Dudjom Rinpoche - Observe Sua Mente

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Corvo Seco
Trechos retirados de palestras de Dudjom Rinpoche. Kyabje Dudjom Rinpoche (1904 – 1987) ou Dudjom J...
Video Transcript:
A raiz do Dharma é sua mente. Domine-a e você estará praticando o Dharma. Praticar o Dharma é domar sua mente, e quando você a domesticar,  então você estará livre!
Você deve buscar sua mente e cuidar  dela. Não deixe que a mente seja arrastada pelos pensamentos que surgirem. Corte as elaborações e conceituações da mente e deixe-a relaxar em seu estado natural.
Deixe a mente simplesmente estar em  seu corpo e permita que o relaxamento penetre a mente. Como é esse estado de relaxamento? É como a experiência de uma pessoa que acabou de terminar um trabalho bastante exaustivo.
Depois de trabalhar dura e longamente para cumprir sua missão, quando finalmente acaba, ela experimenta uma satisfação plena de felicidade e contenta-se em simplesmente descansar. Muito naturalmente, a sua mente chega a um estado de calma e permanecerá relaxada por um tempo, sem ser aprisionada em seu padrão habitual de pensamentos descontrolados e inconcebíveis. Então, seguindo esse exemplo, você deve  tentar observar e proteger a mente, mesmo em meio a todo tipo  de pensamentos turbulentos.
Deixe a mente em seu próprio  estado natural e relaxe. Observe Sua Mente. Dudjom Rinpoche.
Mantenha o corpo imóvel e silencie a fala. Não pense se deve ou não fazer isto ou aquilo. Basta estabelecer a mente em um estado  de relaxamento e tranquilidade, sem correr atrás de objetos e nem  pensamentos descontrolados e loucos.
Em vez disso, permaneça em um  estado vividamente aberto e vazio, brilhantemente claro e profundamente relaxado. Esse estado de conforto é uma  indicação de que a mente chegou a sua limpidez inerente e de que simplesmente  se estabelecerá nessa lucidez. Mas ela não permanecerá assim por  muito tempo.
Algo irá acontecer. Surgirá um pensamento. Quando esse surgimento ocorrer, deixe a consciência reconhecê-la no mesmo instante.
Não ache que algo está errado, apenas reconheça esse  surgimento assim que ocorrer. E apenas deixe tudo como está, com  reconhecimento. Se a mente for apenas deixada em seu próprio estado natural,  ela se pacificará e o surgimento de pensamentos naturalmente diminuirão,  na medida em que você permita que se autoliberem.
São como ondas no oceano – elas retornam naturalmente de volta ao oceano, e este é de fato o único lugar para o qual elas podem ir. O mesmo se dá com a nossa mente. Quando a partir de um estado de quietude ocorre um movimento, se o deixarmos simplesmente seguir seu próprio curso natural, ele será liberado por si só.
A mente será naturalmente pacificada e se tornará límpida por si só. É assim que se deve fazer esta prática.  Mas se em vez disso você pensar “ai, agora este pensamento surgiu.
Isso  não deve estar certo! ” e ficar tentando parar o pensamento, isso  será apenas mais pensamento. Praticar assim aumentará mais a  sua própria confusão, pois a mente continuará seguindo mais objetos. 
Portanto, não pratique dessa forma. Quando a mente está repousando naturalmente  e à vontade em seu próprio estado inalterado, isso é chamado de quietude meditativa. Se a partir desse estado de quietude surgir  um pensamento, isso é chamado de movimento, e aquilo que sabe quando a mente está em quietude  e reconhece qualquer movimento é a consciência.
Embora centenas ou milhares de explicações  sejam dadas, há apenas uma coisa a ser entendida - Conheça a única coisa que libera tudo  - a própria consciência, sua verdadeira natureza. Quando surge um pensamento, traz consigo  outro, e depois outro, numa sequência sem fim. É essa corrente que nos enganou desde  tempos imemoriais e, se não a quebrarmos, ela continuará a nos enganar no futuro.
