bastante rego tá no mestrado mas esse tema eu não lembro né Agora toda alética ela é ascendente né porque você vai tendo tese antítese e superação né wf reon superação Então você essa superação ela ela vai se transformar numa nova
tese vai ter outra antítese vai ter outra superação então é é um processo só que no rego isso tinha um ponto final né que era o espírito absoluto é quando a consciência ela eh volta para trás e vê toda a sua história né E que ela então ela é ela se eh Se percebe se identifica como sendo livre né de est percorrendo todo aquele caminho é é uma filosofia eh eh muito eh poderosa muito coerente né o problema com Rego é se a gente eh procurar o o de onde ele parte né ele parte já
né da suposição de que naquele período da Alemanha ali já tinha-se eh né o a a razão já tinha conseguido conhecer a verdade né em poucas palavras é mais ou menos isso né a a não tinha mais mistério nenhum né já tava tudo então eu uma dialética ascendente seria essa em que a a Razão Vai cada vez mais se apreendendo a si mesma né aquela frase lá do Sócrates né conhece-te a ti mesmo então eh isso aí tem vários graus né em Platão nós tinha a dialética começa em Platão né pela aese pelo pelo diálogo
né e com o diálogo de alguém com alguém que já chegou no mundo das ideias você vai né Eh um processo de ascese né a pessoa sai do mundo das aparências e e atinge a sua mente atinge o mundo das ideias Então isso é ascendente certo você sai aqui do mundo das das das aparências das opiniões e você chega nas ideias que são verdadeiras né são fundamentos de toda a verdade então já existia uma CESE né um processo ascendente em Platão também né e em reggel ele ele em Então isso é no diálogo né do
Sócrates lá com aquele pessoal que ia conversar com ele ele vai então né convencendo né que existe a ideia do bem existe né Eh eh existe o mundo das ideias né então é no diálogo de pessoas agora em Rego é muito mais interessante assim é muito mais social porque ele coloca isso na história humana né nas etapas todas do do da Razão do conhecimento incluindo a as ciências né o regg eh fez uma filos filia da ciência se você ler a filosofia da natureza dele é baseada na ciência da época né então é um processo
em que a razão vai se vai conhecendo tudo que é possível conhecer Inclusive a si mesma né aí chega no espírito absoluto aí aí acabou o filme porque é o máximo né chegou no espírito absoluto é o máximo é a razão que conhece tudo sobre si mesmo e toda a história da humanidade tudo tá ali né então é um processo uma dialética ascendente na história humana só que ele partiu do pressuposto que a Alemanha naquela época já tinha chegado no m Exatamente esse pressuposto que a gente pode questionar porque a História Continua Exatamente exatamente a
história tem fim né exatamente ele achou que já tinha terminado tudo já tinha terminado tudo é e aquele livro né O fim da história do Fuc ima mas só que Foi alarme falso a história continua bem gente eu acho queo contrário né a ciência ao final do século XIX deu um um pulo ou mudou mudou totalmente o paralelo Total a própria filosofia né com com o heidger a gente entra no pós-moderno né A questão não é mais representar o mundo com o Marx também eu acho na minha visão Max e Heider estão muito próximos apesar
de politicamente opostos mas filosoficamente eu vejo uma proximidade porque a questão não é mais representar o mundo a questão é viver n né para Marx viver pela ação política e pela revolução e em Heider eu viver assim contato com a floresta com a poesia com né com as co natureza é com a arte né É então é aí aí Hegel ficou virou a história da F filosofia né é embora seja uma filosofia muito poderosa porque o regg ele era enciclopédico né inclusive escreveu o livro enciclopédia é o enciclopédia das ciências filosóficas né Ele criou né
e o heidger tem uma questão interessante que você trouxe agora que é que ele tinha um desejo de retorno aos pré-socráticos que eram os elementi então eles que davam quase anímicas para os elementos da natureza né então o heer queria chegar novamente nisso pelos modos de dizer do ser que eram esses modos antigos que estão que estavam no alemão arcaico né modos de vivenciar o modo de vivenciar o ser pelo Zain com Y né aquele Zain antigo que estava lá na no Léo da da Lingua alemã né antigo é aí o pós-moderno se encontra com
o o pré aristotel e agora o problemas com os problemas com o r é um dos problemas que eu tenho com o r é que ele ele leu o Aristóteles no viés da filosofia medieval e não do do do quer dizer ele não ele não tinha talvez acesso né a a textos que se perderam depois foram reencontrados de Aristóteles né da metafísica que possibilitaram ao Pier roban fazer uma outra é né porque no fundo eu acredito que Aristóteles Espinoza Marx eh até um pouco rume eh e o heidger e o mopti formma uma linha e
a linha que eu que eu me identifico mais sim sim sim eh sim pela fenomenologia Claro pela fenomenologia agora eu tô colocando a filosofia chinesa também então Sim eu já te conheci um pouquinho na garuna é então filosofia chinesa heracto Aristóteles Espinoza rú kaid mopon eu vejo aí uma uma continuidade e uma digamos assim um é claro que são todos diferentes entre si Mas eu vejo uma inspiração mas a a a escola de koto no Japão fez uma liga são muito forte né com o pensamento do heidger e o budismo né budismo budismo é é
mais próximo disso tudo aí mas escode kotro n é eu acho que eh depois de velho que eu comecei a entender um pouco melhor isso aí porque a gente quando tá estudando história da filosofia né você é tanta tantas posições diferentes que você fica você não você não consegue assim eh ver um sentido naquilo tudo né agora depois de Vel dá pra gente e e isso isso que o senhor traz é uma coisa que a gente conversa muito aqui né que eh não ter uma posição tão dogmática que só veja aquele autor como o epicentro
de tudo de tudo volta né Isso é pouco filosófico né porque como dizer filosofia é uma investigação né É mas mas eu eu vejo muito que a filosofia brasileira ela ainda tem um um um ele alguns alguns filósofos TM assim escolhem seus seus seis ou três autores às vezes que só gira naquilo ali e esquece esquecem outras contribuições de outras de outras linhas ou Vertentes né Por exemplo filosofia Judaica né que que eles muit pouco falado no Brasil eles estudam tanto esses autores que você não consegue eh eh eles sempre sabem mais sobre esses autores
do que os outros né É É Então é assim eles se sentem superiores Porque eles sabem muito mais daqueles autores do que a gente mas mas o meu objetivo não é conhecer os detalhes é de cada autor ou de de algum um ou outro autor né o meu o meu objetivo é entender alguma coisa desse mundo dessa vida nossa aí então aí né usando os autores que me contribuem para pro meu entendimento perfeito genial Daniel acho uma filosofia inspiradora acho inspirador isso acho inspirador né e isso é um bom exemplo eu agradeço muito em nome
de todo o nosso grupo aqui a sua contribuição Professor Alfredo foi imensa muito muito importante mesmo né Eh temos em conta a ligação que o Ronaldo fez com o Senhor para que esteja aqui hoje e possa dessa brilhante brilhante palestra conosco aqui muito obrigado muito obrigado mesmo Eu agradeço muito a vocês porque é muito importante a gente ter com quem conversar a gente que esteja nos ouvindo né e e concordando ou discordando mas que dê atenção né que isso faz parte da filosofia né esse esse diálogo né Essa essa comunhão de ideias de de de
sentimentos também né com certeza com certeza absoluto absoluto muito importante muito obrigado pessoal ficamos por aqui hoje Muito obrigado a todos especialmente Professor Alfredo que tem que desligar a gravação né porque senão fica vou desligar vou desligar agora sim Peraí só um momentinho aqui cadê o meu mouse é desligando desligado então boa noite boa noite boa noite gente
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