Repousar no reconhecimento, sem seguir os pensamentos é conhecido como o calmo permanecer, porque dispersa ou pacifica o poder dos pensamentos e permite que você se mantenha na natureza de bem-aventurança da sua própria mente. Quando você se familiarizar um pouco  com essa prática, pode ser que você experiencie um estado de êxtase ou de  bem-aventurança física e mental, ou, se estiver meditando durante a noite,  pode ser que experiencie um estado de clareza, como se o dia tivesse amanhecido. Experiências como essas podem ocorrer, e são sinais de que você está cultivando a paz e a calma.
Não há nenhum problema em considerar essas experiências como positivas, mas seria um erro apegar-se a elas. Se você simplesmente permitir que ocorram, sem qualquer apego, elas servirão de apoio à sua prática e não causarão nenhum dano. Assim, se qualquer experiência de  felicidade ou de clareza ocorrer, não há necessidade de se agarrar a elas com  apego, e tampouco de suprimi-las.
Simplesmente permita que  se dissolvam naturalmente. Você também pode ter o que é conhecido como uma experiência de “ausência de pensamento”. Este é um estado obscurecido, cansado e sonolento, em que não se tem consciência de coisa alguma.
Você não está completamente adormecido, mas está cansado. Essa experiência de ausência de  pensamento é de fato um aspecto do calmo permanecer, mas não há pensamentos  surgindo e a clareza inerente da mente não está presente. Isso é porque você  deslizou para dentro de alaya – a base de tudo – e você precisará  se dar conta e despertar.
Para se afastar desse estado, endireite  o corpo, exale o ar estagnado e concentre sua atenção no espaço à sua frente. Porém, se ao invés disso, você  permanecer nesse embotamento, sua meditação será ineficaz e você nunca avançará. Se você permanecer nesse estado estagnado, não  evoluirá, é uma falha na meditação e deve ser eliminada assim que ocorrer.
Portanto, sempre que  esse revés surgir, limpe-o novamente e novamente. É importante estar o mais atento possível  e permanecer o mais vigilante possível. Aguçar a consciência é também muito importante.
Praticar dessa maneira é o caminho  para desenvolver o calmo permanecer. Em equilíbrio meditativo, permitimos  que a mente se estabeleça calmamente em sua própria natureza, como o oceano  que não é perturbado pelo vento. Então, quando um pensamento surgir  como uma expressão da energia da mente e ocorrer uma alteração, esse  surgimento ocorre na própria mente.
A distração mental é apenas uma  movimentação ou uma mudança que ocorre dentro da mente. Quaisquer que sejam os pensamentos  turbulentos que surgirem, se você permitir que a mente se estabeleça  em sua própria natureza, eles se pacificarão, assim como as ondas  retornam naturalmente ao mar. É assim que deve praticar em sua meditação.
No período pós-meditação, que inclui  comer, dormir, passear, descansar, e assim por diante, você não deve se  atirar a essas atividades como um coelho assustado. No momento em que a sua meditação terminar, levante-se lentamente e, a seguir, se precisar sair de casa, caminhe com o corpo relaxado e com mente à vontade. Se você for capaz de manter a consciência  do momento presente, sem perdê- lo durante todo o período pós-meditação,  você obterá estabilidade em sua meditação rapidamente.
Portanto você  deve tentar sustentar essa consciência e não perdê-la. Ao longo de todas as suas atividades diárias – caminhar, descansar, comer ou dormir – seu corpo deve estar relaxado. Sua fala também deve ser calma, com  o mínimo de palavras possível e ainda assim disciplinadas, prazerosas  ao ouvido e agradáveis à mente.
Se agir dessa maneira, todas as suas  atividades diárias estarão de acordo com os ensinamentos e, o mais importante, sua  mente estará em harmonia com o Dharma.
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